Chega de estudar mais: estude melhor! Saiba como

Sim, sua mente é a grande protagonista na busca pela aprovação, quanto a isso não há dúvidas. Mas não se esqueça: a cabeça só vai aonde o corpo consegue levá-la

Publieditorial
Publicado em 24/01/2020, às 11h38

Estudos
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Um aprendizado sólido está diretamente relacionado ao perfeito funcionamento de seu corpo. Sua saúde física influencia na concentração, na capacidade de assimilar e reter informações, na memória e na sua disposição. E, sem a ajuda desses soldados, seus estudos não te levarão muito longe, concorda?

Por outro lado, seu tempo é curto. Nós sabemos! Os dias são rigorosamente divididos entre aulas, matérias, vídeos, livros e resumos. A maioria dos concurseiros deixa a saúde em segundo plano.

Mas eis o que poucos te dizem: não cuidar da saúde é um tiro no pé. Logo, aqueles que não deixam esses cuidados de lado estão, sem sombra de dúvidas, em posição de vantagem.

Por isso, apresentamos três atitudes centrais que não podem faltar na sua rotina. São simples de executar, mas eficientes: se você seguir estas dicas, estudará explorando todo o potencial de que seu corpo dispõe.

Mexa-se: A prática regular de atividades físicas eleva a produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo bom-humor, regulação do sono, melhora da memória, atenção e cognição.

Não é preciso dedicar muitas horas da sua semana aos exercícios físicos. Meia hora por dia é uma boa medida, mas, se não puder todos os dias, faça duas ou três vezes por semana. Se quiser otimizar ainda mais sua rotina, faça atividade física durante a manhã, após acordar. Vai te dar muito mais disposição durante o dia.

Mesmo atividades apenas aos finais de semana já trazem grandes benefícios. Só não vale ficar parado, OK?

Durma: um ponto polêmico para muitos, afinal mais horas de sono implicam em menos horas para seu estudo diário. A realidade é que deixar de dormir para estudar não vai te deixar mais perto daquela vaga tão concorrida. Ou você acredita que algum atleta olímpico se orgulha de dormir pouco e varar madrugadas treinando? A partir de agora, imagine-se também como um atleta!

Ter o sono em dia é imprescindível para que você esteja disposto. É necessário também para que seu cérebro fixe as informações assimiladas no dia anterior.

Entre dois dias de muito esforço nos estudos, obrigue-se a ter uma noite de sono com qualidade. Assim, conseguirá não apenas render melhor no dia seguinte, como manter constância em seus desafios ao longo dos meses. Se tiver problemas para dormir bem, nossa primeira dica - exercício físico - certamente vai ajudar. Mas não se exercite imediatamente antes da hora de dormir, pois a adrenalina liberada pelo atividade física intensa nos deixa despertos.

Outro segredinho para dormir bem: se você fica remoendo problemas que precisa resolver e ocupando espaço de sua mente com lembretes do que precisa fazer nos próximos dias, deixe um bloco de papel e caneta do lado da cama. Escreva tudo lá, e tire esse peso de sua cabeça!

Não coma, alimente-se: há muitas comidas que você deve evitar, outras tantas que você deve procurar ingerir para otimizar seus estudos.

Muitas vezes os concurseiros deixam de lado a alimentação equilibrada para priorizar os estudos. Um salgado na lanchonete vira o almoço, um macarrão instantâneo passa a ser a janta mais prática. Não faça isso! O cérebro precisa de vitaminas e minerais específicos para que sua memória e raciocínio funcionem a todo vapor. Por exemplo, a falta de vitamina B1 causa confusão mental. Já a deficiência de zinco pode afetar sua memória.

Para ter certeza que os nutrientes que você precisa estejam sempre à mão, a suplementação pode ser uma grande aliada. Alguns suplementos alimentares foram desenvolvidos exclusivamente para pessoas com alta exigência de desempenho intelectual. Um deles é a NerdPill, que possui os principais nutrientes que seu cérebro precisa para funcionar bem nos dias mais críticos.

Com uma fórmula que inclui vitaminas, minerais, cafeína e geleia real, é um reforço ideal para as épocas mais corridas, justamente quando o “concurseiro” precisa de mais energia.

As vitaminas, minerais e geleia real atuam na manutenção da saúde cognitiva e proteção dos neurônios. Já a cafeína produz efeitos imediatos, melhorando seu foco e disposição, especialmente se você estiver cansado.

Desta forma, NerdPill te dá uma força extra nas jornadas de estudos mais intensas, como o dia da prova ou a semana de revisões de conteúdo. Mas não se esqueça de manter-se hidratado e se alimentar bem, incluindo legumes, verduras e frutas nas refeições.

Pronto! Esses são os três principais passos que vão te permitir explorar e aumentar todo o seu potencial. Incorpore essas pequenas mudanças em seu cotidiano e observe seu desempenho decolar. Seu corpo é uma máquina que tem tudo para aguentar o ritmo acelerado dos estudos, só falta você dar aquela mãozinha para colher os resultados almejados.

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