Publicado: 21/03/2018 - 09:11 | Atualizado: 21/03/2018 - 09:23

Concurso Arsesp: inscrições para 46 vagas terminam hoje

Novo concurso da Arsesp preencherá 42 postos de especialista e quatro de analista. Salários iniciais chegam a R$ 6,2 mil. Interessados podem se candidatar até as 23h59 desta quarta-feira (21)

Nível superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Terminam às 23h59 desta quarta-feira (21) as inscrições do concurso da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) para preenchimento de 46 vagas de nível superior.

De acordo com o edital, são quatro postos para analista de suporte à regulação (salário de R$ 5.207) e 42 para especialista em regulação e fiscalização de serviços públicos (R$ 6.214).

As ofertas para especialista estão distribuídas entre as áreas de elétrica (5 postos), gás canalizado (5), econômico-financeiro (6), saneamento básico (23) e relações institucionais (3).

Todos os empregos exigem experiência mínima de três anos em assuntos relacionados com as atividades a serem desempenhadas. O regime de trabalho corresponde a 40 horas semanais.

As inscrições para o concurso da Arsesp 2018 são recebidas por meio do site da Vunesp (www.vunesp.com.br), banca que organiza a seleção. O valor da taxa é de R$ 70.

Sobre as provas do concurso da Arsesp 2018

concurso da Arsesp 2018 envolverá prova objetiva e redação. A primeira trará 80 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto a partir de tema proposto pela banca. 

APOSTILAS CONCURSO ARSESP 2018 - ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS / ANALISTA DE SUPORTE A REGULAÇÃO

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico, informática, administração pública (direito constitucional e direito administrativo), legislação e conhecimentos específicos. 

A aplicação está prevista para 29 de abril, na capital. Os candidatos terão cinco horas para concluir os exames. A convocação poderá ser acompanhada pelo Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br), além do site da Vunesp. 

Segundo o edital, o concurso da Arsesp terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da agência. 

Salários oferecidos pela Arsesp podem crescer

O governador Geraldo Alckmin encaminhou, em 28 de dezembro, à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o projeto de lei complementar 35/2017, que dispõe sobre a criação do plano de carreiras dos servidores da Arsesp. Se aprovada, a proposta acarretará reajustes salariais. 

Com a revisão dos valores, os vencimentos podem passar a ser de R$ 8.500 para especialista e R$ 7.300 para analista. Em final de carreira, os servidores poderão chegar a receber, respectivamente, R$ 14.524 e R$ 12.473, caso aprovado o projeto.

Concurso Arsesp 2018: principais atribuições do especialista (saneamento básico)

Realizar atividades de regulação e fiscalização na diretoria de saneamento por meio de estudos técnicos, normatizações, fiscalizações, monitoramento de indicadores e parâmetros relativos aos padrões, serviços e manutenção das instalações de saneamento básico. a) - Colaborar com a Superintendência de Regulação e Fiscalização para exercer as competências que lhe forem delegadas. b) - Elaborar normas técnicas e regulamentos para disciplinar a prestação de serviços. c) - Acompanhar e analisar indicadores técnicos relativos às condições de prestação dos serviços. d) - Prover apoio técnico aos processos de resolução de conflitos entre agentes do setor (usuários, prestadores de serviços, poder concedente e outros). e) - Realizar estudos técnicos e de pesquisa e desenvolvimento junto aos prestadores de serviços e demais interessados. f) - Desenvolver estudos técnicos e pareceres de apoio à fiscalização, à regulação técnica e econômico-financeira. g) - Acompanhar a evolução tecnológica e a melhoria dos produtos, serviços e práticas empresariais de agentes atuantes no setor de saneamento. h) - Fiscalizar a prestação dos serviços em seus aspectos técnicos, comerciais, contábeis, econômico-financeiros, tarifários, contratuais e planos de investimento, além de acompanhar o atendimento aos requisitos de regularidade, continuidade, eficiência, qualidade, segurança, atualidade, generalidade e cortesia. i) - Atuar na elaboração de termos de referência de contratação de serviços e produtos de apoio às atividades regulatórias e fiscalizatórias da diretoria de saneamento; j) - Fiscalizar evidências pontuais identificadas nas reclamações dos usuários dos serviços ou de demandas internas e externas. Entre outras atividades.

Principais atribuições do analista no concurso da Arsesp 2018

Responsável pelo desempenho das atividades técnicos-administrativas e logísticas de apoio às competências legais a cargo da Arsesp, tais como: a) - Executar as atividades de administração de recursos materiais e de serviços; b) - Preparar os expedientes e contratos de aquisição de bens e serviços; c) - Acompanhar sua execução financeira; d) - Executar os procedimentos licitatórios e de cadastro de fornecedores, o controle de estoques e distribuição de materiais; e) - Garantir a manutenção da infraestrutura e dos serviços necessários ao desempenho das atividades da Agência; f) - Garantir manutenção e o controle dos bens móveis e imóveis da Arsesp; g) - Controlar e organizar as informações oficiais na Agência; h) - Fazer a guarda dos autos de processos administrativos abertos, suspensos, findos, encerrados ou arquivados, abrir e encerrar processos administrativos; i) - Promover o andamento processual necessário; j) - Receber, registrar, distribuir, expedir e arquivar papéis e processos; k) - Prestar informações sobre papéis e processos; l) - Elaborar a correspondência e executar serviços básicos de editoração; m) - Executar e conferir serviços de datilografia e digitação; n) - Acompanhar a execução do plano de metas; o) - Propor a revisão ou adequação dos planos e metas anuais; p) - Contribuir na implantação das políticas e diretrizes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos empregados da Agência; Entre outras atividades.

Conteúdo programático parcial para o concurso da Arsesp

Língua portuguesa – Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Emprego da acentuação gráfica. Pontuação. Classes de palavras - emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Voz Ativa e Passiva. Colocação pronominal. Crase.

Matemática/raciocínio lógico – Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas. Razão e proporção; divisão em partes proporcionais; regra de três simples e composta; porcentagem e problemas. Juros simples e compostos. Sistemas usuais de medidas. Equações do 1º e do 2º graus; sistemas de equações. Noções de contagem, probabilidade e estatística. Estrutura lógica de relações arbitrá novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Informática – MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

Administração pública – Noções de Direito Administrativo: Administração Pública Direta e Indireta: conceito. Autarquia: conceito. Autarquia Especial: conceito. Processo e Ato Administrativo (Lei estadual nº 10.177/1998). Poder de Polícia: conceito e elementos. Licitações e Contratos administrativos (Lei federal nº 8.666/1993 atualizada). Pregão presencial e eletrônico (Lei federal nº 10.520/2002, Decreto estadual nº 47.297/2002, e Decreto estadual nº 49.722/2005). Lei federal nº 8.987/1995 (sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, art. 175 da Constituição Federal). Lei estadual nº 7.835/1992 (dispõe sobre o regime de concessão de obras públicas, de concessão e permissão de serviços públicos e dá providências correlatas). Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. Lei dos Consórcios Públicos: Lei Federal nº 11.107/2005 e Decreto federal nº 6.017/2007. Noções de Direito Constitucional: Formas de Estado e formas e sistemas de governo. Funções típicas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Princípios que regem as atividades da Administração Pública paulista (artigo 111 da Constituição do Estado). Lei Federal nº 12.527, de 18/11/2011 (dispõe sobre o acesso a informações) e Decreto Estadual nº 58.052/2012 (regulamenta a Lei federal nº 12.527/2011).

Legislação – Legislação Aplicada Aos Servidores da Arsesp: Objetivos fundamentais da Arsesp (Lei Complementar nº 1.025/2007 e Decreto Estadual nº 52.455/2007).Agências Reguladoras: As agências reguladoras e o princípio da legalidade. Órgãos reguladores no Brasil: histórico e característica das autarquias. Abordagens: teoria econômica da regulação, teoria da captura, teoria do agente principal. Formas de regulação: regulação de preço; regulação de entrada; regulação de qualidade. Boas práticas regulatórias: análise do impacto regulatório. Poder regulatório. Noções de Direito do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/1990). Defesa da Concorrência: Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência. Prevenção e a repressão às infrações contra a ordem econômica. Regras per se e de razão. Modelo de estrutura-conduta-desempenho. Abordagem dos custos de transação. Poder de mercado. Mercados relevantes. Práticas anticompetitivas horizontais e verticais. Interações entre as agências reguladoras e órgãos de defesa da concorrência no Brasil.

Confira o conteúdo programático completo para a prova do concurso da Arsesp

Vídeos Arsesp

Como se sair bem na prova do concurso da Arsesp 2018


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Atualizado: 26/03/2018 - 14:08

Dirce Reis/SP tem concurso com inscrições abertas

As vagas no concurso da Prefeitura Municipal de Dirce Reis são destinadas a candidatos que possuem os níveis fundamental, médio e superior

Até 28/03

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Seguem abertas até o dia 28 de março as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Dirce Reis, localizada no Estado de São Paulo. Ao todo, serão preenchidas cinco vagas do seu quadro de pessoal.

 

O cargo de auxiliar de serviços educacionais (1  vaga) exige ensino fundamental incompleto. O salário inicial é de R$ 1.142,99.

 

Aqueles que têm o ensino médio podem se inscrever para a função de agente comunitário de saúde (1), cujo vencimento é de R$ 1.014.

 

Nível superior é requisito para os postos de coordenador do Cras (1), professor I (1) e psicólogo do Cras (1). As respectivas remunerações são de R$ 2.619,68, R$ 2.262,83 e R$ 1.458,75.

 

Além dos vencimentos, a Prefeitura de Dirce Reis ainda oferece para os seus servidores o benefício de R$ 920 de vale-alimentação.

 

 

Inscrição e provas do concurso da Prefeitura de Dirce Reis/SP

 

 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.setaconcurso.com.br. Os valores da taxa de participação variam de R$ 50 a R$ 80.

 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática, 10 de conhecimentos gerais e 10 de conhecimentos específicos.

 

Com três horas de duração, a avaliação será aplicada no dia 6 de maio, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.

 

A etapa final do concurso da Prefeitura de Dirce Reis será a análise de títulos, exclusiva para o emprego de professor. 

