Publicado: 08/05/2018 - 14:09 | Atualizado: 09/05/2018 - 15:49
Publicado: 08/05/2018 - 14:09 | Atualizado: 09/05/2018 - 15:49

Concurso MGS 2018: abertas inscrições para 52 vagas

Ofertas do concurso da MGS - Minas Gerais Administração e Serviços são para candidatos de todos os níveis escolares. As inscrições serão recebidas até o dia 28 de maio

Diversos cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A MGS - Minas Gerais Administração e Serviços abriu as inscrições do concurso que visa o preenchimento de 52 vagas do seu quadro de pessoal. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva para eventuais oportunidades.

A lotação ocorrerá no Distrito Federal, em Brasília, e no Estado de Minas Gerais, nas cidades de Diamantina, Serro, Manhuaçu, Manhumirim, Ponte Nova, Viçosa, Piranga, Carangola, Curvelo, Buenópolis, Três Marias, Juiz de Fora, Muriaé, Cataguases, Ubá, Além Paraíba, Leopoldina, Mar de Espanha, Araçuaí, Almenara, Jequitinhonha, Águas Formosas, Pedra Azul, Aguas Vermelhas, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Guanhães, Conceição do Mato Dentro, Itabira, João Monlevade, Nova Era, Mariana, Itabirito, Ouro Preto, Teófilo Otoni, Patos de Minas, Presidente Olegário, Joao Pinheiro, Paracatu, Unaí, Arinos, Patrocínio, Bocaiúva, Francisco Sá, Montes Claros, Pirapora, Januária, Salinas, Janaúba, Brasília de Minas, São Francisco, São João da Ponte, Grão Mogol, Divinópolis, Arcos, Bambuí, Formiga, Lagoa da Prata, Bom Despacho, Pará de Minas, Pouso Alegre, Camanducaia, Itajubá, Caldas, Poços de Caldas, Três Corações, Varginha, Baependi, Caxambu, Itanhandu, São Lourenço, Passos, Lavras, Alfenas, Uberlândia, Araguari, Santa Vitória, Ituiutaba, Monte Carmelo, Uberaba, Araxá, Frutal, Iturama, Caratinga, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Marliéria, Governador Valadares, Conselheiro Pena, Santa Maria do Suaçuí, Peçanha, Barbacena, Santos Dumont, São João Del Rei, Prados, Conselheiro Lafaiete e Congonhas.

Vagas do concurso da MGS 2018

Para ensino fundamental, as chances são para as funções de ajudante de manutenção, agente de serviços de parque habilitado categorias “A” e “B”, agente de serviços de parque não habilitado, almoxarife, artífice, costureira/bordadeira, brochurista gráfico, carpinteiro, carregador, cozinheiro, copeiro, eletricista predial, frentista, garçom, jardineiro, lavador de veículos, lavadeiro/passadeiro, limpador de vidros, mensageiro, operador de caldeira, operador de cargas, porteiro/vigia, servente de limpeza, vigia motorizado e viveirista.

APOSTILAS CONCURSO MGS 2018 - CARGOS DE NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO

Aqueles que têm o ensino médio estão aptos às carreiras de agente de campo, auxiliar administrativo, auxiliar de atendimento, digitador, hidrometrista, monitor ambiental, motociclista, motorista categorias “B” e “D”, motorista de ambulância, motorista de passageiros, operador de caixa, operador de monitoramento, recepcionista e telefonista.

Os cargos de técnico contábil, técnico em edificações, técnico em informática, tecnólogo em redes e técnico em segurança do trabalho exigem curso técnico específico.

Nível superior em medicina é requisito para o posto de médico do trabalho.

Os salários iniciais oferecidos partem de R$ 719,70 e chegam a R$ 5.413,30. Como benefícios, a MGS ainda oferece vale-alimentação; vale-transporte; e seguro de vida em grupo.

Etapas do concurso da MGS 2018

As inscrições serão recebidas até o dia 28 de maio. A ficha cadastral está disponível no endereço eletrônico do Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br), organizador do processo de seleção. Os valores da taxa de participação são de R$ 33 para ensino fundamental, R$ 43 para nível médio e curso técnico e R$ 57 para formação superior.

O concurso da MGS será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 20 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e/ou conhecimentos específicos.

Com três horas de duração, a avaliação será aplicada na data prevista de 24 de junho, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.  

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Atualizado: 12/06/2018 - 12:40

BACEN: novo CONCURSO é necessário para evitar defasagem

A solicitação de concurso do Banco Central conta com oportunidades para as carreiras de técnico, analista e procurador. Níveis médio e superior, com iniciais de até R$ 17,7 mil

990 vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Aumenta cada vez mais a expectativa para que seja liberada a autorização para o novo concurso do Bacen (Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Um pedido para o preenchimento de 990 vagas já foi encaminhado e está em análise.

Do total de oportunidades solicitadas pelo Bacen ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), 800 se destinam à carreira de analista, 150 para técnico e 40 para procurador.

Um motivos para que seja realizado em breve o concurso do Banco Central é a sua grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Bacen não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o BC não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Sobre os cargos do concurso do Bacen

 

A função de técnico se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio e oferece salário inicial de R$ 6.463,44. Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS BANCO CENTRAL - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE BANCO CENTRAL - PROCURADOR

 

Último concurso para técnico e analista do Bacen

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação para os candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Seleção anterior para procurador do Bacen

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 12/06/2018 - 12:05

Instituto Rio Branco: PUBLICADA portaria do concurso

Edital do novo concurso está previsto para ser publicado nos próximos dias. Seleção contará com oferta de 26 vagas, destinadas a quem possui nível superior em qualquer área

Inicial de R$ 17,9 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou, por meio de publicação em diário oficial, nesta terça-feira, 12 de junho, a portaria 447, que define as regras para a realização do  novo concurso para a carreira de diplomata do Instituto Rio Branco. Agora, a liberação do edital depende apenas da confirmação da banca organizadora, que deve ser anunciada nos próximos dias, uma vez que a intenção é iniciar o certame ainda em junho. Embora normamente os concursos para a carreira contem com uma oferta de 30 vagas, a portaria determina que este ano a seleção contará com um quantitativo um pouco menor, sendo oferecidas 26 oportunidades. Além disso, também reduz o prazo entre a publicação do edital e a aplicação das provas, que normalmente era de 90 e passou a ser de 45 dias.

`Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em qualquer área de formação. A remuneração inicial da carreira é de R$ 17.393,40, já considerando R$ 458 de auxílio-alimentação.

Normalmente, os concursos para a carreira contam com reserva de 20% das vagas para candidatos negros e pessoas com deficiência.

A portaria confirma que a seleção seguirá os mesmos parâmetros do último concurso para a carreira, realizado em 2017, com um total de três fases, contando com provas objetivas na primeira e mais duas provas discursivas.

A prova objetiva constou de 73 questões, versando sobre língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito; e direito internacional público. Estas disciplinas já estão confirmadas para a nova seleção.

CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

A portaria determina, ainda, que a primeira prova discursiva cobrará conhecimentos de língua portuguesa e língua inglesa e na segunda, sobre história do Brasil; política internacional e geografia; noções de economia; noções de direito; e direito internacional público, além de língua espanhola e língua francesa.

A prova objetiva do último concurso foi aplicada nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. Para a segunda e terceira fase foram convocados os 300 primeiros colocados, sendo 225 da ampla concorrência, 60 negros e 15 portadores de deficiência.


Os aprovados em todas as etapas são submetidos a exames pré-admissionais e perícia médica.

 

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Atualizado: 12/06/2018 - 11:31

Concurso em Maria da Fé MG reúne 36 oportunidades

Com vagas para diversos cargos, concurso da Prefeitura de Maria da Fé receberá inscrições até o dia 22 de junho

Todos os níveis

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado de Minas Gerais, o município de Maria da Fé está com inscrições abertas em três editais de concurso público, que somam 36 vagas. Oportunidades são para candidatos de todos os níveis de escolaridade.

Para ensino fundamental, as chances são para as funções de agente administrativo (1 vaga), operário (1), agente comunitário de saúde (12) e motorista (1). Os salários iniciais osculam entre R$ 954 e R$ 1.147,59.

Quem tem o ensino médio pode se inscrever para os cargos de monitor de creche (3) e assistente administrativo (1), cujos respectivos vencimentos são de R$ 1.084,68 e R$ 954. 

Nível superior é requisito para os postos de assistente social (2), educador físico (2), farmacêutico (1), fisioterapeuta (2), fonoaudiólogo (1), médico (5), nutricionista (1), psicólogo (2) e terapeuta ocupacional (1). As remunerações partem de R$ 1.500 e chegam a R$ 9.700. 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.w2consultores.com.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, que varia de R$ 40 a R$ 120 conforme o cargo pleiteado. O prazo será encerrado no dia 22 de junho. 

