Concurso ABIN (Agência Brasileira de Informação) pode ser realizado em decorrência da grande necessidade de servidores
Um novo concurso ABIN (Agência Brasileira de Informação) pode ser realizado no decorrer do próximo ano. A confirmação foi feita pelo diretor-geral da agência, Marco Cepik, em entrevista ao Valor Econômico, em fevereiro. "Estamos discutindo com o Minitério da Gestão um concurso em 2025", disse. "Precisamos aperfeiçoar a agência e melhorar a reputação junto à sociedade", reforçou. No entanto, ainda não há uma definição mais precisa de quando, efetivamente, o edital de abertura de inscrições poderão ser publicado.
Acontece que, mesmo com uma seleção ainda dentro do prazo de validade até o próximo mês de agosto, já está certo que o total de remanescentes que podem ser convocados não será suficiente para suprir a necessidade de pessoal. Por este motivo, a agência já começa a se programar para realizar um novo certame.
De acordo com informações da Associação dos Servidores da Abin (Intelis), atualmente a agência conta com aproximadamente 80% do total de seus quadros vagos. Somente para o cargo de agente de inteligência a necessidade é de 882 servidores. De um quadro total de 937 vagas, apenas 55 estão preenchidas.
O último concurso ABIN ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 300 vagas, para cargos de níveis médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.
LEIA TAMBÉM
No caso de ensino médio, a seleção contou com uma oferta de 20 vagas para o cargo de agente de inteligência.
Para nível superior, a oferta foi para os seguintes cargos:
Para oficial técnico, as opções foram para as seguintes áreas de atuação:
ABIN
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação:
Não definido
Escolaridade:
Não definido
Faixa de salário:
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.