Concurso ITAIPU PR: publicado edital com 23 vagas

Oportunidades são para candidatos que têm os níveis médio, técnico e superior. Inscrições serão abertas no dia 26 de novembro

Ganhos de até R$ 7 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro
Publicado: 22/11/2018 - 10:48 | Atualizado: 22/11/2018 - 12:59

Serão abertas no dia 26 de novembro as inscrições do concurso público da ITAIPU Binacional, localizada no Estado do Paraná. A seleção visa o provimento de 23 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades. Ofertas serão lotadas nas cidades de Curitiba, Guaíra, Santa Helena e/ou Foz do Iguaçu.

Quem tem o ensino médio completo pode se inscrever para o emprego de profissional de nível suporte I almoxarife (1 vaga + CR), cujo salário inicial é de R$ 3.190,33. 

Para profissional de nível técnico I, as chances estão distribuídas entre os cursos técnicos de hidrologia (1 + CR), mecânica ou eletromecânica (1 + CR) e agropecuária, agrícola, florestal ou ambiental (1 + CR). O vencimento é de R$ 4.038,99.

Aqueles que têm o nível superior podem concorrer ao posto de profissional de nível universitário jr nas áreas de ciências contábeis (1 + CR), direito (1 + CR), engenharia elétrica (2 + CR), engenharia eletrônica, elétrica de automação ou de telecomunicações (1 + CR), engenharia civil (1 + CR), secretariado executivo (1 + CR), biblioteconomia ou gestão da informação (1 + CR), arquivologia ou gestão da informação (1 + CR), medicina veterinária (1 + CR), engenharia florestal (1 + CR), zootecnia (1 + CR), agronomia ou engenharia agrônoma (1 + CR), farmácia e bioquímica (1 + CR), pedagogia (1 + CR), psicologia (1 + CR), ciências biológicas ou ecologia (1 + CR), geografia (1 + CR) e comunicação social - jornalismo (1 + CR). As remunerações variam de R$ 6.111,93 a R$ 7.090,22.  

Concurso ITAIPU PR: inscrições e provas

A participação deverá ser garantida até as 17h do dia 2 de janeiro de 2019, exclusivamente pela internet, através do site www.nc.ufpr.br. Os valores da taxa de inscrição são de R$ 67 (ensino médio), R$ 78 (curso técnico) e R$ 100 (formação superior). 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de cinco horas, o exame será aplicado nas cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu no dia 3 de fevereiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Aqueles que pleiteiam o posto de profissional de nível universitário jr nas áreas de direito, secretariado executivo e comunicação social - jornalismo ainda serão submetidos à prova discursiva, eliminatória, na mesma data da objetiva. 

O concurso ainda contará com as seguintes etapas, eliminatórias: análise documental dos requisitos para todos os cargos e avaliação física para profissional de nível técnico I todos os cursos. 
 

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Atualizado: 22/11/2018 - 09:28

Concurso Seju PR: inscrições abertas para 61 vagas

Seleção conta com chances para analista de sistemas, supervisor de setor, técnico administrativo e técnico em informática

Quatro cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná (Seju PR) abriu nesta quinta-feira (22) as inscrições para o processo seletivo destinado a preencher 61 vagas temporárias na capital.

Os cargos de técnico administrativo (55 postos e salário de R$ 1.523,85) e técnico em informática (2 - R$ 1.523,85) são opções para candidatos com ensino médio

Curso superior é requisito para quem pretende concorrer a analista de sistemas (2 - R$ 3.657,27) e supervisor de setor (2 - R$ 3.657,27) 

Gratuitas, as inscrições serão recebidas até as 17h da próxima segunda-feira (26), exclusivamente via internet, por meio do endereço www.justica.pr.gov.br

A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de análise de títulos, com avaliação de três critérios: escolaridade, aperfeiçoamento profissional e tempo de serviço. 

O resultado final sairá até 5 de dezembro. Na sequência, os candidatos classificados serão convocados para apresentação dos documentos comprobatórios para contratação.  

O concurso da Seju PR terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um, a critério da pasta, conforme estabelece o edital.

Concurso Seju PR: atribuições dos cargos

Técnico administrativo - Executar atividades e serviços vinculados aos programas do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, objetivando, facilitando e promovendo a inserção e reinserção do trabalhador no mundo do trabalho, em especial atuando no acesso: à intermediação de mão de obra habilitação ao seguro-desemprego; à orientação profissional; à qualificação profissional; à geração de renda. Atender, orientar, entrevistar e cadastrar trabalhadores e empresas; Identificar, avaliar e validar perfis; Administrar cadastros de trabalhadores, vagas e empresas; Captar vagas de emprego; Inscrever trabalhadores em curso de qualificação profissional; Organizar e acompanhar a execução dos cursos promovidos; Encaminhar, convocar trabalhadores às vagas de emprego e cursos de qualificação; Administrar processos seletivo, pré-seleção e orientação profissional; Habilitar trabalhadores ao seguro-desemprego, acompanhar, monitorar e controlar o processo da habilitação ou indeferimento do benefício; Desempenhar atividades correlatas e necessárias ao desenvolvimento da atividade principal, como: Atendimento ao público, por telefone, meio eletrônico e presencial; Recepção; Triagem de pessoas; Entregar e chamar senha; Efetuar contatos interno e externo; Operar sistema informatizado e gerir sistemas próprios; Elaborar relatórios, planilhas e correspondências; Realizar a recepção de documentos, conferir, acompanhar, organizar e arquivar; Fotocopiar e digitalizar documentos; Participar de eventos de capacitação quando solicitado; Realizar procedimentos em conformidade com as normativas em vigor; Cumprir metas estabelecidas.

Técnico em informática - Prestar suporte técnico presencial ou à distância diretamente a grupo de usuários da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos - SEJU, que exercem suas funções em unidades da SEJU em diversos municípios do Paraná. Prestar serviços burocráticos relacionados a área de informática como por exemplo: controle de estoque e levantamentos patrimoniais, cotação e processos de compras na área de informática. Prestar serviços técnicos de manutenção de equipamentos, configuração e instalação de aplicativos e sistemas operacionais. Desenvolver configuração de ambiente de rede, confecção de cabos, instalação de equipamentos, montagem e desmontagem de microcomputadores. Realizar outras atividades correlatas, de acordo com as necessidades apresentadas. 

Analista de sistemas - Efetuar o levantamento de requisitos, codificar, implantar sistemas. Prestar suporte técnico e ministrar treinamentos. Desenvolver manuais do usuário e documentação de sistemas, os sistemas a serem desenvolvidos e/ou mantidos poderão ser para web ou cliente/servidor e consistem em aplicações financeiras, contábeis, de planejamento e prestação de contas. Desenvolver sites na Internet e aplicações web específicas para as áreas que implementam os programas de governo sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos - SEJU. Realizar outras atividades correlatas, de acordo com as necessidades apresentadas.

