Cadastro de pessoal

BNDES suspende preparativos para novo concurso

De acordo com assessoria de imprensa, ainda não há previsão de quando poderá ocorrer o novo concurso público do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

0,00(0.0%)0 voto(s)

Fernando Cezar Alves
Publicado em 23/03/2015, às 14h25

Quem já estava se preparando para o próximo concurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cujo edital estava previsto para ser divulgado a partir de junho, deve redirecionar seus estudos. Acontece que o órgão divulgou nota, nesta segunda-feira, dia 23, confirmando que os preparativos para nova seleção estão suspensos, por tempo indeterminado.

DESTAQUE: PROVA ANTERIOR DO BNDES.

A intenção de realizar o concurso havia sido anunciada em decorrência do término do prazo de validade do concurso anterior, realizado em 2012, em 12 de junho. A assessoria informa que a prática do banco era realizar novos concursos assim que encerrado o prazo de validade do anterior, no sentido de manter o quadro reserva de pessoal para eventuais necessidades. Porém, foi constatado que houve uma diminuição no quantitativo de aposentadorias, de forma que a não contratação de novos servidores não deve comprometer o desenvolvimento dos trabalhos da instituição.

Último concurso do BNDES

No concurso do BNDES realizado em 2012, a organizadora foi a Fundação Cesgranrio. A aplicação das provas ocorreu nas cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Recife/PE e Salvador/BA.

Veja também: Banco Central sofre com defasagem de pessoal

A seleção contou com duas fases, com provas objetivas na primeira e teste de redação para técnico, além de avaliação dissertativa, com cinco questões, para profissional básico na segunda. Para técnico, a prova objetiva contou com 70 questões, sobre língua portuguesa (25), matemática (25), língua estrangeira (oito), conhecimentos específicos sobre o BNDES (seis) e conhecimentos gerais (seis). Para passar para a análise de redação foi necessário acertar, no mínimo, 50% do total de pontos na prova, desde que o candidato não tenha zerado em nenhuma disciplina, e estar entre os 660 primeiros colocados.

Para profissional básico, a parte objetiva contou com 70 questões, sobre língua portuguesa (20), língua estrangeira (dez) e conhecimentos específicos (40). Neste caso, para a aprovação foi  necessário atingir, no mínimo, 60% de acertos na prova como um todo, com pelo menos três pontos em língua estrangeira, dez em língua portuguesa e 35 em conhecimentos específicos, com um limite de 660 aprovados na primeira fase.    

APOSTILA CONCURSO BNDES - CLIQUE AQUI


Matéria atualizada em 23/03 às 14h26

Sobre BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundado em 1952, é uma empresa pública federal que representa, hoje, o principal instrumento de financiamento de longo prazo para realização de investimentos em todos os segmentos da economia, incluindo dimensões social, regional e ambiental. Se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequena e média empresas. O BNDES também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.

Comentários

Mais Lidas