Concurso Coren RS: inscrição para 390 vagas encerra hoje

As chances no certame do Conselho Regional de Enfermagem são para candidatos de níveis médio, técnico e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro
Publicado: 27/08/2018 - 09:45 | Atualizado: 24/10/2018 - 17:08

Chega ao fim nesta segunda-feira (27) o prazo de inscrição do concurso do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren/RS) que visa o preenchimento de 390 vagas. Do total de ofertas, seis são imediatas e 384 para formação de cadastro reserva (CR) do seu quadro de pessoal. 

De acordo com o edital, o cadastro reserva somente será aproveitado mediante abertura de novas vagas, atendendo aos interesses de conveniência e de oportunidade do órgão, dentro do prazo de validade do concurso (de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período).

Para o cargo de assistente na área administrativa (1 vaga + 59 CR) exige diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 2.542,64.

Quem tem curso técnico está apto à carreira de assistente técnico na área de fiscalização (1 + 49 CR). O vencimento é de R$ 3.108,82. 

Candidatos que possuem o nível superior podem concorrer para os postos de analista enfermeiro nas especialidades administrativa (35 CR) e fiscalização (35 CR) e analista nas áreas de comunicação social/jornalismo (35 CR), comunicação social/relações públicas (35 CR), finanças, contabilidade e controladoria (1 + 34 CR), recursos humanos (35 CR), tecnologia da informação (35 CR) e jurídica (3 + 32 CR). A remuneração é de R$ 6.622,18. 

• APOSTILA CONCURSO COREN/RS 2018 - ASSISTENTE E ANALISTA

A lotação ocorrerá na sede do Coren/RS, na cidade de Porto Alegre, exceto para os cargos de assistente na área administrativa e analista enfermeiro na área de fiscalização, cujas atividades serão exercidas em qualquer uma das subseções do órgão, no Estado do Rio Grande do Sul, ou na sua sede, de acordo com a necessidade de contratação.

Concurso Coren RS: inscrições e provas

O Instituto Quadrix é o responsável pela organização e execução do processo de seleção. As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico www.quadrix.org.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 60 para ensino médio, R$ 70 para curso técnico e R$ 100 para formação superior. 

Os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva para nível superior, eliminatória e classificatória; e análise de títulos e experiência profissional para nível superior, unicamente classificatória.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 16 de setembro na cidade de Porto Alegre/RS. O edital de convocação, contendo os locais e horários de realização do exame, será divulgado, oportunamente, no site do Instituto Quadrix. 

A prova objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa (peso 2), dez de noções de informática (peso 1), dez de legislação (peso 1) e 20 de conhecimentos específicos (peso 3). 

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Atualizado: 24/10/2018 - 10:11

Concurso MPU: saiu gabarito para técnico e analista

Avaliação foi aplicada para mais de 264 mil candidatos no último domingo (21). Seleção preencherá postos em diversos Estados

Salários até R$ 12,1 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Os mais de 264 mil inscritos para o concurso do Ministério Público da União (MPU) já podem consultar aqui o gabarito da prova objetiva, aplicada no último domingo (21). Estão em disputa 47 vagas de técnico e analista. 

Para ambos os cargos, o exame objetivo foi composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também teve uma avaliação dissertativa.

No total, o concurso do MPU conta com 11 postos de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das chances iniciais, o processo seletivo formará cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados.

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80, incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

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• APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

As inscrições no concurso MPU foram recebidas até 10 de setembro, pela página eletrônica da organizadora, o Cespe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custaram R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista. Ao todo, a seleção registrou 264.924 inscritos. 

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

Concurso MPU: Possibilidades em outros Estados

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

Concurso MPU: retificação do edital

Com a retificação do edital divulgada em 3 de setembro, o conteúdo programático agora inclui a disciplina de "promoção  da  igualdade  racial", abordando os seguintes temas: 1 Conceito de racismo institucional. 2 Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade  Racial). 3 Decreto nº  6.040/2007. 4 Decreto nº  4.887/2003. 5 Lei nº 10.639/2003. 6 Lei nº 12.990/2014. 7 Resolução CNMP nº 170/2017. 8 Recomendação CNMP nº 40/2016. 9 Resolução 2106 da Assembleia Geral das Nações Unidas (Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: o que estudar para a prova

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.

 

Dicas para o concurso do MPU 2018

 

Língua portuguesa: "Em relação ao concurso passado do MPU, o edital de Língua Portuguesa é centrado nas mesmas matérias, a diferença será na linguagem de cobrança do CESPE. A tendência é que essa prova seja mais difícil e deve seguir o padrão de metade das questões de análises de textos e a outra metade de gramática. Recomendo que o aluno treine, toda semana, uma prova recente do CESPE com as questões de análise de texto,  concordância verbal, de pontuação, emprego de crase e colocação pronominal"

(Elias Santana, Professor do Gran Cursos Online)

Direito administrativo: "Creio que vão cair de 10 a 12 questões de Direito Administrativo. Os temas mais importantes são: organização da Administração Pública; lei 8.666/93 modalidades e contratação direta; atos administrativos e lei 8.112/90"

(Gustavo Scatolino, Professor do Gran Cursos Online)
 


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Atualizado: 22/10/2018 - 17:30

Concurso INSS: falta de servidores afeta serviços

Solicitação de concurso do INSS encaminhada ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito. Níveis médio e superior

Pedido para 7.888 vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos considerados mais urgentes, isso porque a falta de servidores no órgão tem afetado gravemente os serviços prestados à população. Vários dados mostram que há milhares de brasileiros aguardando para receberem seu benefícios, que ainda continuam em análise e demoram mais do que o previsto por causa do déficit de pessoal.

A Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) tenta agilizar de diversas formas a liberação do certame, inclusive recorrendo ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

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Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



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Atualizado: 22/10/2018 - 11:41

São José do Inhacorá tem concurso com inscrição aberta

Prazo para registro de candidaturas termina nesta quinta-feira (25). Prefeitura oferece oportunidades para operário e escriturário

Interior gaúcho

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Encerra-se nesta quinta-feira (25), às 23h59, o prazo para quem pretende se inscrever no concurso da Prefeitura de São José do Inhacorá, no interior gaúcho.

A seleção conta com três vagas de operário para contratação imediata. A carreira oferece salário de R$ 1.108,75 e pode ser disputada por profissionais alfabetizados.

O processo seletivo também formará cadastro reserva para o cargo de escriturário, que requer ensino médio e paga R$ 1.667,30.

Os interessados devem acessar o site https://www.premierconcursos.com.br/ para realizar a inscrição. As taxas custam R$ 49,30 (operário) e R$ 70,45 (escriturário).