Supervisor de setor - Executar atividades e serviços vinculados aos programas do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, objetivando, facilitando e promovendo a inserção e reinserção do trabalhador no mundo do trabalho, em especial atuando no acesso: à intermediação de mão de obra habilitação ao seguro-desemprego; à orientação profissional; à qualificação profissional; à geração de renda. Acompanhar, monitorar e supervisionar as funções exercidas pelos técnicos administrativos; Emitir relatórios dos programas e ou outros executados na unidade de atendimento; Oferecer suporte técnico e operacional à equipe (informações gerais, atualizações do sistema, legislação vigente); Dirimir dúvidas da equipe quanto aos serviços oferecidos aos trabalhadores e empregadores; Prestar assessoramento à chefia imediata; Produzir e consolidar informações; Proporcionar o encaminhamento devido aos questionamentos e necessidades da equipe técnica; Corrigir posturas e comportamentos inadequados, individualmente e/ou da equipe. Acompanhar o desempenho da equipe (individual e coletivo). Ministrar palestras motivacionais; Atuar direta e indiretamente em: processos seletivos; pré-seleções; orientações profissionais; dinâmicas de grupo; validação e verificação de perfis de trabalhadores, vagas e empregadores; elaboração e análise de programas, conteúdos, metodologias de cursos, palestras e eventos diversos; Elaborar relatórios, planilhas, documentos; Realizar visitas externas de atendimento; Emitir pareceres e recomendações, além de outras tarefas necessárias à tomada de decisões, ao planejamento, desenvolvimento e melhoria da unidade de atendimento. Desempenhar atividades correlatas e necessárias ao desenvolvimento da atividade principal, como: Atendimento ao público, por telefone, meio eletrônico e presencial; Recepção; Triagem de pessoas; Efetuar contatos interno e externo; Operar sistema informatizado e gerir sistemas próprios; Realizar a recepção de documentos, conferir, acompanhar e organizar; Participar de eventos de capacitação quando solicitado; Realizar procedimentos em conformidade com as normativas em vigor; Cumprir metas estabelecidas.

Cronograma do concurso Seju PR


 

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Atualizado: 19/11/2018 - 09:40

Liquigás: divulgado gabarito de concurso com 1.349 vagas

Oportunidades do edital são para diversos cargos, de todos os níveis de escolaridade. Os salários iniciais chegam a R$ 4,8 mil

Em 17 Estados e DF

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Fundação Cesgranrio divulgou nesta segunda-feira (19) os gabaritos da prova objetiva do processo seletivo público da Liquigás. A seleção visa o preenchimento de 1.349 vagas, sendo 74 imediatas e 1.275 para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Os candidatos podem conferir no site www.cesgranrio.org.br as provas e gabaritos da avaliação, que foi aplicada no último domingo (18). O exame contou com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos e conhecimentos específicos. 

Vagas do concurso da Liquigás

Aqueles que têm o ensino fundamental incompleto disputam a função pública de ajudante de carga e descarga I (19 vagas + 345 CR), cujo salário inicial é de R$ 1.321,09.

Quem concluiu o ensino fundamental concorre ao emprego de oficial de produção I (23 + 725 CR), com ganho de R$ 1.691,10.

Para ensino médio, as chances do edital são para os cargos de ajudante de motorista granel I (1 + 5 CR), assistente administrativo I (1 + 5 CR), assistente de logística I (8 + 40 CR), oficial de manutenção I elétrica (1 + 5 CR), oficial de manutenção I mecânica (1 + 10 CR), operador de gás I (5 + 35 CR), técnico de instalações I (1 + 5 CR) e técnico de segurança do trabalho I (1 + 5 CR). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.321,09 e R$ 2.984,14.

• APOSTILAS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS
• CURSOS CONCURSO LIQUIGÁS 2018 - DIVERSOS CARGOS

Nível superior é requisito para profissional de vendas júnior (6 + 30 CR), profissional júnior - comunicação social (1 + 20 CR), profissional júnior - direito (1 + 15 CR), profissional júnior - economia (3 + 20 CR), profissional júnior TI analista de sistemas (1 + 5 CR) e profissional júnior TI arquiteto de soluções (1 + 5 CR). As remunerações são de R$ 3.583,26 para profissional de vendas júnior e R$ 4.894,08 para os demais postos. 

A Liquigás ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: vale-gás; vale-refeição ou refeitório no local; vale-alimentação; vale-transporte; convênio farmácia; convênio odontológico; auxílio a filho excepcional; auxílio-funeral; seguro de vida em grupo; e auxílio-creche.

Ofertas serão lotadas nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Somente em São Paulo, são oferecidas 346 vagas.

Concurso Liquigás: informações sobre as provas

Além da prova objetiva, o processo seletivo ainda contará com a seguinte avaliação: prova de capacidade física para ajudante de carga e descarga e de oficial de produção.

As provas objetivas foram aplicadas nas cidades de Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Goiânia/GO, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Belém/PA, Natal/RN, Palmas/TO, Vitória/ES e Campo Grande/MS.  

O participante deverá acompanhar todas as publicações referentes ao processo seletivo no site da Fundação Cesgranrio. 

Mais informações sobre a Liquigás 

A Liquigás, fundada em 1953, foi adquirida pela Petrobras Distribuidora S.A. em 2004 e em novembro de 2012 passou a ser subsidiária direta da Petrobras. Ela atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de gás liquefeito de petróleo, também conhecido como GLP. Está presente em 23 Estados (exceto Amazonas, Acre e Roraima).

A empresa conta com 23 centros operativos, 19 depósitos, 1 base de armazenagem e carregamento rodo-ferroviário, 4 unidades de envasamento em terceiros e uma rede com aproximadamente 4.800 revendedores autorizados, além de sua sede, na cidade de São Paulo/SP.

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Atualizado: 16/11/2018 - 15:58

Concurso Chopinzinho: vagas para níveis médio e superior

Oferta do edital é quatro vagas e cadastro reserva. Inscrições serão recebidas entre 20 de novembro e 17 de dezembro

No Paraná

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Serão abertas no dia 20 de novembro as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Chopinzinho, localizada no Estado do Paraná. A seleção visa o provimento de quatro vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

O cargo de técnico administrativo (1 vaga) requer diploma de conclusão de curso de ensino médio e paga R$ 2.201,86. 

Aqueles que têm o nível superior podem se inscrever para os postos de analista legislativo (1), assessor de comunicação (1), contador (CR) e secretário geral (1). As remunerações oscilam entre R$ 2.250 e R$ 4.200. 

As inscrições serão recebidas até o dia 17 de dezembro, exclusivamente pela internet, através do site www.concursosfau.com.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 100 (ensino médio) e R$ 200 (nível superior). 

Todos os candidatos executarão a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, no dia 10 de fevereiro de 2019. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico e matemática, conhecimento gerais e/ou conhecimentos específicos. 

Os cargos que exigem nível superior ainda serão submetidos a análise de títulos e experiência profissional, unicamente classificatória. 

 

Atribuições do técnico administrativo da Câmara de Chopinzinho PR 

 

Preparar as proposições, editais, convites, convocações e demais atos legislativos, controlando os prazos estabelecidos; arquivar documentos e discursos inseridos em atas e zelar pelos livros de atas, de oradores inscritos e de presença dos vereadores; controlar e arquivar publicações referentes a leis, resoluções e todos os atos administrativos da câmara municipal; dar andamento aos processos até sua fase final de tramitação; receber e anotar documentos e demais papéis, juntá-los, quando for o caso, distribuí-los e controlar sua tramitação; redigir, numerar e encaminhar a correspondência recebida e enviada pela câmara; divulgar e publicar atos oficiais do legislativo; acompanhar o cumprimento dos prazos dos projetos encaminhados para a sanção do executivo municipal e vetos recebidos do prefeito; redigir, digitar e registrar em livros próprios os atos, pareceres e relatórios das comissões e os atos em geral do Poder Legislativo; elaborar e expedir os atos da mesa, da presidência, das comissões, portarias, resoluções, decretos legislativos, autógrafos de leis, editais, certidões, leis promulgadas pelo legislativo, contratos, convocações em geral, avisos e demais documentos; manter em arquivo, cópia de todos os documentos e atos do Poder Legislativo; preparar os termos de posse dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e termos de compromisso e posse dos funcionários da câmara; preparar a resenha do expediente e da ordem do dia; manter em arquivo, separadamente, os processos destinados à ordem do dia; lançar os despachos em todas as proposições, correspondências e demais documentos, de conformidade com a deliberação do plenário e da mesa; minutar e expedir certidões, à vista de despacho da autoridade competente; executar outras tarefas. 

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Atualizado: 16/11/2018 - 10:10

Câmara de Ventania PR inscreve para concurso até domingo

Edital reúne chances para secretário administrativo e contador, com exigência de níveis médio e superior, respectivamente

Duas vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Terminam neste domingo (18), às 23h59, as inscrições para o concurso da Câmara de Ventania, no Paraná, destinado a preencher duas vagas.  