 

Provas do concurso da Prefeitura de Maria da Fé MG

 

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva de múltipla escolha. Ela versará sobre as disciplinas de português, matemática, conhecimentos gerais e/ou conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada na cidade de Maria da Fé/MG no dia 8 de julho, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

O concurso da Prefeitura de Maria da Fé ainda será constituído das seguintes etapas: prova prática para os empregos de agente administrativo, operário e assistente administrativo; e análise de títulos para nível superior. 

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Atualizado: 12/06/2018 - 11:12

Correios prorrogam inscrições para 4.983 vagas

Para as vagas de jovem aprendiz dos Correios, podem se inscrever estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, com idade entre 14 e 22 anos

Até dia 15/6

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos prorrogou novamente o prazo de inscrições para seu processo seletivo com um total de 4.983 vagas para jovem aprendiz, além de formação de cadastro reserva para o curso de assistente administrativo, nas modalidades presencial e à distância. Agora, os interessados têm até o dia 15 de junho para concorrer às vagas de aprendizagem, que estão distribuídas por todas as regiões do país.

Vagas de Jovem Aprendiz nos Correios 2018

Podem se inscrever estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, com idade entre 14 e 22 anos, no ato da contratação. Todos os jovens aprendizes receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 448,46, além dos benefícios de vale-transporte e vale-refeição. A jornada de atividades será de 20 horas semanais, sendo quatro horas diárias.

Atribuições do cargo de Jovem Aprendiz dos Correios

De acordo com o edital, são atribuições do aprendiz: transportar documentos entre as áreas internas; receber e expedir documentos; arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos (organizar ambientes e verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado); manter arquivos ordenados e atualizados; executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar, por mensagens eletrônicas, os clientes internos; transmitir e receber documentos por fax; realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retroprojetor; realizar atendimento telefônico; auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado; prestar informações sobre os serviços e produtos da ECT, cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Processo seletivo

As etapas do processo seletivo consistirão em comprovação de requisitos e exame médico pré-admissional. Os candidatos serão classificados por meio de pontuação de renda familiar, aprovação escolar referente ao último ano letivo cursado e concluído, participação em programas sociais e ano em que está cursando, de acordo com critérios estabelecidos pelos Correios.

APOSTILAS  EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM 2018

A validade desta seleção é de um ano, podendo ser prorrogada por mais um. Vale destacar que os aprendizes serão convocados conforme a necessidade de cada unidade dos Correios, dentro desta validade.

Programa de Aprendizagem dos Correios 2018

Com duração de 12 meses consecutivos, o programa de aprendizagem dos Correios será realizado no sistema dual, que é composto pela fase teórica, nas dependências do Senai, e pela fase prática, realizada nas instalações dos Correios, sob orientação de um empregado do órgão devidamente capacitado. No total, serão mais de 800 horas de capacitação e, no término do programa, os aprendizes receberão o certificação da formação técnico-profissional, dependendo da sua aprovação no curso e da avaliação na execução das atividades correlacionadas.

Saiba como se inscrever

Os estudantes interessados devem efetuar a inscrição no site www.correios.com.br, clicando na seção “Recursos Humanos”, e seguindo as instruções contidas ali. O prazo ficará aberto até o dia 15 de junho. O resultado final está previsto para ser publicado em julho deste ano.

Dica - Evite erros no português

Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.

A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.

Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.

Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.

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Atualizado: 12/06/2018 - 09:52

Concurso IPHAN: SAIU edital para 411 vagas

Com inscrições a partir de 18 de junho, concurso do Iphan preencherá postos em cargos auxiliar, técnico e analista. Salários chegam a R$ 5,4 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Foi divulgado nesta terça-feira (12) o edital do novo concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A seleção preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva.  


O processo seletivo oferece 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

 

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

 

CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA
APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR


As inscrições para o concurso do Iphan abrem às 10h de 18 de junho e se encerram às 18h de 9 de julho, por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custam R$ 84 (nível médio) e R$ 117 (superior). 

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; e educação, pedagogia ou ciências humanas. 

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com graduação em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação prevista para 26 de agosto, nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação trará 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 12/06/2018 - 09:31

Concurso Aeronáutica: prazo para 104 vagas encerra hoje

Oportunidades no concurso da Aeronáutica são para candidatos, de ambos os sexos, que têm o nível superior, para ingresso no curso de adaptação de médicos

Para oficial médico

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Chega ao fim nesta terça-feira (12) o prazo de inscrição do concurso da Aeronáutica que visa o preenchimento de 104 vagas para o curso de adaptação de médicos. A seleção é destinada a candidatos de ambos os sexos, com nível superior, interessados em ingressar no quadro de oficiais médicos.

 

A lotação ocorrerá nas cidades de Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Anápolis/GO, Barbacena/MG, Belo Horizonte/MG, Lagoa Santa/MG, Confins/MG, Brasília/DF, Canoas/RS, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Belém/PA, Fortaleza/CE, Guarulhos/SP, São Paulo/SP, Pirassununga/SP, Guaratinguetá/SP, São José dos Campos/SP, Boa Vista/RR, Salvador/BA, Manaus/AM, Natal/RN, Santa Maria/RS, São Luís/MA, Alcântara/MA, Campo Grande/MS e Florianópolis/SC.

 

Ofertas estão distribuídas entre as especialidades de alergologia (2 vagas), anatomia patológica (2), anestesiologia (8), cancerologia (2), cardiologia (4), cirurgia geral (3), clínica médica (9), cirurgia vascular periférica (1), dermatologia (1), endocrinologia (2), gastroenterologia (1), geriatria (6), ginecologia e obstetrícia (3), hemoterapia (2), medicina de família e comunidade (32), medicina do trabalho (1), neurologia (1), oftalmologia (3), otorrinolaringologia (4), ortopedia (3), pediatria (3), psiquiatria (3), radiologia (6) e urologia (2).

 

O posto exige diploma de conclusão de curso superior em medicina, em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), título de especialista na especialidade a que concorre, obtido por meio de residência médica ou especialização, e registro de qualificação de especialista emitido pelo Conselho Regional de Medicina, além de não completar 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2019.

 

Após a conclusão do curso de adaptação de médicos da Aeronáutica, o candidato será nomeado primeiro-tenente e receberá a remuneração mensal de R$ 7.796.

 

 

Etapas do concurso da Aeronáutica para oficiais médicos

 

 

Para participar do certame basta preencher o formulário de inscrição na página eletrônica www.fab.mil.br/ciaar e efetuar o pagamento da taxa de participação, no valor de R$ 130. 

 

O concurso da Aeronáutica será constituído das seguintes etapas: provas escritas; verificação de dados biográficos e profissionais; inspeção de saúde; teste de avaliação do condicionamento físico; exame de aptidão psicológica; prova prático-oral; procedimento de heteroidentificação complementar; e validação documental.

 

A prova escrita terá duração máxima de 4h20 e será composta por questões objetivas de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa (gramática e interpretação de texto) e conhecimentos especializados (assuntos relativos à especialidade pretendida).

 

A avaliação será aplicada no dia 29 de julho nas cidades de Belém/PA, Recife/PE, Jaboatão dos Guararapes/PE, Fortaleza/CE, Natal/RN, Parnamirim/RN, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Lagoa Santa/MG, São Paulo/SP, Guarulhos/SP, Campo Grande/MS, Porto Alegre/RS, Canoa/RS, Curitiba/PR, Brasília/DF e Manaus/AM.

 

 

O curso de adaptação da Aeronáutica para oficiais médicos

 

 

O curso de adaptação de médicos da Aeronáutica tem a finalidade de adaptar médicos que ingressam no comando da Aeronáutica para serem oficiais de carreira, capacitando-os ao desempenho das atividades técnicas específicas do serviço de saúde da Aeronáutica, bem como à direção das atividades relativas à função logística de saúde nas organizações militares.

 

Com duração aproximada de 17 semanas, o curso compreende instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado. Ele será realizado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, em Belo Horizonte - Lagoa Santa/MG, em 2019.

 

O estagiário que concluir o curso com aproveitamento estará em condições de ser nomeado primeiro-tenente e de ser incluído no quadro de oficiais médicos, na especialidade para qual realizou o exame. Ele servirá em organização militar sediada na localidade escolhida na inscrição.

 

De acordo com o edital, após a nomeação, o primeiro-tenente deverá permanecer na ativa da Aeronáutica, obrigatoriamente, por um período mínimo de cinco anos, caso contrário estará sujeito ao pagamento de indenização relativa às despesas com sua formação.

