MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

A importância dos cursos de especialização lato sensu

Tão importante quanto o conhecimento aprofundado, que levará o candidato à aprovação nas fases preliminares, a pontuação de títulos é capaz de desempatar o candidato, possibilitando, assim, melhor classificação no resultado final do concurso

Redação
Publicado em 30/07/2012, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Elisabete Vido


Sem dúvida, os cursos de pós-graduação acrescentam ao concursando o aprofundamento em determinada área de concentração. Aprofundamento este que fará diferença em algumas questões objetivas de maior complexidade, nas questões dissertativas e, certamente, na prova oral.


É claro que tal aprofundamento depende da qualificação do corpo docente, que é capaz de dar clareza ao que já existe, atualizando posições e pensando em novas soluções.


Mas, além do evidente conhecimento agregado, de acordo com a Resolução n. 75 de 2009 do Conselho Nacional de Justiça, os cursos de especialização, presenciais ou telepresenciais, com carga horária superior a 360 horas-aula e avaliação de monografia ao fim do curso são considerados como títulos na classificação dos concursos de ingresso na carreira da magistratura.


Importante ressaltar que tão importante quanto o conhecimento, que levará o candidato à aprovação nas fases preliminares, a pontuação de títulos é capaz de desempatar o candidato, possibilitando, assim, melhor classificação no resultado final do concurso.


Já as Resoluções n. 40 e n. 57 do Conselho Nacional do Ministério Público consideram que os cursos de especialização presenciais ou telepresenciais, com carga horária superior a 360 horas-aula, são considerados como atividade jurídica para fins de concursos públicos, entrando no cômputo dos três anos obrigatórios.

Vale destacar, por derradeiro, que o concursando precisa observar no edital da carreira pretendida qual a valoração atribuída aos cursos de pós-graduação e quais são os critérios exigidos para que eles possam ser considerados como atividade jurídica.


Elisabete Vido é diretora Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Direito Damásio de Jesus e autora de varias obras dentre elas do Manual de Direito Empresarial da Ed. Juspodivm

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.