Publicado: 28/08/2018 - 11:46 | Atualizado: 28/08/2018 - 11:49
Publicado: 28/08/2018 - 11:46 | Atualizado: 28/08/2018 - 11:49

Campo Belo do Sul SC oferece 102 vagas em concurso

Seleção preencherá postos destinados a profissionais de todas as escolaridades, com salários acima de R$ 13 mil. Inscrições começam em 3 de setembro

Dois editais

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Campo Belo do Sul, em Santa Catarina, abriu concurso para preencher 102 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Distribuídas entre dois editais, as carreiras oferecem salários que variam de R$ 613,84 a R$ 13.359,05. 

Quem possui nível fundamental pode concorrer como balseiro (1 oportunidade), motorista (CR) e servente (CR). 

Ensino médio é requisito para assistente de tecnologia da informação (1), agente de combate a endemias (1), agente comunitário de saúde (20), auxiliar de consultório dentário (3), auxiliar de cuidador (4), cuidador (4), educador social (4), monitor de recreação (1) e instrutor nas áreas de artesanato (3), música (1), práticas agrícolas (1) e tae-kwon-do (1).     

Estão em disputa no concurso da Prefeitura de Campo Belo do Sul cargos de nível superior para contador (1), farmacêutico (1), médico clínico geral - atenção básica (1), médico clínico geral ESF (2), nutricionista (1), psicólogo (2), coordenador pedagógico (2), assistente social (2), educador físico (1), enfermeiro (4), fisioterapeuta (1) e odontólogo (2) e psicólogo (2).  

Também serão selecionados professores com formação para as áreas de anos iniciais/segundo professor/correção de fluxo (4), atendimento educacional especializado (1), biologia (1), arte (1), educação física (4), história (2), educação infantil (3), educação infantil e anos iniciais (12), ensino religioso (2), física (1), língua portuguesa (1), matemática (1), práticas agrícolas (1) e química (1).  

Concurso Prefeitura Campo Belo do Sul: inscrições e etapas

Será possível se inscrever entre 3 de setembro e 5 de outubro, mediante a realização de cadastro no site www.ibam-concursos.org.br. As taxas custam R$ 40 (ensino fundamental), R$ 60 (médio) e R$ 100 (superior). 

A seleção envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 18 de novembro, e de títulos (professor e coordenador pedagógico), com entrega dos documentos durante o período para inscrições. 

Concurso Prefeitura Campo Belo do Sul: conteúdo programático parcial para vagas de nível fundamental

Língua portuguesa - Compreensão e interpretação de textos; Verbos; Substantivos; Pronomes; Adjetivos; Singular e plural; Sujeitos da oração; Sinônimos e antônimos; Acentuação. Ortografia. Concordância verbal e nominal; Sentido e emprego dos vocábulos nos textos; Tempos e modos verbais.

Matemática - Matemática básica. Resolução de problemas envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; Espaço e Forma: sólidos e formas geométricas; Raciocínio lógico.

Conhecimentos gerais - Informações Gerais sobre o Município de Campo Belo do Sul: Símbolos, história, evolução administrativa, localização; aspectos físico-geográficos, população, principais atividades econômicas, limites municipais.
 

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Atualizado: 28/08/2018 - 11:46

Campo Belo do Sul SC oferece 102 vagas em concurso

Seleção preencherá postos destinados a profissionais de todas as escolaridades, com salários acima de R$ 13 mil. Inscrições começam em 3 de setembro

Dois editais

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Campo Belo do Sul, em Santa Catarina, abriu concurso para preencher 102 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Distribuídas entre dois editais, as carreiras oferecem salários que variam de R$ 613,84 a R$ 13.359,05. 

 

Quem possui nível fundamental pode concorrer como balseiro (1 oportunidade), motorista (CR) e servente (CR). 

 

Ensino médio é requisito para assistente de tecnologia da informação (1), agente de combate a endemias (1), agente comunitário de saúde (20), auxiliar de consultório dentário (3), auxiliar de cuidador (4), cuidador (4), educador social (4), monitor de recreação (1) e instrutor nas áreas de artesanato (3), música (1), práticas agrícolas (1) e tae-kwon-do (1).     

 

Estão em disputa no concurso da Prefeitura de Campo Belo do Sul cargos de nível superior para contador (1), farmacêutico (1), médico clínico geral - atenção básica (1), médico clínico geral ESF (2), nutricionista (1), psicólogo (2), coordenador pedagógico (2), assistente social (2), educador físico (1), enfermeiro (4), fisioterapeuta (1) e odontólogo (2) e psicólogo (2).  

 

Também serão selecionados professores com formação para as áreas de anos iniciais/segundo professor/correção de fluxo (4), atendimento educacional especializado (1), biologia (1), arte (1), educação física (4), história (2), educação infantil (3), educação infantil e anos iniciais (12), ensino religioso (2), física (1), língua portuguesa (1), matemática (1), práticas agrícolas (1) e química (1).  

 

 

Concurso Prefeitura Campo Belo do Sul: inscrições e etapas

 

 

Será possível se inscrever entre 3 de setembro e 5 de outubro, mediante a realização de cadastro no site www.ibam-concursos.org.br. As taxas custam R$ 40 (ensino fundamental), R$ 60 (médio) e R$ 100 (superior). 

 

A seleção envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 18 de novembro, e de títulos (professor e coordenador pedagógico), com entrega dos documentos durante o período para inscrições. 

 

 

Concurso Prefeitura Campo Belo do Sul: conteúdo programático parcial para vagas de nível fundamental

 

 

Língua portuguesa - Compreensão e interpretação de textos; Verbos; Substantivos; Pronomes; Adjetivos; Singular e plural; Sujeitos da oração; Sinônimos e antônimos; Acentuação. Ortografia. Concordância verbal e nominal; Sentido e emprego dos vocábulos nos textos; Tempos e modos verbais.

 

Matemática - Matemática básica. Resolução de problemas envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; Espaço e Forma: sólidos e formas geométricas; Raciocínio lógico.

 

Conhecimentos gerais - Informações Gerais sobre o Município de Campo Belo do Sul: Símbolos, história, evolução administrativa, localização; aspectos físico-geográficos, população, principais atividades econômicas, limites municipais.
 

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Atualizado: 28/08/2018 - 09:33

Concurso Iphan: inscrições são reabertas para técnico

Reabertura vale apenas para vagas na área de arqueologia. Provas para os demais cargos foram aplicadas em 26 de agosto

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reabriu as inscrições para a carreira de técnico - área 2 (arqueologia), cujos requisitos foram retificados (confira as mudanças aqui). A função reúne 55 vagas. 