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Atualizado: 12/06/2018 - 09:28

ODAC: último dia de inscrição para 2.033 oportunidades

Todas as vagas do processo seletivo da ODAC são para o posto de agente recenseador, com exigência de nível fundamental completo

Em todo o país

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Organização do Aluno Consciente, mais conhecida como ODAC, encerrará nesta terça-feira (12) o prazo de inscrição do processo seletivo que visa a preencher 2.033 vagas com exigência de nível fundamental completo. A remuneração inicial corresponde a R$ 1.245 para jornadas de 40 horas semanais.

Consta no certame que as oportunidades são para as carreiras de agente recenseador para a área da saúde (800 vagas), agente recenseador para a área da educação (700), agente recenseador para a área da habitação (267) e agente recenseador para a área de esporte, cultura e lazer (266).

As chances da seleção da ODAC estão distribuídas entre os Estados do Acre (49), Alagoas (20) Amapá (16), Amazonas (10), Bahia (55), Ceará (33), Espírito Santo (22), Goiás (30), Maranhão (24), Mato Grosso (22), Mato Grosso do Sul (30), Minas Gerais (26), Pará (32), Paraíba (20), Paraná (54), Pernambuco (42), Piauí (20), Rio de Janeiro (41), Rio Grande do Norte (40), Rio Grande do Sul (28), Rondônia (15), Roraima (22), São Paulo (1.163), Santa Catarina (35), Sergipe (141) e Tocantins (17), além do Distrito Federal (26).

APOSTILAS CONCURSO ODAC 2018 - AGENTE RECENSEADOR

Os interessados em uma das ofertas devem se inscrever no próprio site da ODAC: www.alunoconsciente.com.br. A participação será efetivada após o pagamento de uma taxa no valor de R$ 65.

 

Etapas do processo seletivo da ODAC

 

A instituição aplicará provas objetivas com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, língua portuguesa, matemática e atualidades. De caráter eliminatório e classificatório, os testes serão aplicados em dias e locais que ficarão disponibilizados a partir de 26 de agosto no endereço eletrônico da ODAC.

Já está definido que os exames terão duração máxima de cinco horas, com início às 13h e término até as 18h. Excepcionalmente, é possível que o município da avaliação seja diferente daquele em que foi feita a inscrição.

 

Atribuições do cargo da seleção da ODAC

 

Compete ao recenseador da ODAC realizar entrevistas em domicílios, escolas (federais, estaduais, municipais), bases de apoio educacional, comércios de toda natureza, além de obter informações que possibilitem identificar as características de municípios em relação a educação, saúde, habitação, esporte, cultura e lazer.

O profissional deverá prestar serviços dentro do horário estabelecido nas instruções especiais, podendo seu expediente ser diurno e/ou noturno, nos dias comerciais (segunda à sexta), finais de semana (sábados e/ou domingos), ou feriados.

 

Cidades de São Paulo com vagas da seleção da ODAC

 

Adamantina, Ado, Aguaí, Águas Da Prata, Águas De Lindóia, Águas De Santa Bárbara, Águas De São Pedro, Agudos, Alambari, Alfredo Marcondes, Altair, Altinópolis, Alto Alegre, Alumínio, Álvares Florence, Álvares Machado, Álvaro De Carvalho, Alvinlândia, Américo De Campos, Amparo, Analândia, Andradina, Angatuba, Anhembi, Anhumas, Aparecida D’Oeste, Apiaí, Araçariguama, Araçatuba, Araçoiaba Da Serra 5 Aramina, Arandu, Arapeí, Arco -Íris, Arealva, Areias, Areiópolis, Ariranha, Artur Nogueira, Aspásia, Auriflama, Avaí, Avanhandava, Bady Bassitt, Balbinos, Bálsamo, Bananal, Barão De Antonina, Barbosa, Bariri, Barra Bonita, Barra Do Chapéu, Barra Do Turvo, Barrinha, Bastos, Batatais 5 Bento De Abreu, Bernardino De Campos, Bertioga 5 Bilac, Birigui, Biritiba-Mirim, Boa Esperança Do Sul, Bocaina, Bofete, Boituva, Bom Jesus Dos Perdões, Bom Sucesso De Itararé, Borá, Boracéia, Borborema, Borebi, Braúna, Brejo Alegre, Brodowski, Brotas, Buri, Buritama, Buritizal, Cabrália Paulista, Cabreúva, Cachoeira Paulista, Caconde, Cafelândia, Caiabu, Caiuá, Cajamar, Cajati, Cajobi, Cajuru, Campo Limpo Paulista, Campos Novos Paulista, Cananéia, Canas, Cândido Mota, Cândido Rodrigues, Canitar, Capão Bonito, Capela Do Alto, Capivari, Caraguatatuba, Cardoso, Casa Branca, Cássia Dos Coqueiros, Castilho, Catanduva, Catiguá, Cedral, Cerqueira César, Cerquilho, Cesário Lange, Charqueada, Chavantes, Clementina, Colina, Colômbia, Conchal, Conchas, Cordeirópolis, Coroados, Coronel Macedo, Corumbataí, Cosmópolis, Cosmorama, Cotia, Cravinhos, Cristais Paulista, Cruzália, Cubatão, Cunha, Descalvado, Dirce Reis, Divinolândia, Dobrada, Dois Córregos, Dolcinópolis, Dourado, Dracena, Duartina, Dumont, Echaporã, Eldorado, Elias Fausto, Elisiário, Embaúba, Embu Das Artes, Embu -Guaçu, Emilianópolis, Engenheiro Coelho, Espírito Santo Do Pinhal, Espírito Santo Do Turvo, Estiva Gerbi, Estrela Do Norte, Estrela D`Oeste, Euclides Da Cunha Paulista, Fartura, Fernando Prestes, Fernandópolis, Fernão, Flora Rica, Floreal, Flórida Paulista, Florínia, Gabriel Monteiro, Gália, Garça, Gastão Vidigal, Gavião Peixoto, General Salgado, Getulina, Glicério, Guaiçara, Guaimbê, Guaíra, Guapiaçu, Guapiara, Guará, Guaraçaí, Guaraci, Guarani D`Oeste, Guarantã, Guararapes, Guararema, Guareí, Guariba, Guatapará, Guzolândia, Herculândia, Iacanga, Holambra, Ibaté, Ibirá, Ibirarema, Ibitinga, Ibiúna, Icém, Iepê, Igaraçu Do Tietê, Igarapava, Igaratá, Iguape, Ilha Solteira, Ilhabela, Indaiatuba, Indiana, Indiaporã, Inúbia Paulista, Ipaussu, Iperó, Ipeúna, Ipiguá, Iporanga, Ipuã, Iracemápolis, Irapuã, Irapuru, Itaberá, Itaí, Itajobi, Itaju, Itaóca, Itapevi, Itapira, Itapirapuã Paulista, Itápolis, Itaporanga, Itapuí, Itapura, Itararé, Itariri, Itatiba, Itatinga, Itirapina, Itirapuã, Itobi, Itupeva, Ituverava, Jaborandi, Jaci, Jacupiranga, Jales, Jambeiro, Jandira, Jardinópolis, Jarinu, Jaú, Jeriquara, Joanópolis, João Ramalho, José Bonifácio, Júlio Mesquita, Jumirim, Junqueirópolis, Juquiá, Juquitiba, Lagoinha, Laranjal Paulista, Lavínia, Lavrinhas, Lindóia, Lourdes, Louveira, Lucélia, Lucianópolis, Luís Antônio, Luiziânia, Lupércio, Lutécia, Macatuba, Macaubal, Macedônia, Magda, Mairinque, Manduri, Marabá Paulista, Maracaí, Marapoama, Mariápolis, Marinópolis, Martinópolis, Mendonça, Meridiano, Mesópolis, Miguelópolis, Mineiros Do Tietê, Mira Estrela, Miracatu, Mirandópolis, Mirante Do Paranapanema, Mirassol, Mirassolândia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Mombuca, Monções, Mongaguá, Monte Alegre Do Sul, Monte Alto, Monte Aprazível, Monte Azul Paulista, Monte Castelo, Monteiro Lobato, Morro Agudo, Morungaba, Motuca, Murutinga Do Sul, Nantes, Narandiba, Natividade Da Serra, Nazaré Paulista, Neves Paulista, Nhandeara, Nipoã, Nova Aliança, Nova Campina, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Nova Europa, Nova Granada, Nova Guataporanga, Nova Independência, Nova Luzitânia, Novais, Novo Horizonte, Nuporanga, Ocauçu, Óleo, Olímpia, Onda Verde, Oriente, Orindiúva, Orlândia, Osasco, Oscar Bressane, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Ouroeste, Pacaembu, Palestina, Palmares Paulista, Palmeira D`Oeste, Palmital, Panorama, Paraguaçu Paulista, Paraibuna, Paraíso, Paranapanema, Paranapuã, Parapuã, Pardinho, Pariquera -Açu, Parisi, Patrocínio Paulista, Paulicéia, Paulínia, Paulistânia, Paulo De Faria, Pederneiras, Pedra Bela, Pedranópolis, Pedregulho, Pedreira, Pedrinhas Paulista, Pedro De Toledo, Penápolis, Pereira Barreto, Pereiras, Piacatu, Piedade, Pilar Do Sul, Pindamonhangaba, Pindorama, Pinhalzinho, Piquerobi, Piquete, Piracaia, Piraju, Pirajuí, Pirangi, Pirapora Do Bom Jesus, Pirapozinho, Pirassununga, Piratininga, Pitangueiras, Planalto, Platina, Poloni, Pompéia, Pongaí, Pontal, Pontalinda, Pontes Gesta, Populina, Porangaba, Porto Feliz, Porto Ferreira, Potim, Potirendaba, Pracinha, Pradópolis, Pratânia, Presidente Alves, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Promissão, Quadra, Quatá, Queiroz, Queluz, Quintana, Rafard, Rancharia, Redenção Da Serra, Regente Feijó, Reginópolis, Restinga, Ribeira, Ribeirão Bonito, Ribeirão Branco, Ribeirão Corrente, Ribeirão Do Sul, Ribeirão Dos Índios, Ribeirão Grande, Rifaina, Rincão, Rinópols, Rio Das Pedras, Rio Grande Da Serra, Riolândia, Riversul, Rosana, Roseira, Rubiácea, Rubinéia, Sabino, Sagres, Sales, Sales Oliveira, Salesópolis, Salmourão, Saltinho, Salto, Salto De Pirapora, Salto Grande, Sandovalina, Santa Adélia, Santa Albertina, Santa Bárbara D`Oeste, Santa Branca, Santa Clara D`Oeste, Santa Cruz Da Conceição, Santa Cruz Da Esperança, Santa Cruz Das Palmeiras, Santa Cruz Do Rio Pardo, Santa Ernestina, Santa Fé Do Sul, Santa Gertrudes, Santa Lúcia, Santa Maria Da Serra, Santa Mercedes, Santa Rita Do Passa Quatro, Santa Rita D`Oeste, Santa Rosa De Viterbo, Santa Salete, Santana Da Ponte Pensa, Santana De Parnaíba, Santo Anastácio, Santo Antônio Da Alegria, Santo Antônio De Posse, Santo Antônio Do Aracanguá, Santo Antônio Do Jardim, Santo Antônio Do Pinha L, Santo Expedito, Santópolis Do Aguapeí, São Bento Do Sapucaí, São Francisco, São João Das Duas Pontes, São João De Iracema, São João Do Pau D`Alho, São Joaquim Da Barra, São José Da Bela Vista, São José Do Barreiro, São José Do Rio Pardo, São José Dos Campos 5 São Lourenço Da Serra, São Luiz Do Paraitinga, São Manuel, São Miguel Arcanjo, São Pedro, São Pedro Do Turvo, São Roque, São Sebastião, São Sebastião Da Grama, São Simão, Sarapuí, Sarutaiá, Sebastianópolis Do Sul, Serra Azul, Serra Negra, Serrana, Sete Barras, Severínia, Silveiras, Socorro, Sud Mennucci, Sumaré, Suzanápolis, Tabapuã, Tabatinga, Taciba, Taguaí, Taiaçu, Taiúva, Tambaú, Tanabi, Tapiraí, Tapiratiba, Taquaral, Taquaritinga, Taquarituba, Taquarivaí, Tarabai, Tarumã, Tatuí, Tejupá, Teodoro Sampaio, Terra Roxa, Tietê, Timburi, Torre De Pedra, Torrinha, Trabiju, Tremembé, Três Fronteiras, Tuiuti, Tupã, Tupi Paulista, Turiúba, Turmalina, Ubarana, Ubatuba, Ubirajara, Uchoa, União Paulista, Urânia, Uru, Urupês, Valentim Gentil, Valparaíso, Vargem, Vargem Grande Do Sul, Várzea Paulista, Vera Cruz, Vinhedo, Viradouro, Vista Alegre Do Alto, Vitória Brasil, Votorantim, Votuporanga e Zacarias.

