Publicado: 14/08/2018 - 14:29 | Atualizado: 14/08/2018 - 15:00
Publicado: 14/08/2018 - 14:29 | Atualizado: 14/08/2018 - 15:00

Prefeitura de Arcos MG reabre concurso com 356 vagas

As chances no certame estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários oferecidos chegam a R$ 3,3 mil

Diversos cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Arcos, no interior de Minas Gerais, reabrirá o prazo de inscrição do edital de concurso público destinado a preencher 356 vagas, sendo 22 reservadas a pessoas com deficiência. A oferta salarial varia de R$ 992,47 e R$ 3.327,81.

Profissionais com nível fundamental incompleto podem concorrer como ajudante de serviço público (20 postos), faxineira (52), merendeira (18), motorista CNH "D" (10), bombeiro (1), borracheiro (1), lubrificador de veículos e máquinas (1), pedreiro (2), pintor (2), eletricista (2), mecânico (1) e operador de máquinas pesadas (6). Já quem completou tal ciclo escolar está apto a disputar as funções de atendente (21) e monitor de transporte escolar (5).

Ensino médio é requisito para assistente (10), assistente de administração (3), auxiliar de farmácia (4), auxiliar de laboratório (2), fiscal de vigilância sanitária (1), fiscal municipal de obras (1), fiscal municipal de posturas (1), fiscal municipal de tributação (1), monitor escolar (12), orientador social (1), secretário escolar (2) e telefonista (3).

• APOSTILAS CONCURSO PREFEITURA DE ARCOS/MG 2018 - PROFESSOR

Além de segundo grau, as carreiras de fiscal agropecuário (1), técnico de enfermagem (33), técnico de segurança do trabalho (1), técnico em informática (1) e técnico em radiologia (4) cobram formação técnica.

Em nível superior há opções para advogado (1), analista contábil (1), analista de finanças (1), analista de patrimônio (1), assistente social (5), biomédico (3), contador (1), enfermeiro (8), farmacêutico (1), fisioterapeuta (4), veterinário (1), nutricionista (2), profissional de educação física (4), psicólogo (5), supervisor pedagógico (2), terapeuta ocupacional (1), tradutor e intérprete de Libras (1) e professor nas áreas de apoio à comunicação, linguagem e tecnologias assistivas (10), educação básica para atuar em Atendimento Educacional Especializado (2), Libras (1), intérprete de Libras (1), anos iniciais do ensino fundamental (32) e educação infantil (45).  

Inscrições e provas

Com taxas entre R$ 50 e R$ 85, as inscrições serão recebidas entre os dias 27 de agosto e 27de setembro, por meio do site www.imam.org.br

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos) e de redação (professor), em 17 e/ou 18 de novembro, além de avaliações prática (operador de máquinas) e de títulos (todas as vagas), em datas a serem definidas.

Com relação ao teste objetivo, o número de questões (20, 25 ou 30) e as disciplinas (português, matemática, conhecimentos específicos, Sistema único de Saúde (SUS), conhecimentos básicos de administração pública, ética e cidadania e teoria e prática da educação) variam de acordo com a função em disputa.

O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Atribuições do ajudante de serviço público

Executar atividades manuais não-qualificadas em oficinas vias públicas e similares de: Executar serviços relativos ao abate de animais, bem como o carregamento e descarga aos pontos de distribuição. Executar a abertura de sepultura dentro das normas de higiene e saúde pública; Executar trabalhos de conservação e limpeza de cemitério. Efetuar limpeza de ruas, parques, jardins e outros logradouros públicos, varrendo e recolhendo detritos; Transportar o lixo aos depósitos apropriados. Executar serviços de plantio, poda, coleta de mudas e conservação de parques e jardins municipais. Executar serviços de lavagem de veículos e máquinas. Coletar lixo acumulado em logradouros públicos e outros locais, despejando-os em veículos e depósitos apropriados; Executar trabalhos braçais pertinentes a obras e serviços urbanos e rurais; Auxiliar na operação de veículos, máquinas equipamentos; Executar serviços de limpeza de local de trabalho e conservação de equipamentos; Atender as normas e segurança e higiene do trabalho; Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

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Atualizado: 14/08/2018 - 14:29

Prefeitura de Arcos MG reabre concurso com 356 vagas

As chances no certame estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários oferecidos chegam a R$ 3,3 mil

Diversos cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Arcos, no interior de Minas Gerais, reabrirá o prazo de inscrição do edital de concurso público destinado a preencher 356 vagas, sendo 22 reservadas a pessoas com deficiência. A oferta salarial varia de R$ 992,47 e R$ 3.327,81.

 

Profissionais com nível fundamental incompleto podem concorrer como ajudante de serviço público (20 postos), faxineira (52), merendeira (18), motorista CNH "D" (10), bombeiro (1), borracheiro (1), lubrificador de veículos e máquinas (1), pedreiro (2), pintor (2), eletricista (2), mecânico (1) e operador de máquinas pesadas (6). Já quem completou tal ciclo escolar está apto a disputar as funções de atendente (21) e monitor de transporte escolar (5).

 

Ensino médio é requisito para assistente (10), assistente de administração (3), auxiliar de farmácia (4), auxiliar de laboratório (2), fiscal de vigilância sanitária (1), fiscal municipal de obras (1), fiscal municipal de posturas (1), fiscal municipal de tributação (1), monitor escolar (12), orientador social (1), secretário escolar (2) e telefonista (3).

• APOSTILAS CONCURSO PREFEITURA DE ARCOS/MG 2018 - PROFESSOR

 

Além de segundo grau, as carreiras de fiscal agropecuário (1), técnico de enfermagem (33), técnico de segurança do trabalho (1), técnico em informática (1) e técnico em radiologia (4) cobram formação técnica.

 

Em nível superior há opções para advogado (1), analista contábil (1), analista de finanças (1), analista de patrimônio (1), assistente social (5), biomédico (3), contador (1), enfermeiro (8), farmacêutico (1), fisioterapeuta (4), veterinário (1), nutricionista (2), profissional de educação física (4), psicólogo (5), supervisor pedagógico (2), terapeuta ocupacional (1), tradutor e intérprete de Libras (1) e professor nas áreas de apoio à comunicação, linguagem e tecnologias assistivas (10), educação básica para atuar em Atendimento Educacional Especializado (2), Libras (1), intérprete de Libras (1), anos iniciais do ensino fundamental (32) e educação infantil (45).  

 

Inscrições e provas

 

Com taxas entre R$ 50 e R$ 85, as inscrições serão recebidas entre os dias 27 de agosto e 27de setembro, por meio do site www.imam.org.br

 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos) e de redação (professor), em 17 e/ou 18 de novembro, além de avaliações prática (operador de máquinas) e de títulos (todas as vagas), em datas a serem definidas.

 

Com relação ao teste objetivo, o número de questões (20, 25 ou 30) e as disciplinas (português, matemática, conhecimentos específicos, Sistema único de Saúde (SUS), conhecimentos básicos de administração pública, ética e cidadania e teoria e prática da educação) variam de acordo com a função em disputa.

 

O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

 

Atribuições do ajudante de serviço público

 

Executar atividades manuais não-qualificadas em oficinas vias públicas e similares de: Executar serviços relativos ao abate de animais, bem como o carregamento e descarga aos pontos de distribuição. Executar a abertura de sepultura dentro das normas de higiene e saúde pública; Executar trabalhos de conservação e limpeza de cemitério. Efetuar limpeza de ruas, parques, jardins e outros logradouros públicos, varrendo e recolhendo detritos; Transportar o lixo aos depósitos apropriados. Executar serviços de plantio, poda, coleta de mudas e conservação de parques e jardins municipais. Executar serviços de lavagem de veículos e máquinas. Coletar lixo acumulado em logradouros públicos e outros locais, despejando-os em veículos e depósitos apropriados; Executar trabalhos braçais pertinentes a obras e serviços urbanos e rurais; Auxiliar na operação de veículos, máquinas equipamentos; Executar serviços de limpeza de local de trabalho e conservação de equipamentos; Atender as normas e segurança e higiene do trabalho; Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

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Atualizado: 14/08/2018 - 12:12

Santa Bárbara MG tem concurso com vagas imediatas e CR

Oportunidades do edital são para as carreiras de auxiliar, motorista, técnico, recepcionista, contador e controlador. Iniciais de até R$ 2,9 mil

Câmara Municipal

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Situada no Estado de Minas Gerais, a Câmara Municipal de Santa Bárbara oferece concurso público com sete oportunidades imediatas e formação de cadastro reserva (CR) de pessoal.

O ensino fundamental habilita a participação para as carreiras de auxiliar de serviços gerais (1 vaga; salário de R$ 1.300) e motorista (CR; R$ 1.700) - neste último caso ainda é exigida CNH mínimo “B”.

Candidatos que concluíram o nível médio podem concorrer às ocupações de técnico administrativo (3 ; R$ 1.500) e recepcionista (1; R$ 1.500).

O diploma de formação superior específica é imprescindível para pleitear os cargos de contador (1; R$ 2.950) e controlador interno (2; R$ 2.950).

Consta no edital que todos os servidores deverão cumprir jornadas de trabalho de 30 horas semanais para fazer jus às remunerações.

Participação e triagem

As inscrições do concurso ficarão abertas a partir das 9h de 24 de setembro até as 20h de 26 de outubro na página eletrônica da Fundep (www.gestaodeconcursos.com.br). É cobrada uma taxa no valor de R$ 60 (ensino fundamental), R$ 80 (médio) ou R$ 100 (superior).

Os concorrentes terão de prestar uma prova objetiva com 30, 40 ou 50 questões de múltipla escolha, conforme o nível de escolaridade. Ainda haverá análise de títulos para os postos de ensino superior.

Com duração máxima de três ou quatro horas, a avaliação objetiva está marcada para o dia 9 de dezembro, em locais e horários a serem divulgados com antecedência pela banca organizadora.

O teste para nível fundamental terá 15 itens de português, dez de atualidades e cinco de matemática, enquanto o para médio apresentará 15 de português, 15 de conhecimentos de informática, cinco de matemática e cinco de legislação pública.

Já para as funções que exigem ensino médio serão 15 perguntas de português, dez de legislação pública, cinco de conhecimentos de informática e 20 de conhecimentos específicos.

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Atualizado: 13/08/2018 - 15:27

Concurso em Santa Rita de Caldas MG paga até R$ 9,8 mil

Chances são destinadas ao quadro de servidores da área da saúde. Inscrições serão recebidas entre 8 de outubro e 9 de novembro

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Santa Rita de Caldas, em Minas Gerais, abriu processo seletivo destinado a preencher 16 vagas. O município oferece salários acima de R$ 9.800, de acordo com o edital

 

Há oportunidades de nível fundamental para auxiliar de consultório odontológico (1 posto e salário de R$ 1.025,85), auxiliar de enfermagem (2 - R$ 1.02,85) e auxiliar de farmácia (1 - R$ 1.025,85).

 

A função de agente comunitário de saúde (4 - R$ 1.110,31) é destinada a profissionais com ensino médio

 

Estão em disputa cargos de nível superior para assistente social (3 - R$ 1.463,70), dentista (1 - R$ 2.872,72), enfermeiro (1 - R$ 3.429,24), médico (1 - R$ 9.861,66) e psicólogo (2 - R$ 1.463,70). 

 

 

Inscrição e etapas

 

 

As inscrições abrem às 10h de 8 de outubro e se encerram às 19h de 9 de novembro, devendo ser efetuadas pelo site www.imamconcursos.org.br. As taxas custam R$ 55 (ensino fundamental), R$ 60 (médio) e R$ 90 (superior). 

 

A seleção envolverá prova objetiva para todos os cargos, com aplicação em 8 e/ou 9 de dezembro, além de curso de formação inicial e continuada para agente comunitário de saúde, em período a ser definido.  

 

O processo seletivo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da Prefeitura de Santa Rita de Caldas, conforme estabelece o edital.

 

 

Conteúdo programático parcial

 

 

Língua portuguesa - Texto: Interpretação e compreensão (informativo, jornalístico ou literário). Ortografia: emprego das letras; acentuação gráfica. Classes gramaticais: emprego e flexão do substantivo, adjetivo, pronome e verbo. Sintaxe de concordância; sintaxe de regência. Ocorrência de crase. Pontuação.

 

Sistema Único de Saúde (SUS) - ESTRUTURA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: legislação fundamental e normas operacionais do sistema, princípios, estrutura administrativa e financeira, responsabilidades dos três níveis Federativos. O MODELO DE ASSISTÊNCIA NO SUS: Níveis de assistência (primário, secundário e terciário), escopo da assistência: promoção da saúde, prevenção, terapêutica e reabilitação, estrutura em rede regionalizada e hierarquizada, responsabilidade sanitária, humanização do cuidado, características e funções da atenção primária à saúde, estratégia da saúde da família, gestão da assistência e gestão da clínica, organização da rede de urgência e emergência, regulação da assistência, e planejamento em saúde pública. EPIDEMIOLOGIA: Epidemiologia das doenças transmissíveis (cadeia causal e mecanismos de prevenção para as principais patologias transmissíveis no país). HUMANIZAÇÃO E SAÚDE.
 

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Atualizado: 13/08/2018 - 14:45

Rio Manso MG divulga edital de concurso para 30 vagas

Oportunidades estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições começam em 18 de outubro

Diversos cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Rio Manso, no interior de Minas Gerais, publicou edital de concurso destinado a preencher 30 vagas imediatas em cargos de todas as escolaridades.

 

Profissionais com nível fundamental incompleto podem concorrer como motorista (2 postos e salário de R$ 1.220), operador de máquinas pesadas (1 - R$ 1.270) e operário (1 - R$ 970), enquanto candidatos que concluíram esse ciclo escolar têm opções nas seguintes funções: auxiliar de comunicação (2 - R$ 970), auxiliar de enfermagem (1 - R$ 1.070), auxiliar de saúde (2 - R$ 970), monitor escolar (1 - R$ 1.070) e servente escolar (1 - R$ 954).

 

Ensino médio é requisito para agente administrativo (1 - R$ 954), agente de endemias e vigilância sanitária (2 - R$ 1.014), agente social/orientador social (1 - R$ 954), monitor educacional (2 - R$ 954), professor de educação básica (1 - R$ 1.281,93), secretário escolar (1 - R$ 1.216,96), técnico de enfermagem (3 - R$ 1.120) e técnico em administração (1 - R$ 1.120).   

 

Estão em disputa carreiras de nível superior para enfermeiro (1 - R$ 1.670), enfermeiro PSF (2 - R$ 1.670), fisioterapeuta (2 - R$ 1.570), professor de educação física (1 - R$ 1.666,48) e psicólogo (1 - R$ 1.620).

 

 

Inscrições e etapas

 

 

Será possível se inscrever entre 9h de 18 de outubro e 23h59 de 18 de novembro, mediante a realização de cadastro no site www.exameconsultores.com.br. As taxas variam de R$ 48 a R$ 81.  

 

A seleção envolverá provas objetiva (todos os cargos) e prática (operador de máquinas pesadas), em 16 de dezembro, além de avaliação de títulos (vagas de nível superior), com entrega dos documentos em 16 de janeiro. 

 

O processo seletivo terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da Prefeitura de Rio Manso, conforme estabelece o edital.

 

 

Atribuições de alguns cargos

 

 

Monitor escolar - Apoiar a criança e o adolescente em seu processo de desenvolvimento, fortalecendo sua autoestima, em estreita relação com a família, a escola e a comunidade; Constatar necessidades e carências da criança e do adolescente, propor o seu encaminhamento a setores específicos de atendimento; Cooperar com a coordenação pedagógica e orientação educacional; Manter conduta profissional compatível com os princípios reguladores da Administração Pública; Acompanhar os estudantes no transporte escolar; Tratar o público com zelo e urbanidade; Seguir as normas e rotinas existentes no órgão educacional; Executar outras tarefas correlatas.

