Publicado: 21/05/2018 - 15:18 | Atualizado: 21/05/2018 - 15:21
Publicado: 21/05/2018 - 15:18 | Atualizado: 21/05/2018 - 15:21

Aberto concurso para duas vagas na Câmara de Areias/SP

Chances no Concurso da Câmara de Areias são para cargos de serviços gerais e assistente administrativo, destinados a profissionais de níveis fundamental e superior, respectivamente

Inscrição até 21 de junho

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Localizado a cerca de 250 km da capital paulista, o município de Areias abriu concurso público para preencher duas vagas em cargos no Legislativo.

Uma das oportunidades é para serviços gerais, função que exige ensino fundamental e paga R$ 990,07.

Já a carreira de assistente administrativo requer curso superior e oferece vencimentos inicias de R$ 1.329,76.

Concurso Câmara Areias: inscrições e seleção

As inscrições se encerram em 21 de junho, com taxas de R$ 32,90 para serviços gerais e R$ 42,90 para assistente. O formulário para cadastro está disponível no site da banca AgiRH (www.agirh.org).

Todos os candidatos farão prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha sobre português, matemática, conhecimentos específicos, atualidades, regimento interno do Legislativo, lei orgânica do município e história e geografia de Areias.

Com duração de três horas, o exame será aplicado em 5 de agosto, das 9h às 12h, na escola Antônio Pinto de Carvalho Neto (avenida Siqueira Campos, 605, centro).

De acordo com o edital, o concurso da Câmara de Areias terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo.

Atribuições do profissional de serviços gerais no concurso da Câmara de Areias 2018

Providenciar a limpeza das áreas internas e externas do prédio sede da Câmara; manter a perfeita higiene e conservação dos móveis e instalações promovendo a guarda do material utilizado; efetuar de acordo com determinação da Secretaria da Câmara, a abertura e fechamento do prédio sede da Câmara, bem como, o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal; realizar serviços em geral como: recebimento de materiais diversos; recebimento, entrega, separação e distribuição de correspondências e documentos; pagamentos em geral e extração de cópias; e atendimento de telefone e do público em geral.

Concurso Câmara Areias: atribuições do assistente administrativo

Redigir informações, relatórios, submetendo-os ao superior imediato; executar tarefas de administração de pessoal, material, orçamento e financeiro; executar trabalhos de digitação e digitalização relativos a expedientes diversos; elaborar exposições de motivos, informações e outros expedientes decorrentes do desenvolvimento dos trabalhos; preencher requisições e outros formulários, modelos e impressos; classificar, protocolar e arquivar papéis e outros documentos em ordem alfabética, numérica ou cronológica; manter em ordem arquivos e fichários; encarregar-se do registro de leis, resoluções, decretos, portarias, etc. bem como sua publicação e publicação no site oficial; orientar o trabalho de funcionários de nível inferior; minutar cartas, ofícios, memorandos, indicações e comunicações internas sobre assuntos variados de competência da Câmara; a tender e fornecer informações variadas ao público sobre assuntos próprios do setor; digitar documentos e tabelas e operar programas de computador; realizar outras tarefas afins, de acordo com as atribuições próprias da natureza do trabalho e do setor onde estiver lotado; alimentar os sistemas de pessoal, compras, licitação, patrimônio, recursos humanos do Tribunal de Contas do Estado e os próprios da Câmara Municipal e outros que vierem a ser criados e que digam respeito ao setor de administração;  e executar outras atividades correlatas, conforme determinação da Presidência.

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Atualizado: 03/07/2018 - 15:50

CORE SP: concurso segue em fase de escolha da banca

Concurso do Core/SP (Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo) terá oportunidades nos níveis fundamental, médio e superior

33 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo (Core/SP) segue na escolha da banca organizadora do seu novo concurso público. No total, a seleção terá 33 vagas imediatas e cadastro reserva para todos os cargos.

Candidatos com ensino fundamental poderão concorrer ao empregos de copeiro (1 oportunidade; salário de R$ 1.429,09) e office-boy (1; R$ 1.429,09). Ambas as funções serão lotadas na cidade de São Paulo.

As chances com exigência de nível médio serão as de operador de teleatendimento (2; R$ 2.571,36), telefonista (2; R$ 2.571,36), motorista (1; R$ 2.828,49), fiscal (2; R$ 2.828,49) e técnico de TI (1; R$ 3.438,03). Os três primeiros postos ficarão para São Paulo, enquanto os demais para Araraquara e Bauru, respectivamente.

Ainda para quem possui curso de nível médio, o concurso do Core/SP terá 19 ofertas para assistente administrativo nos seguintes municípios: São Paulo (10), Campinas (1), Bauru (1), Ribeirão Preto (1), Presidente Prudente (2), Araraquara (2), Sorocaba (1) e Santos (1). A remuneração inicial equivale a R$ 2.828,49 por mês.

Os cargos de assistente jurídico (2; R$ 5.382,85), contador (1; R$ 5.382,85) e analista de TI (1; R$ 5.382,85) se destinarão aos concurseiros com formação superior em áreas específicas. Tais postos serão para a capital paulista.

Para todas as funções do concurso do Core/SP, as jornadas semanais de trabalho correspondem a 40 horas.

A previsão é que as taxas custem R$ 40 (nível fundamental), R$ 57,33 (médio) e R$ 75,33 (superior). Há uma expectativa de que o certame receba 11.860 inscrições.

 

Etapas do concurso do Core/SP

 

Consta no edital de licitação que o processo seletivo compreenderá prova objetiva com questões de múltipla escolha para todas as carreiras e teste discursivo para as que necessitam de graduação.

O exame dos postos de nível fundamental apresentará dez perguntas de língua portuguesa, dez de raciocínio lógico e 20 de conhecimentos gerais, enquanto para as posições de ensino médio serão dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico, cinco de informática e 20 de conhecimentos específicos.

Já a avaliação dos cargos que exigem formação superior será composta de dez itens de língua portuguesa, dez de informática e 30 de conhecimentos específicos.

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Atualizado: 03/07/2018 - 12:42

Concurso BACEN: novo pedido está em análise no MPDG

A solicitação de concurso do Banco Central conta com 220 vagas para as carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Segue em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o novo pedido de concurso do Bacen (Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB), encaminhado no último dia 30 de maio. Ao todo, foram solicitadas 220 oportunidades, número bem inferior ao anterior de 990 vagas.

Das oportunidades requeridas pelo Bacen, 200 são para a carreira de analista e 20 para procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era de 800 postos para analista, 150 para técnico e 40 para procurador.

É grande a expectativa para seja realizado em breve o concurso do Banco Central devido à sua grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Bacen não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o BC não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Sobre os cargos do concurso do Bacen

 

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

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Último concurso para técnico e analista do Bacen

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação para os candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Seleção anterior para procurador do Bacen

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 03/07/2018 - 11:46

MP SP: edital de analista CONFIRMADO para este mês

Concurso contará com uma oferta inicial de 60 vagas. Além disso, outras poderão ser preenchidas durante a validade do certame, que será para todo o Estado. Em fase de ajustes finais

Inicial de R$ 7,6 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Agora está confirmado. O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) deve divulgar, nos próximos dias, ainda em julho, o primeiro edital de uma série de concursos públicos autorizados nos últimos meses. De acordo com informações obtidas junto ao setor de recursos humanos do órgão, a primeira seleção será para o  cargo de analista jurídico, que  contará com uma oferta de 60 vagas, o dobro da autorização inicial, divulgada em 12 de fevereiro. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito, com remuneração inicial de R$ 7.697,23, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O edital está em fase final de ajustes com a banca organizadora, que será a Fundação Vunesp, para que possa ser publicado já no decorrer dos próximos dias.


No último dia 9 de junho, o órgão definiu a equipe multiprofissional  do certame, formada de membros com formações em diversas áreas, como medicina, psicologia e fonoaudiologia, responsável por acompanhar diversos procedimentos da seleção, incluindo avaliações específicas e os últimos acertos do edital. 


A equipe multiprofissional, que não corresponde à comissão do concurso, que já havia sido constituída, é formada pelos seguintes servidores: Sandra Lucia Garcia Massud, Rodrigo Itocazo Rocha, Dagmar Menichetti, Ana Paula Sanches, Neusa Gonçalves de Souza e Fabio Fernando Ruiz Hajnal

De acordo com a autorização de analista jurídico, as oportunidades serão destinadas para a capital, Grande São Paulo, litoral e interior. 

Ainda de acordo com a autorização, além das vagas iniciais, outras poderão ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso.


