MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso BNDES: Mercadante anuncia intenção de realizar novas seleções

Concurso BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) poderá ser realizado em breve; cargos ainda serão confirmados

Concurso BNDES: Mercadante anuncia intenção de realizar novas seleções
Concurso BNDES: Aloisio Mercadante:crédito Ton Molina Fotoarena Estadão Conteúdo
Fernando Cezar Alves

Fernando Cezar Alves

fernando@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/02/2023, às 13h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um novo concurso BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) poderá ser realizado no decorrer dos próximos meses. Acontece que, ao tomar posse do cargo, nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, o novo presidente da instituição, Aloisio Mercadante, anunciou que pretende retomar a política de contratação de servidores.

Cargos e vagas que poderão ser oferecidos na próxima seleção ainda serão confirmados. No entanto, a notícia é de grande interesse não somente para os candidatos, mas também para os servidores, que contam com acúmulo de trabalho, em decorrência do longo período de tempo sem novas contratações.

Na ocasião, Mercadante ressaltou que o BNDES não realiza concurso público há mais de dez anos e que, quando da publicação do edital, a seleção deve contar com reserva de vagas, dentro da política de cotas do funcionalismo público.

Vale ressaltar que a instituição não necessita de aval do governo para contratação de pessoal.  

Um novo concurso chegou a ser cogitado para ocorrer em 2015, o que acabou não se concretizando. 

Concurso BNDES: saiba como foi a última seleção

O último concurso BNDES ocorreu  em 2012. A organizadora foi a Fundação Cesgranrio. A aplicação das provas ocorreu nas cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Recife/PE e Salvador/BA.

A seleção contou com duas fases, com provas objetivas na primeira e teste de redação para técnico, além de avaliação dissertativa, com cinco questões, para profissional básico na segunda. Para técnico, a prova objetiva contou com 70 questões, sobre língua portuguesa (25), matemática (25), língua estrangeira (oito), conhecimentos específicos sobre o BNDES (seis) e conhecimentos gerais (seis). Para passar para a análise de redação foi necessário acertar, no mínimo, 50% do total de pontos na prova, desde que o candidato não tenha zerado em nenhuma disciplina, e estar entre os 660 primeiros colocados.

Para profissional básico, a parte objetiva contou com 70 questões, sobre língua portuguesa (20), língua estrangeira (dez) e conhecimentos específicos (40). Neste caso, para a aprovação foi necessário atingir, no mínimo, 60% de acertos na prova como um todo, com pelo menos três pontos em língua estrangeira, dez em língua portuguesa e 35 em conhecimentos específicos, com um limite de 660 aprovados na primeira fase.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso BNDES 2024

BNDES
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

concursosconcursos federaisconcursos 2024provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.