 

Auxiliar de comunicação - Receber, prestar informações ao público; Receber, protocolar e encaminhar expedientes; Efetuar ligações telefônicas internas e externas; Providenciar ligações interurbanas; Prestar informações relacionadas com a unidade; Identificar defeitos nos aparelhos telefônicos, ou na mesa; Organizar listas de endereços telefônicos de interesse da Prefeitura; Zelar pela limpeza e conservação da mesa telefônica e do trabalho; Receber/expedir malas; Preparar objetos para expedição; Preparar objetos em serviços internos; Arquivar documentos inerentes às atividades junto à Agência dos Correios; Manter a unidade em condições de organização e limpeza; Devolver malas vazias; Transportar mala entre a unidade e o local de onde a carga é recebida/expedida (parada de ônibus, por exemplo), ou Agência Vinculadora na inexistência de Linha regular; Receber e tratar objetos previamente selados, cujos selos não tenham sido adquiridos na AGC; Dispor dos produtos: selos ordinários e comemorativos e aerograma nacional, internacional e social, na agência; Distribuir os objetos em Caixa Postal Comunitária e/ou Posta Restante; Retirar objetos de Caixa de Coleta; Distribuir objetos de correspondência em domicílio, conforme a necessidade e viabilidade da localidade; Desempenhar tarefas afins.

 

Servente escolar - Varrer, raspar e encerar assoalhos; lavar ladrilhos, azulejos, pisos, vidraças e vasilhame; Manter a higiene das instalações sanitárias; Limpar as salas antes do início das aulas; Zelar pela boa ordem e limpeza do material didático; Colaborar na disciplina dos escolares nos corredores, nos recreios e na entrada e saída das aulas; Prestar assistência especial aos alunos que durante o período de aulas se ausentarem das classes; Colaborar na limpeza e ornamentação do estabelecimento, em dias de festa; Dar sinal para início e término das aulas; Comparecer a reuniões, quando convocado pelo diretor; Receber e transmitir recados; Cuidar de hortas, jardins, quadras de esportes e demais dependências da escola; desempenhar tarefas afins.
 

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Atualizado: 13/08/2018 - 11:53

CRECI MG abre concurso para níveis médio e superior

Oferta é de nove vagas e cadastro reserva para os cargos de profissional de fiscalização, profissional de suporte administrativo e advogado

Ganhos de até R$ 4,1 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Já estão abertas as inscrições do concurso do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de Minas Gerais (CRECI/MG). A seleção visa o preenchimento de nove vagas imediatas, além de cadastro reserva (CR). Ofertas serão lotadas nas cidades de Belo Horizonte, Patos de Minas, Sete Lagoas, Viçosa, Divinópolis, Pouso Alegre e Uberaba.

Quem tem o ensino médio completo pode se inscrever para as funções de profissional de fiscalização (3 vagas + CR) e profissional de suporte administrativo (6 + CR). O primeiro posto ainda exige carteira de habilitação categoria “B” e paga R$ 3.028,88 e o segundo conta com salário de R$ 1.633,75. 

O cargo de profissional de suporte técnico - advogado pleno (CR) requer nível superior em direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A remuneração é de R$ 4.175,35. 

O órgão ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: vale-refeição no valor diário de R$ 40 e vale-alimentação no valor diário de R$ 20 (por dia trabalhado); assistência médica; assistência odontológica; e vale-transporte.

 

Inscrições e provas

 

Interessados em concorrer a uma das vagas devem preencher a ficha cadastral no endereço eletrônico do Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br), organizador do processo de seleção. Os valores da taxa são de R$ 38 para profissional de suporte administrativo, R$ 50 para profissional de fiscalização e R$ 70 para advogado. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 10 de setembro. 

Os candidatos serão avaliados por meio de duas etapas: prova objetiva de múltipla escolha para todos os cargos e análise de títulos apenas para nível superior. 

A prova objetiva terá duração máxima de três horas e será aplicada nas cidades vinculadas ao cargo na data prevista de 21 de outubro, em locais e horários a serem comunicados, oportunamente, através de edital de convocação, a ser divulgado no site do Instituto Nosso Rumo. 

Para os empregos de ensino médio, a avaliação será composta por 40 questões, sendo dez de língua portuguesa, dez de matemática e raciocínio lógico, dez de conhecimentos de informática e dez de legislação específica. Já para nível superior serão 50 questões, sendo 12 de língua portuguesa, seis de matemática e raciocínio lógico, cinco de conhecimentos de informática, 12 de legislação específica e 15 de conhecimentos específicos. 

 

Atribuições

 

Profissional de fiscalização - organizar, controlar e elaborar diariamente a programação dos serviços de fiscalização a serem executados; executar as atividades de fiscalização do exercício da profissão de corretor de imóveis no município sede da delegacia regional de lotação e municípios cuja distância não ultrapasse duzentos e cinquenta quilômetros (não considerada a volta), a fim de cumprir um dos objetivos institucionais da autarquia, mediante planos de ação fiscal determinados e aprovados pela diretoria executiva; pesquisar e coligir anúncios em jornais, painéis, panfletos, faixas, cartazes ou stand de vendas de construtoras, incorporadoras ou loteamentos e incorporações, verificando neles ou em razão deles, o cumprimento das formalidades inerentes ao exercício da profissão de corretor de imóveis; executar outras tarefas. 

Profissional de suporte administrativo - atender ao corretor de imóveis e ao público em geral, na recepção do órgão, por contato pessoal e/ou por telefone, primando pela eficiência e urbanidade dos serviços prestados; proceder, caso necessário, ao encaminhamento das pessoas recepcionadas para as unidades organizacionais competentes; responder a e-mails direcionados ao setor; atender às ligações externas e repassá-las ao seu destino de competência; emitir listagem das ligações telefônicas realizadas, encaminhando-as à chefia imediata para exame e demais providências; realizar serviços de digitação em geral, tais como: relatórios, ofícios, correspondências e outros documentos administrativos; entre outras.

Profissional de suporte técnico (advogado) - consultar legislações, jurisprudências e doutrinas das diversas especialidades jurídicas, estudando-as, a fim de assessorar e assistir juridicamente o CRECI/MG; prestar e/ou obter informações relacionadas à área jurídica, contatando instituições jurídicas, públicas ou privadas e/ou de pessoas físicas; emitir pareceres jurídicos sobre as matérias de competência, consultando doutrinas, legislações e jurisprudências aplicáveis, a fim de resguardar, prevenir ou reivindicar direitos; entre outras.

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Atualizado: 10/08/2018 - 09:06

Último dia de inscrição para o concurso da Emater MG

Com ofertas na capital e em outras 11 regiões do Estado, seleção preencherá postos com salários de até R$ 5,6 mil, além de benefícios

97 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) encerra às 13h desta sexta-feira (10) as inscrições para o concurso destinado a preencher 97 vagas, além de formar cadastro reserva. 

 

As ofertas de ensino médio/técnico são para assistente administrativo (22 postos), produtor de VT e audiovisuais - cinegrafista e editor de imagens (1), auxiliar técnico - suporte em informática (1) e extensionista agropecuário I (21). Os salários ficam entre R$ 2.330,61 e R$ 2.907,23. 

 

Há cargos de nível superior para extensionista agropecuário - engenharia agronômica (20), extensionista agropecuário - zootecnia (2), extensionista bem-estar social (9), analista de sistemas (2), assessor jurídico (3), auditor (2) e assistente técnico nas áreas de administração de empresas (1), arquitetura e urbanismo (1), ciências contábeis (5), comunicação social (1), designer gráfico (1), engenharia de alimentos (1), engenharia de produção (1), ciência e tecnologia de laticínios (1), geografia (1) e psicologia (1). Os vencimentos variam de R$ 4.273,44 a R$ 5.671,67. 