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Atualizado: 26/03/2018 - 12:29

MP/SP: edital deve sair após escolha de novo procurador

No concurso MP/SP 2018 serão abertas 37 vagas, sendo 28 para auxiliar de promotoria, de nível fundamental, com inicial de R$ 3,5 mil. As demais serão para analista de nível superior, com salário de R$ 12,8 mil

Níveis fundamental e superior

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A publicação do edital do novo concurso público que será promovido pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) 2018, inicialmente prevista para março, deve ocorrer após a nomeação do novo procurador-geral de Justiça do Estado, que substituirá Gianpaolo Pogio Smanio. Ainda no decorrer de abril, o órgão deve definir a lista tríplice que será encaminhada para o governador Geraldo Alckmin para a escolha do novo procurador. A expectativa é de que a realização do certame possa ter início logo após a mudança de gestão do órgão. 

Ao todo serão oferecidas 37 vagas, sendo 28 para a carreira de auxiliar de promotoria, que pede apenas ensino fundamental para concorrer e oferece remuneração inicial de R$ 3.575,13, incluindo salário de R$ 2.604,65, auxílio-alimentação de R$ 710 e auxílio-condução de R$ 11,84 por dia, o que equivale a R$ 260,48.   As outras nove oportunidades serão para o cargo de analista técnico científico. Neste caso, para concorrer será necessário possuir curso de nível superior. As áreas de formação serão para administrador, contador e economista, com remuneração inicial de R$ 12.875,55.    Para os dois cargos, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais.   A banca organizadora do certame já está confirmada e será a Fundação Vunesp.  

Comissão do concurso do MP/SP

  A comissão do concurso, instituída em 28 de junho de 2017, é presidida pelo promotor de justiça Marcio Francisco Escudeiro Leite e conta, ainda, com o promotor Denis Fábio Marsola, a assessora técnica Maria Elizabete de Araújo, a oficial de promotoria Rosangela Andrade Gomes de Paula e a assessora técnica de promotoria Vivian Seabra.    Também foi constituída a equipe multiprofissional, presidida pela promotora Sandra Lucia Garcia Massud e composta também pelo analista de promotoria e médico da área de saúde e assistência social Rodrigo Itocazo Rocha, analista de promotoria – psicóloga Dagmar Menichetti, assistente técnica de promotoria – fonoaudióloga Ana Paula Sanches, a diretora da divisão de assuntos complementares do órgão Neuza Gonçalves de Souza e o diretor técnico de divisão Fabio Fernando Ruiz Hajnal.   APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA CONCURSO MP/SP - AUXILIAR DE PROMOTORIA APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA CONCURSO MP/SP - ANALISTA TÉCNICO CIENTÍFICO APOSTILA ONLINE E IMPRESSA CONCURSO MP/SP - ESTÁGIO EM DIRETO CURSO ONLINE MP/SP - AUXILIAR DE PROMOTORIA
É importante ressaltar que a oferta de 37 vagas diz respeito somente às necessidades imediatas. A própria autorização  já determina que o concurso também será para suprir eventuais necessidades que forem surgindo, o que garante a nomeação de muitos remanescentes durante o prazo de validade do certame.
 

Distribuição de vagas do concurso MP/SP


Das 28 vagas de auxiliar, 20 são destinadas para a primeira região administrativa, que inclui a capital paulista Grande São Paulo, Santos e Vale do Ribeira. Neste caso, as oportunidades serão para as áreas de eletricista, encanador, marceneiro, pedreiro, pintor e serralheiro.
  As oito vagas restantes serão para um cargo de eletricista e um de encanador para cada uma das demais quatro áreas regionais. A segunda região inclui as cidades de Campinas e Taubaté. A terceira inclui Sorocaba e Piracicaba. Na quarta, Araçatuba, Bauru e Presidente Prudente. Por fim, na quinta, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
 

Provas do concurso MP/SP

  Quem pretende concorrer já pode dar início aos estudos, tendo como base os conteúdos programáticos das seleções anteriores. No caso de auxiliar de promotoria, o último concurso ocorreu em 2014, somente para a área administrativa. Para analista técnico científico, o certame foi em 2015. Ambos foram organizados pela Vunesp.
  No caso de auxiliar de promotoria, a seleção contou apenas com uma prova objetiva, com 60 questões, sendo 25 de língua portuguesa, 15 de matemática e 20 de conhecimentos gerais, incluindo seis de história, seis de geografia, seis de atualidades e duas de legislação.  

Prepare-se para o concurso do Ministério Público do Estado de São Paulo

VIDEOAULA PARA MP/SP PROVA ANTERIOR DO MP/SP Para analista técnico científico, as oportunidades foram para diversas áreas de atuação, mas não incluíam as de administrador, contador e economista, que serão oferecidas na nova seleção. De qualquer forma, a triagem foi composta de prova objetiva, com 60 questões, além de avaliação dissertativa, com estudo de caso. Na parte objetiva foram 30 questões de conhecimentos gerais e 30 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais foram dez de língua portuguesa, dez de matemática, cinco de atualidades e cinco de noções de informática ou raciocínio lógico, variando de acordo com a área de atuação.   Veja também: MP/SP publica edital com 67 vagas de promotor  

Disputa

  Quem pretende concorrer ao concurso do MP/SP deve iniciar os estudos o quanto antes, uma vez que a carreira de auxiliar de promotoria costuma ser bastante disputada. No concurso de 2014 foram registrados nada menos do que 54.793 inscritos para a oferta inicial de 37 oportunidades.
  Já a última seleção para analista técnico científico contou com 6.159 inscritos para 40 vagas, nas áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, engenharia agrônoma, engenharia avaliadora, engenharia de computação, engenharia de segurança do trabalho, engenharia de tráfego, engenharia florestal, engenharia industrial, engenharia química, geógrafo, pedagogia e medicina veterinária.  
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Atualizado: 26/03/2018 - 09:06

Concurso Sabesp: último dia de inscrição para 661 vagas

Novo concurso da Sabesp preencherá postos distribuídos entre carreiras destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Salários chegam a R$ 8,8 mil

Capital, Grande SP, interior e litoral

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Terminam às 14h desta segunda-feira (26) as inscrições para o concurso da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A seleção preencherá, ao todo, 661 vagas distribuídas entre a capital, Grande SP, interior e litoral, além de formar cadastro reserva (CR), de acordo com o edital.

 

Quem possui nível fundamental pode concorrer como agente de saneamento ambiental (256 postos), motorista operador de equipamentos automotivos (15) e oficial de manutenção nas áreas de caldeiraria (1), civil (2), elétrica (33), mecânica (19) e soldador (4).

 

Ensino médio habilita para as carreiras de atendente a clientes (16) e técnico em gestão (50). Quem também possui formação técnica encontra opções como técnico em gestão - informática (3), controlador de sistemas de saneamento (1), técnico de segurança do trabalho (4) e técnico em sistemas de saneamento nas áreas de agrimensura (1), automação (1), edificações (22), eletromecânica (13), eletrônica (3), eletrotécnica (6), mecânica (7), química (50), química/meio ambiente/saneamento (23), saneamento (8) e telecomunicações (1).

 

Em nível superior há oportunidades no concurso da Sabesp para advogado (29); biólogo (1); engenheiro nas seguintes especialidades: ambiental (4), civil (18), elétrico (1), mecânico (3), sanitarista (1) e segurança do trabalho (3); médico do trabalho (2); químico (3); tecnólogo - construção civil/edifícios e obras hidráulicas (2); e analista de gestão nas áreas de administração (33), contabilidade (10), economia (4), psicologia (2), publicidade e propaganda (1), relações públicas (2) e sistemas (3).

 

APOSTILAS CONCURSO SABESP 2018 - DIVERSOS CARGOS E NÍVEIS

 

Além da capital, o processo seletivo disponibiliza vagas para atuação nas áreas de abrangência das regiões de Bragança Paulista, Franco da Rocha, Mairiporã, Avaré, Itapeva, Itapetininga, Alto Paranapanema, Presidente Prudente, Franca, Mococa, São João da Boa Vista, Divisões do Pardo e Grande, Itatiba, Botucatu, Caraguatatuba, Apiaí, Juquitiba, Registro, Baixada Santista, Fernandópolis, Jales, Lins, Monte Alto, Novo Horizonte, Baixo Tietê e Grande, Taubaté, São José dos Campos, Lorena e Campos do Jordão.  

 

O último concurso da Sabesp, realizado em 2013, totalizou 41.264 inscritos. A oferta foi de 624 oportunidades. 

 

Salários oferecidos no concurso da Sabesp 2018

 

As remunerações partem de R$ 3.058,80 para vagas de nível fundamental e alcançam R$ 4.854,34 para postos de ensino médio e R$ 8.804,74 para cargos com exigência de curso superior.

 


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Os vencimentos informados já incluem o vale-refeição diário de R$ 35,01 (total de R$ 840,24, considerando 24 dias) e a cesta básica de R$ 364,03 (exceto para postos de engenheiro, que excedem o salário-base de R$ 7.504,78), conforme o acordo coletivo 2017/2018.

 

Sabesp ainda concede outros benefícios, entre eles: vale-transporte, participação nos resultados, plano de saúde, previdência suplementar e seguro de vida em grupo. Em caso de hora extra, os servidores recebem o equivalente a 100% do valor do horário normal.

 

Concurso Sabesp 2018: inscrições e provas

 

As inscrições para o concurso da Sabesp 2018 são recebidas por meio do site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), banca que organiza a seleção. As taxas custam R$ 50 (nível fundamental), R$ 60 (médio) e R$ 70 (superior).

 

Todos os candidatos farão, em 6 de maio, prova objetiva com questões de múltipla escolha. Serão 40 perguntas para as funções de nível fundamental e 50 para as demais vagas.

 

O conteúdo programático do concurso da Sabesp engloba língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico, informática, atualidades e conhecimentos específicos, variando as disciplinas conforme a carreira. 

 

A avaliação ocorrerá em Santos, São Paulo, Registro, Itapetininga, Presidente Prudente, São José dos Campos, Itatiba, Caraguatatuba, Franca, Lins, São José dos Campos, Botucatu, Franca, Presidente Prudente e Bragança Paulista.

 

Nas demais etapas, os concorrentes serão submetidos, respectivamente, a outras duas fases: comprovação de pré-requisitos e exame médico admissional, em datas a serem definidas.  

 

Segundo prevê o edital, o concurso da Sabesp terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério da companhia. A publicação do resultado final está prevista para 19 de junho. 

