Publicado: 09/11/2018 - 15:52 | Atualizado: 09/11/2018 - 16:03
Publicado: 09/11/2018 - 15:52 | Atualizado: 09/11/2018 - 16:03

Carvalhópolis MG publica edital de concurso com 38 vagas

As inscrições serão recebidas entre os dias 16 de fevereiro e 18 de março de 2019. Salários iniciais oferecidos chegam a R$ 2,2 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Foi divulgado um novo edital de concurso público da Prefeitura Municipal de Carvalhópolis, localizada no Estado de Minas Gerais. A seleção visa o preenchimento de 38 vagas, sendo 35 imediatas e três para formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Quem é alfabetizado pode disputar as funções de motorista (9 vagas), agente de serviços gerais (4), agente de cozinha e limpeza de patrimônio público (5), oficial de obras e serviços (1), operador de máquinas (2) e tratorista (2). Já para aqueles que concluíram o ensino fundamental, a chance é para o emprego de agente de combate a endemias (1).

Para ensino médio e /ou curso técnico, as ofertas são para os cargos de agente de vigilância sanitária (1), agente técnico administrativo de recursos humanos (1 CR) e auxiliar de enfermagem (3).

Nível superior é requisito para os postos de farmacêutico (1), psicólogo (1), professor AEE (2) e professor de educação básica (3 + 2 CR). 

Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Carvalhópolis variam de R$ 954 a R$ 2.235,89. 

Concurso Prefeitura de Carvalhópolis MG: inscrições e prova

As inscrições serão recebidas entre os dias 16 de fevereiro e 18 de março de 2019, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico da Facepe (www.facepealfenas.org.br/concursos). Os valores da taxa de participação são de R$ 40 (níveis alfabetizado e fundamental), R$ 70 (ensino médio e curso técnico) e R$ 120 (formação superior). 

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de português, raciocínio lógico, conhecimento geral e atualidades, noções de saúde pública e/ou conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado na cidade de Carvalhópolis/MG no dia 28 de abril de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 
 

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Atualizado: 09/11/2018 - 14:47

Prefeitura de Florestal MG abre concurso com 21 vagas

Ofertas estão distribuídas entre os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias. Prazo se encerrará em 23 de novembro

Nível médio

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Florestal, localizada no Estado de Minas Gerais, abriu as inscrições do concurso que preencherá 21 vagas temporárias para atender às necessidades do Programa de Saúde da Família e das ações do Centro de Controle de Zoonoses do município. 

Ofertas estão distribuídas entre as funções públicas de agente comunitário de saúde (12 vagas) e agente de combate às endemias (9). Interessados devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio. O salário inicial é de R$ 981,52 para o primeiro cargo e R$ 1.020,02 para o segundo. 

Para participar basta preencher a ficha cadastral no site www.maximaauditores.com.br e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50. O prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 23 de novembro. 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de português, noções de informática e conhecimentos específicos. 

A avaliação terá duração máxima de três horas e será aplicada na cidade de Florestal/MG no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Florestal MG

Agente comunitário de saúde - atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da educação popular em saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

Agente de combate às endemias - atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado.
 

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Atualizado: 09/11/2018 - 14:07

Estrela do Indaiá MG publica concurso com 60 vagas

Oportunidades são para diversos cargos, de todos os níveis de escolaridade. As inscrições serão abertas em 27 de novembro

Ganhos de até R$ 12 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Estrela do Indaiá divulgou dois novos editais de concurso público, que totalizam 60 vagas. Do total de ofertas, uma é reservada a pessoas com deficiência. 

Para ensino fundamental, as chances são para as funções de agente de saúde (5 vagas), auxiliar de serviços administrativos (2), auxiliar de serviços da saúde básica I (3), auxiliar de serviços públicos (10), motorista (1), oficial de serviços públicos (3), operador de máquina pesada (1) e tratorista (1). 

Quem tem o ensino médio pode concorrer aos empregos de agente de serviços administrativos (3), agente fiscal (1), agente fiscal de saúde (1), monitor da educação básica (5), técnico de informática (1), técnico médio de saúde I (1) técnico médio de saúde II (4), agente comunitário da Estratégia Saúde da Família - ESF (3) e agente de combate a endemias (2).

Nível superior é requisito para os cargos de controlador interno (1), nutricionista (1), professor da educação básica I (3), bioquímico (1), tesoureiro municipal (1), assistente social (1), cirurgião dentista da ESF (1), educador de educação física da ESF (1), educador social (1), enfermeiro da ESF (1) e médico da ESF (1).

As remunerações iniciais oferecidas pela Prefeitura de Estrela do Indaiá partem de R$ 954 e chegam a R$ 12.000.  

Concurso Prefeitura de Estrela do Indaiá MG: inscrições e prova

As inscrições serão recebidas entre os dias 27 de novembro e 27 de dezembro, exclusivamente pela internet, através do site www.eloassessoriaeservicos.com.br. Os valores da taxa de participação variam de R$ 47,70 a R$ 600, conforme o posto pleiteado. 

Todos os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de português, matemática, conhecimentos gerais, informática, saúde pública, gestão e legislação em saúde pública e/ou conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado na cidade de Estrela do Indaiá/MG no dia 27 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 
 

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Atualizado: 08/11/2018 - 15:30

Reformas de Bolsonaro e o impacto na geração de empregos

Conversamos com especialistas sobre como a criação do Superministério da Economia e a extinção do Ministério do Trabalho poderão impactar na vida dos trabalhadores

Fusão dos ministérios

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A reforma ministerial do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que aos poucos vai anunciando as mudanças que veremos em 2019, gera dúvidas e incerteza na cabeça de muitos brasileiros, especialmente nas áreas da economia e do trabalho. Conversamos com especialistas sobre como a fusão dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior, que ficou conhecido como “Superministério da Economia”, além da extinção do Ministério do Trabalho, confirmada na última terça-feira, 7, poderão impactar na geração de emprego, especialmente na iniciativa privada.

Na visão de Cleverson Luiz Pereira, professor de cenários econômicos do Centro Universitário Internacional – Uninter, é preciso ressaltar o Superministério da Economia necessitará de tempo para alinhar sua nova estrutura de funcionamento, já que sua criação envolverá a fusão de outros ministérios. Em plenas condições de atuação, a nova pasta poderá promover a agilidade das decisões e criar impactos ágeis dentro da economia. “Economia ágil gera riquezas e postos de trabalhos com maior frequência e impacta de forma positiva na geração de empregos”, afirma.
 
Para exemplificar uma ação ágil, Cleverson cita que o superministério poderia dar acesso amplo a todos os empreendedores brasileiros, sem distinção, ao crédito de desenvolvimento através de programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a desburocratização da abertura de empresas.

Por outro lado, Silvio Soledade, consultor e coordenador da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), recorda que não será a primeira tentativa de agrupar órgãos públicos. “Já tentamos na gestão Collor constituir um Superministério da Economia e a experiência não deu certo. O foco dos ministérios são diferentes, enquanto o Ministério do Planejamento é voltado para o funcionamento da máquina pública, os outros (Fazenda e Indústria e Comércio) são voltados para a iniciativa privada”, explica.

