Candidatos podem se inscrever até as 23h59 desta segunda-feira (7). Destinadas a profissionais de níveis médio e superior, chances no concurso do CRB/SP apresentam salários entre R$ 2,3 mil e R$ 4,6 mil.
Terminam às 23h59 desta segunda-feira (7) as inscrições do concurso do Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo - 8ª Região (CRB/SP) destinado a preencher três vagas, além de formar cadastro reserva.
O processo seletivo conta com duas chances para técnico administrativo, cargo que cobra ensino médioe oferece remuneração inicial de R$ 2.368,02.
A terceira oportunidade é para fiscal bibliotecário. Com salário de R$ 4.641,34, a carreira requer curso superior.
Os vencimentos informados já incluem o vale-alimentação mensal de R$ 693. Os outros benefícios ofertados pelo órgão são: auxílio-transporte, plano de assistência médica e adicional por tempo de serviço.
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Ambas as funções em disputa no concurso do CRB/SP têm lotação na capital paulista e jornada semanal de 40 horas de trabalho.
A seleção é organizada pelo Instituto Quadrix. A banca recebe inscrições por meio da página www.quadrix.org.br. São cobradas taxas de R$ 52 para técnico e R$ 75 para fiscal.
Todos os candidatos farão, em 10 de junho, prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha e duração de três horas. A aplicação ocorrerá na cidade de São Paulo.
As perguntas abordarão língua portuguesa, raciocínio lógico e matemático, informática, legislação e ética no serviço público e conhecimentos específicos, além de noções de direito constitucional apenas para nível superior.
O processo seletivo prevê, ainda, análise de títulos para os concorrentes a fiscal, com envio dos documentos, via postal, previsto para 11 e 13 de junho. Serão considerados diplomas de especialização, mestrado e doutorado.
De acordo com o edital, o concurso do CRB/SP terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do órgão.
GERAIS: a. Atender os visitantes, profissionais e conselhos que contatem o CRB-8. b. Realizar análise e consolidação de dados de acordo com parâmetros estabelecidos. c. Elaborar e gerenciar planilhas, relatórios e documentos, e providenciar a destinação quando necessário. d. Organizar, localizar e arquivar documentos e processos. e. Realizar a montagem de processos de acordo com os procedimentos estabelecidos. f. Receber, organizar e enviar documentos e correspondências pelo correio. g. Propor melhorias nos processos e procedimentos dos setores. h. Controlar e requerer materiais de escritório. i. Atuar na organização e execução dos eventos e solenidades do CRB-8. 2. FINANCEIRO: a. Realizar análise financeira do cadastro dos profissionais cadastrados no CRB-8, e tomar as providências necessárias para regularização de atrasados. b. Realizar a notificação de cobrança das anuidades dos anos anteriores e do ano vigente, informando a situação da dívida e realizado as negociações de dívida. c. Realizar negociações de dívidas, gerando acordos com os profissionais para quitação de débitos, realizando cálculos e encaminhando os meios de pagamento. d. Acompanhar e controlar o pagamento de boletos emitidos. e. Identificar a quitação de acordos realizados, solicitando à assessoria jurídica o sobrestamento da ação executiva e informando o profissional sobre a quitação da dívida. f. Atualizar o recebimento de cobranças realizadas, prestando informações a coordenação financeira. g. Orientar os novos profissionais durante a inscrição sobre o pagamento da taxa de anuidade e taxa de inscrição. h. Arquivar documentos e processos, organizando o arquivo jurídico e financeiro. i. Gerar e encaminhar os boletos de cobrança da anuidade profissional, todo início de ano. j. Gerar e encaminhar certidões de dívida ativa dos profissionais inadimplentes a assessoria jurídica. k. Atuar na campanha de conciliação, realizando acordos com os profissionais inadimplentes. l. Realizar manutenção de cadastro de profissionais e intuições inscritos. m. Importar as guias emitidas e atualização cadastral pelo site do Conselho. n. Realizar baixa de pagamentos realizados. o. Emitir certidões de regularidade. p. Realizar a emissão de notificações e encaminha-las. q. Executar as operações bancárias. r. Elaborar quadro de passagens, diárias, verbas e ajuda de deslocamento, conferindo os documentos e mantendo o site da Transparências atualizado. s. Auxiliar na montagem de processos do financeiro para envio à contabilidade. 