MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mitos e dicas

William Douglas dá dicas sobre como administrar o tempo e dar conta dos estudos. E também fala dos mitos que envolvem esse assunto.

Redação
Publicado em 08/01/2014, às 11h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

William Douglas

Em palestras, sempre sou abordado por concurseiros que, sobrecarregados de atividades, não conseguem dar conta do estudo e dos exercícios inerentes à preparação.Por esse motivo, acho importante falar um pouco sobre a administração do tempo para provas e concursos.

A administração do tempo, de forma geral, é assunto obrigatório. Na sua preparação, ela não é apenas importante, mas indispensável e prioritária. Afinal,somente quando tomamos as rédeas de nosso tempo conseguimos colocar a vida em ordem e, com isso, temos como nos dedicar, de maneira otimizada, às atividades que desempenhamos e aos nossos sonhos. No seu caso, a estabilidade do cargo público. E, vale anotar, administrando o tempo haverá o tempo devido para lazer,diversão e família, aumentando sua capacidade pessoal.

Para começar, vou tentar desfazer alguns mitos sobre a administração do tempo. Um deles é o de que ela fará com que sua vida se torne chata e burocrática. Ao contrário do que a maioria pensa quando ouve os termos“administrar” e “otimizar” associados ao tempo, ao se passar a gerenciar eficientemente o cotidiano, aumenta-se o período destinado ao trabalho, ao estudo, ao lazer, à família, às compras e festas, enfim, passamos a ter tempo para, sem culpa,realizar todas as atividades que nos dão prazer. Portanto, planejá-las não vai tirar a espontaneidade e o prazer da vida, ao contrário, dará mais tempo a elas.

Outro mito é o de que existe apenas uma maneira correta de gerenciar o tempo. Cada pessoa administra suas atividades de acordo com sua necessidade e não existe apenas uma maneira correta de fazê-lo. Não há uma solução mágica para resolver os problemas de falta de tempo, mas, no geral, é necessário coragem para mudar sua rotina.

Para começar essa revolução, você vai precisar, em primeiro lugar, compreender como funciona o seu dia. Para isso, anote quais são as atividades que você realiza ao longo do dia, qual a duração, quais as que podem ser delegadas, ou seja, as que outras pessoas podem realizar por você, e quais atividades podem ser adiadas para depois de sua aprovação.

Quando as pessoas pensam em atividades que podem ser adiadas, não raro pensam em suprimir horas de sono, de atividade física ou se distanciar de amigos e família. Se você pensou em adiar ou eliminar alguma dessas atividades, cuidado! Podemos reduzi-las, mas não eliminá-las. Essas atividades são essenciais para você se manter saudável. O sono é vital para sua preparação,porque é o período no qual o cérebro converte as informações apreendidas ao longo do dia em memória de longo prazo. O tempo com a família e/ou de lazer,quando não são tratados como fugas mentais, atuam como momentos de relaxamento e de recuperação das energias para retomar os estudos. O exercício físico melhora todo o desempenho, inclusive emocional.

Depois de estabelecidas as atividades, o momento é de compreender como elas são realizadas e como você pode melhorar a maneira para desenvolvê-las. Para isso, seguem dicas essenciais para o desempenho de suas atividades:

- Se você passa longos períodos em trânsito, no ônibus, por exemplo, leve sempre um livro ou audiolivro que sirva de apoio ao seu estudo e/ou grave a matéria em MP3 para ouvir no percurso. Se for preciso, leve um papel com fórmulas, ou algo que você queira decorar, e releia várias vezes.

- Para não perder tempo de estudo, faça o inventário das coisas que você precisará para determinada tarefa antes de começar a realizá-la. No caso do estudo, tenha em mãos os livros das matérias que serão analisadas, lápis, borracha, caneta e água.

- Exercite realizaras atividades dentro dos prazos determinados e de forma ordenada, e observe quão mais eficiente se tornará sua preparação após rever suas prioridades e modificar a maneira como você lida com o seu cotidiano.

- Monte um quadro-horário para definir quais são suas atividades prioritárias, quanto tempo deve se dedicar a elas e às outras tarefas do dia a dia, e de que maneira você pode aproveitar melhor o tempo entre as atividades.

- Tenha sempre em mente: a preparação para concursos envolve dedicação, autodisciplina,compromisso e organização. Você pode chegar aonde quiser! É uma receita de bolo: se você seguir as regras e colocar os ingredientes certos, o bolo vai dar certo!

Não protele, comece hoje a sua preparação e que venham as aprovações!

Abraços fraternos, William Douglas.


William Douglas é juiz federal, titular da 4ª Vara Federal de Niterói – Rio de Janeiro e professor exclusivo em técnicas de motivação e memorização da rede LFG.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.