Silvio avalia que é prematuro entender como será o funcionamento e a atenção das demandas geradas pelos ministérios, antes separados, agora sob um único comandante. A interlocução entre a novo órgão e as empresas da iniciativa privada deverá ser bem executada para evitar frustrações de ambos os lados. “Os industriais podem pressionar o governo com ameaças de demissão em massa em função desta falta de interlocução. Pode ser só pressão ou pode ser também que a ausência de um diálogo com o novo governo possa impactar não somente em demissões, mas principalmente na geração de novas vagas na iniciativa privada”, completa.

Resultados não devem vir a curto prazo

Ambos os especialistas entrevistados concordam que os impactos da reforma ministerial não devem ser a curto prazo. Vale destacar que no caso do Superministério da Economia serão três pastas unificadas em uma. “Em virtude da grande estrutura a ser adaptada e da nova lógica de funcionamento do superministério, que deverá levar um tempo para maturidade, não teremos impactos em curto prazo, mas vejo boas perspectivas para o final de 2019 e começo de 2020”, prevê Cleverson.

Deve levar um tempo para que seja estabelecido um elo de convergência do novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro com o mercado, acredita Silvio. “Pelos diálogos iniciais não me parece que essa convergência acontecerá no curto prazo. O governo vai ter de provar para que veio”, diz.

Reforma ministerial x Geração de emprego

Quando perguntado sobre até que ponto uma reforma ministerial poderia contribuir para a geração de emprego, o coordenador da ABMEN explica que a geração de emprego no curto prazo depende de investimento em infraestrutura. “E isto só vai acontecer na hora que o governo tomar pé da situação. Não me parece que será foco no primeiro ano do governo”, salienta. Silvio acrescenta que os primeiros meses da nova gestão poderão trazer bons indícios. “Um bom sinal será o equilíbrio das contas públicas e a reconquista da confiança por parte dos investidores, que poderá acontecer nas iniciativas que serão implementadas e no diálogo com o Congresso no primeiro semestre”.

O professor Cleverson comenta que o ponto principal de uma reforma de ministerial é enxugar estruturas "inchadas" em uma menor, capaz de ser igual ou mais eficiente do que a antiga. “No caso do superministério, se ele funcionar da maneira apresentada pela equipe do novo governo, trará agilidade na tomada de decisões fundamentais para o desenvolvimento da economia. Uma vez aquecida, a economia fortalece a geração de riquezas e contribui para abertura de novos postos de empregos”, crê.

Corte de encargos trabalhistas é pouco, dizem especialistas

Em entrevista durante o período de eleições, o economista Paulo Guedes, futuro ministro da nova pasta da economia, disse que pretende cortar encargos trabalhistas e gerar até 10 milhões de empregos em dois ou três anos. Na visão de Cleverson, a medida pode ajudar, mas não será o suficiente, pois a estratégia para fomentar a geração de empregos em um único mandato precisará muito mais do que cortes em encargos trabalhistas. “Outras medidas são necessárias, por exemplo: impulsionar o crescimento econômico, apoiar projetos de investimentos dos novos e antigos empresários (reduzir a burocracia), desenvolver obras de infraestrutura pelo país, facilitar e baratear o acesso ao crédito para as pessoas físicas e jurídicas, entre outros”, afirma.

Silvio reforça que além de cortar encargos trabalhistas, o que vai determinar o crescimento nos índices de empregabilidade é a situação da economia do país. “Independentemente da desoneração da folha de pagamento, isto só acontecerá se houver perspectivas de crescimento da economia, investimento em infraestrutura e a conquista da confiança dos investidores externos”.

A extinção do Ministério do Trabalho

Outro ponto que poderá influenciar na vida dos trabalhadores é a extinção do Ministério do Trabalho, confirmada por Jair Bolsonaro na última quarta-feira, dia 7, após reunião com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, e o futuro ministro da Justiça, Sergio Moro. Na ocasião, Bolsonaro disse que "o Ministério do Trabalho vai ser incorporado a algum ministério", sem entrar em detalhes.

Cleverson não vê com bons olhos a extinção do órgão. “Incorporar o Ministério do Trabalho a outra pasta ministerial é um retrocesso dentro da sociedade democrática que somos. Pois o Ministério do Trabalho tem uma importância pluralista nas relações entre empregado e empregadores dentro do mercado de trabalho”, pontua.

Vale destacar que a pasta foi criada há 88 anos e é responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Além disso, a pasta é incumbida por realizar a fiscalização dos postos de trabalho; participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional; entre outras atividades.

“Do ponto de vista do empregado, o Ministério do Trabalho é o responsável pela gestão dos direitos e deveres dos trabalhadores em suas relações com os empregadores e fiscaliza para que os direitos e deveres sejam preservados. Já do ponto de vista do empregador, o bom empregador sofrerá com a concorrência desleal de empregadores aproveitadores, capazes de contratar mão de obra em condições ‘escravas’, uma vez que não existe mais um ministério específico e atuante no mercado de trabalho”, finaliza o professor.

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Atualizado: 08/11/2018 - 14:01

IFNMG inscreve para concurso com 18 postos de docentes

A participação no certame do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais deverá ser garantida até o dia 16 de novembro. Os salários chegam a R$ 9,6 mil

Nível superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está com inscrições abertas de concurso público para provimento de 18 vagas do cargo de professor do ensino básico, técnico e tecnológico, sendo uma reservada a pessoas com deficiência e duas aos negros e pardos. A lotação ocorrerá em qualquer um dos seus campi: Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni ou em outras Unidades que possam ser implantadas

Ofertas estão distribuídas entre as especialidades de administração (2 vagas), ciência e tecnologia de alimentos (1), ciências da computação/teoria da computação (1), didática e fundamentos da educação (1), educação física (1), engenharia elétrica (1), informática (1), língua inglesa (1), língua portuguesa (3), matemática (5) e química (1). 

Interessados em concorrer a uma das funções devem possuir nível superior na área de conhecimento. As remunerações para regime de trabalho de 40 horas semanais, em tempo integral, com dedicação exclusiva, variam de R$ 4.463,93 a R$ 9.600,92, já inclusa a retribuição por titulação. 

O IFNMG ainda oferece para os seus servidores os seguintes benefícios: auxílio-alimentação no valor de R$ 458 e auxílio pré-escolar no valor de R$ 321.

Entre as atribuições do professor, estão: ministrar aulas nos cursos técnicos de nível médio, cursos superiores, pós-graduação e de formação inicial e continuada de trabalhadores, em conteúdos ou disciplinas ligadas às áreas de formação, quer no respectivo campus ou fora dele; prestar consultoria e assessoria na implantação, coordenação, administração de cursos, acompanhamento de projetos de interesse do instituto e desempenhar outras atividades correlatas; realizar atividades de orientação de alunos em desenvolvimento de projetos, trabalhos de conclusão de curso e similares, estágios e monitorias; atuar em atividades de pesquisa e extensão, elaborando, desenvolvendo e executando projetos, desde o encaminhamento aos órgãos de fomento até suas finalizações; manter produção cientifica, quando participante de programas de pós-graduação, tais como elaborar, encaminhar artigos para revistas e para congressos; participar de órgãos e/ou comissões internas e/ou externas, para tratar de assuntos administrativos e de interesse da instituição; realizar atividades de extensão como consultorias, assessorias e prestações de serviços; participar de bancas examinadoras e outras atividades previstas em regulamento interno de atividades docentes do IFNMG.

Concurso IFNMG: inscrições e provas 

A participação deverá ser garantida até o dia 16 de novembro. O formulário de inscrição está disponível no site http://concurso.fundacaocefetminas.org.br/site/processo_seletivo.aspx. O valor da taxa é de R$ 200. 

