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Agente de telecomunicações – 13ª aula

Veja as diferenças entre analisar, compreender e interpretar

Redação
Publicado em 03/11/2011, às 15h54

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Veja as diferenças entre analisar, compreender e interpretar:

 A análise textual de qualquer concurso requer do candidato conhecimentos básicos que são exigidos em sua prova, por isso, identificar o gênero, a tipologia e as figuras de linguagem já é meio caminho andado.

É importante verificar o significado das palavras, contextualizar a obra no espaço e tempo, esclarecer fatos históricos pertinentes ao texto, conhecer dados biográficos do autor, relacionar o título ao texto e levantar o problema abordado. Atenção especial se deve à idéia central e às secundárias do texto, pois ali estão centradas as intenções do texto. A coesão e coerência textual são muito questionadas, além do reconhecimento da intertextualidade.

O objetivo da análise é levantar elementos para a compreensão e, posteriormente, fazer julgamento crítico. Para compreender bem é necessário que o leitor conheça os recursos linguísticos: regência, concordância, colocação pronominal, pontuação, entre outros de extrema relevância.

A interpretação é a conclusão, deduzir a partir dos dados coletados. A interpretação crítica consiste em concluir os dados e, em seguida, julgar, opinar a respeito das conclusões. Mas muito cuidado, nos enunciados de muitas provas aparecem termos como certificar, comprovar, declarar, expor, justificar, expressar, significar, distinguir, destacar o caráter, as particularidades, equivaler, unir-se, agregar, demonstrar, argumentar, explicar, fazer comparação, conexão, ligação, adquirir relações, revelar, estabelecer limites, indicar a significação precisa de, retratar, conceituar, explicar o significado, fazer ou estabelecer distinção entre, reconhecer as diferenças, distribuir em classes e nos respectivos grupos, de acordo com um sistema ou método de classificação, determinar a classe, ordem, família, gênero e espécie, pôr em determinada ordem, distinguir os traços característicos de, reconhecer, permitir a identificação, tornar conhecido, fazer menção, reportar-se, aludir-se, precisar, indicar (algo) a partir de uma análise, de uma medida, de uma avaliação, definir, transcrever, referir ou mencionar como autoridade ou exemplo ou em apoio do que se afirma, fazer com que, por meio de gestos, sinais, símbolos, algo ou alguém seja visto, assinalar, designar, mostrar, concluir (algo) pelo raciocínio; inferir, concluir, deduzir, ser idêntico no peso,  submeter (algo) à apreciação (de alguém, oferecer como opção, apresentar, sugerir, alcançar clareza intelectual a respeito de, entender, perceber, compreender; tirar por conclusão, chegar à conclusão de, inferir, deduzir, fazer rápida menção a, referir-se.

Dicas para analisar, compreender e interpretar textos

Tenha o hábito da leitura e o gosto por ela. Não se deixe levar pela falsa impressão de que ler não faz diferença no dia de sua prova.  Pratique exercícios de sinônimos e antônimos. Leia algumas vezes o texto, pois a primeira impressão pode ser falsa. É preciso paciência para ler outras vezes.

Antes de responder as questões, retorne ao texto para sanar as dúvidas. Atenção ao que se pede, pois às vezes a interpretação está voltada a uma linha do texto e por isso você deve voltar ao parágrafo para localizar o que se afirma. Outras vezes, a questão está voltada à ideia geral do texto.  Fique atento a leituras de texto de todas as áreas do conhecimento, porque algumas perguntas extrapolam ao que está escrito. Veja um exemplo disso:

Texto:

Pode dizer-se que a presença do negro representou sempre fator obrigatório no desenvolvimento dos latifúndios coloniais. Os antigos moradores da terra foram, eventualmente, prestimosos colaboradores da indústria extrativa, na caça, na pesca, em determinados ofícios mecânicos e na criação do gado. Dificilmente se acomodavam, porém, ao trabalho acurado e metódico que exige a exploração dos canaviais. Sua tendência espontânea era para as atividades menos sedentárias e que pudessem exercer-se sem regularidade forçada e sem vigilância e fiscalização de estranhos.

(Sérgio Buarque de Holanda, in Raízes)

- Infere-se do texto que os antigos moradores da terra eram:

a) os portugueses.

b) os negros.

c) os índios.

d) tanto os índios quanto aos negros.

e) a miscigenação de portugueses e índios.

(Aquino, Renato. Interpretação de textos, 2ª edição. Rio de Janeiro : Impetus, 2003.)

Resposta: Letra C. Apesar do autor não ter citado o nome dos índios, é possível concluir pelas características apresentadas no texto. Essa resposta exige conhecimento que extrapola o texto.

Por isso, preste muita atenção ao texto que foi exigido em sua prova, por menor que seja, está cheio de artimanhas que poderão comprometer o seu bom desempenho.

Boa sorte!

Professora Sandra Ceraldi Carrasco, consultora e especialista em Língua Portuguesa, autora de livros e periódicos na área. Há mais de 20 anos ministra cursos e palestras, com índice recorde de aprovação. Seu mais recente trabalho aborda de forma prática o Acordo Ortográfico. Atualmente é coordenadora do curso preparatório IPA. Contato: professora.sandracarrasco@uol.com.br.
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