Como conciliar a rotina de estudos com o trabalho?

É possível aproveitar o tempo ao máximo e ainda ter um período para o lazer. Basta seguir algumas medidas para desfrutar de uma vida sem sacrifícios

Camila Diodato
Publicado em 09/06/2017, às 12h13

Um levantamento recente do Instituto Airton Senna indicou que cerca de 70% dos alunos do ensino médio trabalham de dia e estudam à noite. Esta realidade também acontece com os universitários, que precisam se organizar para cumprir as jornadas de trabalho e estudo.
Algumas pessoas acham que é algo muito difícil saber conciliar ambas as tarefas, principalmente devido ao cansaço e ao tempo. Mas com algumas medidas é possível fazer isso e sem sacrifícios.
O especialista em gestão de carreiras, professor da FGV e autor de um canal com dicas (www.dicadosalamacha.com.br), Luciano Salamacha, comenta como que os estudantes podem com tranquilidade se dividir entre as jornadas. Ele enfatiza que “estudo e trabalho não são excludentes e muito menos tornam a vida de uma pessoa algo insuportável; se isso fosse verdade, milhares de brasileiros teriam fracassado em vez de conquistar o sucesso em suas vidas”.
Salamacha explica que é preciso se dedicar ao máximo possível, mas sempre aproveitando os momentos de descanso. Em determinadas situações pode ser necessário utilizar o fim de semana para estudar para a prova, mas em outras o melhor é aproveitar para divertir.
Há muitas pessoas que não conseguem colocar as suas prioridades na frente e, por isso, se atrapalham com as tarefas. “A perda de foco se dá quando o julgamento de prioridade na vida começa a variar em função de interesses pontuais. Por exemplo, surge a oportunidade de viajar com os amigos, mas justamente naquele final de semana em que haverá vestibular ou acontecem as provas mais importantes da faculdade”, explica o professor.
O segredo para conciliar as duas tarefas é ter disciplina e foco. Os dois são importantes para não deixar acumular atividades, aproveitar muito bem o tempo disponível e não se distrair com informações consideradas “inúteis”, como as diversas postagens nas redes sociais que tiram a atenção do que realmente deve ser feito naquele momento.
Para se manter motivado no meio dessa situação, o especialista contou que uma boa dica é escrever em um papel os seus objetivos e colocarem um local visível do dia a dia. Pode ser até mesmo uma notificação diária no celular mostrando os seus objetivos para o futuro.
Não é difícil conciliar trabalho com estudos, desde que haja dedicação e comprometimento dos jovens.

Comentários

Mais Lidas