MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Conceitos básicos de sintaxe

A sintaxe corresponde à parte da gramática que classifica as orações e os termos da oração. Confira mais sobre essa área da língua portuguesa!

Janaina Arruda
Publicado em 09/05/2017, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
A sintaxe corresponde à parte da gramática que classifica as orações e os termos da oração. Trata-se de uma análise que classifica cada um dos termos e orações em um contexto de uso. 
FraseEnunciado com sentido completo, sem, necessariamente, a presença de um verbo. Que dia lindo!Socorro!Bom dia!
OraçãoEnunciado que se constrói em torno de um verbo. João voltou cedo da pescaria. O homem foi levado ao hospital. O barulho ensurdecia o público. 
PeríodoConstrução formada por uma ou mais orações, que se inicia na letra maiúscula e vai até o ponto final. Pode se dividir em: 
Período simples: formado por uma oração, com um único verbo ou locução.Hoje pela manhã, falei com meu vizinho. 
Período composto: formado por duas ou mais orações.Hoje pela manhã, falei com meu vizinho que perdeu um gatinho.  
Assim, a análise sintática deve partir do período simples para, depois, chegar ao período composto. 
Período simplesExistem alguns termos que formam o período simples: termos essenciais, termos integrantes e termos acessórios. Vamos iniciar pelos termos essenciais, que correspondem ao sujeito e ao predicado. 
SujeitoTermo da oração que recebe uma informação completa, essa informação é dada pelo predicado. 
PredicadoTermo da oração que apresenta uma informação completa sobre o sujeito ou que se constrói por meio de um verbo impessoal.
Sobre o sujeito Núcleo: o sujeito pode ser formado por mais de um elemento, mas haverá sempre um termo de maior importância semântica.
Concordância com o sujeito: verbo e sujeito, geralmente, estabelecem concordância entre si. Os homens apressados levavam uma vida feliz. 
Preposições: o sujeito nunca pode ser preposicionado, isso quer dizer que a preposição não poderá antecedê-lo fazendo parte do seu núcleo. 
Tipos de sujeitoSimples: quando apresenta um único núcleo. A aeromoça guardou a mala do passageiro. A população residente em países em situação de miséria pede socorro. 
Composto: quando apresenta mais de um núcleo. Maria, Pedro e Joaquim estudavam para a prova. A economia de países desenvolvidos e os bancos de países ricos vivem em conflito. 
Oculto: quando a desinência verbal permite a identificação do sujeito ainda que ele não venha expresso na oração. Já encontramos os lugares vagos. (NÓS)Procurei por você ontem. (EU)
Indeterminado: quando o sujeito não está expresso e nem pode ser determinado pela desinência, mas existe, pois realiza a ação do verbo. Ele pode se apresentar como: a) Verbo na 3ª pessoa do plural sem sujeito expresso. Bateram no meu carro. 
b) Verbo na 3ª pessoa do singular acompanhado da partícula SE (índice de indeterminação do sujeito).Precisa-se de ajuda no escritório. 
Inexistente: quando existe apenas a informação do predicado sem que se refira a um sujeito. a) Verbo HAVER existencial ou temporal: Houve muitos acidentes na rodovia. Há muitos anos trabalho nessa empresa. 
b) FAZER, ESTAR e SER no sentido de tempo: Faz dez anos que estive nessa cidade. Já era meio-dia. Estava calor em Maceió. 
c) Fenômenos naturais: Ventou muito essa noite. Choveu forte durante o dia. 
Tipos de predicadoVerbal: apresenta como núcleo um verbo que indica um processo, um verbo significativo. Abri a porta rapidamente. Mariana lutou por uma vaga. 
Nominal: apresenta como núcleo um nome que atribui qualidade ou estado para o sujeito, o predicativo do sujeito. O verbo desse predicado é chamado de verbo de ligação. João estava cansado da rotina diária. Maria parecia preocupada com a condição do pai. 
Existem alguns verbos que são, geralmente, utilizados como verbos de ligação: ser, estar, parecer, permanecer, continuar, ficar, parecer, andar, ficar...
Verbo-nominalApresenta dois núcleos, um verbo de ação e um predicativo. João chegou cansado ao trabalho. O juiz julgou a causa justa. 
Janaina Arruda é professora de língua portuguesa no AlfaCon Concursos Públicos
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.