Tudo Sobre

Concurso Resultado da Enquete

Cadastro reserva: candidatos querem proibição

A resposta mostrou que os candidatos querem providências urgentes.



Redação
Publicado em 21/05/2008, às 12h20

Ao longo destes últimos 20 anos, desde 1988, quando da promulgação da nossa Constituição, galgaram-se muitos degraus na busca da moralização dos concursos públicos em todo o país.

Muitas conquistas foram alcançadas graças ao rigor e empenho por parte de Ministérios Públicos e dos concurseiros no geral, no sentido de acabar com fantasmas, muito comuns no período pré-Constituição, de apadrinhamentos e indicações a cargos públicos sem concurso. Mas, um fantasma ainda habita os pesadelos de muitos concurseiros pelo país: o concurso público para cadastro reserva.

Não é para menos, visto que, depois de tanto esforço, dedicação, horas a fio de preparo e certa reserva monetária, o concurseiro está ciente de que, se aprovado, apenas fará parte de uma lista de propensos candidatos a uma vaga, com remota possibilidade de assunção. Por isto, em nossa última enquete, no ar entre os dias 5 e 20 de maio, perguntamos aos internautas o que achavam de concursos para cadastro reserva.

A resposta mostrou que os candidatos querem providências urgentes: 53,31% de um total de 9.357 pessoas (4.988 votos) querem a proibição da prática e o número de vagas, anunciado em todos os editais.

A informação do número de vagas em edital não obriga o órgão a contratar determinado quantitativo, mas é uma forma de garantia aos candidatos de que o processo foi realizado por haver aquele determinado número, portanto, pelo menos o total anunciado deve ser chamado.

Entre a segunda e a terceira opções mais votadas, um tênue fio separa os extremos: 1.637 pessoas (17,49%) creditam ao órgão a seriedade de cada processo e dizem não importar se o concurso é para cadastro ou não, pois órgãos com dirigentes sérios sempre nomearão visto que existem aprovados na fila.

Já na outra opção, com 1.498 votos (16,01%), os participantes não acreditam na nomeação em nenhuma hipótese, quando o concurso é para cadastro.

Resultado da Enquete


Concurso para Cadastro Reserva...


deveria ser proibido

(4988 Votos) 53,31%

acredito na nomeação

(1041 Votos) 11,13%

não acredito na nomeação

(1498 Votos) 16,01%

não tenho opinião formada

(193 Votos) 2,06%

a seriedade depende do órgão

(1637 Votos) 17,49%

Total:

9357 Votos



Enquete no ar desde segunda-feira, 5 de maio de 2008


Nova enquete

Nossa nova enquete visa saber a opinião dos internautas quanto ao prazo de validade dos concursos.

Nas últimas semanas estamos acompanhando a luta de aprovados do último concurso do Banco do Brasil realizado em 2006, pela prorrogação do prazo de validade por mais dois anos, o que daria mais tempo para que os quase cinco mil aprovados constantes do cadastro pudessem ser chamados.

O Banco diz que não vai prorrogar a validade do concurso e já entrou com recurso contra as ações movidas em Brasília e São Paulo, para garantir a realização das provas.

Qual a sua opinião a respeito dos prazos? Acha que os concursos devem ter o prazo prorrogado ou não? Ou você acredita que a validade deve ser determinada pela quantidade de aprovados constante em lista?

Participe! Dê o seu voto!

+ Resumo do Concurso Resultado da Enquete

Resultado da Enquete
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

21/05/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas