Câmara de Serrana SP: concurso com inscrições abertas

Oferta do edital é de quatro vagas imediatas e cadastro reserva. Prazo se encerrará no dia 7 de janeiro

Todos os níveis

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro
Publicado: 05/12/2018 - 10:10 | Atualizado: 05/12/2018 - 10:11

No Estado de São Paulo, a Câmara Municipal de Serrana está com inscrições abertas de concurso público para preenchimento de quatro vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem disputar as funções de agente de manutenção e limpeza (CR), agente de operações (CR) e motorista categoria “D” (CR). Os salários iniciais são de R$ 2.052,27 para o primeiro posto e R$ 2.320,76 para os dois últimos. 

O cargo de técnico legislativo (1 vaga) exige diploma de conclusão de curso de ensino médio e paga R$ 3.941,93. 

Quem tem o nível superior está apto às carreiras de analista legislativo (1), contador (1), controlador interno (1) e procurador jurídico (CR). As remunerações variam de R$ 3.941,93 a R$ 6.414,99. 

Além dos vencimentos, a Câmara de Serrana ainda oferece para os seus servidores o benefício de auxílio-alimentação no valor de R$ 763,20. 

Concurso Câmara de Serrana SP: inscrições e provas

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br) e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 44,50 (ensino fundamental), R$ 62,50 (nível médio) e R$ 85 (formação superior). O prazo se encerrará no dia 7 de janeiro de 2019. 

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, legislação, noções de informática e/ou conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado no município de Serrana/SP no dia 10 de fevereiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Apenas o cargo de procurador jurídico realizará a prova prático-profissional (peça processual), eliminatória e classificatória, na mesma data da objetiva.

Aqueles que pleiteiam o emprego de motorista ainda serão submetidos à prova prática, eliminatória. Serão convocados para essa fase os dez candidatos habilitados na prova objetiva.
 

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Atualizado: 05/12/2018 - 09:24

Concurso CRQ SP: prova para 520 vagas ocorre no domingo

Destinadas a profissionais de níveis médio/técnico e superior, carreiras oferecem vencimentos acima de R$ 10,1 mil. Edital tem chances na capital e em cidades do interior e litoral

12 municípios

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Ocorrem neste domingo (9) as provas do concurso do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ 4), com jurisdição em São Paulo, destinado a formar cadastro reserva em 520 vagas distribuídas entre a capital e cidades do interior e litoral. A convocação para os exames pode ser consultada aqui

A seleção prevê testes objetivo e discursivo. O primeiro trará 120 questões do tipo 'certo' ou 'errado', enquanto o segundo cobrará a elaboração de um texto contendo entre 15 e 30 linhas. 

Com duração de quatro horas, os exames ocorrerão em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo.

Vagas no concurso do CRQ SP 

Profissionais com ensino médio concorrem como profissional de serviços técnico-administrativos (PSA) nas áreas de administração (20 - salário de R$ 4.419,55), manutenção predial (20 - R$ 4.419,55), manutenção predial/alvenaria/hidráulica e pintura (20 - R$ 4.419,55) e teleatendimento (20 - R$ 3.657,60).

Além de segundo grau, é necessário possuir formação técnica para disputar as funções de profissional de suporte técnico nas seguintes especialidades: compras (20), financeiro (20), recursos humanos (20), contabilidade (20) e informática (20). Todas as ofertas pagam R$ 5.129,13.  

Curso superior é requisito do concurso do CRQ SP para profissional de atividades estratégicas nas funções de fiscal (240 - R$ 10.117,45), bibliotecário (20 - R$ 7.097,15), analista de sistemas - programação (20 - R$ 7.097,15), analista de sistemas - rede (20 - R$ 7.097,15), advogado (20 - R$ 7.097,15) e jornalista (20 - R$ 7.097,15). 

• APOSTILAS CONCURSO CRQ SP 2018 - DIVERSOS CARGOS

Os vencimentos informados já incluem os valores referentes aos vales refeição e alimentação. Além disso, os contratados terão direito a convênio médico e odontológico, vale transporte e plano de cargos e salários. 

Todas as vagas são para atuar na capital, exceto para fiscal, carreira que também reúne oportunidades em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. 

Concurso CRQ SP: inscrição e etapas

As inscrições foram recebidas até 12 de novembro, por meio do site do Instituto Quadrix (http://www.quadrix.org.br). As taxas custaram R$ 60 (ensino médio), R$ 65 (técnico) e R$ 75 (superior). 

Além das provas objetiva e discursiva, o processo seletivo inclui teste prático para fiscal e jornalista. A aplicação está prevista para 16 e/ou 17 de fevereiro, na capital paulista. 

O concurso do CRQ SP terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do conselho, conforme prevê o edital

Cronograma do concurso do CRQ SP

Concurso CRQ SP: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Raciocínio lógico e matemático - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

Atualidades - 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Confira o conteúdo programático completo do concurso do CRQ SP
 

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Atualizado: 04/12/2018 - 11:39

Martinópolis SP prepara concurso para diversos cargos

Seleção será para formar cadastro reserva de pessoal em diversas áreas. Em fase de licitação

Todos os níveis

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A Prefeitura de Martinópolis, no interior paulista, a 539 km da capital e próxima a Presidente Prudente, realizará concurso público para formar cadastro reserva de pessoal para diversos cargos, com opções para quem possui níveis fundamental completo e incompleto, ensino médio ou médio técnico e nível superior. As remunerações iniciais ainda serão confirmadas.


O processo está em fase de licitação para escolha da banca organizadora, que está sendo feito pelo critério de pregão presencial, marcado para ocorrer na próxima quinta-feira, 6 de dezembro. Somente após a contratação da empresa poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

 

Ensino Fundamental Inompleto

Quem possui ensino fundamental incompleto poderá concorrer aos cargos de auxiliar de serviços escolares (40 horas semanais), merendeira I (40 horas), motorista I (com carteira de habilitação “D” ou “E”, 40 horas) e operário masculino e feminino (40).

Ensino Fundamental Completo

Para ensino fundamental completo, oportunidade para inspetor de alunos, com 40 horas.

Ensino Médio

No caso de ensino médio, escriturário I (40 horas), secretário de escola (40 horas), professor PEB I – infantil (com habilitação para o magistério eu nível médio ou equivalente com habilitação em pré-escola, 24 horas) e professor de creche (com habilitação específica para o magistério em curso normal em nível médio ou superior com licenciatura plena em pedagogia, 32 horas).

Formação Técnica

Com exigência de formação técnica, instrutor de informática, com 40 horas

Nível Superior

Por fim, para nível superior: médico psiquiatra (com registro no conselho, 20 horas), PEB II de inglês (com licenciatura plena, 24 horas), PEB II de matemática (com licenciatura plena, 24 horas), PEB II de português (com habilitação específica para o magistério em curso normal ou superior em licenciatura plena em pedagogia, 32 horas), procurador jurídico (com registro na OAB, 25 horas) e terapeuta ocupacional (com registro no crefito,30 horas).

De acordo com o edital de licitação, as taxas deverão ser de até R$ 33,75 para cargos de nível fundamental, R$ 45 para ensino médio e R$ 60 para nível superior.

Ainda de acordo com o documento, após a assinatura do contrato com a banca, a publicação do edital deve ocorrer dentro de um prazo de dez dias, com recebimento das inscrições durante mais dez. A aplicação das provas deve ocorrer 20 dias após o término das inscrições. Já o resultado preliminar deve ser liberado sete dias após a aplicação dos exames.      
 

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Atualizado: 04/12/2018 - 11:13

Taboão da Serra SP abre concurso para agente de saúde

Destinado a profissionais com nível médio, cargo paga R$ 1.014. Inscrições vão até 10 de janeiro

14 vagas

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A Prefeitura de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, abriu processo seletivo para preencher 14 vagas de agente comunitário de saúde, além de formar cadastro reserva.

O cargo tem jornada semanal de 40 horas e salário inicial de R$ 1.014. Os candidatos devem possuir ensino médio e residir na área da comunidade em que pretendem atuar. 

Há chances nas equipes de saúde que atendem as regiões de Silvio Sampaio (7 postos), Santo Onofre (1), Jardim Record (2), Panorama (1), Jardim Salete (1) e Jardim Margaridas (2).  

O Instituto Zambini, banca que organiza a seleção, recebe inscrições até 10 de janeiro, por meio da página www.zambini.org.br. A taxa de participação custa R$ 45,90. 

Com aplicação em 3 de fevereiro, a prova objetiva apresentará 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa e 20 de conhecimentos específicos. 

O concurso da Prefeitura de Taboão da Serra terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Taboão da Serra: atribuições do agente comunitário de saúde

Realizar atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde nos domicílios e coletividade, em conformidade com as diretrizes do SUS, e estender o acesso às ações e serviços de informação e promoção social e de proteção da cidadania.

