MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Projeto veta novo concurso durante estágio probatório

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e Cidadania.

Redação
Publicado em 20/03/2012, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Está em análise o projeto de Lei 3315/12, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), o qual proíbe servidores públicos federais fazerem concurso público antes de cumprir o período de estágio probatório.

Pela proposta, no ato de inscrição dos concursos públicos federais, o candidato deverá declarar que não ocupa cargo público efetivo federal, ou caso ocupe, que já cumpriu o prazo do estágio probatório.

O candidato que não respeitar a determinação ficará sujeito as seguintes penalidades: cancelamento da inscrição e exclusão do concurso, se a falsidade for verificada antes da homologação do resultado; exclusão do nome da lista de aprovados, se a falsidade for constatada após a homologação do resultado e antes da nomeação para o cargo; e declaração de nulidade de sua nomeação, se a falsidade for constatada após a publicação do ato.

Para o deputado, a mudança de cargo durante este período de avaliação causa prejuízo aos cofres públicos, pois todo o processo de treinamento e aperfeiçoamento se perde com a saída dos funcionários. Figueiredo acrescenta que a regra atual privilegia o interesse privado em detrimento do interesse público.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e Cidadania.

Entenda – O estágio probatório é requisito para aquisição da estabilidade e pode variar conforme o órgão. É o período no qual o funcionário demonstra ser apto para exercer a função para a qual foi aprovado.

Carolina Pera

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

20/03/2013 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.