3. ADMINISTRATIVO: a. Receber e redirecionar e-mails aos responsáveis. b. Atualizar site e redes sociais com informações. c. Registrar e acompanhar dados de planilhas do setor Administrativo. d. Divulgar e inscrever participantes em eventos, realizando a emissão de certificados do CRB-8 ou/e de parceiros. e. Realizar a numeração de processos. f. Realizar a convocação dos participantes das plenárias. g. Preparar salas e documentações necessárias para a realização das plenárias. h. Apoiar no atendimento de profissionais para registro, alteração e atualização de informações. i. Auxiliar na montagem de processos da entrega de relatórios de atividades dos Conselheiros do CRB-8. j. Auxiliar na atualização do Portal da Transparência com as informações necessárias. k. Realizar controle de estoque de material do CRB-8. l. Auxiliar no registro das convocações de plenárias e o quórum, controlando em planilha a presença dos conselheiros em Reuniões de Plenárias. m. Auxiliar a Comissão de Divulgação nos eventos do CRB-8. n. Auxiliar no controle e acompanhamento dos contratos de prestação de serviço e aquisição de materiais. o. Revisar e formatar atas e extratos das reuniões Plenárias Ordinárias e Extraordinárias. p. Auxiliar nos processos licitatórios de acordo com as orientações do superior. q. Auxiliar na elaboração de declarações para profissionais e conselheiros. 4. SECRETARIA: a. Realizar e atualizar os registros dos profissionais e instituições, assegurando a fidedignidade das informações, registrando nos locais devidos, e fornecendo as informações necessárias ao profissional e instituição registrada. b. Realizar abertura do número de registro provisório e/ou definitivo após a Plenária. c. Solicitar análise de situação financeira. d. Atender solicitações de confecção, atualização e alteração de registros profissionais, provendo os documentos necessários, certificando que seu conteúdo está completo e com as assinaturas necessárias. e. Enviar notificação ao profissional, através de Ofício, das decisões do CRB-8. f. Elaborar relatórios de movimentação de demandas de profissionais registrados na secretaria. g. Verificar e acompanhar o vencimento licenças e renovações temporárias, registro provisório e renovação. h. Cobrar documentos solicitados dos profissionais, via telefone, e-mails e ofício.
Língua portuguesa – 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
Raciocínio lógico e matemático – 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
Informática – 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
Legislação e ética no serviço público – 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no Setor Público. 6 Lei nº 8.429/1992. 7 Atos de improbidade administrativa. 8 Processo administrativo (Lei nº 9.784/1999): conceito, princípios, fases e modalidades. 9 Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2011. 10 Regimento interno do CRB-8.
Noções de direito constitucional (apenas para fiscal) – 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.
Conhecimentos específicos (técnico administrativo) – NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: 1 Gestão de pessoas. 1.1 Equilíbrio organizacional. 1.2 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. 1.3 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho. 2 Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. 2.1 Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. 2.2 Ciclo PDCA. 2.3 Ferramentas de gestão da qualidade. 3 Noções de gestão de processos. 3.1 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 4 Noções de administração de recursos materiais. 4.1 Classificação de materiais. 4.1.1 Atributos para classificação de materiais. 4.1.2 Tipos de classificação. 4.1.3 Metodologia de cálculo da curva ABC. 4.2 Gestão de estoques. 4.3 Recebimento e armazenagem. 4.3.1 Entrada. 4.3.2 Conferência. 4.3.3 Objetivos da armazenagem. 4.3.4 Critérios e técnicas de armazenagem. 4.3.5 Arranjo físico (leiaute). 4.4 Distribuição de materiais. 4.4.1 Características das modalidades de transporte. 4.4.2 Estrutura para distribuição. 4.5 Gestão patrimonial. 4.5.1 Tombamento de bens. 4.5.2 Controle de bens. 4.5.3 Inventário. 4.5.4 Alienação de bens. 4.5.5 Alterações e baixa de bens. 5 Noções de arquivologia. 5.1 Arquivística: princípios e conceitos. 5.2 Legislação arquivística. 5.3 Gestão de documentos. 5.3.1 Protocolo: recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos. 5.3.2 Classificação de documentos de arquivo. 5.3.3 Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 5.3.4 Tabela de temporalidade de documentos de arquivo. 5.4 Acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo. 5.5 Preservação e conservação de documentos de arquivo. 5.6 Triagem e eliminação de documentos e processos, 5.7 Digitalização de 21 documentos. 5.8 Controle de qualidade da digitalização. MATEMÁTICA FINANCEIRA: 1 Números e grandezas proporcionais. 2 Razão e proporção. 3 Divisão proporcional. 4 Regras de três simples e composta. 5 Porcentagem. 6 Juros simples e compostos. 7 Taxas de juros: nominal, efetiva, real, equivalente e aparente.
