Publicado: 16/01/2018 - 09:15 | Atualizado: 01/02/2018 - 17:19

Concurso Sefaz/RS: último dia do prazo para auditor

Para participar do concurso da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul é necessário possuir nível superior

Inicial de R$ 21,4 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (SEFAZ/RS) encerrará às 18h desta terça-feira (16) o prazo de inscrição do concurso para auditor do Estado, classe A. Oportunidade é de sete vagas imediatas, sendo uma reservada a candidatos com deficiência e uma para os negros e pardos. 
Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, em grau de bacharelado, de duração plena em administração, ciências contábeis, ciências econômicas ou ciências jurídicas e sociais, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
A remuneração inicial oferecida pela SEFAZ/RS é de R$ 21.454,81, já incluído prêmio de produtividade e eficiência variável, para carga horária semanal de 40 horas, sob regime de trabalho em tempo integral. 

Como participar do concurso da SEFAZ/RS


O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o responsável pela organização e execução do processo seletivo. As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/sefaz_rs_17
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Será cobrada uma taxa de participação do concurso da SEFAZ/RS, no valor de R$ 182,41, e o seu pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência bancária até a data limite de 7 de fevereiro de 2018. 

Provas do concurso da SEFAZ/RS 2018


Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. As matérias serão separadas em dois blocos, tendo cada um deles duração de cinco horas, conforme especificação a seguir: bloco I para administração e conhecimentos específicos, auditoria, contabilidade geral e língua portuguesa; e bloco II para contabilidade pública, direito administrativo, constitucional e tributário, economia e finanças públicas e matemática financeira. 
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Porto Alegre/RS no dia 10 de março de 2018 para o bloco I e 11 de março de 2018 para o bloco II. As informações sobre os locais e horários de realização serão divulgadas no site do Cebraspe, a partir do dia 28 de fevereiro. 

Atribuições do auditor do Estado da SEFAZ/RS


Exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas; comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração pública, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado; avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e do orçamento do Estado; exercer o controle sobre todos aqueles que, a qualquer modo, arrecadem rendas, efetuem despesas ou administrem bens do Estado; coordenar, analisar, orientar, executar e validar todas as atividades relativas aos serviços de contabilidade da administração direta do Estado; orientar, controlar e validar as atividades relacionadas com o registro dos atos e fatos relativos às gestões orçamentária, extraorçamentária, financeira e patrimonial, inclusive dos fundos especiais; analisar, interpretar e avaliar os elementos integrantes do balanço-geral do Estado, dos balanços das entidades públicas estaduais e dos balanços consolidados do setor público; executar auditoria contábil, administrativa e operacional na administração direta, nas autarquias, nas empresas públicas, nas sociedades de economia mista e controladas e nas fundações instituídas ou mantidas pelo Estado, com a emissão dos respectivos relatórios e pareceres; examinar e manifestar-se previamente sobre processos, licitações, contratos, ajustes, convênios ou outros instrumentos que, direta ou indiretamente, possam originar despesas públicas; gerenciar as atividades referentes ao desenvolvimento, implantação, manutenção, operação, inclusive supervisão, de sistemas de processamento de dados, relacionados com o controle interno; emitir parecer ou prestar informações sobre matéria financeira, orçamentária, patrimonial ou administrativa; examinar e emitir parecer de tomada de contas dos ordenadores da administração direta; estabelecer normas e procedimentos sobre matéria de natureza contábil, no âmbito da administração direta, das fundações e autarquias; elaborar plano de contas, classificadores, demonstrativos e ementários de receita e despesa públicas; planejar, organizar, implantar, operar, supervisionar e coordenar sistemas contábeis; examinar e emitir parecer sobre processos de prestação de contas; e, pesquisar, planejar e implantar sistemas de acompanhamento e apuração de custos do serviço público.

Vídeos SEFAZ

Análise do Edital para Auditor


Atualizado: 04/05/2018 - 10:30

Últimos dias do prazo para 5.707 vagas em 22 concursos

Oportunidades para cargos de todos os níveis escolares nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Ganhos de até R$ 11,9 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Chegam ao fim nesta sexta-feira (4), sábado (5) e domingo (6) as inscrições de 22 concursos públicos. Ao todo, eles selecionarão pelo menos 5.707 profissionais para cargos de todos os níveis escolares, com remunerações iniciais de até R$ 11,9 mil por mês.

As ofertas estão nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

 

São Paulo

 

No Estado de São Paulo, as oportunidades estão no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM); Câmara Pedro de Toledo/SP; e nas prefeituras de Ibaté, Itatiba, Sarapuí, Itariri e Santa Cruz da Esperança.

 

Demais Estados

 

Os interessados ainda podem se inscrever nos concursos do Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas/RJ); Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc/SE); Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Alagoinhas/BA; Universidade Federal do Pará (UFPA); câmaras de Cocos/BA e Santa Lúcia/PR; e nas prefeituras de Pará de Minas/MG, Itaocara/RJ, Guapó/GO, Eusébio/CE, Olho D’água das Cunhãs/MA, Fortaleza/CE, Liberato Salzano/RS e Mafra/SC.

 

 

Prepare-se para os concursos públicos

 

Videoaulas para concursos públicos

Provas Anteriores de concursos públicos

 

Confira abaixo todos os concursos que encerram inscrições:
 

 

Sexta-feira (4)

 

Salários de até R$ 7,2 mil
Concurso HSPM/SP encerra hoje inscrições para 85 vagas

Todos os níveis
Concurso Pará de Minas/MG: prazo de inscrição acaba hoje

Todos os níveis
Aberto concurso para 26 vagas na Prefeitura de Ibaté/SP

Níveis médio e superior
Inscrições abertas para 46 vagas em concurso da UFPA

 

 

Sábado (5)

 

Salários de até R$ 3,6 mil
Concurso em Sarapuí/SP reúne 13 oportunidades

Nível médio
Concurso em Eusébio/CE abre inscrições para 63 vagas

Nível superior
UFSB recebe inscrições de concurso com 73 vagas

 

Domingo (6)

 

Níveis médio e superior
Pedro de Toledo/SP reabre inscrições de concurso

Salários de até R$ 6 mil
Itaocara/RJ prorroga inscrição de concurso com 264 vagas

Níveis médio, técnico e superior
Itatiba/SP abre inscrições de concurso com 110 vagas

Saúde
Concurso Iabas/RJ: abertas inscrições para 13 vagas

Níveis dundamental e superior
Prefeitura de Itariri/SP: concurso com inscrição aberta

Superior
Santa Cruz da Esperança: concurso com inscrições abertas

Todos os níveis
Guapó/GO divulga edital de concurso com 861 vagas

Nível médio
Concurso Sejuc/SE: últimos dias do prazo para 100 vagas

Todos os níveis
Olho D’água das Cunhãs/MA divulga concurso com 257 vagas

Salários de até R$ 6,2 mil
Câmara de Cocos/BA reabre inscrições para concurso

Salários de até R$ 9,8 mil
Concurso Fortaleza/CE: 2.467 vagas com inscrição até 6/5

Níveis médio/técnico e superior
Consórcio de Saúde de Alagoinhas: concurso tem 57 vagas

Todos os níveis
Liberato Salzano/RS inscreve para concurso com 20 vagas

Salários de até R$ 11,9 mil
Prefeitura de Mafra/SC: concurso reúne 16 ofertas

Nível médio
Câmara de Santa Lúcia/PR: concurso tem vaga para agente

 

 

Confira aqui todos os concursos com inscrições abertas

Atualizado: 30/04/2018 - 08:03

Concurso DPE/RS: último dia de inscrição para defensor

Carreira paga R$ 22,2 mil e é destinada a bacharéis em direito com experiência mínima de três anos em atividade jurídica. Interessados têm até as 14h de hoje para garantir candidatura no concurso da DPE/RS

50 vagas

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Terminam às 14h desta segunda-feira (30) as inscrições do concurso da DPE/RS (Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul) para 50 vagas de defensor público, sendo dez reservadas a negros, cinco a pessoas com deficiência e duas a índios.

 

A carreira paga R$ 22.213,43 e pode ser disputada por profissionais graduados em direito e com experiência mínima de três anos em atividade jurídica.

 

As inscrições para o concurso da DPE/RS devem ser registradas mediante o preenchimento de formulário disponível no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), organizadora da seleção. O valor da taxa é de 280.

 

Sobre as provas do concurso da DPE/RS 2018

 

O processo seletivo envolverá, ao todo, cinco fases. Na primeira delas, em 10 de junho, os candidatos farão prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha e duração de cinco horas.

 

As perguntas abordarão língua portuguesa, criminologia e conhecimentos em direito constitucional, administrativo, tributário, civil, processual civil, do consumidor, penal, processual penal, execuções penais, da criança e do adolescente, institucional e direitos humanos.

