Publicado: 07/08/2017 - 11:49 | Atualizado: 07/08/2017 - 11:51

FMS de Teresina/PI publica concurso com 35 vagas

Todas as oportunidades do concurso da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina são destinadas ao cargo de médico anestesiologista, cuja remuneração inicial é de R$ 9,2 mil

Saúde

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, localizada no Estado do Piauí, abrirá no dia 8 de agosto as inscrições de seu novo concurso público. A seleção é destinada ao provimento de 35 vagas para o cargo de médico anestesiologista, sendo duas reservadas a pessoas com deficiência.
Para ingressar na carreira é necessário possuir formação superior em medicina, residência completa em anestesiologia reconhecida pelo MEC ou CNRM ou especialização em anestesiologia reconhecida pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) ou entidade oficial e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). O salário inicial é de R$ 9.235,50. 
Segundo o edital, a jornada de trabalho será de 24 horas semanais, cumprida em regime de dois plantões de 12 horas ininterruptas. Em casos excepcionais, conforme a necessidade dos serviços de saúde, a jornada de trabalho poderá ser em regime de plantão de 24 horas ininterruptas.

Participação do concurso da FMS de Teresina


As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.ufpi.br/copese, até o dia 28 de agosto. Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 250.
O concurso da FMS de Teresina será constituído de duas etapas: prova escrita objetiva, de caráter classificatório e eliminatório; e análise de títulos e da experiência profissional, de caráter apenas classificatório. 
A avaliação objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de políticas de saúde e 30 de conhecimentos específicos. Ela será aplicada na cidade de Teresina no dia 17 de setembro, com início às 8h e término às 12h. 

Atribuições do cargo da FMS de Teresina


Médico anestesiologista - conhecer, com a devida antecedência, as condições clínicas do paciente, decidindo da conveniência ou não do ato anestésico, exceto nas situações de urgência; avaliar previamente as condições de segurança do ambiente, somente praticando o ato anestésico quando asseguradas as condições mínimas para a sua realização; aplicar anestesia para exames especializados e cirurgias, administrando substâncias anestésicas para minorar o sofrimento de pacientes com processos intensos e possibilitar a realização de exames e intervenções cirúrgicas; manter a atenção ao paciente no local onde foi realizado o procedimento anestésico, monitorar o paciente, acompanhar o transporte do paciente para sala ou centro de recuperação e responsabilizar-se pela alta pós-anestésica do paciente; seguir protocolos e registar em prontuários ou outros documentos informações relativas à avaliação e à prescrição pré-anestésica, evolução clínica e tratamento pós-anestésico; realizar demais técnicas e procedimentos inerentes a sua especialidade.

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Atualizado: 07/02/2018 - 12:37

Dom Expedito Lopes/PI inscreve para 53 vagas

Seleção conta com oportunidades temporárias para quem possui níveis fundamental, médio e superior, com iniciais de até R$ 4 mil

 Postos temporários

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Prefeitura de Dom Expedito Lopes, no Piauí, , recebe inscrições em seu processo seletivo para o preenchimento de 53 vagas temporárias em seu quadro de pessoal, para eventuais necessidades, de excepcional interesse públicos. Do total de postos, 28 são para cargos com exigência de ensino fundamental, 11 para ensino médio e 14 para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 954 a R$ 4 mil, com jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais. O atendimento vai até o próximo dia 26 de fevereiro.

Ensino Fundamental

Quem possui ensino fundamental poderá concorrer aos cargos de mecânico de automóvel linha leve (1, com curso básico de mecânica, com inicial de R$ 1.000, para 40 horas semanais), mecânico de automóveis – linha pesada (1, com curso de mecânico de máquinas pesadas, R$ 1.000, 40 horas), operador de máquinas pesadas (3, com carteira de habilitação “C”, R$ 1.000, 40 horas), pedreiro (1, com curso específico, R$ 1.000, 40 horas), eletricista (1, com curso de eletricista de baixa tensão, R$ 954, 40 horas), motorista categoria “AB” (1, com carteira de habilitação “AB”, R$ 954, 40 horas), motorista categoria “D” (5, com carteira de habilitação “D”, R$ 1.000, 40 horas), ajudante de pedreiro (1, fundamental incompleto, R$ 954, 40 horas), auxiliar de serviços gerais (7, fundamental incompleto, R$ 954, 40 horas), jardineiro (2, fundamental incompleto, R$ 954, 40 horas) e vigia (1, fundamental incompleto, R$ 954, 40 horas).

Ensino Médio

No caso de nível médio: agente de combate a endemias (1, R$ 1.014, 40 horas), auxiliar administrativo (1, R$ 954, 40 horas), auxiliar de consultório odontológico (2, com registro no conselho, R$ 954, 40 horas), técnico de arrecadação municipal (2, R$ 1.000, 40 horas) e técnico em enfermagem (5, com registro no conselho, R$ 954, 40 horas).

Nível Superior

Por fim, para nível superior: administrador (1, com registro no conselho, R$ 1.200, 30horas), assistente social (1, com registro no conselho, R$ 1.200, 30 horas), auditor de receita municipal (1, com superior em administração, ciências contábeis, economia ou direito e registro no conselho, R$ 1.200, 30 horas), controlador (1, com superior em administração , ciências contábeis, economia ou direito, com registro no conselho, R$ 1.200, 30horas), engenheiro civil (1, com registro no conselho, R$ 1.200, 30horas), enfermeiro (1, com registro no conselho, R$ 1.800, 30 horas), fiscal ambiental (1, superior em biologia, engenharia agronômica, engenharia ambiental, engenharia florestal ou tecnólogo em gestão ambiental, com registro no conselho, R$ 1.200, 30 horas), fisioterapeuta (1, com registro no conselho, R$ 1.600, 30 horas), médico do PSF (3, com registro no conselho, R$ 4.000, 40 horas), nutricionista NASF (1, com registro no conselho, R$ 1.600, 40 horas), psicólogo NASF (1, com registro no conselho, R$ 1.600, 40 horas) e professor de educação física (1, licenciatura em educação física, R$ 1.222,67, 20horas).

As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da organizadora, o Instituto Legatus, que é www.institutolegatus.com.br

As taxas são de R$ 49 para os cargos com exigência de ensino fundamental, R$ 59 para ensino médio e R$ 60 para nível superior.  

Quem deixar a inscrição para o último dia poderá efetuar o pagamento da taxa até 27 de fevereiro.

A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 18 de março.

O preenchimento das vagas temporárias ocorrerá de acordo com as necessidades da prefeitura, dentro do prazo de validade do certame, que será de um ano, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.
     

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Atualizado: 06/02/2018 - 12:53

Agricolândia/PI inscreve para 107 vagas

Concurso da prefeitura de Agricolândia conta com oportunidades em todos os níveis de escolaridade, com remunerações iniciais de até R$ 5 mil

Diversos cargos

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Prefeitura de Agricolândia, no Piauí, realiza concurso público para o preenchimento de 107 vagas em seu quadro de pessoal. Do total de oportunidades, 20 são para cargos com exigência de ensino fundamental incompleto, 15 para fundamental completo, 15 para ensino médio e 57 para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 954 a R$ 5 mil, com jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais. O atendimento vai até 2 de março.


Ensino Fundamental Incompleto

Quem possui ensino fundamental incompleto pode concorrer aos cargos de vigia (12 vagas, com inicial de R$ 954 e jornada de trabalho de 40 horas semanais) e gari (8, R$ 954, 40 horas).

Ensino Fundamental Completo

Para ensino fundamental completo: ajudante de eletricista (1, podendo ter fundamental incompleto e experiência na área, R$ 954, 40 horas), eletricista (1, com curso na área, R$ 1.100, 40 horas), bombeiro hidráulico (1, com experiência na área, R$ 954, 40 horas), motorista “D”(2, com carteira de habilitação “D”, R$ 954, 40 horas), motorista “B” (3, com carteira de habilitação “B”, R$ 954, 40 horas), agente de vigilância epidemiológico (5, R$ 954, 40 horas), agente comunitário de saúde – Tamboril (1, residir na área, R$ 1.014, 40 horas), agente comunitário de saúde – Centro (1, residir na área, R$ 1.014, 40 horas).

Ensino Médio

Para ensino médio ou médio técnico: técnico rural (1, com curso técnico, R$ 954, 40 horas), técnico de enfermagem (com curso técnico e registro na área, R$ 954, 40 horas), secretário de escola (2, com curso de informática, R$ 954, 40 horas), auxiliar de fiscal (1, R$ 954, 40 horas), auxiliar de consultório odontológico (3, com curso na área, R$ 954, 40 horas) e fiscal de tributos (1, R$ 1.100, 40 horas).

Nível Superior

Finalmente, para nível superior: técnico de controle (2, com superior em direito, administração ou ciências contábeis, com registro no conselho, R$ 1.100, 40 horas), enfermeiro (2, com registro no conselho, R$ 1.700, 40horas), enfermeiro PSF (2, com registro no conselho, R$ 1.700, 40 horas), assistente social (2, com registro no conselho, R$ 1.500, 30 horas), psicólogo (2, com registro no conselho, R$ 1.500, 40 horas), odontólogo (3, com registro no conselho, R$ 1.700, 40 horas), médico PSF (com registro no conselho, R$ 5.000 e gratificações, 40 horas),   fonoaudiólogo (2, com registro no conselho, R$ 1.500, 30 horas), bibliotecário (1, com registro no conselho, R$ 1.100, 40horas), médico veterinário (1, com registro no conselho, R$ 1.500, 40 horas), engenheiro agrônomo (1, com registro no conselho, R$ 1.500, 40 horas), engenheiro civil (1, com registro no conselho, R$ 2.000, 40 horas), professor de educação infantil (5, com superior em pedagogia, normal superior e magistério, R$ 1.149, 20 horas), professor polivalente de 1 a 5 séries (22, superior em pedagogia, normal superior e magistério, R$ 1.149, 20horas), professor de matemática (2, com licenciatura plena, R$ 1.149, 20 horas), professor de língua portuguesa (2, com licenciatura plena, R$ 1.149, 20 horas), professor de história (1, com licenciatura plena, R$ 1.149, 20 horas), professor de língua inglesa (1, com licenciatura plena, R$ 1.149, 20 horas) e professor de educação física (1, com licenciatura plena, R$ 1.149, 20 horas).

As inscrições podem ser feitas pela internet, na página eletrônica da organizadora, a Crescer Consultoria, que é www.crescerconcursos.com.br

As taxas são de R$ 60 para cargos com exigência de ensino fundamental, R$ 80 para ensino médio e R$ 120 para nível superior.

A aplicação das provas está marcada para ocorrer em 25 de março.