Conhecimentos específicos (fiscal bibliotecário) – 1 Biblioteconomia e ciência da informação. 2 Gestão da informação e gestão do conhecimento: conceitos básicos e finalidades; organização, armazenamento e transmissão da informação na sociedade; aspectos éticos e profissionais da gestão da informação; as cinco leis da biblioteconomia. 3 Atendimento ao usuário da informação: processo de referência; serviço de referência; entrevista de referência; interação entre bibliotecário e usuário; estudo de usuário e de comunidade; treinamento e orientação de usuários. 4 Marketing da informação, divulgação e promoção; gestão da qualidade do atendimento; pesquisa de satisfação; circulação de recursos informacionais: empréstimo, reserva e devolução; empréstimo entre bibliotecas; serviço de referência virtual. 5 Recursos informacionais: fontes de informação: tipologia e função; obras de referência; bibliografia: planejamento e elaboração; bibliografias e catálogos nacionais; guias bibliográficos; fontes de informação em direito brasileiro; disseminação da informação; disseminação seletiva da informação. 6 Representação descritiva de recursos informacionais: instrumentos adotados na representação descritiva; descrição bibliográfica; catalogação: conceito, objetivos, sistemas informatizados. 7 Registros catalográficos: terminologia e campos; instrumentos e normas vigentes da catalogação descritiva; Código de Catalogação Anglo-Americano, (AACR 2); Descrição de Recursos e Acesso (Resource Description and Access – RDA): noções básicas; Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (Functional Requirements for Bibliographic Records – FRBR): noções 25 básicas; catalogação cooperativa e controle bibliográfico; catalogação de multimídias. 8 Normas técnicas para a área de documentação (ABNT): referência bibliográfica, resumos. 9 Representação temática de recursos informacionais. 9.1 Sistemas de organização do conhecimento: características, funções e tipologia. 10 Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação; meta dados; ontologias; taxonomia; web semântica; tesaur (princípios e métodos); Classificação Decimal de Dewey (CDD); Classificação Decimal de Direito (Doris de Queiroz Carvalho). 11 Desenvolvimento de coleções: princípios e métodos; metodologia de Conspectus; política de desenvolvimento de coleções: seleção, aquisição, avaliação e descarte; fatores e critérios que afetam a formação e desenvolvimento de coleções; processos de seleção participativa; intercâmbio entre bibliotecas; conservação e restauração de documentos. 12 Organização e administração de bibliotecas: princípios e funções administrativas em bibliotecas; estrutura organizacional de bibliotecas, as grandes áreas funcionais da biblioteca; centros de documentação e serviços de informação; planejamento bibliotecário; planejamento de sistemas de bibliotecas. 13 Automação de bibliotecas: bases de dados bibliográficas; planejamento da automação de bibliotecas; principais sistemas de gestão de acervos bibliográficos nacionais e internacionais. 14 Redes cooperativas de bibliotecas brasileiras: Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional (RVBI), Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE), Rede de Bibliotecas do Ministério Público Federal (RBMPF), Rede Bibliodata. 15 Bibliotecas digitais: conceitos e definições; requisitos para implementação de bibliotecas digitais; softwares para construção de bibliotecas digitais. LEGISLAÇÃO APLICADA AO SISTEMA CFB/CRBs: Resolução CFB Nº 179 de 26 de maio de 2017 (Regimento Interno Sistema CFB-CRB); Resoluções do Conselho Federal de Biblioteconomia: 325/1986; 346/1988; 399/1993; 307/1984; 033/2001; 42/2002; 119/2011 e seus anexos; 121/2011; 138/2013, 158/2015. Lei nº 4.084, de 30/06/62; Lei nº 7.504, de 02/07/86; Lei nº 9.674, de 25/06/98; Decreto nº 56.725, de 16/08/65; Lei nº 12.514, de 28/10/2011, Lei nº 12.244 de 24/05/2010.
Siga o JC Concursos no Google NewsPresente no mercado desde 1997, o Instituto Quadrix organiza seleções em âmbito municipal, estadual e federal. Mantém escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte.
CRB
Vagas: 3
Taxa de inscrição:
de R$ 52 a R$ 75
Cargos: Fiscal,
Técnico
Áreas de Atuação: Administrativa
Escolaridade: Ensino Médio,
Ensino Superior
Faixa de salário:
De R$ 2368,02
Até R$ 4641,34
Organizadora: Quadrix
Estados com Vagas: SP
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