MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Funcionalismo: persistência para a conquista da vaga

Conheça a história de Helena Irber, que com dedicação e boa metodologia, conseguiu superar as dificuldades e conquistar a estabilidade oferecida pela carreira pública

Fernando Cezar Alves
Publicado em 24/03/2017, às 13h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Para conseguir aprovação em um concurso público é preciso estar atento a uma série de fatores. Além de uma boa preparação, regrada e com metodologia,com foco em vários pontos essenciais, como o cargo pretendido e o tipo de prova normalmente elaborado pela respectiva banca, outros pontos podem ser essenciais para conquistar a almejada vaga. Um dos principais pontos é saber conciliar todo o esforço necessário para a aprovação com os aspectos psicológicos e emocionais do dia a dia.

Porém, muitas vezes, até mesmo um momento de dificuldade pode servir como incentivo e ponto de partida para um futuro melhor, com estabilidade e boa remuneração. É o caso da jornalista Helena Irber, de 40 anos. A servidora pública, que hoje atua como técnica na Secretaria de Saúde do Distrito Federal,começou a se preparar para ingresso na carreira pública em 2004, justamente no momento em que passava por um momento difícil da vida e sentia necessidade de buscar um recomeço. Na época, Irber passava por um processo de separação e sentia a necessidade de conquistar uma colocação profissional que garantisse segurança e estabilidade não apenas para si mesma, mas também para os filhos daquele relacionamento que havia se deteriorado. “Naquela época era bastante difícil se preparar para os concursos, pois não existiam muitas das ferramentas que temos hoje. Eu trabalhava em um emprego que era apenas temporário, em um hospital militar do Distrito Federal e não tinha condições de pagar um curso preparatório, pois o pouco que ganhava era necessário para me manter e pagar a faculdade de jornalismo”, diz.

Ela explica que neste momento, ao iniciar a preparação para ingresso na carreira pública, passou por vários percalços, justamente por estudar de forma equivocada, por falta de informações. “Eu só começava a me preparar quando os editais eram publicados. Além disso, não resolvia muitas questões e somente lia as apostilas. Não possuía rotina de estudos”, admite. “A cada concurso, eu tinha que começar do zero. Estava brincando de estudar, para agradar a família e não necessariamente a mim mesma”, diz.

Foi então que o contrato com o hospital chegou ao fim e, desempregada, com problemas de saúde e sem dinheiro para pagar um bom curso preparatório,resolveu intensificar os estudos, mesmo que utilizando apenas o material que já possuía.

Apesar das dificuldades, um fato serviu para incentivar a jornalista.Conseguiu ser aprovada para o cargo de analista de qualidade da Cobra Tecnologia, atual BB Tecnologia. “Porém, apesar de ser aprovada, não havia ficado nem no cadastro reserva. Já havia perdido a esperança quando, dois anos e meio após o concurso, fui convocada. Logo que fui admitida tomei uma resolução. Iria voltar aos estudos, mas de forma mais série e focada”, explica.

Foi então que a servidora começou a procurar algum site que ajudasse na preparação para os concursos. “Apesar de achar que estava em um lugar bom para trabalhar, não possuía estabilidade e a crise já dava sinais de preocupação”,explica. Foi então que descobriu o site Qconcursos que, apesar de ser uma página de exercícios, considera bastante motivador. “Agora, podia resolver as questões e também assistir muitas aulas, o que foi essencial na minha preparação”.

Com esta metodologia, mais focada no estudo teórico e na resolução de exercícios, que conseguiu aprovação no atual cargo que exerce, como técnica da Secretaria de Saúde. “Além disso, também fui aprovada para o cargo de analista de controle externo na área de comunicação social do Tribunal de Contas do Paraná. Tudo isso, em menos de um ano”, ressalta. “Ser aprovada em um concurso público é algo que traz uma sensação de realização inexplicável. É uma mistura de realização profissional e pessoal. Meus pais hoje se enchem de orgulho ao falar de mim. É uma sensação tão boa que somente quem passa por isso sabe como é. Por isso, recomendo que quem almeja uma colocação não desista, busque uma boa metodologia e não se deixe abater pelas dificuldades”, conclui. 

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Vida em Parágrafos

Vida em Parágrafos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda

24/03/2018 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.