 

Como benefícios, a Emater concede aos servidores: plano de saúde, plano odontológico, previdência privada, seguro de vida e vale alimentação e/ou vale refeição.

• APOSTILA CONCURSO EMATER/MG 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II

As oportunidades estão distribuídas entre a capital e as macrorregiões de Alfenas, Belo Horizonte, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Viçosa.

 

Como participar do concurso da Emater MG 2018

 

As inscrições devem ser registradas por meio do endereço eletrônico da banca Gestão Concurso (www.gestaoconcurso.com.br). As taxas custam R$ 60 (ensino médio) e R$ 90 (superior).

• APOSTILA CONCURSO EMATER/MG 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II

Candidatos que se inscreveram entre março e abril de 2016, antes da suspensão do certame, permanecem com o registro de participação válido. Esses concorrentes devem apenas atualizar os dados cadastrais no site da empresa organizadora. 

 

Prova do concurso Emater MG 2018

 

Marcada para 23 de setembro, a prova objetiva trará 50 questões de múltipla escolha para funções de nível médio e 60 para postos com exigência de curso superior. Os participantes terão quatro horas para concluir o exame.

 

Haverá aplicação nos municípios de Belo Horizonte, Alfenas, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Viçosa.

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, informática e conhecimentos específicos, variando as disciplinas conforme o cargo em disputa.

 

De acordo com o edital, o concurso da Emater terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição.

 

Atribuições do assistente administrativo no concurso da Emater MG

 

Exercer atividade de suporte administrativo às unidades organizacionais, elaborando e controlando prestação de contas, balancetes e demais atividades administrativas da Unidade, promovendo a organização, funcionamento, manutenção e controle na área de material, patrimônio, transporte, finanças, pessoal e áreas afins.

 

Concurso Emater 2018: atribuições do extensionista agropecuário

 

Atuar como técnico de nível médio em agropecuária e de acordo com sua habilitação legal na prestação de serviços aos clientes da Empresa; participar da elaboração, execução e acompanhamento dos programas municipais de assistência técnica e extensão rural dos municípios atendidos pela Empresa; Auxiliar na elaboração de projetos, realizando levantamentos, orçamentos e avaliações necessárias a sua conclusão; prestar assistência técnica aos clientes, acompanhando-os e orientando-os nos projetos elaborados.

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Atualizado: 09/08/2018 - 10:31

Santa Rita de Caldas MG divulga concurso com 71 vagas

Oportunidades na prefeitura são para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 4,3 mil

Vários cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O município de Santa Rita de Caldas, localizado no Estado de Minas Gerais, divulgou um novo edital de concurso público para preenchimento de 71 vagas do quadro de pessoal da prefeitura. Do total de ofertas, seis são reservadas a pessoas com deficiência. 

Candidatos alfabetizados podem concorrer para as funções de faxineiro (2 vagas), gari (8), lavador de carros (1), lixeiro - coletor de lixo (2), trabalhador braçal (5), pronto atendimento (2) e vigia (1). O salário inicial é de R$ 1.025,85.

Para ensino fundamental, as chances são para motorista (5), operador de máquinas (3), auxiliar de serviços educacionais I (1), agente administrativo I (8) e auxiliar administrativo I do pronto atendimento (2). Os vencimentos oscilam entre R$ 1.025,85 e R$ 1.117,54. 

Aqueles que têm o ensino médio estão aptos às carreiras de monitor de creche (5) e técnico de enfermagem de pronto atendimento (4), cujo ganho é de R$ 1.025,85. O segundo posto ainda exige curso técnico na área. 

Nível superior é requisito para os cargos de fisioterapeuta (1), médico pediatra (1), enfermeiro do pronto atendimento (4), supervisor escolar (1), farmacêutico do pronto atendimento (1), médico plantonista do pronto atendimento (8), nutricionista (1), professor da educação básica II (1) e professor da educação básica II nas especialidades de apoio a crianças especiais (1), artes musicais (1), educação física (1) e inglês (1). As remunerações variam de R$ 1.418,90 a R$ 4.315,99. 

 

Inscrições e provas

 

O IMAM Concursos é o responsável pela organização e execução do processo de seleção. Interessados deverão se inscrever no endereço eletrônico www.imamconcursos.org.br a partir das 10h do dia 8 de outubro até as 19h de 9 de novembro. As taxas oscilam entre R$ 40 e 100. 

Os participantes serão avaliados por meio das seguintes etapas: prova objetiva para todos os cargos; prova de redação para professores; e análise de títulos para nível superior. 

A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de português, matemática, informática, SUS/saúde pública, teoria e prática da educação e/ou conhecimentos específicos. Ela será aplicada nos dias 8 e/ou 9 de dezembro, sendo confirmadas as datas e informados os locais e horários no cartão de inscrição, a ser publicado em momento oportuno.

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Atualizado: 09/08/2018 - 09:12

Concurso MRE: prova para diplomata será aplicada dia 26

Carreira paga R$ 18 mil e é destinada profissionais com curso superior em qualquer área de conhecimento

26 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O concurso do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para a carreira de diplomata no Instituto Rio Branco tem a prova da primeira fase prevista para 26 de agosto. Estão em disputa 26 vagas, sendo cinco reservadas a negros e duas a pessoas com deficiência.

 

Podem participar da seleção profissionais com diploma de curso superior (em qualquer área) emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Com salário inicial de R$ 18.059,83, o cargo de diplomata tem como principais atribuições atividades de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

 

• CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

 

As inscrições foram recebidas até 16 de julho, por meio do site www.cespe.unb.br. A taxa de participação custou R$ 230.

 

 

Etapas do concurso do MRE para diplomata 2018

 

 

O concurso para diplomata será iniciado com a aplicação de prova objetiva contendo 73 questões de múltipla escolha, marcada para 26 de agosto. 

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, língua inglesa, história mundial, história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito e direito internacional público. 

 

A segunda etapa compreenderá exames escritos de língua portuguesa e língua inglesa, previstos para ocorrer em 22 e 23 de setembro, respectivamente. 

 

Na sequência, entre 28 e 30 de setembro, os inscritos no concurso de diplomata serão submetidos a provas escritas sobre história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público e línguas espanhola e francesa. 

 

A avaliação da primeira etapa ocorrerá nas capitais dos 26 Estados brasileiros e em Brasília. Nas demais fases, haverá aplicação nas cidades onde houver candidatos convocados.

 

O resultado está previsto para ser divulgado em 21 de dezembro. Os aprovados no concurso para diplomata do MRE ingressarão na classe inicial de terceiro secretário e deverão se matricular no curso de formação do Instituto Rio Branco, na capital federal, de acordo com o edital
 

 

Conteúdo programático parcial para o concurso de diplomata 2018

 

 

Língua portuguesa (primeira e segunda fases) - 1 Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil. 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. 1.2 Morfossintaxe. 1.3 Semântica. 1.4 Vocabulário. 2 Leitura e produção de textos. 2.1 Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. 2.2 Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual. 2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. 2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada.


Língua inglesa (primeira e segunda fases) - Primeira Fase: 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. Segunda Fase: 1 Redação em língua inglesa: expressão em nível avançado; domínio da gramática; qualidade e propriedade no emprego da linguagem; organização e desenvolvimento de ideias. 2 Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 3 Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 4 Resumo: capacidade de síntese e de reelaboração em Inglês correto.

