MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O que um atleta e um concurseiro têm em comum?

A vida de concurseiro é como a vida de um atleta: garra, disciplina, foco e determinação são aspectos constantes no seu cotidiano

Guilherme Saraiva
Publicado em 14/07/2017, às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
A vida de concurseiro é como a vida de um atleta: garra, disciplina, foco e determinação são aspectos constantes no seu cotidiano. Assim como um atleta que estuda o adversário, treina incessantemente durante meses ou até anos, desenvolvendo sua autoconfiança para alcançar seus objetivos com êxito, o concurseiro também estuda incansavelmente e se prepara da melhor forma possível para enfrentar seu maior obstáculo, a prova; e seu maior adversário, ele mesmo. 
Se você ainda tem dúvidas quanto a essa semelhança, elenquei abaixo sete pontos em comum entre atletas e concurseiros. Leia e inspire-se:

Preparação 

Os dois precisam se preparar, estudar o oponente ou a organizadora do concurso, garantir que a técnica esteja aprimorada. Ambos também não podem deixar de lado a preparação física e psicológica. Por isso, tanto concurseiros, quanto atletas abrem de várias coisas (lazer, tempo livre, família, amigos, etc) para se dedicar por inteiro e alcançar seu objetivo. 

Foco 

Atenção e dedicação total ao objetivo - seja o confronto ou a prova - é outro ponto em comum entre lutador e concurseiro. Os dois precisam ter o foco no que desejam. Isso também reforça a necessidade da preparação correta. Com foco, ambos dedicam-se completamente às suas metas e sentem-se preparados para enfrentar os desafios que lhes serão impostos. 

Força 

Apesar de um precisar da força física e o outro da força intelectual, ambos têm a força como o principal aliado para alcançar o objetivo. Sem ela, a possibilidade de fraquejar e cair em cada dificuldade é grande. Por isso, tanto a força física do atleta quanto a força intelectual do concurseiro devem estar aliadas à força emocional. Ter inteligência emocional, na hora da partida ou na hora da prova, é fundamental para que se consiga aplicar todo conhecimento adquirido ao longo da jornada. 

Desafio 

Se inscrever para um concurso é buscar um desafio. Enquanto o lutador busca um oponente mais forte ou um troféu que não possui, o concurseiro enfrenta a prova por um cargo dos sonhos ou o salário desejado, competindo com milhares de concorrentes. Em ambos os casos, além dos desafios externos, o concuseiro e o atleta lutam contra outro oponente também muito forte: ele mesmo. Essa batalha, muitas vezes, supera a dificuldade da prova, o conhecimento e técnicas acumuladas no estudo e até os demais candidatos. 

Luta 

Os dois possuem o momento do embate. O que importa é estar preparado, focado e pronto para a disputa. Nessa hora, nada mais importa. É partir para cima e dar o seu melhor. É o momento mais crítico para ambos: colocar em prática, aplicar tudo aquilo que foi apreendido ao longo da preparação física e técnica, no caso dos atletas, e da preparação intelectual, para os concurseiros. 

Perseverância 

A trajetória de lutadores e concurseiros não é feita apenas de triunfos. As derrotas, no entanto, não significam desistência. Assim como Cigano, que vai atrás do cinturão que havia perdido, os concurseiros precisam encarar as eventuais derrotas como novos desafios.

Vitória 

Claro que o objetivo de lutadores e concurseiros é a vitória sempre. E os melhores são aqueles que se destacam, persistem e mantêm o foco no troféu.
Guilherme Saraiva é vice-presidente do CERS Cursos Online
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.