Últimos dias de inscrição para concurso em Abatiá PR

Concurso da Prefeitura de Abatiá oferece três vagas para professor. Prazo para quem pretende se candidatar termina nesta sexta-feira (18)

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro
Publicado: 16/01/2019 - 11:30 | Atualizado: 16/01/2019 - 11:32

A Prefeitura de Abatiá, no interior do Paraná, encerra nesta sexta-feira (18) o prazo de inscrições para o processo seletivo destinado a preencher três vagas temporárias de professor.

Há chances para educação infantil e ensino fundamental (1 posto), educação física (1) e artes (1). A primeira área admite docentes com escolaridade a partir de magistério (nível médio), enquanto as demais requerem licenciatura.

A rede municipal de ensino oferece vencimentos de R$ 1.227,16. Os contratados cumprirão jornada semanal de 20 horas. 

Presenciais e gratuitas, as inscrições devem ser efetuadas na Prefeitura de Abatiá (avenida João Carvalho de Mello, 135, centro), das 8h30 às 11h e das 13h às 16h.

Provas

Os candidatos farão avaliação objetiva com 20 questões de múltipla sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos específicos.

O exame está marcado para ocorrer em 27 de janeiro, das 9h às 11h, na escola municipal Bom Bosco (rua XV de Novembro, 190, centro). 

A seleção será finalizada com análise de títulos, com entrega dos documentos comprobatórios em período a ser oportunamente divulgado.

O concurso terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério da Prefeitura de Abatiá, conforme estabelece o edital

O que estudar para a prova

Língua portuguesa - Análise e interpretação de texto (compreensão geral do texto; ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor; argumentação; elementos de coesão; inferências; relações lógicas – discursivas) Tipologia e gêneros textuais. Emprego dos pronomes oblíquos. Relações semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (oposição/contraste, conclusão, concessão, causalidade, adição, alternância, etc.). Relações de sinonímia e de antonímia. Sintaxe da oração (período simples; termos fundamentais e acessórios da oração); tipos de predicado e do período (período composto por coordenação e por subordinação). Emprego dos sinais de pontuação e suas funções no texto. Ortografia e acentuação gráfica. Regências verbal e nominal. Emprego de tempos e modos verbais.

Matemática - Conjuntos: caracterização, pertinência, inclusão, igualdade e intervalos. Conjuntos numéricos. (SND). Principais funções elementares: 1º grau, 2º grau. Médias aritméticas e geométricas. Progressões aritméticas e geométricas. Geometria. Regra de três simples e composta. Juros e porcentagem. Raciocínio lógico em contextos/situações problematizadoras.

Conhecimentos específicos - Fundamentos da Educação. Bases legais da educação nacional: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; PCNs; Estatuto da Criança e do Adolescente; Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; LDB (Lei nº9394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais; Diretrizes Curriculares para Ensino Fundamental de 9 anos; Base Nacional comum Curricular – BNCC. Função sociocultural da escola. Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. Projeto político pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico. Currículo e construção do conhecimento.

Cronograma


 

Sobre Prefeitura Abatiá

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Vídeos Prefeitura Abatiá

Notícias Prefeitura

Concursos Relacionados

Mais Lidas

Mais Recentes

Shopping