Áreas já estão definidas

Concurso AL CE: formada comissão organizadora

O concurso AL CE (Assembleia Legislativa do Ceará) deverá contar com oportunidades de níveis médio e superior, com iniciais de até 4,5 mil

0,00(0.0%)0 voto(s)

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/11/2019, às 10h41 - Atualizado às 13h50

Concurso AL CE: sede da Assembleia Legislativa do Ceará
Google Maps

concurso AL CE (Assembleia Legislativa do Ceará) já conta com comissão organizadora formada, de acordo com publicação em diário oficial, no último dia 1 de novembro. O grupo é responsável pela elaboração do edital e iniciar o processo de escolha da banca organizadora. Além disso, um dia antes, em 31 de outubro, o presidente da casa, deputado José Sarto (PDT), reforçou os preparativos para o certame. De acordo com ele, a seleção faz parte de um pacote de reorganização e modernização da casa. Ressaltou que o concurso faz parte do projeto de resolução 14/19, de autoria da mesa diretora, que trata também da criação de cargos comissionados. Desta forma, novas informações serão confirmadas em breve.

O concurso será para o preenchimento de 100 vagas, sendo 30 para cargos com exigência de ensino médio e 70 para nível superior. As remunerações iniciais devem variar de R$ 2.200 a R$ 4.500.  

O presidente também adiantou que a seleção deverá abranger 16 áreas de conhecimento, incluindo direito, economia, administração, contabilidade, tecnologia da informação, jornalismo,  publicidade, engenharia civil,arquitetura e letras. "Isso tudo foi estudado atuarialmente, porque o concurso público tem repercussão para a vida do Tesouro Estadual. O servidor público, passando do estágio probatório, ele tem direitos, e isso tem repercussão na Previdência. Então a gente tem que fazer a coisa com muita responsabilidade",  disse. 

O presidente já havia antecipado que o certame contaria com oportunidades na área de direito. "Por ser uma Assembleia, temos órgãos como a Procuradoria e a Consultoria, mas também economia, administração, contabilidade, tecnologia da informação, jornalismo, publicidade, engenharia civil, arquitetura e português”.

Também ressaltou que o órgão possui o mesmo organograma desde 1993 e, desde então, diversos órgãos internos foram criados, como a TV Assembleia, Procuradoria, Escritório Frei Tito, conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e Escola Superior do Parlamento.

Por fim, ressaltou que as carreiras da AL CE contarão com melhorias na remuneração básica. “Fizemos um estudo financeiro muito rigoroso. Pegamos gratificações, incorporamos ao vencimento-base e comprimimos um pouquinho a carreira", explicou, acrescentando que os níveis de carreira tiveram redução obedecendo à analogia com o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado

A comissão responsável, publicada em 1 de novembro, é presidida pelo servidor Marcus Vinicius Melo Cruz e conta, ainda, com os seguintes membros: Josaina Menezes Fontenelle Sousa, Marcelo Maia Fernandes, Édipo Henrique Pessoa de Oliveira, Gustavo Sampaio Brasilino de Freitas e Maria Luiza dos Santos Veras. 

Concurso AL CE : saiba como foi a última seleção

O último concurso AL CE ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 63 vagas, todas destinadas ao cargo de analista legislativo, com exigência de nível superior. Além disso, o concurso também foi destinado para formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

A seleção contou com provas objetivas, discursivas e análise de títulos. A parte objetiva contou com 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

Concurso AL CE - Veja dicas de preparação emocional 

concursosconcursos ce (ceará)concursos 2019provas anteriores

Comentários

Mais Lidas