Concurso Prefeitura Taboão da Serra: o que estudar para a prova

Língua portuguesa - Interpretação de texto, acentuação gráfica, ortografia oficial, divisão silábica, pontuação, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, sentido próprio e sentido figurado das palavras, denotação e conotação, emprego de tempos e modos verbais, emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprimem às relações entre as orações). Notações léxicas: empregos do til, trema, apóstrofo, hífen. Abreviaturas, siglas e símbolos. Análise morfológica. Sinais de pontuação: Emprego da vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parênteses, travessão, aspas, colchetes, asterisco e parágrafo. Sintaxe de concordância: nominal, verbal e casos especiais. Emprego de algumas classes de palavras: artigo, adjetivo, numeral, pronomes pessoais, eu ou mim, contração dos pronomes oblíquos, o pronome se, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes relativos, pronomes indefinidos e advérbio. Emprego dos modos e tempos: Modo indicativo, modo subjuntivo, modo imperativo, particípio e gerúndio. Emprego do infinitivo: Infinitivo não-flexionado e infinitivo pessoal flexionado. Emprego do verbo haver. Referências bibliográficas: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 48ª Ed. Revista – 2010. BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 2.ed. ampliada e atualizada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

Conhecimentos específicos - 1. O trabalho do agente comunitário de saúde. 2. O programa de saúde da família. 3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: MINISTÉRIO DA SAÚDE. O trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Brasília, 1997. Portaria nº 1.886 de 18 de dezembro de 1997. Aprova as normas e diretrizes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Família. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. O trabalho do agente comunitário de saúde/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 84 p. : il. – (Série F. Comunicação e Educação em Saúde) Disponível: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_acs.pdf Brasil. Ministério da Sau´de. Secretaria de Atenção a` Sau´de. Departamento de Atenção Ba´sica. Guia pra´tico do agente comunitário de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 260 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponivel: http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/geral/guia_acs.pdf.Saneamento básico (sistema de abastecimento de água, sistema de esgoto sanitário, resíduos sólidos e limpeza pública). Saneamento ambiental (controle de artrópodes, controle de roedores, higiene dos alimentos). Fundamentos biológicos do saneamento (características gerais dos seres vivos: bactérias, algas, fungos, protozoários, amebas e vermes). Atenção primária à saúde (conceitos, características, estratégias). Estatística vital: Noções de indicadores de saúde, eventos vitais e demografia. Epidemiologia (estrutura epidemiológica, processo saúde e doença. Imunização, vigilância epidemiológica, análise epidemiológica). Saúde da comunidade (conceito, participação popular em saúde). Atuação prática nos serviços de saúde (visita domiciliar, coleta de materiais, educação sanitária). Constituição da República Federativa do Brasil - Saúde. Evolução das políticas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde - SUS: conceitos, fundamentação legal, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças. Vigilância em Saúde. Indicadores de nível de saúde da população. Doenças de notificação compulsória. Participação popular e controle social. A organização social e comunitária. Os Conselhos de Saúde. O Pacto pela Saúde. Sistema de informação em saúde. Processo de educação permanente em saúde. Brasil. Ministério da Sau´de. Secretaria Executiva Programa agentes comunita´rios de sau´de (PACS) / Ministério da Sau´de, Secretaria Executiva. Brasi´lia: Ministério da Sau´de, 2001. Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pacs01.pdf

Cronograma do concurso da Prefeitura de Taboão da Serra


 

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Atualizado: 04/12/2018 - 10:35

Câmara de Monte Alto SP oferece sete vagas em concurso

Oportunidades estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições começam nesta quinta-feira (6)

Salários até R$ 5,7 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Câmara de Monte Alto, no interior paulista, divulgou edital de concurso público com oferta de sete vagas: são seis imediatas e uma para cadastro reserva (CR).

As funções de auxiliar de serviços legislativos (1 posto e salário de R$ 1.844,90) e motorista CNH "D" (1 CR - R$ 2.719,15) requerem nível fundamental incompleto. 

Com ensino médio é possível concorrer ao cargo de auxiliar técnico legislativo (3 - R$ 2.719,15). 

Curso superior é requisito para analista de tecnologia da informação (1 - R$ 2.719,15) e procurador jurídico (1 - R$ 5.784,87). 

Os vencimentos informados já incluem o auxílio alimentação mensal de R$ 300. Além disso, o Legislativo oferece plano de saúde. 

Concurso Câmara Monte Alto: inscrições e etapas

Disponíveis entre 6 de dezembro e 8 de janeiro, as inscrições devem ser realizadas pelo site www.vunesp.com.br. As taxas variam de R$ 44,50 a R$ 82,20. 

A seleção prevê provas objetiva (todos os cargos) e prático-profissional (procurador), ambas em 17 de março, e teste de direção veicular (motorista), em data a ser definida.  

O concurso da Câmara de Monte Alto terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do Legislativo, conforme estabelece o edital.

Concurso Câmara Monte Alto: atribuições do auxiliar técnico legislativo

Atender ao público em geral, prestando informações; orientar sobre a localização de gabinetes e serviços administrativos; recepcionar convidados da mesa diretora; orientar e informar sobre o atendimento dos gabinetes dos vereadores; fazer registro do trânsito de visitantes e convidados; assinar protocolo de recebimento de correspondência; fazer relatórios diários de suas atividades; orientar –se sobre as atividades administrativas relativas ao desempenho de sua função; executar outras atividades que lhe forem atribuídas. Efetuar com urbanidade o atendimento de telefone, conectando as ligações com os ramais no âmbito da Câmara, bem como providenciar chamadas telefônicas sempre que solicitado. Comunicara companhia telefônica acerca de defeitos ocorridos. Anotar e transmitir recados, mantendo a agenda de telefones atualizadas. Identificar todos os visitantes e munícipes. Efetuar a etiquetagem e o envio de documentos via correio, malote ou fax. Operar fotocopiadoras, scanners, encadernadoras e demais equipamentos de reprodução e organização de documentos. Organizar os documentos produzidos e os que lhe deram origem conforme orientações repassadas, encaminhando-os aos interessados. Efetuar o registro e controle de emissão de cópias e operar microcomputador em sistemas de controle básico. Realizar outras tarefas administrativas e correlatas ao cargo por iniciativa própria ou eu lhe forem atribuídas por superior.
 

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Atualizado: 04/12/2018 - 10:02

Saae de Amparo SP abre concurso com sete vagas

Inscrições começam em 12 de dezembro. Prova está marcada para 20 de janeiro

Nível fundamental

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No interior de São Paulo, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Amparo divulgou edital de concurso público para contratação de sete servidores. 

Há oportunidades para agente de operações e manutenção em duas especialidades: captação e adução (2 postos e salário de R$ 954) e operação de ETA/ETE (5 - R$ 1.383,06). 

A primeira área cobra nível fundamental incompleto, enquanto a segunda é destinada a profissionais que concluíram esse ciclo escolar.  

Além da remuneração, a autarquia concede como benefícios: 14º salário, vale alimentação, plano de saúde e seguro de vida.

Concurso Saae Amparo: inscrições e prova

Os interessados poderão se inscrever de 12 a 27 de dezembro, acessando www.conscamweb.com.br. As taxas custam R$ 25 (fundamental incompleto) e R$ 35 (fundamental completo). 

A seleção prevê apenas prova objetiva, agendada para 20 de janeiro. Com duração de três horas, a avaliação cobrará a resolução de 30 questões. 

O concurso do Saae de Amparo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da autarquia, conforme estabelece o edital

Concurso Saae Amparo: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - Interpretação de textos. Significado das palavras. Identificação de vogais e consoantes. Escritas corretas.

Matemática - Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Juros simples. Sistema métrico decimal: unidades de medida (comprimento, massa e capacidade); transformações de unidades. Razão e proporção.

Cronograma do concurso Saae Amparo

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Atualizado: 04/12/2018 - 09:18

Concurso CRP SP: divulgado gabarito para 275 vagas

Estão em disputa chances para analista e psicólogo, com vencimentos acima de R$ 7,6 mil. Edital tem ofertas em 11 regiões

Nível superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Os participantes do concurso do CRP SP (Conselho Regional de Psicologia de São Paulo) já podem consultar aqui o gabarito preliminar da prova objetiva, aplicada em 2 de dezembro. Ao todo, a seleção preencherá 275 vagas, sendo sete imediatas e 268 para cadastro reserva (CR).

O edital tem oportunidades para analista superior (1 posto + 24 CR) e psicólogo analista técnico (6 + 244 CR). Ambas as carreiras cobram curso superior em psicologia e têm jornada semanal de 40 horas. 

Os vencimentos correspondem a R$ 7.675,58, já considerando o salário-base (R$ 6.197,58) e os vales refeição (R$ 990) e alimentação (R$ 488). O CRP SP também concede convênio médico e odontológico, vale transporte e plano de carreira. 

As chances de analista superior têm lotação na cidade de São Paulo. Já as ofertas para psicólogo estão distribuídas, além da capital, entre Assis, Bauru, Campinas, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e as regiões do Grande ABC e Vale do Paraíba. 

 

Concurso CRP SP: inscrição e etapas

 

O Instituto Quadrix, banca que organiza a seleção, recebeu inscrições até 5 de novembro, por meio do endereço http://www.quadrix.org.br. A taxa de participação custou R$ 75.  