 

Política internacional (primeira e terceira fases) - 1 Relações internacionais: conceitos básicos, atores, processos, instituições e principais paradigmas teóricos. 2 A política externa brasileira: evolução desde 1945, principais vertentes e linhas de ação. 3 O Brasil e a América do Sul. 3.1 Integração na América do Sul. 3.2 O MERCOSUL: origens do processo de integração no Cone Sul. 3.3 Objetivos, características e estágio atual de integração. 3.4 A Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). 3.5 A União Sul-Americana de Nações: objetivos e estrutura. 3.6 O Conselho de Defesa da América do Sul. 4 A política externa argentina; a Argentina e o Brasil. 5 A política externa norte-americana e relações com o Brasil. 6 Relações do Brasil com os demais países do hemisfério. 7 A Política externa francesa e relações com o Brasil. 8 Política externa inglesa e relações com o Brasil. 9 Política externa alemã e relações com o Brasil. 10 A União Europeia e o Brasil. 11 Política externa russa e relações com o Brasil. 12 A África e o Brasil. 13 A política externa da China, da Índia e do Japão; relações com o Brasil. 14 Oriente Médio: a questão palestina; Síria, Iraque, Irã e outras situações nacionais relevantes. 15 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 16 A agenda internacional e o Brasil: 16.1 O multilateralismo de dimensão universal: a ONU; as Conferências Internacionais; os órgãos multilaterais. 16.2 Desenvolvimento. 16.3 Pobreza e ações de combate à fome. 16.4 Meio ambiente. 16.5 Direitos Humanos. 16.6 Comércio internacional e Organização Mundial do Comércio (OMC). 16.7 Sistema financeiro internacional. 16.8 Desarmamento e não-proliferação. 16.9 Conflito étnico, sectário e nacionalismo: os casos do Bálcãs e do Oriente Médio (por exemplo: Síria, Líbano, Iraque). 16.10 Crimes de guerra e crimes contra a humanidade: genocídio, holocausto e a Corte Penal Internacional. 16.11 Políticas de identidade: gênero, raça e religião como vetores da política mundial. 16.12 Terrorismo. 16.13 Narcotráfico. 16.14 A reforma das Nações Unidas. 17 O Brasil e o sistema interamericano. 18 O Brasil e a formação dos blocos econômicos. 19 A dimensão da segurança na política exterior do Brasil. 20 O Brasil e as coalizões internacionais: o G-20, o IBAS e o BRICS. 21 O Brasil e a cooperação sul-sul.

 

Geografia (primeira e terceira fases) -1 História da Geografia. 1.1 Expansão colonial e pensamento geográfico. 1.2 A Geografia moderna e a questão nacional na Europa. 1.3 As principais correntes metodológicas da Geografia. 2 A Geografia da População. 2.1 Distribuição espacial da população no Brasil e no mundo. 2.2 Os grandes movimentos migratórios internacionais e intranacionais. 2.3 Dinâmica populacional e indicadores da qualidade de vida das populações. 3 Geografia Econômica. 3.1 Globalização e divisão internacional do trabalho. 3.2 Formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais. 3.3 Energia, logística e reordenamento territorial pós-fordista. 3.4 Disparidades regionais e planejamento no Brasil. 4 Geografia Agrária. 4.1 Distribuição geográfica da agricultura e pecuária mundiais. 4.2 Estruturação e funcionamento do agronegócio no Brasil e no mundo. 4.3 Estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro. 5 Geografia Urbana. 5.1 Processo de urbanização e formação de redes de cidades. 5.2 Conurbação, metropolização e cidades-mundiais. 5.3 Dinâmica intraurbana das metrópoles brasileiras. 5.4 O papel das cidades médias na modernização do Brasil. 6 Geografia Política. 6.1 Teorias geopolíticas e poder mundial. 6.2 Temas clássicos da Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço. 6.3 Relações Estado e território. 6.4 Formação territorial do Brasil. 7 Geografia e gestão ambiental. 7.1 O meio ambiente nas relações internacionais: avanços conceituais e institucionais. 7.2 Macro divisão natural do espaço brasileiro: biomas, domínios e ecossistemas. 7.3 Política e gestão ambiental no Brasil.
 

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Atualizado: 07/08/2018 - 15:46

Concurso IBGE: cresce expectativa para 1.800 vagas

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminhou solicitação para oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Técnico e analista

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Ainda está em avaliação no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Getão (MPDG) o pedido do novo concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O órgão solicitou autorização para o preenchimento de 1.800 vagas efetivas em seu quadro de pessoal

 O presidente do instituto, Roberto Olinto, já reconheceu diversas vezes a necessidade urgente para a realização deste certame. Ele chegou a ressaltar que "é prioridade absoluta dessa direção concurso e plano de carreira. Sem concurso e sem carreira a história do IBGE pode se encerrar de forma melancólica. A nossa preocupação é comunicar ao Ministério do Planejamento essa situação de forma incisiva. O impacto disso vai trazer sérios danos ao IBGE”.

Em dezembro do ano passado, o instituto solicitou o aval para 1.200 chances de técnico em informações geográficas e estatísticas e outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu várias movimentações dentro da Pasta.

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.

Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.

Último concurso IBGE para efetivos

No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.

O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

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Atualizado: 07/08/2018 - 10:56

Concurso Ibama: aguardada AUTORIZAÇÃO para 1.888 vagas

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades para técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos pelo órgão chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda analisa o pedido para a realização de novo concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A solicitação foi enviada recentemente e há uma grande expectativa para que a autorização seja liberada ainda este ano
 
O requerimento encaminhado solicita um total de 1.888 vagas, e não mais 1.529 como anteriormente. De tais oportunidades, 759  são para técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.
 
As carreiras de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.
 
As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 
 

Últimos concursos do Ibama para analista


 
A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberto em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 para a área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 para licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 para monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 para gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
 
Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.
 
Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.
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Atualizado: 06/08/2018 - 14:38

Concurso em Turvolândia MG tem vagas na área da saúde

Oferta no concurso da Prefeitura Municipal de Turvolândia é de duas vagas para os cargos de enfermeiro e psicólogo. Inscrições serão recebidas entre 8 e 17 de agosto

Nível superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Turvolândia divulgou um novo edital de concurso público que selecionará dois profissionais da área da saúde para atender o Programa Saúde da Família (PSF) e o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). 

Ofertas estão distribuídas entre os cargos de enfermeiro e psicólogo, que requerem nível superior e registro no órgão de classe. Os respectivos salários iniciais são de R$ 2.063 e R$ 1.595. 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição na página eletrônica www.jcmconcursos.com.br e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 75 para psicólogo e R$ 100 para enfermeiro. As candidaturas deverão ser registradas entre os dias 8 e 17 de agosto. 

Todos os inscritos no concurso da Prefeitura de Turvolândia serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de português (peso 2), dez de raciocínio lógico (peso 2), dez de conhecimentos gerais (peso 2) e dez de conhecimentos específicos (peso 4). 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada no município de Turvolândia/MG no dia 2 de setembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Turvolândia MG

 

Enfermeiro - realizar cuidados diretos de enfermagem nas urgências e emergências clínicas, fazendo a indicação para a continuidade da assistência prestada; planejar, gerenciar, coordenar; executar e avaliar a unidade de saúde; executar as ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida: criança, adolescente, mulher, adulto e idoso; realizar ações de saúde em diferentes ambientes, na unidade de saúde e, quando necessário, no domicílio; realizar as atividades correspondentes às áreas prioritárias de intervenção na atenção básica, definidas na Norma Operacional da Assistência à Saúde NOAS - 2001; aliar a atuação clínica à prática da saúde coletiva; organizar e coordenar a criação de grupos de patologias específicas, como de hipertensos, de diabéticos, etc; supervisionar e coordenar ações para capacitação dos de técnicos de enfermagem, com vistas ao desempenho de suas funções; organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares; planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem; entre outras. 

Psicólogo - fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional; orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho; promover o reconhecimento dos usuários como sujeitos de direito e o fortalecimento de políticas públicas, promovendo ainda o fortalecimento de vínculos sócio - afetivos; buscar a autonomia, independência e transformação da realidade de sujeitos em situação de risco e vulnerabilidade social, como uma atuação comprometida com a promoção de direitos, de cidadania, da saúde e da própria vida; realizar atividades voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; promover e favorecer o desenvolvimento da autonomia dos indivíduos, oportunizando o empoderamento da pessoa, dos grupos e das comunidades; entre outras. 