Além das vagas iniciais, outras poderão ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso, que será de um ano, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.                
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Atualizado: 01/02/2018 - 14:27

Concurso Correios: saiu resultado para 88 vagas

Concurso dos Correios preencheu postos em todos os Estados do país, exceto Mato Grosso. Prova foi aplicada em 10 de dezembro

Salários de até R$ 4,9 mil

Por JCConcursos - Da Redação

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos publicou, nesta quinta-feira (1), o resultado final do concurso  que ofereceu 88 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva, em cargos nas áreas de engenharia, saúde e segurança. A seleção foi organizada pelo Instituto Americano de Desenvovimento (Iades).    
Nível médio e formação técnica foram requisitos para auxiliar de enfermagem do trabalho júnior (12 postos e salário de R$ 1.876,43) e técnico em segurança do trabalho (21 - R$ 2.534,14).

As oportunidades com exigência de curso superior envolvidas no concurso dos Correios eram destinadas a enfermeiro do trabalho júnior (2 - R$ 4.689,13), engenheiro de segurança do trabalho júnior (9 - R$ 4.903,05) e médico do trabalho júnior (44 - R$ 4.903,05).
APOSTILAS CORREIOS - COMUNS AOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E MÉDIO
Como benefícios, os contratados terão vale alimentação/refeição; vale transporte; auxílio creche ou auxílio babá; auxílio para filhos dependentes com deficiência; e possibilidade de adesão a plano de previdência complementar.
Os empregos oferecidos no concurso dos Correios têm lotação em Brasília/DF, Rio Branco/AC, Maceió/AL, Manaus/AM, Macapá/AP, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Goiânia/GO, São Luís/MA, Belo Horizonte/MG, Campo Grande/MS, Belém/PA, João Pessoa/PB, Teresina/PI, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Natal/RN, Porto Velho/RO, Boa Vista/RR, Porto Alegre/RS, São José/SC, Aracaju/SE, Bauru/SP, São Paulo/SP e Palmas/TO.

Do total de vagas em disputa, 11 foram reservadas a candidatos que se declararam negros e 20 a pessoas com deficiência. 

Sobre a prova do concurso dos Correios


Os candidatos foram avaliados em etapa única, por meio de prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha. O exame ocorreu em 10 de dezembro de 2017, com aplicação em todos os municípios com oferta de vagas. 

Prepare-se para o concurso do Correios

PROVA ANTERIOR DO CORREIOSCURSO ONLINE CORREIOS - DIVERSOS CARGOS
O teste abordou conteúdos de língua portuguesa, raciocínio lógico/matemática, informática, legislação aplicada aos Correios e conhecimentos específicos.

O concurso terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério da empresa, conforme estabelece o edital

Atribuições do técnico de enfermagem do trabalho no concurso dos Correios


Auxiliar na elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Empresa (PCMSO), conforme legislação vigente; auxiliar na realização de procedimentos médicos (exames, curativos, imobilizações, esterilizações, etc.), manipulando aparelhos e ministrando medicamentos, sob prescrição médica; auxiliar na supervisão de exames de saúde, para fins de admissão, retorno ao trabalho, demissão, mudança de função e periódico; analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a projetos e assuntos de sua área; auxiliar na elaboração de relatórios gerenciais do PCMSO, objetivando a melhoria dos indicadores de saúde ocupacional dos Correios; aplicar os conhecimentos de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, de modo a atenuar ou eliminar os riscos existentes à saúde do trabalhador; auxiliar na elaboração de laudos para fins de concessão, manutenção ou cancelamento de adicionais relacionados à saúde do empregado, bem como proposição de medidas corretivas e preventivas relativas aos agentes nocivos detectados; promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto por meio de campanhas, quanto de programas de duração permanente; esclarecer e conscientizar os empregados sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção; participar das atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), conscientizando os empregados sobre as normas de segurança, proteção e higiene no trabalho; e executar outras atribuições relacionadas à sua especialidade, de mesma natureza e equivalente nível de dificuldade.

Concurso Correios: principais atribuições do técnico em segurança do trabalho


Executar as atividades ligadas à segurança e higiene do trabalho, utilizando métodos e técnicas científicas, observando dispositivos legais e institucionais que objetivem a eliminação, controle ou redução permanente dos riscos de acidentes do trabalho e a melhoria das condições do ambiente, para preservar a integridade física e mental dos empregados; promover e participar de debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, reuniões, treinamentos e utilizar outros recursos de ordem didática e pedagógica com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, assuntos técnicos, administrativos e prevencionistas, visando evitar acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho; elaborar informativos, normas, pareceres técnicos, relatórios, gráficos, quadros, tabelas e outros documentos sobre acidente do trabalho e higiene e segurança do trabalho, comunicando os resultados de suas inspeções; executar programas de prevenção de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho nos ambientes de trabalho com a participação dos empregados, propondo medidas para redução dos índices, acompanhando e avaliando seus resultados, bem como sugerindo constante atualização dos mesmos e estabelecendo procedimentos a serem seguidos; investigar acidentes ocorridos, examinando as condições da ocorrência, para identificar suas causas e propor as providências cabíveis; entre outras atividades.

O que vai caiu na prova dos Correios


Língua portuguesa – 1 Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Formação, classe e emprego de palavras. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Colocação pronominal. 11 Regência nominal e verbal. 12 Equivalência e transformação de estruturas. 13 Paralelismo sintático. 14 Relações de sinonímia e antonímia.

Raciocínio lógico/matemática -
1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

Informática - 1 Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup.

Legislação aplicada aos Correios - 1 Constituição Federal de 1988. 1.1 Título I - Dos Princípios Fundamentais. 1.2 Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais. 2 Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. 3 Lei Nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. 4 Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. 5 Decreto Nº 8.016, de 17 de maio de 2013. 6 Lei Nº 13.303, de 30 de junho de 2016.

Conhecimentos específicos para todos os cargos – 1 Decreto nº 6.214, de 26 de setembro de 2017. 2eSocial (http://www.esocial.gov.br/Legislacao.aspx). 2.1 Resoluções CG nºs 003/2015, 004/ 2015, 005/2016, 006/ 2016 e 007/ 2017. 2.2 Resolução CD nº 002/ 2016. 2 Portaria MTB n° 3.214, de 8 de Junho de 1978, do Ministério do Trabalho.3 Normas Regulamentadoras Relativas a Segurança e Medicina do Trabalho.3.1 NR- 1 – Disposições Gerais.3.2 NR- 2 - Inspeção Prévia. 3.3 NR- 4 - Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT. 3.4 NR- 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. 3.5 NR- 17- Ergonomia. 3.6 NR- 24- Condições Sanitárias dos Locais de Trabalho. 4 Ordens de serviço. 5 Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT. 6 Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador. 7 Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – OHSAS 18000. 8 Normas de Higiene Ocupacional - NHO da Fundacentro. 8.1 Procedimentos Técnicos - Avaliação da Exposição Ocupacional: ao Ruído (NHO 01), ao Calor (NHO 06), a Vibração de Corpo Inteiro (NHO 09) e a Vibração em Mãos e Braços (NHO 10).9 Ergonomia. 9.1 Fundamentos de Ergonomia. (Compreensão do processo de ação ergonômica). 9.2 Requisitos para elaboração de Análise Ergonômica do Trabalho. 9.3 Fundamentos de biomecânica. 9.4 Aplicação de ferramentas ergonômicas. 9.5 Equação do NIOSH para levantamento manual de cargas. 9.6 Norma ABNT NBR ISO 11228-1- Ergonomia - Levantamento e Transporte de Cargas. 9.7 Norma ABNT NBR ISSO 11228- 3 - Ergonomia - Movimentação de Cargas leves em alta frequência.10 Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP. 11 Fator Acidentário de Prevenção - FAP. 12 Programa de Conservação Auditiva - PCA. 13 Programa de Conservação de Voz - PCV. 14 Seguro de Acidente do Trabalho - SAT. 15 Nexo Técnico Epidemiológico - NTEP.

Conhecimentos específicos para auxiliar de enfermagem - 1 Normas Regulamentadoras Relativas a Segurança e Medicina do Trabalho.1.1 NR- 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI. 1.2 NR- 9 - Riscos Ambientais. 1.3 NR- 11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. 1.4 NR- 15- Atividades e Operações Insalubre. 1.5 NR- 16- Atividades e Operações Perigosas. 1.6 NR- 26- Sinalização de Segurança. 1.7 NR- 35- Trabalho em Altura. 2 Reabilitação Profissional. 3 Aspectos legais da Enfermagem do Trabalho. 3.1 Responsabilidades em relação à segurança e saúde ocupacional. 3.2 Saúde ocupacional como um direito humano. 3.3 Convenções da Organização Internacional do Trabalho. 4 Biossegurança. 4.1 Princípios gerais de biossegurança, higiene e profilaxia. 4.2 Meios de propagação e isolamento em doenças infectocontagiosas. 5 Epidemiologia ocupacional. 5.1 Método epidemiológico aplicado à saúde e segurança ocupacional. 5.2 Estratégias e técnicas epidemiológicas de avaliação da exposição. 5.3 Medidas de exposição no local de trabalho. 5.4 Medição dos efeitos das exposições. 5.5 Avaliação de causalidade e ética em pesquisa epidemiológica. 6 Gestão em saúde: planejamento, implementação e avaliação de políticas, planos e programas de saúde nos locais de trabalho. 7 Procedimentos de enfermagem. 7.1 Verificação de sinais vitais. 7.2 Oxigenoterapia, aerossolterapia e curativos. 7.3 Administração de medicamentos e coleta de materiais para exame. 8 Proteção e promoção da saúde nos locais de trabalho. 8.1 Programas preventivos. 8.2 Avaliação do risco em saúde. 8.3 Condicionamento físico e programas de aptidão. 8.4 Programas de nutrição. 8.5 Proteção e promoção de saúde. 8.6 Doenças infecciosas. 8.7 Programas de controle do tabagismo, álcool e abuso de droga. 8.8 Gestão do estresse. 9 Programa de prevenção de riscos ambientais. 9.1 Higiene ocupacional. 9.2 Prevenção de acidentes. 9.3 Política de segurança, liderança e cultura. 9.4 Proteção Pessoal. 10 Toxicologia. 10.1 Toxicologia e epidemiologia. 10.2 Monitoração biológica. 10.3 Toxicocinética. 10.4 Toxicologia básica. 10.5 Agentes químicos no organismo. 10.6 Toxicocinética. 10.7 Toxicodinâmica dos agentes químicos. 11 Conduta ética dos profissionais da área de saúde.

Conhecimentos específicos para técnico de segurança do trabalho - 1 Normas Regulamentadoras Relativas a Segurança e Medicina do Trabalho.1.1 NR- 3 - Embargo e Interdição. 1.2 NR- 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI.1.3 NR- 8- Edificações.1.4 NR- 9 - Riscos Ambientais.1.5 NR- 10 – Instalações e Serviços de Eletricidade.1.6 NR- 11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.1.7 NR- 12- Máquinas e Equipamentos.1.8 NR- 15- Atividades e Operações Insalubre.1.9 NR- 16- Atividades e Operações Perigosas.1.10 NR- 23- Proteção Contra Incêndios.1.11 NR- 26- Sinalização de Segurança.1.12 NR- 35- Trabalho em Altura. 2 Plano de Prevenção Contra Incêndio - PPCI. 3 Introdução à segurança e saúde do trabalhador. 4 Órgãos e instituições relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador - siglas e atribuições. 5 Acidente do trabalho. 6 Códigos e símbolos específicos de Saúde e Segurança no Trabalho. 7 Primeiros socorros. 8 Fundamentos de segurança e higiene do trabalho. 9 Doenças transmissíveis e doenças ocupacionais. 10 Saneamento do meio. 11 Equipamentos de proteção coletiva e individual.

Conhecimentos específicos para enfermeiro do trabalho - 1 Normas Regulamentadoras Relativas a Segurança e Medicina do Trabalho.1.1 NR- 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI.1.2 NR- 7 - Exames Médicos.1.3 NR- 9 - Riscos Ambientais.1.4 NR- 11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.1.5 NR- 15- Atividades e Operações Insalubre.1.6 NR- 16- Atividades e Operações Perigosas.1.7 NR- 26- Sinalização de Segurança. 1.8 NR- 35- Trabalho em Altura.2 Laudo de insalubridade / periculosidade.3 Reabilitação Profissional. 4 Processo de Enfermagem. 5 Estudo dos agravos à saúde do trabalhador. 6 Doenças profissionais e doenças relacionadas ao trabalho. 7 Aspectos legais sobre doenças e acidentes de trabalho no Brasil. 8 Responsabilidades éticas e legais à saúde do trabalhador. 9 Epidemiologia e vigilância da saúde do trabalhador.9.1 Doenças profissionais. 9.2 Doenças relacionadas ao trabalho. 9.3 Doenças imunopreveníveis. 9.4 Doenças de notificação compulsória. 10 Regulamentação do exercício profissional de Enfermagem do Trabalho. 11 Atribuições e atuação do Enfermeiro do Trabalho. 12 Higiene ocupacional. 13 Convenções internacionais (Convenções da OIT sobre saúde do trabalhador). 14 Política nacional para a saúde do trabalhador 15 Níveis de atenção à saúde.15.1 Promoção da saúde. 15.2 Proteção específica. 15.3 Atenção secundária. 15.4 Atenção terciária. 16 Bem-estar, saúde e qualidade de vida no trabalho. 17 Programas de saúde do trabalhador.

Conhecimentos específicos para engenheiro de segurança do trabalho - 1 Normas Regulamentadoras Relativas a Segurança e Medicina do Trabalho.1.1 NR- 3 - Embargo e Interdição. 1.2 NR- 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI.1.3 NR- 8 - Edificações.1.4 NR- 9 - Riscos Ambientais.1.5 NR- 10 – Instalações e Serviços de Eletricidade.1.6 NR- 11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.1.7 NR- 12- Máquinas e Equipamentos.1.8 NR- 15- Atividades e Operações Insalubre. 1.9 NR- 16- Atividades e Operações Perigosas.1.10 NR- 23- Proteção Contra Incêndios.1.11 NR- 26- Sinalização de Segurança. 1.12 NR- 35- Trabalho em Altura.2 Laudo de insalubridade / periculosidade.3 Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT.4 Plano de Prevenção Contra Incêndio - PPCI. 5 Situações de trabalho: trabalho em turnos e noturno, fadiga, vigilância e acidentes. 6 Gerência de Riscos.6.1 Inspeção de segurança, investigação e análise de acidentes. 6.2 Custo de acidentes. 6.3 Levantamento de riscos ambientais. 6.4 Análise Preliminar de Riscos (APR), Análise de Modos de Falha e Efeito (AMFE), Análise de Árvore de Falhas (AAF) e Análise de Perigos e Operabilidade (HAZOP). 6.5 Avaliação de Riscos. 7 Agentes Químicos.7.1 Classificação e reconhecimento dos riscos químicos. 7.2 Limites de tolerância. 7.3 Técnicas de reconhecimento. 7.4 Contaminantes sólidos, líquidos e gasosos. 7.5 Medidas de controle individual e coletivo para agentes químicos. 8 Acidentes de trabalho. 9 Legislação e Administração Aplicada à Engenharia de Segurança. 10 Atribuições e responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho. 11 Convenções e recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Conhecimentos específicos para médico do trabalho - 1 Normas Regulamentadoras Relativas a Segurança e Medicina do Trabalho.1.1 NR6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI.1.2 NR7 - Exames Médicos.1.3 NR9 - Riscos Ambientais.1.4 NR11- Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. 1.5 NR15- Atividades e Operações Insalubre.1.6 NR16- Atividades e Operações Perigosas.1.7 NR26- Sinalização de Segurança. 1.8 NR35- Trabalho em Altura.2 Laudo de insalubridade / periculosidade. 3 Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT.4 Reabilitação Profissional. 5 Agravos à saúde do trabalhador. 5.1 Saúde mental. 5.2 Sistemas sensoriais, respiratório e cardiovascular. 5.3 Câncer. 5.4 Sistema musculoesquelético. 5.5 Sangue. 5.6 Sistemas nervoso, digestivo, renal-urinário e reprodutivo. 5.7 Doenças da pele. 6 Bioética. 6.1 Princípios fundamentais. 6.2 Direitos e deveres do médico. 6.3 Responsabilidade profissional. 6.4 Sigilo médico. 6.5 Atestado e boletim médicos. 6.6 Perícia médica. 6.7 Pesquisa médica. 6.8 Código de ética do Médico do Trabalho. 7 Epidemiologia ocupacional. 7.1 Método epidemiológico aplicado à saúde e segurança ocupacional. 7.2 Estratégias e técnicas epidemiológicas de avaliação da exposição. 7.3 Medidas de exposição no local de trabalho. 7.4 Medição dos efeitos das exposições. 7.5 Avaliação de causalidade e ética em pesquisa epidemiológica. 8 Gestão ambiental e saúde dos trabalhadores. 8.1 Relações entre saúde ambiental e ocupacional. 8.2 Saúde e segurança ocupacional e o meio ambiente. 8.3 Gestão ambiental e proteção dos trabalhadores. 8.4 Gestão em saúde: planejamento, implementação e avaliação de políticas, planos e programas de saúde nos locais de trabalho. 9 Perícias médicas judiciais. 9.1 Exame clínico e anamnese ocupacional. 9.2 Análise das condições de trabalho. 9.3 Laudos médicos e ambientais. 10. Programa de controle médico e serviços de saúde ocupacional. 11 Proteção e promoção da saúde nos locais de trabalho. 11.1 Programas preventivos. 11.2 Avaliação do risco em saúde. 11.3 Condicionamento físico e programas de aptidão. 11.4 Programas de nutrição. 11.5 A saúde da mulher. 11.6 Proteção e promoção de saúde. 11.7 Doenças infecciosas. 11.8 Programas de controle do tabagismo, álcool e abuso de droga. 11.9 Gestão do estresse. 12 Programa de prevenção de riscos ambientais. 12.1 Higiene ocupacional. 12.2 Prevenção de acidentes. 12.3 Política de segurança, liderança e cultura. 12.4 Proteção Pessoal. 13 Toxicologia. 13.1 Toxicologia e Epidemiologia. 13.2 Monitoração biológica. 13.3 Toxicocinética. 13.4 Toxicologia básica. 13.5 Agentes químicos no organismo. 13.6 Toxicocinética. 13.7 Toxicodinâmica dos agentes químicos.


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Atualizado: 29/01/2018 - 11:21

Concurso Funasa: pedido para 456 vagas está em análise

Solicitação encaminhada ao Ministério do Planejamento é para diversos cargos, como os de agente administrativo, administrador, contador, economista, entre outros, com iniciais até R$ 5,2 mil

Para níveis médio e superior

Por JCConcursos - Camila Diodato

Ainda está em avaliação no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) o pedido do concurso da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A instituição solicitou o preenchimento de 459 vagas para diversos cargos nos níveis médio e superior de ensino. 
Para quem possui nível médio, a expectativa é de que a seleção conte com oportunidades para a carreira de agente administrativo. Neste caso, a remuneração inicial é de R$ 3.710,48, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.
Com relação ao ensino superior, o pedido concurso da Funasa 2018 requereu as funções de administrador, arquiteto, bioquímico, contador, economista, engenheiro, geólogo, engenheiro agrônomo, farmacêutico-bioquímico e pedagogo - todos com iniciais de R$ 5.242,27, contando com o benefício.
A expectativa é que esta seleção seja uma das tantas que devem ser liberadas ao longo de 2018 pelo ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. Não foram revelados os possíveis Estados que devem ser contemplados pelo certame assim que sair a autorização.

Último concurso da Funasa para efetivos


A Funasa abriu um concurso para efetivos em 2009, quando selecionou 411 profissionais de níveis médio e superior para vagas efetivas. A organização do certame ficou por conta da Fundação Cesgranrio.
Na ocasião, candidatos com nível médio e/ou curso técnico puderam concorrer aos postos de agente administrativo (185 vagas) e técnico de contabilidade (20).
Já para ser administrador (25), analista de suporte de sistemas (15), arquiteto (7), arquivista (1), auditor (15), bibliotecário (2), biólogo (10), contador (10), engenheiro (70), estatístico (5), farmacêutico bioquímico - engenharia de saúde pública (10), farmacêutico bioquímico - saúde indígena (20), geólogo (2), sanitarista (4) e técnico em assuntos educacionais (10) era necessário ter ensino superior.
As ofertas do concurso da Funasa foram distribuídas por todos os Estados do país, inclusive em São Paulo. Os inscritos foram selecionados por meio de provas objetivas, discursivas e de títulos - esta última apenas para as funções de nível superior.

Sobre a Funasa


A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças. É também a instituição que tem o objetivo de formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.
A fundação atua em duas áreas específicas, a engenharia da saúde e na saúde ambiental.  Na área de engenharia de saúde pública, a Funasa detém a mais antiga e contínua experiência em ações de saneamento no país e atua com base em indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e sociais.
A Funasa presta apoio técnico e/ou financeiro no combate, controle e redução da mortalidade infantil e da incidência de doenças de veiculação hídrica ou causadas pela falta de saneamento básico e ambiental. Os investimentos visam intervir no meio ambiente, na infra-estrutura dos municípios de até 50 mil habitantes, prioritariamente, e nas condições de vida de populações vulneráveis.

Atualizado: 23/01/2018 - 12:22

Concurso INSS 2018: avança pedido para 16.548 vagas

Solicitação de concurso do INSS contempla os excedentes da seleção vigente e a realização de novo processo seletivo para os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

Por JCConcursos - Camila Diodato

Avançou o pedido de concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). Isso aconteceu logo depois que o presidente do órgão, Francisco Paulo Soares Lopes, disse que já reiterou a solicitação de novos servidores junto ao Planejamento.
Desde ontem (22), o pedido está em análise no Assessoria Técnica e Administrativa Do Gabinete do Ministro. Vale ressaltar que antes de sair a autorização, a solicitação precisa passar pelos seguintes setores: Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Secretaria de Orçamento Federal (SOF), da Secretaria-Executiva (SE), Consultoria Jurídica (Conjur) e Gabinete do Ministro (GM).
O pedido do concurso INSS 2018/2019 foi encaminhado no final do ano passado ao MPDG. No documento foi requerido o preenchimento de um total de 16.548 oportunidades.
Das vagas solicitadas, pelo menos 7.580 são para a abertura de novo concurso público a partir de 2018. Destas chances, 3.941 são para técnico (área meio), 1.493 para analista (diversas formações) e 2.146 para perito.
Consta na nota técnica enviada pelo INSS ao Planejamento que as demais ofertas são para as seguintes situações: 2.644 vagas para os excedentes da seleção vigente (2.114 para técnico e 530 para analista) e 6.324 que podem ser tanto para o atual processo seletivo quanto para o novo certame (6.160 para técnico e 164 para analista).
A expectativa é de que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão libere o mais rápido possível a autorização para que o novo concurso do INSS aconteça entre 2018 e 2019.

Sobre os cargos do novo concurso do INSS 2018/2019


A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

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Expectativa de 16.548 vagas para 2018

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O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação. 
Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

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Defasagem de pessoal no INSS


Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 20 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.
A situação ainda está mais crítica porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".
Veja também:O sabor de ser primeiro lugar no INSSArtigo: Sim, existe vida após o INSSComo estudar para analista do INSSDicas de aprovada no concurso do INSSDicas de professores para o concurso do INSSJustiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

Último concurso do INSS


No final de 2015, foi lançado o edital do concurso do INSS para o preenchimento de 950 vagas. Um total de 800 oportunidades foi para o emprego de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.
A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado. A validade do certame vai encerrar em meados de 2018.
O último concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.
Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência para o cargo foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga. 
Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Atribuições do técnico e analista do seguro social


Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.
Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Atualizado: 17/01/2018 - 09:06

Concurso Seduc/PI: último dia de inscrição

Edital do novo concurso da Secretaria da Educação do Piauí (Seduc/PI) traz oportunidades para carreiras de professor, fonoaudiólogo, psicomotricista e bibliotecário. Prazo termina às 13h de hoje

Em todo o Estado

Por JCConcursos - Samuel Peressin

Encerra-se às 13h desta quarta-feira (17) o período de inscrições para o processo seletivo da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) destinado a formar cadastro reserva em cargos de professor e técnico de nível superior. A distribuição das vagas por localidade pode ser conferida aqui.  
Serão selecionados docentes para as áreas de português, matemática, física, química, biologia, inglês, história, geografia, arte, filosofia, sociologia, educação física, ensino religioso, ciência da computação e polivalência. Algumas funções admitem professores cursando a partir do 5º período da graduação. A remuneração é de R$ 954. 
Já os cargos de técnico de nível superior são para fonoaudiólogo (salário de R$ 1.104), psicomotricista (R$ 1.104) e bibliotecário (R$ 954).
As inscrições para o concurso da Seduc/PI devem ser registradas por meio do site http://nucepe.uespi.br. O valor da taxa de participação é de R$ 70.

Sobre as provas do concurso da Seduc/Piauí


Em 4 de fevereiro, os candidatos farão provas objetiva e dissertativa. A primeira trará 40 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de uma redação entre 20 e 30 linhas.  
A aplicação ocorrerá nas cidades de Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Fronteiras, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, Regeneração, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Valença do Piauí e Uruçuí.
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA SEDUC/PI - PROFESSOR TEMPORÁRIO (LÍNGUA PORTUGUESA)APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA SEDUC/PI - PROFESSOR TEMPORÁRIO (COMUM AOS DEMAIS CARGOS)APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA SEDUC/PI - PROFESSOR TEMPORÁRIO POLIVALÊNCIA (COMUM A TODOS)
Na segunda fase, entre 27 de fevereiro e 8 de março, os participantes convocados deverão encaminhar à Secretaria de Estado da Educação do Piauí, via postal, os documentos para avaliação de títulos.
O concurso da Seduc/PI terá validade de 12 meses, prorrogável por mais 12, a critério da pasta, de acordo com o edital

Atribuições do psicomotricista no concurso da Seduc/PI


Desenvolver ação preventiva através da prática psicomotora propiciando o desenvolvimento das capacidades básicas, sensoriais, perceptivas e motoras, favorecendo a uma organização mais adequada ao desenvolvimento da aprendizagem; participar do processo de avaliação e diagnóstico do perfil e desenvolvimento psicomotor, domínio de estratégias e técnicas corporais em populações especiais ou de risco; propostas de adaptações (família ou escola) susceptíveis de maximizarem as respostas reeducativas ou psicoterapêuticas decorrentes da intervenção direta; prescrição, planejamento, avaliação e implementação e reavaliação de programas de psicomotricidade; manter sigilo e usar a ética profissional em relação aos assuntos peculiares ao Centro e estudantes; avaliar e supervisionar a ação de estagiário, assim como os voluntários da área que atuam no Centro; contribuir para a realização de cursos, de grupos de estudos e aperfeiçoamento dos funcionários do Centro e escolas públicas; elaborar o plano individual de atendimento de cada estudante e contribuir com a elaboração do plano individual de atendimento educacional especializado; elaborar parecer e relatório de desenvolvimento do estudante; atuar como formadores nos cursos de formações continuadas para professores e demais profissionais da área da educação nos Centros e nas escolas públicas; desenvolver projetos para atendimentos dos estudantes, professores e familiares nos Centros e nas escolas públicas.

Atualizado: 15/01/2018 - 14:47

EBSERH realizará novo concurso para 1.594 vagas

Concurso EBSERH 2018 contará com oportunidades para diversas carreiras, em 21 estados, além de oportunidades no Distrito Federal

Diversos cargos

Por JCConcursos - Fernando Cezar Alves

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizará novo concurso público para o preenchimento de nada menos do que 1.594 vagas, em 35 hospitais universitários, distribuídos por 21 estados, além do distrito federal. O processo já está em fase de licitação para a escolha da banca organizadora, que será feito por meio de análise de propostas, que deverão ser apresentadas até o próximo dia 21. De acordo com o projeto básico do certame, a publicação do edital deve ocorrer após dias 30 da assinatura do contrato com a banca. A distribuição de vagas por cargos ainda será anunciada.
Do total de vagas, 572 são para a área médica, em 81 cargos, distribuídos por 34 unidades da rede. Já na área assistencial são 903 postos, em 61 cargos, para 29 unidades. Por fim, na área administrativa serão mais 119 vagas, em 25 cargos, para 17 unidades. 
Dois cargos com grandes possibilidades de ser incluídos no certame são os de médico, em várias especialidades, bem como enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de assistente administrativo, carreira que pede apenas ensino médio para concorrer. As remunerações iniciais são de R$ 2.104,69 para cargos de nível médio e de R$ 2.500 a R$ 4 mil para nível superior, exceto para médicos, com iniciais de R$ 7.425,31.

Cidades de Lotação


Já está certo que as oportunidades serão para  as cidades de Maceió (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Goiânia (Goiás), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Uberaba (MG), Belém (PA), Cajazeira (PB), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Petrolina (PE), Recife (PE), Teresina (PI), Niterói (RJ), Natal (RN), Santa Cruz (RN), Pelotas (RS), Santa Maria (RS), Rio Grande (RS), Florianópolis (SC), São Carlos (SP), Aracaju (SE), Lagarto (SE) e Araguaína (TO). 

Último Concurso


O último concurso da Ebserh ocorreu em 2016, quando foram oferecidas oportunidades para diversos cargos. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). 

Atualizado: 19/12/2017 - 14:15

Concurso em Milton Brandão/PI oferece 23 vagas

Oportunidades em disputa no concurso da Prefeitura de Milton Brandão são para carreiras de nutricionista e professor. Inscrições terminam em 21 de dezembro

Educação

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Milton Brandão, no Piauí, mantém abertas até 21 de dezembro as inscrições para o processo seletivo destinado a preencher 23 vagas temporárias na Secretaria Municipal de Educação.
Todas as oportunidades cobram curso superior. Há chances para nutricionista (1 posto) e professor nas áreas de ensino infantil (1), ensino fundamental de 1º ao 5º ano (15), matemática (2), inglês (1), ciências (1) e educação física (2). Os salários variam de R$ 1.100 a R$ 1.149,40.  
Os interessados devem se inscrever pelo site www.fundacaomadrejuliana.org.br. As taxas custam R$ 70 para professor e R$ 80 para nutricionista.

Sobre a prova do concurso da Prefeitura de Milton Brandão


Os candidatos serão avaliados, em 14 de janeiro, por meio de prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha e duração de três horas.
O teste abordará conteúdos de língua portuguesa e conhecimentos específicos para todas as vagas, além de legislação do SUS para nutricionista e legislação/fundamentos da educação para professor. 
De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Milton Brandão terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal.

Concurso Prefeitura Milton Brandão: atribuições do professor de educação infantil


Cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos nas Escolas Municipais de Educação Infantil, proceder, orientar e auxiliaras crianças no que se refere a higiene pessoal; auxiliar as crianças na alimentação; promover horário para repouso; garantir a segurança das crianças na instituição; observar a saúde e o bem-estar das crianças, prestando os primeiros socorros; comunicar aos pais os acontecimentos relevantes do dia; levar ao conhecimento da Direção qualquer incidente ou dificuldade ocorridas; manter a disciplina das crianças sob sua responsabilidade; apurar a frequência diária das crianças; respeitar as épocas do desenvolvimento infantil; planejar e executar o trabalho docente; realizar atividades lúdicas e pedagógicas que favoreçam as aprendizagens infantis; organizar registros de observações das crianças; acompanhar e avaliar sistematicamente o processo educacional; participar de atividades extraclasse; participar de reuniões pedagógicas e administrativas; contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino. 

Atualizado: 08/12/2017 - 14:10

São Braz do Piauí/PI: concurso com 19 ofertas

As vagas do concurso da Prefeitura Municipal de São Braz do Piauí são para candidatos de níveis médio, técnico e superior. Inscrições serão recebidas até 15 de dezembro

Salários de até R$ 7,5 mil

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

A Prefeitura Municipal de São Braz do Piauí, localizada no Estado do Piauí, abriu as inscrições do concurso que preencherá 19 vagas do seu quadro de temporários. Ofertas serão lotadas nas Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.  
Aqueles que têm o ensino médio completo estão aptos à carreira de agente comunitário de saúde (1 vaga). O salário inicial é de R$ 1.014. 
Os cargos de técnico em enfermagem (1) e técnico em saúde bucal (2) exigem curso técnico e o vencimento é de R$ 937. 
Nível superior é requisito para os postos de psicólogo (2), assistente social (1), professor de matemática do ensino fundamental (2), psicopedagogo (1), nutricionista (2), médico PSF (2), enfermeiro (1), médico ambulatorial (1), enfermeiro ambulatorial (1), fisioterapeuta (1) e fonoaudiólogo (1). As remunerações partem de R$ 1.149,40 e chegam a R$ 7.500. 

Inscrição e provas


Interessados em concorrer a uma das vagas devem se inscrever no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br. A ficha de cadastro estará disponível no site até o dia 15 de dezembro. Os valores da taxa de participação são de R$ 70 para ensino médio e curso técnico e R$ 100 para nível superior. 
O concurso da Prefeitura de São Braz do Piauí será constituído das seguintes etapas, para todos os empregos: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos, apenas classificatória. 
A prova objetiva será aplicada no dia 7 de janeiro de 2018. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de português, matemática, conhecimentos de informática, conhecimentos gerais e atualidades, conhecimentos locais, conhecimentos didático e pedagógicos e/ou conhecimentos específicos. 

Atualizado: 27/11/2017 - 13:47

Concurso MAPA: anuladas provas objetivas

Nova data para realização das provas objetivas do concurso para auditor fiscal federal agropecuáriodo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) já foi marcada. Confira aqui

300 vagas

Por JCConcursos - .

Foram anuladas as provas objetivas do concurso para auditor fiscal federal agropecuário - médico veterinário do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), aplicadas no último domingo, dia 26 de novembro. Segundo comunicado divulgado no site da organizadora, a Escola de Administração Fazendária (Esaf), a anulação se deve ao  erro de material consistente na impressão gráfica dos cadernos de provas com números de gabarito 3 e 4.
A denúncia de troca de provas e gabaritos foi registrada por candidatos goianos na delegacia da Polícia Civil. A prova objetiva já foi remarcada para o dia 17 de dezembro. 
A avaliação será composta por 70 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, cinco de língua inglesa ou espanhola, 10 de direito constitucional, direito administrativo e ética pública, cinco de informática básica e 40 de conhecimentos específicos.
A prova  será aplicada nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES. 
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA MAPA - AUDITOR FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIO - MÉDICO VETERINÁRIOCURSO CONCURSO MAPA - AUDITORCURSO CONCURSO MAPA - AGRÔNOMO CURSO CONCURSO MAPA - ZOOTECNISTACURSO CONCURSO MAPA - MÉDICO VETERINÁRIOCURSO CONCURSO MAPA - AGRÔNOMO FARMACÊUTICO E QUÍMICOCURSO CONCURSO MAPA - NOVO RIISPOA
Serão convocados para a prova discursiva os candidatos aprovados na objetiva, no total de 900. Ela consistirá de um estudo de caso, cuja resposta deverá conter entre 45 e 60 linhas.
A etapa final do concurso do MAPA será a análise de títulos acadêmicos. Somente serão aceitos os documentos expedidos até a data anterior ao início do período de inscrição. 

Mais informações sobre o concurso do MAPA


concurso do MAPA preencherá 300 vagas efetivas para auditor fiscal federal agropecuário - médico veterinário. Desse total de ofertas, 15 são reservadas às pessoas com deficientes e 60 para os negros. 
A carreira exige diploma de nível superior em medicina veterinária e registro no órgão de classe. A remuneração inicial é de R$ 14.584,71, para jornada de trabalho de 40 horas semanais, flexível conforme a necessidade do posto de trabalho. 
Segundo o edital, o Mapa divulgará as vagas disponíveis, por município e Estado, para a escolha de lotação dos candidatos, após a publicação da classificação final e anteriormente a sua nomeação efetiva.
A Escola de Administração Fazendária (Esaf) é a responsável pela organização e execução do processo seletivo. O seu endereço eletrônico é www.esaf.fazenda.gov.br.


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NOVO CURSO ONLINE VETERINÁRIO - MAPA 2017 

Curso completo destinado a interessados em passar nos próximos CONCURSOS DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO ( MAPA) 2017 Confira.

Atribuições do cargo do MAPA


Médico veterinário - defesa sanitária animal e vegetal; inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e fiscalização dos produtos destinados à alimentação animal; a fiscalização de produtos de uso veterinário e dos estabelecimentos que os fabricam e de agrotóxicos, seus componentes e afins; a fiscalização do registro genealógico dos animais domésticos, da realização de provas zootécnicas, das atividades hípicas e turfísticas, do sêmen destinado à inseminação artificial em animais domésticos e dos prestadores de serviços de reprodução animal; a fiscalização e inspeção da produção e do comércio de sementes e mudas e da produção e comércio de fertilizantes, corretivos, inoculantes, estimulantes ou biofertilizantes destinados à agricultura; etc.

Processo seletivo para temporários do MAPA


Em abril, o MAPA recebeu as inscrições do processo seletivo que vai contratar 300 médicos veterinários temporários para atendimento de situações emergenciais ligadas ao comércio internacional de produtos de origem animal. 
As chances serão lotadas entre as regiões de São Paulo (34 vagas), Acre (2), Amazonas (1), Bahia (7), Distrito Federal (4), Goiás (20), Maranhão (4), Minas Gerais (35), Mato Grosso do Sul (17), Mato Grosso (33), Pará (13), Pernambuco (1), Piauí (1), Paraná (65), Rondônia (9), Roraima (1), Rio Grande do Sul (12), Santa Catarina (36) e Tocantins (5).
APOSTILAS MAPA - AUDITOR FISCAL AGROPECUÁRIO - MÉDICO VETERINÁRIO

Atualizado: 24/11/2017 - 09:19

Aeronáutica: inscrições para 917 vagas terminam hoje

São oferecidas vagas temporárias em diversas áreas de atuação nos editais da Aeronáutica. Carreiras são para profissionais no nível superior

Em diversos Estados

Por JCConcursos - Camila Diodato

A Aeronáutica lançou três editais que, juntos, somam 917 vagas temporárias distribuídas entre diversos cargos. Todas as oportunidades são para profissionais com nível superior e serão lotadas entre diversos Estados do país.
Para técnicos, há chances nas especialidades de administração, análise de sistemas I, análise de sistemas II, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, economia, educação física, enfermagem I, enfermagem II, engenharia cartográfica, engenharia civil, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia mecânica, engenharia de metalurgia, engenharia de produção, engenharia química, engenharia de telecomunicações, estatística, fisioterapia, fonoaudiologia, história, jornalismo, museologia, nutrição, pedagogia I, pedagogia II, pedagogia III, pedagogia IV, pedagogia V, psicologia clínica, psicologia educacional, psicologia organizacional, relações públicas, serviço social, serviços jurídicos e terapia ocupacional.
O edital parara magistério tem ofertas para magistério do ensino superior em administração, educação física, língua espanhola, língua inglesa, física; magistério do ensino médio em história, filosofia, língua inglesa, língua portuguesa, artes plásticas, biologia, educação física, sociologia, língua espanhola; e magistério do ensino básico em educação religiosa.
E, por fim, na área da saúde, o concurso da Aeronáutica dispõe de postos nas seguintes especialidades: anestesiologia, cancerologia, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, clínica geral, clínica médica, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia vascular periférica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, hematologia, hemoterapia, infectologia, medicina intensiva, mastologia, medicina de família e comunidade, neurocirurgia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, oncologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, proctologia, psiquiatria, radiologia, reumatologia, urologia, cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais, clínica geral odontológica, dentística, endodontia, estomatologia, implantodontia, odontogeriatria, odontologia para pacientes com necessidades especiais, odontopediatria, ortodontia, prótese dentária, periodontia, prótese dental, radiologia odontológica e imaginologia, farmácia bioquímica, farmácia hospitalar, farmácia industrial e medicina veterinária.

Mais detalhes do concurso da Aeronáutica


Os interessados deverão se inscrever até o dia 24 de novembro pessoalmente, ou por intermédio de procurador, nos locais apresentados nos editais em anexo.
A triagem dos participantes ocorrerá por meio de avaliação curricular, concentração inicial, inspeção de saúde inicial, avaliação didática, concentração final e habilitação à incorporação.
Mais informações podem ser conferidas no site da Aeronáuticawww3.fab.mil.br/quadro_de_oficiais_temporarios.php.

Atualizado: 06/11/2017 - 13:41

Prefeitura de Floriano/PI tem concurso com 376 vagas

As inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de Floriano deverão ser realizadas até o dia 4 de dezembro. Os salários iniciais chegam a R$ 5 mil

Todos os níveis

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Já estão abertas as inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de Floriano, localizada no Estado do Piauí. A seleção visa o preenchimento de 376 vagas do seu quadro de temporários, sendo 23 reservadas a pessoas com necessidades especiais. 
Quem possui o ensino fundamental completo pode concorrer para as funções de agente de limpeza e conservação (80 vagas), auxiliar de cozinha (60) e agente de portaria e vigilância (50). O salário inicial é de R$ 969. 
Aqueles que concluíram o ensino médio estão aptos às carreiras de agente de apoio administrativo (10), agente de endemias (4), agente comunitário de saúde (2), cuidador de aluno PNE (30), motorista (6), orientador social (5), técnico de redução de danos (1) e artesão (2). Os vencimentos oscilam entre R$ 969 e R$ 1.300.
Já para os cargos de técnico em saúde bucal (3), técnico de enfermagem (15) e técnico em segurança do trabalho (1), a exigência no concurso da Prefeitura de Floriano é de curso técnico e os ganhos são de R$ 1.069. 
Nível superior é requisito para os postos de assistente social (2), arquiteto (1), analista ambiental (1), odontólogo (3), dentista (6), educador físico (2), enfermeiro (8), engenheiro civil (1), farmacêutico (2), bioquímico (1), fisioterapeuta (4), fonoaudiólogo (1), médico (11), médico auditor (1), médico psiquiatra (2), médico veterinário (1), nutricionista (3), psicólogo (4), pedagogo (1), professor de educação infantil (12), professor polivalência do 1º ao 5º ano (27) e professor de 6º a 9º ano nas disciplinas de ciências (3), educação física (1), geografia (1), história (2), inglês (1), matemática (3) e português (2). As remunerações variam de R$ 1.149,40 a R$ 5.000.

Participação no concurso da Prefeitura de Floriano


As inscrições serão recebidas até o dia 4 de dezembro. O cadastro deve ser realizado no endereço eletrônico do Instituto Machado de Assis (www.institutomachadodeassis.com.br). Os valores da taxa são de R$ 70 para ensino fundamental, R$ 80 para nível médio e curso técnico e R$ 100 para formação superior. 
O concurso da Prefeitura de Floriano será constituído de uma única etapa: prova objetiva. Ela contará com 40 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, informática, conhecimentos pedagógicos, legislação do SUS e/ou conhecimentos específicos. 
Com três horas de duração, a avaliação será aplicada no dia 17 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados por meio de edital de convocação, a ser publicado no site do Instituto Machado de Assis em momento oportuno. 

Atualizado: 01/11/2017 - 15:39

Marinha divulga programação de concursos para 2018

Editais dos novos concursos públicos da Marinha devem somar milhares de vagas em todas as regiões do país. Níveis fundamental, médio, técnico e superior de ensino

Diversos cargos

Por JCConcursos - Camila Diodato

A Marinha publicou documento com a programação de todos os concursos que organizará no decorrer de 2018. O número de vagas não foi revelado, mas deverá ser milhares distribuídas em vários níveis de escolaridades.
Pelo que consta no cronograma, na segunda quinzena de janeiro serão divulgados os editais da Escola de Aprendizes-Marinheiros, da Escola Naval e do Colégio Naval. As provas ocorrerão na segunda quinzena de abril para o primeiro, e na segunda quinzena de junho para os demais.
Já na primeira semana de março, o órgão lançará o certame para o Corpo de Engenheiros, cujos testes acontecerão na segunda quinzena do mês de maio.
Em abril, quatro processos seletivos sairão: Corpo de Saúde (médicos, dentistas e apoio à saúde), Quadro Técnico, Capelão Naval e Quadros Complementares de Oficiais da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha. Avaliações entre a primeira quinzena de julho e a primeira quinzena de setembro.
E na primeira quinzena de agosto será publicado o edital do concurso da Marinha para o Corpo Auxiliar de Praças. Os exames estão marcados para a segunda quinzena de novembro.

Mais detalhes dos concursos da Marinha


O ingresso na Marinha ocorre por meio de concursos públicos que aceitam participantes de ambos os sexos e com idades mínima e máxima estipuladas no edital.
No geral, os concorrentes são submetidos a provas objetivas com questões de múltipla escolha sobre assunto de conhecimentos gerais, aplicadas em todo o país. Outras fases variam de acordo com cada carreira.

Atualizado: 22/09/2017 - 11:22

Alvorada do Gurguéia/PI abre concurso com 76 vagas

Inscrições para o concurso da Prefeitura de Alvorada do Gurguéia começam em 25 de setembro. Oportunidades estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades

Salários de até R$ 3 mil

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Alvorada do Gurguéia, no Piauí, abriu concurso público para preencher 76 vagas, sendo 17 reservadas a pessoas com deficiência. Os salários iniciais variam de R$ 937 a R$ 3.000.

É necessário possuir nível fundamental para concorrer como merendeira/zeladora (13 postos), vigia (2), gari (6) e motorista (2).  

Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Alvorada do Gurguéia para agente comunitário de saúde (1), agente de endemias (1), auxiliar administrativo (4), digitador (4) e secretário escolar (5).

Além de segundo grau, as carreiras de assessor de controle interno (1), técnico de higiene bucal (3), técnico em enfermagem (3) e técnico em farmácia (1) cobram formação técnica.

Em nível superior há oportunidades no concurso da Prefeitura de Alvorada do Gurguéia para assistente social (3), médico PSF (3), veterinário (1), nutricionista (2), odontólogo (2), psicólogo (2), psicopedagogo (2) e professor para as áreas de educação física (1), espanhol (1), história (1), inglês (1) e ensino fundamental - séries iniciais (11),    

Concurso Prefeitura de Alvorada do Gurguéia: inscrições e provas


Será possível se inscrever no concurso da Prefeitura de Alvorada Gurguéia entre 25 de setembro e 29 de outubro, por meio do site da Fundação Vale do Piauí (www.funvapi.com.br). As taxas custam R$ 50 (nível fundamental), R$ 70 (médio) e R$ 100 (superior).

Marcada para 3 de dezembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 perguntas de múltipla escolha em, no máximo, quatro horas.
 
O teste abordará conteúdos de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, informática, conhecimentos específicos e fundamentos da educação, variando as disciplinas conforme o cargo.

Haverá, também, análise de títulos para professor. Os documentos serão recebidos pela banca, via postal, entre 28 de dezembro e 3 de janeiro.

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Alvorada do Gurguéia terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

Atribuições da merendeira/zeladora no concurso da Prefeitura de Alvorada do Gurguéia


Executar serviços de limpeza e conservação de instalações, móveis, equipamentos e utensílios em geral nas dependências das instituições públicas, mantendo rigorosa higiene no ambiente de serviço, inclusive pessoal; repor nas dependências sanitárias o material necessário de uso; executar as atividades de remoção de móveis, utensílios e demais pertences ao patrimônio público; auxiliar na recepção, conferência, separação e embalagem de materiais em geral, inclusive impressos; executar outras tarefas correlatas por determinação superior.

Concurso Prefeitura Alvorada do Gurgueia: atribuições do gari


Realizar limpeza pública, desde varrição de ruas até a coleta de resíduos e lixo orgânico, capinas e córregos, realizar os trabalhos de conservação e limpeza de estradas e caminhos, capinar e roçar terrenos, ruas e demais logradouros públicos, realizar a limpeza e desentupimento de bueiros, sarjetas, valetas e canaletas, realizar a roça nas margens dos acostamentos das estradas; escavar, tapar buracos, desobstruir estradas e caminhos, quebrar pavimentos, abrir e fechar valar, retirar entulhos, realizar serviços relativos a limpeza urbana, obedecendo a roteiros preestabelecidos, realizar a varrição das ruas, avenidas, travessas e praças, realizar a coleta de lixo, acondicionando-o para o transporte público ou nas lixeiras públicas, realizar a capina de ruas, praças e demais logradouros públicos, realizar a limpeza de logradouros públicos ao término de feiras, desfiles, exposições ou qualquer outro evento, retirar cartazes ou faixas indevidamente colocados em vias públicas, de acordo com as instruções recebidas, realizar a limpeza de parques, jardins, lagos, coretos e monumento público, realizar os serviços de coleta de lixo, dentro do horário e roteiro estabelecido, colocar o lixo em caminhões e descarregá-lo, zelar pela conservação dos utensílios e equipamentos empregados nos trabalhos de limpeza pública, recolhendo-os e mantendo-os limpos; manter limpo e arrumado o local de trabalho e executar outras tarefas afins, executar outras tarefas correlatas por determinação superior.

Atualizado: 21/09/2017 - 10:37

Alegrete do Piauí/PI abre concurso com 92 vagas

Chances no concurso da Prefeitura de Alegrete do Piauí estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições a partir de 25 de setembro

Salários chegam a R$ 6,5 mil

Por JCConcursos - Samuel Peressin

A Prefeitura de Alegrete do Piauí, no interior piauiense, abriu concurso público destinado a preencher 92 vagas, sendo 19 reservadas a pessoas com deficiência. Os salários variam de R$ 937 a R$ 6.500.  

Quem possui nível fundamental pode concorrer como agente comunitário de saúde (3), motorista CNH "D" (3), auxiliar de serviços gerais (2) e eletricista (1).

Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Alegrete do Piauí para agente de saúde pública (1), auxiliar de consultório odontológico (1), agente de controle de endemias (3), agente administrativo (3), auxiliar administrativo (12), visitador sanitário (1), técnico de enfermagem (2), orientador social (2), operador de máquinas motoniveladoras (1), técnico em contabilidade (1) e técnico em controle interno (1).    

Em nível superior há oportunidades para assistente social (2), enfermeiro (4), fonoaudiólogo (1), fisioterapeuta (2), médico ESF (3), nutricionista (2), odontólogo (1), psicólogo (2), operador do programa Bolsa Família (1), controlador interno (1), procurador jurídico (1), professor nível II (18), professor de educação infantil (7), professor de língua portuguesa (2), professor de língua inglesa (2), professor de educação inclusiva/especial (2), professor de ciências (1), professor de matemática (2) e professor de educação física (1).

Concurso Prefeitura Alegrete do Piauí: inscrições e provas


Para participar do concurso da Prefeitura de Alegrete do Piauí, é necessário se cadastrar pelo site da Fundação Vale do Piauí (www.funvapi.com.br). Será possível se inscrever de 25 de setembro a 12 de outubro, pagando taxas entre R$ 55 e R$ 100.

Marcada para 19 de novembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha em, no máximo, quatro horas.

O exame abordará conteúdos de língua portuguesa, raciocínio lógico, matemática, história do município, informática, fundamentos da educação e conhecimentos específicos, variando as disciplinas de acordo com o cargo.

A seleção será finalizada com avaliação de títulos para professor. A documentação deverá ser encaminhada à banca, via postal, entre 7 e 12 de dezembro.

Segundo o edital, o concurso da Prefeitura de Alegrete do Piauí terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

Atribuições do agente comunitário de saúde no concurso da Prefeitura de Alegrete do Piauí


Realizar levantamentos dos problemas de saúde junto à comunidade, através de visitas domiciliares e, quando necessário, encaminha os pacientes à unidade de saúde. Participar de campanhas educativas e preventivas, distribuindo formulários informativos e educativos e orientando a comunidade nos procedimentos necessários, ao controle da saúde pública. Executa outras tarefas atinentes a sua função.

Concurso Prefeitura de Alegrete do Piauí: atribuições do auxiliar de serviços gerais


Executar serviços internos e externos, recebendo ou entregando documentos, mensagens ou objetos e assina protocolos; Cooperar no encaminhamento do público aos diversos setores da Unidade, acompanhando ou prestado informações. Abastecer máquinas e equipamentos e efetuar limpeza periódica; Operar máquinas copiadoras controlando cópias solicitadas; Servir água, café e lanche, preparando-os quando necessário; Zelar pela segurança das pessoas, orientando-os sobre as normas disciplinares para manter ordem e evitar acidentes; Zelar pela segurança da instituição, impedindo a entrada de pessoas estranhas e sem autorização; Zelar pala boa organização da copa, limpando-a, guardando os utensílios e mantendo a ordem e a higiene do local; Zelar pelo ambiente de trabalho. varrendo, lavando, espanando e mantendo a ordem e a segurança dos equipamentos e do prédio; Efetuar serviços de arrumação, transporte e remoção de móveis, máquinas, pacotes, caixas de materiais diversos; Fazer varrição de prédios e espaço públicos, coletar o lixo, para depositá-lo em lixeira ou em incinerador; Efetuar o controle dos gêneros alimentícios necessários ao preparo de merenda, recebendo-os e armazenando-os de acordo com as normas e instruções estabeleci das; Informar quando há necessidade de reposição do estoque de alimentos e de utensílios; Selecionar os alimentos necessários de ao preparo das refeições, separando-os e pesando-os de acordos com o cardápio do dia, para atender aos programas alimentares; Distribuir as refeições preparadas, entregando-as conforme rotina determinada; Registrar o número de refeições distribuídas anotando-as em impressos próprios; Efetuar a limpeza e a guarda dos utensílios empregados no preparo e distribuição das refeições; Mantém a ordem, a higiene e a segurança do ambiente de trabalho, observando as normas e instruções para preveni acidentes; Executa outras tarefas correlatas.

Atualizado: 20/09/2017 - 11:46

Concurso da Prefeitura de João Costa/PI tem 26 vagas

Oportunidades no processo seletivo da Prefeitura Municipal de João Costa são para profissionais de níveis fundamental, médio, técnico e superior

Até 22 de setembro

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Serão aceitas somente até o dia 22 de setembro as inscrições do processo seletivo da Prefeitura Municipal de João Costa, localizada no Estado de Piauí. A seleção visa o preenchimento de 26 vagas temporárias na administração municipal. 
Quem tem o ensino fundamental incompleto pode se inscrever para a função de motorista (5 vagas). 
Aqueles que possuem o ensino médio estão aptos às carreiras de orientador social (2), auxiliar de consultório dentário (1) e agente comunitário de endemias (3).
Já para o cargo de técnico em enfermagem (5), a exigência no processo seletivo é de curso técnico. 
Nível superior é requisito para os postos de nutricionista (2), assistente social (3), psicólogo (1), dentista (1), educador físico (1), fonoaudiólogo (1) e fisioterapeuta (1). 
As remunerações iniciais oferecidas pela Prefeitura de João Costa oscilam entre R$ 937 e R$ 1.959. 

Processo seletivo da Prefeitura de João Costa


Interessados devem preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.gabrielexcelencia.net.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 50 para ensinos fundamental, médio e técnico e R$ 80 para nível superior. 
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será executada na cidade de João Costa no dia 22 de outubro. Ela será composta por questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de português, matemática e/ou conhecimentos específicos. 
O processo seletivo da Prefeitura de João Costa ainda será constituído de análise curricular, apenas classificatória, exclusiva para os cargos de nível superior. 

Atualizado: 14/08/2017 - 11:11

Petrobras: aprovados serão nomeados de imediato

O gerente de RH da estatal revelou que os aprovados serão contratados logo após a conclusão do processo seletivo. Os cargos oferecidos são para níveis técnico e superior

 954 vagas

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Boa notícia para quem se inscreveu no concurso da Petrobras. O gerente de RH da estatal, José Luiz Marcusso, anunciou, em entrevista ao portal G1, que as admissões dos aprovados no concurso deverão ser feitas imediatamente após a conclusão do processo seletivo, com a possibilidade de serem convocados os aprovados além do número de vagas disponíveis, caso haja necessidade.
O concurso da Petrobras preencherá 954 vagas para cargos de níveis técnico e superior. Desse total de ofertas, 159 são imediatas e 795 reservadas para formação de cadastro reserva (CR) do seu quadro de pessoal.
Leia também: Servidor da Petrobras conta como conquistou aprovação
Para ensino médio e curso técnico, as chances são para as funções de técnico de enfermagem do trabalho júnior (1 vaga + 5 CR), técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior (12 + 60 CR), técnico de manutenção júnior nas áreas de caldeiraria (1 + 5 CR), elétrica (15 + 75 CR), instrumentação (6 + 30 CR) e mecânica (22 + 110 CR), técnico de operação júnior (78 + 390 CR) e técnico de segurança júnior (20 + 100 CR). Os salários iniciais oscilam entre R$ 2.179,85 e R$ 2.626,73, com garantia de remuneração mínima entre R$ 3.681,63 e R$ 4.436,38.
O cargo de médico do trabalho júnior (4 + 20 CR) exige nível superior,  em medicina, certificado de conclusão de curso de especialização em nível de pós-graduação em medicina do trabalho e registro no órgão de classe. O vencimento básico é de R$ 5.749,30, com garantia de remuneração mínima de R$ 9.786,14.
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA PETROBRAS - TÉCNICO DE OPERAÇÃO JÚNIOR
A Petrobras oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: educacionais; assistência multidisciplinar de saúde (médica, odontológica, psicológica e hospitalar) e farmácia; PAE - Programa de Assistência Especial (destinado a pessoas com deficiência, filhos de empregados).

Lotação do concurso Petrobras


De acordo com a Petrobras, "essas vagas vão atender à demanda por pessoal das novas unidades de produção no pré-sal da Bacia de Santos, conforme programado no PNG 2017-2021, e de forma a complementar um processo de mobilidade interna que já está em curso".

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Para ajudar na preparação dos que querem passar nesse concurso, o Estratégia Concursos está preparando o melhor pacote de cursos.Confira.

A lotação dos aprovados no concurso ocorrerá nos seguintes pólos de trabalho: Alto do Rodrigues (Açu/RN, Alto do Rodrigues/RN ou Guamaré/RN); Estado de Alagoas (Maceió/AL, Pilar/AL ou São Miguel dos Campos/AL); Estado de Sergipe (Aracaju/SE, Carmópolis/SE, Japaratuba/SE ou Laranjeiras/SE); Estado do Amazonas (Coari/AM ou Manaus/AM); Mossoró/RN; Natal/RN; Rio de Janeiro (Angra dos Reis/RJ, Duque de Caxias/RJ, Itaboraí/RJ, Rio de Janeiro/RJ ou Seropédica/RJ); São Mateus (Linhares/ES ou São Mateus/ES); e Sudeste (Anchieta/ES, Angra dos Reis/RJ, Bertioga/SP, Cubatão/SP, Duque de Caxias/RJ, Guarujá/SP, Itaboraí/RJ, Itanhaém/SP, Macaé/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP, Seropédica/RJ ou Vitória/ES).

Prova do concurso Petrobras


Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br) é a banca organizadora do processo seletivo. O concurso da Petrobras será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua inglesa e/ou conhecimentos específicos. 
A avaliação será aplicada nas cidades de Natal/RN, Maceió/AL, Aracaju/SE, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Macaé/RJ e Santos/SP na data prevista de 1° de outubro, em locais e horários a serem divulgados, oportunamente, no site da Fundação Cesgranrio. 
O concurso terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras.
Veja também: governo autoriza 1.000 vagas para concursos federais

Professor dá dicas para provas da Cesgranrio

Atualizado: 14/08/2017 - 09:27

Será que vale a pena prestar esse concurso?

A dúvida é bastante comum entre os concurseiros, já que são muitos os fatores em jogo, como atribuições, perfil da vaga, localidade, entre outras questões abordadas nesta matéria especial. Confira!

Especial

Por JCConcursos - Douglas Terenciano

Prestar um concurso sempre foi uma ótima alternativa para ingressar no mercado de trabalho, já que a carreira em órgãos públicos é mais estável comparada com a iniciativa privada e geralmente oferece boa remuneração. Mesmo assim, é grande a quantidade de concurseiros que ficam receosos na hora de efetuar a inscrição e se questionam: vale a pena prestar esse concurso? Afinal, o candidato precisa avaliar se tem o perfil da vaga, facilidade com as atribuições do cargo e ou se demandará mudança de cidade ou Estado. Pensando nisso, o JC Concursos conversou sobre o tema com professor especialista na área e também um concurseiro para ajudar você a esclarecer esses eternos dilemas na vida dos candidatos. Confira!

Antes de fazer a inscrição, Thállius Moraes, professor e coordenador no AlfaCon Concursos Públicos e Oficial de Justiça Federal, explica que o candidato deve avaliar vários fatores. “Primeiramente, deve ser escolhida uma área que se enquadre nos objetivos traçados, lembrando que se trata de um trabalho e que boa parte da vida será no desempenho do mesmo. Outros pontos como a remuneração e o local de trabalho (se é perto ou longe da família), por exemplo, também são bastante importantes na hora de se fazer o planejamento”.

Ás vezes um concurso é bem remunerado e com boas condições de trabalho, mas a localidade é muito distante. Talvez não seja tão atrativo a longo prazo quanto outro certame que possua um salário menor, porém, fica no local onde o candidato pretende morar. Vale lembrar que esta questão varia muito de cada pessoa. “A dica é manter a mente aberta, pois muitas vezes queremos apenas ficar próximos de casa, mas temos muitos lugares maravilhosos para conhecer e talvez a ‘cidade da vida’ da pessoa ainda esteja para ser descoberta”, incentiva Moraes.

Perfil

Quando perguntado sobre um candidato que pretende concorrer a uma vaga fora do seu perfil profissional, Thállius, responde que em alguns casos, o concurso servirá como um mero treinamento para outra seleção que é realmente almejada. Já em outras situações, se o certame for de um setor que foge muito da área pretendida, essa finalidade fica perdida e a tentativa poderá frustrar o candidato. Um exemplo seria o concurseiro que tem por objetivo uma carreira policial, que é bem específica, ser aprovado em outra área. Nesse caso, a ocupação de um cargo administrativo poderia gerar um servidor insatisfeito e infeliz. “Muitos que buscam apenas um trabalho bem remunerado e estável, sem querer um envolvimento muito grande com o cargo, terminam por se frustrar em algumas atividades de caráter mais intenso, com um contato direto com o público (muitas vezes de maneira não agradável) como nas funções de policial, fiscais em geral ou oficiais de justiça”, explica.

Muitas pessoas se inscrevem em seletivas fora do perfil, mas pensando em passos maiores, conhecidos como “concurso trampolim” ou “concurso escada”. Desta forma, podem complementar os estudos e treinar para outro certame. Este é o caso de Sidnei de Oliveira, morador de Indaiatuba, no interior paulista, que prestou o concurso para o cargo de escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo no último mês de julho. “Fiz a prova por causa das questões sobre direito. Sou estudante da área jurídica e queria testar meus conhecimentos, pois acredito que poderá ajudar para outras vagas”, comenta.