• APOSTILAS CONCURSO CRPS SP 2018 - ANALISTA E PSICÓLOGO

A primeira fase teve provas objetiva e discursiva, com aplicação nos municípios de São Paulo, Assis, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. 

A seleção será finalizada com avaliação de títulos e experiência profissional. A entrega dos documentos à empresa examinadora está agendada para os dias 7 e 8 de fevereiro.

O concurso do CRP SP terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do conselho, conforme estabelece o edital.

 

Concurso CRP SP: atribuições dos cargos

 

Analista - Orientar a programação, execução e avaliação de ações de capacitação e de desenvolvimento profissional e institucional; Elaborar programas de avaliação de desempenho; Realizar estudos e intervenções dirigidas à saúde do trabalhador; Acompanhar as atividades da Comissão de Saúde do Trabalhador – COMSAT; Realizar as atividades de recrutamento e seleção de estagiários e temporários e jovens aprendizes; Fazer o acompanhamento de performance dos estagiários, temporários e jovens aprendizes; Planejar, aplicar e avaliar pesquisas para a avaliação da gestão e das relações do trabalho, propondo soluções e medidas para alinhamento da prestação de serviços do CRP; Planejar, executar, acompanhar e avaliar ações de treinamento, desenvolvimento e capacitação dos funcionários do Conselho; Acompanhar a execução do Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS, coordenando e/ou executando o processo de ascensão funcional; Manter sistematicamente a divulgação de normativos internos de pessoal; Elaborar e atualizar publicações referentes à gestão de pessoas; Planejar, elaborar, coordenar, acompanhar, assessorar, pesquisar e executar procedimentos e programa, relativos à área de Psicologia Organizacional e do Trabalho; Preparar e apresentar sistematicamente relatórios de atuação e performance de sua unidade; Manter-se atualizado com a legislação da psicologia e técnicas referentes a Psicologia Organizacional e do Trabalho; Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.

Psicólogo - Realizar atividades de atendimento ao profissional e ao público em geral bem como atividades de caráter técnico que envolva redação, pesquisa e digitação; Preparar, organizar, atualizar e conferir arquivos, documentos e relatórios; Fornecer subsídios para análise e tomada de decisão; Atender as solicitações pertinentes a área técnica do CRP SP (Orientação, Ética, Análise de Títulos de Especialistas, Direitos Humanos, Políticas Públicas, CPL e outras) ou Grupos de Trabalhos Específicos criados pelo CRP SP; Efetuar o registro das solicitações, interpretar e encaminhar ao demandante, como subsídios para as ações do CRP-SP; Elaborar pareceres e relatórios técnicos relacionados a questões de orientação, fiscalização, ética, análise de títulos de especialistas e outros relativos a campos de inserção e interesse da Psicologia, relacionados ao trabalho do CRP SP; Realizar atividades de orientação à categoria, por meio de atendimentos telefônicos, escritos, e presenciais, participação em debates e encontros coletivos com psicólogos; Manter sistema de informação atualizado de todas as solicitações recebidas e encaminhadas para conhecimento interno e da direção do CRP-SP; Realizar atividades de Fiscalização conforme definido pelo Conselho instituições e locais que prestam serviços de Psicologia; Assessorar tecnicamente processos de tomada de decisões e promoção de debates em relação a dimensão ética do exercício profissional da psicologia; Manter-se atualizado em relação às referências técnicas e legais que orientem o exercício profissional ou estejam a ele relacionados; Acompanhar e subsidiar tecnicamente diretrizes produzidas pelo CRP SP relativas a intervenção da Psicologia nas Políticas Públicas nas diversas áreas e campos de atuação; Assessorar tecnicamente a participação do CRP SP em ações em interface com outras entidades, relacionadas ao exercício profissional da psicologia na sociedade; Realizar pesquisa e coleta de dados e informações técnicas com o apoio jurídico no Sistema Conselho e outros órgãos similares; Realizar diligências para a averiguação de denúncias ou indícios de infração; Realizar outras atividades correlatas da unidade de lotação.

 

Concurso CRP SP: o que estudar para a prova

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República ). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Informática - 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.

Raciocínio lógico e matemático - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

Atualidades - 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Ética no serviço público - 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no setor público. 5.1 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações: disposições gerais; atos de improbidade administrativa.

Direito constitucional - 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.

Conhecimentos específicos (analista) - 1 Gestão de pessoas nas organizações. 1.1 Sistemas modernos de gestão de recursos humanos. 1.1.1 Ferramentas de gestão e estilos de liderança. 1.1.2 A negociação no contexto organizacional. 1.1.3 Gerenciamento da pluralidade nas empresas. 1.2 Planejamento estratégico da gestão de pessoas. 1.3 Gerenciamento de conflitos. 1.4 Clima e cultura organizacional. 2 Política de desenvolvimento organizacional. 2.1 O novo conceito de treinamento e desenvolvimento para educação continuada. 2.1.1 Organizações de aprendizagem. 2.1.2 O desafio de aprender e os conceitos de talento. 2.1.3 Gestão por Competências. 2.2 Elaboração de projetos de desenvolvimento de pessoas: fases, procedimentos, diagnóstico, planejamento, execução, acompanhamento e avaliação. 3 Psicodinâmica do trabalho e prevenção de saúde do trabalhador. 3.1 Atuação dos profissionais de recursos humanos junto às equipes multidisciplinares e interdisciplinares voltadas para a saúde do trabalhador dentro e fora do mundo do trabalho. 3.2 Prevenção da saúde dos trabalhadores nas organizações. 3.3 Ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho. 3.4 Relação entre trabalho, processos de subjetivação e processos de saúde e adoecimento relacionado ao trabalho. 3.5 Práticas grupais. 3.6 Atuação do psicólogo na interface saúde/trabalho/educação. 3.7 Psicologia de grupo e equipes de trabalho: fundamentos teóricos e técnicos sobre grupos, conflitos no grupo e resolução de problemas. 4 Política de recrutamento e seleção. 4.1 Movimentação e captação de pessoas. 4.2 Técnicas e processo decisório, fontes e meios de recrutamento. 4.3 Planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados do processo seletivo. 4.4 Rotação de pessoal e absenteísmo. 5 Avaliação de Desempenho (360 graus). 6 Pesquisa e intervenção em psicologia organizacional e do trabalho. 7 Comprometimento, motivação e satisfação no trabalho. 8 Bem-estar, saúde e qualidade de vida no contexto das organizações. 9 Discriminação, Assédio Sexual e Assédio Moral no Trabalho 10 Preparação para a Aposentadoria. 11 Ética do psicólogo organizacional. 12 Gestão de pessoas e da diversidade: conceitos, sujeitos, atributos da diversidade, políticas afirmativas nas organizações. 13 Gestão de pessoas no setor público: tendências e gestões atuais. 14 Qualidade de vida. 15 Comprometimento, motivação e envolvimento no trabalho. 16 Legislação específica: 16.1 Lei nº 4.119/1962 (dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo). 16.2 Lei nº 5.766/1971 (cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências). 16.3 Resolução CFP nº 10/2005 (aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo). 16.4 Resolução CFP nº 010/2007 (institui a Política de Orientação e Fiscalização do Sistema Conselhos de Psicologia). 16.5 Lei nº 13.146/2015 (institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência). 16.6 Lei nº 11.788/2008 (dispõe sobre o estágio de estudantes). 16.7 Lei nº 10.097/2000 e Decreto nº 5.598/2005 (regulamentam a contratação de aprendizes). 16.8 Resolução CFP nº 007/2003 (institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica). 16.9 Resolução CFP nº 1/2018 (estabelece normas de atuação para as psicólogas e os psicólogos em relação às pessoas transexuais e travestis). 16.10 Resolução CFP nº 9/2018 (estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo). 16.11 Resolução CFP nº 002/2016 (regulamenta a Avaliação Psicológica em Concurso Público e processos seletivos de natureza pública e privada). 16.12 Resolução CFP nº 014/2011 (dispõe sobre a inclusão do nome social no campo "observação" da Carteira de Identidade Profissional do Psicólogo). 16.13 Resolução CFP nº 001/1999 (normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual). 16.14 Resolução CFP nº 18/2002 (estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação a preconceito e discriminação racial). 16.15 Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

 