O concurso será constituído das seguintes etapas: prova objetiva; prova dissertativa; prova de desempenho didático; e análise de títulos. 

A prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez sobre didática, dez de legislação básica e 20 de conhecimentos específicos. Ela será aplicada no município de n Montes Claros/MG no dia 15 de dezembro. 
 

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Atualizado: 07/11/2018 - 15:57

Câmara de Piranga MG realiza concurso para auxiliar

Prazo para inscrições vai até 21 de novembro. Cargo requer ensino médio e apresenta remuneração inicial de R$ 1,8 mil

Uma vaga

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Câmara de Piranga, no interior de Minas Gerais, abriu concurso público destinado a preencher uma vaga de auxiliar técnico legislativo.

Com salário de R$ 1.858 e jornada semanal de 40 horas, o cargo pode ser disputado por profissionais que possuem ensino médio.

Os interessados devem acessar o endereço www.jmsbhz.com.br/concurso para realizar a inscrição. O prazo termina em 22 de novembro e a taxa custa R$ 40.

Marcada para 6 de janeiro, a prova objetiva trará 40 questões sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais e específicos. 

O concurso da Câmara de Piranga terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do Legislativo, conforme estabelece o edital

Concurso Câmara Piranga: atribuições do auxiliar legislativo

Execução de serviços de emissão de documentos, elaboração de textos, redação oficial da Câmara de Piranga; Execução, controle e organização de arquivos, registros, documentos públicos e materiais; Execução de Serviços auxiliares no desenvolvimento das funções legislativas, recepção de documentos e pessoas; Execução de atividades externas de pagamento, controle e execução; Execução de atividades auxiliares de nível médio comuns ao cargo, existentes ou a serem criadas a qualquer tempo.

Concurso Câmara Piranga: conteúdo programático parcial

Informática - Sistema Operacional Windows; Microsoft Word 2013: Edição e formatação de textos; Libre Office Writter 5.4.7: Edição e formatação de textos; Microsoft Excel 2013: Elaboração, cálculos e manipulação de tabelas e gráficos; Libre Office Calc 5.4.7: Elaboração, cálculos e manipulação de tabelas e gráficos; Microsoft PowerPoint 2013: estrutura básica de apresentações, edição e formatação; Libre Office Impress 5.4.7: estrutura básica de apresentações, edição e formatação; Microsoft Outlook 2013: Correio Eletrônico; Google Chrome: Navegação na Internet; Segurança: Tipos de vírus, Cavalos de Tróia, Worms, Spyware, Phishing, Pharming, Spam.

Conhecimentos gerais - História, Geografia e Ciências de 1º grau; Assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Meio Ambiente, Esportiva, Artística e Social do Brasil e do Mundo.

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Atualizado: 06/11/2018 - 15:11

Concurso Ibama: pedido de autorização segue em análise

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

1.888 vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Um dos concursos federais mais esperados e que depende de autorização do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) é o do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O órgão solicitou o preenchimento de 1.888 vagas para o seu quadro de pessoal.

Do total de oportunidades requeridas, 759 destinam-se à carreira de técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

Para concorrer aos cargos de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama deve-se ter nível superior completo, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com apenas ensino médio.

Atualmente, as remuneração iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

• CURSO CONCURSO IBAMA 2018 - ANALISTAS ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL

Espera-se que o ministro do Planejamento libere o mais rápido a autorização para o concurso do Ibama, ainda mas que o órgão não tem nenhuma seleção vigente.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

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Atualizado: 06/11/2018 - 14:34

Paulistas MG inscreve para concurso com 23 vagas

A participação no processo seletivo deverá ser garantida até o dia 11 de novembro. Salários iniciais chegam a R$ 8 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 11 de novembro as inscrições do processo seletivo da Prefeitura Municipal de Paulistas, localizada no Estado de Minas Gerais. A seleção visa o preenchimento de 23 vagas do seu quadro de temporários. 

Candidatos que têm o ensino médio completo pode se inscrever para as funções de agente comunitário de saúde (12 vagas) e oficineiro do CRAS (4). O salário inicial é de R$ 1.030,70.

Nível superior é requisito para os cargos de assistente social (1), cirurgião dentista II (1), educador físico NASF (1), enfermeiro (2), médico clínico geral (1) e psicólogo (1). As remunerações variam de R$ 1.902,67 a R$ 8.039,70. 

A ficha cadastral está disponível no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br. Os valores da taxa de participação oscilam entre R$ 47 e R$ 150, conforme o posto pleiteado. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos. Com duração máxima de duas horas, a avaliação será aplicada na cidade de Paulistas/MG no dia 18 de novembro.  

Atribuições de alguns cargos da Prefeitura de Paulistas MG

Agente comunitário de saúde - exercer atividade semiespecializada no campo da saúde pública; realizar trabalhos de orientação, educação e divulgação sanitária, difundindo noções de saneamento e higiene pessoal, relativas à alimentação, à habitação, ao vestuário e à profilaxia de doenças infecto contagiosas, através de visitas domiciliares em zonas urbana e rural.

Oficineiro do CRAS - ensinar, orientar e supervisionar práticas de ofício e avaliar a aprendizagem de pessoas junto a comunidades, instituições e domicílios; desencadear nos grupos de atividades um processo de ação educativa, concomitante aos ensinamentos de técnicas profissionalizantes, tais como: modelagem, cerâmica, restauração e pintura em gesso, marcenaria, entalhe, escultura em madeira e pedra de sabão, tear chileno, tapeçaria, macramê; prever e controlar o material a ser utilizado nas atividades; ensinar práticas de ofícios, procurando aproveitar e desenvolver as tendências vocacionais de cada um; orientar sobre a melhor maneira de executar as tarefas, a fim de obter maior eficiência; requisitar e distribuir o material para os cursos, zelando pela sua guarda, aplicação e economia; desempenhar tarefas afins.
 

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Atualizado: 06/11/2018 - 13:55

Unimontes MG divulga concurso com 96 oportunidades

As chances são para candidatos que têm os níveis médio, técnico e superior. Os salários iniciais chegam a R$ 1,7 mil

A partir de 21/12

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado de Minas Gerais, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou um novo edital de concurso público destinado ao preenchimento de 96 vagas, sendo cinco reservadas a pessoas com deficiência. Ofertas serão lotadas nas cidades de Montes Claros, Belo Horizonte, Janaúba, Januária, Pirapora, São Francisco, Brasília de Minas, Paracatu, Unaí, Almenara, Joaíma, Espinosa e Salinas. 

Candidatos que têm o ensino médio e/ou curso técnico podem disputar as funções de técnico universitário da saúde nas áreas de enfermagem (8 vagas), farmácia (4), laboratório de análises clínicas na área hospitalar (4) e radiologia (4) e técnico universitário nas especialidades de apoio administrativo (27), agropecuária (1), agrícolas (1), designer gráfico (1), edificações (1), segurança do trabalho (2), desenvolvimento de sistemas (1), laboratório de ciências da natureza (2), contabilidade (4), administração (5), informática (1), rede de computadores (2), museologia (1), secretariado (1), serviços públicos (1) e tradução e interpretação em libras (1). Os salários iniciais oscilam entre R$ 960,75 e R$ 1.281,01. 

Nível superior é requisito para os cargos de analista universitário nas áreas de controle processual e pesquisa técnica (1), recursos humanos (1), pública (1), pedagógica (1), contabilidade pública e auditoria (1), engenharia civil (1), análise de sistemas (1) e biblioteconomia (1) e analista universitário da saúde nas especialidades de bioquímica (1), serviço social (1), enfermagem hospitalar (7), enfermagem obstétrica (1), farmácia hospitalar (1), fisioterapia hospitalar (2), fonoaudiologia (1), nutrição hospitalar/clínica (1) e psicologia clínica hospitalar (1). As remunerações variam de R$ R$ 1.375,26 a R$ 1.719,07.

Concurso Unimontes MG: inscrições e provas

As inscrições serão recebidas entre os dias 21 de dezembro de 2018 a 21 de janeiro de 2019, exclusivamente pela internet, através do site www.ceps.unimontes.br. Os valores das taxas de participação são de R$ 80 (ensino médio) e R$ 100 (nível superior). 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos de administração pública e de legislação aplicada ao servidor público e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado no município de Montes Claros/MG no dia 28 de abril de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 
 

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Atualizado: 06/11/2018 - 10:49

Prefeitura de Lagoa Santa MG abre concurso com 264 vagas

Oportunidades do edital são para candidatos que têm os níveis médio, técnico e superior. Inscrições serão recebidas até 29 de novembro

Vários cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Encontram-se abertas as inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, localizada no Estado de Minas Gerais. Oportunidade é de 264 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva (CR). 

Candidatos que têm o ensino médio e/ou curso técnico podem disputar as funções de agente comunitário de saúde (58 vagas), agente de controle de endemias (39), auxiliar de saúde bucal (12), técnico de enfermagem (7), técnico de saúde bucal (4) e técnico de enfermagem da família e comunidade (46). Os salários iniciais oscilam entre R$ 956,39 e R$ 1.035,98. 

Quem tem o nível superior está apto às carreiras de enfermeiro da família e comunidade (20), enfermeiro (4), cirurgião dentista de família e comunidade (9), assistente social (8), farmacêutico (1), fisioterapeuta (4), fonoaudiólogo (1), nutricionista (4), educador físico (3), psicólogo (9), terapeuta ocupacional (3), psicopedagogo (CR), pedagogo (CR), biólogo (CR), educador em saúde (CR), cirurgião dentista especialista em periodontia (CR) e médico nas especialidades de psiquiatra infantil (2), psiquiatra (3), da família e comunidade (20), da atenção domiciliar - clínico geral (1), da família e comunidade pediatra (2), da família e comunidade cardiologista (1), da família e comunidade ginecologista (2) e da família e comunidade psiquiatra (1). As remunerações partem de R$ 1.726,64 e chegam a R$ 11.335,17.

As inscrições serão recebidas até as 20h do dia 29 de novembro, exclusivamente pela internet, através do site da Fundep (www.gestaodeconcursos.com.br), organizadora do certame. Os valores da taxa de participação são de R$ 70 (ensino médio e curso técnico) e R$ 110 (nível superior). 

Concurso Prefeitura de Lagoa Santa MG: provas

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, informática, saúde pública e conhecimentos específicos.

Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado no município de Lagoa Santa/MG no dia 16 de dezembro, em locais e horários a serem comunicado no edital de convocação, a ser divulgado no site da Fundep em momento oportuno. 

Aqueles que pleiteiam os postos de nível superior ainda serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória.
 

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Atualizado: 05/11/2018 - 15:55

Concurso Bacen para 220 vagas segue no aguardo do aval

A solicitação de um novo edital do concurso Banco Central conta com 220 vagas nas carreiras de analista e procurador

Até R$ 17,7 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

 

É grande a expectativa para que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) libere a autorização para a abertura do novo concurso do Bacen (Banco Central do Brasil, também conhecido BC ou BCB). Em maio, o órgão encaminhou um pedido para o preenchimento de 200 vagas.

Das oportunidades pleiteadas, 200 destinam-se à carreira de analista e 20 de procurador; desta vez não foi contemplado o cargo de técnico. A solicitação anterior era para 800 postos de analista, 150 de técnico e 40 de procurador.

O concurso Bacen é um dos vários que precisam ser realizados realizados urgentemente devido à grande defasagem de pessoal. No momento, existem mais de 2.000 postos vagos, sem contar com as futuras aposentadorias, ou seja, cerca de 36% do quadro de pessoal do Banco Central não está preenchido. O déficit total é de 2.356 servidores, sendo 1.944 analistas, 289 técnicos e 123 procuradores - vale ressaltar que o número pode sofrer alterações a qualquer momento.

Em entrevista anterior ao JC, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Dario Piffer, chegou a comentar que o Bacen não consegue atender a toda demanda e que “essa situação traz problemas de toda a ordem, sendo uma das áreas mais prejudicadas a da fiscalização; por conta disso, o Banco Central prioriza somente as demandas consideradas mais importantes".

Concurso Bacen: Sobre os cargos

A função de técnico, não contemplada mais no pedido, requer certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece salário inicial de R$ 6.463,44.

Já os postos de analista de procurador aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação - neste caso, os vencimentos correspondem a R$ 16.286,90 e a R$ 17.788,33, respectivamente.

Vale ressaltar que as remunerações já incluem o valor do benefício-alimentação, que equivale a R$ 458 mensais.

APOSTILAS CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - TÉCNICO DE SUPORTE ADMINISTRATIVO

CURSO ONLINE CONCURSO BANCO CENTRAL (BACEN) - PROCURADOR

Concurso Bacen: edital anterior para técnico e analista

Em 2013, o Banco Central promoveu seleção com 500 vagas destinadas aos cargos de técnico e analista. Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe/UnB e a remuneração inicial oscilou entre R$ 5.158,23 e R$ 14.289,24.

A carreira de técnico apresentou 100 oportunidades e estava dividida entre as áreas de suporte técnico-administrativo e segurança institucional. A exigência era de ensino médio completo.

Destinado a profissionais de nível superior, o cargo de analista (400) estava distribuído em seis áreas de conhecimentos: análise e desenvolvimento de sistemas, suporte à infraestrutura de tecnologia da informação, política econômica e monetária, contabilidade e finanças, infraestrutura e logística, e gestão e análise processual.

O processo seletivo constou de prova objetiva, teste discursivo e análise de títulos – este último apenas para analista. Depois, houve um programa de capacitação aos candidatos aprovados.

Todos os profissionais contratados pelo concurso foram lotados em Brasília (DF), Belém (PA), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Concurso Bacen: último edial de procurador

O Banco Central publicou em agosto de 2013 um edital com 15 oportunidades na função de procurador. Do total de ofertas, 14 foram para Brasília e uma para Belém.

Também sob a organização do Cespe/UnB, o processo seletivo avaliou os concursandos por meio de teste objetivo, inscrição definitiva, provas discursivas, exame oral e análise de títulos.

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Atualizado: 01/11/2018 - 12:49

TJ MG já tem banca preliminar para oficiais e técnicos

Oportunidades serão para os cargos de oficial de justiça avaliador e técnicos nas áreas de assistente social e psicólogo, com vencimentos básicos de até R$ 4,2 mil

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Tribunal de Justiça do Estado de Minas Geras (TJ/MG) já conta com uma empresa com primeira colocação no processo licitatório para a escolha da banca organizadora do seu novo concurso público para prenchimento de vagas na primeira instância. Por enquanto, a vencedora é a ESPP Concursos. Porém, o processo ainda contará com análise de recursos, que podem ser apresentados por outras três empresas que participam do processo: Instituto AOCP, Consuplan e Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo. 