Haverá provas objetiva (ambos os cargos), com aplicação prevista para 17 de novembro, e prática (operário), em data a ser definida. 

O concurso da Prefeitura de São José do Inhacorá terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme prevê o edital

Concurso Prefeitura São José do Inhacorá: atribuições dos cargos

Operário - Carregar e descarregar veículos em geral; transportar, arrumar e elevar mercadorias, materiais de construção e outros; fazer mudanças; proceder a abertura de valas; efetuar serviços de capina em geral; varrer, escovar, lavar e remover lixos e detritos de vias publicas e próprios municipais; zelar pela conservação e limpeza dos sanitários; auxiliar em tarefas de construção, calçamentos e pavimentação em geral; auxiliar no recebimento, entrega, pesagem e contagem de materiais; auxiliar nos serviços de abastecimento de veículos; cavar sepulturas e auxiliar no sepultamento; manejar instrumentos agrícolas; executar serviços de lavoura (plantio, colheita, preparo de terreno, adubações, pulverizações, etc.); aplicar inseticidas e fungicidas; cuidar de currais, terrenos baldios e praças; alimentar animais sob supervisão; proceder a lavagem de máquinas e veículos de qualquer natureza, bem como a limpeza de peças e oficinas; executar varreduras em pisos e assoalhos; limpeza, ajardinamento e conservação de praças públicas, zelar pelo patrimônio público, preparar refeições e servi-las, limpar e manter em perfeitas condições os ambientes de preparo das refeições, preparar cafezinho ou chá e servi-los; preparar chimarrão e servi-lo; executar outras tarefas afins e correlatas. 

Escriturário - Executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e nos mais diversos setores da administração pública, responsabilizar-se pelo envio de informações via on-line através de sistemas informatizados para esferas públicas, atendendo aos prazos fixados e prestando conta dos mesmos, examinar processos; redigir pareceres e informações; redigir expedientes administrativos, tais como: memorandos, cartas, ofícios, relatórios; revisar quanto ao aspecto redacional, ordens de serviço, instruções, exposições de motivos, projetos de leis, minutas de decretos e outros; realizar e conferir cálculos relativos a lançamentos, alterações de tributos, avaliação de imóveis e vantagens financeiras e descontos determinados por lei; realizar ou orientar coleta de preços de materiais que possam ser adquiridos sem concorrência; efetuar ou orientar o recebimento, conferência, armazenagem e conservação de materiais e outros suprimentos; manter atualizados os registros de estoques; fazer ou orientar levantamentos de bens patrimoniais; eventualmente realizar trabalhos datilográficos; operar com terminais eletrônicos e equipamentos de microfilmagem; executar tarefas afins e correlatas. 
 

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Atualizado: 19/10/2018 - 16:33

Ministério da Fazenda: concurso depende de autorização

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

1.301 vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Ministério o Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda avalia o pedido do concurso do Ministério da Fazenda (MF), encaminhado no ano passado. A solicitação requer um total de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.

A seleção precisa realizada devido à grande defasagem de pessoal no MF. Atualmente, existem 3.148 postos vagas, sendo 2.254 referente aos cargos de nível médio e 894 para ensino superior.

As oportunidades do concurso do Ministério da Fazenda requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

• CURSO CONCURSO MINISTÉRIO DA FAZENDA 2018 - DIVERSOS

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Concurso Ministério da Fazenda: outras oportunidades

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Concurso Ministério da Fazenda: edital anterior

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Concurso Ministério da Fazenda: sobre o órgão

O Ministério da Fazenda é o órgão da estrutura administrativa da República Federativa do Brasil responsável pela formulação e execução da política econômica.

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Atualizado: 19/10/2018 - 15:52

Concurso em Arroio dos Ratos RS oferece 72 vagas

Ofertas dos editais são para diversos cargos, de todos os níveis escolares. As inscrições serão recebidas até o dia 8 de novembro

Ganhos de até R$ 8,6 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Arroio dos Ratos está com inscrições abertas em dois editais de concurso público que somam 72 vagas. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos que têm o ensino fundamental podem disputar as funções de agente administrativo auxiliar (1 vaga), agente de educação infantil (4), atendente de saúde (2), auxiliar de serviços gerais (4), carpinteiro (1), cozinheiro (1), cuidador social (4), eletricista (1), mecânico (1), motorista (2), operador de máquinas (1), operário especializado (2), pedreiro (1), pintor (1), vigilante (1) e zelador (1). 

Para ensino médio e/ou curso técnico, as chances do edital são para os cargos de agente administrativo (2), agente de controle interno (1), agente de fiscalização sanitária e ambiental (CR), agente fiscal municipal (1), agente fiscal tributário (2), desenhista (1), educador social (2), instrutor de oficinas (1), técnico em agropecuária (1), técnico em enfermagem (4), técnico em informática (1), tesoureiro (CR) e topógrafo (1). 

Nível superior é requisito para os postos de administrador (1), advogado (1), arquiteto (1), assistente social (1), auditor fiscal de tributos municipais (1), biólogo (CR), contador (1), enfermeiro (3), engenheiro (1), engenheiro agrônomo (CR), engenheiro ambiental (CR), farmacêutico (CR), fisioterapeuta (2), fonoaudiólogo (1), médico nas especialidades de clínico geral (1), do trabalho (1) e sanitarista (1), nutricionista (CR), odontólogo (3), psicólogo (2), orientador educacional (1), supervisor educacional (1), professor de anos iniciais do ensino fundamental - educação infantil (2) e professor anos finais do ensino fundamental nas disciplinas de artes (1), ciências (CR), educação física (CR), ensino religioso (CR), espanhol (CR), geografia (CR), história (1), inglês (CR), matemática (CR) e português (CR). 

Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Arroio dos Ratos partem de R$ 877,45 e chegam a R$ 8.687,24.

Concurso Prefeitura de Arroio dos Ratos RS: inscrições e provas

Para concorrer a uma das vagas é necessário se cadastrar no site www.objetivas.com.br e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que variam de R$ 60 a R$ 120. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 8 de novembro. 

O certame será constituído das seguintes etapas: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova prática para carpinteiro, mecânico, motorista, operador de máquinas e pedreiro, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para os empregos do magistério, unicamente classificatória. 

Marcada para o dia 9 de dezembro, a prova objetiva versará sobre as disciplinas de português, matemática, informática, legislação, didática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. 
 