Conhecimentos específicos (psicólogo) - 1 Leis: 1.1 Lei nº 4.119/1962 (dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo). 1.2 Lei nº 5.766/1971 (cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências). 1.3 Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA). 1.4 Lei nº 10.741/2003 (dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências). 1.5 Lei nº 10.216/2001 (dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental). 1.6 Lei nº 6.839/1980 (dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões). 1.7 Lei nº 8.080/1990 (Sistema Único de Saúde - SUS). 1.8 Lei nº 13.140/2015 (dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública). 1.10 Lei nº 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS). 1.11 Lei nº 11.340/2006 (cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher - Lei Maria da Penha). 1.12 Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência). 1.13 Lei nº 12.435/2011 (dispõe sobre a organização da Assistência Social). 2 Decretos: 2.1 Decreto nº 53.464/1964 (regulamenta a Lei nº 4.119/1962, que dispõe sobre a Profissão de Psicólogo). 2.2 Decreto nº 79.822/1977 (regulamenta a Lei nº 5.766/1971, que criou o Conselho Federal e Conselhos Regionais de Psicologia e dá outras providências). 3 Resoluções CFP: 3.1 Resolução CFP nº 10/2005 (aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo). 3.2 Resolução CFP nº 010/2017 (institui a Política de Orientação e Fiscalização do Sistema Conselhos de Psicologia). 3.3 Resolução CFP nº 06/2007 (institui o código de processamento disciplinar e alterações trazidas pela Resolução CFP nº 07/2016, que institui e normatiza a Mediação e outros meios de solução consensual de conflitos nos processos disciplinares éticos no Sistema Conselhos de Psicologia, regulamentando a criação de Câmara de Mediação no âmbito das Comissões de Ética). 3.4 Resolução CFP nº 07/2003 (institui o Manual de Elaboração de Documentos produzidos pelo psicólogo decorrentes de Avaliações Psicológicas). 3.5 Resolução CFP 03/2007 (consolidação das Resoluções do CFP). 3.6 Resolução CFP nº 016/2001 (aprova o Regimento Interno do Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região). 3.7 Resolução CFP nº 008/2010 (dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário). 3.8 Resolução CFP nº 01/2009 (dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos). 3.9 Resolução CFP nº 09/2018 (estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI). 3.10 Resolução CFP nº 018/2002 (estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação a preconceito e discriminação racial). 3.11 Resolução CFP nº 01/1999 (normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual). 3.12 Resolução CFP nº 01/2018 (estabelece normas de atuação para as psicólogas e os psicólogos em relação às pessoas transexuais e travestis). 3.13 Resolução CFP nº 11/2018 (regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação). 4 Outros: 4.1 Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU). 4.2 Folders Série “CRP-SP ORIENTA” (disponível em: http://www.crpsp.org/site/interna.php?pagina=147). 4.3 Resolução do Conselho Econômico e Social da ONU nº 2002/2012 (Princípios Básicos para utilização de programas de Justiça Restaurativa em matéria criminal). 4.4 Resoluções MS/CNS nº 466/2012 e 510/2016 (aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos). 4.5 Resolução CNS nº 218/1997 (reconhece como profissional de saúde de nível superior a categoria de Psicólogo). 4.6 Portaria MS nº 1271/2014 (define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o te rritório nacional). 4.7 Resolução CNJ nº 125/2010 (dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário). 4.8 Resolução CRPSP nº 01/2016 (cria a Câmara de Mediação da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região - CRP- 06 “CAM/COE” e aprova seu regulamento). 4.9 Resolução CRPSP nº 02/2016 (dispõe sobre procedimentos internos a serem adotados pelo CRP 06, nos casos de comprovado exercício irregular ou ilegal da profissão de Psicóloga/o). 4.10 Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).
 

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Atualizado: 03/12/2018 - 15:04

Prefeitura de Quadra SP: concurso com inscrições abertas

A participação deverá ser garantida até o dia 3 de janeiro de 2019. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 9,7 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Quadra, localizada no interior paulista. A seleção visa o preenchimento de duas vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

O cargo de tratorista (CR) exige o ensino fundamental incompleto e carteira de habilitação na categoria “D”. O salário é de R$ 1.304,58.

Quem concluiu o ensino médio está apto às carreiras de auxiliar administrativo (CR) e secretário de escola (CR), cujos respectivos iniciais são de R$ 1.062,36 e R$ 1.304,58

Para curso técnico, as chances do edital são para os empregos de técnico de enfermagem (1 vaga), técnico agrícola (CR) e técnico de informática (CR). Os vencimentos são de R$ 1.352,30, R$ 1062,36 e R$ 1760,31, respectivamente. 

Nível superior é requisito para os postos de assistente social (1), engenheiro agrônomo (CR), enfermeiro (CR), médico ESF (CR), professor de educação básica I nas áreas de educação infantil (CR), ensino fundamental do 1º ciclo (CR) e educação especial (CR) e professor de educação básica II nas disciplinas de arte (CR), ciências (CR), português (CR), geografia (CR), matemática (CR), inglês (CR) e educação física (CR). As remunerações chegam a R$ 9.734,58. 

Concurso Prefeitura de Quadra SP: inscrições e provas

Interessados deverão se inscrever no site da Consulpam (www.consulpam.com.br), banca organizadora do certame, até o dia 3 de janeiro de 2019. Os valores da taxa de participação são de R$ 5 (ensinos fundamental e médio) e R$ 15,98 (nível superior).

O concurso será constituído de duas avaliações: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos para nível superior, unicamente classificatória.

Marcada para o dia 10 de fevereiro de 2019, a prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, conhecimentos matemáticos, atualidades, noções de informática, noções de direito administrativo e/ou conhecimentos específicos. 
 

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Atualizado: 03/12/2018 - 13:44

Pereira Barreto SP: concurso oferece 18 vagas no Saae

Edital apresenta oportunidades para profissionais de todas as escolaridades. Inscrições seguem disponíveis até 20 de dezembro

Interior paulista

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O município de Pereira Barreto, no interior de São Paulo, abriu concurso público para preencher 18 vagas imediatas no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). 

As funções de auxiliar de manutenção de água e esgoto (1 posto), pedreiro geral (1) e serviços gerais (1) podem ser disputadas por candidatos que cursaram até a quarta série do nível fundamental. Já profissionais que concluíram esse ciclo escolar aptos a concorrer como eletricista de baixa e alta tensão (1), encanador (1), fiscal leiturista (1), mecânico de bombas (1), operador de bombas (1) e operador de máquinas (1). As remunerações ficam entre R$ 1.336,35 e R$ 1.626,79. 

Há ofertas com exigência de ensino médio/técnico para assistente administrativo (1), eletrotécnico (1), motorista CNH "D" (1) e técnico de informática (1). Os salários variam de R$ 1.591,01 a R$ 2.364,20. 

Estão em disputa cargos que cobram curso superior para advogado (1), contador (1), engenheiro civil de saneamento básico (1), químico (1) e tesoureiro (1), com vencimentos entre R$ 2.364,20 e R$ 3.549,96. 

Concurso Saae Pereira Barreto: inscrições e etapas

As inscrições vão até 20 de dezembro, devendo ser efetuadas pelo endereço www.consesp.com.br. São cobradas taxas de R$ 45 (nível fundamental), R$ 57 (médio) e R$ 83 (superior). 

Todos os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva, em 20 de janeiro. A seleção inclui, ainda, avaliação prática para os concorrentes a motorista e operador de máquinas, em data a ser definida. 

O concurso do Saae de Pereira Barreto terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério da autarquia, conforme estabelece o edital

Concurso Saae Pereira Barreto: conteúdo programático de nível fundamental incompleto

Língua portuguesa - Alfabeto da Língua Portuguesa; Ordem Alfabética; Ordenação de Frases; Ortografia; Divisão Silábica e Classificação quanto ao número de sílabas; Frases: Interrogativa – Exclamativa – Afirmativa – Negativa; Classes de Palavras; Comparação de palavras entre si: Sinônimos e Antônimos; Acentuação Gráfica; Sinais de Pontuação; Concordância dos Nomes (substantivos) e dos Verbos; Análise e Interpretação de Textos.

Matemática - Conjunto dos números naturais: quatro operações fundamentais – resolução de problemas sobre as quatro operações; Sistema de numeração decimal: números até bilhão; Noções de: dúzia, arroba, metade, dobro, triplo, um quarto ou quarta parte, um terço ou terça parte; Medidas de: comprimento, superfície, massa, capacidade e tempo – transformações – problemas; Número decimal: operações. Sistema Monetário Nacional – Real; Perímetro e área de quadrado, retângulo e triângulo; Operações com frações; Operações com números decimais.

Conhecimentos gerais -  Cultura Geral (Nacional e Internacional); Cidadania; História e Geografia Geral; História e Geografia do Brasil; Ciências Físicas e Biológicas; Meio Ambiente; Direitos Humanos: Civis, Sociais, Políticos, Culturais, Econômicos e Ambientais; Fatos políticos, culturais, sociais e científicos ocorridos e registrados no Brasil e/ou no mundo; Noticias nacionais e internacionais veiculadas na imprensa falada, escrita e televisada do Brasil; Atualidades Nacionais e Internacionais; Constituição Federal artigos 1º ao 11º; Estatuto do Idoso; Estatuto da Criança e do Adolescente. FONTES: Imprensa escrita, falada, televisiva e internet; Livros diversos sobre História, Geografia, Estudos Sociais, Meio Ambiente e Direitos Humanos, Constituição Federal e alterações posteriores, Lei nº 8069/90 e alterações posteriores, Lei nº 10741/2003 e alterações posteriores.
 

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Atualizado: 03/12/2018 - 13:23

Onyx afirma que Ministério do Trabalho será dividido

O futuro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM) afirmou que as funções do Ministério do Trabalho serão divididas entre as pastas da Justiça, da Cidadania e da Economia

Novo capítulo

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Em entrevista nesta segunda-feira, dia 3, o futuro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM) afirmou que o Ministério do Trabalho deixará de existir no governo de Jair Bolsonaro (PSL). Em 2019, as atribuições da pasta serão divididas entre os ministérios da Justiça, da Cidadania e da Economia.