 A seleção contará com oportunidades para os cargos de oficial e técnico judiciário, para quem possui, respectivamente, níveis médio e superior. As remunerações básicas iniciais são de R$ 2.683,58 para oficiais e R$ 4.202,59 para técnicos. Embora o número inicial de vagas ainda não tenha sido confirmado, já está certo que, além de vagas imediatas, a seleção também será destinada para formar cadastro reserva de pessoal. A  data de publicação do edital somente será confirmada após a contratação da empresa.


No caso de oficial judiciário, que exige apenas ensino médio para concorrer, as oportunidades serão para a área de oficial de justiça avaliador.


Para os técnicos, o concurso contará com oportunidades para as áreas de assistente social judicial e psicólogo judicial, ambos com necessidade de formação nas respectivas áreas.


De acordo com o edital de licitação para a escolha da banca, as taxas já estão definidas e serão de R$ 70 para o cargo de oficial e R$ 90 para os técnicos.


Provas
Um ponto definido pelo edital de licitação é a forma como serão aplicadas as provas do concurso. Para todos os cargos, a prova objetiva contará com 60 questões.


Caso não ocorram mudanças no novo projeto básico, no caso de oficial serão 20 de língua portuguesa, cinco de noções de informática, 15 de noções de direito e 20 de conhecimentos específicos.
Para os técnicos, 15 de língua portuguesa, cinco de noções de informática, 15 de noções de direito e 25 de conhecimentos específicos.


Para todos os cargos, o exame também contará com uma redação.
A duração dos exames será de 4h30 e aplicação deverá ocorrer nas cidades de Belo Horizonte, Diamantina, Govenador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.    

 
A estimativa do órgão é de que o concurso conte com aproximadamente 85 mil inscritos.

 

Atribuições dos Cargos

1. CARGOS/ESPECIALIDADES DE NÍVEL SUPERIOR:
1.1. Cargo: Técnico Judiciário (Classe C)
Especialidade: Assistente Social Judicial– JPI-GS
a) Elaborar estudos sociais, laudos, pareceres, relatórios e outros documentos técnicos compatíveis com sua área de atuação, relacionados a processos judiciais;
b) Realizar intervenções técnicas em audiências de conciliação e mediação, e em situações processuais, quando determinado por autoridade judicial;
c) Substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
d) Participar de comissões e grupos de trabalho;
e) Realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas à sua área de atuação;
f)Executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico em suas variadas formas.

1.2. Cargo: Técnico Judiciário (Classe C)
Especialidade: Psicólogo Judicial – JPI-GS:
a) Elaborar laudos, pareceres, relatórios e outros documentos técnicos, compatíveis com sua área de atuação, relacionados a processos judiciais;
b) Realizar intervenções técnicas em audiências de conciliação e mediação, e em outras situações processuais, quando determinado por autoridade judicial;
c) Substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
d) Participar de comissões e grupos de trabalho;
e) Realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas à sua área de atuação;
f) Executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico em suas variadas formas.

2. CARGO/ESPECIALIDADE DE NÍVEL MÉDIO:
2.1. Cargo: Oficial Judiciário (Classe D)
Especialidade: Oficial de Justiça Avaliador – JPI-SG:
a) Realizar citações, intimações, notificações e demais diligências próprias do seu ofício, ordenadas em processos judiciais e lavrar termos e certidões respectivas;
b) Promover as avaliações judiciais nos casos indicados em lei;
c) Fazer hasta pública, onde não houver leiloeiro público ou designado para esse fim;
d) Dar suporte às audiências ou sessões do Tribunal do Júri, quando necessário e coadjuvar o juiz na manutenção da ordem;
e) Substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico;
f) Participar de comissões e grupos de trabalho;
g) Executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico, em suas variadas formas

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Atualizado: 01/11/2018 - 10:16

Concurso AGU: últimos dias de inscrição para 100 vagas

Concurso conta com oportunidades para quem possui nível superior em qualquer área ou áreas específicas. Remunerações iniciais de R$ 6,2 mil. Provas em 9 de dezembro, em todas as capitais

Diversos cargos

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 4 de novembro (domingo) as inscrições do concurso público da Advocacia-Geral da União (AGU). A seleção visa o provimento de 100 vagas, distribuídas por diversos cargos, todos com exigência de formação de nível superior em qualquer área ou áreas específicas.

Para todos os cargos, a remuneração inicial é de R$ 6.203,34, considerando salário básico de R$ 2.220,39 e gratificação de desempenho de atividade de apoio técnico administrativo de R$ 3.128, correspondendo a 80 pontos, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.


De acordo com o edital de abertura de inscrições, a escolha da lotação das vagas será feita de acordo com a lista de classificação final, conforme os critérios de oportunidade e conveniência do órgão.

• APOSTILAS CONCURSO AGU 2018 - CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
• CURSO CONCURSO AGU 2018 - DIVERSOS CARGOS


A distribuição das vagas pelos cargos é feita da seguinte forma: administrador (48 vagas, com nível superior em administração e registro no conselho), analista técnico administrativo (10, com nível superior em qualquer área), arquivista (2, superior na área), bibliotecário (1, superior na área e registro no conselho), contador (32, superior na área e registro no conselho),     técnico em assuntos educacionais (2, formação de nível superior em qualquer área), técnico em comunicação social (5, com formação superior em comunicação social ou jornalismo).

As inscrições podem ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, a Idecan, que é www.idecan.org.br.


A taxa será de R$ 95,que deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União, que deve ser paga nas agências bancárias, correios ou lotéricas.


A aplicação das provas objetivas está marcada para ocorrer em 9 de dezembro, em todas as capitais dos  26 estados e Distrito Federal, de acordo com opção do candidato no ato da inscrição.

 

Concurso AGU - Provas


As provas ocorrerão no período da manhã (das 9h30 às 13h30) para os cargos de administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais e no período da tarde (das 15 horas às 19h30) para analista técnico administrativo, bibliotecário e técnico em comunicação social.


A prova objetiva contará com 60 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos. Em conhecimentos gerais serão dez de língua portuguesa, cinco de raciocínio lógico, cinco de noções de informática e dez de conhecimentos gerais


Para todos os cargos também haverá prova dissertativa, aplicada no mesmo dia, com uma questão de conhecimentos específicos.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Atribuições 

Administrador – atividades  relacionadas com supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análises e projetos a respeito de administração de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.

Analista técnico administrativo - realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria; planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade; realizar pesquisas e o processamento de informações; elaborar despachos, pareceres, informações, relatórios, certidões, declarações, ofícios, dentre outros; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

Arquivista - realizar atividades voltadas ao planejamento, organização e direção de serviços de arquivo; planejar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo; planejar, orientar e direcionar as atividades de identificação das espécies documentais e participação no
planejamento de novos documentos e controle de multicópias; planejar, organizar e direcionar serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos; planejar, organizar e direcionar serviços de microfilmagem aplicada os arquivos; orientar o planejamento da automação aplicada aos arquivos; orientar a classificação, arranjo e descrição de documentos; orientar a avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação; promover medidas necessárias a conservação de documentos; elaborar pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; assessorar os trabalhos de pesquisa cientifica ou técnico-administrativa; desenvolver estudos sobre documentos culturalmente importantes.