 

As inscrições podem ser registradas até as 18h de 10 de setembro, mediante a realização de cadastro no site http://www.cespe.unb.br/concursos/iphan_18/. A taxa custa R$ 117. 

 

Para os demais cargos envolvidos no concurso, as provas objetiva e discursiva foram aplicadas em 26 de agosto. No caso das chances para técnico - área 2, as avaliações estão previstas para 21 de outubro. 

 

No total, o processo seletivo preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva. São 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

• APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
• CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; educação, pedagogia ou ciências humanas; e graduação em qualquer área, com experiência em arqueologia. 

 


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Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.

 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com curso superior em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolve provas objetiva e discursiva para todos os cargos, com aplicação nas capitais dos 26 Estados, além do Distrito Federal.

 

A primeira avaliação reúne 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobrará a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático inclui conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 27/08/2018 - 15:50

Concurso do CIS AMOSC tem vagas de até R$ 3,1 mil

Edital do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina reúne sete vagas, além de cadastro reserva. Inscrições serão recebidas até 26 de setembro

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Já estão abertas as inscrições do concurso público do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-AMOSC). O edital oferece sete vagas de empregos públicos, cuja contratação será regida pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A seleção ainda contará com formação de cadastro reserva para eventuais oportunidades.

Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem se inscrever para a função de auxiliar de serviços gerais (1 vaga), cujo salário inicial é de R$ 1.076,98. 

O cargo de auxiliar administrativo (1) exige ensino médio completo e paga R$ 2.034,31. 

Quem tem o nível superior pode disputar os empregos de contador (1), controlador interno (1), médico (1), farmacêutico (1) e técnico administrativo (1). As remunerações oscilam entre R$ 2.347,61 e R$ 3.111,29. 

Além dos vencimentos, o CIS-AMOSC ainda oferece para os seus servidores o benefício de vale-alimentação. 

 

Concurso CIS-AMOSC: inscrição e prova

 

Para participar do certame basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico da banca organizadora, a Fepese (http://cisamosc.fepese.org.br), e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 60 (ensino fundamental), R$ 80 (nível médio) e R$ 100 (superior). O prazo para registro das candidaturas se encerrará em 26 de setembro. 

O concurso público será constituído de uma única etapa: prova escrita do tipo múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será aplicada na cidade de Chapecó/SC na data provável de 21 de outubro, em locais a serem divulgados a partir do dia 16 desse mesmo mês.

Para ensino fundamental, a prova contará com 30 questões, sendo cinco de língua portuguesa, cinco de matemática, dez de higiene e segurança no trabalho e dez de conhecimentos específicos. 

Já para níveis médio e superior serão 40 questões, sendo cinco de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de noções de informática, cinco sobre atualidades e 20 de conhecimentos específicos. 

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Atualizado: 27/08/2018 - 15:47

Concurso INSS: MPDG mostra critérios para autorização

Solicitação encaminhada recentemente ao Ministério do Planejamento é de 7.888 vagas entre os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Um ofício encaminhado, recentemente, pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) à Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) relata os critérios para que seja autorizado o concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O documento aponta que, antes de conceder o aval, são avaliados alguns aspectos, como a necessidade atual e futuro (que está bastante preocupante, com o déficit de 16.000 servidores) e o orçamento disponível.

Encaminhado este ano ao Planejamento, o pedido para o concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades para nova seleção, 3.984 são para técnico (área meio), 1.692 para analista (diversas formações) e 2.212 para perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 20 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está mais crítica porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:

Artigo: Sim, existe vida após o INSS

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Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital para o preenchimento de 950 vagas. Um total de 800 oportunidades foi para o emprego de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência para o cargo foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.



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Atualizado: 27/08/2018 - 11:52

Câmara de Ilhota SC: concurso inscreve para duas vagas

Edital tem chances para servente e contador. Prova está marcada para 30 de setembro

Até 19/9

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Câmara de Ilhota, no Estado de Santa Catarina, abriu concurso público com oferta de duas vagas para contratação imediata. 

 

Uma das chances é para servente, função que admite profissionais alfabetizados e paga R$ 1.250.

 

A outra oportunidade se destinada a contador. O cargo requer curso superior e tem salário de R$ 3.000.

 

Os interessados devem realizar a inscrição pelo site da banca Acesse Concursos (http://www.acesseconcursossc.com.br/). 

 

O prazo para registro de candidaturas termina em 19 de setembro. As taxas custam R$ 60 (servente) e R$ 100 (contador).

 

A prova objetiva está marcada para 30 de setembro. O conteúdo programático inclui língua portuguesa, matemática, legislação e conhecimentos gerais para ambas as vagas, além de informática e conhecimentos específicos apenas para contador. 

 

De acordo com o edital, o concurso da Câmara de Ilhota terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo. 

 

 

Concurso Câmara Ilhota: o que estudar para a prova de servente

 

 

Língua portuguesa - Classificação do sujeito – Ortografia, acentuação e pontuação – Classes Gramaticais – Formação de Palavras, Sinônimos e Antônimos.

 

Matemática - Adição, Subtração, Divisão, Multiplicação, juros simples, problemas envolvendo Adição, Subtração, Divisão, Multiplicação, Área, Volume, Capacidade Volumétrica.

 

Conhecimentos gerais - Atualidades do Brasil, de Santa Catarina e de Ilhota. Aspectos econômicos, históricos, políticos, geográficos e sociais do Brasil, de Santa Catarina e de Ilhota.

 

Legislação - Regimento interno da Câmara de Vereadores de Ilhota e Lei Orgânica do Município de Ilhota.
 

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Atualizado: 23/08/2018 - 10:03

Concurso MPU: inscrição aberta para técnico e analista

O concurso MPU 2018 (Ministério Público da União) conta com vagas de técnico (nível médio) e analista (nível superior) em diversos estados, com salários iniciais de até R$ 12,1 mil

47 postos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Foram abertas nesta quinta-feira (23) as inscrições do concurso do Ministério Público da União (MPU) para técnico e analista. A seleção conta com uma oferta de 47 vagas imediatas, sendo 11 de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das vagas iniciais, a seleção também fará a formação de cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados. 

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80. incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

• CURSO ONLINE TÉCNICO E ANALISTA DO MPU 2018
• APOSTILAS CONCURSO MPU 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista do concurso MPU são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

inscrição do concurso MPU poderá ser feita até as 18h de 10 de setembro, na página eletrônica da organizadora, o Cebraspe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custam R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista.

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

 

 

Concurso MPU: Possiblidades em outros estados

 

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: Prova do concurso

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Para ambos os cargos o exame objetivo será composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também contará com uma prova dissertativa.

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.