 

A segunda etapa terá provas discursivas, enquanto na terceira haverá sindicância sobre a vida pregressa e exames de sanidade física, psiquiátrica e aptidão psicológica, além de entrevista e avaliação oral.

 

Na sequência, nas fases de número quatro e cinco, os participantes realizarão, respectivamente, prova de tribuna e análise de títulos.

 

Os testes estão programados para ocorrer em Porto Alegre. As datas de aplicação serão oportunamente divulgadas pela Fundação Carlos Chagas por meio da página do processo seletivo na internet.

 

De acordo com o edital, o concurso terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso da DPE/RS 2018

 

Língua portuguesa - Português brasileiro. 1. Ortografia: sistema ortográfico vigente. 2. Morfologia: flexão e classificação das palavras. 3. Sintaxe: função de termos, coordenação e subordinação, concordância, regência, crase, colocação dos pronomes. 4. Pontuação. 5. Semântica: propriedades do significado (sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, ambiguidade, pressuposição, acarretamento, metáfora). 6. Recursos estilísticos: discurso direto e indireto e sua transformação. 7. Compreensão e interpretação de textos: análise de estrutura e conteúdo, coesão e coerência. 8. Variação linguística e adequação de linguagem: norma culta.

 

Criminologia - Criminologia. Definição da área de conhecimento. Métodos adotados: empirismo e interdisciplinaridade. Objetos da criminologia: delito, delinquente, vítima, controle social. 2. Funções da criminologia. Relações entre criminologia, política criminal e direito penal. 3. Modelos teóricos da criminologia. Teorias sociológicas. Prevenção da infração penal no Estado democrático de direito. Prevenção primária. Prevenção secundária. Prevenção terciária. Modelos de reação ao crime. 4. Escolas Criminológicas. 5. Movimentos criminológicos contemporâneos. 6. Criminologia Cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso de defensor da DPE/Rio Grande do Sul

Atualizado: 26/04/2018 - 13:25

Nova Santa Rita/RS inscreve para concurso com 69 vagas

Interessados têm até 17 de maio para se candidatar. Concurso da Prefeitura de Nova Santa Rita preencherá postos em cargos de níveis fundamental, médio e superior

Três editais

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Estão abertas as inscrições para o concurso da Prefeitura de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, destinado a preencher 69 vagas, além de formar cadastro reserva (CR).

 

Distribuídas entre três editais, as carreiras oferecem salários que variam de R$ 978,26 a R$ 5.387,32. Do total de chances em disputa, duas são para o quadro de pessoal do Instituto Municipal de Assistência ao Servidor de Nova Santa Rita (Imas).

 

Com nível fundamental incompleto é possível concorrer como motorista de veículos pesados (2 postos + CR) e operador de máquinas (1 + CR). Já candidatos que concluíram tal ciclo escolar encontram opções como almoxarife (1 + CR), fiscal de transporte (CR), guarda municipal patrimonial (5 + CR) e merendeira (8 + CR).

 

Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Nova Santa Rita para agente de combate a endemias (CR), agente comunitário de saúde (CR), agente administrativo (1 + CR), assistente em educação infantil (5 + CR), monitor social (CR), fiscal sanitário (CR), professor - anos iniciais (1 + CR), professor - educação infantil (1 + CR) e agente administrativo - Imas (CR).

 

Além de segundo grau, os cargos de auxiliar de saúde bucal (CR), técnico contábil (CR), técnico em edificações (CR), técnico em enfermagem (4 + CR), técnico em farmácia (1 + CR), técnico em informática (CR) e topógrafo (CR) cobram formação técnica.

 

Em nível superior há oportunidades no concurso da Prefeitura de Nova Santa Rita para advogado (1 + CR), agente de controle interno (CR), arquiteto (1 + CR), assistente social (2 + CR), contador (1 + CR), educador físico (1 + CR), enfermeiro (2 + CR), engenheiro civil (1 + CR), engenheiro químico (CR), farmacêutico (1 + CR), fiscal de obras (CR), fiscal tributário (CR), fisioterapeuta (1 + CR), fonoaudiólogo (1 + CR), licenciador ambiental (1 + CR), médico ESF (2 + CR), médico 24 (2 + CR), médico - Imas (1 + CR), ginecologista/obstetra (1 + CR), pediatra (1 + CR), médico perito (1 + CR), nutricionista (1 + CR), odontólogo (1 + CR), psicólogo (4 + CR), psicólogo - Imas (1 + CR) psiquiatra (1 + CR), terapeuta ocupacional (1 + CR), veterinário (1 + CR) e professor nas áreas de artes (1 + CR), ciências (1 + CR), educação física (1 + CR), geografia (1 + CR), história (1 + CR), inglês (1 + CR), matemática (1 + CR) e português (1 + CR).   

 

Concurso Prefeitura Nova Santa Rita: inscrições e provas

 

Será possível se inscrever no concurso da Prefeitura de Nova Santa Rita até 17 de maio, por meio do site www.fundacaolasalle.org.br/concursos. As taxas custam entre R$ 45 a R$ 120.

 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 10 de junho, prática (motorista e operador de máquinas), em 14 e/ou 15 de julho, e de títulos (professor), com entrega dos documentos nos dias 5, 6 e 9 de julho.

 

De acordo com os editais, o concurso da Prefeitura de Nova Santa Rita terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Atribuições do guarda patrimonial no concurso da Prefeitura de Nova Santa Rita 2018

 

Exercer vigilância em setores móveis ou fixos; prestar auxílio a pessoas em perigo; prestar informações solicitadas; realizar rondas de inspeção ou intervalos determinados, adotando providências para evitar roubos, incêndios e danos em prédios, jardins, praças e materiais sob sua guarda; fiscalizar a entrada e saída de pessoas e de veículos pelos portões de acesso sob sua vigilância; vedar a entrada de pessoas e veículos pelos portões de acesso sob sua vigilância; vedar a entrada de pessoas não autorizadas; verificar as autorizações para ingresso nos referidos locais; zelar pelas condições de ordem e asseio nas áreas sob sua responsabilidade; verificar se as portas e janelas estão devidamente fechadas; investigar quaisquer condições anormais que tenha observado; anotar chamadas telefônicas; receber e transmitir recados; levar ao imediato conhecimento das autoridades competentes quaisquer irregularidades verificadas, acompanhar funcionários quando necessário, no exercício de suas funções; executar; exercer tarefas afins.

Atualizado: 16/04/2018 - 13:51

Concurso Transpetro: saiu gabarito da prova objetiva

Concurso da Transpetro preencherá 1.806 postos de níveis médio/técnico e superior de ensino, com salários que chegam a R$ 10,7 mil. Os mais de 106 mil inscritos realizaram a avaliação no último domingo (15)

11 Estados e DF

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Destinado a preencher 1.806 vagas, sendo 156 imediatas e 1.650 para cadastro reserva (CR), o concurso da Transpetro (Petrobras Transporte) teve o gabarito da prova objetiva divulgado nesta segunda-feira (16) pela Fundação Cesgranrio. Os concorrentes aos postos de nível médio podem consultá-lo clicando aqui, enquanto os candidatos às carreiras de ensino superior devem acessar este link.  

 

Os participantes realizaram a avaliação no último domingo (15), em 11 Estados e no Distrito Federal. O certame contabilizou, ao todo, 106.781 inscritos, sendo 89.761 para ampla concorrência, 16.411 para chances reservadas a negros e 609 para pessoas com deficiência.

 

A seleção envolveu teste objetivo para todos os cargos, além de exame discursivo para os concorrentes à carreira de advogado. Mais detalhes sobre a estrutura dos exames podem ser conferidos ao longo da matéria.  

 

Com oferta salarial entre R$ 3.745,32 a R$ 10,726,45, o processo seletivo recebeu inscrições até  7 de março. As candidaturas foram registradas pelo site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).

 

Cargos em disputa no concurso da Transpetro

 

Nível médio foi requisito para técnico de administração e controle júnior (15 postos + 150 CR). Além de segundo grau, era necessário possuir formação técnica para concorrer como técnico ambiental júnior (3 + 30 CR),  técnico de faixa de dutos júnior (2 + 40 CR), técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior (1 + 10 CR), técnico de manutenção júnior - automação (5 + 50 CR), técnico de manutenção júnior - elétrica (2 + 20 CR), técnico de manutenção júnior - mecânica (7 + 140 CR), técnico de operação júnior (8 + 80 CR) e técnico de suprimento de bens e serviços júnior (10 + 100 CR).