Bibliotecário - sistemas biblioteconômicos e/ou de informação e de unidades de serviços afins; organizar os serviços de documentação; executar serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência; realizar projetos relativos à estrutura de normalização da coleta, do tratamento e da recuperação e da disseminação das informações documentais em qualquer suporte; realizar estudos administrativos para  o dimensionamento de equipamentos, recursos humanos e layout das unidades da área biblioteconômica e/ou de informação; estruturar e efetivar a normalização e padronização dos serviços técnicos de tratamento da informação fixando índices de eficiência, produtividade e eficácia nas áreas operacionais da biblioteconomia e/ou ciência da informação; estabelecer, coordenar e executar a política de seleção e aferição do material integrante das coleções de acervo, programando as prioridades de aquisição dos bens patrimoniais para a operacionalização dos serviços; estruturar e executar a busca de dados e a pesquisa documental; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

Contador – desempenho de atividades relacionadas com supervisão, coordenação ou execução, em grau de maior complexidade, relativas à contabilidade e à administração financeira e patrimonial,  empreendendo balancetes, balanços, registros e demonstrações contábeis.

Técnico em assuntos educacionais - realizar atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando a solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Técnico em comunicação social - realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União em
matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística;
prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo e de assessoria de imprensa; analisar mídias divulgadas a respeito da Instituição, interpretando e avaliando a cobertura jornalística; propor
editorial adequado à missão, à visão e aos valores institucionais; usar,
de maneira eficaz, os recursos de rádio, TV, endereços eletrônicos e outros meios de divulgação e de comunicação; desenvolver o  planejamento estratégico de comunicação institucional; propor novos canais de comunicação com os diversos públicos da instituição, quando necessário, e o aperfeiçoamento dos já existentes; identificar e analisar as necessidades institucionais quanto à criação de identidades visuais e de campanhas; criar e desenvolver peças para campanhas publicitárias institucionais internas e externas, projetos, programações visuais e produções gráficas; implementar ações de publicidade, propaganda, marketing e projetos institucionais; elaborar projetos de layout para sítios web, utilizando conceitos e padrões de arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade; gerenciar o conteúdo web; planejar, coordenar, orientar e controlar as ações de relações públicas; realizar diagnósticos, estudos, pesquisas, levantamentos e relatórios para avaliação e aprimoramento das ações de divulgação e comunicação social; implementar programas e ações que promovam a integração, motivação e conscientização do público interno; aplicar normas de cerimonial e protocolo; planejar, organizar e executar eventos institucionais; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.
 

Sobre a AGU

 

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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Atualizado: 31/10/2018 - 13:37

IBGE: sindicato pressiona governo para garantir concurso

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística encaminhou solicitação para oportunidades nos níveis médio e superior de ensino. Salários de até R$ 8,2 mil

Técnico e analista

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é considerado urgente pela Assibge (Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE). Em um comunicado, a categoria divulgou que "Como órgão fundamental para o fortalecimento da democracia, o IBGE pode ser um dos órgãos mais atacados por governos autoritários. A ASSIBGE-SN conclama a todos os ibgeanos e a toda a sociedade brasileira a estar atenta a isso e a defender a autonomia técnica, a independência política, concursos públicos e orçamento adequado, para que o órgão não encerre suas atividades ou tenha um fim melancólico, como disse Roberto Olinto".

Olinto, presidente do instituto, enfatizou recentemente "sem concurso e sem plano de carreira a história do IBGE pode se encerrar ou pode se tornar um pouco melancólica em função da nossa impossibilidade de realizar determinadas pesquisas"”.

• CURSO CONCURSO IBGE 2018 - TÉCNICO EM INFORMAÇÕES

Vale lembrar que, no início de setembro, Olinto confirmou que o ministro do Planejamento disse que há uma previsão de autorização de 1.900 vagas distribuídas entre o próprio instituto, ANA (Agência Nacional de Águas) e saúde.

O pedido encaminhado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) refere-se a 1.800 oportunidades. Ainda não se sabe quantas chances serão liberadas ao IBGE, mas deve ser um número inferior ao solicitado.

Das ofertas requeridas, 1.200 são para técnico em informações geográficas e estatísticas e outras 600 para a carreira de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas.

Atualmente, a solicitação está em trâmite na Divisão de Concursos Públicos do Ministério do Planejamento. Desde que foi encaminhada, ela sofreu várias movimentações dentro da Pasta.

Sobre as carreiras do concurso IBGE 2018

A função de técnico destina-se aos candidatos com certificado de ensino médio emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário vigente corresponde a R$ 3.890,87 contando com o vale-alimentação.

Já o posto de analista exige formação superior completa, sendo que diversos cursos são aceitos. Consta na tabela de remuneração dos servidores federais que o vencimento atual é de R$ 8.213,07.

Último concurso IBGE para efetivos

No final de 2015, o órgão lançou dois editais que, juntos, apresentaram um total de 600 oportunidades. A banca organizadora do certame, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Um edital ofereceu 460 chances para a carreira de técnico distribuídas entre diversos Estados. A validade dele encerra no dia 30 de maio de 2018, já contando com a prorrogação.

O outro teve 90 chances para analista e 50 para tecnologista, também com lotação em vários Estados. O prazo dele vai terminar em 14 de junho de 2016, com o acréscimo da prorrogação.

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Atualizado: 30/10/2018 - 15:35

Santo Antônio do Itambé MG abre concurso para motorista

Prazo para inscrições termina em 5 de novembro. Candidatos realizarão prova em 2 de dezembro

Uma vaga no Legislativo

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Câmara de Santo Antônio do Itambé, em Minas Gerais, realiza concurso público destinado a preencher uma vaga de motorista.

Com salário inicial de R$ 960, o cargo cobra ensino fundamental e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria "B". 

Disponíveis até as 20h de 5 de novembro, as inscrições devem ser registradas pelo link absolutorh.listaeditais.com.br. O valor da taxa é de R$ 60.

Marcada para 2 de dezembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 30 questões sobre língua portuguesa e conhecimentos específicos.

O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da Câmara de Santo Antônio do Itambé, conforme prevê o edital.  

Concurso Câmara Santo Antônio do Itambé: atribuições do motorista

Verificar diariamente as condições de funcionamento do veículo, antes de sua utilização; transportar pessoas e materiais; zelar pela segurança de passageiros e/ou cargas; fazer pequenos reparos de urgência; manter o veículo limpo interna e externamente, e em condições de uso, levando-o a manutenção sempre que necessário; observar os períodos de revisão e manutenção preventiva do veículo; anotar, segundo normas estabelecidas, quilometragem rodada, viagens realizadas, objetos e pessoas transportadas, itinerários e outras ocorrências; recolher o veículo após o serviço, deixando- o corretamente estacionado e fechado; conhecimento em rodovias federais, estaduais e municipais comprovado; manter em sigilo toda e qualquer informação referentes aos trabalhos, debates, documentos que o mesmo tiver acesso; executar outras tarefas afins.

