Tudo Sobre

Concurso AGU 2021

Concurso AGU: governo deve contratar pessoal para agilizar pagamento de novo auxílio emergencial

Novo concurso AGU (Advocacia Geral da União) deve ser feito em conjunto com Ministério da Cidadania para contratos temporários



Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 18/03/2021, às 18h45 - Atualizado em 19/03/2021, às 14h16

Concurso AGU: unidade da AGU
Google Maps

Um novo   concurso AGU 2021 (Advocacia Geral da União) deverá ser realizado em breve, em conjunto com o Ministério da Cidadania, para contratação de pessoal em caráter temporário, para auxiliar no pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial, de acordo com medica provisória encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional nesta quinta-feira, 18 de março.

De acordo com o documento, o Ministério da Cidadania poderá contatar pessoal para as atividades relativas ao processamento, análise, pagamento e prestação de contas. Já no caso da AGU, as contratações temporárias serão para a área de apoio administrativo para triagem e tratamento dos processo judiciais. 

Ainda não está definido se a seleção será feita de forma separada entre os dois órgãos ou de forma unificada, bem como quantidade de vagas, remunerações e exigências. "A contratação de pessoal, no caso previsto nesta medida provisória, poderá ser efetivada  em vista de comprovada capacidade técnica do profissional, mediante análise de currículo", diz o texto.

Por enquanto, o que está certo é que a seleção será para contratos de um ano, com possibilidade de prorrogação.

Concurso AGU: necessidade de efetivos

Além de um novo concurso AGU para contratação de pessoal temporário, também existe a expectativa de contratação de pessoal efetivo. O órgão já conta com parecer por parte da comissão técnica interna, para o preenchimento de 100 vagas em seu quadro de pessoal, de acordo com divulgação do procurador da fazenda Nacional, Jurandi Ferreira, por meio de suas redes sociais. Porém, os cargos ainda não foram anunciados, bem como respectivas exigências e remunerações. Além disso, a AGU ainda precisa de um parecer por parte do Ministério da Economia, confirmando as condições orçamentárias para preenchimento dos postos, antes de dar início aos preparativos da seleção.

A decisão tem como base a expectativa de um grande crescimento na demanda de pessoal no decorrer dos próximos anos. De acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em junho deste ano, a AGU conta com a previsão de 804 aposentadorias até 2024, o que justifica o início dos preparativos para a nova seleção.

Concurso AGU 2021: saiba como foi a última seleção   

O último concurso AGU ocorreu em 2018, quando foram oferecidas também 100 vagas, para os cargos de administrador, analista técnico administrativo, arquivista, bibliotecário, contador, técnico em assuntos educacionais e técnico em comunicação social. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Idecan.

A distribuição das vagas pelos cargos foi feita da seguinte forma: administrador (48 vagas, com nível superior em administração e registro no conselho), analista técnico administrativo (10, com nível superior em qualquer área), arquivista (2, superior na área), bibliotecário (1, superior na área e registro no conselho), contador (32, superior na área e registro no conselho), técnico em assuntos educacionais (2, formação de nível superior em qualquer área), técnico em comunicação social (5, com formação superior em comunicação social ou jornalismo).

+ Resumo do Concurso AGU 2021

AGU - Advocacia Geral da União
Vagas: 100
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

concursosconcursos federaisconcursos 2022provas anteriores

Comentários

Mais Lidas