 

Profissionais com curso superior encontraram opções no concurso da Transpetro 2018 como administrador júnior (13 + 130 CR), advogado júnior (3 + 30 CR), analista de comercialização e logística júnior - comércio e suprimento (1 + 10 CR), analista de comercialização e logística júnior - transporte marítimo (2 + 20 CR), analista de sistemas júnior - infraestrutura (3 + 30 CR), analista de sistemas júnior - processos de negócio (3 + 30 CR), analista de sistemas júnior - SAP (3 + 30 CR), analista financeiro júnior (2 + 20 CR), contador júnior (5 + 50 CR), economista júnior (2 + 20 CR), enfermeiro do trabalho júnior (1 + 10 CR), médico do trabalho júnior (1 + 10 CR), profissional de comunicação júnior - jornalismo (1 + 10 CR), profissional de meio ambiente júnior (6 + 60 CR) e engenheiro júnior nas seguintes especialidades: automação (11 + 110 CR), civil (3 + 30 CR), elétrica (8 + 80 CR), geotécnica (3 + 30 CR), mecânica (18 + 180 CR), naval (2 + 20 CR), processamento químico (2 + 20 CR), produção (6 + 60 CR) e telecomunicações (4 + 40 CR).

 

APOSTILAS CONCURSO TRANSPETRO 2018 - TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JUNIOR CURSO CONCURSO TRANSPETRO 2018 - NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR

 

As oportunidades estão distribuídas entre os Estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina, além de Brasília. 

 

Mais detalhes sobre as provas do concurso da Transpetro 2018

 

A avaliação discursiva trará 60 questões de múltipla escolha para funções de nível médio/técnico e 70 para as de superior. O conteúdo programático inclui língua portuguesa e conhecimentos específicos (todos os empregos), matemática (vagas com exigência de ensino médio) e língua inglesa (postos destinados a profissionais graduados). 

 

Os exames ocorrerão em Manaus/AM, Salvador, BA, Brasília/DF, Vitória/ES, São Luís/MA, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Recife/PE, Florianópolis/SC, Santos/SP, São Paulo/SP, Niterói/RJ, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS e Rio Grande/RS.

 

De acordo com o edital, o concurso da Transpetro 2018 terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério da empresa. 

 

Atribuições do técnico de administração e controle júnior no concurso da Transpetro 2018

 

Executar e participar da preparação de dados, edição de documentos, relatórios, textos, planilhas e gráficos; organizar e atualizar arquivos físicos e de dados; atender clientes e público em geral.

 

Conteúdo programático parcial para cargos de nível médio no concurso da Transpetro 2018

 

Língua portuguesa – 1. Compreensão de textos. 2. Ortografia (acentuação, emprego de s, z, ç, x, ch, ss, sc, cç, j e g). 3. Morfossintaxe (flexão de número) 4. Sintaxe (concordância nominal e verbal, regência verbal e nominal, colocação pronominal, crase e conjugação de verbos irregulares). 5. Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos).

 

Matemática – 1. Teoria dos conjuntos. Conjuntos numéricos. Relações. Funções e equações polinomiais e transcendentais (exponenciais, logarítmicas e trigonométricas). 2. Análise combinatória, progressão aritmética, progressão geométrica e probabilidade básica. 3. Matrizes, determinantes e sistemas lineares. 4. Geometria plana: áreas e perímetros. 5. Geometria espacial: áreas e volumes. 6. Estatística básica. 7. Noções básicas de matemática financeira. 8. Aritmética.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso da Transpetro 2018 

 

Cronograma concurso Transpetro 2018

 
concurso-transpetro

Atualizado: 23/02/2018 - 14:08

Concurso Conter: saiu resultado final para 2.295 vagas

Com oportunidades distribuídas entre 16 Estados e o DF, concurso unificado do Conter ofereceu postos destinados a profissionais de todas as escolaridades

Salários de até R$ 3,8 mil

Por JCConcursos - Samuel Peressin

O Instituto Quadrix divulgou, em 21 de fevereiro, o resultado final do concurso unificado do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter) e de outros 14 Conselhos Regionais dos Técnicos em Radiologia (CRTRs). A classificação pode ser conferida aqui
Foram oferecidas, ao todo, 2.295 vagas, sendo 78 imediatas e 2.217 para cadastro reserva (CR). Destinadas a profissionais de todas as escolaridades, as carreiras contam com salários entre R$ 937 e R$ 3.800, além de benefícios.
Os contratados por meio do concurso do Conter atuarão em unidades instaladas em Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS, Aracaju/SE, Salvador/BA, Goiânia/GO, Florianópolis/SC, Maceió/AL, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Vitória/ES, Recife/PE, Natal/RN, São Luís/MA, Teresina/PI, Porto Velho/RO e Manaus/AM.

Sobre as vagas do concurso do Conter


Profissionais com ensino fundamental puderam se inscrever como auxiliar de serviços gerais (5 vagas imediatas + 184 CR).

APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA CONTER - RECEPCIONISTA / MOTORISTA / AGENTE FISCAL / AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS / AGENTE E ASSISTENTE ADMINISTRATIVO  
Ensino médio foi requisito do concurso do Conter para assistente administrativo jr. (25 CR), assistente financeiro jr. (25 CR), motorista (1 + 34 CR), recepcionista (1 + 127 CR), serviços gerais (1 + 24 CR), agente fiscal (16 + 573 CR), auxiliar administrativo (32 + 457 CR), agente administrativo (4 + 164 CR), recepcionista (2 + 25 CR), assistente administrativo (3 + 102 CR), assistente financeiro (1 + 34 CR), técnico em contabilidade (2 + 68 CR) e técnico em informática (2 + 73 CR) - as duas últimas funções também cobram formação técnica.

Em nível superior foram ofertadas chances como advogado (4 + 141 CR), agente administrativo (1 + 34 CR), contador (2 + 93 CR) e analista administrativo (1 + 34 CR).

Concurso Conter: avaliação e vigência


Os participantes do concurso do Conter realizaram provas objetivas com questões sobre conhecimentos básicos (língua portuguesa, atualidade, informática, raciocínio lógico e ética no serviço público) e conhecimentos específicos.

A aplicação dos testes ocorreu em 17 de setembro e 1º de outubro, nas cidades de Aracaju/SE, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, Maceió/AL, Manaus/AM, Recife/PE, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, Teresina/PI e Vitória/ES.

Para os concorrentes aos cargos de nível superior, a seleção incluiu, ainda, análise de títulos e experiência profissional. Os documentos foram recebidos pela banca entre 21 e 23 de novembro.

O concurso do Conter terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão, conforme estabelece o edital.

Atribuições do auxiliar de serviços gerais no concurso do Conter


Promove a limpeza do piso, móveis, paredes, portas, janelas, escadas, tapetes, cortinas, recolhendo lixo e acondicionando-o de forma adequada, zelando pela guarda, conservação e utilização de materiais, equipamentos e produtos de limpeza. Promove a conservação e utilização de materiais, equipamentos e produtos do local. Executa os serviços de recebimento, armazenamento e controle de alimentos e similares, acondicionados em prateleiras e/ou armários, geladeira, freezer, etc., assegurando sua conservação adequada. Prepara e serve café, chá, sucos, água, refeições, lanches, para atender funcionários e visitantes da CRTR/RJ. Executa os serviços de recebimento, armazenamento e controle de material de limpeza e similares, acondicionados em prateleiras e/ou armários, etc., assegurando sua conservação adequada.

Concurso Conter: atribuições do auxiliar administrativo


Executar tarefas auxiliares de apoio administrativo tais como: secretariar diretores; transcrição de dados; classificação de documentos; organização e manutenção de arquivos; redação de minutas de correspondências simples e rotineiras; atendimento e orientação ao público interno/externo; digitação e conferência de serviços; protocolo e despacho de documentos; operação de máquinas de xerox e fax; realização de coletas de preços; elaboração de material para reuniões, palestras; execução de serviços externos (ocasionalmente), assim como outras tarefas semelhantes.

Atribuições do agente fiscal no concurso do Conter


Desenvolver atividades de fiscalização do exercício profissional de Técnico em Radiologia, Tecnólogo em Radiologia e Auxiliar de Radiologia junto a Hospitais, Clínicas Radiológicas, Indústrias, órgãos Públicos e demais entidades que se utilizem de equipamentos radiológicos, em consonância com a legislação vigente; registrar com clareza, precisão e objetividade todos os fatos constatados na atividade de fiscalização; elaborar relatórios técnicos, acompanhar as alterações, avanços e inovações do setor, participar de reuniões técnicas, prestar orientações, responder a quesitos quando solicitado por escrito ou verbalmente em audiências convocadas e prestar assessoramento em assuntos referentes à sua área. Realizar outras atividades correlatas ao cargo, de acordo com as orientações de sua chefia imediata.

Atualizado: 21/02/2018 - 12:14

PEC para concurso de procurador pronto para votação

Proposta, que vem tramitando no Congresso Nacional desde 2003, agora depende apenas de um parecer final

Cria o cargo em todos os municípios

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

Foi novamente encaminhada para deliberação no plenário do  Senado Federal, no último dia 8 de fevereiro, para inclusão na ordem do dia, a Proposta de Emenda à Constituição 17/2012, que determina a obrigatoriedade de existência da carreira de procurador em todos os municípios, para preenchimento por meio de concurso público. O projeto já está pronto para votação desde o final do ano passado, mas acabou não sendo avaliado em decorrência do recesso parlamentar.