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Atualizado: 23/08/2018 - 09:08

Concurso MRE: saiu convocação da prova para diplomata

Primeira fase ocorre no próximo domingo (26). Carreira paga R$ 18 mil e é destinada profissionais com curso superior em qualquer área de conhecimento

26 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Os inscritos no concurso do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para a carreira de diplomata já podem consultar aqui a convocação para a prova da primeira fase, que ocorre no próximo domingo (26), em todas as capitais do país.

 

Estão em disputa 26 vagas no Instituto Rio Branco, sendo cinco reservadas a negros e duas a pessoas com deficiência. A carreira é destinada a profissionais com diploma de curso superior em qualquer área.

 

Com salário inicial de R$ 18.059,83, o cargo de diplomata tem como principais atribuições atividades de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

 

• CURSO PARA O CONCURSO MRE 2018 - DIPLOMATA

 

As inscrições custaram R$ 230 e foram recebidas até 16 de julho, por meio do site www.cespe.unb.br. Ao todo, o processo seletivo registrou 5.294 inscritos. 

 

 

Etapas do concurso do MRE para diplomata 2018

 

 

O concurso para diplomata será iniciado com a aplicação de prova objetiva contendo 73 questões de múltipla escolha, marcada para 26 de agosto. 

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, língua inglesa, história mundial, história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia e noções de direito e direito internacional público. 

 

A segunda etapa compreenderá exames escritos de língua portuguesa e língua inglesa, previstos para ocorrer em 22 e 23 de setembro, respectivamente. 

 

Na sequência, entre 28 e 30 de setembro, os inscritos no concurso de diplomata serão submetidos a provas escritas sobre história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público e línguas espanhola e francesa. 

 

A avaliação da primeira etapa ocorrerá nas capitais dos 26 Estados brasileiros e em Brasília. Nas demais fases, haverá aplicação nas cidades onde houver candidatos convocados.

 

O resultado está previsto para ser divulgado em 21 de dezembro. Os aprovados no concurso para diplomata do MRE ingressarão na classe inicial de terceiro secretário e deverão se matricular no curso de formação do Instituto Rio Branco, na capital federal, de acordo com o edital
 

 

Conteúdo programático parcial para o concurso de diplomata 2018

 

 

Língua portuguesa (primeira e segunda fases) - 1 Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil. 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. 1.2 Morfossintaxe. 1.3 Semântica. 1.4 Vocabulário. 2 Leitura e produção de textos. 2.1 Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. 2.2 Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual. 2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. 2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada.


Língua inglesa (primeira e segunda fases) - Primeira Fase: 1 Compreensão de textos escritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para compreensão dos conteúdos semânticos. Segunda Fase: 1 Redação em língua inglesa: expressão em nível avançado; domínio da gramática; qualidade e propriedade no emprego da linguagem; organização e desenvolvimento de ideias. 2 Tradução do Inglês para o Português: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 3 Versão do Português para o Inglês: fidelidade ao texto-fonte; respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte; correção morfossintática e lexical. 4 Resumo: capacidade de síntese e de reelaboração em Inglês correto.

 

Política internacional (primeira e terceira fases) - 1 Relações internacionais: conceitos básicos, atores, processos, instituições e principais paradigmas teóricos. 2 A política externa brasileira: evolução desde 1945, principais vertentes e linhas de ação. 3 O Brasil e a América do Sul. 3.1 Integração na América do Sul. 3.2 O MERCOSUL: origens do processo de integração no Cone Sul. 3.3 Objetivos, características e estágio atual de integração. 3.4 A Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). 3.5 A União Sul-Americana de Nações: objetivos e estrutura. 3.6 O Conselho de Defesa da América do Sul. 4 A política externa argentina; a Argentina e o Brasil. 5 A política externa norte-americana e relações com o Brasil. 6 Relações do Brasil com os demais países do hemisfério. 7 A Política externa francesa e relações com o Brasil. 8 Política externa inglesa e relações com o Brasil. 9 Política externa alemã e relações com o Brasil. 10 A União Europeia e o Brasil. 11 Política externa russa e relações com o Brasil. 12 A África e o Brasil. 13 A política externa da China, da Índia e do Japão; relações com o Brasil. 14 Oriente Médio: a questão palestina; Síria, Iraque, Irã e outras situações nacionais relevantes. 15 A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 16 A agenda internacional e o Brasil: 16.1 O multilateralismo de dimensão universal: a ONU; as Conferências Internacionais; os órgãos multilaterais. 16.2 Desenvolvimento. 16.3 Pobreza e ações de combate à fome. 16.4 Meio ambiente. 16.5 Direitos Humanos. 16.6 Comércio internacional e Organização Mundial do Comércio (OMC). 16.7 Sistema financeiro internacional. 16.8 Desarmamento e não-proliferação. 16.9 Conflito étnico, sectário e nacionalismo: os casos do Bálcãs e do Oriente Médio (por exemplo: Síria, Líbano, Iraque). 16.10 Crimes de guerra e crimes contra a humanidade: genocídio, holocausto e a Corte Penal Internacional. 16.11 Políticas de identidade: gênero, raça e religião como vetores da política mundial. 16.12 Terrorismo. 16.13 Narcotráfico. 16.14 A reforma das Nações Unidas. 17 O Brasil e o sistema interamericano. 18 O Brasil e a formação dos blocos econômicos. 19 A dimensão da segurança na política exterior do Brasil. 20 O Brasil e as coalizões internacionais: o G-20, o IBAS e o BRICS. 21 O Brasil e a cooperação sul-sul.

 

Geografia (primeira e terceira fases) -1 História da Geografia. 1.1 Expansão colonial e pensamento geográfico. 1.2 A Geografia moderna e a questão nacional na Europa. 1.3 As principais correntes metodológicas da Geografia. 2 A Geografia da População. 2.1 Distribuição espacial da população no Brasil e no mundo. 2.2 Os grandes movimentos migratórios internacionais e intranacionais. 2.3 Dinâmica populacional e indicadores da qualidade de vida das populações. 3 Geografia Econômica. 3.1 Globalização e divisão internacional do trabalho. 3.2 Formação e estrutura dos blocos econômicos internacionais. 3.3 Energia, logística e reordenamento territorial pós-fordista. 3.4 Disparidades regionais e planejamento no Brasil. 4 Geografia Agrária. 4.1 Distribuição geográfica da agricultura e pecuária mundiais. 4.2 Estruturação e funcionamento do agronegócio no Brasil e no mundo. 4.3 Estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro. 5 Geografia Urbana. 5.1 Processo de urbanização e formação de redes de cidades. 5.2 Conurbação, metropolização e cidades-mundiais. 5.3 Dinâmica intraurbana das metrópoles brasileiras. 5.4 O papel das cidades médias na modernização do Brasil. 6 Geografia Política. 6.1 Teorias geopolíticas e poder mundial. 6.2 Temas clássicos da Geografia Política: as fronteiras e as formas de apropriação política do espaço. 6.3 Relações Estado e território. 6.4 Formação territorial do Brasil. 7 Geografia e gestão ambiental. 7.1 O meio ambiente nas relações internacionais: avanços conceituais e institucionais. 7.2 Macro divisão natural do espaço brasileiro: biomas, domínios e ecossistemas. 7.3 Política e gestão ambiental no Brasil.
 