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Atualizado: 06/08/2018 - 11:38

Concurso INSS: pedido tem novos avanços no Planejamento

Solicitação encaminhada recentemente ao Ministério do Planejamento é para os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Avançou novamente o pedido do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), encaminhado este ano ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). Ao todo, foram solicitadas 10.468 vagas para o seu quadro de pessoal.

As chances requeridas são para os cargos de técnico do seguro social (6.034 vagas), analista do seguro social (2.222) e perito médico previdenciário (2.212). Tais ofertas são para novo certame e a convocação de remanescentes.

Vale lembrar que, no dia 5 de agosto, encerrou o prazo de validade do último certame do órgão. O sindicato da categoria cobrou várias vezes a necessidade da convocação de pessoal, como isso não aconteceu, a expectativa é de que ao menos uma nova seleção seja autorizada o mais rápido possível.

A Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) informou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, já que há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

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Das vagas solicitadas inicialmente no pedido, pelo menos 7.580 são para a abertura de novo concurso público a partir de 2018. Destas chances, 3.941 são para técnico (área meio), 1.493 para analista (diversas formações) e 2.146 para perito.

Consta na nota técnica enviada pelo INSS ao Planejamento que as demais ofertas são para as seguintes situações: 2.644 vagas para os excedentes da seleção vigente (2.114 para técnico e 530 para analista) e 6.324 que podem ser tanto para o atual processo seletivo quanto para o novo certame (6.160 para técnico e 164 para analista).

Sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 20 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está mais crítica porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

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Último concurso do INSS

No final de 2015, foi lançado o edital para o preenchimento de 950 vagas. Um total de 800 oportunidades foi para o emprego de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência para o cargo foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Atribuições do técnico e analista do seguro social

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.


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Atualizado: 06/08/2018 - 09:34

TCE MG ABRE concurso com 39 postos de analista

As chances no concurso do TCE MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais) são para candidatos de nível superior em diversas áreas

Salário de R$ 8,1 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Entra em vigor nesta segunda-feira (6) o prazo de inscrição do concurso público para o cargo de analista de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE MG). A seleção visa o provimento de 39 vagas, sendo quatro reservadas a pessoas com deficiência.

 

As ofertas estão distribuídas entre as especialidades de administração (2), ciências atuariais (2), ciências contábeis (14), ciência da computação (2), ciências econômicas (4), direito (10) e engenharia (5). Interessados devem possuir diploma de curso de nível superior na área específica a que pretende concorrer.

 

A remuneração inicial do analista de controle externo é de R$ 8.106,87, já incluso o auxílio-alimentação no valor de R$ 941, para jornada de trabalho de 30 horas semanais. Após o primeiro ano de efetivo exercício, o servidor será submetido a avaliação de desempenho, tendo direito a perceber adicional de desempenho, no montante de até R$ 3.500.

• CURSO PARA CONCURSO TCE MG 2018 - ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO

De acordo com o edital do concurso do TCE MG, os candidatos nomeados exercerão suas funções na sede do Tribunal de Contas, em Belo Horizonte, ou em unidades descentralizadas regionais que vierem a ser criadas, sem prejuízo da realização de auditorias e inspeções no âmbito do território estadual.

 

 

Como participar do concurso do TCE MG 2018

 

 

O processo de seleção será organizado e executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As inscrições serão recebidas até as 18h do dia 4 de setembro, através do endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/tce_mg_18.

Será cobrada uma taxa de participação do concurso do TCE MG, no valor de R$ 140, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 5 de outubro, observado o horário de funcionamento da rede bancária.

 

 

Provas do concurso do TCE MG 2018

 

 

Todos os inscritos no concurso do TCE MG serão submetidos a duas avaliações: prova objetiva e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Elas serão aplicadas na cidade de Belo Horizonte/MG no dia 18 de novembro, em turnos distintos

A prova objetiva será composta por 100 questões do tipo múltipla escolha que versarão sobre conhecimentos gerais (língua portuguesa), conhecimentos específicos e conhecimentos especializados.

 

Já a prova discursiva contará com duas questões, sendo uma sobre controle externo e uma acerca dos conhecimentos especializados de cada especialidade, a serem respondidas em até 60 linhas, cada uma. Serão avaliados: o domínio do conteúdo dos temas abordados, demonstração de conhecimento técnico aplicado; e o domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.


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Revisão Presencial para TCE-MG - Inscreva-se!

No dia 17 de novembro, acontecerá um aulão presencial em Belo Horizonte com dicas de reta final para o concurso TCE-MG de Analista de Controle Externo. É a sua oportunidade de revisar os principais temas de cada disciplina, e, assim, garantir aqueles pontos necessários para que você seja nomeado no concurso!       


 

 

   
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Atualizado: 02/08/2018 - 11:35

Concurso Ibram: MPDG avalia solicitação para 313 vagas

Pedido de concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) encaminhado ao Ministério do Planejamento é para carreiras com exigência de níveis médio e superior de ensino

Órgão federal

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda avalia o novo pedido para a abertura do concurso público do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em maio, o órgão solicitou aurorização para o preenchimento de 313 vagas em cargos com exigência de níveis médio e superior.

Das oportunidades requeridas, 73 destinam-se à carreira de assistente técnico, 19 para técnico em assuntos educacionais, 121 para técnico em assuntos culturais e 100 para analista.

O posto de assistente técnico exige nível médio completo, enquanto as demais colocações se destinam aos profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação. Os salários iniciais vigentes não foram divulgados.

É grande a expectativa para que o novo concurso do Ibram seja autorizado em breve, para que o mesmo aconteça até o início de 2019.

Último concurso do Ibram

Organizado pela Funcab e lançado em 2010, o edital anterior apresentou 294 ofertas distribuídas nos empregos de assistente técnico I, técnico em assuntos educacionais, técnico em assuntos culturais e analista. A remuneração oferecida chegou a R$ 3.012,82.

Na época, a lotação das vagas ocorreu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

A seleção constou de prova objetiva para todos os concorrentes. Em seguida, houve avaliação discursiva e análise de títulos para os postos de nível superior.

O teste objetivo aplicado no processo seletivo foi composto de perguntas sobre língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os exames para técnico e analista também tiveram perguntas de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Para os empregos de nível médio, a validade do certame expirou em abril de 2014. Já para as colocações que necessitam de ensino superior, o prazo terminou em 16 de junho do mesmo ano.

Sobre o órgão

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) foi criado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2009, com a assinatura da lei nº 11.906. A nova autarquia sucedeu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no que se refere aos direitos, deveres e obrigações dos museus federais.

O órgão é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Atualmente, cuida da administração direta de 30 museus.

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Atualizado: 02/08/2018 - 11:01

MPU: TCU revê decisão e CONCURSO pode ser agilizado

Oportunidades do concurso do MPU 2018 serão para os cargos de técnico e analista, que apresentam salários de até R$ 10,1 mil. Níveis médio e superior de ensino

Banca em breve

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Tribunal de Contas da União (TCU) reviu sua decisão tomada  em sessão extraordinária de 18 de julho, na qual negava a possibilidade de o concurso público do Ministério Público da União (MPU) ocorrer por meio da utilização do valor recolhido pelas taxas no sentido de custear o certame. Na ocasião, a decisão proferida seria de que o certame deveria contar com previsão orçamentárias para ocorrer. No entanto, novo parecer divulgado pelo Tribunal agora atesta que o MPU pode solicitar crédito especial, tendo como justificativa a utilização do valor da taxa. A decisão foi publicada no diário oficial de 27 de julho.

O item 9.2.5 do documento publicado em diário oficial diz o seguinte: " é possível editar créditos suplementares ou especiais para fazer frente às despesas com a realização de concursos para o provimento de cargos públicos decorrentes de vagas não onerosas, lastreados na arrecadãção das taxas de inscrição, que somente poderão ser executados na medida da efetiva arrecadação da receita que lhe confere lastro"

Com isto, o MPU agora deve recorrer à Secretaria de Orçamento Federal, ligada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), no sentido de solicitar crédito especial nete sentido, com base no parecer do TCU.  