Caso aprovado, o artigo 132 da Constituição Federal passará a ter a seguinte redação:  “Os procuradores dos estados, municípios e Distrito Federal, organizados em carreira, no qual o ingresso dependerá de concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercerão a representação judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federadas”.

De acordo com a proposta original, apresentada na Câmara dos Deputados, em 2003, “nada justifica excluir os municípios da exigência constitucional de organizarem suas carreiras de procurador. Nada mais justifica a possibilidade de ausência de controle de legalidade ou um controle deficiente, decorrente da falta de mão de obra especializada ou de entrega de tal controle a pessoas estranhas ao quadro efetivo da administração municipal”.

Ainda de acordo com a justificativa do projeto, a ausência de pareceres proferidos por procuradores concursados leva à descredibilidade da administração pública frente aos órgãos externos de controle, tribunais de contas e Ministério Público.

O projeto também determina que em casos de municípios com menor potencial econômico deverão instituir a carreira, porém, de forma proporcional às suas possibilidades.     

Atualizado: 19/02/2018 - 09:04

Concurso Assembleia/RS 2018: último dia de inscrição

Edital do novo concurso da Assembleia/RS traz chances para carreiras de agente, analista, técnico e procurador, com salários que chegam a R$ 23 mil. Prazo termina às 23h59 de hoje

51 vagas

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Terminam às 23h59 desta segunda-feira (19) as inscrições do concurso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (AL/RS) para o preenchimento de 51 vagas. A seleção é organizada pela Fundatec.
Quem possui ensino médio pode concorrer como agente legislativo - área de segurança (6 postos) e técnico legislativo (35). Ambas as carreiras pagam R$ 6.325,61. 
Profissionais graduados têm opções como procurador (1 chance e salário de R$ 23.084,61) e analista legislativo nas seguintes funções: administrador (2), contador (3), arquiteto (1), engenheiro mecânico (1), engenheiro elétrico (1) e tecnologia da informação e comunicação (1), com vencimentos de R$ 9.893,90.
É possível se inscrever no concurso da Assembleia/RS por meio do site www.fundatec.org.br. As taxas custam: R$ 100 (técnico), R$ 120 (agente), R$ 150 (analista) e R$ 250 (procurador). 

Sobre as provas do concurso da Assembleia/RS 2018


Para todos os cargos em disputa no concurso da Assembleia Legislativa/RS, o processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva , em 8 de abril - exceto para procurador, cuja avaliação escrita está agendada para 2 e 3 de junho.  A aplicação ocorrerá em Porto Alegre. 
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA - ASSEMBLEIA/RS - ANALISTA / AGENTE E TÉCNICO LEGISLATIVO
A seleção inclui ainda: análise de títulos para vagas de nível superior, em 20 e 21 de junho para analista e 2 e 3 de agosto para procurador; e teste físico, em 15 de junho, e avaliação psicológica, entre 6 e 8 de agosto, para agente.
O concurso da Assembleia/RS 2018 terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do Legislativo, conforme estabelece o edital

Atribuições do agente legislativo no concurso da Assembleia/RS


Executar o policiamento interno e externo das dependências do Palácio Farroupilha e seus anexos, auxiliado no policiamento externo por agentes da corporação militar e civil do Estado e da União, postos à exclusiva disposição da Mesa da Assembleia Legislativa.

Concurso Assembleia RS 2018: atribuições do técnico legislativo


Prestar assessoramento em trabalhos atinentes à área administrativa, bem como auxiliar na elaboração de estudos, pesquisas e trabalhos nesta área, executando tarefas que envolvam média complexidade administrativa.
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA ASSEMBLEIA/RS - TÉCNICO LEGISLATIVO

Atualizado: 15/02/2018 - 15:18

Concurso em Estância Velha/RS oferece 23 vagas

No edital do concurso da Prefeitura de Estância Velha há oportunidades para almoxarife, motorista, agente comunitário de saúde, secretário de escola, técnico em enfermagem, entre outros cargos

Todos os níveis

Por JCConcursos - Camila Diodato

Quem pretende ingressar em um concurso municipal no Estado do Rio Grande do Sul pode concorrer a uma das 23 vagas imediatas disponibilizadas no edital da Prefeitura de Estância Velha. O certame ainda dispõe de cadastro reserva (CR) de pessoal.
Candidatos que não concluíram o ensino fundamental estão aptos para os empregos de almoxarife (1 oportunidade), auxiliar de topografia (1) e motorista (1). 
Já para os que terminaram o nível fundamental há chances nos postos de agente comunitário de saúde (7), agente de combate a endemias (1), auxiliar de consultório dentário (1) e secretário de escola (1).
O ensino médio completo e a carteira de habilitação “AB” são requisitos para pleitear a função de guarda municipal de trânsito e segurança (1). 
No concurso da Prefeitura de Estância Velha ainda tem oportunidade para técnico em enfermagem (1), cargo de requer curso técnico específico e registro no conselho de classe.
As colocações de advogado (1), arquiteto (CR), enfermeiro (1), engenheiro civil (1), clínico geral (1), obstetra/ginecologista (1), pediatra (1), médico saúde coletiva (1) e veterinário (1) exigem formação superior em determinadas áreas de atuação.
Consta no edital que os convocados no concurso da Prefeitura de Estância Velha serão contratados pelo regime estatutário e que os salários ficarão entre R$ 1.279,22 e R$ 10.153,80.

Saiba mais sobre o concurso da Prefeitura de Estância Velha/RS


As inscrições ficarão disponíveis até 20 de fevereiro no endereço eletrônico da Fundatec (www.fundatec.org.br), a banca organizadora. As taxas cobradas vão de R$ 63,96 a R$ 507,69.
O processo de seleção dos participantes compreenderá a aplicação de uma prova objetiva com questões de múltipla escolha no dia 25 de março, em locais e horários a serem divulgados com antecedência no site da organizadora.
As demais etapas da triagem serão: teste de aptidão física e avaliação psicológica para guarda municipal; e análise de títulos para os cargos de nível superior.

Atualizado: 01/02/2018 - 14:41

Concurso Ministério da Fazenda: pedido com 1.301 vagas

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

Em avaliação

Por JCConcursos - Camila Diodato

Continua em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido para a abertura do concurso do Ministério da Fazenda, que solicitou autorização de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.
Recentemente, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, anunciou que os certames do âmbito federal serão retomados e que liberará algumas autorizações. A expectativa é de que o MF seja contemplado ainda em 2018, já que apresenta um déficit de 3.999 servidores, sendo 3.062 para nível médio e 937 para superior.
As oportunidades requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).
Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.
A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.
O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Outras oportunidades na solicitação de concurso


Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.
Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 
Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.
Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).
Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Último concurso do Ministério da Fazenda


No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).
Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Atualizado: 31/01/2018 - 15:21

Concurso MPF: projeto de lei pode criar 842 vagas

Proposta tem o objetivo de criar oportunidades para as carreiras de técnico, analista e procurador. Ofertas são para concurso do MPF, além do MPU

Em análise

Por JCConcursos - Camila Diodato

Segue em análise na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL) n° 6006/2016, que visa a criar 842 vagas efetivas para o quadro de pessoal do Ministério Público Federal (MPF). As chances são para todo o país e estão distribuídas entre três cargos.
O próximo passo para o avanço da proposta é eleger um novo relator, já que o anterior devolveu o PL sem nenhuma manifestação. O documento se encontra na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).
Consta no PL que, das oportunidades, 501 são para técnico, 207 para analista e 134 para procurador. Vale ressaltar que os cargos de técnico e analista são preenchidos por meio de concurso do MPU, que depois fica com a responsabilidade de lotar as chances no quadro do MPF.
Para concorrer à carreira de técnico é preciso ter certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, enquanto a colocação de analista aceita profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. As remunerações correspondem a R$ 6.167,99 para técnico e a R$ 10.119,93 para analista, sem incluir os seguintes benefícios: R$ 884 de vale-alimentação, R$ 699 de assistência pré-escolar, R$ 181,77 de auxílio-transporte, além de assistências médica e odontológica.
Já o posto de procurador regional da República exige bacharelado em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção da graduação. O salário inicial oferecido é de R$ 28.947,55
O projeto de lei que prevê, consequentemente, a realização de um novo concurso do MPF ainda será avaliado pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Após ser aprovado em todas as comissões, o documento irá ser avaliado pelo Plenário e, em seguida, irá para o Senado Federal. Por isso, haverá a sanção por parte do presidente da República.