A autorização especifica, ainda, que a realização do concurso se deve a oportunidades criadas no ano passado, pela lei 16.501/2017, na qual o governador Geraldo Alckmin sancionou a criação de 546 vagas para a assistência jurídica do MP. A determinação governamental indicava que, do total de postos criados, 273 deveriam ser preenchidos em 2017 e mais 273 no decorrer deste ano. Com isto, a expectativa é de que muitas oportunidades deverão ser aproveitadas, além das 30 inicialmente autorizadas.    A comissão do concurso é presidida pelo promotor Marcio Francisco Escudeiro Leite e conta, ainda, com o promotor Denis Fábio Marsola, pela assessora Vivian Seabra e pela oficial de promotoria Layla Juliana Camillo Ribeiro de Carvalho.      

Atribuições

   Cabe ao profissional da área elaborar minutas de peças processuais, pareceres e outras manifestações próprias da função de execução, além de análises, estudos, exames, pesquisas, relatórios e trabalho de natureza jurídica; auxiliar na realização de audiências, reuniões e sessões; acompanhar o andamento dos processos judiciais, inquéritos policiais ou civis, bem como procedimentos administrativos; realizar diligências e manter registro e controle das atividades desenvolvidas, apresentando os consequentes relatórios.      

Último Concurso

Na lei que cria as vagas para o cargo, a carreira vem denominada como analista de promotoria-assistente jurídico. Neste caso, o último concurso público foi realizado em 2015, com uma oferta de 107 vagas, destinadas para a capital e cidades de Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, Sorocaba, Taubaté, Registro, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. A organizadora também foi a Fundação Vunesp.   A seleção foi composta de duas fases, com provas objetivas na primeira e prova escrita e discursiva na segunda. A parte objetiva contou com 100 questões, sendo 13 de conhecimentos gerais e 87 de Conhecimentos Específicos. Em conhecimentos gerais foram dez de língua portuguesa e três de atualidades. Em conhecimentos específicos, 15 de direito penal, 15 de direito processual penal, 12 de tutela de interesses difusos, sete de direito civil, sete de direito processual civil, seis de direito administrativo, seis de direito constitucional, cinco de direito da infância e juventude, quatro de direito comercial e empresarial, seis de direitos humanos e quatro de direito eleitoral.    A prova escrita contou com uma redação sobre direito penal ou processual penal, uma de tutela dos direitos difusos e coletivos ou direito processual civil e cinco questões discursivas  
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Atualizado: 03/07/2018 - 11:19

Buri SP prepara novo concurso para 33 vagas e cadastros

Nova seleção contará com oportunidades para diversos cargos, destinados para a área de educação. Em fase de licitação

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Buri, no interior paulista, a 263 km da capital e próxima a Sorocaba, realizará concurso público para o preenchimento de 33 vagas em seu quadro de pessoal. Do total de oportunidades, três são para cargos com exigência de ensino médio e 30 para nível superior. As remunerações iniciais ainda serão anunciadas.


O processo está em fase de licitação para a escolha da banca organizadora, que está sendo feito por meio de pregão presencial, marcado para ocorrer no próximo dia 11 de julho. Somente após a escolha da empresa poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

 

Ensino Médio
Quem possui ensino médio poderá concorrer aos cargos de atendente de creche (uma vaga), inspetor de aluno (1) e eletricista (1 vaga, com curso técnico de eletricista).

 

Nível Superior
No caso de nível superior, as oportunidades serão para os cargos de assistente técnico pedagógico – educação infantil (1), assistente técnico pedagógico – educação história/geografia (1), coordenador pedagógico (1), diretor de escola (1), professor PEB II – artes (2), professor PEB II – ciências (1), professor PEB II – educação física (3), professor PEB II – língua portuguesa (1), professor de educação básica PEB I (7), professor de educação especial para salas de recursos multifuncionais (10) e fonoaudiólogo (2).


Além disso, a seleção também servirá para formar cadastro reserva de pessoal para os cargos de auxiliar de desenvolvimento infantil, professor PEB I de 1º ao 5º ano, professor de educação especial e professores de 6º ao 9º ano em língua portuguesa, inglês, ciências, história, geografia, matemática, arte e educação física.

Taxas
As taxas já estão definidas e serão de R$ 39 para os cargos com exigência de ensino médio e R$ 49 para nível superior, exceto para as oportunidades de cadastro, que contarão com taxas menores, de R$ 25 em caso de ensino médio e R$ 30 para nível superior.

 

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Atualizado: 03/07/2018 - 10:42

Concurso em Pereira Barreto SP encerra inscrições em 5/7

Chances no concurso da Prefeitura de Pereira Barreto, no interior paulista, estão distribuídas entre 17 cargos destinados a profissionais de todas as escolaridades

Salários até R$ 3,5 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Terminam na próxima quinta-feira (5), às 23h59, as inscrições para o concurso da Prefeitura de Pereira Barreto, no interior paulista, destinado a formar cadastro reserva em 17 cargos. Os salários variam de R$ 1.336,35 a R$ 3.549,96. 

 

Profissionais com nível fundamental incompleto podem concorrer como auxiliar de serviços gerais, operador de equipamentos rodoviário, pedreiro, pintor e serviços gerais, enquanto aqueles que concluíram esse ciclo escolar têm opção como inspetor de alunos. 

 

Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Pereira Barreto para agente comunitário de saúde, agente de saneamento, assistente administrativo e auxiliar de saúde bucal.

 

Em nível superior há ofertas para professor de educação básica, professor de educação infantil, creche e educação de jovens e adultos, dentista - 4 horas, dentista - 8 horas, enfermeiro, farmacêutico e procurador do município.

 

 

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Pereira Barreto 2018

 

 

Com taxas entre R$ 45 e R$ 83, as inscrições devem ser efetuadas mediante o preenchimento de formulário disponível no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), banca que organiza a seleção. 

 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todas as vagas) e discursiva (farmacêutico e procurador), ambas em 2 de setembro, além de avaliações prática (operador de equipamentos rodoviários e assistente administrativo), de títulos (professor), em datas a serem definidas.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Pereira Barreto terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

 

Concurso Prefeitura Pereira Barreto: atribuições do auxiliar de serviços gerais 

 

 

Efetuar limpeza e conservação de salas, prédios e afins; Auxiliar outros servidores nas atividades de carregamento, descarregamento e entrega de equipamentos, materiais e mercadorias, perecíveis ou não, utilizar do esforço físico e de recursos tecnológicos; Executar sob orientação do profissional responsável tarefas operacionais específicas ao setor em que está lotado, limpeza ou auxiliar nos serviços de cozinha; Distribuir refeições, colocando-as em recipientes apropriados, zelar pelo padrão de atendimento do público alvo.
 

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Atualizado: 03/07/2018 - 09:56

ARES-PCJ SP: divulgado novo edital de concurso

Oferta no concurso da Agência Reguladora é de seis vagas para os cargos de assistente administrativo, analista de fiscalização e regulação e procurador jurídico

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No Estado de São Paulo, a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) divulgou um novo edital de concurso público para provimento de seis vagas do seu quadro de pessoal. 

O cargo de assistente administrativo (2 vagas) exige diploma de conclusão de curso de ensino médio e carteira de habilitação na categoria “B”. O salário inicial é de R$ 2.840,82. 

Candidatos que têm o nível superior e carteira de habilitação na categoria “B” estão aptos às carreiras de procurador jurídico (1) e analista de fiscalização e regulação nas áreas de engenharia civil (1) e contábil, economia e administração (2). As remunerações são de R$ 7.646,26 para analista e R$ 9.320,74 para procurador. 

Além dos vencimentos, a ARES-PCJ ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: R$ 550 de auxílio-alimentação; R$ 167,68 de auxílio-transporte; e reembolso de plano de saúde individual ao empregado e aos seus dependentes legais.

APOSTILA CONCURSO ARES/PCJ 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO E ANALISTA DE FISCAL. E REGULAÇÃO

De acordo com o edital, o candidato aprovado e contratado, pelo regime celetista, deverá prestar serviços dentro do horário estabelecido pela ARES-PCJ, podendo ser diurno e/ou noturno, em dias de semana, sábados, domingos e/ou feriados.

 

Etapas do concurso da ARES-PCJ SP

 

As inscrições serão recebidas entre os dias 5 de julho e 6 de agosto. A ficha cadastral estará disponível no endereço eletrônico da banca organizadora do processo de seleção, a Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). Os valores da taxa são de R$ 57 para ensino médio e R$ 83 para nível superior. 