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Atualizado: 18/10/2018 - 11:45

Concurso em Serafina Corrêa RS oferece vaga na Câmara

Chance no Legislativo é para o cargo de contador. Inscrições seguem abertas somente até segunda-feira (22)

Nível superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Terminam na próxima segunda-feira (22), às 23h59, as inscrições para o concurso da Câmara de Serafina Corrêa, no interior gaúcho, destinado a preencher uma vaga de contador.   

Com salário inicial de R$ 2.858,01 e jornada semanal de 20 horas, o cargo pode ser disputado por profissionais que possuem curso superior em ciências contábeis e registro no conselho da categoria.

Os interessados devem acessar o site da banca Una Gestão e Assessoria (www.unars.com.br) para registro das candidaturas. A taxa de participação custa R$ 98,58. 

Marcada para 18 de novembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha sobre português, matemática, informática e conhecimentos específicos/legislação. 

O concurso da Câmara de Serafina Corrêa terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do Legislativo, conforme prevê o edital.

Atribuições do contador no concurso da Câmara de Serafina Corrêa

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Atualizado: 17/10/2018 - 15:51

Estância Velha RS: concurso inscreve só até 22/10

Câmara do município gaúcho selecionará para cargos de assistente legislativo e assistente de comunicação social, ambos com exigência de nível médio

Duas vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Terminam na próxima segunda-feira (22), às 23h59, as inscrições para o concurso da Câmara de Estância Velha, no Rio Grande do Sul, destinado a preencher duas vagas.

As oportunidades são para assistente legislativo e assistente de comunicação social. Ambas as carreiras pagam R$ 2.212,12 e cobram ensino médio completo.

Os interessados devem acessar o site www.unars.com.br para realizar a inscrição. O valor da taxa de participação é o mesmo para os dois cargos: R$ 80.

Marcada para 24 de novembro, a prova objetiva terá 40 questões sobre língua portuguesa, matemática, informática, legislação e conhecimentos específicos.

O concurso da Câmara de Estância Velha será válido por dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo, conforme prevê o edital.

Concurso Câmara Estância Velha: atribuições dos cargos

Assistente legislativo - Prestar assistência aos Vereadores, à Mesa Diretora e seus membros e às Comissões; organizar o sistema de tramitação de papéis, documentos e procedimentos relativos ao suporte legislativo da Câmara Municipal; auxiliar na redação de pedido de informação, pedido de providência, indicação, moção e demais atos e documentos legais; informar procedimentos administrativos, encaminhando-os às unidades administrativas; elaborar atas da sessão ordinária e extraordinária; realizar operações básicas de microcomputador e atividades correlatas, executar serviços administrativos de maior complexidade sempre que necessário; realizar serviços de natureza administrativa e burocrática relacionadas ao suporte legislativo.

Assistente de comunicação social - Acompanhar a Presidência, membros da Mesa e Vereadores em eventos, quando necessário; acompanhar as sessões, reuniões e eventos realizados pela Câmara Municipal e sobre eles produzir notícias a serem veiculadas na internet e em meios de comunicação; Assessorar a Câmara Municipal no relacionamento com a imprensa falada e escrita; preparar o noticiário para ser distribuído aos órgãos de imprensa; promover ações de relações públicas e divulgação institucional que aproximem o Poder Legislativo da sociedade, de forma presencial ou com o auxílio de ferramentas de interatividade; gerar conteúdo e acompanhamento de redes sociais e auxiliar no poio de iniciativas que promovam o conhecimento e cidadania; auxiliar os serviços de disponibilização e acesso a informação, realizando a manutenção e alimentação do site eletrônico da Câmara Municipal de Estância Velha, com publicações legais; registrar eventos internos e externos, bem como sessões ordinárias, extraordinárias e reuniões de Comissões, registrando-as através de fotografias; acompanhar e realizar todo o processo de gravação de áudio e vídeo das sessões no Plenário da Câmara Municipal; realizar a transmissão ao vivo do áudio e vídeo no site da Câmara Municipal, assim como, nas redes sociais; editar os vídeos que serão publicados no site; alimentar os sistemas operacionais do processo legislativo.

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Atualizado: 16/10/2018 - 13:43

Concurso Sulgás RS: inscrições abertas para 11 vagas

Edital oferece chances para assistente de serviços administrativos, técnico em gás, engenheiro de gás e advogado. Salários chegam a R$ 8,2 mil

Quatro cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Foram abertas nesta terça-feira (16) as inscrições para o concurso da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). O edital oferece 11 vagas para contratação imediata.

Ensino médio é requisito para assistente de serviços administrativos (5 postos e salário de R$ 2.464,70) e técnico em gás (1 - R$ 3.122,20), função que também requer formação técnica.

O processo seletivo disponibiliza cargos com exigência de curso superior para advogado (1 - R$ 5.639,05) e engenheiro de gás (4 - R$ 8.281,13).

A Sulgás concede como benefícios: vales transporte, refeição e rancho; planos de saúde e odontológico; auxílios educação, creche, ensino fundamental e atividade física; participação nos lucros e resultados; e previdência privada.

De acordo com o edital, os profissionais contratados poderão ser lotados em qualquer uma das sedes da companhia (Canoas, Caxias do Sul ou Porto Alegre). 

Concurso Sulgás: inscrição e etapas

As inscrições serão recebidas até 6 de novembro, mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.fundatec.org.br. As taxas custam R$ 82,36 (nível médio) e R$ 187,87 (superior). 

• APOSTILA CONCURSO SULGAS 2018 - ASS. DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Marcada para 9 de dezembro, na capital, a prova objetiva trará 50 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos, língua portuguesa, legislação, informática e raciocínio lógico. 

As outras fases da seleção incluem análise de títulos (apenas para advogado e engenheiro), com entrega dos documentos entre 3 e 7 de janeiro; avaliação psicológica, em 26 de janeiro; e entrevistas de devolução, em 6 de fevereiro.

O concurso da Sulgás terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério da companhia, conforme estabelece o edital.

Atribuições dos cargos de nível médio no concurso da Sulgás

Concurso Sulgás: conteúdo programático parcial de nível médio

Língua portuguesa - 1. Leitura e compreensão de textos: Assunto. Estruturação do texto. Ideias principais e secundárias. Relação entre as ideias. Efeitos de sentido. Figuras de linguagem. Recursos de argumentação. Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. Coesão e coerência textuais. 2. Léxico: Significação de palavras e expressões no texto. Substituição de palavras e de expressões no texto. Estrutura e formação de palavras. 3. Aspectos linguísticos: Relações morfossintáticas. Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias. Flexões e emprego de classes gramaticais. Vozes verbais e sua conversão. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. Pontuação.