Último concurso do MPF


No final de 2016, o MPF lançou edital com 82 vagas para procurador espalhadas pelas seguintes cidades: Maceió/AL (1), Arapiraca/AL (1), Laranjal do Jari/AP (1), Oiapoque/AP (1), Manaus/AM (3), Bom Jesus da Lapa/BA (1), Jequié/BA (1), Paulo Afonso/BA (1), Fortaleza/CE (1), Crateús/CE (1), Maracanaú/CE (1), Brasília/DF (1), Goiânia/GO (1), Anápolis/GO (1), Itumbiara/GO (1), São Luís/MA (1), Imperatriz/MA (1), Juína/MT (1), Campo Grande/MS (1), Belo Horizonte/MG (1), Ituiutaba/MG (1), Janaúba/MG (1), Manhuaçu/MG (1), Poços de Caldas/MG (1), Teófilo Otoni/MG (1), Belém/PA (1), Itaituba/PA (1), Marabá/PA (1), Tucuruí/PA (1), João Pessoa/PB (1), Guarabira/PB (1), Curitiba/PR (2), Campo Mourão/PR (1), Cascavel/PR (1), Guarapuava/PR (1), Recife/PE (1), Cabo de Santo Agostinho/PE (1), Goiana/PE (1), Jaboatão/PE (1), Salgueiro/PE (1), Teresina/PI (1), Corrente/PI (1), São Raimundo Nonato/PI (1), Rio de Janeiro/RJ (4), Macaé/RJ (1), Volta Redonda/RJ (1), Natal/RN (1), Ceará-Mirim/RN (1), Porto Alegre/RS (3), Erechim/RS (1), Novo Hamburgo/RS (1), Palmeiras das Missões/RS (1), Porto Velho/RO (2), Vilhena/RO (1), Boa Vista/RR (1), Florianópolis/SC (1), Blumenau/SC (1), Chapecó/SC (1), Itajaí/SC (1), São Paulo/SP (2), Andradina/SP (1), Bauru/SP (1), Campinas/SP (1), Catanduva/SP (1), Limeira/SP (1), Lins/SP (1), Osasco/SP (1), Registro/SP (1), São José do Rio Preto/SP (1), Lagarto/SE (1), Propriá/SE (1) e Gurupi/TO (1).
Em março deste ano serão aplicadas as provas objetivas com questões de múltipla escolha em todas as capitais do Estado, mais o Distrito Federal. Ainda haverá provas subjetivas, inscrição definitiva, análise de títulos e testes orais.

Último concurso do MPU


O MPU realizou concurso, em 2013, com 263 oportunidades, além de cadastro reserva, para técnico e analista. Sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo constou de duas provas objetivas (uma com 50 questões de conhecimentos básicos e outra com 70 questões de conhecimentos específicos) para todos os participantes e teste discursivo para analista.
As 35 ofertas de técnico estavam distribuídas entre as especialidades de tecnologia da informação e comunicação, enfermagem e saúde bucal. No caso de analista, as 228 chances envolveram as áreas de arquivologia, biblioteconomia, comunicação social, educação, estatística, finanças e controle, gestão pública, planejamento e orçamento, clínica médica, psiquiatria, antropologia, arquitetura, contabilidade, economia, engenharia agronômica, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de segurança do trabalho, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia sanitária, geografia, medicina, medicina do trabalho, oceanografia, enfermagem, odontologia, psicologia, serviço social, tecnologia da informação e comunicação (desenvolvimento de sistemas ou suporte e infraestrutura. 
O edital do concurso do MPU teve ofertas no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Atualizado: 23/01/2018 - 11:51

Concurso Receita Federal: pedido para 2.083 vagas

Oportunidades solicitadas ao Ministério do Planejamento são para as carreiras de auditor-fiscal e analista tributário. Iniciais do concurso da Receita serão de até R$ 16,2 mil

Alta defasagem de pessoal

Por JCConcursos - Camila Diodato

Um dos concursos públicos aguardados para 2018 é o da Receita Federal do Brasil (RFB), que solicitou ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) uma autorização para 2.083 oportunidades.
O órgão e os sindicatos da categoria aguardam com expectativa o aval, ainda mais que o quadro de pessoal apresenta uma grande defasagem de pessoal. A cada novo levantamento cresce o número de postos vagos na RFB e a tendência é que o quadro de pessoal fique cada vez mais escasso, caso uma nova seleção não ocorra.
Em abril do ano passado, a Receita Federal tinha 20.321 postos em aberto, mas os dados recentes apontam que há um déficit de 20.639 servidores, sendo 10.789 auditores e 9.850 analistas. A situação pode ficar mais crítica, ainda mais que cerca de 20% do pessoal já está apto a se aposentar.

Pedido do concurso da Receita Federal 2018


Em maio de 2017, o Ministério da Fazenda encaminhou ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) pedido para que sejam liberadas à Receita Federal 2.083 oportunidades para auditor-fiscal e analista tributário.
Do total de ofertas requeridas para o concurso da Receita Federal, 630 são para auditor e 1.453 para analista. Ambas as carreiras aceitam profissionais com formação superior completa em diversas áreas de atuação. A remuneração inicial corresponde a R$ 16.201,64 e a R$ 9.714,42, respectivamente, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.
Veja também: simulado completo para o concurso da Receita 2018

Concurso para a área administrativa


Outra seleção aguardada é a que contempla 400 vagas para os cargos de assistente-técnico administrativo e analista administrativo, com lotação no quadro de pessoal da Receita Federal. Vale ressaltar que o lançamento do edital, assim que autorizado pelo MPDG, é feito pelo Ministério da Fazenda, que depois distribui as oportunidades para o seu quadro e o da RFB.
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Para concorrer a assistente é necessário possuir ensino médio, sendo que o salário inicial, atualizado, é de R$ 4.137,97, considerando o vale-alimentação de R$ 458. Já a função de analista administrativo pede nível superior e oferece vencimento de R$ 5.490,09, incluindo o benefício.

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Receita Federal solicita 2.083 vagas

Essa é sua chance. São mais de 2 mil oportunidades com remuneração de até R$ 20.123. A Central de Concursos vai ajudar você a garantir sua vaga e reescrever sua carreira. Confira.

Uma vez autorizado, o concurso contará com uma grande parte das vagas destinada para o Estado de São Paulo, por não ter sido contemplado na última seleção para os cargos administrativos.

Preparação para o concurso da Receita Federal 2018


Por ser considerado um dos concursos mais concorridos do Brasil, já que soma milhares de concorrentes, quem deseja conquistar um posto na RFB deve iniciar os estudos com antecedência. Em entrevista anterior ao JC, o auditor-fiscal da Receita Federal e ex-presidente do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), Pedro Delarue, comentou que “as provas são disputadíssimas e as pessoas que estão estudando estão super preparadas, então, é necessário estudar bastante, já que há uma grande variedade de temas”.
Uma opção para se preparar para a seleção é analisar o conteúdo programático e as avaliações dos processos seletivos anteriores. 

Último concurso da Receita Federal


No caso de assistente técnico-administrativo, o concurso anterior ocorreu em 2014, sendo organizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). A prova contou com 70 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 20 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos básicos foram 20 de língua portuguesa, dez de matemática e raciocínio lógico, dez de conhecimentos de informática e dez de atualidades. Em conhecimentos específicos, cinco de gestão de pessoas e atendimento ao público, cinco de ética do servidor na administração pública, cinco de administração pública brasileira e cinco do regime jurídico dos agentes públicos. Informática e atualidades contaram com peso um e as demais disciplinas, com peso dois.  

Prepare-se para o concurso Receita Federal

PROVA ANTERIOR RFB

Para analista técnico administrativo, a última seleção foi em 2013, também organizada pela Esaf. O cargo contou com duas provas, sendo a primeira com 65 questões de conhecimentos básicos e a segunda com 50 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais foram 15 de língua portuguesa, dez de atualidades, dez de raciocínio lógico quantitativo, dez de direito constitucional dez de direito administrativo e dez de informática básica. Língua portuguesa e conhecimentos específicos tiveram peso dois, enquanto as demais disciplinas contaram com peso um. Além disso, os candidatos foram submetidos a uma prova discursiva.

Saiba mais sobre o concurso da Receita Federal 2018


Atualizado: 16/01/2018 - 09:15

Concurso Sefaz/RS: último dia do prazo para auditor

Para participar do concurso da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul é necessário possuir nível superior

Inicial de R$ 21,4 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (SEFAZ/RS) encerrará às 18h desta terça-feira (16) o prazo de inscrição do concurso para auditor do Estado, classe A. Oportunidade é de sete vagas imediatas, sendo uma reservada a candidatos com deficiência e uma para os negros e pardos. 
Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, em grau de bacharelado, de duração plena em administração, ciências contábeis, ciências econômicas ou ciências jurídicas e sociais, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
A remuneração inicial oferecida pela SEFAZ/RS é de R$ 21.454,81, já incluído prêmio de produtividade e eficiência variável, para carga horária semanal de 40 horas, sob regime de trabalho em tempo integral. 