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 50 questões de múltipla escolha, contará com duração máxima de quatro horas e será aplicada no município de Americana/SP no dia 16 de setembro. 

Para o cargo de ensino médio, a prova contará com 20 questões de língua portuguesa, dez de matemática, cinco de noções de informática, cinco de atualidades e dez de conceitos básicos de legislação. Já para nível superior, serão dez de língua portuguesa, cinco de língua inglesa e 35 de conhecimentos específicos. 

A etapa final do concurso da ARES-PCJ será a análise de títulos, unicamente classificatória, exclusiva para os postos de analistas e procurador jurídico.

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Atualizado: 02/07/2018 - 16:12

BOTUPREV SP divulga edital de concurso com 30 vagas

As inscrições do concurso do Instituto de Previdência Social dos Servidores de Botucatu - BOTUPREV serão aceitas até o dia 22 de julho

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No interior do Estado de São Paulo, o Instituto de Previdência Social dos Servidores de Botucatu, denominado BOTUPREV, abriu as inscrições de seu novo concurso público. Ao todo, serão preenchidas 30 vagas, sendo cinco imediatas e 25 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. 

O cargo de auxiliar de serviços gerais (1 vaga + 5 CR) exige diploma de conclusão de curso de ensino fundamental. O salário inicial é de R$ 1.064,77.

Aqueles que concluíram o ensino médio podem se inscrever para os empregos de agente administrativo (1 + 5 CR) e agente de benefícios (1 + 5 CR), cujo vencimento é de R$ 1. 245,61.

Quem tem o nível superior está apto às carreiras de contador (1 + 5 CR) e procurador jurídico (1 + 5 CR). A remuneração é de R$ 2.581,35.

O BOTUPREV ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: R$ 301,50 de vale-transporte; e vale-alimentação nos valores de R$ 663 para os cargos de ensinos fundamental e médio e R$ 601,80 para nível superior.

 

Etapas do concurso do BOTUPREV SP

 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.caipimes.com.br e efetuar o pagamento da taxa, que varia de R$ 40 a R$ 120. O prazo se encerrará no dia 22 de julho. 

APOSTILA CONCURSO BOTUPREV 2018 - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, AGENTE ADMINISTRATIVO E DE BENEFÍCIOS

Serão aceitas inscrições para dois cargos, desde que a prova objetiva seja aplicada em horários distintos, especificados a seguir: turno da manhã para agente administrativo e agente de benefícios; e à tarde para auxiliar de serviços gerais, contador e procurador jurídico. 

O concurso do BOTUPREV será constituído das seguintes avaliações: prova objetiva para todos dos cargos; e prova dissertativa (peça processual) e análise de títulos para procurador jurídico. Todas as provas serão aplicadas no município de Botucatu/SP no dia 19 de agosto.

A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de português, matemática, conhecimentos de informática e/ou conhecimentos específicos. 

O edital de convocação, contendo a confirmação da data e os locais e horários dos exames, será divulgado no site da banca organizadora do certame, a partir do dia 10 de agosto. 

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Atualizado: 02/07/2018 - 15:52

São Joaquim da Barra SP fará concurso para 71 vagas

Seleção contará com oportunidades para diversos cargos, com opções em todos os níveis de escolaridade. Em fase de licitação

Iniciais até R$ 13,3 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A prefeitura de São Joaquim da Barra, no interior paulista, a 396 km da capital e próxima de Franca, realizará concurso público para o preenchimento de 71 vagas em seu quadro de pessoal. Do total de oportunidades, seis são para cargos com exigência de ensino fundamental incompleto, oito para fundamental completo, 21 para ensino médio e 36 para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.069,61 a R$ 13.365,96, com jornadas de trabalho de 10 a 44 horas semanais.


O processo está em fase de escolha da banca organizadora, que está sendo feito pelo critério de pregão presencial, com abertura das propostas marcada para ocorrer no próximo dia 17 de julho. Somente após a confirmação da empresa poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

 

Ensino Fundamental Incompleto
Quem possui ensino fundamental incompleto poderá concorrer aos cargos de operador de máquinas e equipamentos sênior (1 vaga, com carteira de habilitação “C” ou superior, R$ 1.674,11, com jornada de trabalho de 44 horas semanais), encanador sênior (1, R$ 1.533,53, 44 horas), pedreiro (3, R$ 1.413,01, 44 horas) e pintor de paredes (1, R$ 1.378,14, 44 horas).

 

Ensino Fundamental Completo
Para fundamental completo:  motorista (2, com carteira de habilitação ”D”, R$ 1.413,01, 44 horas), frentista (2, R$ 1.413,01, 44 horas), merendeira (2, R$ 1.413,01, 44 horas) e agente comunitário de saúde (2, R$ 1.344,97, 44 horas).

 

Ensino Médio
Ensino médio: auxiliar de dentista (1, R$ 1.274,88, 44 horas), fiscal de posturas (2, R$ 1.674,11, 44horas), fiscal de rendas (2, ensino médio incompleto, R$ 1.674,11, 44 horas), encarregado de rede de água e esgoto (1, R$ 1.674,11, 44 horas), eletricista (2, com curso técnico em eletrotécnica, R$ 1.578,23, 44 horas), auxiliar de tesoureiro (3, com curso técnico em contabilidade, R$ 1.674,11, 44 horas), escriturário II (1, R$ 1.343,94, 40horas), inspetor de alunos (1, R$ 1.069,61, 44 horas), auxiliar de almoxarife (1, R$ 1.578,23, 44 horas),  agente sanitário (1, R$ 1.447,72, 44 horas), auxiliar de dentista (1, R$ 1.274,88, 44 horas), fiscais de posturas (2, R$ 1.674,11, 44 horas), fiscais de rendas (2, R$ 1.674,11, 44 horas) e encarregado de rede de água e esgoto (1, R$ 1.674,11, 44 horas).

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: contador (2, com registro no conselho, R$ 4.133,18, 40 horas), chefe de setor de licitações e despesas (1, com superior e curso técnico em contabilidade, administração ou informática, R$ 1.722,94, 44 horas), tesoureiro (1, com superior e curso técnico em contabilidade, administração ou informática, R$ 1.819,14, 44 horas), professor de educação básica peb I – ensino fundamental (1, com licenciatura plena em pedagogia com habilitação de magistério nas séries iniciais, R$ 2.091,70, 24 horas), professor de educação infantil (1, com licenciatura plena em pedagogia com habilitação em educação infantil, R$ 2.091,70, 24 horas),  procurador jurídico (2, R$ 4.477,47, 30 horas), médico vascular (1, com registro no conselho, R$ 3.616,25, 10 horas), médico pediatra (3, com registro no conselho, R$ 3.616,25, 10 horas), médico ginecologista/obstetra (2, com registro no conselho, R$ 3.616,25, 10 horas), médico endocrinologista (1, com registro no conselho, R$ 3.616,25, 10 horas), médico psiquiatra (3, com registro no conselho, R$ 3.616,25, 10 horas),  médico clinico geral (8, com registro no conselho, R$ 13.365,96, 40 horas), enfermeiro padrão (6, R$ 3.100,77, 40 horas), psicólogo (2, com registro no conselho, R$ 2.411,80, 20 horas) e tecnólogo em raio X (2, com superior em radiologia, R$ 1.819,14, 44 horas).  

 

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Atualizado: 02/07/2018 - 10:42

AGU já começa a definir BANCA do concurso para 100 vagas

A autorização determina que o edital do concurso da AGU seja publicado dentro de seis meses, ou seja, até 14 de dezembro de 2018

 Diversos cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Advocacia-Geral da União (AGU)  já iniciou os preparativos para a realização do seu novo concurso público 2018, autorizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPGD) em 14 de junho. De acordo com informações obtidas junto ao órgão, já estão sendo tomadas as providências para a escolha da banca responsável pela seleção, que deve ser anunciada em breve. Além disso, também já foi iniciado o processo de definição de como as 100 vagas que serão oferecidas serão distribuídas pelos diversos estados. De acordo com a autorização do certame, a publicação do edital de abertura de inscrições deve ocorrer até 14 de dezembro.

O aval é para os cargos de administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (1), técnico em assuntos educacionais (2) e tecnico em comunicação social (5).

Para todos estes cargos é necessário possuir formação de nível superior para o ingresso, com remuneração inicial de R$ 6.200, considerando vencimentos básicos e gratificações.

 

CURSOS PARA O CONCURSO AGU 2018

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.