Concurso Câmara Santo Antônio do Itambé: o que estudar para a prova

Língua portuguesa - 1.Leitura, compreensão e interpretação de texto.2.Sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos.3.Variações linguísticas, diversas modalidades do uso da língua.4.Sílaba e divisão silábica. 5.Ortografia, acentuação gráfica e pontuação 6. Frase, oração, período simples e composto por coordenação e subordinação.7. Morfologia: reconhecimento, classificação, formas, flexões e usos das dez classes de palavras; substantivos, flexões das classes gramaticais – inclusive adjetivos, classes de palavras: classificação e flexões. Morfologia e flexões do gênero, número e grau. 8. Colocação pronominal 9.Concordância nominal e verbal; 10.Regência nominal e verbal.11.Crase12.Estrutura e formação das palavras. Sugestões Bibliográficas: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Nacional, 2008. CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Scipione, 2008. FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de. Gramática. São Paulo: Ática, 1999. MESQUITA, Roberto melo – Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2008 NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses.

Conhecimentos específicos - Código de Trânsito Brasileiro: Regras Gerais de Circulação: Normas Gerais de Circulação e Conduta; Regra de Preferência; Conversões; Dos Pedestres e Condutores não Motorizados; Classificação das Vias. Legislação de Trânsito: Dos Veículos; Registro, Licenciamento e Dimensões; Classificação dos Veículos; Dos equipamentos obrigatórios; Da Condução de Escolares; Dos Documentos de Porte Obrigatório; Da Habilitação; Das Penalidades; Medidas e Processo Administrativo; Das Infrações. Sinalização de Trânsito: A Sinalização de Trânsito; Gestos e Sinais Sonoros; Conjunto de Sinais de Regulamentação; Conjunto de Sinais de Advertência; Placas de Indicação. Direção Defensiva: Direção Preventiva e Corretiva; Automatismos; Condição Insegura e Fundamentos da Prevenção de Acidentes; Leis da Física; Aquaplanagem; Tipos de Acidentes. Primeiros Socorros: Como socorrer; ABC da Reanimação; Hemorragias; Estado de Choque; Fraturas e Transporte de Acidentados. Noções de Mecânica: O Motor; Sistema de Transmissão e Suspensão; Sistema de Direção e Freios; Sistema Elétrico, Pneus e Chassi. Sugestões Bibliográficas: BRASIL, Lei 9503 de 23 de setembro de 1997 Livros e apostilas referentes às Regras Gerais de Trânsito.
 

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Atualizado: 29/10/2018 - 15:50

Concurso Lagoa Santa MG: saiu edital para 498 vagas

Prazo para inscrições abre em 26 de dezembro. Chances estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades

Salários até R$ 4,1 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura de Lagoa Santa, em Minas Gerais, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 498 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 956,39 a R$ 4.143,90. 

As opções de nível fundamental são para servente escolar (17 postos), auxiliar de serviços gerais (130), motorista (CR) e operador de máquinas (7). 

Há oportunidades com exigência de ensino médio e, em alguns casos, formação técnica para secretário escolar (CR), agente de serviços escolares (40), agente administrativo (127), agente municipal de trânsito (12), técnico em informática (2), técnico em topografia (1), técnico audiovisual (1), técnico em edificações (1), técnico em segurança do trabalho (CR), fiscal de vigilância sanitária (2), técnico em enfermagem (4) e técnico em radiologia (1). 

Em nível superior são disponibilizados cargos para pedagogo (15), psicopedagogo (1), bibliotecário (CR), analista administrativo (1), advogado (4), analista ambiental (CR), auditor fiscal da receita municipal (2), analista de mídias publicitárias e marketing (CR), analista de proteção ao patrimônio histórico (CR), jornalista (CR), relações públicas (CR), analista de políticas de fomento ao desenvolvimento turístico (CR), analista de sistemas (2), contador (3), procurador (CR), arquiteto (2), engenheiro agrimensor (1), engenheiro agrônomo (CR), engenheiro civil (CR), engenheiro eletricista (CR), cirurgião dentista (3 + CR), assistente social (4), biólogo (1), educador em saúde (1), enfermeiro (3), farmacêutico-bioquímico (2), fisioterapeuta (CR), fonoaudiólogo (CR), nutricionista (CR), psicólogo (5), terapeuta ocupacional (CR), veterinário (CR) e médico nas seguintes áreas: do trabalho (1), clínico (CR), cardiologista (CR), dermatologista (CR), endocrinologista (CR), otorrinolaringologista (CR), ginecologista (CR), neurologista (CR), ortopedista (1), pediatra (CR) e psiquiatra (1). 

Também serão selecionados professores com habilitação para as áreas de educação infantil, séries iniciais e EJA (74), português (2), matemática (2), ciências (3), geografia (3), história (3), inglês (4), educação física (7), ensino religioso (1) e arte (1). 

Concurso Prefeitura Lagoa Santa: inscrições e etapas

As inscrições ocorrem entre 26 de dezembro e 24 de janeiro, devendo ser efetuadas pelo site www.gestaodeconcursos.com.br. As taxas são de R$ 50 (ensino fundamental), R$ 70 (médio) e R$ 100 (superior). 

As provas objetiva (todos os cargos) e de redação (vagas de nível superior da área da educação) estão previstas para 24 de fevereiro. Haverá também análise de títulos para pedagogo, psicopedagogo, bibliotecário e professor, com entrega dos documentos em período a ser definido.

O concurso da Prefeitura de Lagoa Santa terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital

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Atualizado: 26/10/2018 - 15:58

Campo do Meio MG inscreve para concurso com 17 vagas

Oportunidades do edital são para candidatos que têm os níveis fundamental, médio e superior. Salários chegam a R$ 11,5 mil

Até 30 de outubro

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 30 de outubro as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Campo do Meio, localizada no Estado de Minas Gerais. A seleção visa o preenchimento de 17 vagas do seu quadro de temporários. 

Candidatos que concluíram o ensino fundamental podem disputar a função de assistente de serviços de saúde I (10 vagas), cujo salário inicial é de R$ 983,13.

Para ensino médio, as chances do edital são para os empregos de monitor do Programa de
Erradicação do Trabalho Infantil (3) e monitor do Programa Criança Feliz (3). O vencimento é de R$ 954. 

O cargo de médico da comunidade (1) requer nível superior em medicina e registro no órgão de classe. A remuneração é de R$ 11.597,79. 

As inscrições presenciais devem ser realizadas na sede da prefeitura, situada na Rua Dr. José Mesquita Netto, nº 356, Centro, com horário de atendimento das 8h às 16h. Os valores da taxa de participação são de R$ 20 (ensino fundamental), R$ 30 (nível médio) e R$ 50 (formação superior). 

Provas do concurso da Prefeitura de Campo do Meio MG

Todos os participantes serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões do tipo múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática e/ou conhecimentos específicos. 

O exame será aplicado na cidade de Campo do Meio/MG no dia 2 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado, oportunamente, nos sites www.ambasp.org.br e www.campodomeio.mg.gov.br.  

Aqueles que pleiteiam o emprego de médico ainda serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória. 

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Atualizado: 26/10/2018 - 10:04

Concurso UFTM MG: último dia de inscrição para técnico

Com salários acima de R$ 4,1 mil, oportunidades estão distribuídas entre Uberaba e Iturama. Edital tem ofertas de níveis médio e superior

Até 23h59

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Terminam às 23h59 desta sexta-feira (26) as inscrições para o concurso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Minas Gerais, destinado a preencher 23 vagas em funções técnico-administrativas, além de formar cadastro reserva. 

Há ofertas de nível médio para administrador de edifícios (1 posto e salário de R$ 1.945,07), operador de rádio de telecomunicações (2 - R$ 1.945,07) e assistente em administração (17 - R$ 2.446,96). 