Legislação - 1. A Constituição da República Federativa do Brasil: Princípios fundamentais. Direitos e Garantias Fundamentais. Organização do Estado. Organização dos Poderes. Da Tributação e do Orçamento. 2. Lei 11.340/2006 3. Lei 11.909/2009

Raciocínio lógico - Lógica Proposicional; Problemas Lógicos; Raciocínio Aritmético; Interpretação de Texto; Habilidades de raciocínio, envolvendo: (a) elaboração de argumentos; (b) avaliação da argumentação; e (c) formulação ou avaliação de planos de ação. Construção de argumentos: reconhecimento da estrutura básica de um argumento; conclusões apropriadas; hipóteses subjacentes; hipóteses explicativas fundamentadas; analogia entre argumentos com estruturas semelhantes. Avaliação de argumentos: fatores que reforçam ou enfraquecem uma argumentação; erros de raciocínio; método utilizado na exposição de razões. Formulação e avaliação de um Plano de Ação: reconhecimento da conveniência, eficácia e eficiência de diferentes planos de ação; fatores que reforçam ou enfraquecem as perspectivas de sucesso de um plano proposto; hipóteses subjacentes a um plano proposto.

Concurso Sulgás: sobre o órgão

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no Estado. Criada em 1993, atua como uma sociedade de economia mista, tendo como acionistas o Estado do Rio Grande do Sul e a Petrobras Gás S/A – Gaspetro. Iniciou a comercialização do gás natural em 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia-Brasil.
 

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Atualizado: 16/10/2018 - 12:50

Concurso Ibama pode oferecer 1.888 oportunidades

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

Aguarda autorização

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Ainda segue em avaliação no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido do concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que pretende receber a autorização de 1.888 vagas.

No total, o órgão solicitou 759 oportunidades para a função de técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

Os cargos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.

Atualmente, as remuneração iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

• CURSO CONCURSO IBAMA 2018 - ANALISTAS ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL

Espera-se que o ministro do Planejamento libere o mais rápido a autorização para o concurso do Ibama, ainda mas que o órgão não tem nenhuma seleção vigente.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

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Atualizado: 15/10/2018 - 16:05

Concurso Aneel ainda depende de autorização

Solicitação para novo concurso da Aneel se refere aos cargos de técnico, analista e especialista. Remunerações iniciais de até R$ 12,4 mil

148 vagas no DF

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A realização do concurso da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que visa a preencher 148 vagas em seu quadro de pessoal, ainda depende de autorização por parte do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG).

O pedido chegou a apresentar alguns avanços recentemente, mas, por enquanto, não foi divulgada uma previsão para seja liberado. A expectativa é de que isso ocorra em breve.

Do total de oportunidades requeridas, 78 destinam-se à carreira de técnico administrativo, 39 para analista administrativo e 31 para especialista em regulação de serviços públicos de energia. As remunerações iniciais oferecidas pelo órgão correspondem a R$ 6.147,52, R$ 11.529,29 e a R$ 12.432,49, respectivamente, já contando com o auxílio-alimentação de R$ 458.

A função de técnico administrativo requer certificado de ensino médio expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), enquanto as demais aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação.

O setor de comunicação informou, anteriormente, que tais oportunidades requeridas se referem à quantidade de postos vagos na Aneel. Atualmente, do seu quadro de 765 servidores, 615 se encontram preenchidos, ou seja, há 150 em aberto.

Agora, a realização do concurso Aneel 2018 depende do aval do Ministério do Planejamento. A expectativa é que o ministro analise o documento e libere as chances para que não aumente a defasagem de pessoal no órgão.

Último concurso Aneel

A seleção anterior da Aneel ocorreu em 2010, ou seja, sete anos atrás. Na ocasião, foram abertas 186 oportunidades distribuídas entre todos os cargos solicitados este ano.

Sob a organização do Cespe/UnB, a triagem dos participantes ocorreu por meio de provas objetivas e testes objetivos com conteúdo programático delimitado no edital

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Atualizado: 11/10/2018 - 15:51

Concurso em Mariana Pimentel RS inscreve para 34 vagas

Oportunidades do edital são destinadas a candidatos que têm os níveis fundamental, técnico e superior. Prazo se encerrará em 24 de outubro

Ganhos de até R$ 6,6 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Mariana Pimentel abriu as inscrições do concurso público que preencherá 34 vagas, sendo 29 imediatas e cinco para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. 

Para quem tem o ensino fundamental, as chances do edital são para as funções de motorista (4 vagas + 3 CR) e operador de máquinas (2), cujos respectivos salários iniciais são de R$ 900,14 e R$ 1.100,19.

O cargo de técnico agrícola (1) requer curso técnico na área e paga R$ 1.434,97.

Nível superior é requisito para os postos de enfermeiro (1), farmacêutico (1), fonoaudiólogo (1), maestro da banda municipal (1), médico nas especialidades de clínico geral (1), ginecologista (1), pediatra (1), psiquiatra (1) e veterinário (1), nutricionista (1), odontólogo (1), psicólogo (1) e professor anos iniciais (2), professor de educação infantil (3 + 2 CR) e professor de anos finais nas disciplinas de artes (2), ensino religioso (1), geografia (1) e língua inglesa (1). As remunerações partem de R$ 1.068,24 e chegam a R$ 6.601,14.

Para disputar uma das vagas é necessário preencher o formulário de inscrição no site www.legalleconcursos.com.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, nos valores de R$ 82,43 (ensino fundamental), R$ 103,03 (curso técnico) e R$ 154,55 (formação superior). O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 24 de outubro. 

Concurso Prefeitura de Mariana Pimentel RS: provas

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, legislação, informática e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a prova será aplicada na cidade de Mariana Pimentel/RS no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

O certame ainda será constituído das seguintes etapas: prova prática para os cargos de motorista e operador de máquinas, classificatória e eliminatória; e análise de títulos para professores, unicamente classificatória. 
 

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Atualizado: 11/10/2018 - 15:02

Concurso FHGV RS: inscrições abertas para 282 vagas

Com vencimentos acima de R$ 8,1 mil, seleção preencherá postos em cargos de todas as escolaridades nas cidades de Lajeado, Pelotas, Sapucaia do Sul e Tramandaí

Quatro cidades

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Estão abertas as inscrições para o concurso da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) destinado a preencher 282 vagas, além de formar cadastro reserva (CR), em quatro municípios do Rio Grande do Sul

Foram divulgados editais com oportunidades distribuídas entre unidades de saúde instaladas em Lajeado, Pelotas, Sapucaia do Sul e Tramandaí. Os salários variam de R$ 1.288,59 a R$ R$ 8.140,78. 