 

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Atualizado: 11/06/2018 - 10:44

Concurso em Santana de Cataguases MG oferece dez vagas

Há chances para auxiliar de consultório, técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal, dentista, enfermeiro e médico. Inscrições para o concurso da Prefeitura de Santana de Cataguases terminam em 20 de junho

Salários até R$ 10 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura de Santana de Cataguases, município localizado no Estado de Minas Gerais, abriu concurso público destinado a preencher dez vagas em cargos na área da saúde

 

Formação técnica é requisito para auxiliar de consultório dentário (1 posto e salário de R$ 954), técnico de enfermagem (2 - R$ 1.200) e técnico de saúde bucal (1 - R$ 1.200). 

 

As oportunidades de nível superior são para dentista (2 - R$ 3.000), enfermeiro (2 - R$ 3.000) e médico (2 - R$ 10.065,75).  

 

 

Inscrições e etapas do concurso da Prefeitura de Santana de Cataguases 2018

 

 

As inscrições se encerram às 22h de 20 de junho, por meio do site da banca JCM Consultoria (www.jcmconcursos.com.br). As taxas custam R$ 90 para auxiliar e técnico e R$ 120 para as demais carreiras. 

 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todas as vagas), marcada para 22 de julho, e de títulos (funções de nível superior), com entrega dos documentos (diplomas de especialização, mestrado e doutorado) até 25 de junho. 

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Santana de Cataguases terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal. 

 

 

Atribuições do auxiliar de consultório dentário no concurso da Prefeitura de Santana de Cataguases 2018

 

 

Orientar os pacientes sobre higiene bucal, revelar e montar radiografias intra-orais, preparar o paciente para o atendimento, auxiliar no atendimento do paciente, instrumentar o Cirurgião-Dentista junto à cadeira operatória, promover o isolamento do campo operatório, preparar materiais restauradores e de moldagem, selecionar moldeiras, preparar modelos em gesso, preencher mapas, quadros e fichas de atendimento odontológico, executar assepsia e limpeza do instrumental e aparelho odontológico, executar a recepção e o atendimento dos pacientes destinados ao atendimento clínico e outras tarefas correlatas.
 

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Atualizado: 08/06/2018 - 15:55

Prefeitura de Ervália MG divulga concurso com 181 vagas

Oportunidades no concurso da Prefeitura Municipal de Ervália são para candidatos de todos os níveis escolares. Inscrições serão recebidas entre 13 de agosto e 13 de setembro

Vários cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Ervália publicou um novo edital de concurso público para preenchimento de 181 vagas de todos os níveis de escolaridade. Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, prática e de títulos. 

Para ensino fundamental, as chances são para as funções de ajudante de serviços gerais (30), auxiliar de serviços gerais (2), calceteiro (2), coveiro (1), gari (15), motorista de ambulância (4), motorista de veículo leve (5), motorista de veículo médio (3), operador de trator agrícola (1), operário (12), pedreiro (2), vigia noturno (4), atendente de fisioterapia (1) e telefonista (1).

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico está apto às carreiras de atendente de consultório médico odontológico (2), auxiliar de biblioteca (1), auxiliar de farmácia (4), auxiliar de laboratório (1), auxiliar de secretaria (5), controlador geral de veículos (1), fiscal municipal (1), almoxarife (1) e técnico de enfermagem (2).

Nível superior é requisito para os cargos de assistente social (6), bioquímico (1), enfermeiro (2), farmacêutico (3), fisioterapeuta (2), fonoaudiólogo (1), médico veterinário (1), monitor de educação infantil/creche (10), nutricionista (2), odontólogo (1), oficial de gabinete (1), orientador educacional (2), professor docente educação fundamental (30), professor de educação física (5), professor de educação infantil (10), psicólogo (2) e supervisor educacional (1). 

Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Ervália oscilam entre R$ 954 e R$ 2.000. 

 

Etapas do concurso da Prefeitura de Ervália MG

 

A empresa responsável pela execução da seleção é a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Fundep. As inscrições serão recebidas no período das 9h do dia 13 de agosto às 20h de 13 de setembro, por meio do endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 50 para ensino fundamental, R$ 80 para nível médio/técnico e R$ 110 para formação superior. 

O concurso da Prefeitura de Ervália será constituído das seguintes fases: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova prática para calceteiro e operador de trator agrícola, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para nível superior, exceto para oficial de gabinete, unicamente classificatória. 