A entrevista de Lorenzoni foi concedida à Rádio Gaúcha. Na ocasião, ele foi questionado se o ministério no formato atual desparecerá e confirmou a informação, mas ressaltou que as funções da pasta Trabalho permanecerão em outros ministérios.

“O atual Ministério do Trabalho, como é conhecido, ele ficará uma parte no ministério do doutor Moro, outra parte com Osmar Terra e outra parte com Paulo Guedes”, disse.

Além disso, Lorenzoni explicou a divisão do Ministério do Trabalho. A pasta da Justiça, que será comanda por Sérgio Moro, cuidará da concessão de cartas sindicais. De acordo com Onyx, a estrutura que lida com políticas ligadas ao emprego ficará uma parte no Ministério da Economia, cujo titular será Paulo Guedes, e outra parte na pasta da Cidadania, com Osmar Terra de ministro.

As declarações sobre o Ministério do Trabalho

Se nesta segunda-feira, Onyx Lorenzoni afirmou que dividirá o Ministério do Trabalho, vale recordar que no último dia 13 de outubro, o presidente eleito Jair Bolsonaro havia dito que o órgão se manteria como ministério. “Vai continuar com status de ministério, não vai ser secretaria não”, declarou Bolsonaro, em entrevista coletiva na saída de visita ao Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília.

Porém, uma semana antes, após almoço no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Bolsonaro também havia dito que o Ministério do Trabalho seria incorporado por outra pasta em seu governo. "O Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério", disse na ocasião, sem entrar em detalhes.

Em meio a indefinição, vale destacar que o Ministério do Trabalho foi criado há 88 anos e é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Além disso, a pasta também é responsável por realizar a fiscalização dos postos de trabalho; participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional; entre outras atividades.

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Atualizado: 03/12/2018 - 12:47

Concurso INSS: avança pedido para 7.888 vagas

Solicitação de concurso do INSS encaminhada ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito. Níveis médio e superior

Até R$ 8,9 mil

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Finalmente, avançou o pedido do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) que solicita a contratação de 7.888 servidores. Na última semana, o requerimento apresentou cinco movimentações, o que não acontecia desde agosto.

Vale lembrar que este certame é considerado um dos mais urgentes, isso porque a falta de trabalhadores no órgão tem afetado gravemente os serviços prestados à população. Diversos dados mostram que há milhares de brasileiros aguardando para receberem seus benefícios, que ainda continuam em análise e demoram mais do que o previsto por causa do déficit de pessoal.

A Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) tenta agilizar de diversas formas a liberação do certame, inclusive recorrendo ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

• APOSTILAS CONCURSO INSS 2018 - TÉCNICO E ANALISTA DO SEGURO SOCIAL
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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:

Artigo: Sim, existe vida após o INSS

Como estudar ao cargo analista do INSS

Dicas de aprovada no concurso do INSS

Dicas de professores ao concurso do INSS

Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



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Atualizado: 03/12/2018 - 12:04

TCE SP: projeto que cria 65 vagas pronto para ser votado

Do total, 26 são para criação de novos cargos comissionados e 39 para a carreira de agente de fiscalização, por concurso público. Nível superior e inicial de R$ 13.9 mil

Em regime de urgência

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Diferente do que costuma ocorrer com a maioria dos projetos de lei apresentados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o projeto de lei complementar 55/2018, do presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), Renato Martins Costa, apresentado na casa em 14 de novembro, já está na ordem do dia para ser votado definitivamente pelo plenário da casa. Tramitando em regime de urgência, a proposta foi aprovada, em congresso de comissões, no dia 28 de novembro, pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação; Finanças, Orçamento e Planejamento; Administração Pública e Relações de Trabalho. sendo enviada para o plenário no dia 29, onde já pode ser votada.  

O texto cria 65 vagas junto ao quadro de servidores do TCE/SP. Do total de oportunidades, 26 são para cargos comissionados e 39 para preenchimento por meio de realização de concurso público.   

Das 26 vagas para cargos comissionados, uma é para o cargo de assessor técnico-procurador, 15 para assessor técnico de gabinete II, nove para assessor técnico de gabinete I e uma para diretor técnico de divisão.


Já as 39 oportunidades para preenchimento por meio de concursos públicos são para o cargo de agente de fiscalização financeira. Neste caso, para concorrer é necessário possuir curso de nível superior nas áreas de ciências jurídicas e sociais, administração de empresas, contabilidade ou economia, podendo ser consideradas outras áreas, quando da publicação do edital, com remuneração inicial de R$ 13.989,28.


A proposta de criação de vagas para o cargo já vem sendo estudada desde 2014, quando o órgão apresentou na Alesp o projeto de lei complementar 20/2014, que tratava da criação de 42 vagas, sendo 35 para os agentes e sete para cargos comissionados. A proposta acabou sendo retirada da Alesp em 25 de maio deste ano, a pedido do próprio TCE/SP que, após novos estudos e alterações na proposta, agora é realmente apresentada, por meio do novo projeto de lei complementar


Atribuições

As atribuições do agente de fiscalização correspondem ao apoio aos julgamentos e demais atividades confiadas ao TCE/SP, envolvendo os aspectos legal, previdenciário, contábil,financeiro, orçamentário, operacional, atuarial e patrimonial, bem como de outros que vierem a ser fixados por meio de regimento interno.  


Remanescentes

O novo projeto de lei determina que o preenchimento das vagas para agentes pode ser feito por meio de realização de novo concurso ou convocação de remanescentes de concurso em validade. O último certame para o cargo ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 21 vagas, sendo sete para agente de fiscalização financeira – informática – na área de intraestrutura de TI e segurança de informação e 14 para agente de fiscalização financeira na área de informática na área de  sistemas, gestão de projetos e governança de TI. 

 


A banca foi a Fundação Vunesp e o prazo de validade foi de dois anos, prorrogável uma vez pelo mesmo período 

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Atualizado: 03/12/2018 - 11:08

Câmara de Restinga SP: concurso com inscrições abertas

Oferta do edital é de uma vaga para o cargo de técnico administrativo, cujo salário inicial oferecido é de R$ 2,4 mil

Nível superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Restinga, localizada no Estado de São Paulo. A seleção visa o provimento de uma vaga para o cargo de técnico administrativo. 

Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma de conclusão de curso de nível superior. O salário inicial é de R$ 2.431,60 para jornada de trabalho semanal de 40 horas. 

A participação deverá ser garantida até o dia 16 de dezembro, através do endereço eletrônico http://concursos.srdigitalizacoes.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela contemplará 30 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa e 20 de conhecimentos específicos e informática. 

A avaliação será aplicada no dia 26 de janeiro de 2019, em horário e local a ser divulgado posteriormente, juntamente com a homologação das inscrições. 

Atribuições do cargo da Câmara de Restinga SP

Técnico administrativo - prestar atendimento e esclarecimentos ao público interno e externo, pessoalmente, ou por meio de ofícios e processos ou através das ferramentas de comunicação que lhe forem disponibilizadas; efetuar e auxiliar no preenchimento de processos, guias, requisições e outros impressos; aperfeiçoar as comunicações internas e externas, mediante a utilização dos meios postos à sua disposição, tais como, telefone, correio eletrônico, entre outros; monitorar e desenvolver as áreas de protocolo, serviço de postagem; instruir requerimentos e processos, realizando estudos e levantamentos de dados, observando prazos, normas e procedimentos legais; organizar, classificar, registrar, selecionar, catalogar, arquivar e desarquivar processos, documentos, relatórios, periódicos e outras publicações; operar computadores, utilizando adequadamente os programas e sistemas informacionais postos à sua disposição, contribuindo para os processos de automação, alimentação de dados e agilização das rotinas de trabalho relativos à sua área de atuação; redigir textos, ofícios, relatórios e correspondências, com observância das regras gramaticais e das normas de comunicação oficial; efetivar o registro e o controle patrimonial dos bens públicos; colaborar em levantamentos, estudos para a formulação de projetos e ações públicas; realizar procedimentos administrativos e legislativos de conformidade com a legislação de regência; manter-se atualizado sobre as normas legais; participar de cursos de qualificação e repassar aos seus pares informações e conhecimentos técnicos proporcionados, dentre outras atividades correlatas.
 

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Atualizado: 03/12/2018 - 10:36

Famema SP: banca em breve para 1.726 vagas

Oportunidades são para o Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Marília, com opções em todos os níveis escolares e iniciais até R$ 14,3 mil

Saúde e Educação

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Após formar a comissão do seu novo concurso público, o Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina de Marília (Famema), no interior paulista, deve confirmar, em breve, o nome da banca organizadora do certame. O concurso, autorizado pelo governador Márcio França em 14 de setembro, contará com nada menos do que 1.726 vagas, sendo 167 para cargos com exigência de ensino fundamental, 818 para ensino médio e 741 para cargos de nível superior, com remunerações iniciais de R$ 1.355,14 a R$ 14.386,50, para jornadas de trabalho de 12 a 40 horas semanais. A expectativa do órgão é divulgar o edital de abertura de inscrições ainda no início de 2019.

