MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

O bambu chinês e a aprovação

Sempre comento que a ideia de estabelecer prazo para passar, seja em anos ou em número de concursos ou tentativas é equivocada. Uma boa demonstração disto está na observação da natureza

William Douglas
Publicado em 08/09/2017, às 12h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Sempre comento que a ideia de estabelecer prazo para passar, seja em anos ou em número de concursos ou tentativas é equivocada. Uma boa demonstração disto está na observação da natureza. 
O bambu chinês, por exemplo, depois de plantado, passa cinco anos sem crescer nada para cima do solo. No sexto ano, chega à impressionante altura de 24 metros. Normalmente pensaríamos que ele cresceria quatro metros por ano, mas ele não segue a mesma lógica. 
Essa também é a lógica de tentar quebrar uma pedra com um martelo. Pode ser que 20 marteladas não surtam nenhum efeito e, de repente, a 21ª martelada a esmigalha. Qual foi a martelada que funcionou? A 21ª? Não! A resposta certa é “o conjunto das 21 marteladas”.
Você não pode desanimar, achando que os resultados da sua preparação não estão aparecendo. Seu cérebro e sua aprendizagem funcionam pelas regras da natureza. Os resultados só aparecem depois de um tempo. Você vai precisar ficar martelando, mesmo sem ver resultados, até que – aparentemente de repente – as coisas vão começar a acontecer.
Fique atento ao seu sistema de estudo, faça progressos em suas técnicas e avalie seus resultados (sem pressa). O tempo vai mostrar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. E não se deixe assustar por reprovações, por resultados ruins, pelos concorrentes. Apenas se mantenha na fila. 
Aqui vão algumas dicas:
- Enquanto você estiver seguindo as técnicas de organização e planejamento, estudando e treinando, e fazendo provas, você estará na fila. Se você desanimar e parar de estudar você sai da fila. Assim, não saia da fila. Mesmo que tenha que reduzir o ritmo vez ou outra (doença, problemas etc.), procure estar sempre fazendo sua parte: ficar na fila.
- Quanto melhor você realizar as atividades básicas de planejamento, estudo e treino, mais rápido você anda na fila, ou seja, você acelera seu passo.
- Existem milhares de vagas, portanto, mantenha-se calmo. Todos os anos muitos servidores se aposentam, todos os anos as leis criam novos cargos. Todos os anos ocorrem inúmeros concursos e os que já estão mais preparados saem da fila diretamente para o serviço público. Faça sua parte, mas com calma e tranquilidade. Sua hora vai chegar.
William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 40 obras, dentre elas Como Passar em Provas e Concursos e As 25 Leis Bíblicas do Sucesso. Site: www.williamdouglas.com.br. Acompanhe-o nas redes sociais (@site_wd, @site_wd2 e William Douglas - Facebook).
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.