A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, atualidades, conhecimentos de informática, legislação municipal e/ou conhecimentos específicos.  

O exame terá duração máxima de três horas e será aplicado no município de Ervália/MG no dia 21 de outubro, em locais e horários a serem divulgados nos sites da Fundep e da prefeitura (www.ervalia.mg.gov.br) com antecedência mínima de 10 dias ininterruptos.

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Atualizado: 08/06/2018 - 12:03

Codhab DF: TCE pede celeridade na realização do concurso

Concurso, que vem sendo aguardado desde 2013,tem prazo até julho para publicação do edital. Oportunidades serão para diversos cargos

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCE/DF) divulgou, por meio de publicação em diário oficial, nesta sexta-feira, 8 de junho, determinação para que a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal  (Codhab/DF) apresente, no prazo de 30 dias, até 8 de julho, esclarecimentos a respeito dos procedimentos que estão sendo tomados para a realização do seu  aguardado concurso público. Acontece que a lei 5.909, sancionada pelo governador Rodrigo Rollemberg em 14 de julho de 2017, determina que o órgão publique o edital do certame até 31 de julho. Além disso, o prazo de validade do contrato com a banca organizadora, o Instituto Quadrix,  vai até 23 de setembro.

A demora pela realização do concurso, que vem sendo anunciado desde 2013, gerou questionamentos até mesmo por parte do Ministério Público do Distrito Federal (MP/DF) que, em  setembro, determinou que a companhia prestasse informações sobre os procedimentos que estão sendo tomados no sentido de agilizar a contratação de servidores.

Segundo informações obtidas junto ao órgão, as oportunidades deverão ser oferecidas por meio de dois editais, já elaborados, que devem ser publicados no mesmo dia.

A seleção deverá contar com uma oferta de 300 vagas, sendo 75 para contratação imediata e 225 para formar cadastro reserva de pessoal.O total de 75 postos imediatos foi corroborado na nova publicação, que prorroga o contrato com a banca.

A distribuição de vagas pelos cargos ainda será anunciada pelo órgão.

 

 

 

Prepare-se para o concurso da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab/DF

)Videoaulas para CodhabSimulados para Codhab

A seleção já havia sido autorizada em 15 de março de 2013. Porém,  na época, o órgão postergou sua realização, sob alegação de que faria alterações no plano de cargos e salários.

No entanto, em 21 de maio de 2015, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCE/DF) resolveu acatar uma representação formulada pelo Ministério Público,determinando a realização de uma diligência e cobrando esclarecimentos,por parte da Codhab, junto ao TCE/DF sobre o andamento das ações empreendidas para a realização do concurso, bem como esclarecimentos se houve a contratação de empregados sem concurso e a apresentação do quadro de pessoal completo da companhia, com o nome dos empregados,funções desempenhadas e datas das respectivas contratações.

Encerrado o prazo para os esclarecimentos, o secretário de gestão oficializou uma nova autorização, em 10 de junho do mesmo ano.

Cargos

Os cargos previstos para contar no concurso, conforme já havia sido determinado desde a antiga autorização, deverão incluir oportunidades para quem possui ensino médio e nível superior.

Ensino Médio

Neste caso, as opções de ensino médio serão para os cargos de assistente - agente administrativo, desenhista, técnico em contabilidade, técnico em edificações  e técnico de topografia.

Nível Superior

Para nível superior, para as carreiras de  analistas, nas áreas de administração, arquitetura e urbanismo, assistência social,contabilidade, engenharia e direito e legislação.

A Companhia

A Codhab foi criada em 2007 e tem por finalidade executar a política de desenvolvimento habitacional do Distrito Federal, podendo articular-se com políticas e programas que visem ao desenvolvimento das funções econômicas e sociais da população, preferencialmente de baixa renda, com o intuito de assegurar o bem-estar das comunidades, a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
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Atualizado: 07/06/2018 - 11:40

AGU: pedido de concurso tem 12 avanços em um dia

Embora a AGU tenha confirmado aval do ministério para o preenchimento de 100 oportunidades, o processo ainda tramita internamente no órgão

 Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O pedido de autorização do novo concurso público 2018 da Advocacia Geral da União (AGU) contou com doze avanços no  Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) somente na última quarta-feira, 6 de junho. Mesmo na manhã de hoje, dia 7, o processo já teve mais um movimento interno no órgão, quando foi recebido para análise na Coordenação Geral de Despesas de Pessoal e Sentenças.A expectativa é de que a seleção seja finalmente autorizada pelo MPDG no decorrer das próximas semanas.

Na quarta-feira, dia 6, o processo saiu da Divisão de Concursos Públicos e teve diversas passagens pela Secretaria de Orçamento Federal, gabinete do ministro, Secretaria Adjunta de Assuntos Fiscais, Coordenação Geral de Despesas de Pessoal e Sentenças, para onde retornou, nesta quinta, e Secretaria Adjunta de Assuntos Fiscais.   O pedido encaminhado pelo órgão é de 1.364 vagas. Porém, em julho de 2017, a AGU chegou a anunciar, por meio de sua assessoria de imprensa, que a seleção já havia sido autorizada pelo MPDG, para o preenchimento de 100 oportunidades. No entanto, a autorização não chegou a ser efetivamente publicada em diário oficial na ocasião e processo do pedido continua tramitando internamente no ministério.   “A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.   De acordo com informações da assessoria de imprensa da AGU, a seleção contará com oportunidades de níveis médio e superior, mas a distribuição por escolaridade ainda será confirmada. Mas já está certo que serão para áreas de apoio às carreiras jurídicas do órgão.    As remunerações iniciais, já confirmadas, serão de R$ 4.100 para cargos com exigência de ensino médio e R$ 6.200 para aqueles com exigência de nível superior, considerando vencimentos básicos e gratificações.

 

Cargos solicitados pela AGU

  Embora a distribuição das vagas imediatas e cadastros ainda não tenha sido confirmada, a expectativa é de que sejam para as carreiras do pedido de 1.364 postos encaminhado ao Ministério do Planejamento. Do total solicitado, 782 foram para cargos de ensino médio e 582 para nível superior.   Para ensino médio, o pedido foi para os cargos de assistente técnico administrativo (com 349 vagas) e técnico em contabilidade (433). Desta forma, a expectativa é de que as duas carreiras constem na nova seleção, embora com oferta menor de vagas.   Para nível superior, o pedido foi para os cargos de administrador (170), analista de sistemas (38), analista técnico administrativo (20), arquivista (17), bibliotecário (18), engenheiro (15), contador (258), estatístico (16), médico (9), técnico em assuntos educacionais (10) e técnico em comunicação social (11).   

Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas no órgão, sendo 2.000 para o cargo de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 para técnico de apoio à atividade jurídica.   Para técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações. Para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

Concurso Anterior

O último concurso da AGU para cargos da área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

Para o quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Para quem possui formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, para nível médio foram dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Para nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

concurso-AGU

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.

Atualizado: 06/06/2018 - 15:33

Câmara de Carrancas MG: concurso com inscrições abertas

A participação no concurso da Câmara Municipal de Carrancas deverá ser garantida até o dia 15 de junho

Todos os níveis

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Ainda dá tempo de participar do concurso público da Câmara Municipal de Carrancas, situada no Estado de Minas Gerais. Oportunidade é de quatro vagas para cargos de ensinos fundamental, médio e superior.

 

Candidatos que têm diploma de conclusão de curso de ensino fundamental podem se inscrever para a função de auxiliar de serviços gerais (1 vaga), cujo salário inicial é de R$ 937.

 

Já para quem concluiu o ensino médio, a chance é para o cargo de assistente legislativo (1). O vencimento é de R$ 1.615.

 

Nível superior é requisito para os postos de advogado (1) e contador (1). As respectivas remunerações são de R$ 2.590,82 e R$ 2.389,35.

 

As inscrições serão recebidas até o dia 15 de junho, por meio do endereço eletrônico www.jcmconcursos.com.br. Os valores da taxa de participação variam de R$ 50 a R$ 130 conforme o cargo pleiteado.

 

O concurso da Câmara de Carrancas será constituído de uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as matérias de português, raciocínio lógico, informática, legislação municipal e/ou conhecimentos específicos.

 

A avaliação será aplicada no município de Carrancas/MG no dia 5 de agosto, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno.