Uma das oportunidades é para secretário administrativo, que cobra ensino médio e oferece salário de R$ 1.500.

O segundo cargo é o de contador legislativo, com exigência de curso superior em ciências contábeis e salário de R$ 1.500. 

Os interessados devem acessar o site www.fundacaofafipa.org.br para realizar a inscrição. As taxas custam R$ 80 (secretário) e R$ 100 (contador). 

A seleção envolverá prova objetiva (ambas as funções), marcada para 9 de dezembro, e avaliação de títulos (apenas para contador), em período a ser definido. 

O concurso da Câmara de Ventania terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do Legislativo, conforme estabelece o edital.

Concurso Câmara Ventania: atribuições do secretário administrativo

I. Elaboração de convite e participação nas audiências públicas; II. Divulgação e publicação das audiências públicas; III. Lavrar a ata das audiências Públicas; IV. Elaborar certidões e declarações referentes a assuntos de pessoal; V. Manter atualizados os dados funcionais dos servidores e dos Vereadores da Câmara Municipal; VI. Providenciar os expedientes necessários à nomeação, exoneração, demissão, e promoção dos servidores; VII. Responsável pela documentação relativa à posse dos Vereadores, bem como da Transmissão de Cargos da Mesa Executiva realizada anualmente; VIII. Publicação de todos os atos relativos à pessoal; IX. Solicitar declaração de bens à servidores e vereadores de acordo com a legislação vigente. X. Analisar e informar sobre a concessão de direitos, vantagens e enquadramento de servidores, de acordo com o Plano de Cargos e Vencimentos, encaminhando-os ao Assessor Jurídico para parecer; XI. Analisar os Projetos de Leis, Resoluções, Decretos, Portarias e demais atos referentes à área de pessoal; XII. Manter controle de benefícios concedidos aos servidores; XIII. Elaborar, redigir, revisar, encaminhar e digitar ofícios, despachos e demais atos da área de Pessoal; XIV. Manter atualizadas informações de Pessoal junto à Seguradoras e Bancos; XV. Entrega da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - Ministério do Trabalho e Emprego. XVI. Organizar todos os procedimentos e documentos relativos às licitações e contratos; XVII. Acompanhamento e controle relativo ao seguro de veículos e imóvel; XVIII. Controle de pagamento de seguro DPV AT veículos oficiais do Legislativo; XIX. Encaminhar pedidos e solicitações de compras e prestações de serviços para área ao setor de compras XX. Fazer anotações e registros e executar trabalhos de escrituração de livros e fichas que não sejam de contabilidade; XXI. Elaboração de documentos relativos às publicações dos Relatórios de Gestão Fiscal realizadas pela Câmara; XXII. Lavrar certidões e fazer anotações e registros; realizar pesquisas e diligências sobre processos diversos; XXIII. Exercer outras atividades envoltas à sua área de atuação; XXIV. Executar serviços de digitação que lhe forem atribuídos; XXV. Substituir eventuais ausências de servidores, desenvolvendo tarefas práticas e mecânicas. XXVI. Suprir a organização, levantamento e registro patrimonial.

Concurso Câmara Ventania: conteúdo programático para secretário administrativo

Língua portuguesa - Análise e interpretação de texto (compreensão global; ponto de vista do autor; ideias centrais desenvolvidas em cada parágrafo, inferências); Gêneros e Tipologias textuais; Elementos de coesão e coerência textual; Ortografia Oficial (acentuação gráfica, letra e fonema, sílaba, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos); Emprego das classes de palavras; Semântica (sinônimos e antônimos, significação das palavras, sentido conotativo e denotativo); Funções sintáticas; Concordâncias nominal e verbal; Pontuação; Uso dos porquês.

Matemática - Números reais: operações, múltiplos e divisores, resolução de problemas; Conjunto dos números inteiros: operações e problemas; Conjunto dos números racionais: operações, representação decimal; Sistemas de medidas: sistema métrico decimal, unidades de comprimento, área, volume e massa, unidades usuais de tempo; geométrica, grandezas direta e inversamente proporcionais, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples e compostos; Cálculos algébricos: expressões algébricas, operações, produtos notáveis, fatoração, frações algébricas, cálculos com potências e radicais, expoentes fracionários e negativos, equações do primeiro e segundo grau, resolução de problemas.

Informática - Ambientes operacionais: Windows; Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer); conceitos de tecnologias relacionadas à Internet, e-mail, navegador de internet (Chrome, Internet Explorer e Mozilla Firefox); busca e pesquisa na web.

Conhecimentos específicos -Noções Básicas de administração: planejamento, organização, direção e controle; liderança e trabalho em equipe; atendimento ao público: comunicação, postura profissional e relações interpessoais; organização e gestão de documentos; tipos de correspondências oficiais e suas especificações; controle de material de expediente: planejamento e utilização e organização do ambiente de trabalho. Noções básicas de licitação. Elaboração de certidões e declarações.
 

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Atualizado: 13/11/2018 - 16:16

Ministério da Fazenda aguarda aval para 1.301 vagas

Solicitação para a abertura de concurso do Ministério da Fazenda refere-se a vários cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino

Concurso nacional

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Ministério o Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda avalia o pedido do concurso do Ministério da Fazenda (MF), encaminhado no ano passado. A solicitação requer um total de 1.301 vagas para o seu quadro de pessoal.

A seleção precisa realizada devido à grande defasagem de pessoal no MF. Atualmente, existem 3.148 postos vagas, sendo 2.254 referente aos cargos de nível médio e 894 para ensino superior.

As oportunidades do concurso do Ministério da Fazenda requeridas ao Planejamento estão distribuídas da seguinte maneira: assistente técnico administrativo (904), analista técnico administrativo (257), arquiteto (12), arquivista (9), bibliotecário (12), contador (53), engenheiro (15), enfermeiro (5), pedagogo (6), psicólogo (6) e técnico em comunicação social (22).

Para concorrer ao posto de assistente é necessário possuir ensino médio completo, enquanto as demais funções aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais atuais oscilam entre R$ 3.953,68 e R$ 6.388,27, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

A solicitação do concurso do Ministério da Fazenda 2018/2019 encaminhada ao MPDG não apresentou as regiões de lotação das oportunidades, mas é bem provável que São Paulo e Distrito Federal sejam os locais com a maior quantidade de oportunidade, e o motivo é que no último certame eles não foram abrangidos.

• CURSO CONCURSO MINISTÉRIO DA FAZENDA 2018 - DIVERSOS

O detalhe do processo seletivo que pode ser dado como certo é a escolha da empresa organizadora, que será a Esaf (Escola de Administração Fazendária), como de costume nos concursos do órgão. Assim, os candidatos podem ir se preparando com as provas e os editais de seleções anteriores, uma vez que a banca se repete.

Concurso Ministério da Fazenda: outras oportunidades

Junto com as vagas para o seu próprio quadro de pessoal, o MF pediu mais 3.040 chances distribuídas entre os seus órgãos vinculados. Os postos são para os níveis médio e superior.

Para a Receita Federal são as 630 vagas para auditor-fiscal e as 1.453 para analista tributário. O quadro do Tesouro Nacional é composto pelas colocações de auditor federal de finanças e controle (30) e técnico de finanças e controle (70), enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) fica com a função de procurador da Fazenda (240). 

Para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o pedido contempla 16 oportunidades para a carreira de inspetor, 30 para analista e 82 para agente executivo.

Na Superintendência de Seguros Privados (Susep), são 55 chances para analista técnico. Por fim, as demais profissões se destinam ao quadro da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), sendo elas as de especialista em previdência social (48), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

Esses detalhes foram divulgados pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). 

