O Corpo de Bombeiros de São Paulo encerra nesta terça-feira (31) as inscrições do processo seletivo para contratação temporária de 600 guarda-vidas, que atuarão na Operação Praia Segura 2017/2018.
Podem concorrer candidatos de ambos os sexos com ensino fundamental e idade a partir de 18 anos. A função paga R$ 1.290,66, para uma jornada semanal de 40 horas, e tem como benefícios auxílios alimentação e transporte.
As chances no concurso dos Bombeiros/SP estão distribuídas entre 14 cidades do litoral: Ilha Comprida (36 postos), Iguape (14), Peruíbe (40), Itanhaém (50), Mongaguá (60), Praia Grande (100), São Vicente (20), Santos (10), Guarujá (50), Bertioga (58), São Sebastião (30), Ilha Bela (12), Caraguatatuba (20) e Ubatuba (50). Há, também, oportunidades para atuar em São Paulo e São Bernardo do Campo, nas represas Guarapiranga (36) e Billings (14), respectivamente.
Como se inscrever no concurso para guarda-vidas dos Bombeiros/SP
Os interessados em participar do
concurso para
guarda-vidas podem se inscrever pela internet (
www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br) ou pessoalmente. Não há cobrança de taxa.
No caso das candidaturas presenciais, elas serão recebidas, das 9h às 18h, nas unidades do
Corpo de Bombeiros nos municípios em que há oferta de vagas - exceto em Iguape e Ilha Bela. Os endereços podem ser consultados no
edital.
Concurso Bombeiros/SP: sobre as provas
A seleção dos candidatos inscritos no
concurso dos Bombeiros/SP terá quatro fases: provas práticas de habilidades técnicas, análise de documentação, apresentação de atestado médico e investigação social.
Marcada para 7 de novembro, às 10h, a primeira etapa ocorrerá em locais que serão informados no ato da inscrição. Ela envolverá atividades de corrida e natação.
Os aprovados no
concurso dos Bombeiros/SP realizarão, antes do início das atividades operacionais, estágio de treinamento, a partir de 13 de novembro, com duração de três semanas e carga horária de 122 horas. Os contratos terão validade de cinco meses.
Concurso Bombeiros/SP: atribuições do guarda-vidas
Realizar as medidas necessárias à proteção de banhistas, que consiste em identificar os riscos de afogamento em uma praia, ou represa, sob a supervisão de um Bombeiro Militar, sinalizando estes riscos, orientando os banhistas sobre os riscos existentes nas praias ou represas e alertando os banhistas que estejam em risco iminente. Realizar salvamento simples de um banhista, adentrando na água com os equipamentos adequados, nadando, atendendo à vítima de afogamento e retirando-a da água até um local seguro, sem riscos para o executante. Prestar suporte básico da vida à vítima de afogamento ou de outros incidentes em sua área de atuação, bem como atender outras emergências pré-hospitalares como auxiliar de um Bombeiro Militar. Prestar auxílio a um Bombeiro Militar em atividades de prevenção na da faixa de areia, na distribuição de material de educação pública, pulseirinhas para identificação de crianças, cartazes entre outros meios de alertar o banhista sob os riscos de afogamento. Promover a limpeza e conservação das dependências de seu local de trabalho e de seus materiais de serviço.
Siga o JC Concursos no Google News