Como participar do concurso da SEFAZ/RS


O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o responsável pela organização e execução do processo seletivo. As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/sefaz_rs_17
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Será cobrada uma taxa de participação do concurso da SEFAZ/RS, no valor de R$ 182,41, e o seu pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência bancária até a data limite de 7 de fevereiro de 2018. 

Provas do concurso da SEFAZ/RS 2018


Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. As matérias serão separadas em dois blocos, tendo cada um deles duração de cinco horas, conforme especificação a seguir: bloco I para administração e conhecimentos específicos, auditoria, contabilidade geral e língua portuguesa; e bloco II para contabilidade pública, direito administrativo, constitucional e tributário, economia e finanças públicas e matemática financeira. 
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Porto Alegre/RS no dia 10 de março de 2018 para o bloco I e 11 de março de 2018 para o bloco II. As informações sobre os locais e horários de realização serão divulgadas no site do Cebraspe, a partir do dia 28 de fevereiro. 

Atribuições do auditor do Estado da SEFAZ/RS


Exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas; comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração pública, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado; avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e do orçamento do Estado; exercer o controle sobre todos aqueles que, a qualquer modo, arrecadem rendas, efetuem despesas ou administrem bens do Estado; coordenar, analisar, orientar, executar e validar todas as atividades relativas aos serviços de contabilidade da administração direta do Estado; orientar, controlar e validar as atividades relacionadas com o registro dos atos e fatos relativos às gestões orçamentária, extraorçamentária, financeira e patrimonial, inclusive dos fundos especiais; analisar, interpretar e avaliar os elementos integrantes do balanço-geral do Estado, dos balanços das entidades públicas estaduais e dos balanços consolidados do setor público; executar auditoria contábil, administrativa e operacional na administração direta, nas autarquias, nas empresas públicas, nas sociedades de economia mista e controladas e nas fundações instituídas ou mantidas pelo Estado, com a emissão dos respectivos relatórios e pareceres; examinar e manifestar-se previamente sobre processos, licitações, contratos, ajustes, convênios ou outros instrumentos que, direta ou indiretamente, possam originar despesas públicas; gerenciar as atividades referentes ao desenvolvimento, implantação, manutenção, operação, inclusive supervisão, de sistemas de processamento de dados, relacionados com o controle interno; emitir parecer ou prestar informações sobre matéria financeira, orçamentária, patrimonial ou administrativa; examinar e emitir parecer de tomada de contas dos ordenadores da administração direta; estabelecer normas e procedimentos sobre matéria de natureza contábil, no âmbito da administração direta, das fundações e autarquias; elaborar plano de contas, classificadores, demonstrativos e ementários de receita e despesa públicas; planejar, organizar, implantar, operar, supervisionar e coordenar sistemas contábeis; examinar e emitir parecer sobre processos de prestação de contas; e, pesquisar, planejar e implantar sistemas de acompanhamento e apuração de custos do serviço público.

Atualizado: 14/12/2017 - 11:22

Getúlio Vargas/RS abre concurso público com 40 vagas

No edital do concurso da Prefeitura de Getúlio Vargas há oportunidades para cargos de todos os níveis de escolaridade. Salários iniciais de até R$ 8,8 mil

Prefeitura Municipal

Por JCConcursos - Camila Diodato

A Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas, que fica no Estado do Rio Grande do Sul, realiza concurso público que dispõe de 40 oportunidades, além de cadastro reserva (CR) de pessoal.
O ensino fundamental incompleto habilita a participação para as posições de borracheiro/lavador (CR), mecânico (CR), motorista (1 vaga), operário (4), operador de máquinas (1) e servente (5).
Quem concluiu o nível fundamental está apto para pleitear as carreiras de agente de combate a endemias (1), auxiliar de saúde bucal (CR) e zelador do Parque Municipal das Águas (CR).
A colocação de auxiliar de administração (CR) aceita profissionais que não tenham concluído o ensino médio, enquanto os postos de auxiliar de professor (10), auxiliar de secretaria (CR), fiscal de serviços, obras e segurança patrimonial (CR), inspetor tributário (CR), oficial administrativo (CR), orientador social (1) e professor de educação infantil e séries inicias do ensino fundamental (10) exigem o mesmo nível completo.
Quem possui curso técnico pode ter uma das seguintes opções no concurso da Prefeitura de Getúlio Vargas: fiscal ambiental (1), técnico de enfermagem (1) e técnico em informática (CR).
O diploma de formação superior é imprescindível para concorrer aos empregos de agente de controle interno (CR), arquiteto e urbanista (CR), assistente social (CR), enfermeiro (CR), engenheiro civil (CR), farmacêutico (CR), fonoaudiólogo (1), licenciador ambiental (CR), médico -  20 horas (CR), médico - 40 horas (1), ginecologista e obstetra (CR), pediatra (CR), psiquiatra (CR), procurador jurídico (CR), professor de séries finais do ensino fundamental - português/inglês (1), professor de atendimento educacional especializado (2) e psicólogo (CR). 
Consta no edital do concurso da Prefeitura de Getúlio Vargas que os salários iniciais oferecidos aos futuros servidores ficarão entre R$ 853,20 e R$ 8.846,73, para jornadas de 20 a 40 horas semanais.

Mais detalhes do concurso da Prefeitura de Getúlio Vargas


Sob a organização da empresa Objetiva Concursos, o processo seletivo aceitará as inscrições somente pela internet até 27 de dezembro. A ficha cadastral está disponível em www.objetivas.com.br
Depois de preencher o formulário de participação no site da banca organizadora, é necessário realizar o pagamento do boleto bancário da taxa de inscrição, cujos valores vão de R$ 34,59 a R$ 103,76, dependendo do cargo pretendido.
A triagem ocorrerá por meio de provas objetivas para todas as carreiras; teste prático para borracheiro/lavador, mecânico, motorista e operador de máquinas; e análise de títulos para professor (todas as áreas).
Compostas por 40 perguntas de múltipla escolha, as avaliações objetivas estão marcadas para o dia 28 de janeiro de 2018, em locais e horários a serem revelados oportunamente na página eletrônica da Objetiva Concursos.

Atualizado: 30/11/2017 - 10:31

Aberto concurso para 63 vagas em Santo Ângelo/RS

Com inscrições disponíveis até 7 de dezembro, concurso da Prefeitura de Santo Ângelo, no interior gaúcho, preencherá postos em cargos de níveis médio/técnico e superior de ensino

Iniciais de até R$ 4 mil

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Santo Ângelo, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, vai realizar processo seletivo para preencher 63 vagas temporárias.
Exige-se ensino médio para atendente de farmácia (4 - R$ 827,89), além de formação técnica para técnico em enfermagem (1 - R$ 1.396,34), técnico em enfermagem ESF (5 - R$ 1.422,57) e técnico em radiologia (4 - R$ 1.486,71). 
Em nível superior há oportunidades para assistente social (3 - R$ 2.151,35), enfermeiro (5 - R$ 2.151,35), enfermeiro ESF (4 - R$ 4.017,01), farmacêutico (5 - R$ 2.472,01), médico (5 - R$ 1.817,50), médico clínico geral plantonista (22 - R$ 1.817,50), médico pediatra (2 - R$ 1.817,50), médico psiquiatra (1 - R$ 2.845,14) e advogado (2 - R$ 2.845,14).  
Com taxas de R$ 40 (nível médio) e R$ 70 (superior), as inscrições para o concurso da Prefeitura de Santo Ângelo podem ser efetuadas até 7 de dezembro pelo site www.santoangelo.uri.br/extensao

Sobre a prova do concurso da Prefeitura de Santo Ângelo


Marcada para 13 de janeiro, a prova objetiva cobrará a resolução de 20 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos. O exame terá duração de três horas.  
De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Santo Ângelo será válido por um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal. 

Concurso Prefeitura Santo Ângelo: atribuições do atendente de farmácia


Execução de atividades rotineiras administrativas, como: dispensação de medicamentos, atendimento ao público, utilização de equipamentos e programas de informática, desenvolvimento de atividades afins, visando contribuir para o perfeito andamento das rotinas de trabalho. 

Atualizado: 23/11/2017 - 12:25

Previc pretende abrir concurso público para 121 vagas

Solicitação para a abertura do concurso da Previc é para os cargos de especialista, analista, técnico, administrador e atuário. Oportunidades nos níveis médio e superior de ensino

Pedido no Planejamento

Por JCConcursos - Camila Diodato

Um dos órgãos federais que pretendem abrir concurso público é a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). A instituição já encaminhou ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) pedido para 121 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior.
O Serviço de Informações ao Cidadão do MPDG chegou a informar que a solicitação refere-se aos cargos de  especialista em previdência social (48 oportunidades), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).
A função de técnico se destina aos participantes que concluíram o ensino médio, enquanto as demais aceitam profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação.
O próximo passo para a realização do concurso da Previc é a autorização por parte do ministro do MPDG. Assim que sair o aval será possível iniciar os preparativos da seleção.