Concurso Ministério da Fazenda: edital anterior

No início de 2014, o MF abriu processo seletivo visando a contratar 1.026 profissionais na carreira de assistente. As chances disponibilizadas pelo certame foram distribuídas entre os Estados do Acre (18 vagas), Alagoas (14), Amazonas (28), Amapá (6), Bahia (80), Ceará (53), Espírito Santo (14), Goiás (31), Maranhão (30), Minas Gerais (101), Mato Grosso do Sul (34), Mato Grosso (27), Pará (55), Paraíba (20), Pernambuco (52), Piauí (17), Paraná (97), Rio de Janeiro (61), Rio Grande do Norte (17), Rondônia (13), Roraima (8), Rio Grande do Sul (155), Santa Catarina (74), Sergipe (9) e Tocantins (12).

Todos os candidatos passaram por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos com 70 perguntas de múltipla escolha. Os assuntos abordados nos testes foram língua portuguesa; matemática e raciocínio lógico; conhecimentos de informática; atualidades; gestão de pessoas e do atendimento ao público; ética do servidor na administração pública; administração pública brasileira; e regime jurídico dos agentes públicos.

Concurso Ministério da Fazenda: sobre o órgão

O Ministério da Fazenda é o órgão da estrutura administrativa da República Federativa do Brasil responsável pela formulação e execução da política econômica.

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Atualizado: 13/11/2018 - 10:34

Último dia de inscrição para concurso em Pérola d'Oeste

Prefeitura preencherá postos de engenheiro civil e médico. Salários alcançam R$ 10,8 mil

Cinco vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Terminam nesta terça-feira (13) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Pérola d'Oeste, no Paraná, destinado a preencher cinco vagas de nível superior, além de formar cadastro reserva.

O edital reúne ofertas para engenheiro civil (1 oportunidade e remuneração de R$ 5.926,41), médico - 20 horas (2 - R$ 5.400) e médico - 40 horas (2 - R$ 10.800).

Os interessados devem acessar a página www.institutobrasil.net.br para realizar a inscrição. O valor da taxa é o mesmo para as três funções: R$ 150.  

Agendada para 9 de dezembro, a prova objetiva apresentará 40 questões sobre língua portuguesa, legislação e conhecimentos gerais e específicos.

O concurso da Prefeitura de Pérola d'Oeste terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Pérola d'Oeste: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - Compreensão e interpretação de textos. Ortografia oficial, incluindo as alterações promovidas pelo Novo Acordo Ortográfico. Flexão em gênero e número dos substantivos e adjetivos. Acentuação gráfica, incluindo as alterações promovidas pelo Novo Acordo Ortográfico. Emprego de crase. Emprego de conectivos, pronomes e numerais e advérbios. Colocação pronominal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego de sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Sintaxe da oração (período simples: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração) e do período (período composto por coordenação e por subordinação). Processos de formação de palavras. Conjugação e emprego de verbos. Empregos dos sinais de pontuação.

Conhecimentos gerais e legislação -  História do Brasil: República Velha (1889 e 1930), Revolução de 1930 e a Era Vargas, Estado Novo (1937 a 1945), República Liberal-Conservadora (1946 a 1964), Militarismo, Nova República e Brasil Contemporâneo. Atualidades em: política, economia, sociedade, educação, tecnologia e energia nos últimos dois anos. Problemas ambientais, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Espaço natural brasileiro: clima, relevo, vegetação, hidrografia e recursos minerais e energéticos. Aspectos históricos e geográficos do Município. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988 e suas atualizações. (arts. 1º a 14 e arts. 37 a 43).
 

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Atualizado: 13/11/2018 - 10:23

Guarapuava PR: publicado edital de concurso com 71 vagas

Oportunidades são para funções de todos os níveis escolares, com salários que chegam a R$ 10,7 mil. Inscrições serão abertas em 19 de novembro

Vários cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado do Paraná, a Prefeitura Municipal de Guarapuava publicou um novo edital de concurso público que visa o provimento de 71 vagas do seu quadro de pessoal. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Quem tem o ensino fundamental pode disputar as funções de auxiliar operacional (1 vaga + CR), auxiliar de saúde bucal (1 + CR), eletricista (1 + CR), marceneiro (1 + CR), mecânico (1 + CR), motorista de ambulância (1 + CR), motorista de veículos leves (1 + CR), motorista de veículos pesados (1 + CR), operador de escavadeira (1 + CR), operador de motoniveladora (1 + CR), operador de retroescavadeira (1 + CR), operador de rolo compactador (1 + CR) e servente de obras (3 + CR).

Para ensino médio e/ou curso técnico, as chances do edital são para os cargos de agente comunitário de saúde (CR), agente de combate às endemias (1 + CR), agente de trânsito (1 + CR), agente social (CR), atendente ao educando (1 + CR), fiscal de estacionamento rotativo (1 + CR), fiscal geral (1 + CR), oficial administrativo (1 + CR), secretária escolar (1 + CR), técnico em segurança do trabalho (CR), técnico agrícola (CR), técnico em prótese dentária (CR) e técnico em saúde bucal (CR).

Nível superior é requisito para analista de sistemas (CR), assistente social (1 + CR), avaliador imobiliário (CR), biomédico (CR), cirurgião dentista (10 + CR), cirurgião dentista - endodontia (CR), cirurgião dentista - periodontia (CR), contador (1 + CR), enfermeiro (1 + CR), engenheiro agrônomo (CR), engenheiro ambiental (1 + CR), engenheiro civil (1 + CR), engenheiro químico (1 + CR), farmacêutico/bioquímico (1 + CR), fiscal tributário (1 + CR), fisioterapeuta (1 + CR), fonoaudiólogo (CR), médico generalista de ESF (1 + CR), médico generalista de pronto atendimento (5 + CR), nutricionista (CR), pedagogo social (1 + CR), procurador (1 + CR), professor (20 + CR), professor de atendimento educacional especializado (CR), professor de educação física (CR), psicólogo (1 + CR) e veterinário (1 + CR). 

Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Guarapuava partem de R$ 1.043,11 e chegam a R$ 10.753,83. 

Etapas do concurso da Prefeitura de Guarapuava PR

As inscrições serão recebidas entre os dias 19 de novembro e 6 de dezembro, exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora do certame, que é a FAUEL (www.fauel.org.br). Os valores da taxa de participação variam de R$ 60 a R$ 100. 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva de múltipla escolha que versará sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, informática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. O exame será aplicado nos dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019. 

O concurso ainda contará com as seguintes avaliações, para alguns cargos: prova prática; prova escrita discursiva; e análise de títulos. 
 

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Atualizado: 08/11/2018 - 15:30

Reformas de Bolsonaro e o impacto na geração de empregos

Conversamos com especialistas sobre como a criação do Superministério da Economia e a indefinição do Ministério do Trabalho poderão impactar na vida dos trabalhadores

Fusão dos ministérios

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A reforma ministerial do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que aos poucos vai anunciando as mudanças que veremos em 2019, gera dúvidas e incertezas na cabeça de muitos brasileiros, especialmente nas áreas da economia e do trabalho. Conversamos com especialistas sobre como a fusão dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior, que ficou conhecido como “Superministério da Economia”, além da indefinição da pasta Trabalho, que poderá manter o status de ministério ou virar secretaria, poderão impactar na geração de emprego, especialmente na iniciativa privada.

Na visão de Cleverson Luiz Pereira, professor de cenários econômicos do Centro Universitário Internacional – Uninter, é preciso ressaltar que o Superministério da Economia necessitará de tempo para alinhar sua nova estrutura de funcionamento, já que sua criação envolverá a fusão de outros ministérios. Em plenas condições de atuação, a nova pasta poderá promover a agilidade das decisões e criar impactos dentro da economia. “Economia ágil gera riquezas e postos de trabalho com maior frequência e impacta de forma positiva na geração de empregos”, afirma.

