227 vagas

Concurso AERONÁUTICA: PROVAS para sargentos são adiadas

As chances no concurso da Aeronáutica são para candidatos de nível médio e com idade entre 17 e 25 anos, para ingresso no curso de formação de sargentos

Patricia Lavezzo
Publicado em 25/05/2018, às 15h09

A Aeronáutica adiou para o dia 1º de julho as provas objetivas do concurso para ingresso no curso de formação de sargentos. Segundo nota, anexada à notícia, o adiamento se deve às manifestações e paralisação dos caminhoneiros em nível nacional e a paralisação e precariedade dos serviços públicos, em especial os meios de transporte e de abastecimento.

A prova escrita será composta por questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física. Ela será aplicada nas seguintes cidades: São Paulo/SP, São José dos Campos/SP, Belém/PA, Recife/PE, Fortaleza/CE, Natal/RN, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Campo Grande/MS, Canoas/RS, Santa Maria/RS, Curitiba/PR, Brasília/DF, Manaus/AM, Porto Velho/RO e Boa Vista/RR. 

concurso da Aeronáutica 2018 ainda será constituído das seguintes etapas: inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico; e validação documental.

O candidato deve acompanhar todas as publicações referentes ao certame no endereço eletrônico da Escola de Especialistas de Aeronáutica (http://ingresso.eear.aer.mil.br).

Mais informações sobre o concurso da Aeronáutica

O concurso público da Aeronáutica para ingresso no curso de formação de sargentos, a ser realizado na escola de especialistas, em Guaratinguetá/SP, no primeiro semestre de 2019, visa o preenchimento de 227 vagas de ambos os sexos, para atuação em todo o território nacional. 

Do total de ofertas, 93 são destinadas apenas ao sexo masculino, sendo distribuídas entre as especialidades de aeronavegantes - mecânica de aeronaves (50), aeronavegantes - material bélico (13), e não-aeronavegantes - guarda e segurança (30). 

As outras 134 vagas são atribuídas a ambos os sexos e estão divididas entre as funções de não-aeronavegantes - equipamento de vôo (6) e controle de tráfego aéreo (128). 

Interessados em concorrer a uma das vagas devem ter concluído, com aproveitamento, o ensino médio e não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos até dezembro de 2019. O salário inicial do terceiro-sargento é de R$ 3.584.

O curso da Aeronáutica

O curso de formação de sargentos da Aeronáutica é ministrado sob regime de internato militar na escola de especialistas, em Guaratinguetá-SP. Com duração aproximada de dois anos, ele abrangerá instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado.

De acordo com o edital, a formação nas especialidades do curso de formação de sargentos é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico, de nível médio, constando no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar, e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei para aluno, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

Dentre os que vierem a ser matriculados, aqueles que concluírem com êxito o referido curso, segundo o plano de avaliação, estarão em condições de compor o quadro de suboficiais e sargentos da Aeronáutica.

Comentários

Mais Lidas