Ministério do Trabalho: aval deve sair após novo sistema

Solicitação para abertura de concurso para o Ministério do Trabalho é para cargos com exigência de níveis médio e superior de ensino. Iniciais de até R$ 16,2 mil

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro
Publicado: 24/10/2018 - 14:13 | Atualizado: 07/11/2018 - 15:47

Cresce a expectativa para que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) autorize, em breve, o pedido de concurso do Ministério do Trabalho, encaminhado este ano. Segundo informações do secretário-executivo substituto do Ministério do Planejamento, Admilson dos Santos, a liberação depende da implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), o que deve ocorrer no decorrer dos próximos meses.

A solicitação enviada é para o preenchimento de 2.873 vagas em seu quadro de pessoal. Das oportunidades requeridas, 1.309 são para o cargo de auditor fiscal do trabalho e 1.307 para agente administrativo. As demais chances estão distribuídas da seguinte maneira: administrador (93), arquivista (32), bibliotecário (2), contador (58), engenheiro (5), estatístico (5), sociólogo (4), psicólogo (26), técnico em assuntos educacionais (10), técnico em comunicação social (10) e economista (12).

• CURSO CONCURSO - AUDITOR FISCAL DO TRABALHO

Em julho, o Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) teve uma reunião como novo ministro do Trabalho, Caio Luiz. Um dos assuntos discutidos é a autorização urgente de novo concurso para o Ministério do Trabalho.

Com relação ao posto de fiscal, os dados do Sinait apontam que o órgão tem mais de 1.300 cargos vagos e cerca de 500 auditores em condições de se aposentar. O presidente do sindicato, Carlos Silva, ressaltou que “não há fiscalização sem fiscais”.

A expectativa é de que ainda em 2018 seja concedida a autorização para o novo concurso do Ministério do Trabalho.

Concurso Ministério do Trabalho: solicitação anterior

O último pedido enviado ao Ministério do Planejamento solicitou a abertura de 2.595 vagas distribuídas em diversos cargos com exigência de níveis médio e superior. Do total de oportunidades requeridas, 1.163 era para a função de agente administrativo, que pede apenas ensino médio e apresenta inicial de R$ 3.881,97, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

As outras 1.432 oportunidades foram para para candidatos com formação superior, sendo 1.190 para a função de auditor-fiscal do trabalho, 85 para administrador, 34 para arquivista, 54 para contador, cinco para engenheiro, cinco para estatístico, três para sociólogo, 26 para psicólogo, dez para técnico em assuntos educacionais, dez para técnico em comunicação social e 12 para economista. Os salários oferecidos chegam a  R$ 16.201,64, contando com o benefício de alimentação.

Principais atribuições do agente e do auditor

Cabe ao agente administrativo exercer atividades que envolvam o suporte administrativo ás unidades organizacionais do órgão, com atuação nas áreas finalísticas, de gestão de pessoas, material, patrimônio, orçamento e finanças, compreendendo tarefas de natureza repetitivas ou não, como operar os sistemas corporativos e governamentais, atender ao público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencial, elaborar documentos e correspondências, elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos, elaborar e conferir cálculo, realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos, manter e controlar arquivos, orientar a aplicação de noras internas ou de sua área de atuação, participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho, participar do plano de trabalho institucional de sua unidade, realizar levantamento de dados de natureza técnica e atuar na gestão e fiscalização de contratos e convênios. 

No caso de auditor fiscal, entre as atividades estão o cumprimento das disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e medicina do trabalho, no âmbito das relações de trabalho e emprego, verificação dos registros em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), visando à redução dos índices de informalidade, verificação do recolhimento do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), com o objetivo de maximizar os índices de arrecadação, e cumprimento de acordos, convênios e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregadores e empregados.

Últimos concursos do Ministério do Trabalho

Para agente, o processo seletivo anterior do Ministério do Trabalho ocorreu em 2014 e foi organizada pelo Cespe/UnB. O exame contou com 120 tópicos, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de prova discursiva de conhecimentos específicos.

Em conhecimentos básicos foram cobrados temas de língua portuguesa, noções de informática, noções de direito administrativo, atualidades, ética no serviço público e noções de administração financeira e orçamentária. Em conhecimentos específicos, legislação específica, noções de gestão de pessoas nas organizações, noções de administração de recursos materiais, noções de arquivologia e noções de gestão e fiscalização de contratos e convênios.

Para auditor, o último certame ocorreu em 2013 e também organizado pelo Cespe/UnB. A seleção constou de provas objetivas, exames discursivos e sindicância de vida pregressa. As provas objetivas tiveram 220 perguntas, sendo 100 de conhecimentos básicos e 120 de conhecimentos específicos.   

Sobre Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), órgão da administração federal direta, tem como área de competência os seguintes assuntos: política e diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador; política e diretrizes para a modernização das relações do trabalho; fiscalização do trabalho, inclusive do trabalho portuário, bem como aplicação das sanções previstas em normas legais ou coletivas; política salarial; formação e desenvolvimento profissional; segurança e saúde no trabalho; política de imigração; e cooperativismo e associativismo urbanos.

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Atualizado: 07/11/2018 - 09:05

Concurso Creci GO: termina hoje inscrição para 190 vagas

Com salários até R$ 2,7 mil, edital reúne cargos de níveis médio e superior para áreas de administração, fiscalização, direito, ciências contábeis, recursos humanos e tecnologia

Na capital

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

No Estado de Goiás, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 5ª Região (Creci GO) encerra às 23h59 desta quarta-feira (7) as inscrições para o concurso público destinado a preencher 190 vagas na capital. No total, são 21 postos para contratação imediata e 169 para cadastro reserva (CR). 

Quem possui ensino médio pode concorrer como profissional de suporte administrativo (11 postos + 39 CR). A remuneração é de R$ 1.984,43.

As carreiras de nível superior são para profissional de fiscalização (6 + 34 CR) e profissional de suporte técnico nas áreas de direito (1 + 24 CR), ciências contábeis (1 + 24 CR), recursos humanos (1 + 24 CR) e tecnologia da informação (1 + 24 CR), com ganhos de R$ 2.748,18.

• APOSTILAS CONCURSO CRECI GO 2018 - DIVERSOS CARGOS

Os vencimentos informados já incluem o auxílio alimentação diário de R$ 35 (R$ 770 no mês, considerando 22 dias trabalhados). Além disso, os contratados terão direito a convênio médico e odontológico, vale transporte e plano de cargos e salários.

Concurso Creci GO: inscrição e etapas

Os interessados em participar devem realizar cadastro pelo site do Instituto Quadrix (http://www.quadrix.org.br/). As taxas custam R$ 50 (suporte administrativo) e R$ 58 (demais funções).

Em 9 de dezembro, na capital, os candidatos realizarão provas objetiva e discursiva. A primeira trará 120 questões do tipo 'certo' ou 'errado', enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas. 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, informática, língua inglesa, atualidades, ética no serviço público, direito constitucional, direito administrativo e conhecimentos específicos, variando as disciplinas conforme o cargo.

A seleção inclui, ainda, análise de títulos para os concorrentes aos postos de nível superior. Os documentos (diplomas de especialização, mestrado e doutorado) deverão ser encaminhados à banca, via Sedex, entre 20 e 22 de fevereiro. 

O concurso do Creci GO terá validade de dois anos, a contar da data de divulgação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do conselho, conforme prevê o edital.

Concurso Creci GO: atribuições do profissional de suporte administrativo

Concurso Creci Go: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Informática (exceto para o cargo: PSTE-PROFISSIONAL DE SUPORTE TÉCNICO-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) - 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: MS Outlook. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.

Língua inglesa (somente para o cargo: PSTE-PROFISSIONAL DE SUPORTE TÉCNICO-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) - 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos.

Ética no serviço público - 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública. 5 Ética no Setor Público. 6 Decreto nº 1.171/1994.

Atualidades (apenas para o cargo de nível médio) - 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia. 

Direito constitucional (apenas para os cargos de nível superior) - 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.

Direito administrativo (apenas para os cargos de nível superior) - 1 Direito Administrativo. 2 Princípios do Direito Administrativo. 3 Administração Direta e Indireta. 4 Atos Administrativos. 5 Bens Públicos. 6 Responsabilidade do Estado. 7 Lei nº 9.784/1998.