Profissionais que possuem nível fundamental têm opções como auxiliar de serviços gerais (CR) e auxiliar de manutenção (CR).  

Ensino médio é requisito para condutor de veículo de urgência (CR). Além de segundo grau, o concurso da FHGV requer formação técnica para técnico nas áreas de contabilidade (CR), eletrônica (CR), enfermagem com instrumentação cirúrgica (CR), enfermagem do trabalho (1 + CR), informática (CR), nutrição (CR), segurança do trabalho (CR), enfermagem (120 + CR), enfermagem com instrumentação cirúrgica (7 + CR) e imobilização ortopédica (1 + CR). 

Há ofertas de nível superior para bioquímico (CR), odontólogo em cirurgia buco-maxilo-facial (CR), enfermeiro do trabalho (1 + CR), fonoaudiólogo (CR), farmacêutico (CR) e médico nas seguintes especialidades: anestesiologista (10 + CR), clínico para atendimento adulto e infantil (33 + CR), clínico plantonista (20 + CR), clínico plantonista para UTI (8 + CR), clínico rotineiro (4 + CR), medicina do trabalho (1 + CR), ginecologista obstetra plantonista (10 + CR), hematologista (1 + CR), intensivista rotineiro (1 + CR), neonatologista rotineiro (CR), pediatra plantonista (22 + CR), pediatra rotineiro (CR), radiologista intervencionista (CR), socorrista (CR), urologista (CR), auditor (1 + CR), cirurgião geral plantonista (12 + CR), vascular (1 + CR), ecografista (CR), neonatologista plantonista (12 + CR), neurocirurgião plantonista (4 + CR), neurologista (CR), radiologista (1 + CR) e traumatologista plantonista (11 + CR).

Concurso FHGV: inscrições e etapas

Será possível se inscrever até 6 de novembro, mediante a realização de cadastro pelo site www.ibrasp.org.br. As taxas custam R$ 30 (ensino fundamental), R$ 60 (médio/técnico) e R$ 100 (superior).

A seleção envolverá provas objetiva (todos os cargos), marcada para 25 de novembro, e avaliação de títulos (apenas para funções de nível superior lotadas em Sapucaia do Sul), com envio dos documentos durante o período de inscrição.   

A divulgação do resultado final está prevista para 27 de dezembro. O concurso da FHGV terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério da fundação, conforme estabelecem os editais. 
 

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Atualizado: 11/10/2018 - 12:52

Previc conta com pedido para 121 vagas ainda em análise

Solicitação para a abertura do concurso da Previc é para os cargos de especialista, analista, técnico, administrador e atuário. Oportunidades nos níveis médio e superior de ensino

Pedido no Planejamento

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Segue em avaliação no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o último pedido para a realização do concurso público da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). No ano passado, o próprio Ministério da Fazenda enviou uma solicitação que prevê 121 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior. 

O Serviço de Informações ao Cidadão do MPDG chegou a informar que o requerimento refere-se aos cargos de  especialista em previdência social (48 oportunidades), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

A carreira de técnico requer apenas ensino médio concluído em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), enquanto as demais funções aceitam profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação.

O próximo passo para a realização do concurso da Previc é a autorização por parte do ministro do MPDG. Assim que sair o aval será possível iniciar os preparativos da seleção.

Concurso Previc: edital anterior

A Previc lançou, em 2010, um processo seletivo com 100 postos destinados a profissionais com níveis médio e superior. Na ocasião, o Cespe/UnB organizou o certame e as chances foram lotadas no Distrito Federal e em Minas Gerais.

Profissionais com certificado de ensino médio conseguiram se candidatar à colocação de técnico administrativo, que apresentou 20 oportunidades.

Aos candidatos com formação superior foram disponibilizadas vagas para os cargos de analista administrativo/administrativa (14), analista administrativo/contábil (1), analista administrativo/tecnologia da informação (5), especialista em previdência complementar/atuarial (27) e especialista em previdência/finanças e contábil (33).

Na época, as remunerações iniciais oferecidas pela superintendência oscilaram entre R$ 4.582,79 e R$ 10.019,20.

A triagem ocorreu por meio de provas objetivas e testes discursivos para todos os participantes. Depois houve contagem por ponto de títulos para especialista.

Sobre a Previc

Criada pela lei nº 12.154, de 23 de dezembro de 2009, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Previdência Social e com sede e foro no Distrito Federal.

A Previc atua em todo o território nacional como entidade de fiscalização e de supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar. Ela é responsável também pela execução das políticas para o regime de previdência complementar, operado pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), observadas as disposições constitucionais e legais aplicáveis.

Os escritórios regionais do órgão estão localizados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

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Atualizado: 10/10/2018 - 10:27

Imesf RS: concurso inscreve para vagas em Porto Alegre

Com remunerações acima de R$ 7 mil, seleção preencherá postos em cargos de níveis médio/técnico e superior de ensino

Dois editais

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Estão abertas as inscrições para o novo concurso do Instituto Municipal de Saúde de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), vinculado à Prefeitura de Porto Alegre. Com oportunidades distribuídas entre dois editais, a seleção oferece quatro vagas imediatas e chances para cadastro reserva (CR). 

Ensino médio é requisito para quem pretende disputar as funções de agente de combate a endemias (CR e salário de R$ 1.390,55), assistente administrativo (CR - R$ 2.964,24) e auxiliar em saúde bucal (1 posto + CR - 2.165,04).

Além de segundo grau, é necessário possuir formação técnica para concorrer como técnico nas áreas de contabilidade (CR - R$ 2.964,24), enfermagem (1 + CR - R$ 2.480,03), saúde bucal (CR - R$ 2.963,61) e segurança do trabalho (CR - R$ 2.964,24). 

Há carreiras de nível superior para administrador (CR - R$ 7.025,70), assessor jurídico (CR - R$ 7.025,70), cirurgião dentista (1 + CR - R$ 6.806,74), contador (CR - R$ 7.025,70) e enfermeiro (1 + CR - R$ 6.439,03).   

Concurso Imesf: inscrições e etapas

Será possível se inscrever até 5 de novembro, mediante a realização de cadastro no site da Fundatec (www.fundatec.org.br), banca que organiza a seleção. As taxas variam de R$ 45 a R$ 100. 

A seleção envolverá provas objetiva (todas as vagas) e de redação (assistente administrativo), em 13 de janeiro, e análise de títulos (funções de nível superior), com entrega dos documentos nos dias 11 e 12 de fevereiro.

O concurso do Imesf terá validade de dois anos, a contar da publicação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do governo municipal, conforme estabelecem os editais.

