Tudo Sobre

Concurso CODEVASF 2020

Codevasf: continua a expectativa pelo concurso

Decisão do MPT-DF/TO determina um prazo de dois anos para que seja realizado novo concurso público para substituição de terceirizados na Codevasf



Fernando Cezar Alves
Publicado em 14/12/2016, às 11h16

Continua a expectativa pela realização do novo concurso público da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf). A seleção, prevista para ocorrer no próximo ano, atualmente está  em fase de estudos internos. Segundo a Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal (Seplag/DF), a seleção ainda não teve início devido ao fato de que o governo ultrapassou o limite prudencial de gastos com o funcionalismo público, estipulado pela lei de responsabilidade fiscal. Com isto, até que tal condição seja superada, a administração somente deverá permitir a contratação de pessoal em casos de reposição de servidores e apenas nas três áreas consideradas prioritárias, que são as de educação, saúde e segurança. 

A seleção da Codevasf vem sendo discutida desde 2015, quando divulgada decisão do Ministério Público do Trabalho  do Distrito Federal e Tocantins (MPT-DF/TO), no sentido de  substituir contratados por meio de terceirizações por empregados aprovados por meio de novo concurso público. Segundo a determinação do MP/DF a situação deveria ser regularizada dentro de um período de, no máximo, dois anos do acordo, ou seja, até 2017. Com isto, são grandes as chances de que, superadas as limitações impostas pela lei de responsabilidade fiscal, o concurso seja priorizado.

Quando da  decisão, o juiz Augusto César Alves de Souza Barreto, da 15ª Vara do Trabalho de Brasília, determinou que o órgão elaborasse, dentro de um prazo de seis meses, contando do trânsito em julgado da decisão, um regulamento interno sobre as terceirizações, além de alterar seu plano de cargos e salários, deixando claras as funções que devem ser preenchidas exclusivamente por concursados.

De acordo com a análise do magistrado, mesmo após a realização de concurso, com a finalidade de selecionar profissionais para o preenchimento das vagas, muitos desses serviços continuam sendo prestados por meio de terceirizados.

Embora concorde com o direito de nomeação dos aprovados do concurso de 2008, o juiz entendeu que não poderia prorrogar o prazo de validade do concurso por tempo indeterminado, como pretendido pela ação civil pública do Ministério do Trabalho do Distrito Federal, representado pelo procurador Carlos Eduardo Carvalho Brisolla.

Com isto, como o prazo de validade do concurso de 2008 já foi encerrado será necessária a realização de novo concurso.

Segundo responsáveis pelo setor de recursos humanos do órgão, a decisão não constitui obrigatoriedade em realizar o concurso, mas confirma que, independente disso, há interesse por parte da Companhia neste sentido.

O órgão

A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

Sobre Cebraspe - Cespe UNB

O Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) - atualmente Cebraspe - é uma instituição de educação, especializada na realização de avaliações, seleções, certificações e pesquisas e fundada na década de 70, originalmente com a finalidade de elaborar apenas o vestibular da Universidade de Brasília (UnB), e que, depois, acabou migrando para a preparação de concursos públicos. 

O Cebraspe planeja, elabora, aplica e corrige provas objetivas e dissertativas, além de outros tipos de exames necessários ao provimento de cargos públicos (provas práticas, testes físicos e psicológicos). Também oferece reserva de cotas para negros nos processos seletivos - atendendo a determinações legais - e perícia médica para confirmação da reserva de vagas a candidatos com deficiência.

Hoje bastante presente em concursos de todo o país, o Cespe/UnB é uma banca muitas vezes temida pelos concurseiros. Primeiro, porque possui um estilo quase exclusivo de questão, que é o de “Certo ou Errado” – embora a organizadora utilize-se também de questões de múltipla escolha, principalmente em concursos para tribunais eleitorais. O estilo de prova “Certo ou Errado” do Cespe/UnB exige muito cuidado, porque cada resposta errada anula uma correta. 

Segundo informações da própria organizadora, o procedimento de avaliação é justificável em um processo seletivo que visa selecionar o candidato com melhor capacidade de analisar, interpretar e responder a partir do que aprendeu, descartando o “chute” ou a possibilidade de aprovação ao acaso.

Saiba como se preparar para provas do Cespe/UnB

+ Resumo do Concurso CODEVASF 2020

Codevasf
Vagas: 91
Taxa de inscrição: De R$ 108,00
Cargos: Analista Administrativo, Assessor
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário: De R$ 8168,00
Organizadora: Cebraspe
Estados com Vagas: AL, AP, BA, DF, MA, MG, PE, PI, SE

+ Agenda do Concurso

01/12/2020 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
22/12/2020 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
31/12/2022 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas