O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (
IEMA) abriu
inscrições do
processo seletivo simplificado que preencherá 743 vagas temporárias para o cargo de
professor da base técnica. Desse total de ofertas, 13 são imediatas e 730 para formação de cadastro reserva (CR).
A lotação ocorrerá nas unidades plenas do
IEMA, localizadas nas cidades de Axixá, Bacabeira, Coroatá, São José de Ribamar e Timon, no Estado do
Maranhão.
Interessados em ingressar na carreira devem possuir formação
superior. O salário inicial oscila entre R$ 2.320 e R$ 2.900, conforme a titulação, para carga horária semanal de 20 horas.
Participação no processo seletivo do IEMA
As
inscrições serão aceitas exclusivamente pela internet, nos endereços eletrônicos
www.fsadu.org.br ou
www.sousandrade.org.br, até o dia 5 de junho. O valor da taxa de participação é de R$ 40 e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 6 desse mesmo mês.
O
processo seletivo do
IEMA será constituído de uma única etapa: análise de títulos. O candidato deverá enviará os documentos comprobatórios da sua titulação via internet, através de ferramenta a ser disponibilizada na página eletrônica no período de 8 a 12 de junho.
Os arquivos deverão estar nos formatos PDF, JPG ou PNG, tendo cada um o máximo de 4 MB. Somente serão aceitos os documentos que estejam autenticados em cartório, frente e verso.
Mais informações sobre o processo seletivo do IEMA
A contratação dos candidatos aprovados será realizada de acordo com a necessidade e conveniência do
IEMA, dentro do prazo de validade do
processo seletivo (de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período).
Em caso de convocação, o contrato será de prestação de serviço, na condição de profissional autônomo, sem vínculo empregatício, temporário e semestral, de acordo com a necessidade do
IEMA, podendo ser prorrogado. Os contratados serão submetidos à avaliação institucional, o que poderá resultar no indicativo de não renovação.
Atribuições dos professores do IEMA
Materializar o processo educativo alicerçado na arte de influenciar e ser influenciado, estabelecendo vínculos de consideração, afeto e reciprocidade com os estudantes; contribuir para a construção da identidade do estudante como ponto de partida para elaboração do seu projeto de vida; fomentar nos estudantes a responsabilidade pessoal para que desenvolvam suas potencialidades, tomando a decisão de serem os principais condutores do seu projeto de vida; integrar-se aos estudantes com objetivo de gerar conhecimentos, articulando a mudança de atitudes a uma prática educativa transformadora; construir processos de aprendizagem significativa, conectando a experiência dos estudantes, com questões que possam gerar novos conceitos e significados para atuação no mundo do trabalho; planejar situações de ensino e aprendizagem que tenham como princípios: os quatro pilares da educação, pedagogia da presença, educação interdimensional e protagonismo juvenil; planejar, executar, avaliar, ajustar e registrar os objetivos, as atividades do processo educativo e seus resultados, numa perspectiva integradora, dimensionando-os no planejamento; estabelecer diálogo constante com os responsáveis dos estudantes, esclarecendo-os sobre o processo de ensino e aprendizagem, sobre o desenvolvimento dos educandos e das propostas de soluções adotadas, esclarecendo os objetivos propostos no cotidiano e colhendo contribuições; executar outras tarefas.
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