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Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas no órgão, sendo 2.000 para o cargo de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 para técnico de apoio à atividade jurídica.   Para técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações. Para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

Concurso Anterior

O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

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Atualizado: 02/07/2018 - 09:16

Concurso IPHAN: ÚLTIMA semana do prazo para 411 vagas

Com ofertas distribuídas entre todo o Brasil, concurso do Iphan preencherá postos em cargos auxiliar, técnico e analista. Salários chegam a R$ 5,4 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Esta é a última semana para quem pretende se inscrever no concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O prazo termina às 18h da próxima segunda-feira (9). A seleção preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva.  


O processo seletivo oferece 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

As inscrições para o concurso do Iphan são recebidas por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custam R$ 84 (nível médio) e R$ 117 (superior). 

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; e educação, pedagogia ou ciências humanas. 

 


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Curso Intensivo Gratuito para Concurso IPHAN

Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com graduação em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação prevista para 26 de agosto, nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação trará 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 02/07/2018 - 09:10

Concurso MRE: 26 vagas de diplomata com inscrição ABERTA

Cargo paga R$ 18 mil e pode ser disputada por profissionais com curso superior em qualquer área. Prazo para quem pretende se inscrever no concurso do MRE termina em 16 de julho

Carreira internacional

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) abre às 10h desta segunda-feira (2) as inscrições do concurso para a carreira de diplomata no Instituto Rio Branco. São ofertadas 26 vagas, sendo cinco reservadas a negros e duas a pessoas com deficiência.   

 

Podem participar da seleção profissionais com diploma de curso superior (em qualquer área) emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). 

 

Com salário inicial de R$ 18.059,83, o cargo de diplomata tem como principais atribuições atividades de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

 

CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

 

As inscrições podem ser registradas até as 18h de 16 de julho, com taxa de R$ 230. O formulário para cadastro está disponível por meio do site www.cespe.unb.br.

 

 

Etapas do concurso do MRE para diplomata 2018

 

 

O concurso para diplomata será iniciado com a aplicação de prova objetiva contendo 73 questões de múltipla escolha, marcada para 26 de agosto. 

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, língua inglesa, história mundial, história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito e direito internacional público. 

 

A segunda etapa compreenderá exames escritos de língua portuguesa e língua inglesa, previstos para ocorrer em 22 e 23 de setembro, respectivamente. 

 

Na sequência, entre 28 e 30 de setembro, os inscritos no concurso de diplomata serão submetidos a provas escritas sobre história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público e línguas espanhola e francesa. 

 

A avaliação da primeira etapa ocorrerá nas capitais dos 26 Estados brasileiros e em Brasília. Nas demais fases, haverá aplicação nas cidades onde houver candidatos convocados.

 

O resultado está previsto para ser divulgado em 21 de dezembro. Os aprovados no concurso para diplomata do MRE ingressarão na classe inicial de terceiro secretário e deverão se matricular no curso de formação do Instituto Rio Branco, na capital federal, de acordo com o edital
 

 

Conteúdo programático parcial para o concurso de diplomata 2018

 

 

Língua portuguesa (primeira e segunda fases) - 1 Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil. 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. 1.2 Morfossintaxe. 1.3 Semântica. 1.4 Vocabulário. 2 Leitura e produção de textos. 2.1 Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. 2.2 Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual. 2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. 2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada.


Língua inglesa (primeira e segunda fases) - Primeira Fase: 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. Segunda Fase: 1 Redação em língua inglesa: expressão em nível avançado; domínio da gramática; qualidade e propriedade no emprego da linguagem; organização e desenvolvimento de ideias. 2 Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 3 Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 4 Resumo: capacidade de síntese e de reelaboração em Inglês correto.

 

Política internacional (primeira e terceira fases) - 1 Relações internacionais: conceitos básicos, atores, processos, instituições e principais paradigmas teóricos. 2 A política externa brasileira: evolução desde 1945, principais vertentes e linhas de ação. 3 O Brasil e a América do Sul. 3.1 Integração na América do Sul. 3.2 O MERCOSUL: origens do processo de integração no Cone Sul. 3.3 Objetivos, características e estágio atual de integração. 3.4 A Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). 3.5 A União Sul-Americana de Nações: objetivos e estrutura. 3.6 O Conselho de Defesa da América do Sul. 4 A política externa argentina; a Argentina e o Brasil. 5 A política externa norte-americana e relações com o Brasil. 6 Relações do Brasil com os demais países do hemisfério. 7 A Política externa francesa e relações com o Brasil. 8 Política externa inglesa e relações com o Brasil. 9 Política externa alemã e relações com o Brasil. 10 A União Europeia e o Brasil. 11 Política externa russa e relações com o Brasil. 12 A África e o Brasil. 13 A política externa da China, da Índia e do Japão; relações com o Brasil. 14 Oriente Médio: a questão palestina; Síria, Iraque, Irã e outras situações nacionais relevantes. 15 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 16 A agenda internacional e o Brasil: 16.1 O multilateralismo de dimensão universal: a ONU; as Conferências Internacionais; os órgãos multilaterais. 16.2 Desenvolvimento. 16.3 Pobreza e ações de combate à fome. 16.4 Meio ambiente. 16.5 Direitos Humanos. 16.6 Comércio internacional e Organização Mundial do Comércio (OMC). 16.7 Sistema financeiro internacional. 16.8 Desarmamento e não-proliferação. 16.9 Conflito étnico, sectário e nacionalismo: os casos do Bálcãs e do Oriente Médio (por exemplo: Síria, Líbano, Iraque). 16.10 Crimes de guerra e crimes contra a humanidade: genocídio, holocausto e a Corte Penal Internacional. 16.11 Políticas de identidade: gênero, raça e religião como vetores da política mundial. 16.12 Terrorismo. 16.13 Narcotráfico. 16.14 A reforma das Nações Unidas. 17 O Brasil e o sistema interamericano. 18 O Brasil e a formação dos blocos econômicos. 19 A dimensão da segurança na política exterior do Brasil. 20 O Brasil e as coalizões internacionais: o G-20, o IBAS e o BRICS. 21 O Brasil e a cooperação sul-sul.

 

Geografia (primeira e terceira fases) -1 História da Geografia. 1.1 Expansão colonial e pensamento geográfico. 1.2 A Geografia moderna e a questão nacional na Europa. 1.3 As principais correntes metodológicas da Geografia. 2 A Geografia da População. 2.1 Distribuição espacial da população no Brasil e no mundo. 2.2 Os grandes movimentos migratórios internacionais e intranacionais. 2.3 Dinâmica populacional e indicadores da qualidade de vida das populações. 3 Geografia Econômica. 3.1 Globalização e divisão internacional do trabalho. 3.2 Formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais. 3.3 Energia, logística e reordenamento territorial pós-fordista. 3.4 Disparidades regionais e planejamento no Brasil. 4 Geografia Agrária. 4.1 Distribuição geográfica da agricultura e pecuária mundiais. 4.2 Estruturação e funcionamento do agronegócio no Brasil e no mundo. 4.3 Estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro. 5 Geografia Urbana. 5.1 Processo de urbanização e formação de redes de cidades. 5.2 Conurbação, metropolização e cidades-mundiais. 5.3 Dinâmica intraurbana das metrópoles brasileiras. 5.4 O papel das cidades médias na modernização do Brasil. 6 Geografia Política. 6.1 Teorias geopolíticas e poder mundial. 6.2 Temas clássicos da Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço. 6.3 Relações Estado e território. 6.4 Formação territorial do Brasil. 7 Geografia e gestão ambiental. 7.1 O meio ambiente nas relações internacionais: avanços conceituais e institucionais. 7.2 Macro divisão natural do espaço brasileiro: biomas, domínios e ecossistemas. 7.3 Política e gestão ambiental no Brasil.
 

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Atualizado: 29/06/2018 - 13:07

Concurso SSRH: formada comissão para 23 oportunidades

Autorização para a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SSRH SP) é destinada ao cargo de especialista ambiental I

Para especialista

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado (SSRH SP), que pertence à Secretaria do Estado do Meio Ambiente (SMA SP), avançou os preparativos do seu novo concurso público. O órgão constituiu os integrantes a comissão organizadora do certame.

Ao todo, o dirigente liberou 23 oportunidades para a carreira de especialista ambiental I. Tal posto se destina aos profissionais que tenham concluído o ensino superior em diversas áreas de atuação.

Consta no site da Unidade Central de Recursos Humanos de São Paulo, que o salário atual para quem desempenha a função corresponde ao valor de R$ 6.003. Quem exerce o cargo precisa cumprir jornadas de 40 horas semanais.