A comissão do concurso para cargos na área de saúde é presidida pelo servidor Tarcício Adilson Ribeiro Machado, tendo como suplente Rafael José da Silva, além de Daniele Valentim Vieira, tendo como suplente Alessandra da Silva Fernandes Duarte. Essa comissão não engloba apenas quatro cargos da autorização do concurso: cirurgião dentista,  analista socio cultural,  professor assistente mestre e professor adjunto doutor.

Para os cargos de professor assistente mestre e professor adjunto doutor, a comissão é presidida pela servidora Lúcia de Fátima Furlan Borges, tendo como suplente Eliana de Lima Busto. Conta, ainda, com os seguintes membros: Renata Alves Perri de Brito, Magali Aparecida Alves de Moraes, Elza de Fátima Ribeiro Higa e Luciamare Perinetti Alves Martins, tendo como suplentes Silvia Franco de Rocha Tonhom, Haydée Maria Moreira Rodrigues, Mara Guaglio Chirelli e Zamir Calamita   

 “É uma conquista histórica. Após as restrições do período eleitoral, vamos iniciar os processos e compor os quadros próprios com funcionários públicos estaduais. Importante ressaltar que foi um trabalho em equipe, em prol da saúde dos 62 municípios (atendidos pelo órgão), disse a superintendente do Hospital das Clínicas da Famema, dra Paloma Aparecida Libânio Nunes, quando da autorização do concurso. “Esse é o resultado de um trabalho longo, construído em conjunto pela gestão da Famema, em conjunto com alunos, docentes e funcionários, com apoio político de várias esferas do governo”, disse o diretor geral da Famema, professor dr. Valdeir Fagundes de Queiroz.

 

Concurso Famema - Ensino Fundamental

 

No caso de ensino fundamental, todas as 167 vagas autorizadas são para o cargo de auxiliar de saúde, com remuneração inicial de R$ 1,355,14 em caso de 50% do Prêmio de Incentivo (PIN) e  R$ 1567,64 no caso de 100% do benefício.

 

 

Concurso Famema - Ensino Médio

 

No caso de ensino médio, as oportunidades serão para os cargos de agente técnico de saúde (44 vagas, com inicial de R$ 1.424,14 no caso de 50% do PIN e R$ 1.705,64 para 100%), oficial administrativo (137, R$ 1.292,64 para 50% do PIN e R$ 1.442,64 para 100%), oficial operacional (24, R$ 1.292,64 para 50% e R$ 1.442,64 para 100%), técnico de enfermagem (532, R$ 1.464,14 para 50%e R$ 1.765,64 para 100%), técnico de laboratório (36, R$ 1.367,64 para 50% e R$ 1.592,64 para 100%) e técnico de radiologia (45, R$ 1.367,64 para 50% e R$ 1.592,64 para 100%).

 

Concurso Famema - Nível Superior

 

Por fim, para nível superior, as opções serão para agente técnico de assistência à saúde (223, R$ 1.972,43 para 50% do PIN e R$ 2.631,43 para 100%), analista administrativo (42, R$ 2.364,46 para 50% e R$ 2.714,45 para 100%), analista sociocultural (6, R$ 2.364,46 para 50% e R$ 2.714,45 para 100%), cirurgião dentista (3, R$ 2.512,77 para 50% e R$ 2.762,77 para 100¨%), enfermeiro (154, R$ 2.391 para 50% e R$ 3.266,10 para 100%), engenheiro (7, R$ 4.890,59 para 50% e R$ 5.240,69 para 100%), médico I (213, R$ 2.685,82 para 12 horas com 50% do Prêmio de Produtividade Médica - PPM  e R$ 3.726 para 100% com 12 horas, R$ 4.476,37 para 50% com 20 horas e R$ 6.210 para 100% com 24 horas, R$ 5.371 para 50%  para 24 horas e R$ 7.452 para 100% e R$ 10.919 com 50% para 40 horas e R$ 14.386,50 para 40 horas), tecnólogo de radiologia (18, R$ 1.646,96 para 50% do PIN e R$ 1.871,96 para 100¨%), professor assistente mestre (14, com R$ 2.164,80 para 20 horas, R$ 3.247,20 para 30 e R$ 4.329,60 para 40 horas) e professor adjunto doutor (61, R$ 3.609,95 para 20 horas, R$ 5.514,91 para 30 e 7.219,89 para 40 horas).       

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Atualizado: 03/12/2018 - 09:38

Concurso MP SP: últimos dias de inscrição para analista

Ofertas do edital são para as áreas de administrador, contador e economista, que requerem nível superior e experiência profissional

Salário de R$ 13,7 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Ainda dá tempo de participar do concurso para a função de analista técnico científico do MP/SP (Ministério Público do Estado de São Paulo). A seleção visa o preenchimento de nove vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva. 

Candidatos que têm nível superior, experiência profissional mínima de três anos e registro no órgão de classe podem disputar as áreas de administrador (2 vagas), contador (4) e economista (3). A remuneração é de R$ 13.790,08 (composta por R$ 8.585 de salário básico e R$ 5.205,08 de gratificação de promotoria) para jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Além do vencimento, o MP/SP ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: auxílio-alimentação no valor mensal de R$ 920 e auxílio-transporte no valor diário de R$ 13,92. 

• CURSO CONCURSO MP SP 2018 - ADMINISTRADOR - CONTADOR - ECONOMISTA

Ofertas serão lotadas nas seguintes áreas regionais: macrorregião I (capital, Grande São Paulo I, II e III, Santos e Vale do Ribeira); macrorregião II (Campinas e Taubaté); macrorregião III (Piracicaba e Sorocaba); macrorregião IV (Araçatuba, Bauru, e Presidente Prudente); e macrorregião V (Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto).  

De acordo com o edital, o cadastro reserva servirá para futuras e eventuais nomeações, cujas necessidades decorram do surgimento ou criação de vagas durante o prazo de validade do concurso (de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez por igual período, a critério do Ministério Público do Estado de São Paulo).

Como participar do concurso do MP SP

A banca organizadora do certame é a Fundação Vunesp. As inscrições serão recebidasaté o dia 7 de dezembro. Para participar é necessário preencher a ficha cadastral no site www.vunesp.com.br e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 140.

As candidaturas somente serão registradas após a confirmação do pagamento da taxa, que poderá ser efetuado até a data limite de 10 de dezembro, observado o horário de funcionamento do banco. 

Concurso MP SP: provas

Os participantes serão avaliados por meio de provas objetiva e dissertativa, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Com duração máxima de cinco horas, elas serão aplicadas no dia 10 de fevereiro de 2019, no período da tarde, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado no site da Fundação Vunesp a partir do dia 29 de janeiro. 

A prova objetiva será composta por 60 questões do tipo múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática, dez de noções de informática e 30 de conhecimentos específicos. 

Já a prova dissertativa, que deverá ser manuscrita em letra legível, será constituída de um caso prático para ser solucionado (estudo de caso). Será avaliado o domínio do conhecimento técnico, a compreensão e o desenvolvimento do tema na estrutura proposta, a solução dada ao caso e o domínio da norma padrão necessários ao desempenho do cargo/especialidades.
 

 

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Atualizado: 30/11/2018 - 11:08

Sampaprev: avança PL para criação de 175 vagas em SP

De acordo com o projeto de lei que cria o novo regime previdenciário municipal, novo órgão deve contar com a criação de 75 vagas de nível médio e 100 de nível superior, com iniciais até R$ 6,2 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Avança, na  Câmara Municipal de São Paulo, o projeto de lei 621/2016, do ex-prefeito Fernando Haddad, que institui o regime de previdência complementar para o funcionalismo público municipal de São Paulo, além de criar a Sampaprev, nova empresa pública, semelhante à São Paulo Previdência (SPPrev), criada pelo governador Geraldo Alckmin em 2011. Embora a proposta esteja recebendo críticas por parte de sindicalistas e do funcionalismo, por prever o aumento da contribuição sindical, de 11% para 14% dos salários, também prevê a criação de 175 vagas para o novo órgão, para preenchimento por meio de concurso público.

No último dia 28, a comissão extraordinária que analisa a proposta recebeu substitutivo do vereador Caio Miranda (PSB), que agora deve ser analisado pelo grupo. Com isto, o projeto poderá ser votado pelas comissões e, caso aprovado, encaminhado para sanção do prefeito Bruno Covas.  

Do total de vagas para novo concurso, 100 são para a carreira de analista de gestão previdenciária, destinada para candidatos com exigência de nível superior, e 75 para técnico de gestão previdenciária, para quem possui apenas ensino médio. As remunerações iniciais indicadas no projeto são de R$ 6.274,43 para os analistas e R$ 3.118,89. No caso de analistas, o projeto determina que poderão participar formados em qualquer área ou em áreas específicas, conforme determinação quando da realização do concurso.

 

Evolução Funcional
A proposta também prevê um plano de carreiras para as duas funções, composto de três níveis (I, II e III), com seis graus no primeiro, cinco no segundo e quatro no terceiro.