Para exemplificar uma ação ágil, Cleverson cita que o superministério poderia dar acesso amplo a todos os empreendedores brasileiros, sem distinção, ao crédito de desenvolvimento através de programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a desburocratização da abertura de empresas.

Por outro lado, Silvio Soledade, consultor e coordenador da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), recorda que não será a primeira tentativa de agrupar órgãos públicos. “Já tentamos na gestão Collor constituir um Superministério da Economia e a experiência não deu certo. O foco dos ministérios são diferentes, enquanto o Ministério do Planejamento é voltado para o funcionamento da máquina pública, os outros (Fazenda e Indústria e Comércio) são voltados para a iniciativa privada”, explica.

Silvio avalia que é prematuro entender como será o funcionamento e a atenção das demandas geradas pelos ministérios, antes separados e agora sob um único comandante. A interlocução entre o novo órgão e as empresas da iniciativa privada deverá ser bem executada para evitar frustrações de ambos os lados. “Os industriais poderão pressionar o governo com ameaças de demissão em massa em função desta falta de interlocução. Pode ser só pressão ou pode ser também que a ausência de um diálogo com o novo governo possa impactar não somente em demissões, mas principalmente na geração de novas vagas na iniciativa privada”, completa.

Resultados não devem vir a curto prazo

Ambos os especialistas entrevistados concordam que os impactos da reforma ministerial não devem ser a curto prazo. Vale destacar que no caso do Superministério da Economia serão três pastas unificadas em uma. “Em virtude da grande estrutura a ser adaptada e da nova lógica de funcionamento do superministério, que deverá levar um tempo para maturidade, não teremos impactos em curto prazo, mas vejo boas perspectivas para o final de 2019 e o começo de 2020”, prevê Cleverson.

Deve levar um tempo para que seja estabelecido um elo de afinidade do novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro com o mercado, acredita Silvio. “Pelos diálogos iniciais não me parece que essa convergência acontecerá no curto prazo. O governo vai ter de provar para que veio”, diz.

Reforma ministerial x Geração de emprego

Quando perguntado sobre até que ponto uma reforma ministerial poderia contribuir para empregabilidade, o coordenador da ABMEN explica que a geração de emprego no curto prazo dependerá de investimento em infraestrutura. “E isto só vai acontecer na hora que o governo tomar pé da situação. Não me parece que será foco no primeiro ano do governo”, salienta. Silvio acrescenta que os primeiros meses da nova gestão poderão trazer bons indícios. “Um bom sinal será o equilíbrio das contas públicas e a reconquista da confiança por parte dos investidores, que poderá acontecer nas iniciativas que serão implementadas e no diálogo com o Congresso no primeiro semestre”.

Cleverson comenta que o ponto principal de uma reforma ministerial é enxugar estruturas “inchadas”, capaz de ser igual ou mais eficiente do que a antiga. “No caso do superministério, se ele funcionar da maneira apresentada pela equipe do novo governo, trará agilidade na tomada de decisões fundamentais para o desenvolvimento da economia. Uma vez aquecida, a economia fortalece a geração de riquezas e contribui para abertura de novos postos de emprego”.

Cortar encargos trabalhistas é pouco, dizem especialistas

Em entrevista durante o período de eleições, o economista Paulo Guedes, futuro ministro da nova pasta da economia, disse que pretende cortar encargos trabalhistas e gerar até 10 milhões de empregos em dois ou três anos. Na visão de Cleverson, a medida poderá ajudar, mas não será o suficiente, pois a estratégia para fomentar a geração de emprego em um único mandato vai além de cortes em encargos trabalhistas. “Outras medidas são necessárias, como impulsionar o crescimento econômico, apoiar projetos de investimentos dos novos e antigos empresários (reduzir a burocracia), desenvolver obras de infraestrutura pelo país, facilitar e baratear o acesso ao crédito para as pessoas físicas e jurídicas, entre outros”.

Silvio reforça que além de cortar encargos trabalhistas, o que vai determinar o crescimento nos índices de empregabilidade é a situação econômica do país. “Independentemente da desoneração da folha de pagamento, isto só acontecerá se houver perspectivas de crescimento da economia, investimento em infraestrutura e a conquista da confiança dos investidores externos”.

A indefinição do Ministério do Trabalho

Após confirmar a extinção do Ministério do Trabalho no início de novembro, Jair Bolsonaro voltou atrás na última terça-feira, 13, e disse que manteria a pasta com status de ministério. Porém, na manhã de quarta-feira, 14, um novo recuo. O presidente eleito declarou que enxugará o órgão, mas que ainda não está definido se o ministério se manterá como tal ou se virará uma secretaria. “Legislação trabalhista está preservada. Não importa se vai ter status de ministério, pouco tem a ver”, afirmou Bolsonaro em entrevista à TV Record.

Ainda de acordo com Bolsonaro, a pasta Trabalho não deverá se juntar a Indústria e Comércio, que será incorporada ao Superministério da Economia e comandada pelo economista Paulo Guedes.

Em meio a indefinição de Bolsonaro, vale destacar que o Ministério do Trabalho é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Também é incumbido de fiscalizar os postos de trabalho e participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional.

“Do ponto de vista do empregado, o Ministério do Trabalho é o responsável pela gestão dos direitos e deveres dos trabalhadores em suas relações com os empregadores e fiscaliza para que os direitos e deveres sejam preservados. Já do ponto de vista do empregador, o bom empregador sofrerá com a concorrência desleal de empregadores aproveitadores, capazes de contratar mão de obra em condições ‘escravas’, uma vez que não existe mais um ministério específico e atuante no mercado de trabalho”, finaliza o professor Cleverson.

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Atualizado: 07/11/2018 - 09:53

Castro PR recebe inscrições de concurso com 29 vagas

Oportunidades estão distribuídas entre os cargos de agente administrativo, professor e secretário escolar. Prazo se encerrará em 13 de novembro

Níveis médio e técnico

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Castro, localizada no Estado do Paraná, está com inscrições abertas de concurso público para provimento de 29 vagas do seu quadro de pessoal. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Quem tem o ensino médio pode se inscrever para as funções de agente administrativo (4 vagas + CR) e professor I (21 + CR). Os respectivos salários iniciais são de R$ 1.213,73 e R$ 1.227,68. 

O cargo de secretário escolar (4 + CR) exige curso técnico nas áreas de secretariado, administração, contabilidade, finanças, informática ou recursos humanos e paga R$ 1.560,52. 

Para participar basta preencher a ficha cadastral no site www.klcconcursos.com.br e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 30 (professor), R$ 40 (agente administrativo) e R$ 50 (secretário escolar). O prazo se encerrará no dia 13 de novembro. 

Concurso Prefeitura de Castro PR: provas

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico e conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada na cidade de Castro/PR no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado a partir do dia 21 de novembro. 

Aqueles que pleiteiam o posto de professor ainda serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória. 

Descrição dos cargos da Prefeitura de Castro PR

Agente administrativo - realizar tarefas administrativas burocráticas de caráter rotineiro, com iniciativa própria, prestar informações para o público interno e externo inerentes a função.

Professor - formar cidadãos críticos, reflexivos e criativos, atuando de forma significativa, baseada num desempenho que favoreça a igualdade de oportunidades para tornar o aluno autônomo.

Secretário escolar - executar e assessorar as atividades escolares. Responder administrativamente e legalmente pela escrituração e documentação escolar, correspondências e processos referentes à vida do estabelecimento de ensino e à vida escolar dos alunos.
 

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Atualizado: 06/11/2018 - 15:11

Concurso Ibama: pedido de autorização segue em análise

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

1.888 vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Um dos concursos federais mais esperados e que depende de autorização do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) é o do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O órgão solicitou o preenchimento de 1.888 vagas para o seu quadro de pessoal.

Do total de oportunidades requeridas, 759 destinam-se à carreira de técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

Para concorrer aos cargos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama deve-se ter nível superior completo, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com apenas ensino médio.