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Creci GO

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Atualizado: 06/11/2018 - 11:39

MP PI abre inscrição de concurso com vagas para promotor

As chances do edital são para candidatos que têm nível superior em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica

Salário de R$ 24,8 mil

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O Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI) abriu as inscrições do concurso público para a função de promotor de justiça substituto. A seleção visa o provimento de cinco vagas imediatas, sendo uma reservada pessoas com deficiência e uma aos negros, além de formação de cadastro reserva de futuras oportunidades.  

Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em direito, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e comprovação de exercício por três anos, no mínimo, de atividade jurídica desempenhada exclusivamente após a conclusão do curso de bacharelado. 

A remuneração inicial oferecida pelo MP/PI ao promotor de justiça substituto é de R$ 24.818,90.

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o responsável pela organização e execução do certame. As inscrições provisórias serão recebidas até as 18h do dia 1º de dezembro, através do site www.cespe.unb.br/concursos/mp_pi_18_promotor

Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 250, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 10 de janeiro de 2019, observado o horário de funcionamento da rede bancária.  

Concurso MP PI: provas

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será aplicada na cidade de Teresina/PI na data prevista de 3 de fevereiro de 2019, no turno da tarde.

A prova preambular será composta por 100 questões de múltipla escolha, dividas em grupos, especificados a seguir: Grupo I (direito constitucional, direito eleitoral, direito penal, direito processual penal), Grupo II (direito civil, direito processual civil, direito da infância e juventude direito do consumidor), Grupo III (direito administrativo, direito ambiental, direito financeiro e tributário), Grupo IV (direito material coletivo - difusos, coletivos e individuais homogêneos, direito processual coletivo, legislação do ministério público, noções gerais de direito e formação humanística). 

O certame ainda contará com as seguintes fases: provas discursivas; inscrição definitiva; exames de higidez física e mental e realização de sindicância de vida pregressa; prova oral; e análise de títulos.
 

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Atualizado: 06/11/2018 - 09:43

Câmara de Icém SP tem concurso com inscrições abertas

Oportunidade é de uma vagas para o cargo de advogado, cujo salário é de R$ 3,2 mil. Prazo se encerrará em 11 de novembro

Nível superior

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Ainda dá tempo de participar do concurso público da Câmara Municipal de Icém, localizada no Estado de São Paulo. A seleção visa o preenchimento de uma vaga para o cargo de advogado. 

Para ingressar na carreira é necessário possuir nível superior em direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O salário inicial é de R$ 3.292,70 para jornada de trabalho semanal de 20 horas. 

Entre as atribuições do posto, estão: atuar na representação judicial da câmara; emitir pareceres; atuar no processamento de licitações e/ou dispensa; auxiliar a secretaria da câmara nas funções de rotina; elaborar projetos de lei e resoluções com linguagem e técnicas de redação legislativa; executar demais atividades relacionadas à função.

Interessados devem se inscrever no endereço eletrônico da Unisisp (www.unisisp.com.br), banca organizadora do certame, e efetuar o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 80. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 11 de novembro. 

Concurso Câmara de Icém SP: provas

Os candidatos serão avaliados por meio de duas etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos, unicamente classificatória.

Marcada para o dia 2 de dezembro, a prova objetiva terá duração máxima de duas horas e será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de conhecimentos básicos em informática e 20 de conhecimentos específicos. 

A confirmação da data e as informações sobre os locais e horários do exame serão comunicados no edital de convocação, a ser divulgado no site da Unisisp com antecedência mínima de três dias.
 

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Atualizado: 06/11/2018 - 09:36

Concurso CRQ SP: última semana do prazo para 520 vagas

Destinadas a profissionais de níveis médio/técnico e superior, carreiras oferecem vencimentos acima de R$ 10,1 mil. Edital tem chances na capital e em cidades do interior e litoral

12 municípios

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Esta é a última semana para quem pretende se inscrever no concurso do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ 4), com jurisdição em São Paulo, destinado a formar cadastro reserva em 520 vagas distribuídas entre a capital e cidades do interior e litoral. O prazo termina às 23h59 da próxima segunda-feira (12). 

Profissionais com ensino médio podem concorrer como profissional de serviços técnico-administrativos (PSA) nas áreas de administração (20 - salário de R$ 4.419,55), manutenção predial (20 - R$ 4.419,55), manutenção predial/alvenaria/hidráulica e pintura (20 - R$ 4.419,55) e teleatendimento (20 - R$ 3.657,60).

Além de segundo grau, é necessário possuir formação técnica para disputar as funções de profissional de suporte técnico nas seguintes especialidades: compras (20), financeiro (20), recursos humanos (20), contabilidade (20) e informática (20). Todas as ofertas pagam R$ 5.129,13.  

Curso superior é requisito do concurso do CRQ SP para profissional de atividades estratégicas nas funções de fiscal (240 - R$ 10.117,45), bibliotecário (20 - R$ 7.097,15), analista de sistemas - programação (20 - R$ 7.097,15), analista de sistemas - rede (20 - R$ 7.097,15), advogado (20 - R$ 7.097,15) e jornalista (20 - R$ 7.097,15). 

• APOSTILAS CONCURSO CRQ SP 2018 - DIVERSOS CARGOS

Os vencimentos informados já incluem os valores referentes aos vales refeição e alimentação. Além disso, os contratados terão direito a convênio médico e odontológico, vale transporte e plano de cargos e salários. 

Todas as vagas são para atuar na capital, exceto para fiscal, carreira que também reúne oportunidades em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. 

Concurso CRQ SP: inscrição e etapas

Os interessados devem se inscrever por meio do site do Instituto Quadrix (http://www.quadrix.org.br). São cobradas taxas de R$ 60 (ensino médio), R$ 65 (técnico) e R$ 75 (superior). 

Em 9 de dezembro, os candidatos realizarão provas objetiva e discursiva. A primeira trará 120 questões do tipo 'certo' ou 'errado', enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto contendo entre 15 e 30 linhas. 

Com duração de quatro horas, os exames ocorrerão em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo.

O processo seletivo será finalizado com teste prático para fiscal e jornalista. A aplicação está prevista para 16 e/ou 17 de fevereiro, na capital paulista. 

O concurso do CRQ SP terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério do conselho, conforme prevê o edital

Cronograma do concurso do CRQ SP

Concurso CRQ SP: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.

Raciocínio lógico e matemático - 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.

Atualidades - 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como recursos hídricos, segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

Confira o conteúdo programático completo do concurso do CRQ SP
 

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Atualizado: 06/11/2018 - 09:20

Concurso MP PR: último dia de inscrições para promotor

Cargo tem salário inicial de R$ 24,8 mil. Exigências incluem curso superior em direito e experiência de ao menos três anos em atividade jurídica

Dez vagas

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Terminam nesta terça-feira (6) as inscrições para o concurso do Ministério Público do Paraná (MP PR) destinado a preencher dez vagas imediatas de promotor substituto, além de formar cadastro reserva. 

Com salário inicial de R$ 24.818,90, o cargo pode ser disputado por profissionais que possuem curso superior em direito e experiência mínima de três anos em atividade jurídica.

O formulário para cadastro está disponível exclusivamente pela internet, no endereço: www.mppr.mp.br. O valor da taxa de participação é de R$ 220. 

Fases do concurso de promotor do MP PR

Válida pela primeira fase, a prova preambular está prevista para ocorrer em 13 de janeiro. Os candidatos responderão 125 questões de múltipla escolha, conforme a composição detalhada no quadro abaixo.

As outras etapas do processo seletivo incluem: provas escritas (total de cinco, divididas por grupos), exames de sanidade física e mental, sindicância, avaliação oral e análise de títulos, de acordo com o edital

Cronograma do concurso de promotor do MP PR


 

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Atualizado: 06/11/2018 - 09:09

Concurso Sulgás RS: inscrições para 11 vagas acabam hoje

Edital oferece chances para assistente de serviços administrativos, técnico em gás, engenheiro de gás e advogado. Salários chegam a R$ 8,2 mil

Quatro cargos

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Terminam nesta terça-feira (6) as inscrições para o concurso da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). O edital oferece 11 vagas para contratação imediata.

Ensino médio é requisito para assistente de serviços administrativos (5 postos e salário de R$ 2.464,70) e técnico em gás (1 - R$ 3.122,20), função que também requer formação técnica.

O processo seletivo disponibiliza cargos com exigência de curso superior para advogado (1 - R$ 5.639,05) e engenheiro de gás (4 - R$ 8.281,13).

A Sulgás concede como benefícios: vales transporte, refeição e rancho; planos de saúde e odontológico; auxílios educação, creche, ensino fundamental e atividade física; participação nos lucros e resultados; e previdência privada.

