MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Como direcionar seus estudos em provas da Vunesp

A Fundação Vunesp é uma das mais tradicionais bancas de concursos públicos municipais e estaduais de São Paulo e tem organizado vários certames, inclusive os da Polícia Civil do Estado

Sandra Ceraldi
Publicado em 07/10/2015, às 11h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Para a realização de qualquer concurso público, é importante estudar os critérios e metodologias da banca responsável pela organização das provas. A Vunesp, Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, é uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em outubro de 1979 pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Além de ser responsável pela organização do vestibular da Unesp, realiza vestibulares e concursos para outras instituições públicas ou privadas, bem como promove atividades de pesquisa e extensão e serviços à comunidade.
A fundação é uma das mais tradicionais bancas de concursos públicos municipais e estaduais de São Paulo e tem organizado vários certames, inclusive os da Polícia Civil do Estado.
Quanto ao grau de dificuldade em provas, o nível exigido do candidato é o médio para o fácil, com questões de múltipla escolha em formato de cinco opções, em que se pede para assinalar a alternativa correta ou a errada, de acordo com o enunciado. A abordagem dos conteúdos é mais simples do que as bancas Cespe/UnB, Fundação Carlos Chagas (FCC) ou Fundação Getúlio Vargas (FGV).
As questões de português são bem elaboradas e trazem textos variados, com recortes de revistas, jornais, internet, entre outros, além de quadrinhos, cartuns e charges. O candidato deve dominar a tipologia textual, saber interpretar textos e também dominar todas as regras gramaticais. Sobre a área de direito, é necessário estudar literalmente legislação, pois a banca não requer em excesso doutrinas e jurisprudências. Especificamente na prova de direito administrativo, os assuntos mais cobrados são as licitações e contratos, regime jurídico único e atos administrativos.
As questões de matemática costumam apresentar um nível exagerado de dificuldade, por isso é importante dar muita atenção a essas questões conforme a exigência do seu concurso. 
Em informática, as questões são consideradas mais fáceis, com uma abordagem mais simples sobre os conteúdos geralmente cobrados nos concursos públicos.
Siga alguns passos para o sucesso:
1. Estude os conteúdos do edital;2. Faça testes e simulados;3. Resolva questões anteriores de concursos;4. Elabore mapas mentais de todas as disciplinas; 5. Redija resumos sobre o conteúdo estudado;6. Após o estudo, elabore cinco questões para fixação;7. Reveja com frequência as matérias vistas em semanas anteriores;8. Programe um tempo para estudar;9. Tenha o hábito de leitura de jornais e revistas;10. Organize-se.
Bons estudos!
Sandra Ceraldi Carrasco é consultora, especialista em língua portuguesa e autora de livros e periódicos na área. Há mais de 20 anos ministra cursos e palestras com índice recorde de aprovação. Seu mais recente trabalho aborda de forma prática o Acordo Ortográfico. Atualmente é docente da Academia de Polícia de São Paulo e professora universitária. Contato: professora.sandracarrasco@uol.com.br.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.