 

Nomeações do concurso estão previstas para ter início a partir de junho. Veja mais informações clicando aqui.

 

Atribuições do agente de saneamento ambiental (256 vagas) no concurso da Sabesp 2018

 

Atuar no sistema de saneamento ambiental em atividades que exigem esforço físico, relacionadas com a operação, conservação e manutenção de sistemas de produção, controle de qualidade, abastecimento de água, coleta e disposição final de esgotos, realizando atividades internas e externas. Executar abertura e/ou fechamento de valas, registros hidráulicos e atividades relativas à instalação, manutenção, remanejamento e prolongamento de redes de água e esgotos e manobras em linhas adutoras. Transportar equipamentos, materiais e ferramentas em geral. Coletar amostras em locais pré-determinados. Operar equipamentos das estações elevatórias e subestações transformadoras, máquinas de desobstrução de esgotos, etc. Efetuar leitura de hidrômetros, corte, entrega de contas, supressão e restabelecimento de ligações de água, nos domicílios dos clientes. Realizar, sob orientação, ensaio metrológico de hidrômetro em campo, verificando suas condições físicas e utilizando equipamento portátil, de acordo com os procedimentos estabelecidos e informar o resultado ao cliente, prestando os devidos esclarecimentos. Executar serviços de desinfecção em redes e reservatórios, etc. Atuar em atividades de natureza elétrica, hidráulica, mecânica, civil e realizar outras atividades correlatas, zelando pela organização, segurança e conservação do local de trabalho. Dirigir veículo para realização das atividades previstas para o cargo.

 

Conteúdo programático parcial para vagas de nível fundamental no concurso da Sabesp

 

Língua portuguesa – Interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes, preposições e conjunções. Emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência.

 

APOSTILAS CONCURSO SABESP 2018 - TÉCNICO EM GESTÃO

 

Matemática/raciocínio lógico – Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, às conclusões determinadas.

 

Confira o conteúdo programático completo do concurso da Sabesp 2018

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Atualizado: 23/03/2018 - 15:58

Paranapanema/SP tem concurso com 16 vagas

Oportunidades do concurso da Prefeitura Municipal de Paranapanema são para candidatos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, com remunerações que chegam a R$ 4,2 mil

Até 27/03

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Serão recebidas até o dia 27 de março as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paranapanema, localizada no Estado de São Paulo. A seleção visa o preenchimento de 16 vagas do seu quadro de pessoal. 

Aqueles que concluíram o ensino fundamental podem concorrer para as funções de jardineiro (2 vagas) e tratorista (1). Os respectivos salários iniciais são de R$ 1.361 e R$ 1.467,70. 

Para quem tem o ensino médio e curso técnico, as chances são para os cargos de eletricista (2) e fiscal de obras (1). O vencimento do primeiro posto é de R$ 1.467,70 e do segundo é de R$ 2.261. 

Candidatos que têm o nível superior estão aptos às carreiras de agente ambiental (1), analista da procuradoria (3), engenheiro civil (1) e instrutor de esportes (5). As remunerações variam de R$ 2.261 a R$ 4.212,95. 

 

Etapas do concurso da Prefeitura de Paranapanema/SP

 

Interessados devem se inscrever no endereço eletrônico www.directacarreiras.com.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 25 para ensino fundamental, R$ 30 para nível médio/técnico e R$ 50 para formação superior. 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, composta por 40 questões de múltipla escolha. Com três horas de duração, a avaliação será aplicada no município de Paranapanema/SP no dia 29 de abril, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

O concurso da Prefeitura de Paranapanema/SP ainda contará com as seguintes etapas: prova prática para os empregos de tratorista e eletricista; e análise de títulos para os cargos que exigem nível superior.

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Atualizado: 22/03/2018 - 15:44

Aberto concurso para 58 vagas em Taboão da Serra/SP

Distribuídas entre carreiras de níveis fundamental, médio e superior, ofertas no concurso da Prefeitura de Taboão da Serra apresentam vencimentos de até 4 mil. Prazo para inscrições termina em 6 de abril

Grande São Paulo

Por JCConcursos - Samuel Peressin

O município de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, abriu concurso público para preencher 58 vagas e formar cadastro reserva em cargos na prefeitura.

 

Profissionais que possuem nível fundamental podem disputar as seguintes colocações: ajudante geral (10 postos e salário de R$ 980), encanador (3 - R$ 1.098), mecânico de veículos automotores (2 - R$ 1.211), marceneiro (3 - R$ 1.098), motorista (5 - R$ 1.139), pedreiro (3 - R$ 1.098), pintor de veículos (1 - R$ 1.098), pintor de parede (4 - R$ 1.098) e serralheiro (2 - R$ 1.098). 

 

APOSTILAS CONCURSO PREFEITURA TABOÃO DA SERRA - CARGOS NÍVEL FUNDAMENTAL

 

Ensino médio e experiência mínima de seis meses são requisitos do concurso da Prefeitura de Taboão da Serra para instrutor de atividades culturais e educativas nas áreas de futebol (2), dança de salão (1), ballet (2), teatro (1), judô (1), karatê (1), kung fu (1) e muay thai (1). A remuneração é de R$ 18,75 por hora.

 

Formação técnica de nível médio habilita para as carreiras de desenhista (1 - R$ 1.200), fiscal de obras (2 - R$ 1.200) e topógrafo (3 - R$ 1.200).

 

Com exigência de curso superior há chances no concurso da Prefeitura de Taboão da Serra para arquiteto (2 - R$ 4.048,29), engenheiro agrônomo (1 - R$ 4.048,29), engenheiro - obras públicas (3 - R$ 4.048,29), geógrafo (1 - R$ 4.048,29) e técnico desportivo (2 - R$ 20,83 por hora/aula).

 

Detalhes sobre as inscrições e provas do concurso da Prefeitura de Taboão da Serra 2018

 

Disponíveis até 6 de abril, as inscrições para o concurso da Prefeitura de Taboão da Serra devem ser registradas pelo site do Instituto Zambini (www.zambini.org.br). As taxas variam de R$ 32,90 a R$ 98,50.

 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 22 de abril, e prática (instrutor, técnico desportivo, ajudante geral, encanador, mecânico, marceneiro, pedreiro, pintor e serralheiro), em 27 de maio.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Taboão da Serra terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Concurso Prefeitura Taboão da Serra: atribuições do ajudante geral

 

Executar sob orientação, serviços de limpeza e conservação das áreas internas e externas da Prefeitura, móveis e imóveis, e cumprir tarefas auxiliares nos setores que for designado. Executar tarefas correlatas.

 

Atribuições do técnico desportivo no concurso da Prefeitura de Taboão da Serra 2018

 

Promover a prática de ginástica e outros exercícios físicos, além de jogos em geral, atendendo a cidadãos de diferentes faixas etárias, ensinando e orientando quanto aos princípios e regras técnicas das atividades esportivas, para lhes possibilitar o desenvolvimento harmônico do corpo e a manutenção de boas condições de saúde; executar outras atividades correlatas.

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Atualizado: 22/03/2018 - 12:04

Ipred-Diadema/SP prepara concurso para diversos cargos

Concurso contará com quatro vagas imediatas e cadastros para diversos cargos, com iniciais de até R$ 7,9 mil. Em fase de licitação

Todos os níveis

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

O Instituto de Previdência do Servidor Municipal (Ipred) de Diadema, na Grande São Paulo, realizará concurso público para o preenchimento de quatro vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal para diversos cargos, com opções para quem possui níveis fundamental, médio, técnico e superior. As remunerações iniciais variam de R$ 1.187,87, para a carreira de agente de serviços, a R$ 7.954,66, para médico perito.


O processo está em fase de licitação para a escolha da banca organizadora, que está sendo feito pelo critério de pregão presencial, com abertura das propostas marcada para o dia 3 de abril. Somente após a escolha da empresa poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

 

Ensino Fundamental
Quem possui ensino fundamental poderá concorrer ao cargo de agente de serviço. Neste caso, a oferta é de uma vaga e a remuneração inicial é de R$ 1.187,87, para jornada de 40 horas semanais.

 

Ensino Médio
No caso de ensino médio, a seleção será para as carreiras de agente administrativo II (2 vagas e inicial de R$ 1.831,91, para 40 horas semanais) e motorista (cadastro reserva, com carteira de habilitação “C”, com inicial de R$ 1.433,55, para jornada de 40 horas).

 

Formação Técnica
Para quem possui formação técnica, a oportunidade será para o cargo de técnico de contabilidade. Neste caso, a oferta é apenas para formar cadastro reserva de pessoal, com exigência de registro no conselho. A remuneração inicial de R$ 2.741, para 40 horas semanais.

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior, oportunidades para analista de sistemas (CR, R$ 4.412,50, 30 horas), assistente social (1, com registro no conselho, R$ 4.412,50, 30 horas), contador (CR, com registro no conselho, R$ 4.412,50, 30 horas), médico perito (CR, com registro no conselho, R$ 7.954,66, 20horas) e procurador (1, R$ 4.412,50, 30 horas).

 


Provas
Para o cargo de agente de serviços, a seleção contará com 40 questões, sendo 15 de língua portuguesa, 15 de matemática e dez de atualidades.


Para agente administrativo II serão 15 de língua portuguesa, 15 de matemática, cinco de atualidades, cinco de noções de informática e dez de conhecimentos específicos.


Para motorista, dez de língua portuguesa, dez de matemática, cinco de atualidades, cinco de noções de informática e 20 de conhecimentos específicos, além de prova prática.


Para técnico em contabilidade, dez de língua portuguesa, dez de matemática, cinco de atualidades, cinco de noções de informática e 20 de conhecimentos específicos.


Para analista de sistemas, dez de língua portuguesa, dez de matemática, cinco de atualidades, cinco de raciocínio lógico e 30 de conhecimentos específicos.


Para assistente social, dez de língua portuguesa, dez de matemática, cinco de atualidades, cinco de noções de informática e 30 de conhecimentos específicos.


Para contador, dez de língua portuguesa, dez de matemática, cinco de atualidades, cinco de noções de informática e 30 de conhecimentos específicos.


Para médico perito serão 40 de conhecimentos específicos.

Finalmente, para procurador, 60 de conhecimentos específicos e uma peça processual.