De acordo com o edital, os profissionais contratados poderão ser lotados em qualquer uma das sedes da companhia (Canoas, Caxias do Sul ou Porto Alegre). 

Concurso Sulgás: inscrição e etapas

As inscrições devem ser registradas mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.fundatec.org.br. As taxas custam R$ 82,36 (nível médio) e R$ 187,87 (superior). 

• APOSTILA CONCURSO SULGAS 2018 - ASS. DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Marcada para 9 de dezembro, na capital, a prova objetiva trará 50 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos, língua portuguesa, legislação, informática e raciocínio lógico. 

As outras fases da seleção incluem análise de títulos (apenas para advogado e engenheiro), com entrega dos documentos entre 3 e 7 de janeiro; avaliação psicológica, em 26 de janeiro; e entrevistas de devolução, em 6 de fevereiro.

O concurso da Sulgás terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério da companhia, conforme estabelece o edital.

Atribuições dos cargos de nível médio no concurso da Sulgás

Concurso Sulgás: conteúdo programático parcial de nível médio

Língua portuguesa - 1. Leitura e compreensão de textos: Assunto. Estruturação do texto. Ideias principais e secundárias. Relação entre as ideias. Efeitos de sentido. Figuras de linguagem. Recursos de argumentação. Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. Coesão e coerência textuais. 2. Léxico: Significação de palavras e expressões no texto. Substituição de palavras e de expressões no texto. Estrutura e formação de palavras. 3. Aspectos linguísticos: Relações morfossintáticas. Ortografia: emprego de letras e acentuação gráfica sistema oficial vigente. Relações entre fonemas e grafias. Flexões e emprego de classes gramaticais. Vozes verbais e sua conversão. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase). Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. Pontuação.

Legislação - 1. A Constituição da República Federativa do Brasil: Princípios fundamentais. Direitos e Garantias Fundamentais. Organização do Estado. Organização dos Poderes. Da Tributação e do Orçamento. 2. Lei 11.340/2006 3. Lei 11.909/2009

Raciocínio lógico - Lógica Proposicional; Problemas Lógicos; Raciocínio Aritmético; Interpretação de Texto; Habilidades de raciocínio, envolvendo: (a) elaboração de argumentos; (b) avaliação da argumentação; e (c) formulação ou avaliação de planos de ação. Construção de argumentos: reconhecimento da estrutura básica de um argumento; conclusões apropriadas; hipóteses subjacentes; hipóteses explicativas fundamentadas; analogia entre argumentos com estruturas semelhantes. Avaliação de argumentos: fatores que reforçam ou enfraquecem uma argumentação; erros de raciocínio; método utilizado na exposição de razões. Formulação e avaliação de um Plano de Ação: reconhecimento da conveniência, eficácia e eficiência de diferentes planos de ação; fatores que reforçam ou enfraquecem as perspectivas de sucesso de um plano proposto; hipóteses subjacentes a um plano proposto.

Concurso Sulgás: sobre o órgão

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no Estado. Criada em 1993, atua como uma sociedade de economia mista, tendo como acionistas o Estado do Rio Grande do Sul e a Petrobras Gás S/A – Gaspetro. Iniciou a comercialização do gás natural em 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia-Brasil.
 

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Atualizado: 05/11/2018 - 09:31

Concurso DPE MA: inscrições para defensor encerram hoje

Oportunidades são destinadas a candidatos que têm nível superior em direito e três anos de atividade jurídica

Inicial de R$ 26,1 mil

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) encerrará às 14h desta segunda-feira (5) as inscrições do concurso público que visa o provimento de oito vagas para a função de defensor público de 1ª classe, sendo uma reservada a pessoas com deficiência e duas aos negros e pardos. A lotação ocorrerá nas comarcas do interior do estado.

A carreira exige diploma de conclusão de curso de nível superior em direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de ter, na data da posse, no mínimo, três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial é de R$ 26.125,15. 

• CURSO CONCURSO DPE MA 2018 - DEFENSOR PÚBLICO

A Fundação Carlos Chagas é a empresa responsável pela organização e execução do certame. As inscrições preliminares devem aser realizadas no site www.concursosfcc.com.br. O valor da taxa de participação é de R$ 229. 

Concurso DPE MA: informações sobre as provas

Todos os candidatos serão submetidos às provas objetiva e discursiva, de caráter classificatório e eliminatório. Elas serão aplicadas na cidade de São Luís/MA nas datas previstas de 15 de dezembro (objetiva) e 16 de dezembro (discursiva). 

A prova objetiva será composta por 100 questões do tipo múltipla escolha e terá duração máxima de cinco horas. As questões serão distribuídas conforme tabela abaixo:

Já a prova discursiva terá duração de quatro horas e contemplará duas questões discursivas e duas peças processuais que versarão sobre direito constitucional, direito processual civil, direito civil, direito processual penal, direito penal, legislação e princípios institucionais da defensoria pública e direitos difusos e coletivos.

O certame ainda contará com as seguintes avaliações: inscrição definitiva, eliminatória; prova oral, eliminatória e classificatória; e análise de títulos, unicamente classificatória.
 

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Atualizado: 05/11/2018 - 09:27

Concurso TJ BA: último dia para 50 postos de juiz

As chances no Tribunal de Justiça da Bahia são para candidatos que têm nível superior em direto e, no mínimo, três anos de atividade jurídica

Salário de R$ 23,2 mil

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Chega ao fim às 18h desta segunda-feira (5) o prazo de inscrição do concurso público do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA) para a função de juiz de direito substituto. A seleção visa o provimento de 50 vagas, sendo três reservadas a candidatos com deficiência e 15 aos negros, além de formação de cadastro de reserva de eventuais oportunidades. 

A carreira exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em direito, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel e idade mínima de 21 anos e máxima de 65 anos na data da posse. 

A remuneração inicial mensal oferecida pelo TJ/BA ao juiz de direito substituto é de R$ 23.284,14. 

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o responsável pela organização e execução do certame. A inscrição preliminar deve ser realizada pelo site www.cespe.unb.br/concursos/tj_ba_18_juiz

Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 230, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 21 de novembro, observado o horário de funcionamento da agência bancária. 

Concurso TJ BA: informações sobre as provas

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva seletiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela será composta de 100 questões do tipo múltipla escolha divididas entre três blocos. 

Com cinco horas de duração, a avaliação será aplicada na data prevista de 13 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado a partir do dia de dezembro. 

O concurso do TJ/BA ainda contará com as seguintes fases: duas provas escritas (discursiva de questões e prática de sentença cível e criminal); inscrição definitiva; sindicância da vida pregressa e investigação social; exames de sanidade física e mental; exame psicotécnico; prova oral; e análise de títulos.

Confira na tabela abaixo todas as etapas e avaliações a serem realizadas: 


 

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Atualizado: 05/11/2018 - 09:25

Concurso PGE SC: inscrições para procurador acabam hoje

Edital disponibiliza quatro vagas para contratação imediata. Carreira conta com remuneração inicial de R$ 27,4 mil

Bacharéis em direito

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Terminam às 16h desta segunda-feira (5) as inscrições do concurso da Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina (PGE SC) para preencher quatro vagas de procurador, além de formar cadastro reserva. 

Destinado a profissionais com curso superior em direito, o cargo oferece vencimentos de R$ 27.424 e tem jornada semanal de 40 horas. O ingresso na carreira ocorrerá na classe inicial.

O processo seletivo é organizado pela Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos (Fepese). A banca recebe inscrições por meio da página http://pge.fepese.org.br/. O valor da taxa é de R$ 280.

Etapas do concurso de procurador da PGE Santa Catarina

Em 2 de dezembro, na capital, os candidatos realizarão prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha. As outras fases da seleção incluem avaliações escrita, oral e de títulos, em datas a serem definidas, de acordo com o edital

O conteúdo programático abrange legislação do Estado de Santa Catarina e conhecimentos em direito constitucional, civil, penal, administrativo, ambiental, tributário, do trabalho, eleitoral e processual (civil, constitucional, administrativo, tributário e do trabalho).  