Edital do último concurso da Previc


A Previc lançou, em 2010, um processo seletivo com 100 postos destinados a profissionais com níveis médio e superior. Na ocasião, o Cespe/UnB organizou o certame e as chances foram lotadas no Distrito Federal e em Minas Gerais.
Profissionais com certificado de ensino médio conseguiram se candidatar à colocação de técnico administrativo, que apresentou 20 oportunidades.
Aos candidatos com formação superior foram disponibilizadas vagas para os cargos de analista administrativo/administrativa (14), analista administrativo/contábil (1), analista administrativo/tecnologia da informação (5), especialista em previdência complementar/atuarial (27) e especialista em previdência/finanças e contábil (33).
Na época, as remunerações iniciais oferecidas pela superintendência oscilaram entre R$ 4.582,79 e R$ 10.019,20.
A triagem ocorreu por meio de provas objetivas e testes discursivos para todos os participantes. Depois houve contagem por ponto de títulos para especialista.

Sobre a Previc


Criada pela lei nº 12.154, de 23 de dezembro de 2009, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Previdência Social e com sede e foro no Distrito Federal.
A Previc atua em todo o território nacional como entidade de fiscalização e de supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar. Ela é responsável também pela execução das políticas para o regime de previdência complementar, operado pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), observadas as disposições constitucionais e legais aplicáveis.
Os escritórios regionais do órgão estão localizados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Atualizado: 23/10/2017 - 09:12

Último dia de inscrição para o concurso da Trensurb/RS

Concurso da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre) selecionará para carreiras de agente, técnico e analista, com vencimentos iniciais que chegam a R$ 7,1 mil por mês

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Chega ao fim às 23h59 desta segunda-feira (23) o período de inscrições para o concurso da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre), no Rio Grande do Sul. A seleção preencherá 12 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva (CR).

O certame exige ensino médio para agente metroviário - operação de estações (10 postos e salário de R$ 1.800,86), além de formação técnica para técnico de segurança do trabalho (1 - R$ 2.551,40).

Em nível superior há oportunidades no concurso da Trensurb para analista administrativo como advogado (CR - R$ 5.016,92) e contador (CR - R$ 5.016,92) e analista metroviário nas funções de engenheiro civil (CR - R$ 7.173,91), engenheiro civil - modalidade transporte (CR - R$ 7.173,91) e engenheiro eletricista/eletrotécnico (1 - R$ 7.173,91).

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Os profissionais contratados também terão direito aos seguintes benefícios: tíquete alimentação/refeição, plano de previdência suplementar, assistência médica/hospitalar, assistência odontológica e vale-cultura.

Concurso da Trensurb: inscrições e provas


O concurso da Trensurb é organizado pela Legalle, que recebe inscrições exclusivamente pela internet (www.legalleconcursos.com.br). O valor da taxa é de R$ 80 para nível médio e R$ 120 para superior.

Em 26 de novembro, todos os candidatos farão prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha para serem resolvidas em, no máximo, três horas.

O teste abordará conteúdos de língua portuguesa, matemática, racíocinio lógico, legislação, conhecimentos específicos, conhecimentos gerais, informática e conhecimentos em administração pública, variando as disciplinas conforme o cargo.   

De acordo com o edital, o concurso da Trensurb terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da empresa.

Responsabilidades gerais de todos os cargos envolvidos no concurso da Trensurb


Manter a organização do seu posto de trabalho, cumprindo e/ou orientando a obediência aos procedimentos de prevenção de acidentes e riscos à saúde; Observar e relatar anomalias emitindo PI´s - Pedidos de Intervenção para correção; Utilizar/operar equipamentos, meios de comunicação e computação compatíveis com o processo onde atua e de acordo com sua qualificação e habilitação; Atuar como Gestor de Patrimônio e Gestor de Contratos e/ou Preposto, quando designado, em grau de responsabilidade compatível com o nível de qualificação; Representar a empresa junto a entidades externas, no âmbito onde atua, quando designado; Participar de Grupos de trabalho, no âmbito de suas atividades, sempre que designado; Prestar esclarecimentos em processos disciplinares, sempre que designado; Participar de treinamentos requeridos para a melhoria contínua do desempenho pessoal, quando convocado; Ministrar programas de treinamento compatível com o grau de responsabilidade no âmbito de sua especialidade, quando designado; Executar, orientar, fiscalizar e/ou supervisionar outras atividades compatíveis com a missão e padrão de complexidade dos processos/sistemas em que atua, dentro dos limites da legislação, normas regulamentadoras e procedimentos internos; Dirigir veículos, se habilitado, quando necessário à execução das tarefas; Cumprir e fazer cumprir a política de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente da Trensurb; Realizar outras atividades relacionadas às descritas anteriormente, por necessidade dos processos de trabalho ou por solicitação superior.

Concurso Trensurb: atribuições do agente metroviário - operação de estações


Atender ao público usuário, prestando-lhe informações e orientações, conduzindo-o, assessorando-o e/ou acompanhando-o, quando necessário, nas dependências do sistema metroviário e terminais de integração; Realizar as atividades relacionadas à compra e venda de crédito de passagens e/ou outros produtos autorizados, realizando os procedimentos vigentes para o seu devido controle, registro, reposição, armazenamento e/ou prestação de contas; Operar equipamentos necessários para a execução de suas atividades, tais como: equipamentos operacionais; de apoio operacional (CFTV); de segurança do trabalho, higiene e meio ambiente; de escritório e de tecnologia da informação da estação; e entre outros equipamentos a serem adotados, cujo nível de responsabilidade e complexidade esteja de acordo com o seu emprego, ocupação e capacitação técnica. Sempre observando seu correto funcionamento e comunicando a necessidade de assistência técnica especializada, em casos de anomalias; Auxiliar no controle de acesso à estação, via permanente, salas técnicas, pátio interno, PCL e terminais de integração; Monitorar e registrar o consumo de água, energia elétrica, utilização de bloqueios, entre outras medições das Estações e Terminais de Integração; Monitorar e orientar os usuários no uso correto dos bloqueios, realizando procedimento de liberação de acesso, quando autorizado; Auxiliar na viabilização das atividades conexas ou complementares realizadas nas estações, passarelas, galerias, túneis e terminais de integração; Zelar pelo patrimônio da Trensurb, mantendo seu espaço de trabalho organizado e utilizando os equipamentos de forma adequada, observando as suas condições de uso e comunicando a necessidade de assistente técnica especializada, em caso de avarias.

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Atualizado: 29/09/2017 - 10:47

Min. do Trabalho: déficit reforça urgência em concurso

Solicitação para abertura de concurso para o Ministério do Trabalho é para cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino. Iniciais de até R$ 16,2 mil

Agente e auditor

Por JCConcursos - Camila Diodato

Um dos órgãos federais que aguardam a autorização do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) para realizar novo concurso público é o Ministério do Trabalho. Neste ano, a instituição encaminhou pedido para a abertura de 2.595 vagas distribuídas em diversos cargos com exigência de níveis médio e superior.
É grande a expectativa para a liberação do aval devido ao grande déficit de servidores no quadro de pessoal. Só para se ter uma noção, com relação ao cargo de auditor há uma defasagem de 1.180 profissionais e o pior que esse número pode aumentar até o final do ano.
Do total de oportunidades solicitadas ao Planejamento, 1.163 é para a função de agente administrativo, que pede apenas ensino médio e apresenta inicial de R$ 3.881,97, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.
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As outras 1.432 chances requeridas para o concurso do Ministério do Trabalho são para candidatos com formação superior, sendo 1.190 para a função de auditor-fiscal do trabalho, 85 para administrador, 34 para arquivista, 54 para contador, cinco para engenheiro, cinco para estatístico, três para sociólogo, 26 para psicólogo, dez para técnico em assuntos educacionais, dez para técnico em comunicação social e 12 para economista. Os salários oferecidos chegam a  R$ 16.201,64, contando com o benefício de alimentação.

Principais atribuições do agente e do auditor


Cabe ao agente administrativo exercer atividades que envolvam o suporte administrativo ás unidades organizacionais do órgão, com atuação nas áreas finalísticas, de gestão de pessoas, material, patrimônio, orçamento e finanças, compreendendo tarefas de natureza repetitivas ou não, como operar os sistemas corporativos e governamentais, atender ao público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencial, elaborar documentos e correspondências, elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos, elaborar e conferir cálculo, realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos, manter e controlar arquivos, orientar a aplicação de noras internas ou de sua área de atuação, participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho, participar do plano de trabalho institucional de sua unidade, realizar levantamento de dados de natureza técnica e atuar na gestão e fiscalização de contratos e convênios. 
 No caso de auditor fiscal, entre as atividades estão o cumprimento das disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e medicina do trabalho, no âmbito das relações de trabalho e emprego, verificação dos registros em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), visando à redução dos índices de informalidade, verificação do recolhimento do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), com o objetivo de maximizar os índices de arrecadação, e cumprimento de acordos, convênios e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregadores e empregados.