 

Prazos
De acordo com o edital de licitação, o prazo de inscrições será de 15 dias corridos, com aplicação das provas objetivas e prático-profissional dentro de 45 dias corridos da data de publicação do edital. A divulgação dos resultados finais deve ser feita dentro de 80 dias da publicação do edital.  

 

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Atualizado: 22/03/2018 - 10:22

Concurso Ebserh 2018: divulgado edital com 1.196 vagas

Concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) conta com oportunidades para diversas carreiras, em 23 Estados

Diversos cargos

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Foram publicados nesta quinta-feira (22) os três editais de concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Oportunidade é de 1.196 vagas para 35 hospitais universitários federais, além da sede da estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), distribuídas por 23 Estados. O candidato poderá escolher até três opções de unidades da Rede Ebserh para sua lotação. 

As ofertas estão distribuídas nos seguintes editais: nº 02/2018 para preenchimento de 339 vagas na área médica; nº 03/2018 para preenchimento de 713 vagas na área assistencial; e nº 04/2018 para preenchimento de 144 vagas na área administrativa. 

APOSTILA CONCURSO EBSERH 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
APOSTILAS CONCURSO EBSERH 2018 - TÉCNCIO EM ENFERMAGEM
CURSO CONCURSO EBSERH 2018 - ÁREAS MÉDICA - ADMINISTRATIVA E ASSITENCIAL

 

Para a área médica, as ofertas estão distribuídas entre 83 especialidades, como anestesiologia, angiologia, cancerologia cirúrgica, cancerologia clínica, cancerologia pediátrica, cardiologia, cardiologia - eletrofisiologia clínica invasiva, cardiologia - ergometria, cardiologia pediátrica, cirurgia cardiovascular, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, coloproctologia, desindometria óssea, diagnóstico por imagem - radiologia intervencionista e angiorradiologia, diagnóstico por imagem - ultrassonografia geral, DOR, ecocardiografia, ecografia vascular com doppler, endocrinologia e metabologia, endocrinologia pediátrica, endoscopia digestiva, endoscopia ginecológica, endoscopia respiratória, gastroenterologia, gastroenterologia pediátrica, genética médica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, hematologia e hemoterapia, hematologia e hemoterapia pediátrica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista,   hepatologia, infectologia, infectologia pediátrica, mamografia, mastologia, medicina da família e comunidade, medicina de emergência, medicina e urgência, medicina do adolescente, medicina do trabalho, medicina fetal, entre várias outras. A exigência é de nível superior e a remuneração é de R$ 8.093,59. 


APOSTILAS CONCURSOS EBSERH 2018 - NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR (ÁREA ADMININISTRATVA)
APOSTILAS CONCURSO EBSERH 2018 - MÉDICO

Na área assistencial, para ensino médio/técnico as oportunidades são para os cargos de técnico em análises clínicas, técnico em citopatologia, técnico em farmácia, técnico em enfermagem, técnico em necropsia, técnico em radiologia, técnico em radiologia - radioterapia e técnico em saúde bucal. Já para nível superior, as chances são para assistente social, biólogo, biomédico, cirurgião dentista, cirurgião dentista - cirurgia e traumatologia buco-maxilo-faciais, enfermeiro em diversas especialidades, farmacêutico, farmacêutico - farmácia clínica em oncologia, físico - radiodiagnóstico, físico - radioterapia, fisioterapeuta em várias áreas, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo, profissional de educação física, psicólogo nas áreas hospitalar, organizacional e neuropsicologia, tecnólogo em radiologia e terapeuta ocupacional. Os salários variam de R$ 2.031,19 a R$ 9.687,39.

APOSTILAS CONCURSO EDBSERH 2018 - TODOS OS NÍVEIS

Para a área administrativa, para ensino médio/técnico as ofertas são para os postos de assistente administrativo, técnico em contabilidade, técnico em informática e técnico em segurança do trabalho. Já para nível superior, as vagas são para advogado, analista de tecnologia da informação, arquiteto, engenheiro civil, engenheiro clínico, jornalista, tecnólogo em gestão e analista administrativo nas especialidades de administração, biblioteconomia, contabilidade, economia, estatística, gestão hospitalar, relações públicas e qualquer nível superior. Os salários partem de R$ 2.294,11 e chegam a R$ 8.209,48. 

Confira a distribuição das vagas, cidades de lotação, cargos, requisitos e salários nos editais, que encontram-se anexados à notícia.

 

Participação no concurso da Ebserh 2018

 

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o responsável pela organização e execução do processo de seleção. As inscrições serão recebidas entre os dias 26 de março e 10 de abril para os cargos constantes nos editais das áreas administrativa e assistencial e de 27 de março a 10 de abril para a área médica. A ficha cadastral estará disponível no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos

Será cobrada uma taxa de participação do concurso da Ebserh 2018, que varia de R$ 76 a R$ 252, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco. 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contará com 100 itens que versarão sobre conhecimentos básicos, conhecimentos complementares e/ou conhecimentos específicos. 

Com três horas de duração, a avaliação será aplicada no dia 6 de maio nas cidades de Maceió/AL, Manaus/AM, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Vitória/ES, Goiânia/GO, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Campo Grande/MS, Dourados/MS, Belo Horizonte/MG, Juiz de Fora/MG, Uberaba/MG, Belém/PA, Cajazeiras/PB, Campina Grande/PB, João Pessoa/PB, Curitiba/PR, Petrolina/PE, Recife/PE, Teresina/PI, Niterói/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Natal/RN, Santa Cruz/RN, Pelotas/RS, Santa Maria/RS, Rio Grande/RS, Florianópolis/SC, São Carlos/SP, São Paulo/SP, Aracaju/SE, Lagarto/SE e Araguaína/TO.  

A etapa final do concurso da Ebserh 2018 será a análise de títulos, apenas classificatória, para todos os cargos. 

 

Sobre a Ebserh

 

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.


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Atualizado: 21/03/2018 - 14:02

Serrana/SP retifica cronograma de concurso com 133 vagas

Oportunidades no concurso da Prefeitura Municipal de Serrana são para candidatos de todos os níveis escolares, com salários de até R$ 8,8 mil

Vários cargos

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

No Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Serrana retificou o cronograma de seu concurso público destinado ao provimento de 133 vagas. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva (CR) para eventuais oportunidades. 

Com a retificação, as inscrições passarão a ser realizadas entre os dias 28 de março e 3 de maio. A data da prova objetiva também foi alterada, agora ela será aplicada no dia 24 de junho. 

Para ensino fundamental, as chances são para as funções de coveiro (CR), padeiro (CR), agente comunitário de saúde (20 vagas), agente de controle de vetores (CR), atendente de alunos (CR), auxiliar administrativo (CR), cozinheiro (12), eletricista (CR) e motorista (6). 

Candidatos que têm o ensino médio completo e/ou curso técnico estão aptos às carreiras de almoxarife (CR), desenhista de página de internet (CR), educador social (CR), fiscal de postura (CR), guarda municipal (CR), monitor artesanal (CR), monitor de creche (30), secretário de educação básica (CR), secretário geral (CR), técnico de segurança do trabalho (CR), técnico de enfermagem (11), técnico em farmácia (CR), técnico em imobilizações ortopédicas (CR), técnico em prótese dentária (CR) e técnico em radiologia (CR). 

Nível superior é requisito para os cargos de assistente social (2), bibliotecário (CR), cirurgião dentista (CR), enfermeiro (CR), engenheiro civil (CR), psicólogo (1), psicopedagogo (CR), médico nas especialidades de cardiologista (1 + CR), clínico geral (1 + CR), dermatologista (1 + CR), endocrinologista (1 + CR), gastroenterologista (1 + CR), ginecologista e obstetra (1 + CR), infectologista (1 + CR), neurologista (1 + CR), oftalmologista (1 + CR), ortopedista (1 + CR), otorrinolaringologista (1 + CR), pediatra (1 + CR), pneumologista (1 + CR), psiquiatra (1 + CR) e urologista (1 + CR) e professor de educação básica nas áreas de educação artística (5), educação especial (CR), educação especial/braile (CR), educação especial/libras (CR), educação física (4), educação infantil (15), ensino fundamental - séries iniciais (10), geografia (CR), história (CR), inglês (CR), língua portuguesa (1) e matemática (1). 

Os salários iniciais partem de R$ 1.224 e chegam a R$ 8.811,93. Como benefício, a Prefeitura de Serrana/SP ainda oferece R$ 636 de ticket-alimentação.

 

Etapas do concurso da Prefeitura de Serrana/SP

 

Interessados devem se inscrever na página eletrônica da banca organizadora, a Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). Os valores da taxa de participação são de R$ 57 para ensino fundamental, R$ 75 para níveis médio e técnico e R$ 100 para formação superior, exceto para o cargo de médico, cujo custo é de R$ 110. 

Todos os candidatos executarão a prova objetiva na cidade de Serrana/SP no dia 24 de junho. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, noções de informática, conhecimentos gerais, atualidades, política de saúde e/ou conhecimentos específicos. 

O concurso da Prefeitura de Serrana/SP ainda contará com as seguintes etapas, para alguns cargos: prova prática; análise de títulos; aptidão física; e avaliação psicológica. 

  APOSTILAS CONCURSO SERRANA/SP 2018 - AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE  
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Atualizado: 21/03/2018 - 09:11

Concurso Arsesp: inscrições para 46 vagas terminam hoje

Novo concurso da Arsesp preencherá 42 postos de especialista e quatro de analista. Salários iniciais chegam a R$ 6,2 mil. Interessados podem se candidatar até as 23h59 desta quarta-feira (21)

Nível superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Terminam às 23h59 desta quarta-feira (21) as inscrições do concurso da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) para preenchimento de 46 vagas de nível superior.

 

De acordo com o edital, são quatro postos para analista de suporte à regulação (salário de R$ 5.207) e 42 para especialista em regulação e fiscalização de serviços públicos (R$ 6.214).

 

As ofertas para especialista estão distribuídas entre as áreas de elétrica (5 postos), gás canalizado (5), econômico-financeiro (6), saneamento básico (23) e relações institucionais (3).

 

Todos os empregos exigem experiência mínima de três anos em assuntos relacionados com as atividades a serem desempenhadas. O regime de trabalho corresponde a 40 horas semanais.