Thállius explica que “os concursos usados como escada fazem parte da vida de pessoas que almejam um cargo cuja preparação demanda um prazo maior, mas enquanto isso precisam de algo para se manter. O ponto positivo é que ao ter uma renda, a pressão no estudo fica um pouco mais aliviada. O ponto negativo é justamente o perigo de se acomodar com essa renda e deixar de batalhar por um cargo mais atrativo, além, é claro, da diminuição do tempo disponível para estudar”. Outra orientação é ficar atento aos postos públicos que pagam pouco e exigem muito no trabalho, a chance de ficar preso em uma situação assim poderá colocar em risco o objetivo final.

Ter familiaridade com a função deve ser levada em consideração? Não necessariamente, explica Moraes. “Varia muito de acordo com a área pretendida. Caso a busca seja por uma atribuição mais tranquila e com boa remuneração, os cargos de natureza administrativa são os mais procurados. Mesmo que sejam em órgãos distintos, as atribuições são semelhantes. Contudo, em algumas áreas que possuem atribuições especiais, são também muito buscadas pelos candidatos, que objetivam a remuneração como algo secundário, pois o real desejo é por determinado cargo em particular”.

Pouco tempo

Candidatos com pouco tempo para estudar devem direcionar a preparação de maneira produtiva. “Fazer questões anteriores, simulados e resumos são algumas das ferramentas que irão auxiliar nessa preparação. Com o tempo mais escasso, deve-se priorizar sempre as matérias mais cobradas e os pontos mais importantes, mas essa estratégia também varia um pouco de acordo com a banca e o cargo desejado”, afirma Thállius.

Sidnei acrescenta que sua conduta é sempre a mesma, independente do concurso. “Preciso focar minha atenção na prova e estudar o que for preciso. Posso não ter interesse no cargo, mas se relaxar, não será proveitoso. Se não levar a sério, corro o risco de apenas perder tempo e dinheiro”, diz.

Outro ponto a ser observado é sobre dificuldade com uma ou mais disciplinas do conteúdo programático, fato que geralmente desanima o candidato. Um bom planejamento pode ajudar a encarar esse desafio, contudo, vale ressaltar que raramente alguém tem sintonia com todas as matérias do edital, afinal, é comum uns sentirem mais dificuldades em língua portuguesa, outros em matemática, alguns em determinadas matérias de direito e assim por diante. “A dica é pensar na disciplina como um simples meio para se alcançar um fim. Não precisa gostar, basta apenas aprender a responder a questão”, orienta Moraes. Muitas vezes o bloqueio com determinado tema é criado pelo próprio candidato. “Pensar de forma positiva, esforçar-se mais e manter-se sempre estudando, mesmo que em alguns momentos o resultado pareça não chegar, é fundamental”, complementa o professor do AlfaCon Concursos.

Vale a pena?

Para o indaiatubano Sidnei, de 27 anos, conhecer o cargo e suas atribuições pode incentivar, mas independentemente dessa identificação, o que muitas vezes faz a diferença é o aprendizado. “Acredito que vale muito a pena tentar! Sinto que saio mais fortalecido a cada concurso que tento a sorte. Na dúvida, sempre opto por fazer a prova. Como meu objetivo é maior, acho que é interessante pela preparação. Isso é muito válido”, conta.  

Ainda sobre motivação, Thállius dá a dica. “O estudo é na maior parte do tempo frustrante, cansativo e solitário, por isso tantos desistem no meio do caminho. O importante é aprender com os erros, ter em mente que desistir não é uma opção e manter sempre uma postura positiva. Pode demorar um pouco, pode ser difícil e exaustivo, mas aqueles que não desistem conseguem chegar lá”, finaliza.

Atualizado: 11/08/2017 - 12:05

Concurso MAPA: publicado edital com 300 ofertas

As chances no concurso do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) são para o cargo de médico veterinário, cuja remuneração é de R$ 6,7 mil

Temporárias

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

Foi publicado no Diário Oficial da União o edital de abertura das inscrições do concurso do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O processo seletivo simplificado visa o preenchimento de 300 vagas temporárias para o cargo de médico veterinário, para atendimento de situações emergenciais ligadas ao comércio internacional de produtos de origem animal. 
Veja também: MAPA abrirá nesta sexta 300 vagas efetivas de auditor
As ofertas estão distribuídas entre os Estados de São Paulo (34 vagas), Acre (2), Amazonas (1), Bahia (7), Distrito Federal (4), Goiás (20), Maranhão (4), Minas Gerais (35), Mato Grosso do Sul (17), Mato Grosso (33), Pará (13), Pernambuco (1), Piauí (1), Paraná (65), Rondônia (9), Roraima (1), Rio Grande do Sul (12), Santa Catarina (36) e Tocantins (5).
Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma de conclusão de curso de nível superior em medicina veterinária, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro ativo nos Conselhos Regional ou Federal de Medicina Veterinária (CRMV ou CFMV).
O salário inicial oferecido pelo MAPA é de R$ 6.710,58 para carga horária semanal de 40 horas. O prazo de validade dos contratos de trabalho será de um ano, admitida a prorrogação uma única vez por igual período. 

Como participar do concurso MAPA


As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 14 e 20 de agosto. A ficha de cadastro estará disponível no endereço eletrônico da organizadora do processo seletivo, a Escola de Administração Fazendária - Esaf (www.esaf.fazenda.gov.br).
O valor da taxa de participação do concurso MAPA é de R$ 100 e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento da rede bancária. Membros de família de baixa renda poderão requerer a isenção da taxa durante o período das inscrições. 

Avaliações do concurso MAPA 2017


A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta por 40 questões sobre conhecimentos específicos. Ela será aplicada no dia 17 de setembro.  
A segunda e última fase do concurso MAPA será a análise de títulos e experiência profissional, de caráter apenas classificatório.  

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Aula Gratuita Ao Vivo para Concurso MAPA

O Estratégia Concursos realiza em 18/08/2017, às 19h00 um aulão ao vivo, com informações e dicas sobre o concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para Veterinários. Inscreva-se gratuitamente.


Atribuições do médico veterinário do MAPA


Realização de inspeção ante e post mortem em animais das diferentes espécies de açougue e de caça, que envolvem avaliação documental, do comportamento, e do aspecto do animal e dos sintomas de doenças de interesse de saúde animal e saúde pública, podendo ainda envolver exame clínico, necropsia ou outros procedimentos visando sua destinação. Compreende, ainda, a observação, palpação, incisão e olfação de carcaças e suas partes, visando sua destinação, bem como deslocamento em plataformas altas e baixas em fluxo contínuo de produção e a necessidade de comunicação entre pares em local com alto nível de ruído. Emitir a documentação correlata exclusivamente às atividades de inspeção ante e post mortem.

Concurso MAPA para efetivos


Em 19 de julho, o ministro do Planejamento, Dyogo Henrique Oliveira, liberou as 300 vagas temporárias para médico veterinário e outras 300 efetivas para auditor fiscal federal agropecuário - médico veterinário.
A seleção para efetivos está prevista para ser lançada em novembro. O próximo passo do órgão é contratar a banca organizadora para esse concurso.
O cargo de auditor aceitará candidatos com curso superior em medicina veterinária. A remuneração oferecida é de R$ 14.584,71.
Entre as atribuições da carreira estão: a defesa sanitária animal e vegetal; a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e a fiscalização dos produtos destinados à alimentação animal; a fiscalização de produtos de uso veterinário e dos estabelecimentos que os fabricam e de agrotóxicos, seus componentes e afins; a fiscalização do registro genealógico dos animais domésticos, da realização de provas zootécnicas, das atividades hípicas e turfísticas, do sêmen destinado à inseminação artificial em animais domésticos e dos prestadores de serviços de reprodução animal; a fiscalização e inspeção da produção e do comércio de sementes e mudas e da produção e comércio de fertilizantes, corretivos, inoculantes, estimulantes ou biofertilizantes destinados à agricultura; etc.

Atualizado: 07/08/2017 - 11:49

FMS de Teresina/PI publica concurso com 35 vagas

Todas as oportunidades do concurso da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina são destinadas ao cargo de médico anestesiologista, cuja remuneração inicial é de R$ 9,2 mil

Saúde

Por JCConcursos - Patricia Lavezzo

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, localizada no Estado do Piauí, abrirá no dia 8 de agosto as inscrições de seu novo concurso público. A seleção é destinada ao provimento de 35 vagas para o cargo de médico anestesiologista, sendo duas reservadas a pessoas com deficiência.
Para ingressar na carreira é necessário possuir formação superior em medicina, residência completa em anestesiologia reconhecida pelo MEC ou CNRM ou especialização em anestesiologia reconhecida pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) ou entidade oficial e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). O salário inicial é de R$ 9.235,50. 
Segundo o edital, a jornada de trabalho será de 24 horas semanais, cumprida em regime de dois plantões de 12 horas ininterruptas. Em casos excepcionais, conforme a necessidade dos serviços de saúde, a jornada de trabalho poderá ser em regime de plantão de 24 horas ininterruptas.

Participação do concurso da FMS de Teresina


As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.ufpi.br/copese, até o dia 28 de agosto. Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 250.
O concurso da FMS de Teresina será constituído de duas etapas: prova escrita objetiva, de caráter classificatório e eliminatório; e análise de títulos e da experiência profissional, de caráter apenas classificatório. 
A avaliação objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de políticas de saúde e 30 de conhecimentos específicos. Ela será aplicada na cidade de Teresina no dia 17 de setembro, com início às 8h e término às 12h. 

Atribuições do cargo da FMS de Teresina


Médico anestesiologista - conhecer, com a devida antecedência, as condições clínicas do paciente, decidindo da conveniência ou não do ato anestésico, exceto nas situações de urgência; avaliar previamente as condições de segurança do ambiente, somente praticando o ato anestésico quando asseguradas as condições mínimas para a sua realização; aplicar anestesia para exames especializados e cirurgias, administrando substâncias anestésicas para minorar o sofrimento de pacientes com processos intensos e possibilitar a realização de exames e intervenções cirúrgicas; manter a atenção ao paciente no local onde foi realizado o procedimento anestésico, monitorar o paciente, acompanhar o transporte do paciente para sala ou centro de recuperação e responsabilizar-se pela alta pós-anestésica do paciente; seguir protocolos e registar em prontuários ou outros documentos informações relativas à avaliação e à prescrição pré-anestésica, evolução clínica e tratamento pós-anestésico; realizar demais técnicas e procedimentos inerentes a sua especialidade.

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