Cronograma do concurso de procurador da PGE SC

Concurso PGE SC: atribuições do procurador 

a) exercer a representação judicial e extrajudicial do Estado, inclusive com necessidade de viagens para comparecimento a atos judiciais, tais como audiências, vistorias, perícias judiciais e extrajudiciais, constatação sobre as condições dos bens penhorados em execuções fiscais da Fazenda Pública; b) prestar consultoria e assessoramento jurídico ao Estado e nos casos previstos em lei; c) propor a adoção de normas, medidas e procedimentos destinados ao aprimoramento da Procuradoria Geral do Estado e da administração pública; d) transigir e dar ou receber quitações, nos limites da lei; e) desistir e reconhecer a procedência do pedido, na forma de ato normativo expedido pelo Procurador-Geral do Estado; f) requisitar às autoridades administrativas, civis ou militares, aos servidores dos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta e aos prestadores de serviços públicos, informações, processos administrativos e documentos em geral, bem como adotar outras medidas necessárias à instrução de processo ou defesa, em juízo ou na esfera administrativa; e g) exercer outras atribuições inerentes à função, definidas em lei ou regimento e cometidas pela respectiva chefia.

Concurso PGE SC: conteúdo programático parcial para procurador

Direito penal - 1 Princípios constitucionais do direito penal. Princípios gerais do direito penal. Aplicação da lei penal. 2 Crime (tipicidade, ilicitude, culpabilidade). Imputabilidade penal. Concurso de pessoas. 3 Penas. Suspensão condicional da pena. Livramento condicional. Medidas de segurança. 4 Efeitos da condenação. Reabilitação. 5 Ação penal e extinção da punibilidade. 6 Crimes contra a pessoa. Crimes contra o patrimônio. Crimes contra a fé pública. Crimes contra a administração pública. Lei das contravenções penais. 7 Ilícito tributário e legislações correlatas. Lei nº 8.137/90. Representação fiscal para fins penais. 8 Lavagem de Dinheiro. Organização Criminosa. 9 Crimes de tortura; crimes de trânsito; crimes de abuso de autoridade; crimes contra o meio ambiente; crimes contra as finanças públicas e a responsabilidade na gestão fiscal.

Direito eleitoral - 1 Conceito e princípios do Direito Eleitoral. 2 Jurisdição Eleitoral: Conceito, Princípios fundamentais. Organização Judiciária Eleitoral. 3 Das Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Campanhas Eleitorais: Lei nº 9.504/97 e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral. 4 Prazos de desincompatibilização ou afastamento a serem observados por ocupantes de cargos públicos ou funções públicas que desejem concorrer nas eleições: Lei Complementar nº 64/90 e jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral.

Direito ambiental - 1. Princípios do direito ambiental. 2. Tutela constitucional do meio ambiente (Constituição Federal e Estadual). 3. Competência constitucional, administrativa, legislativa e jurisdicional em matéria ambiental. 4. Licenciamento e fiscalização ambiental. Resolução CONAMA nº 237/97. Avaliação Ambiental Integrada. Normas de cooperação para os entes federados em matéria ambiental. Lei Complementar nº 140/11. 5. Plano nacional e estadual de gerenciamento costeiro (Lei nº 7.661/88 e Lei estadual nº 13.553/05). 6. Política nacional do meio ambiente (Lei nº 6.938/81). Código Ambiental de Santa Catarina (Lei Estadual nº 14.675/2009). 7. Sistema nacional e estadual de unidades de conservação da natureza. Lei nº 9.985/00. 8. Políticas nacional e estadual dos recursos hídricos (Lei nº 9.433/97 e Lei estadual nº 9.748/94). 9. Código Florestal (Lei nº 12.651/12). 10. Bioma Mata Atlântica (Lei nº 11.428/06 e Decreto nº 6.660/08). 11. Urbanismo e Meio Ambiente - Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/01). 12. Lei do Parcelamento do Solo Urbano (Lei nº 6.766/79). 13. Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Decreto-Lei nº 25/37). 14. Tombamento - instrumento jurídico de proteção do patrimônio natural e cultural. 15. Políticas nacional e estadual do Saneamento Básico (Lei estadual nº 13.517/05 e Lei nº 11.445/07). 16. Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98 e Decreto federal nº 6.514/08). Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10).

Confira o conteúdo programático completo das provas de procurador da PGE SC
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 16:42

Belo Monte AL tem concurso com vagas de nível superior

Oferta do edital é de três vagas distribuídas entre os cargos de controle interno, contador e procurador. Inscrições serão recebidas até 9 de novembro

Câmara Municipal

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Já estão abertas as inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Belo Monte, localizada no Estado de Alagoas. A seleção visa o provimento de três vagas do seu quadro de pessoal. 

Ofertas estão distribuídas entre os cargos de analista de controle interno, contador e procurador. Interessados devem possuir nível superior na área e registro no órgão de classe. O salário inicial oferecido é de R$ 1.500. 

A participação deverá ser garantida até o dia 9 de novembro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.admtec.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120 e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite do prazo. 

O concurso será constituído das seguintes etapas: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e análise de títulos apenas para procurador, unicamente classificatória. 

A prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 15 de conhecimentos gerais e 25 de conhecimentos específicos. Ela será aplicada na cidade de Belo Monte/AL no dia 9 de dezembro, em locais e horários a serem divulgados em momento oportuno. 

Atribuições dos cargos da Câmara de Belo Monte AL

Analista de controle interno - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo, bem como do orçamento do município, auxiliando em sua elaboração e fiscalizando sua execução. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e fiscal, nos órgãos e entidades da administração municipal, bem como da aplicação das subvenções e dos recursos públicos, por entidades de direito privado. Exercer o controle externo no exercício de sua missão institucional. Executar outras tarefas. 

Contador - informatização de contabilidade pública: orçamentos, saldos financeiros dos balanços de cada exercício. Treinamento dos servidores do departamento de contabilidade que irão manusear o sistema contábil. Levantamento, elaboração, emissão e apresentação de balancetes, balanços e demais demonstrações contábeis mensais. Emissão de notas de empenho, cancelamentos, liquidação, despesa extra orçamentária, ordem de pagamento e restos a pagar. Emissão dos relatórios quadrimestrais, relatórios de gestão fiscal nos moldes estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Entre outras tarefas.

Procurador - assessorar os vereadores e demais funcionários do legislativo nos assuntos jurídicos da câmara. Defender, judicial ou extrajudicial os interesses e direitos da câmara. Emitir parecer sobre consultas formuladas pelo presidente, demais vereadores ou pelos órgãos da câmara, sob o aspecto jurídico e legal. Redigir e examinar projetos de leis, resoluções, justificativas de vetos, emendas, regulamentos, contratos e outros atos de natureza jurídica. Entre outras. 
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 15:20

Concurso em Ituporanga SC tem vagas de até R$ 5,7 mil

Oferta do edital é de cinco vagas imediatas para cargos de níveis médio e superior. Inscrições serão recebidas até 8 de novembro

Câmara Municipal

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Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Câmara de Ituporanga, localizada no Estado de Santa Catarina. A seleção visa o provimento de cinco vagas, além de formação de cadastro reserva de futuras oportunidades. 

Candidatos que têm diploma de conclusão de curso de ensino médio podem se inscrever para a função de agente legislativo (2 vagas), cujo salário inicial é de R$ 3.199,99. 

Quem tem o nível superior está apto às carreiras de assessor jurídico (1), contador (1) e controlador interno (1). As remunerações são de R$ 5.789,33 para o primeiro cargo e R$ 3.199,99 para os demais postos.  

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.legalleconcursos.com.br, até o dia 8 de novembro. Os valores das taxas de participação são de R$ 50 (ensino médio) e R$ 80 (nível superior). 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de informática, dez de legislação e dez de conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada na cidade de Ituporanga/SC no dia 9 de dezembro, em locais e horários a serem comunicado no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

Atribuições do agente legislativo da Câmara de Ituporanga SC

Executar atividades de assistência legislativa, compreendendo as tarefas de: recebimento, preparação, organização, tramitação, expediente, controle de prazos, e acompanhamento da documentação do processo legislativo; executar, sob orientação superior, as diversas tarefas relativas ao processo legislativo em todas as suas etapas; protocolar, instruir e encaminhar a documentação relativa ao processo legislativo; secretariar reuniões das comissões parlamentares, redigindo as atas sempre que designado; emitir informações e certidões, por determinação superior; atualizar banco de dados; elaborar relatórios estatísticos; acompanhar a tramitação de projetos legislativos e controlar os prazos legais respectivos; providenciar na composição e conferência de anais para publicação e arquivos; organizar, arquivar e preservar a documentação relativa à legislação municipal produzida; operar microcomputador organizando e gerenciando arquivos magnéticos, digitando dados e textos, atualizando cadastros, atualizando site na internet, entre outras operações simples relativas à microinformática; participar de comissão de licitações; participar de cursos, seminários palestras e outros eventos correlatos relacionados com o exercício do cargo, sempre que designado pelo presidente ou superior hierárquico; dirigir o veículo oficial da câmara quando for necessário o deslocamento para cumprir as funções do cargo, no interesse da câmara municipal; executar outras tarefas correlatas por determinação superior.
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 14:31

Câmara de Duas Barras RJ: concurso com inscrição aberta

Oferta do edital é de cinco vagas para candidatos que têm os níveis médio, técnico e superior

Até 8 de novembro

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Ainda dá tempo de participar do concurso público da Câmara Municipal de Duas Barras, localizada no Estado do Rio de Janeiro. A seleção visa o provimento de cinco vagas do seu quadro de efetivos. 