 

As inscrições para o concurso da Arsesp 2018 são recebidas por meio do site da Vunesp (www.vunesp.com.br), banca que organiza a seleção. O valor da taxa é de R$ 70.

 

Sobre as provas do concurso da Arsesp 2018

 

concurso da Arsesp 2018 envolverá prova objetiva e redação. A primeira trará 80 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto a partir de tema proposto pela banca. 

 

APOSTILAS CONCURSO ARSESP 2018 - ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS / ANALISTA DE SUPORTE A REGULAÇÃO

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico, informática, administração pública (direito constitucional e direito administrativo), legislação e conhecimentos específicos. 

 

A aplicação está prevista para 29 de abril, na capital. Os candidatos terão cinco horas para concluir os exames. A convocação poderá ser acompanhada pelo Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.com.br), além do site da Vunesp. 

 

Segundo o edital, o concurso da Arsesp terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da agência. 

 

Salários oferecidos pela Arsesp podem crescer

 

O governador Geraldo Alckmin encaminhou, em 28 de dezembro, à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o projeto de lei complementar 35/2017, que dispõe sobre a criação do plano de carreiras dos servidores da Arsesp. Se aprovada, a proposta acarretará reajustes salariais. 

 

Com a revisão dos valores, os vencimentos podem passar a ser de R$ 8.500 para especialista e R$ 7.300 para analista. Em final de carreira, os servidores poderão chegar a receber, respectivamente, R$ 14.524 e R$ 12.473, caso aprovado o projeto.

 

Concurso Arsesp 2018: principais atribuições do especialista (saneamento básico)

 

Realizar atividades de regulação e fiscalização na diretoria de saneamento por meio de estudos técnicos, normatizações, fiscalizações, monitoramento de indicadores e parâmetros relativos aos padrões, serviços e manutenção das instalações de saneamento básico. a) - Colaborar com a Superintendência de Regulação e Fiscalização para exercer as competências que lhe forem delegadas. b) - Elaborar normas técnicas e regulamentos para disciplinar a prestação de serviços. c) - Acompanhar e analisar indicadores técnicos relativos às condições de prestação dos serviços. d) - Prover apoio técnico aos processos de resolução de conflitos entre agentes do setor (usuários, prestadores de serviços, poder concedente e outros). e) - Realizar estudos técnicos e de pesquisa e desenvolvimento junto aos prestadores de serviços e demais interessados. f) - Desenvolver estudos técnicos e pareceres de apoio à fiscalização, à regulação técnica e econômico-financeira. g) - Acompanhar a evolução tecnológica e a melhoria dos produtos, serviços e práticas empresariais de agentes atuantes no setor de saneamento. h) - Fiscalizar a prestação dos serviços em seus aspectos técnicos, comerciais, contábeis, econômico-financeiros, tarifários, contratuais e planos de investimento, além de acompanhar o atendimento aos requisitos de regularidade, continuidade, eficiência, qualidade, segurança, atualidade, generalidade e cortesia. i) - Atuar na elaboração de termos de referência de contratação de serviços e produtos de apoio às atividades regulatórias e fiscalizatórias da diretoria de saneamento; j) - Fiscalizar evidências pontuais identificadas nas reclamações dos usuários dos serviços ou de demandas internas e externas. Entre outras atividades.

 

Principais atribuições do analista no concurso da Arsesp 2018

 

Responsável pelo desempenho das atividades técnicos-administrativas e logísticas de apoio às competências legais a cargo da Arsesp, tais como: a) - Executar as atividades de administração de recursos materiais e de serviços; b) - Preparar os expedientes e contratos de aquisição de bens e serviços; c) - Acompanhar sua execução financeira; d) - Executar os procedimentos licitatórios e de cadastro de fornecedores, o controle de estoques e distribuição de materiais; e) - Garantir a manutenção da infraestrutura e dos serviços necessários ao desempenho das atividades da Agência; f) - Garantir manutenção e o controle dos bens móveis e imóveis da Arsesp; g) - Controlar e organizar as informações oficiais na Agência; h) - Fazer a guarda dos autos de processos administrativos abertos, suspensos, findos, encerrados ou arquivados, abrir e encerrar processos administrativos; i) - Promover o andamento processual necessário; j) - Receber, registrar, distribuir, expedir e arquivar papéis e processos; k) - Prestar informações sobre papéis e processos; l) - Elaborar a correspondência e executar serviços básicos de editoração; m) - Executar e conferir serviços de datilografia e digitação; n) - Acompanhar a execução do plano de metas; o) - Propor a revisão ou adequação dos planos e metas anuais; p) - Contribuir na implantação das políticas e diretrizes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos empregados da Agência; Entre outras atividades.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso da Arsesp

 

Língua portuguesa – Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Emprego da acentuação gráfica. Pontuação. Classes de palavras - emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Voz Ativa e Passiva. Colocação pronominal. Crase.

 

Matemática/raciocínio lógico – Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas. Razão e proporção; divisão em partes proporcionais; regra de três simples e composta; porcentagem e problemas. Juros simples e compostos. Sistemas usuais de medidas. Equações do 1º e do 2º graus; sistemas de equações. Noções de contagem, probabilidade e estatística. Estrutura lógica de relações arbitrá novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

 

Informática – MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

 

Administração pública – Noções de Direito Administrativo: Administração Pública Direta e Indireta: conceito. Autarquia: conceito. Autarquia Especial: conceito. Processo e Ato Administrativo (Lei estadual nº 10.177/1998). Poder de Polícia: conceito e elementos. Licitações e Contratos administrativos (Lei federal nº 8.666/1993 atualizada). Pregão presencial e eletrônico (Lei federal nº 10.520/2002, Decreto estadual nº 47.297/2002, e Decreto estadual nº 49.722/2005). Lei federal nº 8.987/1995 (sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, art. 175 da Constituição Federal). Lei estadual nº 7.835/1992 (dispõe sobre o regime de concessão de obras públicas, de concessão e permissão de serviços públicos e dá providências correlatas). Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. Lei dos Consórcios Públicos: Lei Federal nº 11.107/2005 e Decreto federal nº 6.017/2007. Noções de Direito Constitucional: Formas de Estado e formas e sistemas de governo. Funções típicas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Princípios que regem as atividades da Administração Pública paulista (artigo 111 da Constituição do Estado). Lei Federal nº 12.527, de 18/11/2011 (dispõe sobre o acesso a informações) e Decreto Estadual nº 58.052/2012 (regulamenta a Lei federal nº 12.527/2011).

 

Legislação – Legislação Aplicada Aos Servidores da Arsesp: Objetivos fundamentais da Arsesp (Lei Complementar nº 1.025/2007 e Decreto Estadual nº 52.455/2007).Agências Reguladoras: As agências reguladoras e o princípio da legalidade. Órgãos reguladores no Brasil: histórico e característica das autarquias. Abordagens: teoria econômica da regulação, teoria da captura, teoria do agente principal. Formas de regulação: regulação de preço; regulação de entrada; regulação de qualidade. Boas práticas regulatórias: análise do impacto regulatório. Poder regulatório. Noções de Direito do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/1990). Defesa da Concorrência: Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência. Prevenção e a repressão às infrações contra a ordem econômica. Regras per se e de razão. Modelo de estrutura-conduta-desempenho. Abordagem dos custos de transação. Poder de mercado. Mercados relevantes. Práticas anticompetitivas horizontais e verticais. Interações entre as agências reguladoras e órgãos de defesa da concorrência no Brasil.

 

Confira o conteúdo programático completo para a prova do concurso da Arsesp

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Atualizado: 20/03/2018 - 11:58

TRE/SP: PL para 370 vagas em pauta em comissão

A expectativa é de que, uma vez aprovada a proposta, o preenchimento das oportunidades seja feito por aprovados no último concurso do tribunal

Técnico e analista

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

Está pronta para votação, na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, desde o último dia 14 de março, o projeto de lei da Câmara 93/2017, oriundo do projeto de lei 5052/2016 da Câmara dos Deputados, que cria 370 vagas para o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP). A proposta já conta com parecer favorável do relator, senador Otto Alencar (PSD).  Caso aprovado, o texto seguirá para votação no plenário do Senado.

Do total de vagas, 225 são para preenchimento efetivo, que pode ser feito por aprovados no último concurso público, realizado recentemente. Além destas, a proposta conta com mais 24 cargos em comissão e 121 funções comissionadas, ou seja, para preenchimento por indicação, exclusivamente para servidores concursados de carreira dentro do tribunal.

Das 225 vagas para preenchimento efetivo, 129 são para o cargo de técnico judiciário, carreira que pede apenas ensino médio, e 96 para analistas judiciários, para nível superior.

Justificativas

De acordo com a justificativa do projeto, a criação dos cargos se deve à necessidade de aprimorar a prestação jurisdicional, a eficiência operacional, melhorar os fluxos de informação e conferir maior racionalidade ao modelo organizacional, considerando a missão institucional do tribunal.
Além disso, segundo o texto da proposta, o projeto está alinhado ao planejamento estratégico do TRE/SP e, em especial, ao objetivo estratégico de instituir a governança judiciária, que pressupõe a adoção de medidas voltadas à eficácia operacional e jurisdicional, à transparência e comunicação institucional, bem como a adoção das melhores práticas de gestão documental, da informação, de processos de trabalho e de projetos.
Ainda de acordo com a justificativa, a última lei específica para o TRE de São Paulo, no sentido de criação de vagas, ocorreu em 2005. “Após dez anos, a estrutura de pessoal continua a mesma e as atribuições aumentaram substancialmente”. No período de 2005 a 2015, segundo o ministro, o eleitorado do estado de São Paulo apresentou um crescimento superior a 15%, o que significa aproximadamente 4,6 milhões de eleitores, sem a devida ampliação do quadro de pessoal.   “O aumento do número de eleitores representa aumento na prestação de serviços, tais como cadastro de eleitores, emissão de títulos, novas sessões eleitorais e convocação de mais mesários, dentre outros afazeres de competência direta do Tribunal. Assim, o crescimento do número de eleitores e de zonas eleitorais tem sensível impacto no número de servidores que devem atuar nas secretarias dos tribunais”, diz o ministro. O documento aponta que o colégio eleitoral do estado conta com 425 zonas eleitorais, o que representa 22,26% do eleitorado nacional, tornando o TRE de São Paulo o maior do país, com um eleitorado em constante crescimento, que contava com 27, 5 milhões de eleitores em 2005, número que cresceu para 32 milhões em 2015, o que justifica a necessidade de ampliação do quadro de servidores do órgão.       
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Atualizado: 19/03/2018 - 15:36

Câmara de Pederneiras/SP oferece sete vagas em concurso

Chances no concurso da Câmara de Pederneiras são para carreiras de servente, escriturário e assessor de comunicação, com salários de até R$ 3,1 mil. Prazo para inscrições termina em 2 de abril

Todos os níveis

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Câmara de Pederneiras, município localizado a cerca de 300 km da capital paulista, abriu concurso público para contratação de sete servidores em empregos de todas as escolaridades.

