Estratégias para o sucesso – Parte II

Reflita sobre alguns itens que servem de bússola e procure aplicá-los no seu dia a dia

Redação
Publicado em 08/06/2012, às 16h09

Luiza Ricotta

Reflita nos itens a seguir que servem de bússola e procure aplicá-los no seu dia a dia, afinal a célebre frase de Fernando Pessoa “Tudo vale a pena se a alma não é pequena” será a tônica da sua evolução pessoal e profissional.

Algumas estratégias para a obtenção de sucesso:

1) Escreva seus objetivos e deixe-os a mostra em lugar visível, de maneira que possa sempre se lembrar.

2) Faça um planejamento de como poderá colocar em prática seu(s) objetivo(s), considerando o geral e os específicos.

3) Pense de que modo irá alcançar o que estabeleceu em seu planejamento, questionando-se: O que preciso fazer para a obtenção deste objetivo?

4) Monte um cronograma de ação para o trabalho efetivo, relacionando o tempo que será gasto e o cumprimento de tarefas e metas.

5) Priorize atividades mais importantes em seu dia a dia e as de menor importância também, escolhendo o momento certo para dar conta de cada uma delas no decorrer da semana.

6) Organize seu tempo e dedique-se a cada área de interesse da sua vida.

7) Faça análise de seu empenho semanalmente e de seus resultados considerando evidentemente a etapa em que se encontra.

8) Faça “correções de rota” sempre que necessário, pois podem surgir novos objetivos e ajustes a fim de alcançar o que é importante.

9) Use além da lógica, a sua inteligência intuitiva.

10) Relacione-se! Faça com que as pessoas a sua volta façam parte de sua vida, encare-as como seus torcedores.

11) Não se curve diante dos obstáculos, nem mesmo o subestime. Respeite-os! E siga em frente a fim de resolvê-los.

12) Não seja rígido demais, nem exigente ao extremo. Fixe em dar-se conta de expectativas reais, das quais poderá dar conta.

13) Não desperdice seu talento e suas aptidões. Valorize seu potencial.

14) Empenhe-se no aprimoramento constante.

15) Não deixe nada para depois: Faça! Realize! Procure aplicar tudo o que sabe.

16) Otimismo e visão positiva da realidade.

17) Confiança é elementar. Afaste-se de pessoas que lhe traga pouca ou quase nenhuma contribuição em sua vida. Curiosos, pessimistas, invejosos não são a sua companhia.

18) Não esmoreça! Siga sempre avante. Tenha regularidade em sua atitude frente ao desafio que se encontra.

19) Se enxergar apenas parte da realidade não é a mesma coisa que visualizar o Todo. Empenhe-se para não ficar restrito e amplie sua visão.

20) Tenha valores pessoais firmes, pois eles lhe serão muito úteis no decorrer de seu caminho – ética, firmeza, dignidade, responsabilidade são alguns deles.

21) Habitue-se a um pensamento reflexivo e lance mão da análise com frequência, isso lhe faz exercitar a visualizar o contexto.

22) Faça sempre uma correlação entre a teoria e a prática, seja em seus estudos como diante da sua vida.  A reflexão somente se torna positiva se acompanhada de uma ação coerente.

23) Seja humilde.

24) Lembre-se que através do seu modo de caminhar, chegará ao seu objetivo, portanto faça-o da melhor forma pois já está valendo!

Luiza Ricotta é psicóloga e coach na preparação de candidatos. Professora universitária de cursos de pós-graduação e em escolas preparatórias para concursos. Mestre pela U.P.Mackenzie. Pós-graduada em Terapia Familiar PUC-SP e em Psicodrama como Didata Supervisor – FEBRAP. Autora de livros,  entre eles: "Preparação Emocional em Concursos: equilíbrio e excelência". E-mail: profluizaricotta@hotmail.com Twitter: @luizaricotta

Comentários

Mais Lidas