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Atualizado: 22/08/2018 - 11:06

Prefeitura de Lages SC oferece 58 vagas em concurso

Presenciais e gratuitas, inscrições vão até 3 de setembro. Vencimentos chegam a R$ 13,9 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Lages, em Santa Catarina, abriu processo seletivo destinado a preencher 58 vagas temporárias, além de formar cadastro reserva (CR).

 

Quem possui nível fundamental pode disputar a função de agente comunitário de saúde (1 + CR e salário de R$ 1.213,89). 

 

Ensino médio é requisito para auxiliar de enfermagem (9 - R$ 1.305,95) e cuidador social feminino (CR - R$ 1.077,95). 

 

Há ofertas de nível superior para assistente social (CR - R$ 1.904,18), educador físico (CR - R$ 1.904,18), enfermeiro (CR - R$ 2.042,88), farmacêutico bioquímico (CR - R$ 2.042,88), fisioterapeuta (CR - R$ 1.904,18), médico em diversas especialidades (47 + CR - até 13.908,93), nutricionista (1 - R$ 1.904,18) e terapeuta ocupacional (CR - R$ 1.904,18).

 

 

Inscrição e etapas do concurso da Prefeitura de Lages SC

 

 

Presenciais e gratuitas, as inscrições seguem disponíveis até 3 de setembro. O atendimento ocorre na Biblioteca Municipal (parque Jonas Ramos, s/nº, centro), das 13h às 17h30. 

 

A seleção dos candidatos será realizada por meio de avaliação curricular. Apenas para os concorrentes a cuidador social feminino, o concurso inclui também entrevista.  

 

Os profissionais contratados terão vínculo de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério da Prefeitura de Lages, conforme prevê o edital

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Atualizado: 21/08/2018 - 15:09

Concurso Ibama: aguardada autorização para 1.888 vagas

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades para técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos pelo órgão chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda analisa o pedido para a realização de novo concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A solicitação foi enviada recentemente e há uma grande expectativa para que a autorização seja liberada ainda este ano
 
O requerimento encaminhado solicita um total de 1.888 vagas, e não mais 1.529 como anteriormente. De tais oportunidades, 759  são para técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.
 
As carreiras de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.
 
As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 
 

Últimos concursos do Ibama para analista


 
A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberto em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 para a área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 para licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 para monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 para gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.
 
Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.
 
Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.
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Atualizado: 21/08/2018 - 12:02

Prefeitura de Arroio Trinta SC tem vagas até R$ 4,6 mil

Edital do concurso da Prefeitura de Arroio Trinta já está com as inscrições abertas. Há oportunidades imediatas e para cadastro reserva

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Arroio Trinta, localizada no Estado de Santa Catarina, realiza novo concurso público que visa a preencher duas vagas imediatas e a formar cadastro reserva (CR) de pessoal.

Candidatos com ensino fundamental estão aptos aos cargos de auxiliar de obras e serviços públicos (CR), auxiliar de serviços gerais (CR), motorista (CR), operador de escavadeira hidráulica (CR) e operador de máquinas pesadas (CR).

O diploma de conclusão de nível médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) habilita a participação para a carreira de agente administrativo (CR).

As funções de engenheiro civil (1 oportunidade) e fiscal de tributos (1) destinam-se aos profissionais que tenham formação superior em áreas específicas. No primeiro caso, ainda é exigido registro no conselho de classe.

Consta no edital do concurso da Prefeitura de Arroio Trinta que as remunerações iniciais oferecidas aos futuros servidores partem de R$ 1.045,69 e chegam ao valor de R$ 4.601,03. As jornadas serão de 40 horas por semana, exceto para engenheiro, que terá de cumprir 20 horas semanais.

Concurso Prefeitura de Arroio Trinta - Inscrições e provas

O formulário de participação ficará disponível até o dia 3 de setembro, na internet, por meio do endereço eletrônico do Ibam (www.ibam-concursos.org.br), a banca organizadora. É cobrada uma taxa de R$ 60 (nível fundamental), R$ 80 (médio) ou R$ 100 (superior).

Com duração máxima de três horas, os exames objetivos com questões de múltipla escolha serão aplicados 30 de setembro. A organizadora divulgará com antecedência o horário e os locais.

O processo seletivo ainda terá uma avaliação prática para os postos de motorista, operador de escavadeira hidráulica e operador de máquinas pesadas.

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Atualizado: 20/08/2018 - 15:59

Concurso Aneel: avança pedido para 148 vagas

Solicitação para novo concurso da Aneel se refere aos cargos de técnico, analista e especialista. Remunerações iniciais de até R$ 12,4 mil

No Distrito Federal

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Depois de mais de um ano, avançou no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido do concurso da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A estatal encaminhou solicitação para o preenchimento de 148 vagas em seu quadro de pessoal.

Do total de oportunidades requeridas, 78 destinam-se à carreira de técnico administrativo, 39 para analista administrativo e 31 para especialista em regulação de serviços públicos de energia. As remunerações iniciais oferecidas pelo órgão correspondem a R$ 6.147,52, R$ 11.529,29 e a R$ 12.432,49, respectivamente, já contando com o auxílio-alimentação de R$ 458.

A função de técnico administrativo requer certificado de ensino médio expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), enquanto as demais aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação.

O setor de comunicação informou, anteriormente, que tais oportunidades requeridas se referem à quantidade de postos vagos na Aneel. Atualmente, do seu quadro de 765 servidores, 615 se encontram preenchidos, ou seja, há 150 em aberto.

Agora, a realização do concurso Aneel 2018 depende do aval do Ministério do Planejamento. A expectativa é que o ministro analise o documento e libere as chances para que não aumente a defasagem de pessoal no órgão.

Último concurso Aneel

A seleção anterior da Aneel ocorreu em 2010, ou seja, sete anos atrás. Na ocasião, foram abertas 186 oportunidades distribuídas entre todos os cargos solicitados este ano.

