MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Candidatos do Rio de Janeiro são eliminados

A nova relação de candidatos que terão a redação corrigida será divulgada ainda hoje.

Redação
Publicado em 23/06/2008, às 14h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Diante das denúncias de fraude feitas pelos candidatos inscritos no  concurso para 355 vagas na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), organizado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ), a instituição divulgou um comunicado nesta segunda-feira (23), no qual torna público que, em cumprimento ao subitem 9.10, “n” do edital n.º 001/2008 (9.10. Será eliminado do Concurso Público o candidato que: n) quando, após a prova, for constatado - por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou qualquer meio em Direito admitido - ter o candidato se utilizado de processos ilícitos.), procedeu à eliminação de candidatos da cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o NCE/UFRJ só foram eliminados os candidatos que fizeram prova na cidade do Rio de Janeiro, na SUAM - Centro Universitário Augusto Motta.

  Segundo a nota, através de estudos estatísticos e sistemas computacionais, o NCE/UFRJ decidiu eliminar os candidatos cuja marcação do cartão-reposta indica ter havido "cola", ou algum processo ilícito de transmissão do gabarito da prova objetiva. A semelhança da marcação do cartão-reposta dos eliminados - de cuja coincidência de gabarito se concluiu ter havido "cola" entre candidatos - foi determinante para que se procedesse a eliminação.   O NCE/UFRJ afirma que não houve vazamento da prova e que o concurso segue normalmente. No qual, outros candidatos terão a redação corrigida, em função das eliminações.

Sendo que a nova relação de candidatos que terão a redação corrigida ao cargo TREG11 estará dispovíel a partir desta segunda-feira (23) no site da organizadora (www.nce.ufrj.br).

Na última quinta-feira (19) a ANTT divulgou uma nota oficial de esclarecimento, informando que, desde o início, as denúncias enviadas à sua ouvidoria foram encaminhadas ao Ministério Público Federal, por meio do Ofício nº 526/2008/PRG/ANTT, de 11/06/2008, tendo sido instaurado inquérito na Polícia Federal, no Rio de Janeiro, que está realizando as investigações quanto às denúncias.

No dia 13 de junho (sexta-feira), a ANTT já havia divulgado em seu site uma nota solicitando a imediata manifestação da empresa organizadora do concurso com relação às irregularidades apontadas pelos candidatos que participaram da seleção.

Por sua vez, o NCE/UFRJ, publicou na tarde do dia 17 de junho (terça-feira) um comunicado oficial, no qual afirma que o concurso público transcorreu sem incidentes, não tendo sido relatado, nos locais de aplicação da prova escrita, qualquer fato que desabonasse a lisura do certame. E, com o objetivo de assegurar maior transparência ao concurso público, o NCE disponibiliza no site www.nce.ufrj.br/concursos, as listagens com os nomes, notas, número de inscrição e situação de todos os candidatos. 

"Apesar de a aplicação da prova ter ocorrido sem incidentes, o NCE recebeu algumas denúncias posteriores, que estão sendo devidamente apuradas, mas que, até o momento, não se mostraram procedentes. Mas caso sejam verificados quaisquer indícios de fraude no resultado da prova objetiva, especialmente a utilização do recurso denominado 'cola eletrônica', o NCE eliminará sumariamente os fraudadores e tomará as medidas legais cabíveis. A esse propósito, o NCE dispõe de sistemas computacionais capazes de detectar, através de estudos estatísticos, os candidatos que tenha feito uso de tal ferramenta ilícita, garantindo-se, assim, a lisura do certame", finalizou o comunicado.

A empresa organizadora ainda se colocou à disposição para responder uma a uma as reclamações dos candidatos acerca do resultado da prova objetiva.


As denúncias de suspeita de fraude apontam falhas na realização do certame como a não divulgação da lista de aprovados dividida por Estado e com as respectivas notas e classificação; o grande número de questões anuladas; a nota de corte no Rio de Janeiro ter sido superior à dos outros Estados e o possível grau de parentesco entre os classificados.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos ANTT

ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: NCE

+ Agenda

23/06/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.