Concurso Exército: inscrição para 122 vagas encerra hoje

Oportunidades são para ingresso no curso de formação de oficiais do serviço de saúde, que requer nível superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro
Publicado: 13/08/2018 - 09:51 | Atualizado: 13/08/2018 - 09:51

Terminam nesta segunda-feira (13) as inscrições do concurso do Exército para ingresso no curso de formação de oficiais do serviço de saúde de 2019. A seleção visa o preenchimento de 122 vagas para postos de nível superior. 

Do total de ofertas, 115 são destinadas à medicina e estão distribuídas entre as especialidades de anestesiologia (6 vagas), cardiologia (5), cirurgia de cabeça e pescoço (2), cirurgia vascular (2), cirurgia geral (4), cirurgia torácica (2), cirurgia vascular (4), clínica médica (3), endocrinologia e metabologia (3), gastroenterologia (4), geriatria (2), ginecologia/obstetrícia (5), hematologia e hemoterapia (2), mastologia (3), medicina intensiva (6), medicina legal (2), neurocirurgia (2), neurologia (2), oncologia (6), oftalmologia (6), ortopedia e traumatologia (6), otorrinolaringologia (2), pediatria (5), proctologia (2), psiquiatria (4), radiologia (4), sem especialidade (15), urologia (4) e UTI neonatal (2). 

Para farmácia são oferecidas três vagas, enquanto que as outras quatro são para odontologia nas especialidades de dentística restauradora (1), endodontia (1), imaginologia dento-maxilo-facial (1) e prótese dentária (1). 

Interessados devem possuir formação superior na área a que pretende concorrer, idade máxima de 36 anos, completados até 31 de dezembro, e altura mínima de 1,55m para as mulheres e 1,60m para os homens. 

Após concluir o curso com aproveitamento, o candidato será nomeado oficial, no posto de primeiro-tenente do serviço de saúde, cuja remuneração inicial é de R$ 8.245.

Etapas do concurso do Exército

As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico www.essex.eb.mil.br. O valor da taxa de participação é de R$ 130 e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite do prazo. 

Todos os participantes serão submetidos ao exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos gerais e 30 de conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de quatro horas, o exame será aplicado no dia 23 de setembro, nas cidades do Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Campinas/SP, Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS, Belo Horizonte/MG, Juiz de Fora/MG, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Salvador/BA, Recife/PE, Belém/PA, Campo Grande/MS, Fortaleza/CE, Brasília/DF e Manaus/AM. 

O certame ainda contará com as seguintes fases, todas eliminatórias: inspeção de saúde; exame de aptidão física; avaliação psicológica; e revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula.  

O curso de formação de oficiais do serviço de saúde

O curso de formação de oficiais do serviço de saúde será realizado na Escola de Saúde do Exército (EsSEx), no Rio de Janeiro, em 2019, com uma duração aproximada de 37 semanas, e abrangerá a formação comum, formação específica e pós-graduação.

A formação comum desenvolve-se por intermédio do curso básico de formação militar, que tem por finalidade promover o ajustamento do oficial aluno às rotinas do Exército e capacitá-lo para o adequado desempenho como combatente individual básico militar.

Já a formação específica contará com atividades da área específica da formação acadêmica, e tem como objetivo adequar os conhecimentos acadêmicos às peculiaridades organizacionais do Exército Brasileiro. Enquanto que a pós-graduação desenvolve-se por intermédio de produção científica durante o curso.

Ao concluir o curso, o primeiro-tenente do serviço de saúde será designado para servir em organizações militares do Exército Brasileiro, localizada em qualquer região do país, para atender às necessidades do serviço, respeitando-se a precedência da escolha pela classificação.

Vídeos Exército

Concursos Relacionados

Mais Lidas

Mais Recentes

Shopping