Atualmente, as remuneração iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

• CURSO CONCURSO IBAMA 2018 - ANALISTAS ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL

Espera-se que o ministro do Planejamento libere o mais rápido a autorização para o concurso do Ibama, ainda mas que o órgão não tem nenhuma seleção vigente.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

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Atualizado: 05/11/2018 - 15:55

Concurso Bacen para 220 vagas segue no aguardo do aval

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

 

É grande a expectativa para que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) libere a autorização para a abertura do novo concurso do Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Em maio, o órgão encaminhou um pedido para o preenchimento de 200 vagas.

Das oportunidades pleiteadas, 200 destinam-se à carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era para 800 postos de analista, 150 de técnico e 40 de procurador.

O concurso Bacen é um dos vários que precisam ser realizados realizados urgentemente devido à grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

Concurso Bacen: Sobre os cargos

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, requer certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - PROCURADOR

Concurso Bacen: edital anterior para técnico e analista

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. A exigência era de ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Todos os profissionais contratados pelo concurso foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Concurso Bacen: último edial de procurador

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades na função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 05/11/2018 - 10:17

Ivaté PR inscreve para concurso com 17 vagas

Ofertas do edital são para candidatos de todos os níveis escolares. Participação deverá ser garantida até o dia 10 de novembro

Ganhos de até R$ 4,1 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Ivaté, localizada no Estado do Paraná, está com inscrições abertas de concurso público que visa o preenchimento de 17 vagas. A seleção ainda formará cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos alfabetizados podem se inscrever para as funções de gari (CR) e tratorista (1 vaga). Já para quem tem o ensino fundamental incompleto, as chances do edital são para os empregos de motorista (1) e operador de máquina (1). 

Ensino médio e/ou curso técnico são requisitos para os cargos de agente administrativo (1), auxiliar de enfermagem (2), cuidador da Casa Lar (2), orientador social (1), técnico em informática (CR), telefonista (CR), agente de combate às endemias (3), professor dos anos iniciais do ensino fundamental (2) e professor de educação infantil (1). 

Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de arquiteto (CR), assistente social (1), dentista (CR), enfermeiro (1), farmacêutico (CR), médico veterinário (CR), nutricionista (CR), psicólogo (CR) e profissional de educação física (CR).

Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Ivaté partem de R$ 1.117,84 e chegam a R$ 4.112,93. 

Concurso Prefeitura de Ivaté PR: inscrições e provas 

A participação deverá ser garantida até o dia 10 de novembro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.ruffoconcursos.com.br. Os valores da taxa de inscrição variam de R$ 60 a R$ 100. 

A primeira etapa a ser disputada pelos participantes será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado no município de Ivaté/PR no dia 13 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

O concurso ainda contará com as seguintes avaliações: prova prática para os cargos de motorista, operador de máquinas, técnico em informática e tratorista, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para nível superior e professores, unicamente classificatória. 
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 11:10

Concurso CICA PR: inscrições abertas para seis vagas

A participação no concurso do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental deverá ser garantida até o dia 8 de novembro

Níveis técnico e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA), com sede no município de Paranavaí, localizado no Estado Paraná. A seleção visa o provimento de seis vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos que têm curso técnico podem disputar as funções de técnico agrícola (1 vaga + CR) e técnico ambiental (1). O salário inicial é de R$ 2.060,32. 

Quem tem o nível superior pode se inscrever para os cargos de engenheiro civil (CR) e analista ambiental nas especialidades de biólogo (1), engenheiro agrônomo (1 + CR), engenheiro ambiental (1) e médico veterinário (1). A remuneração é de R$ 3.800. 

O CICA é composto pelos municípios de Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Inajá, Mirador, Nova aliança do Ivaí, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Manoel do Paraná, Tamboara e Terra Rica.

Concurso CICA PR: inscrições e provas

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site da banca organizadora do certame, a Consesp (www.consesp.com.br), e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 70 (curso técnico) e R$ 100 (nível superior). O prazo se encerrará no dia 8 de novembro. 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo sete de língua portuguesa, cinco de informática, três de conhecimentos gerais e três de conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada na cidade de Paranavaí/PR na data provável de 9 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado no site da Consesp com antecedência mínima de cinco dias. 
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 10:16

Concurso AGU: últimos dias de inscrição para 100 vagas

Concurso conta com oportunidades para quem possui nível superior em qualquer área ou áreas específicas. Remunerações iniciais de R$ 6,2 mil. Provas em 9 de dezembro, em todas as capitais

Diversos cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 4 de novembro (domingo) as inscrições do concurso público da Advocacia-Geral da União (AGU). A seleção visa o provimento de 100 vagas, distribuídas por diversos cargos, todos com exigência de formação de nível superior em qualquer área ou áreas específicas.

Para todos os cargos, a remuneração inicial é de R$ 6.203,34, considerando salário básico de R$ 2.220,39 e gratificação de desempenho de atividade de apoio técnico administrativo de R$ 3.128, correspondendo a 80 pontos, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.


De acordo com o edital de abertura de inscrições, a escolha da lotação das vagas será feita de acordo com a lista de classificação final, conforme os critérios de oportunidade e conveniência do órgão.

• APOSTILAS CONCURSO AGU 2018 - CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
• CURSO CONCURSO AGU 2018 - DIVERSOS CARGOS


A distribuição das vagas pelos cargos é feita da seguinte forma: administrador (48 vagas, com nível superior em administração e registro no conselho), analista técnico administrativo (10, com nível superior em qualquer área), arquivista (2, superior na área), bibliotecário (1, superior na área e registro no conselho), contador (32, superior na área e registro no conselho),     técnico em assuntos educacionais (2, formação de nível superior em qualquer área), técnico em comunicação social (5, com formação superior em comunicação social ou jornalismo).

As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, a Idecan, que é www.idecan.org.br.


A taxa será de R$ 95,que deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União, que deve ser paga nas agências bancárias, correios ou lotéricas.


A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 9 de dezembro, em todas as capitais dos  26 estados e Distrito Federal, de acordo com opção do candidato no ato da inscrição.

 

Concurso AGU - Provas


As provas ocorrerão no período da manhã (das 9h30 às 13h30) para os cargos de administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais e no período da tarde (das 15 horas às 19h30) para analista técnico administrativo, bibliotecário e técnico em comunicação social.


A prova objetiva contará com 60 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais serão dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico, cinco de noções de informática e dez de conhecimentos gerais


Para todos os cargos também haverá prova dissertativa, aplicada no mesmo dia, com uma questão de conhecimentos específicos.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Atribuições 

Administrador – atividades  relacionadas com supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análises e projetos a respeito de administração de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.

Analista técnico administrativo - realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria; planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade; realizar pesquisas e o processamento de informações; elaborar despachos, pareceres, informações, relatórios, certidões, declarações, ofícios, dentre outros; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

Arquivista - realizar atividades voltadas ao planejamento, organização e direção de serviços de arquivo; planejar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo; planejar, orientar e direcionar as atividades de identificação das espécies documentais e participação no
planejamento de novos documentos e controle de multicópias; planejar, organizar e direcionar serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos; planejar, organizar e direcionar serviços de microfilmagem aplicada os arquivos; orientar o planejamento da automação aplicada aos arquivos; orientar a classificação, arranjo e descrição de documentos; orientar a avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação; promover medidas necessárias a conservação de documentos; elaborar pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; assessorar os trabalhos de pesquisa cientifica ou técnico-administrativa; desenvolver estudos sobre documentos culturalmente importantes.

