MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Concurso Juceg GO: segue em pauta nova seleção para 115 vagas

De acordo com ação civil pública, concurso Juceg GO deve ocorrer, pois emprega conta com apenas 7,57% do quadro preenchido por concursados

Concurso Juceg GO: sede da Juceg GO
Concurso Juceg GO: sede da Juceg GO - Divulgação

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/04/2020, às 12h39 - Atualizado às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Cresce a expectativa pela realização do novo concurso Juceg GO(Junta Comercial do Estado de Goiás). Em pauta desde 2018, a seleção ainda deve ocorrer, em virtude de determinação do Ministério Público de Goiás (MP GO) que,  por meio do projeto de justiça Fernando Krebs, da 57ª promotoria de Goiânia, definiu que o órgão deve preencher pelo menos 115 vagas. A demanda, apresentada por meio de ação civil pública, tramita na 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual. Embora ainda não exista uma previsão de quando o edital poderá ser publidado, a realização do certame é considerada inevitável. Novas informações ainda deverão ser confirmadas o quanto antes.

De acordo com levantamento feito junto ao órgão, em 2018, o quadro de pessoal da Junta era composto de apenas 14 servidores efetivos, além de 65 cedidos de outros órgãos e 106 comissionados, o que caracteriza um total de apenas 7,57% do quadro composto de efetivos concursados, o que viola os princípios da Constituição Federal.

Com isto, de acordo com o promotor, o órgão está cometendo desvio de função, utilizando pessoal comissionado para trabalhos burocráticos e rotineiros, o que afronta o artigo 37, V, da constituição, que estabelece que os cargos em comissão se destinem apenas para atribuições de direção, chefia e assessoramento, o que torna necessária a realização do concurso Juceg GO . “Frente a essa realidade, deixa-se transparecer, com tranquilidade, que as nomeações para cargos comissionados da Juceg são, em sua maioria, eivadas de inconstitucionalidade, por ofensa aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência, proporcionalidade e razoabilidade, com a finalidade de burla à contratação mediante concurso público”, aponta o promotor.
De acordo com o processo, a Juceg chegou a encaminhar, em 2012, um pedido para a Secretaria de Planejamento (Segplan) para a realização de concurso público, sem obter resposta por parte do governo.  Com isto, o MP/GO ajuizou a ação, requerendo que o novo concurso público do órgão. 

Prova anterior Juceg

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou provas anteriores de Junta Comercial, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo processo de seleção, direcionando a preparação para o estilo da banca.

Acompanhe todos os detalhes do concurso Juceg GO

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Juceg GO

Juceg GO - Junta Comercial do Estado de Goiás
Vagas: 115
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: GO‍

+ Agenda do Concurso

02/02/2019 Previsão Adicionar no Google Agenda
02/02/2019 Previsão Adicionar no Google Agenda
02/02/2020 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda
concursosconcursos go (goiás)concursos 2023provas anteriores

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.