Encerra-se nesta quinta-feira (28) o período de inscrições para o concurso de Auriflama 2019, em São Paulo, destinado a preencher seis vagas de professor.
Docentes com escolaridade a partir de nível médio podem concorrer a uma vaga para lecionar em turmas de educação infantil.
Já as chances para professor de educação básica I (1 oportunidade), arte (1), educação física (1), atendimento educacional especializado (1) e inglês (1) exigem curso superior.
Os contratados poderão cumprir jornadas de 30 ou 40 horas semanais. A prefeitura oferece vencimentos entre R$ 2.285,16 e R$ 3.192.
Os interessados devem acessar o site www.unisisp.com.br para realizar a inscrição. O valor da taxa de participação é de R$ 50.
Fases
Marcada para 17 de março, a prova objetiva trará 30 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e conhecimentos educacionais e específicos.
Na mesma data, os candidatos deverão entregar os documentos comprobatórios relativos à análise de títulos. A etapa terá caráter classificatório.
O concurso de Auriflama será válido durante um ano, contado a partir da homologação do resultado final, conforme estabelece o edital.
Conteúdo programático parcial
Abaixo, mais detalhes sobre as disciplinas comuns a todas as vagas no concurso de Auriflama:
- Língua portuguesa - FONOLOGIA: Conceitos básicos – Classificação dos fonemas – Sílabas – Encontros Vocálicos – Encontros Consonantais – Dígrafos – Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos – O Alfabeto – Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos – Acentuação tônica – Acentuação gráfica – Os acentos – Aspectos genéricos das regras de acentuação – As regras básicas – As regras especiais – Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras – Derivação e Composição – Prefixos – Sufixos – Tipos de Composição – Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares – Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração – Termos Integrantes da Oração – Termos Acessórios da Oração – Período – Sintaxe de Concordância – Sintaxe de Regência – Sintaxe de Colocação – Funções e Empregos das palavras “que” e “se” – Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de Textos – Tipos de Comunicação: Descrição – Narração – Dissertação – Tipos de Discurso – Qualidades e defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
- Conhecimentos educacionais - BRASIL. Lei Federal nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 23 dez. 1996. ______. Lei Federal nº 8.069/90 (arts 1º ao 140). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 16 jul. 1990. ______. Constituição da República Federativa do Brasil (art. 205 a 217). Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 05 out. 1988. ______. Lei Federal nº 13.005. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 jun. 2014. ______. Ministério da Educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação – razões, princípios e programas. Brasília: Ministério da Educação, 2007. DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir – relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos?. Porto Alegre: Artmed, 2005. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação?. São Paulo: Cortez, 2001. RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar por uma docência de melhor qualidade. 5 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
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