Sob a organização do Cespe/UnB, a triagem dos participantes ocorreu por meio de provas objetivas e testes objetivos com conteúdo programático delimitado no edital

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Atualizado: 20/08/2018 - 15:40

Bacen tem pedido de concurso avaliado pelo Planejamento

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central (Bacen) conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) ainda analisa o novo pedido de edital do concurso Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB), encaminhado no dia 30 de maio. No total, foram solicitadas 220 oportunidades para o seu quadro de pessoal - número bem inferior ao requerimento anterior, que era de 990 vagas.

Das oportunidades pleiteadas pelo órgão, 200 são para a carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era de 800 postos para analista, 150 de técnico e 40 procuradores.

Aumenta cada vez mais a expectativa de autorização do novo edital Bacen 2018 devido à sua grande defasagem de servidores. Atualmente, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

 

Concurso Banco Central (Bacen 2018) - Sobre os cargos

 

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, se destina aos profissionais que concluíram o ensino médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

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Banco Central (Bacen 2018) - Último concurso de técnico e analista

 

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. Para concorrer a este emprego o candidato precisou ter ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Para este concurso, os profissionais foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Concurso Banco Central (Bacen 2018) - Seleção anterior de procurador

 

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades para a função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 20/08/2018 - 12:02

AGU: banca do concurso sai nos próximos dias

A autorização do Ministério do Planejamento determina que o edital do novo concurso público da AGU seja publicado até dia 14 de dezembro de 2018. Diversos cargos

100 vagas

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Advocacia-Geral da União (AGU)  deve confirmar, no decorrer dos próximos dias, o nome da banca organizadora do seu novo concurso público 2018, autorizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPGD) em 14 de junho.  O órgão também trabalha no processo de distribuição, pelos diversos estados, das 100 vagas que serão oferecidas no concurso. De acordo com a autorização do MPDG, a publicação do edital de abertura de inscrições da AGU deve ocorrer,no mais tardar, até 14 de dezembro.

O concurso da AGU contará com vagas para administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (1), técnico em assuntos educacionais (2) e tecnico em comunicação social (5).

Para todos estes cargos é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 6.200, considerando vencimentos básicos e gratificações.

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Concurso Anterior

O último concurso da AGU  na área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

No quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Em caso de formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, em nível médio, a AGU ofereceu dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Em nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso da AGU, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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Atualizado: 17/08/2018 - 11:47

Prefeitura de Romelândia SC reabre concurso com 12 vagas

Novo prazo para inscrições vai de 20 agosto a 18 de setembro. Oportunidades são para diversos cargos, com opções em todos os níveis de escolaridade

Iniciais até R$ 20,4 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Romelândia, em Santa Catarina, vai reabrir, entre 20 de agosto e 18 de setembro, as inscrições para o concurso público que conta com uma oferta de 12 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal em diversos cargos. 

 

Do total de postos imediatos, quatro são para quem possui alfabetização, uma para ensino fundamental completo, três para ensino médio e quatro para nível superior, com remunerações iniciais que variam de R$ 1.019.32 a R$ 20.421,21, com jornadas de trabalho de 10 a 40 horas semanais. 

 

Alfabetização
Para quem possui alfabetização, as oportunidades são para os cargos de auxiliar de serviços gerais (1 vaga e cadastro reserva, com inicial de R$ 1.053,99, para 40 horas semanais), mecânico (CR, com carteira de habilitação “C”, R$ 2.363,40, 40 horas), motorista (CR, com carteira de habilitação “B”, R$ 1.317,49, 40 horas), motorista (1 + CR, com carteira de habilitação “C”, R$ 1.317,49, 40 horas), motorista (1 + CR, com carteira de habilitação ‘D”, R$ 1.317,49, 40horas) e operador de máquinas (1 + CR, com carteira de habilitação ‘C”, R$ 1.515,12, 40 horas).

 

Ensino Fundamental
Para ensino fundamental completo, uma vaga para o cargo de auxiliar de dentista, com inicial de R$ 1.019,32, para 40 horas semanais.

 

Ensino Médio
No caso de ensino médio: agente comunitário de saúde (1 + CR, com curso específico de 40 horas e residente na área de atuação, R$ 1.303,99, 40 horas), agente de combate às endemias (1, com curso específico, com mínimo de 40 horas, R$ 1.443,49, 40 horas), técnico administrativo (1, R$ 1.580,99, 40 horas), técnico administrativo II (CR, R$ 1.654,38, 40 horas), técnico administrativo III (CR, R$ 2.678,52, 40 horas), técnico em enfermagem (CR, R$ 1.383,37, 40 horas) e fiscal de obras e posturas (CR, R$ 1.575,60, 40horas).

 

Nível Superior
Por fim, para nível superior: assistente social (1, com registro no conselho, R$ 3.545,11 , 40 horas), auditor fiscal (CR, com formação em ciências jurídicas, administração ou ciências contábeis, R$ 2.107,99, 40 horas), enfermeiro padrão (1, com registro no conselho, R$ 3.702,67, 40 horas), engenheiro civil (CR, com registro no conselho, R$ 1.580,99, 10 horas), farmacêutico bioquímico (CR, com registro no conselho, R$ 3.465,19, 20 horas), médico clínico geral (CR, com registro no conselho, R$ 20.421,21, 40 horas), médico veterinário (CR, com registro no conselho, R$ 3.545,11, 40horas), odontólogo (CR, com registro no conselho, R$ 4.096,57, 40 horas),  procurador jurídico (1, com registro na OAB, R$ 3.557,23, 20 horas), professor de artes (CR, com graduação específica, R$ 1.227,67,20 horas), professor de educação infantil (CR, pedagogia, R$ 1.227,67, 20 horas), professor de língua estrangeira moderna/inglês (CR, formação específica, R$ 1.227,67, 20horas), psicólogo (CR, com registro no conselho, R$ 2.363,40, 20 horas), coordenador do CRAS (1, com formação em ciências humanas ou sociais e experiência em trabalhos comunitários e gestão de programas, projetos , serviços e benefícios socioassistenciais, R$ 3.333,13, 40 horas), psicólogo CRAS (CR, com registro no conselho, R$ 3.333,13, 40 horas), assistente social (CR, com registro no conselho, R$ 1.772,55, 20 horas), fisioterapeuta (CR, com registro no conselho, R$ 1.800,03, 20 horas) e psicólogo (CR, com registro no conselho, R$ 2.363,40, 20 horas).


As inscrições deverão ser feitas pela internet, na página da prefeitura, que é www.romelandia.sc.gov.br.


Quem não possui computador poderá comparecer à biblioteca municipal, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.


As taxas são de R$ 80 para cargos com exigência de alfabetização, R$ 100 para ensino fundamental, R$ 120 para ensino médio e R$ 150 para nível superior.

