MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Divulgado gabarito do concurso da Marinha Mercante 2019

Destinado a preencher 30 vagas, concurso da Marinha Mercante 2019 selecionará candidatos com ensino fundamental e idade a partir de 18 anos. Prova ocorreu em 31 de março

Samuel Peressin
Publicado em 04/04/2019, às 09h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os participantes do concurso da Marinha Mercante 2019 para admissão ao Curso de Formação para Aquaviários Moço de Convés já podem consultar o gabarito da prova objetiva, aplicada em 31 de março. 

A avaliação teve 40 questões sobre língua portuguesa e matemática. Nas próximas fases, os candidatos serão convocados para verificação de documentos e avaliação de atestados médicos, em 24 de abril, e teste de suficiência física, no dia 30 do mesmo mês.

No total, a seleção disponibiliza 30 vagas destinadas a jovens de ambos os sexos com idade mínima de 18 anos (completados até 6 de maio de 2019) e nível fundamental, de acordo com os requisitos apresentados no edital

As inscrições foram recebidas até 1 de março, por meio do site www.ciaga.mar.mil.br. A taxa de participação custou R$ 50.

Detalhes sobre o treinamento

Destinado a formar tripulantes especializados em atividades marítimas, o curso está agendado para começar em 6 de maio e terá, na primeira fase, duração de 668 horas/aula. Os estudos ocorrem no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro, capital fluminense.

Na segunda etapa, por um período mínimo de dois meses, os recrutas realizarão o Programa de Instrução no Mar (PIM), desenvolvendo atividades de operação de equipamentos, manutenção e conservação de materiais e serviços de convés.

Depois de formados, já com o certificado de aquaviário na categoria Moço de Convés (MOC), os profissionais poderão atuar em embarcações mercantes de apoio marítimo e turismo, além de rebocadores e dragas de grande porte, entre outras.

Cronograma

O calendário de atividades do concurso da Marinha Mercante 2019 tem as seguintes datas:

Conteúdo programático

Abaixo, mais detalhes sobre as disciplinas que foram abordadas na prova do concurso da Marinha Mercante 2019:

  • Língua portuguesa - I. Interpretação de texto. II. Gramática aplicada ao texto: a) Substantivos (classificação, formação e flexão); b) Adjetivos (formação, pátrios e locução adjetiva); c) Verbos (flexionar nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo); d) Pronomes (pessoal, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo); e) Advérbios (locuções adverbiais); f) Artigos (definidos e indefinidos); g) Numerais (cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários); h) Preposições; i) Conjunções; e j) Interjeições. III. Pontuação: Empregar os sinais de pontuação. IV. Normas de ortografia: a) Representação (palavras com diferentes dificuldades na escrita); e b) Acentuação gráfica (oxítonas paroxítonas e proparoxítonas). V. As relações de concordância: a) Concordância nominal; e b) Concordância verbal. VI. Termos essenciais da oração: a) Sujeito; e b) Predicado. VII. Termos integrantes da oração: a) Complementos verbais (objetos direto e indireto); e b) Complemento nominal. VIII. Termos acessórios da oração: a) Adjunto adnominal; b) Adjunto adverbial; e c) Aposto. 
  • Matemática - I. Conjuntos: a) Relação de pertinência; b) Subconjuntos; c) União e interseção de conjuntos; e d) Operação com conjuntos. II. Escala de medidas de temperatura: - Conversões de graus Celsius para os demais. III. Números Naturais: a) Ler e escrever, corretamente, os números naturais; b) Efetuar as quatros operações com números naturais; c) Resolver problemas ligados à vida prática que envolvam as quatro operações com números naturais; d) Máximo Divisor Comum (MDC); e e) Mínimo Divisor Comum (MDC). IV. Números Decimais: a) Ler e escrever, corretamente, os números decimais; b) Efetuar as quatro operações com números decimais; e c) Resolver problemas ligados à vida prática, com números decimais. V. Números negativos ou positivos: a) Adição e subtração; e b) Resolver problemas ligados à vida prática. VI. Frações: ba) Escrever frações, representadas por gráficos de onde possam ser deduzidos o numerador e o denominador; b) Efetuar as quatro operações com frações; c) Identificar fração própria e imprópria; d) Transformar fração em decimal e vice-versa; e) Reduzir frações ao mesmo denominador comum; e f) Resolver problemas com dados fracionários. VII. Transformação de Unidades de Medida: a) Tempo; b) Comprimento; c) Superfície; d) Volume; e) Massa; e f) Resolver problemas ligados à vida prática, utilizando as unidades de medida supracitadas. VIII. Geometria: a) Polígonos; b) Triângulos, retângulo e quadrado; e c) Cálculo de área das figuras planas (retângulo quadrado e triângulo). IX. Potenciação e Radiciação: a) Potência com expoente inteiro; b) Raízes; c) Radical aritmético; d) Adição e subtração de radicais; e X. Equação de 1º e 2º grau: a) Resolver problemas com o uso de letras, para achar o número desconhecido; eb) Regra de três simples (resolver problemas ligado à vida prática). XI. Porcentagem: a) Calcular porcentagem; e b) Resolver problemas ligados à vida prática. 
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Marinha Rio de Janeiro

Marinha Rio de Janeiro
Vagas: 30
Taxa de inscrição: R$ 50
Cargos: Moço de convés
Áreas de Atuação: Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Organizadora: Marinha
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO
Cidades: Rio de Janeiro - RJ

+ Agenda do Concurso

25/02/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
01/03/2019 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/03/2019 Prova Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.