Além disso, o órgão possui outras opções que ainda permitem agilizar a contratação de pessoal. A primeira é incluir os custos no orçamento de 2019, que ainda não foi votado. O MPU também pode requerer crédito suplementar ao governo. Outra opção é requerer  orçamento junto aos quatro ramos do órgão, que são o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). 

A intenção inicial é de publicar o edital em outubro, segundo declaração do próprio secretário-geral do órgão, Alexandre Camanho, com oportunidades para ingresso de analistas, técnicos administrativos e técnicos de segurança, além de formar cadastro reserva de pessoal.

O órgão divulgou, em agosto de 2017, a portaria 84, que fixa as atribuições e requisitos para ingresso nas carreiras de analistas e técnicos, que serão oferecidas no certame.     

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• APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA
 


Para concorrer ao cargo de técnico basta possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 6.862,73. No caso de analista, com necessidade de nível superior, o salário corresponde a R$ 11.259,81.  

Melhorias salariais


É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019.

 

 

Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro  e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.    

A comissão do concurso do MPU, instituída dede março de 2017, é presidida pelo servidor Blal Yassine Dalloul e conta, ainda, com os seguintes participantes: Eloá Todarelli Junqueira, Denise Costa Recedive, Sandra Roberta de Souza Oliveira, Tatiane Diniz da Silva e Rayza Madlum de Paula.

 

Atribuições

  De acordo com a portaria, as atribuições do técnico são as seguintes: Auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe

  Para os técnicos, na área de administração: Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno; atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e/ou anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documental.   Para analista: Assessorar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; assessorar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; realizar avaliações e vistorias; realizar perícias quando formalmente designado pelo órgão competente; acompanhar o desenvolvimento de trabalhos periciais; realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, laudos, pareceres, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; propor planos, projetos, programas, diretrizes e políticas de atuação; atuar em planos, programas, projetos e convênios; atuar na gestão de contratos quando formalmente designado; participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho; participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente; prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos; orientar quanto à aplicação das normas internas ou da sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; orientar e supervisionar estagiários e aprendizes; inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.   Para analista, na área de direito: Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas para subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais Último concurso do MPU


No concurso de 2013,  a seleção contou com 263 vagas para níveis médio e superior. As oportunidades foram para os cargos de técnico do MPU, técnico na área técnico administrativa especialidade tecnologia da informação e comunicação, técnico na área de saúde – enfermagem e técnico na área de saúde – saúde bucal.

No caso de analista, as opções foram para analista do MPU, analista na área técnico-administrativa – especialidade arquivologia, analista na área técnico administrativa – biblioteconomia, analista na área técnico administrativa – comunicação social, analista na área técnico administrativa – educação, analista na área técnico administrativa – estatística, analista na área técnico especializado – finanças e controle, analista na área técnico especializado – gestão pública, analista técnico especializado - planejamento e orçamento, analista na área de clínica médica, analista área de medicina – psiquiatria, analista na área de perícia – antropologia, analista na área de perícia – arquitetura, analista na área de perícia -contabilidade,analista na área de perícia – economia, analista na área de perícia – engenharia agronômica, analista na área de perícia – engenharia ambiental, analista na área de perícia – engenharia civil, analista na área de perícia – engenharia de segurança do trabalho, analista na área de perícia – engenharia elétrica, analista na área de perícia - engenharia florestal, analista na área de perícia – engenharia mecânica, analista na área de perícia – engenharia sanitária, analista na área de perícia – geografia, analista na área de perícia – medicina, analista na área de perícia medicina do trabalho, analista na área de perícia – oceanografia, analista na área de saúde – enfermagem, analista na área de saúde – odontologia, analista na área de saúde – psicologia, analista na área de saúde – serviço social, analista na área de tecnologia da informação e comunicação – desenvolvimento de sistemas e analista na área de tecnologia da informação e comunicação – suporte e infraestrutura.

Na ocasião, o concurso do MPU contou com oportunidades para o Distrito Federal e Eestados de Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais,Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba e Tocantins.

A banca foi o Cespe/UnB.

 


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Atualizado: 02/08/2018 - 09:57

Pirapetinga MG divulga concurso com 35 vagas

Oportunidades do concurso da Prefeitura Municipal de Pirapetinga são para candidatos que possuem os níveis médio, técnico e superior

Ganhos de até R$ 4,2 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Pirapetinga, localizada no Estado de Minas Gerais, divulgou um novo edital de concurso público para preenchimento de 35 vagas do seu quadro de pessoal. Do total de ofertas, quatro são reservadas a pessoas com deficiência. 

Para quem tem ensino médio e/ou curso técnico, as chances são para as funções de agente de combate às endemias (2 vagas), agente comunitário de saúde (24), auxiliar em saúde bucal (2) e técnico em saúde bucal (1). Os salários iniciais oscilam entre R$ 954 e R$ 1.014. 

Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de enfermeiro ESF (2), cirurgião dentista ESF (2) e médico ESF (2). As respectivas remunerações são de R$ 2.450,22, R$ 2.112 e R$ 4.277,70. 

As inscrições serão recebidas entre os dias 1º de outubro e 1º de novembro. A ficha cadastral estará disponível no endereço eletrônico do INCP (www.incpconcursos.org.br), responsável pela organização e execução do processo de seleção. Os valores da taxa de participação são de R$ 50 para ensino médio e R$ 80 para nível superior. 

O concurso da Prefeitura de Pirapetinga será constituído de uma única etapa: prova objetiva, composta por 40 questões de múltipla escolha. Com três horas de duração, a avaliação será aplicada na data prevista de 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

Para ensino médio, a prova contará com dez questões de língua portuguesa, dez de matemática, dez de lei orgânica municipal e dez de conhecimentos específicos. Já para nível superior serão dez de língua portuguesa, dez sobre SUS, dez de lei orgânica municipal e dez de conhecimentos específicos. 

 

Atribuições de alguns cargos da Prefeitura de Pirapetinga MG

 

Agente de combate às endemias - exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado, de acordo com a Lei nº 13.595/2018.

Agente comunitário de saúde - o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

Auxiliar em saúde bucal - organizam e executam atividades de higiene bucal; processam filme radiográfico; preparam o paciente para o atendimento; auxiliam e instrumentam os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares; manipulam materiais de uso odontológico; selecionam moldeiras; preparam modelos em gesso; registram dados e participam da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal; executam limpeza, assepsia, desinfeção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho; realizam o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal; aplicam medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos; desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários; realizam em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal; adotam medidas de biossegurança visando o controle de infecção. Realizam tarefas e atividades similares, conforme estabelecido na lei.

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Atualizado: 01/08/2018 - 09:26

Concurso IPHAN: PROVAS serão aplicadas em 26 de agosto

Com ofertas distribuídas entre todo o Brasil, concurso do Iphan preencherá postos em cargos auxiliar, técnico e analista. Salários chegam a R$ 5,4 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Destinado a preencher 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva, o novo concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) terá as provas objetiva e discursiva aplicadas em 26 de agosto. 


O processo seletivo oferece 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

As inscrições para o concurso do Iphan foram recebidas até 16 de julho, por meio do site http://www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custaram R$ 84 (nível médio) e R$ 117 (superior). 

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; e educação, pedagogia ou ciências humanas. 

 


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Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com graduação em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolverá provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação trará 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 31/07/2018 - 10:40

Concurso UFU MG: divulgado edital com 20 oportunidades

As inscrições do concurso da Universidade Federal de Uberlândia deverão ser garantidas entre os dias 1 e 16 de agosto. Salários chegam a R$ 4,1 mil

Níveis técnico e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No Estado de Minas Gerais, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG) abrirá no dia 1º de agosto as inscrições do concurso público para cargos técnico-administrativos em educação. Oportunidade é de 20 vagas, sendo duas reservadas a pessoas com deficiência e duas para os negros, além de formação de cadastro reserva. 