O próximos passo para a realização do concurso da SSRH SP será a formação da comissão e a escolha da banca organizadora. Feito isso, poderá ser elaborado o cronograma contendo as datas de lançamento do edital, do período de inscrições e da aplicação das provas.

 

Funções do analista 

 

Os aprovados no concurso da SSRH SP terão os seguintes deveres: regulação, controle, fiscalização, licenciamento e execução de auditoria ambiental; monitoramento ambiental; proteção e controle da qualidade ambiental; exame de documentos e acompanhamento de projetos; conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo manejo e proteção; estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais; elaboração de pareceres técnicos e informações; e execução de outras atividades afins.

 

 

 

 

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Atualizado: 29/06/2018 - 11:56

Atibaia SP INSCREVE para concurso com 71 vagas

Com salários acima de R$ 12,4 mil, chances no concurso da Prefeitura de Atibaia estão distribuídas entre cargos de níveis fundamental, médio e superior

Até 31/7

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A Prefeitura de Atibaia, em São Paulo, abriu as inscrições de concurso público que disponibiliza 71 vagas para contratação imediata em diversas áreas.

 

As opções para profissionais com nível fundamental são os cargos de agente de serviços gerais (5 postos e salário de R$ 1.240,13), pedreiro (4 - R$ 1.525,15), agente de serviços de cultura e eventos (1 - R$ 1.315,64), agente de serviços educacionais (5 - R$ 1.240,13), coveiro (4 - R$ 1.240,13) e salva-vidas (1 - R$ 1.525,15).

 

O processo seletivo requer ensino médio para agente comunitário de saúde (33 - R$ 1.277,30) e assistente em serviços de cultura e eventos (1 - R$ 1.744,96), além de formação técnica para técnico em segurança do trabalho (1 - R$ 3.430,20), técnico em serviços agrossilvipecuários - obras (1 - R$ 2.405,89) e técnico em serviços agrossilvipecuários - agropecuária (1 - R$ 2.405,89). 

 

As vagas de nível superior estão distribuídas entre os seguintes cargos: analista de gestão (1 - R$ 3.366,29), assistente de contabilidade (1 - R$ 3.788,78), assistente social (2 - R$ 4.799,50), diretor de escola (5 - R$ 5.244,54), veterinário (1 - R$ 12.499,50), supervisor de ensino (2 - R$ 5.244,54), professor de artes (1 - R$ 2.204,38) e professor/intérprete de Libras (1 - R$ 2.204,38). 

 

 

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Atibaia 2018

 

 

O prazo para se inscrever segue aberto até 31 de julho. Os interessados devem acessar o site www.ibamsp-concursos.org.br para realização do cadastro. As taxas custam R$ 48 (nível fundamental), R$ 63 (médio) e R$ 90 (superior). 

APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE ATIBAIA/SP 2018 - DIVERSOS CARGOS

A prova objetiva está marcada para 26 de agosto. O número de perguntas (30 ou 40) e as disciplinas (português, matemática, informática, conhecimentos específicos, política de saúde e conhecimentos pedagógicos e legislação) variam de acordo com o cargo.  

 

O processo seletivo prevê também provas prática (pedreiro e coveiro), física/natação (salva vidas) e de títulos (diretor de escola, professor e supervisor de ensino), em datas a serem definidas.

 

A validade do concurso da Prefeitura de Atibaia será de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelecem os editais

 

 

Atribuições do agente comunitário de saúde no concurso da Prefeitura de Atibaia 2018

 

 

Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população registrada nas UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais e coletividade; Trabalhar com o registro de famílias em base geográfica definida, a microárea; Estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde e a prevenção das doenças, de acordo com o planejamento da equipe; Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados; Orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco; Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe; Cumprir com as atribuições atualmente definidas para os ACS em relação à prevenção e ao controle da malária e da dengue, conforme a Portaria nº 44/GM, de 03 de janeiro de 2002.

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Atualizado: 29/06/2018 - 09:11

Concurso PETROBRAS: SAIU resultado final para 648 vagas

Mais de 110 mil candidatos disputaram postos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 10,7 mil. Prova do concurso da Petrobras foi aplicada em 8 de abril

Diversos Estados

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A Fundação Cesgranrio divulgou o resultado final do concurso da Petrobras destinado a preencher 648 vagas (108 imediatas e 540 para cadastro reserva). A classificação pode ser conferida aqui

 

Os 110.092 inscritos realizaram a prova objetiva em 8 de abril, com aplicação em 27 cidades de diversos Estados, além do Distrito Federal. As candidaturas para o processo seletivo foram recebidas até 5 de março.

 

O número inicial de vagas em disputa no certame era de 666, mas foi reduzido com a exclusão do cargo de técnico de segurança júnior, conforme retificação do edital divulgada em 21 de fevereiro.  

APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE
APOSTILA CONCURSO PETROBRAS 2018 - TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JUNIOR 
CURSO CONCURSO PETROBRAS 2018 - DIVERSOS CARGOS
 

A seleção ofereceu oportunidades para candidatos dos níveis médio e superior nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Amazonas, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, além do polo Nacional. A organizadora é a Fundação Cesgranrio.

 

Vagas – Concurso Petrobras 2018
 

Quem possui ensino médio pôde se candidatar aos cargos técnico de administração e controle júnior, técnico de comercialização e logística júnior, técnico de exploração de petróleo júnior – geologia, técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior, técnico de logística de transporte júnior – controle, técnico de logística de transporte júnior – operação, técnico de manutenção júnior – instrumentação, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – administração, técnico de suprimento de bens e serviços júnior – mecânica e técnico químico de petróleo júnior. Os salários chegam a R$ 4.513,13.

 

Já para os candidatos com ensino superior completo, as opções foram para as carreiras de enfermeiro do trabalho júnior, engenheiro de equipamentos júnior – elétrica, engenheiro de equipamentos júnior – eletrônica, engenheiro de equipamentos júnior – inspeção, engenheiro de equipamentos júnior – mecânica, engenheiro de meio ambiente júnior, engenheiro de petróleo júnior, engenheiro de processamento júnior, engenheiro de segurança júnior, engenheiro naval júnior, geofísico júnior – física, geofísico júnior – geologia, geólogo júnior e médico do trabalho júnior. O salário básico é de R$ 6.350,99, com garantia de remuneração mínima de R$ 10.726,45.
 

Mais detalhes sobre as provas - Concurso Petrobras 2018
 

As provas objetivas do concurso público da Petrobras foram aplicadas nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Mateus/ES, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP e Vitória/ES.

 

As avaliações tiveram duração quatro horas para os cargos de nível médio e de quatro horas e meia para os cargos de nível superior. A seleção será válida por um ano, prazo que pode ser prorrogado pelo mesmo período. As contratações são no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 


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Apostila PETROBRAS 2018 em PDF 

Apostila completa e de acordo com edital para o cargo de Técnico(a) de Administração e Controle Júnior. Aproveite!

 

Conteúdo programático - Cargos nível médio

 

Língua portuguesa - Interpretação textual. Pontuação: emprego da vírgula. Emprego do acento indicativo de crase. Ortografia (escrita correta das palavras e acentuação gráfica - em conformidade com o novo acordo ortográfico). Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise). Uso dos pronomes relativos. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Uso das palavras: porque, por que, porquê e porquê; que; se; há e a. Classes das palavras e suas funções sintáticas.

Matemática - Teoria dos Conjuntos. Conjuntos Numéricos. Relações entre conjuntos. Funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Equações de 1º grau. Equações Polinomiais reduzidas ao 2º grau. Equações exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Análise Combinatória: permutação, arranjo, combinação. Eventos independentes. Progressão Aritmética. Progressão Geométrica. Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Trigonometria. Geometria Plana. Geometria Espacial. Geometria Analítica: equação da reta, parábola e círculo. Matemática Financeira: capital, juros simples, juros compostos, montante.

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Atualizado: 28/06/2018 - 16:23

Concurso Ibama: encaminhado NOVO pedido para 1.888 vagas

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades para técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos pelo órgão chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Cresce cada vez mais a expectativa para que seja autorizado, em breve, o novo concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O órgão enviou, recentemente, junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) um novo o pedido de liberação do aval. 
 
O requerimento encaminhado solicita um total de 1.888 vagas, e não mais 1.529 como anteriormente. De tais oportunidades, 759  são para técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.
 
Os empregos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.
 
