BOMBEIROS PB abre concurso com 10 vagas de oficiais

Oportunidades do concurso dos Bombeiros da Paraíba são destinadas a candidatos que têm o nível médio completo e idade entre 18 e 32 anos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro
Publicado: 03/08/2018 - 11:58

Foram abertas nesta sexta-feira (3) as inscrições do concurso para ingresso no curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba. Oportunidade é de 10 vagas para o posto de oficial engenheiro de segurança contra incêndio e pânico.

Interessados devem possuir ensino médio completo, idade entre 18 e 32 anos no ano da matrícula do curso (até 31 de dezembro de 2019) e altura mínima de 1,60m para as mulheres e 1,65m para os homens. Após concluir o curso e o estágio probatório, o candidato será promovido ao posto de 2º tenente, cuja remuneração inicial é de R$ 6.765,85. 

O formulário de inscrição estará disponível na página eletrônica www.bombeiros.pb.gov.br até as 9h do dia 24 de agosto. Somente poderão participar do certame os candidatos que estiverem inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2018). 

As candidaturas do concurso dos Bombeiros/PB apenas serão registradas após a confirmação do pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 50. O boleto bancário deverá ser efetuado até a data limite de 29 de agosto, observado o horário de funcionamento do banco. 

Provas do concurso dos Bombeiros PB

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será exame intelectual, que consistirá das provas escritas do ENEM 2018. A divulgação do calendário de realização das provas, conteúdos programáticos, disponibilização das provas, entre outros referentes ao exame intelectual (ENEM 2018) são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. 

O concurso dos Bombeiros/PB ainda contará com as seguintes fases:  exames complementares (exames psicológico, de saúde e de aptidão física); e avaliação social. Serão considerados habilitados os candidatos aprovados no exame intelectual e que estejam dentro do limite de até oito vezes o número de vagas ofertadas. 

O curso de formação dos Bombeiros PB

O curso de formação de oficiais Bombeiro Militar se dá no Centro de Educação da Polícia Militar do Estado da Paraíba - na Academia de Bombeiro Militar Aristarco Pessoa (Rua Dr. Francisco de Assis Veloso s/nº, Mangabeira VII), tendo uma duração de três anos letivos, período integral e regime de dedicação exclusiva.

A Academia de Bombeiro Militar Aristarco Pessoa é instituição de ensino superior, credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação.

O ingresso no curso dar-se-á na graduação de praça especial, como cadete BM 1º ano e ao terminá-lo, com aproveitamento, o concluinte será declarado aspirante-à-oficial bombeiro militar. Após submissão de um estágio probatório de, no mínimo, seis meses, ele será promovido ao posto de 2º tenente, ingressando no quadro de oficiais combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba. 

Atribuições dos postos dos Bombeiros PB

Cadete BM - Exercer a atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, conforme o regimento do centro de educação da Polícia Militar do Estado da Paraíba.

Aspirante-a-oficial BM - exercer atribuições inerentes aos oficiais subalternos (tenentes), com atribuições e deveres semelhantes, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes.

2º Tenente BM - Promover a segurança pública e a defesa social através de ações e operações de Bombeiro Militar, e ainda, comandar guarnições e operações de salvamento e combate à incêndios, executar ações de defesa civil, realizar vistorias técnicas em edificações visando à prevenção contra incêndio e pânico e atividades de guarda vidas; gerenciar recursos humanos e logísticos, participar do planejamento de ações e operações de Bombeiro Militar, desenvolver estudos e pesquisas voltadas para a segurança de pessoas e bens, atuar em socorro de resgate e atendimento pré-hospitalar; pôr em prática o lema da Corporação: “Vida Alheia e Riquezas Salvar!”.

Vídeos Bombeiros

Concursos Relacionados

Mais Lidas

Mais Recentes

Shopping