Últimos concursos do Ministério do Trabalho


Para agente, o concurso anterior do Ministério do Trabalho ocorreu em 2014 e foi organizada pelo Cespe/UnB. O exame contou com 120 tópicos, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de prova discursiva de conhecimentos específicos.
Em conhecimentos básicos foram cobrados temas de língua portuguesa, noções de informática, noções de direito administrativo, atualidades, ética no serviço público e noções de administração financeira e orçamentária. Em conhecimentos específicos, legislação específica, noções de gestão de pessoas nas organizações, noções de administração de recursos materiais, noções de arquivologia e noções de gestão e fiscalização de contratos e convênios.
Para auditor, o último certame ocorreu em 2013 e também organizado pelo Cespe/UnB. A seleção constou de provas objetivas, exames discursivos e sindicância de vida pregressa. As provas objetivas tiveram 220 perguntas, sendo 100 de conhecimentos básicos e 120 de conhecimentos específicos.   

Atualizado: 27/09/2017 - 15:56

Serafina Corrêa/RS: concurso tem vagas na câmara

Concurso da Câmara de Serafina Corrêa selecionará para funções de agente de recepção, contador, oficial administrativo, oficial legislativo e procurador. Inscrições até 3 de outubro

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Câmara de Serafina Corrêa, no Rio Grande do Sul, abriu concurso público com oferta de uma vaga para contratação imediata, além de outros quatro cargos para formação de cadastro reserva (CR).

Ensino médio é requisito para agente de recepção, protocolo e telefonia (CR e salário de R$ 1.647,61), oficial administrativo (CR - R$ 1.600,36) e oficial legislativo (CR - R$ 2.598,38).

Em nível superior há oportunidades no concurso da Câmara de Serafina Corrêa para contador (1 posto - R$ 2.852,31) e procurador (CR - R$ 5.492,03).

Concurso Câmara Serafina Corrêa: inscrições e provas


Disponíveis até 3 de outubro, as inscrições para o concurso da Câmara de Serafina Corrêa devem ser efetuadas pelo site www.unars.com.br. As taxas custam R$ 80 e R$ 100 para níveis médio e superior, respectivamente.

Em 21 de outubro, os candidatos farão prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, conhecimentos específicos, legislação, informática e matemática - exceto para procurador.

De acordo com o edital, o concurso da Câmara de Serafina Corrêa terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo.

Atribuições do agente de recepção no concurso da Câmara de Serafina Corrêa


Receber, atender, orientar e informar o público, encaminhando aos setores competentes; controlar e fiscalizar a entrada e saída de público; receber, protocolar, encaminhar, conduzir e despachar documentos e correspondências; responsabilizar-se pela afixação de avisos, ordens da repartição, publicações legais e outros informes ao público, mantendo atualizado o mural de informações; receber e encaminhar as sugestões e reclamações das pessoas que atender; anotar e transmitir recados; operar equipamentos de reprografia em geral; operar centrais e aparelhos telefônicos; efetuar as ligações solicitadas; receber e transmitir mensagens; atender chamadas internas e externas; executar pequenos serviços de digitação; realizar os registros correspondentes às atividades desenvolvidas; prestar informações relacionadas com a repartição; auxiliar nas atividades relativas a eventos e solenidades conforme solicitação ou designação superior; esclarecer dúvidas e ouvir sugestões do público em geral; tratar com cortesia e simpatia as pessoas do ambiente interno e externo; recusar determinação de realização de atividade que afete a segregação de funções; manter o asseio do átrio da Câmara; preparar e servir cafés, chás e outros; executar tarefas correlatas conforme necessidade da área.

Atualizado: 26/09/2017 - 15:41

Concurso em Quaraí/RS tem vagas de até R$ 3,2 mil

Oferta no concurso da Câmara Municipal de Quaraí é de três vagas distribuídas entre os cargos de operador de computador, consultor jurídico e contador. Prazo se encerra em 4 de outubro

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

A Câmara Municipal de Quaraí, situada no Estado do Rio Grande do Sul, receberá até o dia 4 de outubro as inscrições de concurso público. O processo seletivo visa o provimento de três vagas para seu quadro de pessoal. 
Para ensino médio, a chance é para o cargo de operador de computador (1 vaga), com salário inicial de R$ 1.105,03. 
Aqueles que têm o nível superior podem se inscrever para os postos de consultor jurídico (1) e contador (1). A remuneração é de R$ 3.229,68. 
Para concorrer a uma das vagas é necessário se inscrever no endereço eletrônico www.fundatec.org.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 85 para ensino médio e R$ 120 para formação superior. 
O concurso da Câmara de Quaraí será constituído de uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de legislação e 20 de conhecimentos específicos. 
A avaliação será aplicada na data prevista de 29 de outubro, em locais e horários a serem comunicados por meio de edital de convocação, a ser publicado a partir do dia 20 desse mesmo mês. 

Atribuições dos cargos da Câmara de Quaraí


Operador de computador - executar atividades de apoio de modo a dar condições para que sistemas e rotinas venham a ser processadas pelo computador; controlar e-mails, bem como encaminhar matérias voltadas aos meios de comunicação (rádio, jornal, internet); executar atividades relativas a guarda, conservação, segurança e controle de áreas magnéticas, manuais e/ou documentos; frequentar, conforme conveniência, autorização e determinação do superior, cursos de aperfeiçoamento; auxiliar em estudos de novos métodos de trabalho e desenvolver conhecimentos e aplicações dos conceitos mais avançados em programação; efetuar manutenção de programas de nível médio; efetuar gravação de áudio e vídeo das sessões da câmara; efetuar concertos básicos na área de hardware; redigir as respectivas atas e registros, bem como decodificar ou transcrever gravações; executar outras tarefas. 
Consultor jurídico - acompanhar processos judiciais, de que outorgado mandato; emitir pareceres escritos referentes a projetos de lei, decretos, quanto a sua constitucionalidade e legalidade, ou sobre qualquer outro documento quando solicitado pela mesa diretora; assessorar tecnicamente nas matérias de interesse jurídico da câmara municipal; orientar sobre a legalidade das matérias suscitadas pelos setores administrativos da câmara legislativa; assessorar as comissões permanentes e especiais e os vereadores quanto à legalidade e procedimento das proposições apresentadas, sempre que solicitado; entre outras.
Contador - reunir informações para decisão em matéria de contabilidade; elaborar planos de contas e preparar normas de trabalho de contabilidade; escriturar ou orientar a escrituração de livros contábeis de escrituração cronológica ou sistemática; fazer levantamentos e organizar balanços e balancetes patrimoniais e financeiros; fazer revisão de balanço; efetuar perícias contábeis; participar de trabalhos de tomadas de contas dos responsáveis por bens ou valores; orientar ou coordenar os trabalhos de contabilidade; zelar pelo cumprimento da legislação referente a contabilidade pública, bem como a lei de responsabilidade fiscal; preparar relatórios informativos sobre situação financeira e patrimonial e orçamentária; realizar estudos e pesquisas para o estabelecimento de normas de contabilidade; planejar modelos e fórmulas para uso dos serviços de contabilidade; acompanhar e controlar a execução de contratos celebrados pela câmara municipal de vereadores; elaborar impacto orçamentário financeiro; executar tarefas afins.

Atualizado: 21/09/2017 - 12:36

PEC que regulamenta carreira de notário em análise

Proposta, que já tramita nas comissões, garante preenchimento das vagas para a carreira por meio de concursos públicos

Na Câmara dos deputados

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

Está em análise, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, da Câmara dos Deputados, a proposta de emenda à constituição (PEC) 255/16, do deputado Roberto de Lucena (PV/SP), que pretende incluir no texto da constituição a regulamentação das funções notariais e de registro como funções essenciais à justiça. A proposta define essas atividades como essenciais para conferir autenticidade, publicidade, segurança e eficácia dos negócios jurídicos. Além disso, o texto garante a obrigatoriedade de ingresso na função por meio de concurso público.

De acordo com o deputado, a falta de regulamentação da carreira tem resultados em interpretações divergentes sobre o limite da competência dos serviços notariais, bem como a forma de provimento de seus cargos. “O presente projeto tem por objetivo o aperfeiçoamento da Constituição,dispondo sobre as funções notariais e de registros públicos, exercidos em caráter privado, por delegação do poder público. Passados mais de 25 anos da vigência da Constituição, continuam a haver as mais dispares interpretações pelos Tribunais estaduais e superiores, bem como pelo Conselho Nacional de Justiça, que precisam ser aclaradas, razão da presente proposta de emenda à constituição, para transpor ao capítulo das funções essenciais à justiça, as funções notariais e de registro”, diz o deputado, na justificativa da proposta.

Caso aprovada pela comissão, a proposta será encaminhada para análise por meio de uma comissão especial criada especialmente para esta finalidade e, em seguida, encaminhada para votação no plenário.   

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