Os cargos de técnico legislativo (1 vaga) e técnico contábil (1) exigem, respectivamente, ensino médio e curso técnico. O salário inicial para ambas as funções é de R$ 1.400. 

Candidatos que têm o nível superior estão aptos às carreiras de assessor jurídico (1), contador (1) e procurador jurídico (1). As respectivas remunerações são de R$ 2.000, R$ 1.800 e R$ 3.000. 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no site www.incpconcursos.org.br e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 65 (ensino médio e curso técnico) e R$ 95 (nível superior), exceto para o posto de contador, cujo valor é de R$ 85. O prazo se encerrará no dia 8 de novembro. 

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, legislação, informática e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado no município de Duas Barras/RJ no dia 16 de dezembro, no período da tarde, em locais a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Aqueles que pleiteiam os cargos de assessor jurídico e procurador ainda serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória. 

Atribuições de alguns cargos da Câmara de Duas Barras RJ

Técnico contábil - auxiliar na elaboração e execução do orçamento da câmara municipal; acompanhar o controle orçamentário verificando sua correta execução; auxiliar na análise de balanços e outros documentos informativos de natureza contábil e financeira; emitir relatórios da execução orçamentária e financeira; emitir documentos necessários às prestações de contas da câmara municipal; acompanhar os boletins mensais de estoque, inventários e do acervo patrimonial; emitir empenhos e ordens de pagamento de fornecedores da câmara municipal; auxiliar no fechamento do balanço geral da câmara municipal; assinar em conjunto com o diretor da divisão contábil os documentos que lhe for solicitado; emitir os balancetes mensais para encaminhamento e consolidação com os do município; auxiliar o diretor da divisão contábil em todas as demais atividades inerentes ao setor.

Técnico legislativo - redigir as atas das reuniões do plenário; participar de reuniões das comissões elaborando os atos respectivos; organizar o sistema de tramitação de papéis, documentos e processos nas diversas unidades da câmara municipal; estudar e informar processos administrativos, encaminhando-os às unidades competentes; organizar o sistema de referência e de índices necessários à pronta consulta de qualquer documento arquivado; elaborar normas e procedimentos para registro e guarda de documentos em arquivos, a fim de facilitar a pronta localização dos mesmos; participar quando solicitado, do processo seletivo de papéis e documentos a serem eliminados, de acordo com as normas que regem a matéria; executar outras tarefas afins.
 

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Atualizado: 01/11/2018 - 12:38

Prefeitura de Italva RJ abre concurso com 120 vagas

Ofertas são destinadas a candidatos de todos os níveis escolares. As inscrições serão recebidas até o dia 20 de novembro

Ganhos de até R$ 7,6 mil

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A Prefeitura Municipal de Italva, localizada no Estado do Rio de Janeiro, abriu as inscrições dos dois editais de concurso público que somam 120 vagas. Do total de ofertas, duas são reservadas a pessoas com deficiência. 

Candidatos que têm o ensino fundamental podem disputar as funções de auxiliar de serviços gerais II diarista (1 vaga), motorista categoria “D” (1) e auxiliar administrativo (2). Os respectivos salários são de R$ 1.001,70, R$ 2.114,51 e R$ 1.057,38. 

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico está apto às carreiras de agente de combate às endemias (5), agente comunitário de saúde (31), técnico de enfermagem PSF (2), técnico de enfermagem (2) e professor nas especialidades de atividades culturais (1), educação especial (1), educação infantil (2), 1º ao 5º ano (30) e creche (2).  Os vencimentos oscilam entre R$ 1.014 e R$ 1.903,46. 

Nível superior é requisito para os cargos de advogado (1), assistente social (2), enfermeiro (1), enfermeiro PSF (3), enfermeiro plantonista (1), médico nas especialidades de cardiologista (1), clínico geral I plantonista (1), ginecologista/obstetra (1), neurologista (1), pediatra II diarista (1), PSF (3), trauma-ortopedista (1) e urologista (1), nutricionista (1), odontólogo (2), psicólogo (5) e professor I nas disciplinas de artes (1), ciências (2), educação física (2), geografia (2), matemática (2), língua portuguesa (3) e história (2). As remunerações partem de R$ 2.244,57 e chegam a R$ 7.600,97. 

Concurso Prefeitura de Italva RJ: inscrições e provas

Para concorrer a uma das ofertas é necessário preencher a ficha cadastral no site www.incpconcursos.org.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, nos valores de R$ 50 (ensino fundamental), R$ 70 (níveis médio e técnico) e R$ 90 (formação superior). O prazo se encerrará no dia 20 de novembro. 

Todos os inscritos serão submetidos à prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, conhecimentos locais e gerais, noções de informática, legislação e/ou conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada no município de Italva/RJ no dia 6 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

O certame ainda será constituído das seguintes etapas: análise de títulos para os cargos do magistério, advogado, agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde, classificatória; e prova prática para motorista, eliminatória e classificatória.
 

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Atualizado: 31/10/2018 - 14:30

Cassilândia MS: concurso reúne quatro vagas na Previsca

Edital tem chances para auxiliar de serviços diversos, assistente administrativo, contador e advogado. Inscrições terminam em 6 de novembro

Todos os níveis

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A Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Cassilândia (Previsca), em Mato Grosso do Sul, realiza concurso público para preencher quatro vagas.

A função de auxiliar de serviços gerais requer ensino fundamental e oferece vencimentos de R$ 954.

Podem concorrer ao cargo de assistente administrativo candidatos que possuem ensino médio. O salário é de R$ 954.

Com remuneração de R$ 2.500, as carreiras de advogado e contador cobram curso superior.

Será possível se inscrever até 6 de novembro, por meio do site www.sigmams.com.br. São cobradas taxas de R$ 65 (auxiliar e assistente) e R$ 99 (advogado e contador).

A seleção prevê para todas as vagas provas objetiva, marcada para 2 de dezembro, e de títulos, em data a ser definida. 

Haverá, por fim, avaliação prática para os concorrentes a assistente administrativo, com aplicação em 13 de janeiro. 

O concurso da Previsca terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do órgão, conforme estabelece o edital.

Concurso Previsca Cassilândia: conteúdo programático para auxiliar

Língua portuguesa - Compreensão e interpretação de diversos gêneros textuais. Ortografia. Pontuação. Parônimos e homônimos. Emprego: mal e mau; há, à, a; onde e aonde; mas e mais. Crase. Acentuação gráfica. Emprego do “porquê”. Estrutura das Palavras: Sufixos e prefixos. Classes gramaticais variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome e verbo; invariáveis: preposição, interjeição, conjunção e advérbio. Flexão de número, gênero e grau dos substantivos e adjetivos. Sinônimos e Antônimos. Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração. Concordância Nominal. Concordância Verbal. Colocação pronominal. Figuras de pensamento: hipérbole; antítese; prosopopeia; ironia; gradação; eufemismo. Regência nominal e regência verbal.

Matemática - Divisão e Multiplicação de frações; Máximo Divisor Comum (M.D.C.) Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C.); Expressões Algébricas; Razão e Proporção; Juros Simples; Equações, Inequações e Sistemas; Conjuntos e Subconjuntos; Potências e Raízes; Geometria Plana; Ângulos; Teoremas; Trigonometria; Probabilidades e Geometria básica.

Atualidades/conhecimentos gerais - Histórico de Mato Grosso do Sul: povoamento, colonização. Histórico da divisão e criação de MS. Histórico de Cassilândia/MS: povoamento, colonização. Histórico da criação do Município. Posição Geográfica de MS e do Município: Espaço geográfico, divisão microrregional, aspectos físicos, sócio econômico e cultural, distribuição populacional. Desenvolvimento Político: No Estado e no Município. Desenvolvimento Econômico do Brasil. Processos Político-Administrativos no Brasil. O Brasil no Cenário Internacional: Relações comerciais, culturais e diplomáticas, Participação nas Organizações Internacionais. MERCOSUL. Meio ambiente. Habitação. Saúde. Ética e Cidadania. Atualidades econômicas, políticas e sociais no âmbito internacional, nacional e MS.

