O Ministério Público do Rio Grande do Sul já recebe as inscrições para o preenchimento de 15 cargos de promotor de justiça, com uma vaga destinada a pessoa com necessidades especiais.
A carreira exige graduação completa em direito e mínimo de três anos de atividade jurídica, comprovada até o final do prazo de inscrição definitiva.
Quem quiser concorrer aos postos, bem como às oportunidades que possam surgir durante a validade da seleção e que já estão previstas em edital, precisa registrar participação no endereço eletrônico www.mp.rs.gov.br/concursos e pagar a taxa correspondente a R$ 206,01.
Fases - Os inscritos serão avaliados em três etapas principais, segmentadas entre preliminar, intermediária e final. A primeira é composta por prova preambular marcada para 29 de julho, com 70 questões de conhecimento jurídico e 30 de língua portuguesa. Em seguida vem a fase intermediária, com exames discursivos que abordarão direito constitucional, administrativo, municipal, eleitoral, financeiro, tributário, civil, processual civil, registral, de empresa, penal, processual penal, institucional do Ministério Público, ambiental, do consumidor, da criança e do adolescente, do idoso, das pessoas com deficiência e urbanístico. Os classificados ingressam na inscrição definitiva, com a entrega dos documentos, exames de saúde física e mental e entrevista. Por fim, serão aplicadas provas orais, de tribuna e de títulos.
Pâmela Lee Hamer
Siga o JC Concursos no Google News