Desta forma, para os técnicos, no nível I, a progressão é a seguinte: R$ 3.118,89; R$ 3.516,16; R$ 3.801,55; R$ 4.095,48; R$ 4.397,47; e R$ 4.710,06. No nível II: R$ 5.152,66; R$ 5.460,45; R$ 5.776,47; R$ 6.101,14; e R$ 6.434,90. Por fim, no nível III: R$ 6.977,49; R$ 7.318,78; R$ 7.669; e R$ 8.028,53.


Para os analistas, no nível I: R$ 6.274,43; R$ 6.930,36; R$ 7.360,60; R$ 7.808,08; R$ 8.272,82; e R$ 8.757,94. No nível II:  R$ 9.505; R$ 9.980,74; R$ 10.472,78; R$ 10.982,27; e R$ 11.510,09. Por fim, no nível III: R$ 12.460,19; R$ 13.003,21; R$ 13.564,22; e R$ 14.144,05.


Atribuições 

Caberá ao técnico de gestão previdenciária atender, orientar e informar os beneficiários, dependentes e munícipes, de acordo com diretrizes institucionais; recepcionar, conferir e encaminhar documentos; exercer atividades internas e externas de suporte técnico e operacional relacionadas à gestão de benefícios previdenciários, recursos humanos, administração de bens de consumo e permanente, contabilidade e administração.


Já aos analistas caberá instruir, analisar, calcular, revisar, cadastrar e acompanhar processos previdenciários de concessão, pagamento, manutenção, revisão e extinção de benefícios previdenciários; planejar, implantar, avaliar, atender, orientar e capacitar sobre ações voltadas ao atendimento, orientação e informação aos segurados ativos, inativos e pensionistas; propor, implantar, executar e avaliar políticas públicas e ações voltadas para o aprimoramento e sustentabilidade financeira e atuarial do regime de previdência; desenvolver, implantar, executar e avaliar sistemas, processo e métodos de gestão nas áreas de atendimento ao público, concessão e auditoria dos benefícios previdenciários e administração de materiais; formular, implantar, executar e avaliar atividades especializadas de alta complexidade de planejamento, finanças, controles internos, contabilidade, auditoria, gestão, assistência técnica, administração e logística; desenvolver, acompanhar, executar e avaliar a execução do orçamento do regime próprio de previdência; executar tarefas de natureza acessória, em apoio de atividades de consultoria e assessoramento; e realizar a capacitação e aperfeiçoamento de servidores que atuam na área previdenciária do Iprem, administração direta e indireta, Tribunal de Contas e Câmara Municipal.


A proposta já havia sido apresentada pelo ex-prefeito em 2015 e 2016, sendo posteriormente retirada da Câmara para adequações, em virtude de questionamentos dos sindicatos, mas foi novamente apresentada por Haddad em 28 de dezembro de 2016.

 

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Atualizado: 30/11/2018 - 10:32

Prefeitura de Monções SP abre concurso com 51 vagas

Com salários acima de R$ 7,6 mil, oportunidades estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades

550 km da capital

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A cidade paulista de Monções, a cerca de 550 km da capital, abriu concurso público destinado a preencher 51 vagas imediatas no quadro de servidores da prefeitura.

As funções de agente de serviços (2 postos e salário de R$ 1.042,85), agente de serviços - feminino (2 - R$ 1.042,85), trabalhador braçal - masculino (2 - R$ 1.042,85), gari - feminino (2 - R$ 1.042,85) e serviços gerais - masculino (1 - R$ 1.123,48) admitem profissionais com nível fundamental incompleto. Já quem concluiu esse ciclo escolar está apto a concorrer como motorista (1 - R$ 1.350,94), operador de máquinas (2 - R$ 1.350,94) e operador de máquinas e motorista (2 - R$ 1.963,43). 

Há oportunidades com exigência de ensino médio/técnico para agente administrativo (1 - R$ 1.289,86), agente comunitário de saúde (1 - R$ 1.350,94), agente de manutenção geral (1 - R$ 1.873,17), fiscal de obras (1 - R$ 1.482,43), inspetor de alunos (1 - R$ 1.231,67), recepcionista (1 - R$ 1.231,67), responsável por agendamentos e controle de viagens (1 - R$ 1.705,36), técnico de alimentação escolar (1 - R$ 1.289,86) e técnico de enfermagem (3 - R$ 1.289,86).    

Curso superior é requisito para assistente administrativo (1 - R$ 3.397,39), assistente de licitações e compras (1 - R$ 2.099,88), auditor de controle interno (1 - R$ 3.563,86), auxiliar de departamento pessoal (1 - R$ 2.389,95), auxiliar de desenvolvimento de projetos sociais (1 - R$ 2.552,48), auxiliar de desenvolvimento infantil (1 - R$ 1.350,94), auxiliar de primeira infância (2 - R$ 1.482,43), chefe de compras (1 - R$ 3.397,90), coordenador de esporte e cultura (1 - R$ 3.563,86), coordenador pedagógico (1 - R$ 3.563,86), coordenador do CRAS (1 - r$ 3.563,86), educador físico (1 - R$ 1.627,40), encarregado de almoxarifado e patrimônio (1 - R$ 2.389,95), encarregado de compras (1 - R$ 3.087,87), encarregado de tributos e lançadoria (1 - R$ 2.552,48), engenheiro agrônomo (1 - R$ 3.087,87), engenheiro civil (1 - R$ 3.087,87), farmacêutico (1 - R$ 3.087,87), médico clínico geral (1 - R$ 7.698,84), procurador jurídico (1 - R$ 3.563,86), professor de educação básica (1 - R$ 16,44 por hora/aula), professor de arte (1 - R$ 16,44 por hora/aula), professor de inglês (1 - R$ 16,44 por hora/aula), supervisor de frota municipal (1 - R$ 3.563,86) e tesoureiro (1 - R$ 3.563,86).         

Concurso Prefeitura Monções: inscrições e etapas

As inscrições seguem disponíveis até 14 de dezembro. É necessário realizar cadastro pelo site https://www.proamac.com.br/ e paga taxa de R$ 50 (nível fundamental), R$ 70 (médio) ou R$ 120 (superior). 

A prova objetiva (todos os cargos) está marcada para 23 de dezembro. Na mesma data, os candidatos a professor, auxiliar de desenvolvimento infantil, auxiliar de primeira infância, coordenador pedagógico e educador físico deverão entregar os documentos relativos à análise de títulos. 

O processo seletivo será finalizado com avaliação prática para os concorrentes a agente de manutenção, motorista e operador de máquinas, prevista para ocorrer em 13 de janeiro.

O concurso da Prefeitura de Monções terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Cronograma do concurso da Prefeitura de Monções

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Atualizado: 29/11/2018 - 15:56

Flórida Paulista SP oferece 16 vagas em concurso

Inscrições seguem abertas até 14 de dezembro. Oportunidades são destinadas a profissionais de todas as escolaridades

Dois editais

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No interior de São Paulo, a Prefeitura de Flórida Paulista abriu concurso para preencher 16 postos, além de formar cadastro reserva (CR). Distribuídas entre dois editais, as vagas oferecem salários que vão de R$ 859,90 a R$ 2.919,29. 

A função de gari (5 oportunidades + CR) é destinada a candidatos que possuem nível fundamental incompleto. 

O cargo de cozinheira (CR) pode ser disputado por profissionais com ensino médio incompleto. Já quem concluiu esse ciclo escolar tem opções como escriturário (CR), auxiliar de desenvolvimento infantil (CR), auxiliar de enfermagem (CR) e cuidador (2 + CR).  

As carreiras de nível superior são para farmacêutico (1), fonoaudiólogo (1), nutricionista (1), pediatra (1), psiquiatra (1), procurador jurídico (1), professor de inglês (1), professor de arte (CR), coordenador de creche (1), psicopedagoga (1) e terapeuta ocupacional (CR). 

Concurso Prefeitura Flórida Paulista: inscrições e etapas

O prazo para registro de candidaturas termina em 14 de dezembro. Os interessados devem realizar cadastro pelo site www.cscconsultoria.com.br e pagar taxa que varia de R$ 15 a R$ 40. 

A seleção envolverá prova objetiva (todos os cargos), em 3 de fevereiro, análise de títulos (professor e coordenador de creche), com entrega dos documentos no mesmo dia, e teste prático (cozinheira e gari), em data a ser definida.

Concurso Prefeitura Flórida Paulista: atribuições do gari

Executar coleta de resíduos sólidos (lixo), junto aos caminhões coletores e outros equipamentos em ruas, valas e outros locais. Efetuar a separação do lixo em locais apropriados. Carregar e descarregar caminhões. Executar outras tarefas inerentes a sua função e determinadas pelo superior imediato ou especificadas em lei.
 

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Atualizado: 29/11/2018 - 12:29

São Carlos SP prepara novo concurso para diversos cargos

Seleção deverá ser para formar cadastro ou preenchimento imediato, de acordo com as necessidades, com iniciais de até R$ 13,5 mil. Em fase de licitação

  Todos os níveis

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura de São Carlos, no interior paulista, a 254 km da capital e próxima a Araraquara, realizará concurso público para formar cadastro reserva de pessoal ou preenchimento imediato em diversos cargos, com opções para quem possui níveis fundamental, médio e superior. O número de vagas ainda não foi anunciado, uma vez que poderão ser oferecidas vagas de acordo com as necessidades, mas os cargos que poderão contar com oportunidades na seleção já estão definidos, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.421 a R$ 13.529.