As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 
 

Últimos concursos do Ibama para analista


 
O último concurso para analista ambiental do Ibama foi aberto em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 para a área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 para licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 para monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 para gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
 
Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.
 
As duas seleções foram organizadas pelo Cespe/UnB.

 

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Atualizado: 28/06/2018 - 12:31

Sales Oliveira SP inscreve para diversos cargos

A oferta é de 13 vagas iniciais, além de formar cadastro reserva de pessoal, com oportunidades para quem possui alfabetização ou nível superior

Iniciais até R$ 9 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Sales de Oliveira, no interior paulista, a 381 km da capital e próxima a Ribeirão Preto, recebe inscrições em seu concurso público, que conta com uma oferta de 13 vagas, sendo quatro para quem possui apenas alfabetização e nove para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.057,76 a R$ 9.031, com jornadas de trabalho de 25 a 40 horas. As inscrições serão recebidas até o dia 12 de julho.

 

Alfabetização
Quem possui apenas alfabetização poderá concorrer ao cargo de serviços gerais, com remuneração inicial de R$ 1.057,76, para jornada de 40 horas semanais. A taxa é de R$ 47.

 

Nível Superior
Para nível superior, as oportunidades serão para os cargos de médico PSF/ESF (1, com registro no conselho e especialização na área, R$ 9.031, 40 horas, taxa de R$ 92), professor de educação básica II – artes (cadastro reserva, com licenciatura plena em artes, R$ 2.640,81, 30 horas, R$ 75), professor de educação infantil (3, licenciatura plena em pedagogia ou normal superior, R$ 2.516,64, 25 horas, R$ 75), professor de educação básica I (3, pedagogia ou normal superior, R$ 2.640,81, 30 horas, R$ 75) e professor de educação básica II – música (2, com licenciatura em educação musical ou em educação artística com habilitação em música, R$ 2.640,81, 30 horas, R$ 75).


As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da organizadora, o Ibam, que é www.ibamsp-concursos.org.br.


Quem deixar a inscrição deve ficar atento ao horário, uma vez que o acesso poderá ser feito somente até às 14 horas.


A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 29 de julho.


As contratações serão feitas de acordo com o regime estatutário, durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.
      

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Atualizado: 28/06/2018 - 09:22

CEAGESP divulga RESULTADO final de concurso

Com chances em 20 cidades, concurso da Ceagesp ofereceu postos de níveis médio/técnico e superior. Seleção registrou 6,6 mil inscritos

Ganhos de até R$ 11,5 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Instituto Águia divulgou o resultado final do concurso da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). A classificação pode ser conferida aqui

 

Destinado a preencher 25 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva (CR), o processo seletivo encerrou as inscrições em 15 de março e totalizou 6.669 candidaturas, de acordo com números divulgados pela banca.


As oportunidades com exigência de ensino médio/técnico foram para inspetor de segurança II (CR); técnico administrativo III nas áreas de administração (2 + CR), contábil (CR) e recursos humanos (CR); técnico em informática I (1 + CR); técnico de segurança do trabalho I (1 + CR); técnico operacional III nas áreas agrícola (CR), operações gerais (5 + CR) e civil (CR); técnico operacional IV nas áreas elétrica (CR), agrícola (11 + CR) e mecânica (CR).


Em nível superior, o concurso da Ceagesp 2018 ofereceu chances para analista I nas áreas de comunicação social (CR), recursos humanos (1 + CR), administrativa (CR), auditoria (1 + CR), contábil (CR), economia (CR); analista III - área administrativa (CR); analista de sistemas I nas áreas de desenvolvimento (CR) e infraestrutura (CR); engenheiro I para as especialidades de agrônomo (CR), alimentos (CR), eletricista (1 + CR), segurança do trabalho (CR); engenheiro II - mecânico (1 + CR); engenheiro III - civil (CR); médico do trabalho (CR); médico veterinário (CR); advogado cível (1 + CR); e advogado trabalhista (CR).

 

APOSTILAS CONCURSO CEAGESP 2018 - TÉCNICO OPERACIONAL E TÉCNICO ADMINISTRATIVO


Além da escolaridade requerida, a seleção cobrou dos candidatos experiência mínima de seis meses. As remunerações ficam entre R$ 2.824,30 e R$ 4.198,43 para funções de nível médio/técnico e variam de R$ 5.253,48 a R$ 11.565,24 para empregos destinados a profissionais graduados. 


Os vencimentos informados já incluem o auxílio-refeição ou alimentação, com 30 créditos unitários de R$ 23,10, totalizando R$ 693 (valor que deverá ser reajustado em novo acordo coletivo), e cesta básica de R$ 300.A empresa ainda oferece outros benefícios, entre eles: vale-transporte; auxílio creche; auxílio filhos excepcionais; assistência médico-hospitalar; seguro saúde coparticipativa; auxílio-funeral; convênio odontológico; convênio farmácia; e seguro de vida. 
 

As vagas no concurso da Ceagesp estão distribuídas entre as cidades de São Paulo, Palmital, São José do Rio Preto, Tatuí, Bauru, Araçatuba, Araraquara, Avaré, Fernandópolis, Franca, Marília, Pederneiras, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rubião Junior, São Joaquim da Barra, São José dos Campos, Sorocaba e Tupã.   

 

Concurso Ceagesp 2018: inscrições e provas

 

As inscrições para o concurso da Ceagesp foram recebidas por meio do preenchimento de formulário disponível no site www.institutoaguia.org.br. As taxas custaram R$ 63 (nível médio/técnico) e R$ 99 (superior).  

 

APOSTILAS CONCURSO CEAGESP 2018 - COMUM A CARGOS NÍVEL MÉDIO, TÉCNICO E FUNDAMENTAL


O processo seletivo envolveu, ao todo, cinco etapas. Na primeira delas, os candidatos realizaram provas objetiva (todos os cargos) e discursiva (funções que cobram curso superior).   

 

Na avaliação objetiva, o número de perguntas (40, 50 ou 60) e as disciplinas (língua portuguesa, atualidades, conhecimentos específicos, raciocínio lógico, matemática e política de saúde) variaram conforme a vaga pretendida no concurso da Ceagesp.

 

A aplicação ocorreu nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rubião Junior, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Tatuí.  

 

As demais etapas incluíam: exame prático (técnico operacional III na área civil e técnico operacional IV nas áreas de elétrica e mecânica); teste físico (inspetor de segurança); avaliação psicológica (inspetor de segurança, técnico operacional IV nas áreas agrícola e elétrica); e avaliação de títulos (funções de nível superior).   

 

De acordo com o edital, o concurso da Ceagesp terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da companhia.   

 

Atribuições do técnico operacional III (operações gerais) no concurso da Ceagesp 2018

 

Realizar triagem dos produtos na entrada, separando os mesmos em blocos quando esta operação for necessária; Elaborar e assinar documentos referentes a recebimentos e entregas de mercadorias, bem como notas dos serviços realizados; Efetuar levantamento físico das mercadorias armazenadas; Verificar o estado de conservação das mercadorias armazenadas por meio de amostragens determinadas pelo encarregado de operações; Executar serviços diversos nas áreas administrativa e operacional, quando solicitado; Realizar outras tarefas correlatas às descritas e que pela natureza se incluam em sua área de atuação.    

 

Conteúdo programático parcial para o concurso da Ceagesp

 

Matemática – Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema.

 

Língua portuguesa (cargos de nível superior, exceto advogado) – Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. Direcionado para o nível superior.   

 

Língua portuguesa(cargos de nível médio/técnico) – Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase. Direcionado para o nível médio/ técnico.    

 

Confira o conteúdo programático completo do concurso da Ceagesp 2018    

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Atualizado: 27/06/2018 - 12:34

Centro Paula Souza SP prepara CONCURSO com 540 vagas

Autorização do concurso do Ceeteps (Centro Paula Souza) é para três cargos administrativos. As chances são para agente, analista e especialista

Até R$ 4,3 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) deve avançar, nas próximas semanas, com os preparativos do seu novo concurso público, autorizado em 17 de maio pelo governador Márcio França. A seleção visará a preencher um total de 540 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior.

Agora, o próximo passo do órgão é constituir a comissão organizadora do certame, para que então possa ser iniciado o procedimento para a escolha da banca organizadora.

Do total de oportunidades do concurso da Ceeteps, 326 são para a carreira de agente e técnico administrativo, 208 para analista de suporte e gestão e seis para especialista em planejamento educacional, obras e gestão.

Para concorrer ao posto de agente, basta possuir ensino médio completo. A remuneração inicial oferecida para quem ocupa tal posição corresponde a R$ 1.535,94.