Concurso Imesf Porto Alegre: composição da prova objetiva


 

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Atualizado: 09/10/2018 - 14:51

Taquari RS prorroga inscrições de concurso com 32 vagas

Novo prazo vai até 16 de outubro. Oportunidades são destinadas a cargos de níveis médio, técnico e superior

Ganhos de até R$ 6,4 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Taquari prorrogou até 16 de outubro as inscrições do concurso público que preencherá 32 vagas do seu quadro de pessoal, além de formar cadastro reserva. O prazo inicial estava previsto para terminar nesta terça-feira (9). 

Para médio e/ou curso técnico, as chances do edital são para as funções de assessor administrativo (1 vaga), fiscal de saúde e meio ambiente (1), instrutor de informática (3), profissional de apoio escolar (2), auxiliar de pré-escola (2) e técnico de enfermagem (3). Os salários iniciais oscilam entre R$ 908,63 e R$ 2.633,58. 

Candidatos que têm o nível superior podem disputar os cargos de farmacêutico (1), médico clínico geral (1), médico ginecologista/obstetra (1), médico psiquiatra (1), nutricionista (1) e professor nas especialidades de atendimento educacional especializado (2), artes (2), ciências (1), educação física (2), geografia (2), história (2), música (3) e língua estrangeira - inglês (1). As remunerações variam de R$ 1.127,29 a R$ 6.481,91. 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site www.fundacaolasalle.org.br/concursos e efetuar o pagamento da taxa, que oscila entre R$ 75 e R$ 130. 

Concurso Prefeitura de Taquari RS: provas

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, eliminatória e classificatória. Ela contemplará 50 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, legislação, didática e/ou conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado na cidade de Taquari/RS no dia 9 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado a partir do dia 30 de novembro. 

Aqueles que pleiteiam os postos de professores ainda serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória. 

Descrição do assessor administrativo da Prefeitura de Taquari RS

Examinar processos; redigir pareceres e informações; redigir expedientes administrativos, tais como: memorandos, cartas, ofícios, relatórios; revisar quanto ao aspecto redacional ordens de serviço, instruções, exposições de motivos, projetos de Lei, minutas de decreto e outros; realizar e conferir cálculos relativos a alterações de tributos, vantagens financeiras e descontos determinados por Lei; realizar ou orientar coleta de preços de materiais que possam ser adquiridos sem concorrência; efetuar ou orientar o recebimento, conferência, armazenagem e conservação de materiais e outros suprimentos; fazer levantamentos de bens patrimoniais; eventualmente realizar trabalhos datilográficos, operar com terminais eletrônicos e equipamentos de microfilmagem; realizar atividades afins.
 

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Atualizado: 09/10/2018 - 11:28

Concurso IBGE: aval já é cobrado para futuro presidente

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminhou solicitação para oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Técnico e analista

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O concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já é considerado urgente e está entre os confirmados para 2019. Com o intuito de reforçar a necessidade de autorização, a Assibge (Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE) já encaminhou carta aos candidatos à presidência da República para eles se comprometam com a realização do certame.

No documento, a categoria ressalta: "É fundamental que o candidato se comprometa com a realização de concursos públicos, tendo em vista a elevada média de idade dos servidores federais (muitos já em condições de se aposentar), o que também ocorre no IBGE".

Vale lembrar que, no início de setembro, o presidente do IBGE, Roberto Olinto, já confirmou que o ministro do Planejamento disse que há uma previsão de autorização de 1.900 vagas distribuídas entre o próprio instituto, ANA (Agência Nacional de Águas) e saúde.

O pedido encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) refere-se a 1.800 oportunidades. Ainda não se sabe quantas chances serão liberadas ao IBGE, mas deve ser um número inferior ao solicitado.

Das ofertas requeridas, 1.200 são para técnico em informações geográficas e estatísticas e outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Olinto já reconheceu diversas vezes a necessidade urgente para a realização deste certame. Ele chegou a ressaltar que "é prioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”.

Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu várias movimentações dentro da Pasta.

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.

Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.

Último concurso IBGE para efetivos

No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.

O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

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Atualizado: 09/10/2018 - 10:51

Câmara de Cachoeirinha RS: concurso com inscrição aberta

Oferta do edital é de três vagas para o cargo de técnico legislativo, que exige ensino médio completo e paga R$ 2,8 mil

Até 25 de outubro

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Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Cachoeirinha, localizada no Estado do Rio Grande do Sul. A seleção visa o provimento de três vagas para a função de técnico legislativo.

Para disputar uma das vagas é necessário possuir diploma de conclusão de ensino médio. O salário inicial é de R$ 2.814,90 para jornada de trabalho de 30 horas semanais. 

A participação deverá ser garantida até o dia 25 de outubro. A ficha cadastral está disponível no endereço eletrônico www.fundacaolasalle.org.br/concursos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70. 

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, eliminatória e classificatória. Ela contemplará 50 questões do tipo múltipla escolha, sendo 15 de língua portuguesa, dez de raciocínio lógico, dez de legislação e 15 de conhecimentos específicos. 

• APOSTILA CONCURSO CÂMARA DE CACHOEIRINHA 2018 - TÉCNICO LEGISLATIVO

O exame será aplicado na cidade de Cachoeirinha/RS no dia 18 de novembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Atribuições do cargo da Câmara de Cachoeirinha RS

Técnico legislativo - acompanhar processos relacionadas com assuntos gerais da repartição, dando informações ao público; auxiliar na execução do serviço de organização de almoxarifado; auxiliar no recrutamento e seleção dos servidores da câmara municipal e nos programas de treinamento; auxiliar no serviço de registros de funcionários, carteiras de trabalho e demais documentos necessários; auxiliar o controle da frequência e número de horas trabalhadas para fins de pagamento; auxiliar na estocagem e controle da entrada e saída de materiais bem como na atualização do registro destes; operar e manter atualizado o arquivo e fichários do setor; lavrar atas das sessões, revisando pronunciamentos e proposições legislativas; providenciar o preparo, sob determinação superior, de leis, decretos legislativos, resoluções, e outros expedientes sujeitos à promulgação legislativa; executar procedimentos relativos ao controle de prazos previstos na legislação; realizar trabalhos de digitação de natureza variada; redigir expedientes administrativos; extrair certidões; proceder à classificação, separação e distribuição de expedientes; orientar a circulação interna de processos e de outros expedientes; auxiliar na procura e no arquivamento de processos e expedientes em geral; auxiliar no recebimento e armazenamento de material; prestar atendimento ao público, fornecendo informações mediante autorização de superior; auxiliar na elaboração de atos oriundos das decisões em plenário; substituir funcionários em situações de emergência e em caráter temporário, mediante designação do presidente; auxiliar nas atividades relativas a eventos e solenidades conforme solicitação ou designação superior; executar outras tarefas relacionadas, sobretudo no auxílio da contabilidade, folha de pagamento almoxarifado, setor de compras e patrimônio; efetuar pagamentos de vencimentos e gratificações a funcionários e subsídios a vereadores em espécie ou por credito bancário; movimentar contas bancárias do poder legislativo na forma regulamentar; efetuar o chamado dos credores da câmara para fins de pagamento, bem como de funcionários e vereadores que tenham de efetuar devoluções; manter registro do movimento bancário atualizado; informar, diariamente, a chefia competente sobre as disponibilidades existentes em caixa e bancos; observar prazos legais para fins de pagamentos e recolhimentos; preencher, assinar e endossar cheques bancários, juntamente com o presidente; informar processos e outros expedientes relativos à tesouraria; conferir e rubricar livros pertinentes e registros próprios à tesouraria; conferir procurações que habilitem terceiros a perceberem valores da câmara municipal; controlar transferência de valores orçamentários; executar outras tarefas correlatas.
 

