MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Merecidas e aguardadas...

Com a coluna saindo de férias, convém dar uma olhada em alguns filmes que abordam as tão sonhas e desejadas férias

Redação
Publicado em 09/09/2011, às 15h50

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
A charada da semana é: qual é o período pelo qual você espera avidamente esteja você na infância, adolescência ou na fase mais produtiva da vida (que para muitos, só chega depois dos 40)?
Acertou quem palpitou férias. É lógico que o peso desse anseio varia de intensidade e tonalidade conforme a fase da vida e outras particularidades que excedem os campos permitidos por essa coluna de cinema, mas é inegável que as férias com suas experiências definidoras, seus retiros espirituais e suas viagens inesquecíveis representam mais do que um desejo, uma necessidade.E qual era a necessidade de Kevin McCallister (Macauly Culkin) em “Esqueceram de mim”, um dos grandes sucessos do cinema nos anos 90? Difícil dizer. Fato é que, esquecido pela família quilométrica em uma viagem de natal, Kevin ficou sozinho em casa. O sonho de muitas crianças na faixa dos 10 anos de idade.
A graça de “Esqueceram de mim” está em acompanhar o desenlace dessa inusitada situação. Kevin, ao contrário dos pais no outro lado do país, não surta. Faz as compras da casa, administra bem o dinheiro e ainda protege a residência de dois ladrões que são mais engraçados do que ameaçadores. À parte o componente fantasioso - afinal quem em sã consciência gostaria de permitir que os eventos do filme se provassem possíveis na realidade?- “Esqueceram de mim” suscita um quadro muito comum nessa fase da vida: o fato dos filhos ansiarem por desfrutar da ausência dos pais. 
Não é muito diferente do que se testemunha em “O massacre da Serra elétrica”, esse cult supremo do cinema de terror. Esse gênero em particular adora as férias dos adolescentes; justamente por esse desejo de estarem sozinhos, desacompanhados dos pais e, portanto, mais vulneráveis a ataques de maníacos e psicopatas. 
O filme dirigido por Tobe Hooper gerou uma infinidade de sequências e refilmagens justamente por congregar tão bem suspense, diversão, sexo e moralismo – uma combinação, convenhamos, acima de qualquer suspeita. 
Algumas refilmagens mudaram o tom e a quantidade de sangue jorrado, mas preservaram o perfil das vítimas  de Leatherface (cara de couro em tradução literal): adolescentes em viagens de férias ansiosos por sexo. 
O filme que marcou os anos 70 e ajudou a criar serial killers dentro de descrições semelhantes no cinema, foi considerado pela crítica de cinema à época como um posicionamento algo conservador de Hollywood a respeito de movimentos liberais que faziam a cabeça dos jovens.  
Mais comedido e sintonizado com a juventude de seu tempo é “Férias do barulho”, um filme estrelado por um ainda jovem e desconhecido Johnny Depp. Ele faz um adolescente em férias na Flórida doido para arranjar garotas. O personagem se dá mal quando tenta seduzir a namorada de um ladrão de jóias. Uma comédia com humor leve e que ri da ingenuidade da década de 80, comparada às duas décadas anteriores e a que vivemos agora.
O contraponto ideal em termos de férias como conceito pode ser visto em “Férias no trailer”. No filme, Robin Williams faz um pai de família que estressadíssimo com o trabalho resolve sair em férias com a família. Primeiro promete ir para o Havaí, e todos ficam felizes, mas acabam indo mesmo fazer uma viagem de trailer pelo interior dos Estados Unidos. Enquanto o pai fica entusiasmado pelo tempo com os filhos e a esposa, os filhos adolescentes se aborrecem do programa de “índio”. 
A ideia desse conjunto de filmes, ordenados dessa maneira, é mostrar como as prioridades se alternam, ainda que permanecem alinhadas ao desejo de sair de férias.  

Serviço:Esqueceram de mimNome original: Home aloneAno de produção: 1990País: Estados UnidosDireção: Chris ColumbusDisponível em DVD
O massacre da Serra elétricaNome original: The Texas chain saw massacreAno de produção: 1974País: Estados UnidosDireção: Tobe HooperDisponível em DVD (inclusive refilmagens)
Férias do barulho Nome original: Private resortAno de produção: 1985País: Estados UnidosDireção: George BowersDisponível em DVD
Férias no trailerNome original: R.VAno de produção: 2006País: Estados UnidosDireção: Barry SonnenfeldDisponível em DVD

Oportunamente, a coluna Cineclube JC entra de férias e retornará na segunda quinzena de outubro.

Por Reinaldo Matheus Glioche/SP
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Cinema

Cinema
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

08/09/2012 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.