Em decorrência da reabertura das inscrições, a aplicação das provas objetivas foi remarcada de 2 de setembro para 21 de outubro.


Além das vagas iniciais, outras poderão ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.


As contratações serão feitas de acordo com o regime estatutário.      

 

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Atualizado: 16/08/2018 - 15:42

Samae de Governador Celso Ramos SC reúne 40 vagas

A participação no concurso deverá ser garantida entre os dias 22 de agosto e 20 de setembro. Os salários iniciais chegam a R$ 4,2 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Foi publicado um novo edital de concurso público do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Governador Celso Ramos, localizado no Estado de Santa Catarina. A seleção visa o preenchimento de 40 vagas do seu quadro de pessoal. 

Aqueles que têm o ensino fundamental podem concorrer para as funções de auxiliar de operações (9 vagas), auxiliar de serviços gerais (1), encanador (6), leiturista (2), motorista (3), operador de equipamento (4) e operador de máquina (1). 

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico está apto às carreiras de assistente administrativo (1), auxiliar técnico (1), escriturário (3), técnico em contabilidade (1), técnico em informática (1) e técnico em saneamento (2). 

Para nível superior, as chances são para os cargos de advogado (1), analista de licitação e contratos (1), assistente jurídico (1), técnico administrativo (1) e técnico em atividades hidrográfica (1).

As remunerações iniciais oferecidas partem de R$ 1.262,96 e chegam a R$ 4.209,88. 

 

Inscrições e provas

 

Interessados deverão se inscrever no endereço eletrônico http://concursos.faepesul.org.br entre os dias 22 de agosto e 20 de setembro. Os valores da taxa de participação são de R$ 60 para ensino fundamental, R$ 80 para nível médio/técnico e R$ 100 para formação superior. 

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, que será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de raciocínio lógico e 20 de conhecimentos específicos. O exame será aplicado no dia 25 de novembro. 

O certame ainda contará com as seguintes etapas: teste de aptidão física para os empregos de auxiliar de operações e auxiliar de serviços gerais; e prova prática para encanador, motorista, operador de equipamento e operador de máquina. 

 

Atribuições de alguns cargos

 

Assistente administrativo - Atender o público interno e externo e informar, consultando fichários e documentos. Receber, selecionar, organizar e arquivar documentos e correspondências em geral. Protocolar a entrada e saída de documentos. Executar serviços de digitação e auxiliar na conferência dos trabalhos digitados. Desenvolver atividades técnicas relacionadas a sua área de atuação. Transcrever atos oficiais. Atender ao telefone. Participar de toda comissão para a qual for designado. Executar outras atividades afins.

Auxiliar técnico - Executar trabalhos rotineiros, destinados à operação e à manutenção dos sistemas de água e esgoto.

Escriturário - Elaborar ou participar na elaboração de relatórios prestar informações; Executar serviços de escritório, compreendendo: auxiliar serviços de contabilidade, atender setor pessoal, extração e controle de contas e materiais, bem como controle de abastecimento e de manutenção e reparos de veículos.

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Atualizado: 15/08/2018 - 15:05

São Lourenço do Oeste SC: concurso reúne três ofertas

Oportunidades na prefeitura são para cargos de níveis médio, técnico e superior. Participação deverá ser garantida até 2 de setembro

Ganhos de até R$ 5,2 mil

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

No Estado de Santa Catarina, encontram-se abertas as inscrições do concurso da Prefeitura de São Lourenço do Oeste. Oportunidade é de três vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR) do seu quadro de pessoal. 

O cargo de técnico de apoio administrativo (CR) exige ensino médio completo e carteira de habilitação nas categorias “A” e “B”. O salário inicial é de R$ 1.528,12.

Já para quem tem curso técnico e carteira de habilitação na categoria “B”, a oferta é para a função de técnico em saúde bucal (1 vaga + CR), cujo vencimento é de R$ 1.389,19, acrescido de 20% de adicional de insalubridade. 

Nível superior e carteira de habilitação na categoria “B” são requisitos para o posto de odontólogo (2 + CR). A remuneração é de R$ 5.293,60, acrescido de 20% de adicional de insalubridade. 

Como benefício, o órgão ainda oferece para os seus servidores vale-alimentação no valor de R$ 366,03.

 

Triagem

 

Para participar basta preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.legalleconcursos.com.br e efetuar o pagamento da taxa, nos valores de R$ 60 para ensino médio e curso técnico e R$ 100 para formação superior. O prazo para registro das candidaturas se encerrará em 2 de setembro. 

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de informática, dez de legislação municipal e dez de conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado no dia 23 de setembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

 

Atribuições do técnico de apoio administrativo

 

Promover a execução orçamentária dos órgãos da estrutura administrativa e dos registros contábeis da receita e da despesa; acompanhar e controlar os resultados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial do órgão; participar na elaboração de propostas orçamentárias; classificar a receita; emitir empenhos de despesas, ordens bancárias e cheques; relacionar notas de empenho, subempenhos e estorno emitidos no mês, com as somatórias para fechar com a despesa orçamentária; efetuar balanço e balancete; elaborar termo de conferência de caixa e demonstração de saldo; registrar todos os bens e valores existentes nos órgãos públicos; controlar os serviços orçamentários e bancários, inclusive a alteração orçamentária; providenciar a guarda de toda a documentação para posterior análise dos órgãos competentes; elaborar registros contábeis da execução orçamentária; elaborar mapas e demonstrativos com elementos retirados do razão, de toda a movimentação financeira e contábil do órgão; manter atualizadas as fichas de despesa e arquivo de registro contábeis; conferir boletins de caixa; elaborar guias de recolhimento, ordens de pagamento e rescisão de contrato de trabalho; controlar a execução orçamentária; relacionar restos a pagar; relacionar e classificar a despesa e os empenhos por itens orçamentários; elaborar demonstrativo da despesa de pessoal e dos recursos recebidos a qualquer título; analisar os balanços gerais e balancetes das despesas, objetivando o fornecimento de índices contábeis, para orientação; coordenar e controlar as prestações de contas de responsáveis por valores de dinheiro; fiscalizar, controlar e codificar as entradas e saídas de materiais do almoxarifado, bem como os bens adquiridos ou baixados para doação, permuta ou transferência; inventariar anualmente, o material e os bens móveis pertencentes ao órgão; expedir, termos de responsabilidade referente a bens móveis e imóveis de caráter permanente; organizar e manter atualizado o cadastro de bens móveis e imóveis do órgão; controlar os valores arrecadados, bem como conferir, diariamente extratos contábeis; entre outras.