Bibliotecário - sistemas biblioteconômicos e/ou de informação e de unidades de serviços afins; organizar os serviços de documentação; executar serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência; realizar projetos relativos à estrutura de normalização da coleta, do tratamento e da recuperação e da disseminação das informações documentais em qualquer suporte; realizar estudos administrativos para  o dimensionamento de equipamentos, recursos humanos e layout das unidades da área biblioteconômica e/ou de informação; estruturar e efetivar a normalização e padronização dos serviços técnicos de tratamento da informação fixando índices de eficiência, produtividade e eficácia nas áreas operacionais da biblioteconomia e/ou ciência da informação; estabelecer, coordenar e executar a política de seleção e aferição do material integrante das coleções de acervo, programando as prioridades de aquisição dos bens patrimoniais para a operacionalização dos serviços; estruturar e executar a busca de dados e a pesquisa documental; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

Contador – desempenho de atividades relacionadas com supervisão, coordenação ou execução, em grau de maior complexidade, relativas à contabilidade e à administração financeira e patrimonial,  empreendendo balancetes, balanços, registros e demonstrações contábeis.

Técnico em assuntos educacionais - realizar atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando a solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Técnico em comunicação social - realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União em
matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística;
prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa; analisar mídias divulgadas a respeito da Instituição, interpretando e avaliando a cobertura jornalística; propor
editorial adequado à missão, à visão e aos valores institucionais; usar,
de maneira eficaz, os recursos de rádio, TV, endereços eletrônicos e outros meios de divulgação e de comunicação; desenvolver o  planejamento estratégico de comunicação institucional; propor novos canais de comunicação com os diversos públicos da instituição, quando necessário, e o aperfeiçoamento dos já existentes; identificar e analisar as necessidades institucionais quanto à criação de identidades visuais e de campanhas; criar e desenvolver peças para campanhas publicitárias institucionais internas e externas, projetos, programações visuais e produções gráficas; implementar ações de publicidade, propaganda, marketing e projetos institucionais; elaborar projetos de layout para sítios web, utilizando conceitos e padrões de arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade; gerenciar o conteúdo web; planejar, coordenar, orientar e controlar as ações de relações públicas; realizar diagnósticos, estudos, pesquisas, levantamentos e relatórios para avaliação e aprimoramento das ações de divulgação e comunicação social; implementar programas e ações que promovam a integração, motivação e conscientização do público interno; aplicar normas de cerimonial e protocolo; planejar, organizar e executar eventos institucionais; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.
 

Sobre a AGU

 

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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Atualizado: 31/10/2018 - 13:37

IBGE: sindicato pressiona governo para garantir concurso

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminhou solicitação para oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Técnico e analista

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é considerado urgente pela Assibge (Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE). Em um comunicado, a categoria divulgou que "Como órgão fundamental para o fortalecimento da democracia, o IBGE pode ser um dos órgãos mais atacados por governos autoritários. A ASSIBGE-SN conclama a todos os ibgeanos e a toda a sociedade brasileira a estar atenta a isso e a defender a autonomia técnica, a independência política, concursos públicos e orçamento adequado, para que o órgão não encerre suas atividades ou tenha um fim melancólico, como disse Roberto Olinto".

Olinto, presidente do instituto, enfatizou recentemente "sem concurso e sem plano de carreira a história do IBGE pode se encerrar ou pode se tornar um pouco melancólica em função da nossa impossibilidade de realizar determinadas pesquisas"”.

• CURSO CONCURSO IBGE 2018 - TÉCNICO EM INFORMAÇÕES

Vale lembrar que, no início de setembro, Olinto confirmou que o ministro do Planejamento disse que há uma previsão de autorização de 1.900 vagas distribuídas entre o próprio instituto, ANA (Agência Nacional de Águas) e saúde.

O pedido encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) refere-se a 1.800 oportunidades. Ainda não se sabe quantas chances serão liberadas ao IBGE, mas deve ser um número inferior ao solicitado.

Das ofertas requeridas, 1.200 são para técnico em informações geográficas e estatísticas e outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu várias movimentações dentro da Pasta.

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.

Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.

Último concurso IBGE para efetivos

No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.

O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

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Atualizado: 30/10/2018 - 11:23

Prado Ferreira PR: concurso com postos de nível superior

Oferta do edital é de duas vagas, distribuídas entre os cargos de contador e diretor administrativo. Salário é de R$ 2,5 mil

Até 5 de novembro

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 5 de novembro as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Prado Ferreira, localizada no Estado do Paraná. A seleção visa o provimento de duas vagas do seu quadro de pessoal. 

Ofertas estão distribuídas entre os cargos de contador e diretor administrativo, que exigem nível superior específico. A remuneração inicial é de 2.584,30 para ambas as funções.

A KLC - Consultoria em Gestão Pública é a empresa responsável pela organização e execução do certame. A ficha cadastral está disponível no site www.klcconcursos.com.br e o valor da taxa é de R$ 50. 

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e prática discursiva, eliminatórias, e análise de títulos, classificatória. Elas serão aplicadas na cidade de Prado Ferreira/PR no dia 25 de novembro, no período da manhã para o posto de contador e à tarde para diretor administrativo. 

A prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de informática, cinco de conhecimentos gerais e 20 de conhecimentos específicos.  

Atribuições dos cargos da Câmara de Prado Ferreira PR

Contador - elaborar empenho das despesas e ordens de pagamento, e controlar o saldo das dotações orçamentárias; efetuar pagamentos de notas fiscais, faturas, carnês e demais documentos financeiros da câmara; preparar documentos e relatórios com vistas ao controle financeiro e orçamentário da câmara; receber, registrar e controlar o numerário transferido pela prefeitura, mantendo-o em conta corrente bancária; manifestar-se nos processos administrativos de ordem financeira; assessorar os vereadores em matérias orçamentárias, tributárias, financeiras e outras relacionadas à contabilidade pública; executar outras tarefas. 

Diretor administrativo - receber, conferir e protocolar expedientes internos e externos que deem entrada na câmara, dando-lhes o devido destino; atender à solicitação de documentos arquivados por parte dos públicos interno e externo, controlando sua saída ou providenciando fotocópias; receber, conferir e registrar todas as matérias a serem apreciadas pelo plenário, acompanhar e controlar os prazos de sua tramitação; conferir a publicação de atos legislativos no órgão oficial de imprensa do município; elaborar ofícios, comunicados, relatórios, portarias, quadros demonstrativos e outros; realizar outras atividades. 
 

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Atualizado: 29/10/2018 - 11:30

Concurso da Prefeitura de Assaí PR oferece 66 vagas

Oportunidades estão distribuídas entre diversos cargos, de todos os níveis escolares. Remunerações chegam a R$ 3,8 mil

Até 5 de novembro

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Assaí, localizada no Estado do Paraná, está com inscrições abertas em dois editais de concurso público que somam 66 vagas. A seleção ainda contará com formação de cadastro reserva (CR) para eventuais oportunidades. 

Candidatos que têm o ensino fundamental podem disputar as funções de cozinheiro (1 vaga + CR), zelador (1 + CR), encanador (1 + CR), eletricista (1 + CR), pedreiro (1 + CR), auxiliar de serviços gerais (1 + CR), coveiro (1 + CR), porteiro (1 + CR), vigia (1 + CR), borracheiro (1 + CR), mecânico de máquinas e veículos (1 + CR), motorista (1 + CR), operador de máquina pesada (1 + CR), agente auxiliar administrativo (1 + CR) e recepcionista (1 + CR). 

Para quem tem ensino médio e/ou curso técnico, as chances são para os cargos de operador de máquina pesada especial (1 + CR), agente administrativo (1 + CR), agente de combate às endemias (1 + CR), agente comunitário de saúde (4 + CR), agente de defesa civil - bombeiro (1 + CR), agente de defesa civil - motorista (1 + CR), educador social (1 + CR), fiscal de obras e posturas (1 + CR), fiscal de tributos (1 + CR), atendente de consultório dentário (1 + CR) e técnico em enfermagem (1 + CR). 