Os cargos de técnico em enfermagem (11 vagas), técnico de laboratório - parasitologia (1), técnico de laboratório - anatomia patológica (1) e técnico em telefonia (1) exigem curso técnico na área e pagam R$ 2.446,96. 

Nível superior é requisito para os postos de médico anestesiologista (1), médico UTI adulto (1), médico nefrologista (1), médico oftalmologista-retina clínica (1), engenheiro florestal (1) e terapeuta ocupacional (1). O salário é de R$ 4.180,66. 

Além do vencimento básico, a UFU ainda oferece para os seus servidores o benefício de auxílio-alimentação, no valor de R$ 458. 

De acordo com o edital, os candidatos classificados e nomeados serão lotados e terão exercício na Universidade Federal de Uberlândia, em quaisquer das cidades: Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo e em quaisquer outros campi que possam surgir.

 

Triagem do concurso da UFU MG

 

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.ingresso.ufu.br, até as 15h do dia 16 de agosto. Os valores da taxa de participação são de R$ 73 para curso técnico e R$ 125 para nível superior. 

O concurso da UFU será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será constituída de 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa (peso 1), cinco de noções de informática (peso 1), cinco de legislação (peso 1) e 20 de conhecimentos específicos (peso 2).

A avaliação terá duração máxima de quatro horas e será aplicada no município de Uberlândia/MG no dia 16 de setembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno. 

 

Atribuições de alguns cargos da UFU MG

 

Técnico em enfermagem - Prestar atividades técnicas de enfermagem na assistência ao paciente sob os cuidados da instituição, atuando sob supervisão/coordenação direta ou indireta do profissional enfermeiro; trabalhar em conformidade com as práticas, normas e procedimentos de biossegurança da instituição; auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nas unidades.

Técnico em telefonia - Participar na elaboração de projetos de telecomunicação acústica, digitalização de sinais, rede telefônica, centrais telefônicas, redes de alta velocidade, redes ópticas e estruturadas, tráfego telefônico, telefonia: fixa, celular e IP; instalar, testar e realizar manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações; supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações; reparar equipamentos e prestar assistência técnica; ministrar treinamentos, treinar equipes de trabalho e elaborar documentação técnica; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

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Atualizado: 27/07/2018 - 12:43

Goianá MG realiza concurso para 23 vagas e cadastros

O concurso da prefeitura de Goianá conta com oportunidades para diversas carreiras, com iniciais de até R$ 3,5 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Goianá, em Minas Gerais, realiza concurso público para o preenchimento de 23 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal, em diversos cargos. Das oportunidades imediatas, sete são para cargos com exigência de ensino fundamental, dez para ensino médio e seis para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 954 a R$ 3.585,80, com jornadas de 25 a 40 horas semanais. As inscrições serão recebidas no período de 1 a 30 de outubro.

 

Ensino Fundamental
No caso de ensino fundamental, as opções serão para os cargos de auxiliar de serviços gerais (cadastro reserva, R$ 954, 40 horas semanais), motorista II (CR, com carteira de habilitação “D” ou “E”, R$ 1.195,17, 40 horas), motorista III (CR, com habilitação “D” ou “E”, R$ 1.470,96, 40 horas), operador de máquinas (CR, com carteira de habilitação, R$ 1.458, 40 horas), operário (5, R$ 954, 40 horas), pedreiro III (2, R$ 1.195,17, 40 horas) e servente escolar (CR, R$ 954, 40 horas).

 

Ensino Médio
Para ensino médio: auxiliar da Secretaria Municipal de Educação (CR, R$ 954, 40 horas), agente de saúde (1, R$ 1.103,23, 40 horas), auxiliar de enfermagem (2, com registro no conselho, R$ 954, 40 horas), auxiliar de secretaria (1, R$ 954, 40 horas), auxiliar administrativo II (CR, R$ 1.103,23, 40horas), auxiliar de saúde  (CR, R$ 954, 40 horas),  professor de 1 a 4 séries (6, com magistério a nível de 2 grau com habilitação específica, R$ 1.534,55, 25 horas), professor de pré-escola (CR magistério a nível de 2 grau com habilitação específica, R$ 1.534,55, 25 horas), secretário escolar (CR, R$ 1.114,37, 40 horas) e secretário de gabinete (CR, R$ 1.838,72, 40 horas).

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: assistente social (CR, com registro no conselho, R$ 1.838,7230 horas), cirurgião dentista (CR, com registro no conselho, R$ 2.195,41, 40 horas), enfermeiro (1, com registro no conselho, R$ 1.945,72, 40 horas), médico clínico geral (2, com registro no conselho, R$ 3.107,72, 40 horas), médico ginecologista (CR, com registro no conselho, R$ 3.585,80, 40 horas), médico pediatra (1, com registro no conselho, R$ 3.585,80, 40 horas), nutricionista escolar (1, com registro no conselho, R$ 1.470,96, 40 horas), professor de educação física de 1 a 4 séries (CR, R$ 1.534,55, 25 horas), psicólogo (CR, com registro no conselho, R$ 1.838,72, 40 horas), supervisor pedagógico (1, com habilitação em supervisão escolar, R$ 2.228,75, 25 horas)  e técnico de nível superior – psicólogo(CR, com registro no conselho, R$ 1.838,72, 40 horas).


As inscrições poderão ser feitas pela internet, na página eletrônica da organizadora, a Absoluto RH, que é http://absolutorh.listaeditais.com.br.


Quem não possui computador poderá comparecer, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Centro Cultural, na Avenida 21 de Dezembro, 810, Goianá.
As taxas serão de R$ 50 para cargos com exigência de ensino fundamental, R$ 80 para ensino médio (exceto professor de 1 a 4 séries e professor pré-escolar) e R$ 100 para nível superior e professores de 1 a 4 séries e pré-escolar


A aplicação das provas ocorrerá nos dias 9 e 16 de dezembro, variando de acordo com o cargo pretendido.


As contratações serão feitas de acordo com o regime estatutário, durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período     

 

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Atualizado: 26/07/2018 - 14:56

Iapu MG realiza concurso para diversos cargos

O concurso conta com nove vagas imediatas, para quem possui alfabetização, ensino médio ou nível superior. Iniciais até R$ 1,9 mil

Vários níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Iapu, em Minas Gerais, realiza concurso público para o preenchimento de nove vagas em seu quadro de pessoal. Do total de postos, duas são para quem possui somente alfabetização, uma para ensino médio e seis para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 990 a R$ 1.928, com jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais. As inscrições serão recebidas no período de 20 a 40 horas semanais.

 

Alfabetização
Quem possui somente alfabetização pode concorrer ao cargo de operador de máquinas, com duas vagas. Neste caso, os interessados também devem possuir carteira de habilitação na categoria “C”, com inicial de R$ 1.156,40, para jornada de 40 horas semanais. A taxa é de R$ 60.

 

Ensino Médio
No caso de ensino médio, a oferta é de uma vaga para monitor escolar, com inicial de R$ 990, para jornada de 40 horas semanais. Taxa de R$ 50.

 

Nível Superior
Por fim, no caso de nível superior, as oportunidades são para educador físico (1, com registro no conselho, R$ 1.928, 40 horas, taxa de R$ 100), fonoaudiólogo (1, com registro no conselho, R$ 1.928, 40 horas, R$ 100), nutricionista (1, com registro no conselho, R$ 1.156,40, 20 horas, R$ 60), nutricionista NASF (1, com registro no conselho, R$ 1.928, 40 horas, R$ 100), professor de educação física (1, com registro no conselho, R$ 1.281,38, 24 horas, R$ 70) e psicólogo NASF (1, com registro no conselho, R$ 1.928, 40 horas, R$ 100).


As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da organizadora, a Ágora Consultoria, que é www.agoraconsultoria.srv.br.


A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 18 de novembro.


As contratações serão feitas de acordo com o regime estatutário, durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.

    

 

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