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Atualizado: 08/10/2018 - 12:44

DPU: comissão avalia projeto que cria 2.751 vagas

Do total de postos, 1.092 são para técnico e 1.659 para analista, cargos com salários iniciais de R$ 4.363 e R$ 7.323, respectivamente. Proposta pode ser votada nos próximos dias

Níveis médio e superior

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O deputado André Moura (PSC/PE), relator, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, do projeto de lei 7922/14,  que cria 2.751 vagas para a Defensoria Pública da União (DPU), encaminhou requerimento à presidência da Câmara dos Deputados para que a comissão possa avaliar os méritos da porposta. Com isto,  cresce a expectativa de que alguma parecer seja divulgado em breve.

Uma vez criadas, as oportunidades serão para preenchimento por meio de realização de concurso público ou aproveitamento de remanescentes do concurso em validade, além de estruturar o plano de carreiras e definir novos valores salariais. 

O projeto tramita na casa desde 29 de agosto de 2014, quando encaminhada pelo então defensor público-geral, Haman de Moraes e Córdova.    

Do total de vagas prevista para criação, 1.659 são para cargos de analista, com exigência de nível superior, e 1.092 para técnicos, de ensino médio. De acordo com a proposta, as remunerações iniciais serão de R$ 4.363,94 para os técnicos e R$ 7.323,60 para analistas.


Prepare-se para o concurso da Defensoria Pública da União (DPU)

VIDEOAULA PARA DPU

PROVA ANTERIOR DA DPU

Situação atual

O órgão ainda não possui um quadro próprio de pessoal Conta, atualmente, com 1.163 servidores, além de 2.000 estagiários. Do pessoal ativo, 820 são cedidos ou requisitados. Os demais foram preenchidos pelo primeiro concurso público realizado pelo órgão para a área administrativa, em 2010, que somente foi possível em decorrência da redistribuição de cargos do plano geral de cargos do Poder Executivo, feito pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Os servidores cedidos ou requisitados poderão expressar a vontade de ser redistribuídos para o quadro da DPU em até 90 dias da promulgação da lei que cria as vagas.

De acordo com a proposta, o quantitativo de vagas, que deverá ser preenchido gradativamente, é o necessário para os primeiros quatro anos de funcionamento do órgão em sua nova fase, que deixou de ser dependente da estrutura do Ministério da Justiça, desde agosto de 2013, quando o Congresso Nacional promulgou a emenda constitucional 74, que concede ao DPU autonomia funcional, administrativa e iniciativa de sua proposta orçamentária.

Evolução

Conforme o plano de cargos, a carreira de técnico contará com três classes, com três padrões na primeira (A), cinco na segunda (B) e seis na terceira (C), da seguinte forma: A-1 – R$ 4.363,94; A-2 – R$ 4.518,90; A-3, R$ 4.679,35; B-4 – R$ 4.845,50; B-5 – R$ 5.017,55; B-6 – R$ 5.195,72; B-7 – R$ 5.380,20; B-8 – R$ 5.567,24; C-9 – R$ 5.769,06; C-10 – R$ 5.973,90; C-11 – R$ 6.186,02; C-12 – R$ 6.405,67; e C-13 – R$ 6.633,12.     

No caso dos analistas, com a mestra estrutura, a progressão é a seguinte: A-1 – R$ 7.323,60; A-2 – R$ 7.569,38; A-3 – R$ 7.823,41; B-4 – R$ 8.058,96; B-5 – R$ 8.357,79; B-6 – R$ 8.637,79; B-7 – R$ 8.927,67; B-8 – R$ 9.227,28; C-9 – R$ 9.536,95; C-10 – R$ 9.875; C-11 – R$ 10.187,80; C-12 – R$ 10.529,70; e C-13 – R$ 10.883,07.    

Adicional

O projeto também institui o adicional de qualificação aos servidores do órgão, sendo considerado 12,5% de aumento para quem possui título de doutorado, 10% para mestrado, 7,5% para curso de especialização, 5% para diploma de curso superior além daquele  exigido para ingresso no cargo e 2,5% para o servidor que possuir conjunto de ações de treinamento que totalize 120 horas, observando o limite de 5%.



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Atualizado: 05/10/2018 - 14:55

Concurso UFRGS: abertas inscrições para 24 oportunidades

As chances na Universidade Federal do Rio Grande do Sul são para cargos técnico-administrativos em educação de níveis médio, técnico e superior

Ganhos de até R$ 4,1 mil

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A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está com inscrições abertas em três editais de concurso público que somam 24 vagas para cargos técnico-administrativos em educação. Ofertas serão lotadas nas cidades de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Tramandaí e Imbé.  

Candidatos que concluíram o ensino médio podem se inscrever para a função de locutor (1 vaga), cujo salário inicial é de R$ 1.945,07. 

Quem tem curso técnico pode disputar os empregos de técnico de laboratório nas áreas de biologia (1) e química (2), técnico de tecnologia da informação - infraestrutura (4), técnico em agropecuária (1), técnico em audiovisual (1), técnico em contabilidade (3), técnico em eletrônica (1) e tradutor e intérprete de linguagem de sinais (3). O vencimento é de R$ 2.446,96.

Nível superior é requisito para os cargos de administrador (2), analista de tecnologia da informação - infraestrutura (1), contador (2), médico - psiquiatria (1) e nutricionista (1). A remuneração é de R$ 4.180,66. 

