Mesmo com concurso PM SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) em andamento, corporação não consegue suprir vagas
Mesmo com um concurso PM SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo), o novo governador Tarcísio de Freitas estuda um plano emergencial para aumentar o efetivo da corporação. Acontece que, de acordo com notícia divulgada pela Folha de São Paulo na última sexta-feira, 6 de janeiro, a corporação conta com o menor efetivo de soldados do século.
De acordo com a publicação, em dezembro de 2022, a PM SP contava com um total de 80.137 soldados, entre homens e mulheres, o que representa uma diminuição de 10 mil servidores nos últimos 16 anos, considerando o final de 2006.
Com isto, o novo secretário de segurança pública, Guilherme Derrite, se reuniu, no início da semana, com a cúpula da corporação, para estudar um plano emergencial para promover uma maior reposição de servidores. "Estamos passando pela maior crise de efetivo. A PM, que já chegou a ter quase 100 mil homens, vai chegar a 80 mil, sendo que a população não parou de crescer. Pelo contrário, aumentou demasiadamente", disse, no último dia 4.
Ainda de acordo com a publicação, a PM SP tem encontrado dificuldade em preeencher todas as vagas oferecidas em seus concursos. Na seleção realizada em 2021, das 2.700 vagas inicialmente oferecidas, somente 1.348 efetivamente ingressaram.
LEIA TAMBÉM
O maior efetivo da corporação foi registrado em 2006, quando o quadro chegou a ter 90.697 servidores.
O último concurso PM SP ainda está em andamento e contou com uma oferta de 2.700 vagas. As inscrições foram encerradas em dezembro e a aplicação das provas objetivas e dissertativas está marcada para ocorrer em 12 de fevereiro. A banca organizadora é a Fundação Vunesp.
A parte objetiva contará com 60 questões, versando sobre as seguintes disciplinas:
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.
PM SP
- Polícia Militar de São Paulo
Vagas: 2700
Taxa de inscrição:
De R$ 57,00
Cargos: Soldado
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
De R$ 3875,27
Organizadora: Vunesp
Estados com Vagas: SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.