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Atualizado: 15/08/2018 - 14:25

Concurso em Orleans SC está com inscrições abertas

O edital conta com uma vaga para o cargo de operador, que exige ensino médio e curso técnico. O salário inicial é de R$ 2,9 mil

Até 2 de setembro

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) do município de Orleans, em Santa Catarina, está com inscrições abertas de concurso público para provimento de uma vaga do seu quadro permanente de pessoal. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva para eventuais oportunidades. 

Oferta é destinada ao cargo de operador de ETA/ETE, que requer ensino médio, curso técnico e registro no Conselho Regional de Química. O salário inicial é de R$ 2.979,07 para carga horária semanal de 36 horas em escala de revezamento. 

Entre as atribuições da função, estão: operar e manter em funcionamento estações de tratamento de água e esgoto, bem como tornar potável água para abastecimento ao público. 

Interessados em concorrer deverão se inscrever no endereço eletrônico http://concursos.unibave.net até o dia 2 de setembro. O valor da taxa de participação é de R$ 70. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre português, matemática, regulamento do Samae, atribuições do cargo e conhecimentos específicos.

O exame será aplicado na data prevista de 16 de setembro, nas dependências do Centro Universitário Barriga Verde - Unibave, localizado na Rua Padre João Leonir Dall`Alba, nº 601, Bairro Murialdo.

 

Conteúdo programático parcial

 

Língua Portuguesa - 1.1- Linguagem escrita: vocabulário, ortografia, pontuação, sílabas, acentuação e classes gramaticais; 1.2- Conjugação de verbos; 1.3- Concordâncias verbais e nominais; 1.4- Utilização de pronomes; 1.5- Fonética; 1.6- Morfologia; 1.7- Sintaxe; 1.8- Crase; 1.9- Figuras de linguagem; 1.10- Formas de tratamento; 1.11- Adjetivos, substantivos e suas flexões.

Matemática - 2.1- Adição, subtração, multiplicação e divisão, com números inteiros e fracionários; 2.2- Sistema métrico decimal; 2.3- Números e grandezas proporcionais, razões e proporções; 2.4- Geometria plana; 2.5- Divisão proporcional; 2.6- Potências e raízes; 2.7- Equações de primeiro e segundo grau; 2.8- Juros e descontos simples; 2.9- Médias e regras de três simples e compostas; 2.10- Conjuntos e subconjuntos; 2.11- Problemas envolvendo as operações; 2.12- Progressões aritméticas e geométricas.

Regulamento do Samae - 3.1- As disposições do regulamento do Samae - Decreto n. º 1.905, de 1º/09/94.

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Atualizado: 15/08/2018 - 11:22

Aberto concurso para 13 vagas em Presidente Getúlio SC

Inscrições começam nesta quinta-feira (16). Prefeitura oferece vencimentos de até R$ 10,2 mil

Imediatas e cadastro

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Presidente Getúlio, em Santa Catarina, abriu concurso público para preencher 13 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva (CR). 

 

A carreira de agente de serviços gerais (2 postos e salário de R$ 1.216,24) é destinada a profissionais alfabetizados.

 

Ensino médio é requisito para agente de informática (1 - R$ 2.777,20) e técnico em enfermagem (1 - R$ 1.715,63), função que também requer formação técnica. 

 

Em nível superior há ofertas para analista de pessoal (1 - R$ 3.186,78), assistente social (1 - R$ 3.656,89), enfermeiro (1 - R$ 3.656,89), gestor de contratos (1 - R$ 3.656,89), médico de família (1 - R$ 10.264,14), professor de inglês (1 - R$ 2.268,12), professor de artesanato (1 - R$ 3.024,20), professor de capoeira (1 - R$ 1.512,11) e professor de dança (1 - R$ 3.024,20).

 

 

Inscrição e etapas

 

 

O período para inscrições vai das 10h de 16 de agosto às 23h59 de 15 de setembro. Os interessados devem realizar cadastro pelo site http://atena.listaeditais.com.br/. As taxas variam de R$ 50 a R$ 100. 

 

A seleção envolverá prova objetiva (todos os cargos), em 14 de outubro, avaliação de títulos (professor), com entrega dos documentos na mesma data, e teste prático (agente de informática e agente de serviços gerais), em 4 de novembro.  

 

O processo seletivo terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da Prefeitura de Presidente Getúlio, de acordo com o edital.

 

 

Conteúdo programático para agente de serviços gerais

 

 

Língua portuguesa - Ler interpretar textos; Identificar os tipos de frase; Pontuação: reticências, dois pontos, vírgula; Classificação das palavras quanto a tonicidade; Reconhecer no texto classes e estruturas gramaticais; (Substantivo, Artigo, Adjetivo – locução adjetiva, Preposição, Pronomes Verbos, Advérbio.); Identificar a aplicação em textos e palavras da Acentuação gráfica vigente.

 

Atualidades - Aspectos econômicos, históricos, geográficos, políticos e sociais do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e de Presidente Getúlio. Atualidades do Brasil e do mundo. Esportes, turismo e lazer. Economia mundial, nacional, estadual e municipal. Lei Orgânica do Município.

 

Raciocínio lógico/matemática - Sistema de numeração decimal; Números naturais: ordenação e operações; Números inteiros: ordenação e operações; Números racionais: representação fracionária e representação decimal; Razões e proporções: grandezas proporcionais, porcentagem e juros simples; Sistema decimal e medidas de comprimento, superfície e volume; Situações problemas; Sistema monetário.

 

Conhecimentos específicos - Noções básicas de conservação, manutenção, higiene e limpeza e conservação de móveis e instalações. Noções básicas sobre a utilização, guarda e armazenagem de materiais, utensílios e equipamentos de limpeza. Noções básicas sobre sequência correta das operações; uniformidade da limpeza; uso correto e manutenção de utensílios e equipamentos; dosagem dos produtos e ingredientes destinados a limpeza, conservação e manutenção do patrimônio. Conhecimentos sobre quantidades, porções e medidas caseiras. Etapas da produção de refeições: recepção e armazenamento de gêneros alimentícios, pré-preparo, preparo e distribuição. Noções básicas de conservação, manutenção, cozimento, armazenamento e reposição dos alimentos. Adequação da alimentação do escolar e do adolescente. Controle de estoque e técnicas de armazenamento de gêneros alimentícios. Manuseio e conservação de equipamentos e utensílios. Higiene dos alimentos, ambiental, dos utensílios e equipamentos. Prevenção de acidentes. Noções básicas de relações humanas no trabalho. Noções básicas sobre higiene e segurança no trabalho. Primeiros socorros. Ética profissional.
 