 

 

Atribuições do assistente legislativo da Câmara de Carrancas MG

 

 

Examinar processos e papéis avulsos e dar informações sumárias; preencher guias, requisições, conhecimentos e outros impressos; selecionar, classificar e arquivar documentos; confeccionar as atas das reuniões plenárias, ordinárias, extraordinárias e solenes; confeccionar as atas das reuniões de comissões permanentes ou especiais; conferir serviços executados na unidade; fazer pesquisas e levantamentos de dados destinados a instruir processos, organizar quadros demonstrativos, relatórios, balancetes e estudos diversos; participar de trabalhos relacionados com a organização de serviços de escritório que envolvam conhecimento das atribuições da unidade; executar trabalhos de digitação e similar; participar de comissões diversas; executar atividades relativas ao serviço de protocolo da câmara municipal; realizar atividades de recepcionista; operar máquinas fotocopiadoras; operar equipamentos de áudio e vídeo, inclusive nas sessões do legislativo; manter controle de estoque, entradas e saídas de materiais; realizar tarefas auxiliares nas diversas áreas do serviço público; atender ao público com presteza, eficiência e cordialidade; prestar informações simples, anotando recados, recebendo correspondências e efetuando encaminhamentos aos setores pertinentes; receber e enviar mercadorias e documentos oficiais; executar os serviços de correios da câmara municipal; dominar as competências de cada setor administrativo da câmara municipal, como forma de dinamizar o direcionamento nos assuntos que exigirem a manifestação do respectivo setor; orientar o público sobre o horário de funcionamento dos diversos setores da câmara municipal; atender às determinações do presidente da câmara municipal, de seu substituto legal e do administrador ou diretor; executar gravações em áudio e vídeo, a fim de preparar o material para divulgação dos eventos; solicitar, previamente, o material necessário ao bom andamento do seu trabalho; exercer outras atribuições que lhe forem conferidas ou delegadas.

Atualizado: 06/06/2018 - 14:36

Prefeitura de Jaguaraçu MG oferece 27 vagas em concurso

Oportunidades no concurso da Prefeitura de Jaguaraçu atendem candidatos alfabetizados e de níveis médio e superior de ensino. Inscrições começam em 11 de junho

Salários até R$ 11,5 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura de Jaguaraçu, no interior de Minas Gerais, divulgou edital de processo seletivo para contratação temporária de 27 servidores. Os salários vão de R$ 954 a R$ 11.500.

 

Profissionais alfabetizados têm chances como auxiliar de serviços gerais (1 posto) e porteiro (1).

 

Ensino médio é requisito para agente comunitário de saúde (7), agente de endemias (2), auxiliar administrativo (1), entrevistador digitador do Bolsa Família (1) e técnico de enfermagem (1), função que também requer formação técnica.

 

Há oportunidades de nível superior no concurso da Prefeitura de Jaguaraçu para assistente social (2), educador físico (1), enfermeiro (1), fisioterapeuta (1), médico PSF (1), psiquiatra (1), veterinário (1), nutricionista (1), odontólogo (1), psicólogo (2) e terapeuta ocupacional (1).

 

Com taxas entre R$ 38 e R$ 200, as inscrições poderão ser registradas de 11 a 22 de junho, mediante o preenchimento de formulário disponível no site da banca MB Gestão Pública (www.maximaauditores.com.br). 

 

Concurso Prefeitura Jaguaraçu: avaliação e vigência

 

Os candidatos serão avaliados em etapa única, por meio de prova objetiva marcada para 8 de julho. O exame cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Jaguaraçu terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Atribuições do agente comunitário de saúde no concurso da Prefeitura de Jaguaraçu

 

Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea; Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados; Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de 1 (uma) visita/família/mês; Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade; Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe. Ocorrendo situação de surtos e epidemias, executar em conjunto com o agente de endemias ações de controle de doenças, utilizando as medidas de controle adequadas, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores, de acordo com decisão da gestão municipal. É permitido ao ACS desenvolver outras atividades nas unidades básicas de saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.

Atualizado: 06/06/2018 - 12:18

Concurso TCE MG: SAIU edital com 39 postos de analista

As chances no concurso do TCE MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais) são para candidatos de nível superior em diversas áreas

Salário de R$ 8,1 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Foi publicado o edital de abertura das inscrições do concurso público para o cargo de analista de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE MG). A seleção visa o provimento de 39 vagas, sendo quatro reservadas a pessoas com deficiência.

 

As ofertas estão distribuídas entre as especialidades de administração (2), ciências atuariais (2), ciências contábeis (14), ciência da computação (2), ciências econômicas (4), direito (10) e engenharia (5). Interessados devem possuir diploma de curso de nível superior na área específica a que pretende concorrer.

 

A remuneração inicial do analista de controle externo é de R$ 8.106,87, já incluso o auxílio-alimentação no valor de R$ 941, para jornada de trabalho de 30 horas semanais. Após o primeiro ano de efetivo exercício, o servidor será submetido a avaliação de desempenho, tendo direito a perceber adicional de desempenho, no montante de até R$ 3.500.

CURSO PARA CONCURSO TCE MG 2018 - ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO

De acordo com o edital do concurso do TCE MG, os candidatos nomeados exercerão suas funções na sede do Tribunal de Contas, em Belo Horizonte, ou em unidades descentralizadas regionais que vierem a ser criadas, sem prejuízo da realização de auditorias e inspeções no âmbito do território estadual.

 

 

Como participar do concurso do TCE MG 2018

 

 

O processo de seleção será organizado e executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As inscrições serão recebidas no período das 10h do dia 6 de agosto às 18h do dia 4 de setembro, através do endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/tce_mg_18.

 

Será cobrada uma taxa de participação do concurso do TCE MG, no valor de R$ 140, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 5 de outubro, observado o horário de funcionamento da rede bancária.

 

 

Provas do concurso do TCE MG 2018

 

 

Todos os inscritos no concurso do TCE MG serão submetidos a duas avaliações: prova objetiva e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Elas serão aplicadas na cidade de Belo Horizonte/MG no dia 18 de novembro, em turnos distintos.

 

A prova objetiva será composta por 100 questões do tipo múltipla escolha que versarão sobre conhecimentos gerais (língua portuguesa), conhecimentos específicos e conhecimentos especializados.

 

Já a prova discursiva contará com duas questões, sendo uma sobre controle externo e uma acerca dos conhecimentos especializados de cada especialidade, a serem respondidas em até 60 linhas, cada uma. Serão avaliados: o domínio do conteúdo dos temas abordados, demonstração de conhecimento técnico aplicado; e o domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.

Atualizado: 06/06/2018 - 11:36

Concurso EMATER MG: SAIU edital com 97 vagas

Com inscrições a partir de 4 de julho, concurso da Emater preencherá postos com salários de até R$ 5,6 mil, além de benefícios. Há oportunidades na capital e em outras 11 regiões do Estado

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) divulgou edital de concurso destinado a preencher 97 vagas, além de formar cadastro reserva.

 

As ofertas de ensino médio/técnico são para assistente administrativo (22 postos), produtor de VT e audiovisuais - cinegrafista e editor de imagens (1), auxiliar técnico - suporte em informática (1) e extensionista agropecuário I (21). Os salários ficam entre R$ 2.330,61 e R$ 2.907,23. 

 

Há cargos de nível superior para extensionista agropecuário - engenharia agronômica (20), extensionista agropecuário - zootecnia (2), extensionista bem-estar social (9), analista de sistemas (2), assessor jurídico (3), auditor (2) e assistente técnico nas áreas de administração de empresas (1), arquitetura e urbanismo (1), ciências contábeis (5), comunicação social (1), designer gráfico (1), engenharia de alimentos (1), engenharia de produção (1), ciência e tecnologia de laticínios (1), geografia (1) e psicologia (1). Os vencimentos variam de R$ 4.273,44 a R$ 5.671,67. 

 

Como benefícios, a Emater concede aos servidores: plano de saúde, plano odontológico, previdência privada, seguro de vida e vale alimentação e/ou vale refeição.

APOSTILA CONCURSO EMATER/MG 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II

As oportunidades estão distribuídas entre a capital e as macrorregiões de Alfenas, Belo Horizonte, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Viçosa.

 

Como participar do concurso da Emater MG 2018

 

As inscrições abrem às 10h de 4 de julho e se encerram às 13h de 10 de agosto, por meio do endereço eletrônico da banca Gestão Concurso (www.gestaoconcurso.com.br). As taxas custam R$ 60 (ensino médio) e R$ 90 (superior).

APOSTILA CONCURSO EMATER/MG 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II

Candidatos que se inscreveram entre março e abril de 2016, antes da suspensão do certame, permanecem com o registro de participação válido. Esses concorrentes devem apenas atualizar os dados cadastrais no site da empresa organizadora. 

 

Prova do concurso Emater MG 2018

 

Marcada para 23 de setembro, a prova objetiva trará 50 questões de múltipla escolha para funções de nível médio e 60 para postos com exigência de curso superior. Os participantes terão quatro horas para concluir o exame.