Conhecimentos específicos - Segurança no Trabalho; Noções Básicas de conservação de utensílios e materiais, faxinas, organização produtos de higiene e limpeza (dosagens, formas de utilização, indicações e usos); Noções de Higiene e saúde; Varrição de superfícies diversas; Equipamentos de Segurança (E.P.I. e E.P.C.); Ferramentas e equipamentos da área; Limpeza de equipamentos e conservação de materiais; Serviços Gerais de Limpeza; Conhecimento de materiais de limpeza; Princípios básicos de diluição e aplicação conforme especificação dos produtos (fabricante); Organização do local de trabalho; Comportamento no local de trabalho; Outros assuntos relacionados diretamente com a área de atuação do cargo e ética no trabalho; Convivência com os superiores, com os colegas de trabalhos e com o público; Bom trato com os bens públicos. Ética e Cidadania: direitos e deveres do profissional: ética da responsabilidade, da humanidade. Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Relações humanas no trabalho. Noções de Prevenção de acidentes, e de organização e disciplina geral. Conhecimentos básicos sobre a rotina do trabalho, compatível com a função.

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Atualizado: 31/10/2018 - 13:08

DPE TO: concurso segue no aguardo da escolha da banca

Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito, com inicial de R$ 26,1 mil. Edital até meados do segundo semestre

Para defensores

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A Defensoria Pública do Tocantins (DPE/TO) depende apenas da confirmação do nome da banca organizadora para dar início a seu novo concurso público para o cargo de defensor. A comissão organizadora do certame  trabalha no processo de escolha da empresa desde julho,  bem como na elaboração do edital de abertura de inscrições.  O quantitativo de vagas que será oferecido ainda será confirmado, mas o órgão conta com 17 vagas em aberto para o cargo. De acordo com o regulamento preliminar, a seleção também será para formar cadastro reserva de pessoal. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito, com remuneração inicial de R$ 26.125,17. A publicação do edital deve ocorrer ainda neste semestre.


A comissão do certame é presidida pelo servidor Leonardo Oliveira Coelho e conta, ainda, com os seguintes membros: Maria de Lourdes Vilela, representando a classe especial; Arassônia Maria Figueiras, como suplente da classe especial; Fabiana Razera Gonçalves, representando a primeira classe; Fabrício Barros Akitaya, como suplente  da primeira classe; Daniel Cunha dos Santos, representando a segunda classe; Elson Stecca Santana, como suplente da segunda classe;  Maria do Carmo Cota, diretora da escola superior e Larissa Putrini Pereira de Oliveira Braga, como suplente.

 


Seleção
De acordo com o regulamento preliminar, a seleção contará com seis fases, incluindo provas objetivas, discursiva, oral, de tribuna, avaliação de títulos e investigação de vida pregressa.


A parte objetiva contará com 100 questões, divididas por quatro grupos, com 25 cada.


O primeiro grupo contará com temas sobre direito constitucional, direitos humanos e direito administrativo, direito previdenciário e direito tributário.

No grupo II, direito civil e direito empresarial, direito processual civil e direito agrário.

No grupo III, direitos difusos e coletivos, direito da criança e do adolescente, direito do idoso, direito dos portadores de necessidades especiais, direito do consumidor e direito ambiental; filosofia do direito e sociologia jurídica; e princípios e atribuições institucionais da Defensoria Pública, lei complementar federal 80/94; lei complementar estadual 55/09 e normativas internas aprovadas pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do estado.

Por fim, no grupo IV, direito penal, direito processual penal, execução penal e legislação penal e processual penal extravagante.
     

 

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Atualizado: 31/10/2018 - 11:57

Concurso MP PE: prazo reaberto para técnico e analista

Oferta do Ministério Público do Estado de Pernambuco é de 23 vagas e cadastro reserva para cargos de níveis médio e superior

Ganhos de até R$ 4,8 mil

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Foi reaberto o prazo de inscrições do concurso do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MP/PE) para as carreiras de técnico e analista ministeriais. Agora, a seleção que visa ao preenchimento de 23 vagas aceitará cadastro até as 14h do dia 1º de novembro.

Do total de oportunidades do certame, duas ficam reservadas a pessoas com deficiência e quatro aos negros. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva (CR) para futuras oportunidades. 

Candidatos que concluíram o ensino médio podem disputar a função de técnico ministerial - área administrativa (13 vagas + CR), cujo salário inicial é de R$ 3.171,52. 

• APOSTILAS MP PE 2018 - TÉCNICO / ANALISTA MINISTERIAL
• CURSO MP PE 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Para quem tem nível superior, a chance do edital é para o cargo de analista ministerial nas áreas jurídica (7 + CR), auditoria (1 + CR), biblioteconomia (1 + CR), documentação (1 + CR), serviço social (CR), arquitetura (CR), medicina (CR), engenharia civil (CR), comunicação social - jornalismo (CR), informática (CR) e pedagogia (CR). A remuneração é de R$ 4.809,54.

A Fundação Carlos Chagas é a empresa responsável pela organização e execução do certame. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br. As taxas custam R$ 75 (ensino médio) e R$ 110 (nível superior). 

Concurso MP PE: provas

Todos os participantes serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva (redação). Com duração máxima de quatro horas, os exames serão aplicados na cidade de Recife/PE no dia 2 de dezembro, no período da manhã para o cargo de técnico ministerial e à tarde para analista ministerial. 

• CURSO MP PE 2018 - TÉCNICO /ANALISTA MINISTERIAL

A prova objetiva será composta por 50 questões do tipo múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos básicos (peso 1) e 30 de conhecimentos específicos (peso 3). Já na prova discursiva (redação), o candidato deverá desenvolver texto dissertativo-argumentativo a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral, cuja resposta deverá conter entre 20 e 30 linhas. 

Somente serão avaliadas as provas discursivas dos candidatos habilitados e mais bem classificados na objetiva, no limite estabelecido no quadro abaixo, mais os empates na última posição de classificação e todos os participantes com deficiência habilitados.

Aqueles que pleiteiam o posto de analista ministerial - todas as áreas ainda serão submetidos à análise de títulos.

Atribuições do técnico ministerial - área administrativa do MP PE

Instruir processos administrativos que lhe sejam distribuídos; redigir, preparar e conferir expedientes, correspondências, documentos e comunicações processuais; organizar e manter controles de arquivos, processos, documentos, bens materiais e patrimoniais; requisitar, conferir, guardar, controlar, transportar, armazenar e distribuir documentos e materiais permanentes e de consumo necessários ao funcionamento do Ministério Público; promover o controle e a tramitação de documentos, expedientes, processos e materiais necessários ao funcionamento do Ministério Público; prestar suporte administrativo e operacional necessários ao desenvolvimento das atividades da unidade, inclusive no que se refere à aquisição de produtos e serviços e registros de pessoal; executar tarefas administrativas e de expediente e realizar diligências de interesse das Promotorias e Procuradorias de Justiça; organizar e manter controle de documentos, processos e arquivos, bem como de bens patrimoniais; acompanhar a compra, conferir, guardar, controlar material permanente, de consumo e de serviço, volumes e equipamentos operacionais; comunicar à chefia imediata qualquer falha, defeito ou avaria detectada em materiais, equipamentos e instalações, visando providenciar seu conserto; organizar, conferir, guardar, controlar, transportar, armazenar e distribuir processos, documentos, material permanente, de consumo e de serviço, volumes e equipamentos operacionais; prestar suporte administrativo e operacional necessários ao desenvolvimento das atividades da unidade, inclusive no que se refere a transporte de documentos, aquisição de produtos e serviços, registros de pessoal e segurança de pessoas; prestar informações sobre o órgão e a localização de unidades e servidores; executar outros trabalhos técnicos ou administrativos inerentes à sua área de atuação, designados por autoridade competente.
 

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Atualizado: 31/10/2018 - 10:28

Concurso Core SP: último dia de inscrição para 147 vagas

Seleção preencherá cargos de todas as escolaridades distribuídos entre a capital, interior e litoral. Salários chegam a R$ 5,3 mil

Oito cidades

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Após ser prorrogado, termina nesta quarta-feira (31), às 23h59, o prazo para inscrições no concurso do Core SP (Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo). A seleção preencherá 147 vagas, sendo 33 imediatas e 114 para formação de cadastro reserva (CR). 