A UFRGS ainda oferece para os seus servidores o benefício mensal de auxílio-alimentação no valor de R$ 458.

Concurso UFRGS: inscrições e provas

Interessados em concorrer a uma das vagas devem se inscrever no site http://portalfaurgs.com.br/concursos e efetuar o pagamento da taxa de participação, nos valores de R$ 70 (ensino médio), R$ 95 (curso técnico) e R$ 120 (superior). O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 17 de outubro. 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará questões sobre língua portuguesa, legislação e conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado na cidade de Porto Alegre/RS e/ou região metropolitana na data prevista de 9 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno.  

Aqueles que pleiteiam os cargos de tradutor e intérprete de linguagem de sinais e locutor ainda serão submetidos à prova prática, eliminatória e classificatória. 

Atribuições de alguns cargos da UFRGS

Locutor - divulgar notícias, anúncios, textos publicitários e acontecimentos em geral, procedendo à leitura dos mesmos, segundo roteiro, para manter informado o público ouvinte e telespectador.

Tradutor e intérprete de linguagem de sinais - traduzir e interpretar artigos, livros, textos diversos bem idioma para o outro, bem como traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas em um outro idioma, reproduzindo libras ou na modalidade oral da língua portuguesa o pensamento e intenção do emissor. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico em contabilidade - identificar documentos e informações, atender à fiscalização; executar a contabilidade geral, operacionalizar a contabilidade de custos e efetuar contabilidade gerencial; realizar controle patrimonial. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico em eletrônica - executar sob a supervisão superior, trabalho técnico de manutenção, produção, aperfeiçoamento e instalação de máquinas, aparelhos e equipamentos eletrônicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
 

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Atualizado: 05/10/2018 - 11:16

Banco do Brasil: audiência no STF contra terceirizações

Cargo conta com necessidade de contratação de pessoal em diversos estados. Exigência de ensino médio, com inicial de R$ 4 mil

Escriturário

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Em audiência pública realizada no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 28 de setembro, foi discutida uma ação direta de inconstitucionalidade contra a privatização de estatais por parte do governo federal, em particular os bancos públicos, como o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF). Na ocasião, a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, apresentou dados no sentido de refutar afirmações de que as empresas apresenteam gestão ineficiente, além de reforçar a importância dos bancos públicos.

A audiência foi convocada pelo ministro Ricardo Lewandowski, antes de tomar decisão sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade 5624. Antes de conceder parecer definitivo, o ministro concedeu liminar proibindo a venda de estatais sem autorização do poder legislativo.

“Os números mostram o contrário. No primeiro semestre de 2018, elas (os bancos) apresentaram lucro líquido de R$ 37,3 bilhões e os dividendos que essas empresas vão repassar para a União giram em torno de R$ 5,7 bilhões. Quando analisamos um período maior, de 2002 a 2016, vemos que as empresas estatais repassaram R$ 285 bilhões de dividendos para União. Elas não dão prejuízo. Ao contrário, dão lucro”, disse a presidenta da Contraf-CUT.     

 

Banco do Brasil - Expectativa por Concurso

Após o concurso realizado no início deste ano para o preenchimento de 60 vagas (sendo 30 imediatas) em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, cresce a expectativa pelo início de novos concursos públicos para o cargo de escriturário do Banco do Brasil em diversos outros estados. Embora ainda não exista uma confirmação de quando um novo edital possa ser publicado, a carência de servidores é grande, inclusive nos estados contemplados na última seleção, como São Paulo.


Tanto que, no final do primeiro semestre, os bancários realizaram protesto em favor da contratação de mais servidores. De acordo com o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, nos últimos 12 meses, o banco fechou 1.983 postos de trabalho e 270 agências.


Há pelo menos dois anos é aguardada a realização de novo concurso não só para São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, como também para os estados de Minas Gerais, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins.


O Cargo


Destinada a profissionais de nível médio, a carreira conta com vencimentos de R$ 4.036,56, já considerando os valores do salário-base (R$ 2.718,73), da ajuda alimentação/refeição (R$ 737) e da cesta alimentação (R$ 580,83).

 

O BB concede ainda outros benefícios, entre eles: participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; auxílio a filho com deficiência; previdência privada; e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

 

Atribuições


Comercialização de produtos e serviços do Banco do Brasil, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do Banco do Brasil.


Conteúdo Programático


Língua portuguesa – Emprego do acento indicativo de crase; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise); Emprego dos sinais indicativos de pontuação: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, travessão e parênteses.

 

Língua inglesa – Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a interpretação de textos técnicos.

Matemática – Lógica proposicional; Noções de conjuntos; Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas; Matrizes; Determinantes; Sistemas lineares; Sequências; Progressões aritméticas e progressões geométricas; Matemática financeira.

Atualidades do mercado financeiro – Sistema Financeiro Nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário.

Probabilidade e estatística – Análise combinatória; Noções de probabilidade; Teorema de Bayes; Probabilidade condicional; Noções de estatística; População e amostra; Análise e interpretação de tabelas e gráficos; Regressão, tendências, extrapolações e interpolações; Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas; Estatística descritiva (média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância).

Conhecimentos bancários – Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM –Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros. Noções de Mercado de capitais. Noções de Mercado Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12. Autorregulação Bancária.

Informática – Linguagens de programação: Java (SE 8 e EE 7), Phyton 3.6, JavaScript/EcmaScript 6, Scala 2.12 e Pig 0.16; Estruturas de dados e algoritmos: busca sequencial e busca binária sobre arrays, ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção, lista encadeada, pilha, fila, noções sobre árvore binária), noções de algoritmos de aprendizado supervisionados e não supervisionados; Banco de dados: conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), modelagem conceitual de dados (a abordagem entidade-relacionamento), modelo relacional de dados (conceitos básicos, normalização), banco de dados SQL (linguagem SQL (SQL2008), linguagem HiveQL (Hive 2.2.0)), banco de dados NoSQL (conceitos básicos, bancos orientados a grafos, colunas, chave/valor e documentos), data Warehouse (modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais); Tecnologias web: HTML 5, CSS 3, XML 1.1, Json (ECMA-404), Angular.js 1.6.x, Node.js 6.11.3, REST; Manipulação e visualização de dados: linguagem R 3.4.2 e R Studio 5.1, OLAP, MS Excel 2013; Sistema de arquivos e ingestão de dados: conceitos de MapReduce, HDFS/Hadoop/YARN 2.7.4, Ferramentas de ingestão de dados (Sqoop 1.4.6, Flume 1.7.0, NiFi 1.3.0 e Kafka 0.11.0).   

 

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