 

Haverá aplicação nos municípios de Belo Horizonte, Alfenas, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Viçosa.

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, informática e conhecimentos específicos, variando as disciplinas conforme o cargo em disputa.

 

De acordo com o edital, o concurso da Emater terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição.

 

Atribuições do assistente administrativo no concurso da Emater MG

 

Exercer atividade de suporte administrativo às unidades organizacionais, elaborando e controlando prestação de contas, balancetes e demais atividades administrativas da Unidade, promovendo a organização, funcionamento, manutenção e controle na área de material, patrimônio, transporte, finanças, pessoal e áreas afins.

 

Concurso Emater 2018: atribuições do extensionista agropecuário

 

Atuar como técnico de nível médio em agropecuária e de acordo com sua habilitação legal na prestação de serviços aos clientes da Empresa; participar da elaboração, execução e acompanhamento dos programas municipais de assistência técnica e extensão rural dos municípios atendidos pela Empresa; Auxiliar na elaboração de projetos, realizando levantamentos, orçamentos e avaliações necessárias a sua conclusão; prestar assistência técnica aos clientes, acompanhando-os e orientando-os nos projetos elaborados.

Atualizado: 05/06/2018 - 12:44

TJ MG prepara novo concurso para oficiais e técnicos

Oportunidades serão para os cargos de oficial de justiça avaliador e técnicos nas áreas de assistente social e psicólogo, com vencimentos básicos de até R$ 4,2 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Geras (TJ/MG) deve divulgar, no decorrer do segundo semestre, o edital de seu novo concurso público, que contará com oportunidades para os cargos de oficial e técnico judiciário para a primeira instância, para quem possui, respectivamente, níveis médio e superior. No momento, o processo do certame está em fase de licitação para a escolha da banca organizadora, que deve ser confirmada no decorrer das próximas semanas. As remunerações básicas iniciais são de R$ 2.683,58 para oficiais e R$ 4.202,59 para técnicos. Embora o número inicial de vagas ainda não tenha sido confirmado, já está certo que, além de vagas imediatas, a seleção também será destinada para formar cadastro reserva de pessoal.


No caso de oficial judiciário, que exige apenas ensino médio para concorrer, as oportunidades serão para a área de oficial de justiça avaliador.


Para os técnicos, o concurso contará com oportunidades para as áreas de assistente social judicial e psicólogo judicial, ambos com necessidade de formação nas respectivas áreas.


De acordo com o edital de licitação, as taxas já estão definidas e serão de R$ 70 para o cargo de oficial e R$ 90 para os técnicos.


Provas
Um ponto já definido pelo edital de licitação é a forma como serão aplicadas as provas do concurso. Para todos os cargos, a prova objetiva contará com 60 questões.


No caso de oficial serão 20 de língua portuguesa, cinco de noções de informática, 15 de noções de direito e 20 de conhecimentos específicos.
Para os técnicos, 15 de língua portuguesa, cinco de noções de informática, 15 de noções de direito e 25 de conhecimentos específicos.


Para todos os cargos, o exame também contará com uma redação.
A duração dos exames será de 4h30 e aplicação deverá ocorrer nas cidades de Belo Horizonte, Diamantina, Govenador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.    

 
A estimativa do órgão é de que o concurso conte com aproximadamente 85 mil inscritos.

 

Atribuições dos Cargos

1. CARGOS/ESPECIALIDADES DE NÍVEL SUPERIOR:
1.1. Cargo: Técnico Judiciário (Classe C)
Especialidade: Assistente Social Judicial– JPI-GS
a) Elaborar estudos sociais, laudos, pareceres, relatórios e outros documentos técnicos compatíveis com sua área de atuação, relacionados a processos judiciais;
b) Realizar intervenções técnicas em audiências de conciliação e mediação, e em situações processuais, quando determinado por autoridade judicial;
c) Substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
d) Participar de comissões e grupos de trabalho;
e) Realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas à sua área de atuação;
f)Executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico em suas variadas formas.

1.2. Cargo: Técnico Judiciário (Classe C)
Especialidade: Psicólogo Judicial – JPI-GS:
a) Elaborar laudos, pareceres, relatórios e outros documentos técnicos, compatíveis com sua área de atuação, relacionados a processos judiciais;
b) Realizar intervenções técnicas em audiências de conciliação e mediação, e em outras situações processuais, quando determinado por autoridade judicial;
c) Substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
d) Participar de comissões e grupos de trabalho;
e) Realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas à sua área de atuação;
f) Executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico em suas variadas formas.

2. CARGO/ESPECIALIDADE DE NÍVEL MÉDIO:
2.1. Cargo: Oficial Judiciário (Classe D)
Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador – JPI-SG:
a) Realizar citações, intimações, notificações e demais diligências próprias do seu ofício, ordenadas em processos judiciais e lavrar termos e certidões respectivas;
b) Promover as avaliações judiciais nos casos indicados em lei;
c) Fazer hasta pública, onde não houver leiloeiro público ou designado para esse fim;
d) Dar suporte às audiências ou sessões do Tribunal do Júri, quando necessário e coadjuvar o juiz na manutenção da ordem;
e) Substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
f) Participar de comissões e grupos de trabalho;
g) Executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico, em suas variadas formas

Atualizado: 04/06/2018 - 11:50

Concurso Ibram: novo pedido é avaliado no Planejamento

Pedido de concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) encaminhado ao Ministério do Planejamento é para carreiras com exigência de níveis médio e superior de ensino

313 vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Está em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o novo pedido para a abertura do concurso público do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O órgão solicitou autorização para o preenchimento de 313 vagas em cargos com exigência de níveis médio e superior.

As oportunidades apresentadas no requerimento estão distribuídas da seguinte maneira: 73 para assistente técnico, 19 para técnico em assuntos educacionais, 121 para técnico em assuntos culturais e 100 para analista.

O posto de assistente técnico exige nível médio completo, enquanto as demais colocações se destinam aos profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais vigentes não foram divulgados.

Último concurso do Ibram

Organizado pela Funcab e lançado em 2010, o edital anterior apresentou 294 ofertas distribuídas nos empregos de assistente técnico I, técnico em assuntos educacionais, técnico em assuntos culturais e analista. A remuneração oferecida chegou a R$ 3.012,82.

Na época, a lotação das vagas ocorreu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

A seleção constou de prova objetiva para todos os concorrentes. Em seguida, houve avaliação discursiva e análise de títulos para os postos de nível superior.

O teste objetivo aplicado no processo seletivo foi composto de perguntas sobre língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os exames para técnico e analista também tiveram perguntas de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Para os empregos de nível médio, a validade do certame expirou em abril de 2014. Já para as colocações que necessitam de ensino superior, o prazo terminou em 16 de junho do mesmo ano.

Sobre o órgão

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi criado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da lei nº 11.906. A nova autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no que se refere aos direitos, deveres e obrigações dos museus federais.

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Atualmente, cuida da administração direta de 30 museus.

Atualizado: 01/06/2018 - 15:48

Câmara de Araguari MG divulga concurso com 60 vagas

Candidatos de níveis médio, técnico e superior poderão se inscrever no concurso da Câmara Municipal de Araguari no período de 23 de julho a 26 de agosto

Ganhos de até R$ 3,7 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado de Minas Gerais, a Câmara Municipal de Araguari divulgou um novo edital de concurso público destinado ao provimento de 60 vagas do seu quadro de servidores. Do total de ofertas, 15 são imediatas e 45 para formação de cadastro reserva (CR) de eventuais oportunidades.

 

Candidatos que concluíram o ensino médio têm chances nas funções de agente de protocolo (2 vagas + 6 CR), agente de patrimônio e almoxarifado (2 + 6 CR), agente administrativo (2 + 6 CR) e recepcionista (1 + 3 CR). Os salários iniciais oscilam entre R$ 1.583,94 e R$ 2.618,35.

 

O cargo de técnico de informática (1 + 3 CR) exige curso técnico na área. O vencimento é de R$ 2.618,35.  

 

Nível superior é requisito para controlador interno (1 + 3 CR), assessor de comunicação (1 + 3 CR), assessor cerimonial (1 + 3 CR) e técnico de apoio aos gabinetes (4 + 12 CR). As remunerações são de R$ 3.760,52 para controlador interno e R$ 2.666,85 para os demais postos.

 

 

Como participar do concurso da Câmara de Araguari MG

 

 

O Idecan - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional é o responsável pela organização e execução do processo de seleção. As inscrições serão recebidas no período das 14h do dia 23 de julho às 14h de 26 de agosto, através da página eletrônica www.idecan.org.br.