Curso superior é requisito para arquiteto e urbanista (1), técnico em assuntos educacionais (1) e contador (1), com vencimentos de R$ 4.180,66. 

A maioria das vagas é para atuação na sede da universidade, em Uberaba. O campus de Iturama reúne três ofertas, todas para assistente em administração.

Como benefícios, a UFTM poderá conceder: incentivo à qualificação, auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio pré-escolar e saúde suplementar.

Concurso UFTM: inscrição e etapas

Os interessados devem realizar cadastro pelo site da Fundação Vunesp (https://www.vunesp.com.br/). As taxas variam de R$ 44,50 a R$ 82,20.

O processo seletivo prevê apenas prova objetiva, com aplicação em 16 de dezembro, nas cidades de origem de cada emprego. O exame cobrará a resolução de 50 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e específicos.  

O concurso da UFTM terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, a critério da universidade, conforme prevê o edital

Concurso UFTM: atribuições dos cargos

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Atualizado: 25/10/2018 - 15:40

Concurso em Campo Belo MG oferece 30 postos de auxiliar

A participação no certame deverá ser garantida entre os dias 7 de janeiro e 7 de fevereiro de 2019

Nível fundamental

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O Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Demae) de Campo Belo, localizado no Estado de Minas Gerais, publicou um novo edital de concurso público que visa o provimento de 30 vagas para a função de auxiliar de serviços gerais III. Do total de ofertas, duas são reservadas a pessoas com deficiência. 

Para disputar uma das vagas, os candidatos devem possuir a 4ª série do ensino fundamental. O salário inicial oferecido é de R$ 987 para jornada de trabalho semanal de 44 horas. 

As inscrições deverão ser realizadas no período das 9h do dia 7 de janeiro às 20h de 7 de fevereiro de 2019. A ficha cadastral estará disponível no site www.gestaodeconcursos.com.br. O valor da taxa de participação é de R$ 60. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 20 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática e raciocínio lógico e cinco de atualidades. 

Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado no município de Campo Belo/MG no dia 17 de março de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Atribuições do auxiliar de serviços gerais

Execução de tarefas diversas, de natureza repetitiva, como ajudante de encanador, de pedreiro, de operador de ETA, de outros técnicos ou de setores de atendimento ao público: a) Executar trabalhos manuais e/ou mecanizados de auxílio e apoio a todos os demais setores e divisões conforme designação da chefia; b) Abertura e recobrimento de valas, carregamento de materiais diversos; c) Atender ao público com atenção, receber e anotar as reclamações, requerimentos e encaminhar aos setores/divisões próprias para o atendimento, prestar esclarecimentos, orientações, atendimento ao telefone, conforme designação da chefia; d) Limpeza e conservação dos prédios, áreas e jardins; e) Levar ao conhecimento da chefia qualquer anormalidade existente no sistema de trabalho; f) Sugerir medidas destinadas a simplificar o trabalho, otimizar processos e reduzir custos; g) Orientar auxiliares e apoiar nos serviços de leitura, controle de corte, religação e vazamento de água ou serviços correlatos; h) Observar aplicação das leis normas e regulamentos; i) Executar outras tarefas correlatas.
 

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Atualizado: 25/10/2018 - 14:34

Palma MG: concurso com oferta para nível fundamental

A seleção conta com uma vaga para o cargo de auxiliar de serviços gerais. Inscrições serão recebidas a partir de 5 de dezembro

Câmara Municipal

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Foi publicado o edital de abertura das inscrições do concurso público ada Câmara Municipal de Palma, localizada no Estado de Minas Gerais. A seleção visa o provimento de uma vaga para a função de auxiliar de serviços gerais. 

Interessados em participar do certame devem possuir ensino fundamental. O salário inicial é de R$ 954 para jornada de trabalho semanal de 40 horas. 

Entre as atribuições do posto, estão: executar serviços gerais de limpeza e conservação das instalações; movimentar produtos, limpar, organizar e conservar o ambiente de trabalho; atender à copa e, outras atividades conexas ao atendimento dos servidores e visitantes da câmara, dentre outras atividades designadas pelo superior desde que não exijam formação específica.

As inscrições serão recebidas no período das 8h do dia 5 de dezembro de 2018 às 22h de 6 de janeiro de 2019. A ficha cadastral estará disponível no site www.jcmconcursos.com.br. O valor da taxa é de R$ 35. 

Os candidatos serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório. Ela contemplará 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa (peso 4), 20 de raciocínio lógico (peso 2) e dez de conhecimentos gerais e atualidades.

Com duração máxima de três horas, o exame será aplicado no município de Palma/MG no dia 10 de fevereiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado a partir do dia 28 de janeiro. 

Conteúdo programático completo 

Língua portuguesa - leitura e compreensão de texto: identificação de elementos do texto (tema, ideia central, ideias secundárias, relações de sentido entre palavras e frases, relações entre parágrafos); estudo de palavras (sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, sentido literal e sentido figurado); tipos de texto (narração, descrição e dissertação); estilos de texto (técnico, científico e literário); conhecimentos linguísticos: pontuação; morfologia (identificação e emprego das seguintes classes de palavras: substantivo, adjetivo, pronome e verbo); sintaxe (identificação de termos da oração, orações coordenadas e orações subordinadas); casos gerais de concordância verbal e concordância nominal.

Raciocínio lógico - visa avaliar processos intelectuais, explorando as operações de análise e integração envolvidas nos processos mentais tais como: memória, percepção, atenção e concentração, raciocínio lógico, raciocínio abstrato.

Conhecimentos gerais e atualidades - conhecimentos sobre o Brasil. Questões internacionais simples. Conhecimento de fatos amplamente conhecidos pela população em geral.
 

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Atualizado: 25/10/2018 - 11:28

Prefeitura de Brumadinho MG abre concurso com 105 vagas

Ofertas do edital estão distribuídas entre os cargos de agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde. Prazo se encerrará em 22 de novembro

Nível médio

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No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Brumadinho abriu as inscrições do concurso público que selecionará 105 vagas do seu quadro de pessoal. Do total de ofertas, seis são reservadas a pessoas com deficiência. 

Candidatos que têm o ensino médio completo podem disputar as funções públicas de agente de combate às endemias (24 vagas) e agente comunitário de saúde (81), que ainda exige residência na área geográfica em que irá atuar desde a data da publicação do edital. O salário inicial é de R$ 1.017,94 para jornada de trabalho semanal de 40 horas. 

O formulário de inscrição está disponível no site do organizador do certame, que é o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa - IBGP (www.ibgpconcursos.com.br). O valor da taxa é de R$ 45 e o prazo para registro das candidaturas se encerrará no dia 22 de novembro. 

O certame será constituído das seguintes etapas para todos os cargos: prova objetiva, eliminatória e classificatória; análise de títulos, classificatória; prova de aptidão física, eliminatória; e formação introdutória básica, eliminatória.

A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Ela será aplicada na cidade de Brumadinho/MG no dia 16 de dezembro, no período da manhã para agente comunitário de saúde e à tarde para agente de combate às endemias. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Brumadinho MG

Agente de combate às endemias - atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS.

Agente comunitário de saúde - atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da educação popular em saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Ministério de Saúde/SUS, que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção, sob supervisão do(a) Secretário(a) Municipal de Saúde.
 

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