 

Os cargos de copeiro (1 + 4 CR e salário de R$ 1.429,09) e office boy (1 + 4 CR - R$ 1.429,09) são opções para candidatos que possuem nível fundamental.

 

Ensino médio é requisito para assistente administrativo (19 + 62 CR - R$ 2.828,49), operador de teleatendimento (2 + 7 CR - R$ 2.571,36), telefonista (2 + 7 CR - R$ 2.571,36), motorista (1 + 4 CR - R$ 2.828,49), fiscal (2 + 7 CR - R$ 2.828,49) e técnico de TI (1 + 4 CR - R$ 3.438,03). 

 

Profissionais com curso superior têm chances no concurso do Core SP como assistente jurídico (2 + 7 CR - R$ 5.382,85), contador (1 + 4 CR - R$ 5.382,85) e analista de TI (1 + 4 CR - R$ 5.382,85).

• APOSTILAS CONCURSO CORE SP - DIVERSOS CARGOS

Todas as funções têm lotação na cidade de São Paulo, com exceção para a carreira de assistente administrativo, que destina parte das vagas, além da capital, aos municípios de Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Araraquara, Sorocaba e Santos. 

 

 

Concurso Core SP: inscrição e etapas

 

 

As inscrições devem ser registradas pelo site da banca Inaz do Pará (http://paconcursos.com.br/). As taxas custam R$ 9 (nível fundamental), R$ 9,10 (médio) e R$ 9,20 (superior). 

 

As provas objetiva (todos os cargos) e discursiva (analista, contador e assistente jurídico) estão marcadas para ocorrer em 20 de janeiro, com aplicação na cidade de São Paulo. 

 

O conteúdo programático abrange língua portuguesa, informática, raciocínio lógico e conhecimentos gerais e específicos, variando as disciplinas conforme a carreira em disputa. 

 

Para os concorrentes aos postos com exigência de ensino superior, a seleção inclui, ainda, avaliação de títulos. A entrega dos documentos à empresa examinadora está programada para 4 e 5 de abril. 

 

O concurso do Core SP terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do conselho, conforme estabelece o edital

 

 

Concurso Core SP: conteúdo programático para cargos de nível fundamental

 

 

Língua portuguesa - 1. Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não – literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. 2. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. 3. Morfologia: reconhecimento, emprego, flexão e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras. 4. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; mecanismos de coesão textual. 5. Ortografia. Acentuação gráfica. Pontuação. 

 

Raciocínio lógico - ESTRUTURAS LÓGICAS: sentença abertas e fechadas, proposições, operadores lógicos, negação, Tabua lógica, tautologia, contradição, quantificadores, negação das proposições, equivalência lógica, condição suficiente e necessária, logica da argumentação. TEORIA DOS CONJUNTOS: Representação de conjuntos, relações entre conjuntos, relações entre elementos e conjuntos, operações com conjuntos.

 

Conhecimentos gerais - 1. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas. 2. Fatos da atualidade: locais e nacionais. 3. Higiene e saúde no ambiente de trabalho; 4. Noções de Ética: 4.1. Conceitos: ética, moral, valores e virtudes. 4.2. Ética aplicada: Noções de ética empresarial e profissional 4.3. O padrão ético no serviço público; 4.4. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas; conflito de interesses; 4.5. Ética e responsabilidade social; 4.6 Código de Ética e Disciplina dos Representantes Comerciais; 5. Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe; 6. Atendimento ao público. 7. Lei n° 4.886/1965 e suas alterações/atualizações; 8. Portaria n° 06/2018 – Plano de Cargos e Salários do Core-SP; 9. Regimento Interno do Core-SP.

 

Confira aqui o conteúdo programático completo para todos os cargos do concurso do Core SP

 

 

 

Atribuições do copeiro no concurso do Core SP

 

 

Preparar e servir sucos, cafés, chás, água e outros gêneros correlatos; receber, conferir, separar, armazenar e fiscalizar a validade dos gêneros alimentícios; cuidar da higienização de utensílios, equipamentos e local de trabalho; operar aparelhos ou equipamentos de preparo e manipulação dos gêneros alimentícios e aparelhos de aquecimento ou refrigeração; executar o tratamento e descarte dos resíduos de materiais provenientes do seu local de trabalho; zelar pela guarda e conservação, manutenção dos equipamentos utilizados no trabalho e informar defeitos que venham ocorrer nos mesmos; informar a necessidade de aquisição dos gêneros alimentícios; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu superior.

 

 

Concurso Core SP: atribuições do assistente administrativo

 

 

Realizar atividades relacionadas com atendimento ao público, tais como: encaminhar para os setores, efetuar registros profissionais, emitir boletos de pagamentos, negociar débitos, inscrever e acompanhar processos envolvendo inscrição de pessoas físicas e jurídicas. Acompanhar vencimentos e prazos de validades, transferências, cancelamentos, baixas, registros ativos, inativos e secundários. Levantar situações profissionais de qualquer natureza quando constar de processos em trâmite no Core-SP. Organizar processos, verificando os documentos necessários à sua composição e efetuando o registro. Receber e expedir correspondências eletrônicas. Realizar entrega de documentos e recebimento de materiais e malotes. Tirar cópias de documentos. Realizar atividades de apoio administrativo, tais como: efetuar e receber ligações telefônicas e ainda fornecer informações por telefone, enviar e receber fax, anotar recados e arquivar documentos em geral. Colaborar e/ou organizar eventos desenvolvidos pelo Core-SP e realizar contatos telefônicos com os Representantes Comerciais para a divulgação dos eventos. Elaborar e preparar relatórios e planilhas, coletando informações em arquivos e outras fontes. Executar tarefas nos sistemas operacionais do Core-SP, incluindo o Portal da Transparência, quando autorizado. Elaborar tabelas e gráficos ilustrativos. Proceder a inventários de materiais e de bens móveis permanentes. Realizar levantamentos de dados referentes a assuntos-administrativos, a fim de serem utilizados pelos órgãos competentes. Conferir, redigir e elaborar correspondências, memorandos, ofícios, relatórios e outros trabalhos administrativos. Organizar o processo de arquivos de documentos de acordo com a ordem numérica, alfabética, por assunto ou cronológica, a fim de manter o controle e facilitar sua-localização. Organizar e controlar as publicações expedidas; em estoque e o arquivo inativo do conselho. Realizar o controle de estoque de material, anotando os dados em formulário apropriado, bem como preparar requisições para solicitar novas remessas. Realizar a cobrança dos inadimplentes e de gerenciar as baixas automáticas e manuais. Representar o Core-SP em Repartições Públicas municipais, estaduais e federais quando necessário. Responsável pelas chaves do Escritório Seccional, quando lotado neste local. Responsável pela abertura e fechamento do Escritório Seccional no seu horário de expediente, quando lotado neste local. Redigir documentos diversos. Zelar pela guarda e segurança dos equipamentos de trabalho e documentação. Zelar pelo bom funcionamento e organização do ambiente de trabalho. Executar outras atividades correlatas ao departamento. Integrar a composição de Comissões instituídas para atender às necessidades do Core-SP. Executar outras tarefas semelhantes em complexidade e natureza às anteriormente descritas, por necessidade do trabalho elou por solicitação superior.
 

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Atualizado: 30/10/2018 - 16:40

Câmara de Tijucas SC abre prazo para cargo de advogado

Oferta do processo seletivo é de uma vaga temporária. Interessados devem possuir nível superior em direito e registro no órgão de classe

Até 5 de novembro

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

A Câmara Municipal de Tijucas, localizada no Estado de Santa Catarina, abriu as inscrições do processo seletivo que preencherá uma vaga para o cargo de advogado, em caráter temporário.

Para ingressar na carreira é necessário possuir nível superior em direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O salário inicial é de R$ 3.962,09 para carga horária semanal de 30 horas. 

As inscrições presenciais deverão ser realizadas até o dia 5 de novembro, no horário das 7h às 12h30, na sede da câmara, situada na Rua Coronel Buchelle, nº 181, Centro da cidade de Tijucas/SC. 

O processo seletivo será constituído de uma única etapa: análise de títulos. O candidato, no ato da inscrição, deverá apresentar os títulos, os certificados de curso de aperfeiçoamento, comprovante de tempo de serviço e certidões de nascimento dos filhos menores que possui, através do original e cópia simples para autenticação pelo servidor designado ou cópia autenticada, para efeito de pontuação e desempate.

A classificação preliminar será publicada no endereço eletrônico www.tijucas.sc.leg.br e no mural da Câmara de Tijucas, no dia 9 de novembro.