 

Será cobrada uma taxa de participação do concurso da Câmara de Araguari, nos valores de R$ 60 para ensino médio e curso técnico e R$ 70 para formação superior. O pagamento do boleto bancário deverá ser efetuado até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.

 

 

Provas do concurso da Câmara de Araguari MG

 

 

Todos os candidatos serão submetidos à prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa (peso 1), seis de raciocínio lógico (peso 1), quatro de conhecimentos de informática (peso 1) e 20 de conhecimentos específicos (peso 2).

 

A avaliação será aplicada na cidade Araguari/MG no dia 30 de setembro, no período da manhã para os cargos de controlador interno, assessor de comunicação, assessor cerimonial e técnico de apoio aos gabinetes; e à tarde para agente de protocolo, agente de patrimônio e almoxarifado, agente administrativo, recepcionista e técnico de informática.

 

A etapa final do concurso da Câmara de Araguari será análise de títulos, de caráter unicamente classificatório, exclusiva para os empregos de nível superior.

 

 

Atribuições de alguns cargos da Câmara de Araguari MG

 

 

Agente administrativo - prestar assessoria administrativa ao gabinete da presidência, elaboração de documentos de circulação interna e externa, acompanhamento de agenda, organização de pauta das reuniões, controle de Arquivos e desempenhar os demais serviços de secretaria.

 

Agente de patrimônio e almoxarifado - controle dos bens patrimoniais pertencentes à câmara municipal, com a colocação de placas de identificação, confecção de planilhas, conferências periódicas. Elaboração de relatórios sobre bens inservíveis. Manter as autoridades superiores informadas quanto ao desaparecimento de algum item. Providenciar a confecção de boletim de ocorrência sobre o desaparecimento de bens ou sobre vandalismo praticado contra o patrimônio da câmara municipal. Disponibilizar a autoridade superior, relatórios sobre bens que necessitam de reformas ou concertos indispensáveis a seu uso e conservação. Providenciar relatórios periódicos para uso por outros departamentos, especialmente o de contabilidade. Controle dos materiais depositados no almoxarifado da câmara municipal. Recebimento e conferência de materiais entregues por fornecedores mediante comprovante de recebimento. Entrega de materiais requisitados pelos diversos departamentos do legislativo, mediante comprovante de entrega. Elaboração de relatórios periódicos para conferência do material depositado no almoxarifado. Elaboração de planilha para verificar a periodicidade do consumo de materiais. Elaboração de listas de compras, de acordo com a necessidade de reposição, para ser encaminhada, mediante protocolo, ao setor responsável pelas compras.

 

Agente de protocolo - controle geral do trânsito de entrada e saída de documentos através do registro por sistema próprio. Recebimento, mediante protocolo de documentos a serem encaminhados a departamentos internos, outros órgãos ou terceiros. Recebimento dos documentos encaminhados a câmara pelo correio, outros órgãos, departamentos internos ou terceiros. Entrega aos destinatários, mediante protocolo, dos documentos recebidos e disponibilização dos documentos a serem entregues ao correio e ao pessoal encarregado de promover a entrega, também mediante protocolo.

Atualizado: 01/06/2018 - 15:11

Prefeitura de Braúnas MG abre concurso com 17 vagas

Inscrições para o concurso da Prefeitura de Braúnas começam em 5 de junho. Salários chegam a R$ 15,7 mil

Dez cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura de Braúnas, em Minas Gerais, abriu concurso público destinado a preencher 17 vagas com salários entre R$ 954 e R$ 15.784,20.

 

Quem é alfabetizado pode concorrer como agente disciplinar escolar (1 posto), coveiro (1) e pintor (1).

 

Os candidatos a motorista de ambulância (3) e motorista de caminhão/ônibus (2) devem ter cursado, no mínimo, até o quarto ano do nível fundamental.

 

Ensino médio é requisito do concurso da Prefeitura de Braúnas para auxiliar administrativo (2), auxiliar de biblioteca escolar (1) e monitor I (3).

 

Os cargos de nível superior são para médico ginecologista e obstetra (1) e médico PSF (2).

 

Concurso Prefeitura Braúnas: inscrições e provas

 

Com taxas entre R$ 35 e R$ 80, as inscrições serão recebidas entre 5 de junho e 5 de julho, mediante a realização de cadastro no site da Seap Consultoria (http://seapconcursos.com.br), banca que organiza a seleção.

 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 5 de agosto, de títulos (funções de nível superior), com envio dos documentos entre 7 e 9 de agosto, e prática (motorista), em 2 de setembro.

 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Braúnas terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

 

Atribuições do agente disciplinar escolar no concurso da Prefeitura de Braúnas MG

 

Trabalho qualificado, que consiste no controle da entrada e saída das Unidades de Ensino da Rede Municipal pelos alunos nos horários de aulas, acrescido do exercício da disciplina sobre os mesmos durante estes eventos. A atividade requer habilidade, bom-senso e equilíbrio, sendo exercida com acentuada autonomia, sob a orientação e supervisão do superior hierárquico. Manter o controle de “entrada” e de “saída” do portão de acesso a área interna da escola; Manter a disciplina dos alunos no pátio da escola, nos intervalos antes do início das aulas e, ainda, no período do recreio; Cumprir e fazer com que os alunos cumpram todas as regras disciplinares estabelecidas pela diretoria da escola; Zelar e fazer com que zelem pelo patrimônio móvel e imóvel da escola onde exerça suas atividades; Não permitir o acesso de aluno retardatário, decorrido o período de tolerância estabelecido pela direção da escola; Observar quanto a presença de estranhos na área próxima da escola; caso perceba comportamento irregular destes junto aos alunos que ainda não ingressaram no recinto, tomar conhecimento dos motivos de suas presenças e finalidades, comunicando a direção e, se for o caso, a polícia militar, para que esta tome as providências de praxe; Exercer outras atividades correlatas e pertinentes com o exercício de suas atividades.

Atualizado: 01/06/2018 - 14:35

Bias Fortes MG: concurso tem vagas para agente de saúde

Cargo é destinado a profissionais com ensino médio e paga R$ 954. Prova do concurso da Prefeitura de Bias Fortes será aplicada em 17 de junho

Nove postos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Terminam na próxima terça-feira (5) as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Bias Fortes, em Minas Gerais, destinando a preencher nove vagas de agente comunitário de saúde.

 

O cargo paga R$ 954 e pode ser disputado por profissionais com ensino médio completo. Além disso, os candidatos devem residir na área geográfica em que pretendem atuar.

 

Os interessados devem realizar cadastro pelo site da banca Cabral & Oliveira (www.cabraleoliveira.com.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 40.

 

Os participantes serão avaliados em etapa única, por meio de prova objetiva com 30 questões de múltipla escolha sobre português, saúde pública, matemática e conhecimentos específicos, de acordo com o edital

 

Concurso Prefeitura Bias Fortes: principais atribuições do agente comunitário de saúde

 

Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a micro área; Cadastrar todas as pessoas de sua micro área e manter os cadastros atualizados; Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês; Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adstrita à normas de saúde do órgão municipal, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade; Entre outras atividades.

 

O que vai cair na prova do concurso da Prefeitura de Bias Fortes 2018

 

Português – Semântica: a significação das palavras no texto; Interpretação de texto. Morfologia: estrutura e formação das palavras, classes de palavras. Pontuação. Acentuação gráfica. Ortografia. Fonética e fonologia, regência verbal e nominal. Significação das palavras; linguagem figurada; sinônimos e antônimos.

 

Saúde pública – Constituição da República Federativa do Brasil artigos: 37, 196 a 200. Sistema Único de Saúde: Princípios e diretrizes. Leis Orgânicas da Saúde: Lei nº 8.080/90 e Lei nº 8.142/90. Portaria 648/2006. Política Nacional de Atenção Básica. Noções Básicas de Epidemiologia. Vigilância em Saúde. Pacto pela Saúde.

 

Conhecimentos específicos – O Trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Disponível em http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_acs.pdf. Guia Prático do Agente Comunitário de Saúde. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/guia_acs.pdf. ABCDE das Hepatites Virais para Agentes Comunitários de Saúde. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/abcde_hepatites_acs_final_web.pdf. O Agente Comunitário de Saúde no Controle da Dengue. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_acs_dengue_web_09_11.pdf. Alimentação e Nutrição para as Famílias do Programa Bolsa Família. Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/manual_acs_2010_2011.pdf.

 

Matemática – Conjuntos Numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais; Operações com os conjuntos numéricos: adição, subtração, multiplicação, divisão; Equação e inequação do 1º grau; Porcentagem; Juros simples; Descontos; Relações e Funções; Área, perímetro, Área das figuras planas; Sistema decimal de medidas; Razões e proporções. Lógica.

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