MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Exército Brasileiro abre 1.350 vagas para sargento

Os postos são para as áreas de combate/logística/aviação, saúde e música. As inscrições seguem até o dia 8 de julho e o exame intelectual está previsto para 13 de outubro

Carolina Pera
Publicado em 08/05/2013, às 11h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O edital do Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos do Exército Brasileiro foi divulgado. O processo seletivo disponibiliza 1.350 postos para candidatos que têm o desejo de integrar a força terrestre brasileira.

As oportunidades para combate, logística e aviação (1.200) são para os cursos de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, intendência, topografia, material bélico (armamento, mecânico operador e Mnt Vtr Auto), manutenção de comunicações e aviação – manutenção.

Para o campo da música há chances para os seguintes instrumentos: clarineta (13), fagote em dó/contra-fagote em dó (1), flauta em dó/flautim em dó (2), oboé em dó/corne-inglês (1), saxhorne (6), saxofone (6), tuba (4), trombone (6), trompa (2) e trompete (9).

Para o ramo da saúde todos os postos são para técnico em enfermagem (100).

Requisitos e inscrições – Para participar é necessário possuir ensino médio completo; ter entre 17 e 24 anos de idade para área de combate, logística e aviação e de 17 a 26 anos de idade para as áreas de saúde e música; ser do sexo masculino para o campo de combate, logística e aviação; ter, no mínimo, 1,60m de altura para o sexo masculino ou 1,55m para o sexo feminino; não possuir tatuagens que, nos termos de detalhamento constante de normas do Comando do Exército façam alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem ou, ainda, à ideia ou ato ofensivo às Forças Armadas; dentre outras.

Os candidatos da área de saúde deverão ter concluído ensino técnico em enfermagem e possuir registro no COREN.

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até o dia 8 de julho, por meio do site www.esa.ensino.eb.br. A taxa é de R$ 70.

Seleção – o processo seletivo será constituído de duas fases, a primeira será composta pelas seguintes etapas: exame intelectual (EI), previsto para 13 de outubro, que conterá questões de português, matemática, história e geografia do Brasil, conhecimentos específicos para as áreas de saúde e música; e redação; valoração de títulos, apenas para os candidatos aprovados no EI; inspeção de saúde (IS); exame de aptidão física (EAF); e exame de habilitação musical (EHM), para os candidatos da área de música aprovados nas etapas anteriores.

A segunda fase é a revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

Os cursos terão duração aproximada de 18 meses, sendo que os primeiros sete ocorrerão em uma das 13 Organizações Militares de Corpo de Tropa espalhadas pelo Brasil; o restante será realizado na EsSA, Escola de Sargentos de Logística ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército, verifique os locais no edital anexo ao lado.

Confira esta e outras matérias na edição 1693 do Jornal dos Concursos & Empregos que estará disponível nas bancas a partir de sábado (11).

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Exército

Exército
Vagas: 1350
Taxa de inscrição: R$ 70
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Saúde, Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: Exército
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

03/05/2013 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
08/07/2013 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
13/10/2013 Prova Adicionar no Google Agenda
13/10/2014 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.