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Atualizado: 15/08/2018 - 11:07

Câmara de Correia Pinto: concurso com inscrição aberta

Oportunidades são para os cargos de agente administrativo, agente financeiro, assessor jurídico e contador, que requerem níveis médio e superior

Em Santa Catarina

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso da Câmara Municipal de Correia Pinto, localizada no Estado de Santa Catarina. Sob organização do IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal, a seleção preencherá quatro vagas. 

Candidatos que têm o ensino médio completo podem se inscrever para os cargos de agente administrativo (1 vaga) e agente financeiro (1). Os respectivos salários iniciais são de R$ 2.514,65 e R$ 2.262,33. 

Aqueles que têm nível superior e registro no órgão de classe estão aptos às carreiras de assessor jurídico (1) e contador (1), cuja remuneração é de R$ 1.800. 

A ficha cadastral estará disponível no endereço eletrônico do IBAM (www.ibam-concursos.org.br) até o dia 28 de agosto. Os valores da taxa de participação são de R$ 80 para ensino médio e R$ 100 para nível superior. 

O processo de seleção contará com uma única etapa: prova objetiva. Ela contemplará 40 questões, sendo dez de português, dez de legislação constitucional e municipal e 20 de conhecimentos técnico-profissionais. 

Com duração de três horas, o exame será aplicado no dia 30 de setembro, em locais e horários a serem comunicados no cartão de confirmação, a ser divulgado no site do organizador do certame a partir do dia 17 de setembro. 

 

Atribuições dos cargos

 

Assessor jurídico - apoiar os trabalhos o cargo do procurador jurídico, assessorando e acompanhando o desenvolvimento das atividades, bem como executando as tarefas por ele delegadas; assessorar, de formo técnica-jurídica, as comissões especiais e permanentes da câmara municipal; assessorar, de forma técnica-jurídica, os vereadores e assessorias parlamentares na redação de projetos de leis e proposições; acompanhar os prazos de tramitação dos projetos e proposições; realizar estudos e pesquisas, de forma técnica-jurídica, por solicitação dos vereadores, das bancadas, das comissões ou da mesa diretora, mantendo arquivo atualizado sobre os assuntos analisados; desenvolver estudos, organizar e manter coletânea de legislação, jurisprudência, pareceres e outros documentos legais de interesse do Poder Legislativo; exercer outras atividades correlatas.

Agente administrativo - atender o público externo e interno, receber e encaminhar o público ao destino solicitado, atender às chamadas telefônicas, informar os horários de atendimento e agendar compromissos pessoalmente ou por telefone; duplicar documentos diversos, operando máquina própria; receber correspondências efetuando encaminhamentos; realizar serviços de correio; executar outras atribuições afins.

Agente financeiro - manutenção de recursos humanos relativos a admissão, contratação, posse, lotação, cadastro, efetividade, folha de pagamento, movimentação, concessão de direitos, processo disciplinar, disponibilidade, demissão, exoneração, aposentadoria e pensão, conforme determina a Constituição da República e a lei Orgânica Municipal; realizar todos os atos administrativos necessários para a aquisição de bens e serviços para a câmara, inclusive realização de processos licitatórios, conforme Lei nº 8.666/93; realizar atos de liquidação e pagamento da despesa; assinar em conjunto com o presidente da câmara os cheques e ordens de pagamento; exercer atividades correlatas.

Contador - executar a contabilidade da câmara de vereadores, observados os princípios fundamentais da contabilidade e às normas estabelecidas na legislação federal, estadual e municipal aplicável; acompanhar, controlar e avaliar a execução do orçamento da câmara de vereadores; estudar e propor correções e alterações no orçamento em execução; estruturar todas as operações contábeis; levantar o balanço geral da câmara de vereadores e demais quadros demonstrativos; levantar os balancetes orçamentários e financeiros mensais; elaborar instruções relativas à forma e ao método de escrituração contábil; acompanhar a execução orçamentária na fase de empenho; promover a anulação de empenho, quando for o caso; elaborar prestação de contas de transferências financeiras recebidas do Poder Executivo Municipal; exercer atividades correlatas.

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Atualizado: 10/08/2018 - 15:50

Concurso em Bombinhas SC seleciona para oito cargos

Presenciais, inscrições vão de 16 a 24 de agosto. Prefeitura oferece salários acima de R$ 2,6 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Samuel Peressin - Informe o Erro

A Prefeitura de Bombinhas, no litoral catarinense, abriu processo seletivo destinado a formar cadastro reserva em oito cargos temporários.

 

Para concorrer como monitor de informática (salário de R$ 1.332,37) é necessário possuir nível médio e curso específico na área de atuação.

 

Ensino superior é requisito para fonoaudiólogo (R$ 2.627,87) e professor (R$ 1.313,94) nas áreas de informática, ensino religioso, matemática, ciências, história e inglês 

 

Presenciais, as inscrições serão recebidas entre 16 e 24 de agosto, na sede da Prefeitura de Bombinhas, das 12h às 17h30. As taxas custam R$ 30 (nível médio) e R$ 40 (superior). 

 

Marcada para 9 de setembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, atualidades e conhecimentos gerais e específicos. 

 

O processo seletivo terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

 

 

Conteúdo programático parcial para o concurso de Bombinhas

 

 

Língua portuguesa - Interpretação de texto: análise e compreensão, a palavra e o seu significado (sinonímia, antonímia e ambiguidade); níveis da significação (denotação e conotação); figuras de linguagem; Fonética: fonema e letra, encontros vocálicos: ditongo, tritongo, hiato, encontros consonantais e dígrafos, tonicidade: monossílaba, dissílaba, trissílaba, oxítona, paroxítona, proparoxítona, separação (divisão) de sílabas; Morfologia: radicais, prefixação, sufixação, parassíntese, composição, derivação, hibridismo; Sintaxe: sujeito e predicado e suas respectivas classificações, transitividade dos verbos e complementação, frase, oração, período e suas respectivas classificações, concordância em todas as suas formas, regência em todas assuas formas; Classes gramaticais: substantivos, artigos, adjetivos, numerais, pronomes, advérbios, preposições, conjunções verbos e suas flexões; Acentuação gráfica; Uso do sinal de crase; Pontuação e respectivas regras de uso; Ortografia oficial; Redação de correspondências oficiais; (conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa).

 

Matemática - Números Naturais: conjunto dos números naturais, representação geométrica, comparação; os sistemas atuais de numeração; operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão); propriedades das operações; potenciação e radiciação; divisibilidade; resolução de problemas. Números Racionais: frações (operações); decimais (operações); porcentagem; resolução de problemas; interpretação de gráficos; Sistema monetário, equações de 1º e 2º graus.

 

Confira o conteúdo programático completo para a prova
 

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