Com relação aos demais empregos do concurso do Ceeteps, ambos aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. O salário para analista é de R$ 2.789,68 e para especialista, R$ 4.306,87.

O edital do processo seletivo do Centro Paula Souza deve ser publicado no segundo semestre deste ano.

 

Principais atribuições dos cargos do concurso do Ceeteps 

 

Agente técnico e administrativo - Desenvolver serviços de apoio administrativo em geral, bem como manter a ordem e a disciplina, controlando e orientando os alunos para a prática de bons hábitos e respeito às normas institucionais, visando o atendimento às necessidades das rotinas e sistemas estabelecidos, conforme sua área de atuação.

Analista de suporte e gestão – Os deveres variam de acordo com a especialidade contemplada no edital, que pode ser uma das seguintes: administrador, bibliotecário, contador, tecnólogo em construção civil, tecnólogo em informática e orientador educacional.

Especialista em planejamento educacional, obras e gestão – Dependendo da especialidade, arquiteto, engenheiro ou área de gestão, as funções serão diferenciadas.

 

Último concurso do Centro Paula Souza

 

A seleção anterior para cargos administrativos aconteceu em 2009 e contou com uma oferta para 1.781 vagas. O processo seletivo foi organizado pela Fundação Vunesp e registrou 52.037 inscritos.

Neste certame, foram oferecidas chances para a capital e as cidades de Araçatuba, Ilha Solteira, Santos, São Vicente, Barretos, Bauru, Campinas, Rio Claro, São Carlos, Araraquara, Franca, Marília, Assis, Ourinhos, Tupã, Presidente Prudente, Dracena, Iguape, Ribeirão Preto, Jaboticabal, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Guaratinguetá, Guarulhos, Osasco, Franco da Rocha, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Botucatu e Itapeva.

 

Sobre o órgão

 

O Ceeteps, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas, que são unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos sob a supervisão de uma ETEC, em aproximadamente 300 municípios. As Etecs atendem mais de 208 mil estudantes, nos ensinos médio, técnico e técnico integrado ao médio, para os setores industrial, agropecuário e de serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 75 mil.

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Atualizado: 27/06/2018 - 09:59

TJ SP: comissão aprova PLC que muda escolaridade

Projeto de lei complementar, que tramita na Assembleia Legislativa, tem por finalidade enquadrar a carreira dentro da escala de vencimento de nível superior

Para cargo de escrevente

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Avança, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o  projeto de lei complementar 3/2018, que tem  por objetivo alterar o nível de escolaridade para os próximos concursos públicos para o cargo de escrevente técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP). A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, no último dia 26. De acordo com o PLC, do deputado Carlos Giannazi (Psol), a escolaridade necessária de ingresso na carreira pode passar a ser de nível superior.

Agora, o texto segue para votaçãõ pela comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e, caso aprovado, poderá seguir para o plenário.

Caso aprovada a proposta, a remuneração do cargo passará a ser enquadrada nas carreiras de nível superior do órgão, acarretando em melhorias salariais. O projeto também determina que aos servidores já em atividade fica assegurado o direito à comprovação de preenchimento de nível superior para reenquadramento salarial.
De acordo com a justificativa do parlamentar, “há anos os escreventes técnico judiciários do Tribunal de Justiça do Estado buscam, através das entidades representativas da categoria, a implantação de exigência de nível universitário para ingresso no cargo, a exemplo do que já foi assegurado aos oficiais de justiça. Apesar das reuniões, dos pedidos e das indicações encaminhadas, a situação dos servidores ainda se mantém, sem que o TJ envie propositura assegurando esse direito. Desta feita, eis o que objetiva esta propositura: assegurar o direito aos servidores e autorizar legislativamente, a presidência do Tribunal de Justiça a implementar o nível superior aos escreventes técnicos judiciários, por ser medida de verdadeira justiça com a categoria”.
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Atualizado: 26/06/2018 - 15:00

Ibitinga SP inscreve para três cargos

Oportunidades são para carreiras com exigência de ensino médio ou nível superior, com remunerações iniciais de até R$ 3,2 mil

Câmara municipal

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Câmara Municipal de Ibitinga, no interior paulista, a 360 km da capital e próxima a Araraquara, recebe inscrições em seu concurso público para o preenchimento de três vagas, sendo uma para quem possui ensino médio e duas para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.854,35 a R$ 3.267,95, com jornada de trabalho de 40 horas semanais para todas as opções. O atendimento vai até 8 de julho.


Quem possui ensino médio poderá concorrer ao cargo de recepcionista, com inicial de R$ 1.854,35.


Para nível superior, as oportunidades são para analista de tecnologia da informação e contador, ambos com uma vaga cada e inicial de R$ 3.267,95.


No caso de analista, os interessados devem possuir graduação em tecnologia ou outro curso superior na área de informática, além de certificado de pós-graduação ou extensão na área de tecnologia da informação, com mínimo de 360 horas, além de dois anos de experiência na área de tecnologia da informação.


Para contador é necessário possuir registro no conselho regional, com três anos de experiência na função ou cinco como auxiliar ou técnico de contabilidade e noções de contabilidade básica.


As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, a Apta, que é www.aptarp.com.br


As taxas são de R$ 60 para o cargo de ensino médio e R$ 80 para os de nível superior.


Quem deixar a inscrição para o último dia poderá efetuar o pagamento da taxa no dia 10 de julho.


A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 5 de agosto.


Os exames contarão com 40 questões. Para recepcionista serão dez de língua portuguesa, dez de matemática e 20 de conhecimentos específicos.
Para analista de tecnologia da informação e contador, 15 de língua portuguesa e 25 de conhecimentos específicos.


Também serão considerados títulos, com limite de nove pontos.


As contratações serão feitas de acordo com o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.

 

Atribuições

RECEPCIONISTA
Atender cordialmente as pessoas que procuram atendimento na Câmara Municipal seja pessoalmente, por telefone, fax, e-mail ou por outros meios disponíveis, de forma que todos sejam atendidos e cheguem ao destino desejado ou que sejam atendidas de forma satisfatória, fazendo anotações, agendamentos para atendimento por servidores e vereadores, mantendo contato até que o assunto seja solucionado; Receber e encaminhar os que tenham interesse a tratar no estabelecimento; verificar se a pessoa procurada está no prédio, utilizando-se de telefone, interfone ou outros meios para encaminhar o visitante ao local desejado ou determinado;
Recepcionar pessoas e autoridades em eventos especiais do Poder Legislativo, zelando pela boa forma de tratamento com cada um;
Controlar a entrada, movimentação e saída de pessoas e coisas do prédio da Câmara Municipal, fazendo os registros pertinentes, em meio eletrônico ou escrito, para acompanhamento e evitando desvio de materiais e outras
faltas, mantendo-se informados e dando encaminhamento aos servidores e vereadores interessados sobre as pessoas, encomendas, protocolos e materiais presentes na Casa; Encarregar-se da realização de protocolos de documentos via manual ou eletrônico, atendimento de telefones e faxes e das encomendas de pequeno porte enviadas pelos e aos ocupantes do prédio, recebendo e encaminhando aos destinatários para evitar extravios e outras ocorrências desagradáveis; Executar tarefas correlatas aos serviços de recepção, atendimento ao público, recebimento de documentos,
encomendas e pessoas, anotação de recados, dentre outras determinadas pela autoridade superior. Prestar serviço de análise, controle, organização, fiscalização preventiva, auditorias de gestão, bem como assessorar na elaboração das normas de contabilidade e execução de atividades relacionadas à Contabilidade em geral;