Atribuições do advogado da Câmara de Tijucas SC

Prestar, quando solicitado, assessoramento jurídico à mesa diretora, às comissões, aos vereadores e aos setores administrativos da câmara, emitindo pareceres sobre assuntos em tramitação no plenário, através de pesquisas de legislação, jurisprudências, doutrinas e instruções regulamentares; estudar e redigir minutas de atos internos ou externos, bem como documentos contratuais de toda espécie, em conformidade com as normas legais; - elaborar minutas de informações a serem prestadas ao judiciário em mandados de segurança requeridos contra a câmara, na pessoa de seu presidente, ou contra as demais autoridades integrantes de sua estrutura administrativa; interpretar normas legais e administrativas diversas, para responder a consultas dos interessados bem como manifestar-se sobre questões de interesse da câmara e das comissões especiais que apresentem aspectos jurídicos específicos, orientando a elaboração de relatórios conclusivos; assistir à câmara na negociação de contratos, convênios e acordos com outras entidades públicas ou privadas; estudar os processos de aquisição, transferência ou alienação de bens, em que for interessada a câmara, examinando toda a documentação concernente à transação; elaborar pareceres, informes técnicos e relatórios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observações e sugerindo medidas para implantação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades em sua área de atuação; executar outras tarefas. 
 

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Atualizado: 30/10/2018 - 11:17

Nova Luzitânia SP realiza concurso para procurador

Com salário de R$ 4,9 mil, cargo cobra curso superior em direito, experiência mínima de um ano e registro na OAB

Uma vaga

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

A Prefeitura de Nova Luzitânia, no interior paulista, abriu concurso público para preencher uma vaga de procurador municipal, com salário de R$ 4.909,14.

O cargo requer curso superior em direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e experiência mínima de um ano em atividades jurídicas.

Os interessados podem se inscrever até as 23h30 de 7 de novembro, pagando taxa de R$ 100. O formulário para cadastro está disponível no endereço https://fenix.listaeditais.com.br.

Marcada para 25 de novembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 20 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos.

O concurso da Prefeitura de Nova Luzitânia terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Nova Luzitânia: conteúdo programático parcial

Língua portuguesa - Ortografia; Classes de Palavras; Classes Gramaticais; Acentuação; Numeral e Artigo; Sinais de Pontuação; Análise e Interpretação de Textos; Substantivos; Adjetivo; Preposição, Conjunção; Advérbio; Pronome; Termos Essenciais da Oração (Sujeito e Predicado); Regência Verbal e Nominal; Concordância Verbal e Nominal, Verbos (pessoas, tempos, modos, vozes); Sinônimos e Antônimos.

Matemática - Conjunto de Números; Números Naturais e Inteiros; Números Racionais e Irracionais; Resolução de Problemas envolvendo as Quatro Operações; Porcentagem; Juros Simples e Compostos; Números Decimais; Regra de Três Simples e Compostas; Raiz Quadrada; MDC e MMC; Unidades de Medida e Comprimento, Superfície e Massa; Geométrica Plana; Fração Algébrica; Expressões Algébricas; Inequações do 1° Grau; Equações do 1° e 2° Grau, Razão e Proporção; Funções Exponenciais e Logarítmicas; Progressões PA e PG; Matrizes e Determinantes.

Concurso Prefeitura Nova Luzitânia: atribuições do procurador


 

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Atualizado: 29/10/2018 - 17:34

Concurso Receita Federal: é grande pressão por aval

Oportunidades solicitadas ao Ministério do Planejamento são para as carreiras de auditor-fiscal e analista tributário. Iniciais do concurso da Receita serão de até R$ 16,2 mil

5.000 vagas

JC Concursos - Camila Diodato - Informe o Erro

Uma das autorizações mais esperadas é a do concurso da Receita Federal do Brasil (RFB). Acontece que o órgão sofre com uma grande defasagem de pessoal, que afeta gravemente a qualidade dos serviços prestados à população, conforme vem sendo discutido pela categoria e apontado em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU).

A última solicitação encaminhada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) é para o preenchimento de 5.000 vagas, de acordo com o diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público (Deret/SGP), Paulo de Tarso Cancela Campolina de Oliveira. 

Os dados mostram que a situação da RFB está cada vez mais crítica devido à sua grande defasagem de pessoal, que tem aumentado a cada novo levantamento. A tendência é que a quantidade de servidores fique cada vez mais escassa, caso uma nova seleção não ocorra.

• APOSTILAS CONCURSO RECEITA FEDERAL 2018 - AUDITOR FISCAL|
• CURSO CONCURSO RECEITA FEDERAL 2018 - AUDITOR FISCAL

Sindicatos da categoria demonstraram diversas vezes, ao longo dos últimos meses, a necessidade de um certame urgente e que os serviços prestados à população podem ser seriamente prejudicados se nada for feito pelo governo.

Último levantamento, de agosto de 2018, aponta que a Receita Federal tem 21.237 postos em aberto, número em constante crescimento. Do déficit de servidores, 11.197 são de auditores e 10.040 de analista. A situação pode ficar mais crítica, ainda mais que cerca de 20% do pessoal já está apto a se aposentar.

 

 

Defasagem de pessoal na Receita Federal - Levantamento de agosto/2018

 

 

Pedido do concurso da Receita Federal 2018

A solicitação do concurso da Receita Federal é para 3.000 oportunidades de analista-tributário de 2.000 de auditor-fiscal.

Ambas as carreiras aceitam profissionais com formação superior completa em diversas áreas de atuação. O salário inicial corresponde a R$ 16.201,64 e a R$ 9.714,42, respectivamente, já incluindo o vale-alimentação de R$ 458.

Veja também: simulado completo para o concurso da Receita 2018

Concurso da Receita Federal para a área administrativa

Outra seleção aguardada é a que contempla 400 vagas para os cargos de assistente-técnico administrativo e analista administrativo, com lotação no quadro de pessoal da Receita Federal. Vale ressaltar que o lançamento do edital, assim que autorizado pelo MPDG, é feito pelo Ministério da Fazenda, que depois distribui as oportunidades para o seu quadro e o da RFB.

Para concorrer a assistente é necessário possuir ensino médio, sendo que o salário inicial, atualizado, é de R$ 4.137,97, considerando o vale-alimentação de R$ 458. Já a função de analista administrativo pede nível superior e oferece vencimento de R$ 5.490,09, incluindo o benefício.

Uma vez autorizado, o concurso contará com uma grande parte das vagas destinada para o Estado de São Paulo, por não ter sido contemplado na última seleção para os cargos administrativos.

Preparação para o concurso da Receita Federal 2018

Por ser considerado um dos concursos mais concorridos do Brasil, já que soma milhares de concorrentes, quem deseja conquistar um posto na RFB deve iniciar os estudos com antecedência. Em entrevista anterior ao JC, o auditor-fiscal da Receita Federal e ex-presidente do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), Pedro Delarue, comentou que “as provas são disputadíssimas e as pessoas que estão estudando estão super preparadas, então, é necessário estudar bastante, já que há uma grande variedade de temas”.

Uma opção para se preparar para a seleção é analisar o conteúdo programático e as avaliações dos processos seletivos anteriores. 

Último processo seletivo

No caso de assistente técnico-administrativo, o concurso anterior ocorreu em 2014, sendo organizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). A prova contou com 70 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 20 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos básicos foram 20 de língua portuguesa, dez de matemática e raciocínio lógico, dez de conhecimentos de informática e dez de atualidades. Em conhecimentos específicos, cinco de gestão de pessoas e atendimento ao público, cinco de ética do servidor na administração pública, cinco de administração pública brasileira e cinco do regime jurídico dos agentes públicos. Informática e atualidades contaram com peso um e as demais disciplinas, com peso dois.  

Prepare-se para o concurso Receita Federal

PROVA ANTERIOR CONCURSO RFB

Para analista técnico administrativo, a última seleção foi em 2013, também organizada pela Esaf. O cargo contou com duas provas, sendo a primeira com 65 questões de conhecimentos básicos e a segunda com 50 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais foram 15 de língua portuguesa, dez de atualidades, dez de raciocínio lógico quantitativo, dez de direito constitucional dez de direito administrativo e dez de informática básica. Língua portuguesa e conhecimentos específicos tiveram peso dois, enquanto as demais disciplinas contaram com peso um. Além disso, os candidatos foram submetidos a uma prova discursiva.

Saiba mais sobre o concurso da Receita Federal 2018

 


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