 

Com dois postos, o cargo de servente exige nível fundamental e apresenta remuneração inicial de R$ 1.936,46.

 

Já para escriturário são quatro ofertas. A carreira cobra ensino médio e paga R$ 2.500.

 

A última chance em disputa é para a função de assessor de comunicação, que conta com salário de R$ 3.113,80 e requer curso superior.

 

A banca Conscam recebe inscrições até 2 de abril, por meio do site www.conscamweb.com.br. São cobradas taxas de R$ 20 (servente), R$ 30 (escriturário) e R$ 40 (assessor).

 

Sobre a prova do concurso da Câmara de Pederneiras 2018

 

O processo seletivo prevê apenas prova objetiva, marcada para 22 de abril. A avaliação trará 50 questões de múltipla escolha para serem resolvidas em, no máximo, três horas.

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos para todas as vagas, além de atualidades e informática apenas para escriturário e assessor.

 

De acordo com o edital, o concurso da Câmara de Pederneiras terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo.

 

Concurso Câmara Pederneiras: atribuições do servente

 

Realizar serviços de limpeza e conservação das instalações do prédio do Legislativo; Realizar os serviços de copa e cozinha; Manter controle sobre as necessidades de consumo de materiais de higiene e limpeza do Legislativo; Realizar pequenos consertos e limpeza de todos os ambientes da sede do Legislativo; Recolher o lixo produzido pela repartição pública, observado, sempre o disposto na legislação e regramento ambiental quanto a separação do lixo, entre outras afins.

 

Atribuições do escriturário no concurso da Câmara de Pederneiras 2018

 

Serviços de digitação em geral; Providenciar, sob a orientação do Diretor da Câmara a encadernação, colecionamento ou arquivamento de jornais, revistas ou publicações oficiais de interesse da Câmara, bem como dos originais das Leis, Decretos, Resoluções, Portarias, etc; Manter organizado e em condições de acesso o arquivo geral da Secretaria, com o objetivo de facilitar a pronta consulta de qualquer documento; Manter atualizados os cadastros do setor de informática; Executar atividades correlatas que lhe forem determinadas por superior hierárquico ou pelo Presidente da Câmara de Pederneiras.

 

Concurso Câmara Pederneiras: atribuições do assessor de comunicação

 

Elaboração de matérias jornalísticas (release); registro através de imagens (fotografia) e de gravações por áudio a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet com objetivo de divulgar as atividades do Legislativo; Registrar e noticiar atos do Presidente, dos Vereadores e da Câmara Municipal nos órgãos de comunicação municipal e regional; Manter contatos com a imprensa local (jornais impresso, rádios e Televisão) marcando entrevistas coletivas ou exclusivas do Presidente e Vereadores; Acompanhar todos os assuntos de interesse da Câmara e do Município divulgados na imprensa; Manter estreito relacionamento com a Câmara de Vereadores para cientificar-se da programação das atividades da Câmara; Organizar e manter o arquivo de fotografias e recortes de jornais e revistas, relativos a assuntos correspondentes à Câmara Municipal, ao Presidente e aos Vereadores, para ordená-las em arquivo próprio; Orientar o Presidente e os Vereadores sobre normas protocolares e cerimoniais, recepcionar convidados, manter relação atualizada de autoridades federais, estaduais, municipais e outras; Submeter à apreciação prévia do presidente toda matéria que deva ser publicada e divulgada; Executar outras atividades correlatas.

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Atualizado: 19/03/2018 - 14:52

São Bernardo do Campo/SP: sai distribuição das 782 vagas

Oportunidades serão para diversos cargos, em todos os níveis de escolaridade, com destaque para 325 vagas de professores de educação básica. Iniciais de até R$ 9.348,71

Banca já está definida

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

Após confirmar, na última semana, a realização do seu novo concurso público, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, já confirmou a distribuição das 782 vagas que serão oferecidas no certame pelos cargos, com respectivas remunerações. A seleção contará com oportunidades para 12 secretarias municipais, com opções em vários níveis de escolaridade, incluindo áreas de educação, serviços urbanos e para a Guarda Civil Metropolitana (GCM). As remunerações iniciais devem variar de R$ 1.675,86 a R$ 9.348,71.


O primeiro passo para a liberação do edital ocorreu em 14 de março, quando, durante cerimônia no Salão Nobre do Paço Municipal, foi assinado o contrato com a banca organizadora do certame, que será a Fundação Vunesp, escolhida por meio de dispensa de licitação. De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, a publicação do documento está prevista para ocorrer entre 30 a 60 dias, entre os meses de abril e maio. “Esta é uma decisão pensada e calculada e reflete o momento de estabilidade que conseguimos obter após o forte ajuste financeiro que implementamos desde o ano passado. Queremos preencher esta lacuna enorme de servidores técnicos que se aposentaram ou que deixaram a administração e que causou um processo de deterioração dos serviços”, declarou o prefeito Orlando Morando.   

Outro ponto já confirmado é que a maior parte das vagas será para cargos na área de educação, incluindo 325 vagas para o cargo de professor de educação básica, 50 para diretor de escola, 35 para coordenador pedagógico e dez para professor de educação especial.


Para a Guarda Civil Metropolitana serão oferecidas 100 oportunidades, mas ainda será confirmado quantas serão para homens e quantas para mulheres.


As demais oportunidades serão para as secretarias de Administração, Desenvolvimento Social, Finanças, Gestão Ambiental, Habitação, Obras, Planejamento Urbano, Serviços Urbanos e Transportes.


Segundo declaração do secretário de administração e modernização administrativa, Pedro Pinheiro, além da reposição de cargos técnicos e complemento em secretarias estratégicas, a seleção também contará com uma oferta de 100 vagas para o cargo de oficial administrativo, cargo que deverá contar com oportunidades para todas as pastas da administração municipal.


Outra novidade do concurso é a oferta para as carreiras de agentes de controladoria, analista tributário e analista de transportes. Para estas funções esta será a primeira vez que a prefeitura realiza concurso. Até então, o preenchimento era feito por meio de contratação de funcionários comissionados.

 

Veja cargos, vagas e salários

A distribuição completa de vagas por cargos é a seguinte: agente contábil (5 vagas, com inicial de R$ 4.586,94), agente de controladoria I (2, R$ 4.586,64), agente de tesouraria I (3, R$ 4.586,94), analista de transportes (3, R$ 3.837,96), analista tributário financeiro I (1, R$ 7.687,20), arquiteto (10, R$ 7.867,20), assistente jurídico (1, R$ 5.434,17), assistente social (1, R$ 5.045,63), auxiliar de serviços de agrimensura (1, R$ 2.732,83), contato I (3, R$ 7.687,20), coordenador pedagógico (35, R$ 5.245,85), desenhista (1, R$ 4.967,61), diretor de escola (50, R$ 5.464,36), engenheiro (11, R$ 7.687,20), fiscal de cadastro tributário (5, R$ 4.586,94), fiscal I (62, R$ 4.586,94), fisioterapeuta I (1, R$ 3.784,28), fonoaudiólogo (1, R$ 5.045,63), geólogo (1, R$ 5.783,97), guarda civil metropolitano 3ª classe (100, R$ 1.675,86), oficial administrativo I (100, R$ 1.675,86), orientador pedagógico (5, R$ 5.486,36), procurador (9, R$ 9.348,71), professor de educação especial – audiocomunicação (1, R$ 3.014,40), professora de educação especial – deficiência mental (8, R$ 3.014,40), professor de educação especial – deficiência visual (1, R$ 3.014,40), professor de educação básica (300, R$ 2.710,52), professor de educação básica 2 – artes (10, R$ 2.873,15), professor de educação básica 2 – educação artística (15, R$ 2.873,15), psicólogo (9, R$ 5.783,97), psicólogo (1, R$ 5.045,63), técnico em agrimensura (9, R$ 6.355,02), técnico em licitações (13, R$ 4.206,41), técnico em meio ambiente (3, R$ 4.586,94) e terapeuta ocupacional (1, R$ 3.784,28).   

 

 

 

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Atualizado: 19/03/2018 - 14:34

Franco da Rocha/SP divulga novo edital de concurso

Oferta no concurso da Prefeitura Municipal de Franco da Rocha é de uma vaga para o cargo de assistente de procuradoria. Inscrições serão recebidas entre 11 de abril e 10 de maio

Nível superior

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Na região metropolitana de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Franco da Rocha divulgou um novo edital de concurso público. A seleção visa o provimento de uma vaga para o cargo de assistente de procuradoria, além de formação de cadastro reserva.

 

Interessados devem possuir diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de ensino superior em direito, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário inicial é de R$ 1.900 para carga horária semanal de 30 horas.

 

A empresa responsável pela organização e execução do processo de seleção é a CKM Serviços. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 11 de abril e 10 de maio, por meio da página eletrônica https://ckmservicos.selecao.net.br. O valor da taxa de participação é de R$ 55.

 

O concurso da Prefeitura de Franco da Rocha/SP será constituído de duas fases: prova objetiva e avaliação discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

 

A prova objetiva contará com 60 questões de múltipla escolha, sendo 10 de direito constitucional, 10 de direito administrativo, 10 de direito civil, 10 de direito processual civil, 10 de direito tributário e financeiro e 10 de direito do trabalho e processual do trabalho. Já a parte discursiva será composta por duas questões.

 

Com duração total de 4h30, as provas objetiva e discursiva serão aplicadas na cidade de Franco da Rocha/SP no dia 27 de maio, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.