CONTADOR
Desempenhar e exercer todas as atribuições privativas dos contabilistas, descritas na legislação pátria e na Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 560/1983; Efetua a escrituração de acordo com as normas estabelecidas em lei; Controla a execução do orçamento em todas as suas fases, promovendo o empenho prévio das despesas. Promove a liquidação das despesas e efetua os pagamentos; Elabora os balancetes mensais e o balanço anual da Câmara Municipal; Informa e instrui processos de pagamento de despesas, verificando a respectiva documentação, conferindo as faturas, notas fiscais e outros elementos lançados na nota de empenho correspondente; Prepara os cheques que devem ser assinados pelo responsável legal ou 1º Secretário e pelo Presidente da Câmara;
Planejar, elaborar, controlar e acompanhar todos os procedimentos financeiros, contábeis e de auditoria nos documentos, seguindo as normas determinadas pelo superior hierárquico, bem como manter atualizada a
legislação; Fazer empenhos, verificando a classificação e recursos das dotações orçamentárias; controlar os trabalhos de análise e conciliação de contas, conferindo os saldos, localizando e retificando possíveis erros, emitindo relatórios relativos a execução orçamentária e financeira;
Responsabilizar-se pela execução dos serviços da contabilidade,  orçamento e finanças da Casa; pela correta classificação e processamento da receita e da despesa da Casa; pelo acompanhamento das prestações de contas de despesas de pronto pagamento da Casa; Executar a escrituração e assinatura de livros contábeis: Boletins de Caixa de Bancos, Balancetes Financeiros, Razão de Bancos/Caixa; Elaborar balancetes, balanços e outros demonstrativos contábeis, cumprindo as exigências legais e administrativas vigentes, organizando os trabalhos inerentes à contabilidade; Conferir os valores relativos à requisição do duodécimo e da regularidade de seu cumprimento; Controlar receitas, efetuar pagamentos, registrando a entrada e saída de valores para assegurar a regularidade das
transações financeiras e comerciais; Emitir relatórios de gestão fiscal e demais relatórios previstos nas normas da Casa; elaborando e cumprindo a
ordem cronológica de pagamento, controle de contas financeiras, movimentações bancárias e conciliações em geral; Processar operações de crédito, obedecendo normas governamentais; folha de pagamento, cálculos de férias e rescisões, expedição de guias de recolhimento dos encargos; Controlar operações de crédito, investimentos e serviços a pessoas físicas e jurídicas, a fim de cumprir e fazer cumprir as normas e regras internas; Organizar a tesouraria e informar ao superior sobre as questões que dizem respeito a assuntos financeiros; Efetuar pagamento das despesas autorizadas, mantendo em dia e em ordem os depósitos bancários e a escrituração de receita e despesa com os respectivos comprovantes; Realizar ordens cronológicas de pagamento, controle de contas financeiras e movimentação bancária, emissão de cheques, despesas de pronto-pagamento, outros documentos de pagamento e conciliações em geral; Exercer outras atividades e tarefas correlatas determinadas pelo superior hierárquico.

 

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Identificar as necessidades de serviços e produtos para a Câmara na área de Informática e propor soluções tecnológicas, viabilizando sua execução nas áreas envolvidas; Pesquisar, planejar e validar diretrizes de melhorias na aplicação de tecnologias correntes às atividades da Câmara, com adequação às tendências gerais do mercado; Levantar, desenvolver, codificar, documentar e manter sistemas informatizados; Manter recursos técnicos necessários ao funcionamento da infraestrutura computacional da Câmara Municipal, bem como prestar suporte na utilização desses recursos; Elaborar e ministrar treinamentos atinentes à sua área de atuação e fornecer apoio a treinamentos efetuados indiretamente pela Câmara Municipal; Identificar e acompanhar contratações a serem efetuadas pela Câmara Municipal, atinentes à área de Informática;
Fornecer apoio aos serviços relativos à área de Informática prestados por terceiros; Fornecer apoio consultivo e assessoramento aos servidores, diretorias, vereadores e as comissões em assuntos relacionados à sua função; Realizar vistorias, perícias, avaliações, análise de documentos, realização de estudos técnicos, coleta de dados e pesquisas e acompanhar e auxiliar em licitações e contratos, prestando informações técnicas sob a forma de pareceres, laudos e relatórios em matérias da área de Informática, indicando a fundamentação técnica, métodos e
parâmetros aplicados, quando solicitado em situações que envolvam a Câmara Municipal; Exercer atividades que envolvam o projeto de telecomunicações, definindo a topologia e a configuração necessária;
Realizar avaliação, especificação e dimensionamento dos recursos de comunicação de dados e voz; Realizar instalação, customização e manutenção dos recursos de rede; Realizar análise de utilização e do desempenho das redes de computadores, identificando os problemas e
promovendo as correções no ambiente operacional; Promover o planejamento da evolução da rede, visando a melhoria na qualidade dos serviços; Prestar suporte técnico e de consultoria relativamente à aquisição, à implantação e ao uso adequados dos recursos de rede;
Realizar a avaliação e especificação das necessidades de hardware e software básico e de apoio; Configurar os ambientes operacionais;
Promover a instalação, customização e manutenção de software básico e de apoio, a análise do desempenho do ambiente operacional, efetuando as adequações necessárias; Analisar a utilização dos recursos de software e hardware e o planejar a evolução do ambiente, visando a melhoria
na qualidade do serviço; Prestar consultoria e suporte técnico relativamente à aquisição, implantação e uso adequado dos recursos de hardware e software; Promover a prospecção, análise e implementação de novos recursos de hardware, software e rede, visando a sua utilização na organização; Analisar a viabilidade de instalação de novas aplicações no ambiente operacional da organização, objetivando manter o padrão de desempenho de serviços implantados; Promover o desenvolvimento de sistemáticas, estudos, normas, procedimentos e padronização das características técnicas, visando a melhoria da segurança e dos serviços prestados; Elaborar especificações técnicas de bens e serviços de tecnologia da informação relacionados a sua área de atuação; Realizar a alimentação de sistemas de informática específicos; Realizar a instalação, configuração, gerenciamento, monitoramento e ajuste do funcionamento de sistemas gerenciadores de banco de dados; Criar estratégias de auditoria e melhoria da performance do banco de dados, realizando a instalação de upgrades, downgrades, patches e releases, incluindo a realização de atividades de backup e restore; Planejar, coordenar e executar as migrações de dados de sistemas, bem como replicação e atualização de bases de dados em produção para desenvolvimento por meio de importações/exportações de banco de dados; Realizar o monitoramento das aplicações, efetuando ajustes de desempenho (tunning) de aplicação e de banco de dados, propondo ajustes de melhorias nos programas e aplicações; Realizar o monitoramento da utilização de memória, processador, acesso a discos, volume de dados dos bancos de
dados; Prestação de suporte técnico a usuários e desenvolvedores;
Promover atividades que envolvam a gestão de informação, análise e diagnóstico das necessidades dos usuários; Executar as tarefas de instalação, gerenciamento e manutenção corretivas, preventivas e preditivas de todo o sistema informatizado, hardwares, softwares, rede de conectividade, acesso à internet, servidores, computadores e demais dispositivos; Resolver problemas relacionados a aparelhos e dispositivos eletrônicos e de informática, sua configuração, acesso e manutenção;
Sugerir mudanças, criar e implementar dispositivos de automação;
Treinar, orientar e avaliar o desempenho de operadores dos sistemas;
Estabelecer comunicações oral e escrita para agilizar o trabalho, redigir documentação técnica e organizar o local de trabalho; Instalar e configurar softwares e hardwares, orientando os usuários nas especificações e comandos necessários para sua utilização; Organizar e controlar os materiais necessários para a execução das tarefas de operação, ordem de serviço, resultados dos processamentos, suprimentos, bibliografias;
Operar equipamentos de processamento automatizados de dados, mantendo ativa toda a malha de dispositivos conectados; Notificar e informar aos usuários do sistema e à Diretora Administrativa sobre qualquer falha ou problema ocorrido; Executar e controlar os serviços de processamento de dados nos equipamentos; Executar o suporte técnico necessário para garantir o bom funcionamento dos equipamentos, com substituição, configuração e instalação de módulos, partes e componentes;
Administrar cópias de segurança, impressão e segurança dos equipamentos; Participar de programa de treinamento, quando convocado;
Controlar e zelar pela correta utilização dos equipamentos; Auxiliar na execução de planos de manutenção dos equipamentos, dos programas, das redes de computadores, dos sistemas operacionais e do sítio eletrônico, portal da transparência e mídias sociais da Câmara Municipal de Ibitinga; Elaborar, atualizar e manter a documentação técnica necessária para a operação e manutenção das redes de computadores;
Operar, configurar e manter em funcionamento e atualizado o sítio eletrônico da Câmara Municipal de Ibitinga, portal da transparência, mídias sociais, bem como os e-mails dos servidores, vereadores e demais dados atinentes aos sistemas disponibilizados pela Câmara Municipal de Ibitinga na internet; Promover, preparar, conduzir acompanhare executar a transmissão ao vivo das sessões da Câmara Municipal, utilizando-se de equipamentos de gravação, filmagem e de informática, por meio de sistemas de áudio e/ou audiovisual, através de quaisquer dos meios de comunicação disponíveis (internet, rádio, mídias sociais, etc.); Executar outras tarefas compatíveis por determinação do superior hierárquico.

 

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