MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Alimentação pode interferir no rendimento dos estudos

Alguns alimentos contribuem para a saúde do cérebro, auxiliando na concentração, raciocínio e memória. Confira as dicas da especialista e melhore o seu desempenho

Patricia Lavezzo
Publicado em 08/08/2017, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Durante a preparação para uma prova, seja de vestibular ou concurso público, o candidato dedica longas horas do seu dia aos estudos e, muitas vezes, fica sem se alimentar por grandes períodos, ou acaba optando por alimentos que não são tão saudáveis. O que muitas pessoas não sabem é que esses hábitos alimentares errôneos interferem negativamente no rendimento dos estudos
Segundo a nutricionista (CRN 42613) e coach, Jorgelyce Joswiack, a falta de nutrientes por um período maior do que quatro horas dá início a um processo de letargia por falta de energia, provocando mal-estar, como dor de cabeça, sonolência e falta de concentração. Ao contrário disso, quando se consome alimentos ricos em farinhas, açúcares, sódio e com tantos aditivos químicos e pobres em nutrientes, a pessoa leva o metabolismo ao estresse, ansiedade e desequilíbrio do sono, gerando insônia ou sonolência em excesso, além de desconforto gástrico e intestinal.
Para evitar ou mudar esse quadro e ter sucesso no seu objetivo, a coach nutricional recomenda incluir no planejamento diário uma rotina alimentar, para que as horas dedicadas aos estudos sejam de fato produtivas. “Vai sair direto do trabalho para o curso, o ideal é levar uma lancheira ou bolsa com alimentos de boa qualidade, como frutas, castanhas e sanduíches, para evitar que fique com fome ou acabe comprando preparações com farinhas refinadas ou extremamente calóricas, que podem provocar sonolência, ganho de peso e prejudicar mais ainda a saúde.”

Como os alimentos interferem nos estudos


Uma alimentação saudável pode trazer melhoras na qualidade do sono e na disposição física e mental, reduzindo, consequentemente, o estresse e a ansiedade. Estudos comprovam que alguns alimentos contribuem para a saúde do cérebro, auxiliando na fixação de conteúdo, na concentração e no bem-estar.
Segundo estudos britânicos, pessoas que tomam 500 ml de água antes das tarefas intelectuais têm reações 14% mais rápida, ou seja, beber água antes de estudar ajuda a aumentar a concentração, fazendo com que o cérebro trabalhe mais rápido. “A falta de água pode diminuir o nosso desempenho mental, pois quando ingerimos pouca quantidade, a desidratação é confundida com fome, fazendo com que comamos sem necessidade, além de oferecer mais cansaço. O ideal de consumo diário é de um a três litros, porém, essa é uma recomendação muito individualizada, pois há muitos alimentos que são boas fontes de água e que devem ter o seu volume líquido considerado, por exemplo, verduras e frutas. Quanto à qualidade do tipo de líquido, o ideal é priorizar a água como fonte de hidratação, ou ainda sucos naturais de frutas e chás”, explica Jorgelyce.
E para quem gosta de café, uma boa notícia: cerca de 200 ml por dia é uma boa medida como estimulante para auxiliar no aprendizado. “Além do café há outras fontes de alimentos estimuladores, como a catuaba, taurina, ginseng, porém em excesso podem fazer o efeito inverso e trazer fadiga, falta de concentração, hiperatividade e ansiedade. Eles podem ser consumidos desde que não atrapalhem às 6h ou 8h de sono, e quem tem problemas com hipertensão deve ficar longe deles.”
Para ajudar a ter uma melhor disposição e espantar a preguiça, além de aumentar a concentração e o raciocínio, a coach nutricional indica uma refeição leve e equilibrada, com carboidratos de digestão lenta (pães, massas e arroz integrais), legumes cozidos e crus, proteínas (carnes vermelhas, aves, peixes e ovos), além de alimentar-se a cada três ou quatro horas e fazer de cinco a seis refeições para manter a glicemia estável durante todo o dia.
Já para uma boa memória, Jorgelyce recomenda priorizar o consumo de ômega 3, que é encontrado em peixes de água fria (salmão, truta e atum), linhaça e frutas. Também são indicados alimentos fonte de zinco (fígado, frutos do mar, carnes e gema de ovo), a colina, que pode ser encontrada na lecitina de soja, no fígado e na gema de ovo, além das vitaminas do complexo B, encontradas em carnes vermelhas magras e em cereais integrais.
Os alimentos ricos em triptofano podem gerar um bom resultado na tentativa de conter a ansiedade. A dica é consumir queijo branco, arroz, castanhas, soja, além de leite e iogurte desnatados.

Relação de alimentos para um bom desempenho nos estudos


A nutricionista e coach, Jorgelyce Joswiack, indica o consumo dos alimentos relacionados abaixo para melhorar a disposição e o rendimento nos estudos:
Frutas vermelhas - amoras, framboesas, morango, cereja, uva escura, romã, açaí, cranberry e gojiberry ajudam a proteger o cérebro e melhoram a capacidade de aprendizagem. Indicação: uma xícara ao dia.
Frutas e vegetais verde-escuros - fontes de vitamina C, eles são um importante antioxidante que protegem os neurônios dos danos oxidativos dos radicais livres.
Peixes/cápsulas de óleo de peixe, semente de linhaça ou chia - são fontes de ômega 3, nutriente essencial para o bom funcionamento do cérebro. Esse nutriente é o componente das células nervosas e da bainha de mielina, que ajudam na rapidez de transmitir informações de uma célula para outra. Indicação: uma porção de peixe (salmão, sardinha e arenque) duas a três vezes na semana e uma colher de sopa das sementes por dia.
Oleaginosas - amêndoas, nozes, castanha do Brasil, castanha de caju, pistache, avelãs e amendoins são boas fontes de vitamina E. Na deficiência dessa vitamina a função cognitiva fica comprometida, além disso, esse nutriente auxilia na prevenção contra doenças vasculares. Indicação: 30g ao dia. Dê preferência para preparações sem adição de sal.
Chocolate amargo 70% cacau - fonte de antioxidantes, cafeína e teobromina que melhoram concentração e foco. Indicação: sem exageros, no máximo 30g por dia.
Abacate/óleo de abacate - melhoram o funcionamento do cérebro, auxiliando no fluxo sanguíneo cerebral e na chegada de nutrientes e oxigênio ao órgão. Indicação: é rico em gorduras, por isso o consumo diário de ¼ da fruta ou duas colheres de sopa do óleo não devem ser ultrapassados.
Grãos integrais (aveia, pão e arroz) - são fontes de vitaminas do complexo B que atuam como cofatores de reações que influenciam no desempenho cognitivo. Além disso, possuem o Zinco, mineral que impede a aceleração do envelhecimento cerebral. Indicação: esses devem estar presentes em todas as refeições.
Chá verde/chá mate - contêm cafeína, estimulante que auxilia na concentração e disposição, e catequinas com ação antioxidante que combatem os radicais livres. Indicação: não deve exagerar em seu consumo, três xícaras de chá ao dia.
Lecitina de soja - melhora a depressão e função cognitiva. Indicação: vendida em cápsulas ou em pó, deve ser consumida conforme sugestão do fabricante.
Para um melhor aproveitamento dos nutrientes, consulte um profissional nutricionista para adequar os nutrientes as suas necessidades.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.