Nível superior é requisito para os postos de advogado (1 + CR), assistente social (1 + CR), bibliotecário (1 + CR), cirurgião dentista (1 + CR), enfermeiro (1 + CR), engenheiro civil (1 + CR), farmacêutico/bioquímico (1 + CR), fisioterapeuta (1 + CR), nutricionista (1 + CR), psicólogo (1 + CR), professor (20 + CR), professor de educação física (1 + CR), técnico em desportos (1 + CR) e médico nas especialidades de clínico geral (1 + CR), ginecologista/obstetra (1 + CR), ortopedista (1 + CR), pediatra (1 + CR) e psiquiatra (1 + CR). 

As remunerações iniciais oferecidas pela Prefeitura de Assaí partem de R$ 981,65 e chegam a R$ 3.800,95. 

Concurso Prefeitura de Assaí PR: inscrições e provas

Para participar do certame é necessário preencher a ficha cadastral no site www.institutounifil.com.br e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que varia de R$ 50 a R$ 110. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 5 de novembro. 

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, informática básica, conhecimentos gerais, conhecimentos pedagógicos e/ou conhecimentos específicos. Ela será aplicada na cidade de Assaí/PR no dia 9 de dezembro. 

O concurso ainda será constituído das seguintes etapas, para alguns cargos: teste de aptidão física; prova prática, análise de títulos; e pesquisa social e documental.  

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Atualizado: 25/10/2018 - 10:39

SEED PR: último dia de inscrição para 15.500 vagas

Ofertas do processo seletivo são destinadas a candidatos de todos os níveis escolares. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 11 e 25 de outubro

Temporárias

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Terminam nesta quinta-feira (25) as inscrições dos três editais de processo seletivo público da Secretária de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR). Ao todo, serão preenchidas 15.500 vagas para funções temporárias. Ofertas estão distribuídas entre os 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). 

O primeiro edital tem 10.000 oportunidades para os empregos de professor, professor pedagogo e tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais. Candidatos interessados em disputar uma das vagas devem possuir ensino médio e/ou nível superior na área. Os salários oferecidos variam de R$ 11,01 a R$ 15,73 por hora/aula, além do benefício de auxílio-transporte no valor de R$ 4,58 por hora. 

Já o segundo edital conta com 1.500 vagas para os cargos de assistente administrativo, técnico agropecuário e técnico florestal. O primeiro posto exige ensino médio enquanto que os dois últimos requerem curso técnico. O vencimento é de R$ 1.523,83 e mais os benefícios de R$ 103 de vale-alimentação e R$ 155,79 de auxílio-transporte. 

Por fim, o terceiro edital reúne 4.000 chances para auxiliar de serviços gerais nas especialidades de limpeza/merenda, manutenção/manejo, atendente (feminino e masculino), inspetor e inspetora de internato, vigia e motorista categoria “D”.  A carreira exige ensino fundamental completo e/ou cursando. A remuneração é de R$ 1.015,90, além dos benefícios de R$ 103 de vale-alimentação, R$ 155,79 de auxílio-transporte e R$ 207,29 de parcela complementar. 

Processo seletivo SEED PR: inscrições e avaliação

A participação deve ser garantida através do site www.pss.pr.gov.br. O candidato poderá realizar a inscrição em até dois municípios de um único NRE e em até três funções diferentes. Caso escolha o NRE de Curitiba, cujos estabelecimentos de ensino são setorizados por bairros, o participante poderá optar por realizar a inscrição em até dois setores.

O processo seletivo da SEED/PR será constituído de uma única avaliação: análise de títulos de escolaridade, aperfeiçoamento profissional e tempo de serviço. 

A classificação provisória será publicada na data prevista de 6 de novembro, após as 16 horas, no endereço eletrônico www.educacao.pr.gov.br e no site do Diário Oficial do Estado (www.dioe.pr.gov.br).
 

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Atualizado: 24/10/2018 - 12:04

Coronel Domingos Soares PR: concurso reúne 27 vagas

Prazo para inscrições termina nesta quinta-feira (25). Candidatos realizarão provas em 18 de novembro

Últimos dias

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Encerra-se nesta quinta-feira (25) o período de inscrições para o concurso da Prefeitura de Coronel Domingos Soares, no Paraná. A seleção preencherá 27 vagas, além de formar cadastro reserva. Os salários ficam entre R$ 954 e R$ 10.020,01. 

Há opções de nível fundamental para auxiliar de serviços gerais (1 posto), mãe social (1), merendeira (1), motorista (1) e operador de máquinas (1). 

Ensino médio é requisito para agente comunitário de saúde (1), agente de controle de endemias (1), atendente de farmácia (1), fiscal de obras e posturas (1), professor de educação básica (5), professor de educação infantil (2), técnico de enfermagem (1) e técnico de informática (1).

Profissionais graduados têm oportunidades como analista administrativo (1), dentista (1), enfermeiro (1), médico clínico geral (1), veterinário (1), nutricionista (1), procurador (1), professor de educação física (1) e psicóloga (1).

Os interessados em participar devem acessar o site www.alfaumuarama.com.br/concursos para realizar a inscrição. As taxas variam de R$ 50 a R$ 150. 

Concurso da Prefeitura de Coronel Domingos Soares: etapas e vigência

A seleção envolverá três fases: prova objetiva (todos os cargos), análise de títulos (professor) e avaliação prática (motorista e operador de máquinas), todas previstas para 18 de novembro.  

O concurso da Prefeitura de Coronel Domingos Soares terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme prevê o edital.

Cronograma do concurso da Prefeitura de Coronel Domingos Soares


 

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Atualizado: 24/10/2018 - 10:11

Concurso MPU: saiu gabarito para técnico e analista

Avaliação foi aplicada para mais de 264 mil candidatos no último domingo (21). Seleção preencherá postos em diversos Estados

Salários até R$ 12,1 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Os mais de 264 mil inscritos para o concurso do Ministério Público da União (MPU) já podem consultar aqui o gabarito da prova objetiva, aplicada no último domingo (21). Estão em disputa 47 vagas de técnico e analista. 

Para ambos os cargos, o exame objetivo foi composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também teve uma avaliação dissertativa.

No total, o concurso do MPU conta com 11 postos de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das chances iniciais, o processo seletivo formará cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados.

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80, incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

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• APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

As inscrições no concurso MPU foram recebidas até 10 de setembro, pela página eletrônica da organizadora, o Cespe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custaram R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista. Ao todo, a seleção registrou 264.924 inscritos. 

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

Concurso MPU: Possibilidades em outros Estados

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

Concurso MPU: retificação do edital

Com a retificação do edital divulgada em 3 de setembro, o conteúdo programático agora inclui a disciplina de "promoção  da  igualdade  racial", abordando os seguintes temas: 1 Conceito de racismo institucional. 2 Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade  Racial). 3 Decreto nº  6.040/2007. 4 Decreto nº  4.887/2003. 5 Lei nº 10.639/2003. 6 Lei nº 12.990/2014. 7 Resolução CNMP nº 170/2017. 8 Recomendação CNMP nº 40/2016. 9 Resolução 2106 da Assembleia Geral das Nações Unidas (Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: o que estudar para a prova

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.

 

Dicas para o concurso do MPU 2018

 

Língua portuguesa: "Em relação ao concurso passado do MPU, o edital de Língua Portuguesa é centrado nas mesmas matérias, a diferença será na linguagem de cobrança do CESPE. A tendência é que essa prova seja mais difícil e deve seguir o padrão de metade das questões de análises de textos e a outra metade de gramática. Recomendo que o aluno treine, toda semana, uma prova recente do CESPE com as questões de análise de texto,  concordância verbal, de pontuação, emprego de crase e colocação pronominal"

(Elias Santana, Professor do Gran Cursos Online)

Direito administrativo: "Creio que vão cair de 10 a 12 questões de Direito Administrativo. Os temas mais importantes são: organização da Administração Pública; lei 8.666/93 modalidades e contratação direta; atos administrativos e lei 8.112/90"

(Gustavo Scatolino, Professor do Gran Cursos Online)
 


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