 

 

Atribuições do assistente de procuradoria da Prefeitura de Franco da Rocha

 

 

Planejar, analisar e executar atividades inerentes à função técnica jurídica, objetivando uma eficiente assistência à Procuradoria-Geral do Município e, indiretamente, à administração pública; prestar assistência jurídica às secretarias municipais, em matérias diversas, esclarecendo dúvidas e orientando nas decisões; planejar, controlar e assessorar atividades na elaboração de projetos de leis ou decretos municipais; acompanhar processos em geral, prestando assistência jurídica, bem como desenvolver outras atividades técnicas que exijam a sua formação superior, consultando leis, jurisprudência e outros documentos para adequar os fatos à legislação aplicável; e desempenhar outras atribuições que lhes forem cometidas pelos procuradores do município, desde que compatíveis com o cargo, abrangendo a assistência jurídica na condução de qualquer comissão sindicante ou processante.

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Atualizado: 19/03/2018 - 12:06

Descalvado/SP prepara concurso para 34 vagas

Seleção contará com oportunidades para diversos cargos, com opções em todos os níveis de escolaridade. Em fase de licitação

Todos os níveis

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Prefeitura de Descalvado, no interior paulista, a 242 km da capital e próxima a Araraquara, realizará concurso público para o preenchimento de 34 vagas em seu quadro de pessoal. Do total de oportunidades, sete são para cargos com exigência de ensino fundamental, 14 para ensino médio e 13 para nível superior. As remunerações iniciais de cada cargo ainda serão anunciadas.


No momento, o processo está em fase de licitação para escolha da banca organizadora, que está sendo feito pelo critério de pregão presencial, com abertura das propostas marcada para o próximo dia 29 de março. Somente depois da contratação da empresa será definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

 

Ensino Fundamental
Quem possui ensino fundamental poderá concorrer aos cargos de ajudante geral (1 vaga), artífice (1), cozinheira (1), inspetor de alunos (1), monitor de creche (1), motorista (1) e operador de máquinas (1).

 

Ensino Médio
Para ensino médio: agente comunitário de saúde (10), comprador (1), escriturário (1), operador de estação de tratamento de água e esgoto (1) e técnico de enfermagem (1).

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: contador (1), enfermeiro (1), farmacêutico (1), fonoaudiólogo (1), médico neurologista (1), médico otorrinolaringologista (1), médico psiquiatra (1), médico de PSF (1), procurador jurídico municipal (1), professor de educação básica I (1), professor de educação básica II (1) e psicólogo (1).


De acordo  com o edital de licitação, todos os procedimentos do concurso deverão ser feitos dentro de um prazo de quatro meses, contando da data de assinatura do contrato com a banca.   
       

 

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Atualizado: 19/03/2018 - 11:40

Prefeitura de Carapicuíba/SP abre concurso com 66 vagas

Concurso da Prefeitura de Carapicuíba apresenta chances para atendente, contador, procurador, psicólogo, assistente social e médico em diversas especialidades. Inscrições começam em 28 de março

19 cargos

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Localizado na Grande São Paulo, o município de Carapicuíba abriu concurso com oferta de 66 vagas imediatas no quadro de servidores efetivos da prefeitura, sendo cinco reservadas a pessoas com deficiência.

 

O cargo de atendente (20 postos) é destinado a profissionais que possuem nível fundamental.

 

As demais carreiras em disputa cobram curso superior. Há chances para assistente social (7), contador (1), procurador municipal (3), psicólogo (5) e médico para as seguintes especialidades: do trabalho (2), cardiologista (1), clínico geral (1), dermatologista (1), ginecologista (1), infectologista (1), neurologista (1), ortopedista (1), pediatra plantonista (10), pediatra UBS (2), psiquiatra plantonista (1), psiquiatra UBS (6), ultrassonografista (1) e vascular (1).

APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE CARAPICUIBA 2018 - ATENDENTE

Os salários iniciais variam de R$ 937 a R$ 3.800, além de benefícios e gratificações. No caso de médicos, os ganhos correspondem a R$ 60 por hora trabalhada.

 

A RBO, banca que organiza o concurso da Prefeitura de Carapicuíba, recebe inscrições entre 28 de março e 27 de abril, por meio do site www.rboconcursos.com.br. O valor da taxa é o mesmo para todas as funções: R$ 23,70

 

Sobre as provas do concurso da Prefeitura de Carapicuíba 2018

 

O processo seletivo compreenderá prova objetiva para todas as vagas e avaliação dissertativa para procurador. A aplicação está prevista para 20 de maio (postos de atendente e médico) e 3 de junho (restante das funções).

 

Com relação ao teste objetivo, o número de perguntas (30, 40 ou 50) e as disciplinas (língua portuguesa, matemática, informática, políticas de saúde e conhecimentos específicos) variam conforme a carreira.

 

A validade do concurso da Prefeitura de Carapicuíba será de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, segundo prevê o edital.

 

Concurso Prefeitura Carapicuíba 2018: atribuições do atendente

 

Presta as informações solicitadas pelo público que comparece às repartições municipais; encaminha o público às unidades administrativas competente para o esclarecimento das dúvidas porventura existentes; faz a recepção das correspondências, dando encaminhamento aos setores competentes; desempenhar outras atividades afins.

 

O que vai cair na prova para atendente no concurso da Prefeitura de Carapicuíba

 

Língua portuguesa – Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, verbo. Concordância verbal e nominal. Reconhecimento de frases corretas e incorretas.

 

Matemática – Operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão. Sistema de Medidas Legais. Porcentagem. Sistema monetário brasileiro. Resolução de situações problema. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico.

 

Informática – MS-Windows 7 ou versões mais recentes: área de trabalho, área de transferência, ícones, barra de tarefas e ferramentas, comandos e recursos; unidades de armazenamento; conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos; visualização, exibição e manipulação de arquivos e pastas; uso dos menus, programas e aplicativos; painel de controle; interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010 ou versões mais recentes. MS-Word 2010 ou versões mais recentes: barra de ferramentas, comandos, atalhos e recursos; editoração e processamento de textos; propriedades e estrutura básica dos documentos; distribuição de conteúdo na página; formatação; cabeçalho e rodapé; tabelas; impressão; inserção de objetos/imagens; campos predefinidos; envelopes, etiquetas, mala-direta; caixas de texto. MS-Excel 2010 ou versões mais recentes: barra de ferramentas, comandos, atalhos e recursos; funcionalidades e estrutura das planilhas; configuração de painéis e células; linhas, colunas, pastas, tabelas e gráficos; formatação; uso de fórmulas, funções e macros; impressão; inserção de objetos/imagens; campos predefinidos; controle de quebras e numeração de páginas; validação de dados e obtenção de dados externos; filtragens e classificação de dados. Correio Eletrônico: comandos, atalhos e recursos; uso do correio eletrônico; preparo e envio de mensagens; anexação de arquivos; modos de exibição; organização de e-mails, gerenciador de contatos. Internet: barra de ferramentas, comandos, atalhos e recursos dos principais navegadores; navegação e princípios de acesso à internet; downloads; conceitos de URL, links, sites, vírus, busca e impressão de páginas.

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Atualizado: 19/03/2018 - 11:38

TCM/SP: comissão do concurso já está sendo formada

Novo concurso contará com oferta inicial de 10 vagas, com opções para quem possui níveis médio, técnico ou superior, de acordo com a área

Inicial de R$ 10 mil

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM/SP) ainda está em fase de definição dos membros que farão parte da comissão responsável pelo seu novo concurso público para o cargo de auxiliar técnico de fiscalização, autorizado pelo presidente do órgão, Roberto Braquim, em 19 de janeiro. Somente após a confirmação dos nomes dos integrantes da comissão será iniciado o processo de escolha da banca e, posteriormente, definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições. De qualquer forma, a expectativa é de que o documento seja divulgado ainda no primeiro semestre.   De acordo com os responsáveis pelo setor de RH, já está confirmado que, embora o cargo conte com diversas áreas de atuação, todas as dez vagas imediatas destinadas ao certame serão para a área de suporte administrativo, que exige apenas ensino médio para o ingresso, o que torna o certame bastante atrativo, tendo em vista que a remuneração da carreira é de nada menos do que R$ 10.032,40, incluindo salário básico de R$ 4.907,45 e gratificação de incentivo e especialização e produtividade de R$ 5.124,95, que os servidores passam a receber após seis meses de exercício.    Mesmo com a autorização do certame, o número de vagas não deve suprir as necessidades do órgão, uma vez que há quase 12 anos o TCM/SP não promove concurso para a carreira. De acordo com levantamento funcional divulgado em 2012, o cargo já contava com uma defasagem de 63 auxiliares, número muito superior ao total autorizado e que deve ter aumentado substancialmente desde então. Com isto, a expectativa é de que muitas outras vagas possam ser preenchidas por remanescentes, além da oferta inicial autorizada.    

Progressão Salarial

Além da remuneração inicial, a carreira conta com mais sete níveis, garantindo melhorias salariais durante o exercício da função. Desta forma, já considerando a gratificação de incentivo atual, de R$ 5.124,95, após o inicial de R$ 10.032,40, as remunerações passam posteriormente para R$ 10.523,14, R$ 11.062,97, R$ 11.656,79, R$ 12.309,96, R$ 13.028,48, R$ 13.818,79 e R$ 14.688,22.      

Último Concurso

  A última seleção para o cargo de auxiliar técnico de fiscalização ocorreu em 2006, quando foram oferecidas 32 vagas, sendo 23 somente para a área de suporte administrativo, que exige apenas ensino médio para concorrer. Das nove restantes, três foram para a área de técnico de enfermagem, com necessidade de ensino médio técnico, e seis para professor de educação infantil, com necessidade de formação superior com licenciatura plena. A organizadora foi o Instituto Cetro.  
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  A seleção contou com prova objetiva, com 60 questões, além de uma questão dissertativa. Para auxiliar na área de suporte administrativo foram 45 questões de conhecimentos gerais (com peso três) e 15 de conhecimentos específicos, com peso um. Conhecimentos Gerais contou com temas de língua portuguesa, matemática e noções de informática. Para as áreas de enfermagem e docentes foram 35 de conhecimentos gerais (com peso um) e 25 de conhecimentos específicos, com peso três, também com língua portuguesa, matemática e noções de informática na parte de conhecimentos gerais.     
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Atualizado: 16/03/2018 - 13:25

Amazul amplia prazo de concurso com 20 oportunidades

Oportunidades do concurso Amazul 2018 são para o cargo de especialista em desenvolvimento de tecnologia nuclear, que exige nível superior específico e oferece salário inicial de R$ 7,1 mil

Para São Paulo

Por JCConcursos - Camila Diodato

Foram ampliadas até o dia 23 de março as inscrições do concurso da Amazul (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.), que dispõe de 20 oportunidades, sendo cinco de caráter imediato e 15 para formação de cadastro reserva de pessoal. As chances serão lotadas no Estado de São Paulo.