O processo está em fase de licitação para a escolha da banca organizadora, que está sendo feito pelo critério de pregão eletrônico, marcado para ocorrer em 12 de dezembro. Somente após a contratação da empresa poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

 

Ensino Fundamental Incompleto

Quem possui ensino fundamental incompleto pode concorrer aos cargos de agente de manutenção geral (inicial de R$ 1.568, para jornada de 40 horas), agente de serviços gerais (R4 1.421, 40 horas), agente operacional (R$ 1.421, 40 horas), coveiro (R$ 1.568, 40 horas), oficial de manutenção (R$ 1.568, 40 horas), servente merendeira (R$ 1.414, 40 horas), tratador de animal (R$ 1.568, 40 horas) e vigia (R$ 1.421,40 horas).  

 

Ensino Fundamental Completo

Para ensino fundamental completo: auxiliar de enfermagem (R$ 1.718,40 ou 12X36), auxiliar de enfermagem do trabalho (R$ 1.718, 40 horas), auxiliar de natação (R$ 1.568, 40 horas), auxiliar em saúde bucal (R$ 1.718, 40 horas), cadastrador (R$ 1.568, 40 horas), eletricista  (R$ 1.568,40horas), guarda municipal (R$ 2.045,40 horas), mecânico de veículos (R$ 1.718, 40 horas), motorista (R$ 1.718, 40 horas), operador de máquinas (R$ 1.832, 40 horas), técnico de som (R$ 1.832, 40 horas) e telefonista (R$ 1.568, 30horas)

 

Ensino Médio

Para ensino médio: agente comunitário de saúde (R$ 1.568, 40 horas), agente comunitário de endemias (R$ 1.568, 40horas), agente educacional (R$ 1.672, 40 horas), auxiliar administrativo escolar (R$ 1.596, 40 horas), agente cultural (R$ 2.170, 40 horas), almoxarife (R$ 2.170, 40 horas), assistente administrativo (R$ 1.832, 40 horas), fiscal ambiental (R$ 2.170, 40 horas), fiscal de serviço público (R$ 2.170, 40 horas), fiscal operador de trânsito e transporte (R$ 2.170, 40 horas), fiscal sanitário (R$ 2.170, 40 horas), iluminador de teatro (R$ 1.672, 40 horas), intérprete de libras (R$ 2.170, 40 horas), intérprete educacional de libras (R$ 1.672, 40 horas), maquinista de teatro (R$ 1.832, 40 horas), professor I (R$ 2.744, 33 horas), professor II (R$ 2.744, 33 horas), professor IV (R$ 2.050 , 24 horas), técnico agrícola (R$ 2.170, 40 horas), técnico de enfermagem (R$ 2.170, 40 horas ou 12X36), técnico de laboratório (R$ 2.170, 40 horas), técnico em informática (R$ 2.170, 40 horas), técnico em radiologia (R$ 2.170, 24 horas), técnico em saúde bucal (R$ 2.170, 40 horas ou 12X36), técnico em segurança do trabalho (R$ 2.170, 40 horas) e topógrafo (R$ 2.170, 40 horas).

 

Nível Superior

Por fim, para nível superior: analista de tecnologia da informação (R$ 4.111, 40 horas), arquiteto (R$ 5.480, 40 horas), assistente social (R$ 3.358, 30 horas), bibliotecário (R$ 3.358, 40 horas), biólogo (R$ 3.358, 40 horas), cirurgião dentista (R$ 2.565, 15 horas ou plantão de 12 horas), contador (R$ 4.111, 40 horas), enfermeiro (R$ 3.358, 40 horas ou 12X36), enfermeiro do trabalho (R$ 3.358 , 40 horas), engenheiro (R$ 5.480, 40 horas), engenheiro do trabalho (R$ 5.480, 40 horas), farmacêutico (R$ 3.358,40horas), fiscal de tributos (R$ 3.358, 40 horas), fisioterapeuta (R$ 3.358, 30 horas), fonoaudiólogo (R$ 3.358, 40 horas), gerontólogo (R$ 3.358, 40 horas), gestor público (R$ 5.480, 40 horas), médico diversas áreas (R$ 5.480,  20 horas), médico urgência e emergência (R$ 3.919, plantão de 12 horas), médico de saúde da família (R$ 13.529, 40 horas), médico do trabalho (R$ 2.565, 15 horas), médico veterinário (R$ 4.111, 40 horas), museólogo (R$ 3.358, 40 horas), nutricionista (R$ 3.358, 40 horas), orientador técnico de programas (R$ 3.358, 40 horas), procurador municipal (R$ 5.480, 40 horas), produtor cultural (R$ 3.358, 40 horas), professor III – educação especial (R$ 2.274, 24 horas), professor III – educação física (R$ 2.274, 24 horas), professor III – outras áreas (R$ 2.274, 24 horas), psicólogo (R$ 3.358, 40horas), técnico de esportes (R$ 3.358, 40 horas) e terapeuta ocupacional (R$ 3.358, 30 horas).
O valor médio das taxas de inscrição está definido em R$ 25 para ensino fundamental incompleto, R$ 28 para fundamental incompleto com curso de formação, R$ 28,33 para fundamental completo, R$ 38,67 para ensino médio, R$ 40 para ensino  médio com prova prática, R$ 52,50 para nível superior e R$ 70 para médicos.       

De acordo com o edital de licitação, o prazo de inscrições deverá ser de, no mínimo, dez dias úteis 

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Atualizado: 29/11/2018 - 10:20

Luiziânia SP tem concurso com inscrições abertas

Prefeitura selecionará para postos de agente de saneamento e médico. Salários alcançam R$ 9,1 mil

Três vagas

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A Prefeitura de Luiziânia, em São Paulo, está com inscrições abertas para concurso público destinado a preencher três vagas.

O cargo de agente de saneamento (1 posto e salário de R$ 1.535,77) é opção para candidatos com ensino fundamental.

As ofertas de nível superior são para médico ESF (2 - R$ 9.168,30).

Os interessados podem se inscrever até 5 de dezembro, por meio do site www.conscamweb.com.br. As taxas custam R$ 50 (agente) e R$ 100 (médico). 

Marcada para 16 de dezembro, a prova objetiva apresentará 30 questões sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. 

O concurso da Prefeitura de Luiziânia terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital. 

Cronograma do concurso da Prefeitura de Luiziânia 


 

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Atualizado: 28/11/2018 - 15:54

Ariranha SP inscreve para concurso com dez vagas

Edital tem chances para coletor de lixo, costureira, coveiro, encanador, mecânico, motorista, operador de máquinas, pedreiro, tratorista e eletricista

Nível fundamental

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A Prefeitura de Ariranha, no interior do Estado de São Paulo, abriu inscrições para concurso público destinado a preencher dez vagas com salários entre R$ 954 e 1.688,90. 

Os postos de coletor de lixo (1), costureira (1), coveiro (1), encanador (1), mecânico (1), motorista CNH "D" (1), operador de máquinas (1), pedreiro (1) e tratorista (1) são opções para candidatos com nível fundamental incompleto, enquanto profissionais que concluíram esse ciclo escolar têm chance como eletricista (1).

As inscrições serão recebidas até as 18h de 9 de dezembro, exclusivamente pela internet, por meio do link http://concursos.srdigitalizacoes.com.br/. A taxa custa R$ 30, exceto para eletricista, cujo valor é de R$ 35.

Em 6 de janeiro, os candidatos farão prova objetiva com 30 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e matemática. A seleção inclui, ainda, avaliação prática, em data a ser definida. 

O concurso Prefeitura de Ariranha terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

Concurso Prefeitura Ariranha: conteúdo programático para nível fundamental incompleto

Língua portuguesa - Substantivos (Gênero, número e grau), Artigos, Preposições, Pronomes, Adjetivos, Verbos – conjugação, comparação de palavras entre si (sinônimo e antônimo), Acentuação e Sinais Gráficos, Ortografia, Pontuação, análise e interpretação de textos.

Matemática - As quatro operações, medidas de tempo, noções de dúzia, arroba, dezena, centena, milhar, etc.; problemas com as quatro operações, problemas sobre peso, tempo, e medidas de massa, tempo, área, etc.; problemas sobre sistema métrico, Sistema Monetário Nacional (Real), Algarismos Romanos.
Fonema e Sílaba; Ortografia; Estrutura e Formação das Palavras; Classificação e Flexão das Palavras; Classes de Palavras: tudo sobre substantivo, adjetivo, preposição, conjunção, advérbio, verbo, pronome, numeral, interjeição e artigo; Acentuação; Concordância nominal; Concordância Verbal; Regência Nominal; Regência Verbal; Sinais de Pontuação; Uso da Crase; Colocação dos pronomes nas frases; Termos Essenciais da Oração (Sujeito e Predicado); Análise e Interpretação de Textos.

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