 

Todas as vagas do certame são para o cargo de especialista em desenvolvimento de tecnologia nuclear - engenheiro nuclear. Para concorrer à carreira é necessário ter diploma de curso superior em engenharia nuclear, desde que seja expedido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no conselho de classe.

 

Os profissionais que forem contratados no concurso Amazul deverão cumprir jornadas de 40 horas por semana para fazer jus ao vencimento inicial que corresponde ao valor de R$ 7.114,22.

 

Consta no edital que os servidores que atuam neste posto têm os seguintes deveres: atuar no desenvolvimento e fabricação de combustível nuclear, bem como na implantação, operação e licenciamento e descomissionamento de instalações nucleares; elaborar projetos de engenharia; gerir a obtenção de materiais, equipamentos, insumos e serviços.

 

 

Inscrições do concurso Amazul 2018

 

 

Os interessados devem realizar o cadastro de duas maneiras, via postal ou pessoalmente (neste caso pode haver um representante). A taxa de participação custa R$ 100.

 

Se preferir ser via postal (com aviso de recebimento - AR), deverá emitir a documentação exigida no edital para o seguinte endereço: avenida Eusébio Matoso, 1.375 - 3º andar - Pinheiros - São Paulo/SP, CEP 05423-180 - aos cuidados da Coordenadoria de Desenvolvimento de RH. Os documentos solicitados são o requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado (anexo II), Guia de Recolhimento da União (o passo a passo está o capítulo 4.5 do edital), cópia simples do documento de identidade e documentos complementares (se desejar solicitar a isenção da taxa, condições especiais ou participar das vagas para negros ou deficientes).

 

Pessoalmente, as inscrições da concurso Amazul 2018 serão recebidas em São Paulo (no mesmo endereço em que pode ser enviado a carta) ou no Rio de Janeiro (rua Conselheiro Saraiva, 8 - 3º andar - CEP 20091-030 – Rio de Janeiro/RJ).

 

A isenção da taxa pode ser requerida pelo candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que for membro de família de baixa renda.

 

 

Etapas do concurso Amazul 2018

 

 

Todos os concorrentes passarão por um teste objetivo com 40 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos. Marcada para 15 de abril, em locais e horários a serem disponibilizados oportunamente no site da Amazul (www.amazul.gov.br), a prova terá duração máxima de 3h30min.

 

Somente os aprovados da avaliação objetiva poderão participar da etapa da análise do coeficiente de rendimento acadêmico e títulos, de caráter meramente classificatório.

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Atualizado: 16/03/2018 - 13:16

Concurso Abin 2018: divulgados gabaritos para 300 vagas

Estão em disputa no concurso da Abin postos de oficial e agente de inteligência, com salários de até R$ 16,6 mil. Provas objetivas foram aplicadas em 11 de março

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Já podem ser consultados por meio deste link os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para preenchimento de 300 vagas. Os candidatos realizaram os exames no último domingo  (11). 
 

Organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Promoção de Eventos (Cebraspe), o processo seletivo encerrou inscrições em 31 de janeiro e totalizou 64.882 candidaturas. As taxas custaram entre R$ 130 e R$ 230.
 

As 20 ofertas de nível médio em disputa no concurso da Abin 2018 são para o cargo de agente de inteligência, com remuneração inicial de R$ 6.302,23. 
 

Das 280 oportunidades destinadas a quem possui curso superior, 220 são para a função de oficial de inteligência (formação em qualquer área) e 60 para oficial técnico de inteligência (graduação em áreas específicas), com vencimentos de R$ 16,620,46 e R$ 15.312,74, respectivamente.
 

As chances para oficial técnico de inteligência estão distribuídas entre as seguintes áreas de formação: administração, economia ou contabilidade; direito; psicologia; pedagogia; engenharia civil; engenharia eletrônica ou engenharia elétrica; matemática ou estatística; tecnologia da informação ou engenharia, com ênfase em tecnologia da informação; arquivologia ou biblioteconomia.
 

As vagas têm lotação em Brasília, exceto para alguns postos de oficial de inteligência, cujo local de trabalho poderá ser escolhido pelos aprovados no concurso da Abin 2018 entre todas as unidades da Federação. 
 

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Quadro de vagas do concurso da Abin 2018

 
vagas-concurso-ABIN


Sobre as provas do concurso da Abin
 

Os inscritos no concurso da Abin realizaram provas objetiva e discursiva com questões de conhecimentos gerais/básicos e específicos. A aplicação ocorreu nas capitais dos 26 Estados brasileiros e também em Brasília.  
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  A seleção inclui ainda: prova de capacidade física para oficial de inteligência e agente de inteligência; e avaliações médica e psicológica, além de investigação social e funcional para todos os cargos, em datas a serem definidas. 
  Na última etapa do processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos participarão do Curso de Formação em Inteligência (CFI), na Escola de Inteligência (ESINT), sediada na capital federal.
  O concurso da Abin 2018 terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão, conforme estabelece o edital.     

Concurso Abin: atribuições do agente de inteligência no concurso da Abin

  Oferecer suporte especializado às atividades decorrentes das atribuições do Oficial de Inteligência.    

Atribuições do oficial de inteligência no concurso da Abin 2018

  Planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar a produção de conhecimentos de inteligência; as ações de salvaguarda de assuntos sensíveis; as operações de inteligência; as atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico direcionadas à obtenção e à análise de dados e à segurança da informação; o desenvolvimento de recursos humanos para a atividade de inteligência; além de desenvolver e operar máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários à atividade de inteligência.    

Concurso Agência Brasileira de Inteligência: atribuições do oficial técnico de inteligência

  Planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de gestão técnico-administrativas, suporte e apoio logístico a: produção de conhecimentos de inteligência; ações de salvaguarda de assuntos sensíveis; operações de inteligência; atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, direcionadas à obtenção e análise de dados e à segurança da informação; atividades de construção e manutenção de prédios e outras instalações; desenvolver recursos humanos para a gestão técnico-administrativa e apoio logístico da atividade de inteligência; e desenvolver e operar máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários às atividades técnico-administrativas e de apoio logístico da atividade de inteligência.   APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA ABIN

Atualizado: 16/03/2018 - 12:43

Câmara de Porangaba/SP prepara concurso para dois cargos

Oportunidades serão para os cargos de assessor jurídico parlamentar e contador públicos, ambos com exigência de nível superior e iniciais de R$ 4,9 mil

Em fase de licitação

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Câmara Municipal de Porangaba, no interior paulista, a 168 km da capital e próxima a Tatuí, realizará concurso público para preenchimento de vagas para os cargos de assessor jurídico parlamentar e contador público, com uma oportunidade cada. Para os dois cargos, a remuneração inicial é de R$ 4.999,75, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.


No caso de assessor, os interessados devem possuir formação de nível superior em direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para contador, superior em ciências contábeis e registro no Conselho Regional de Contabilidade.


O processo está em fase de licitação para a escolha da banca organizadora, que está sendo feito pelo critério de concorrência pública por tomada de preços, com abertura das propostas marcada para ocorrer em 7 de maio. Somente após a definição da empresa poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura de inscrições.


De acordo com o edital de licitação, uma vez iniciado o concurso, as inscrições deverão ser recebidas somente pela internet, pelo prazo de 30 dias, no endereço eletrônico da empresa.


A seleção será composta de duas fases, com provas objetivas e práticas na primeira e análise de títulos na segunda.


Todos os procedimentos do certame deverão ser realizados dentro de um período de seis meses, que equivale ao prazo do contrato com a banca organizadora, contando da data de assinatura do contrato.      

 

Atualizado: 16/03/2018 - 10:26

Borborema/SP: assinado contrato com a banca

Seleção contará com oportunidades para diversos cargos, já definidos, além de formar cadastro reserva de pessoal.

Todos os níveis

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Prefeitura de Borborema, no interior paulista, a 390 km da capital e próxima a Araraquara, confirmou, por meio de publicação em diário oficial, nesta sexta-feira, 16 de março, a assinatura do contrato com a banca organizadora do seu novo concurso público, a Consalter e Camargo. Com isto, a publicação do edital de abertura de inscrições pode ocorrer já nos próximos dias.   A seleção será para o preenchimento de 18 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal.  Do total de postos imediatos, três são para cargos com exigência de ensino fundamental, seis para ensino médio e nove para nível superior. As remunerações iniciais ainda serão confirmadas.

Ensino Fundamental

No caso de ensino fundamental, as oportunidades serão para os cargos de entregador/leiturista, vigia e coletor de lixo, com uma vaga cada, todos com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Somente para coletor de lixo, os interessados podem ter ensino fundamental ainda incompleto.

Ensino Médio

Para ensino médio, as oportunidades serão para técnico de enfermagem ESF (1, com curso técnico e registro no respectivo órgão, com 40 horas semanais), técnico em enfermagem (1, com curso técnico e registro no órgão, 20 horas), auxiliar de saúde bucal (1, com curso específico e registro na área, 40 horas), lançador (1, 40 horas), técnico em segurança do trabalho (1, com formação técnica, 30 horas) e telefonista (1, 30 horas).

Nível Superior

Por fim, para nível superior: engenheiro civil (1, com registro no órgão, 40 horas), médico ortopedista (1, com registro no órgão, 8 horas semanais), médico pediatra (1, com registro no órgão, 8 horas semanais), médico ginecologista (1, com registro no órgão, 8 horas semanais), médico psiquiatra (1, com registro no órgão, 8 horas semanais), médico dermatologista (1, com registro no órgão, 8 horas semanais), médico ultrassonografista (cadastro reserva, com registro no órgão, 8 horas) e médico ESF (2, com registro no órgão, 40 horas).
A expectativa é de que todos os procedimentos do concurso sejam realizados de forma rápida, uma vez que o edital de licitação determina que a validade do contrato será de 60 dias, contando da data de assinatura com a banca.  

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