Concurso da Prefeitura de Cesário Lange tem vagas para auxiliar, instrutor, controlador interno, coordenador e professor. Inscrições vão até 10 de fevereiro
No interior de São Paulo, a Prefeitura de Cesário Lange abriu inscrições para um concurso público que oferece seis vagas distribuídas entre funções de todas as escolaridades.
Para disputar a carreira de auxiliar de desenvolvimento infantil (1 posto e salário de R$ 1.273,50) basta possuir nível fundamental.
Ensino médio é requisito para instrutor de dança (1 - R$ 1.766,74) e instrutor de artes cênicas (1 - R$ 1.766,74).
O edital tem cargos de nível superior para controlador interno (1 - R$ 3.965,53), coordenador pedagógico (1 - R$ 2.818,31) e professor de educação física (1 - R$ 15,53 por hora/aula).
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As inscrições seguem disponíveis até 10 de fevereiro, devendo ser efetuadas pelo site www.publiconsult.com.br. São cobradas taxas de R$ 8,40 (auxiliar e instrutor) e R$ 11,20 (controlador, coordenador e professor).
Com aplicação em 24 de fevereiro, a avaliação objetiva trará 35 questões de múltipla escolha para serem solucionadas em, no máximo, três horas.
No mesmo dia, os concorrentes aos postos de coordenador e professor deverão entregar os documentos relativos à análise de títulos.
A validade do concurso será de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da Prefeitura de Cesário Lange, conforme estabelece o edital.
Língua portuguesa - Leitura e interpretação de textos literários e não literários – descrição, narração, dissertação, etc. Novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Fonética: Encontros vocálicos – ditongo, tritongo, hiato. Encontros consonantais. Dígrafos. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas - monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas. Divisão silábica. Sílaba tônica. Classificação das palavras quanto ao acento tônico - oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas. Ortoepia. Prosódia. Ortografia. Acentuação Gráfica. Crase. Abreviatura, siglas e símbolos. Classificação e flexão das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, etc. Semântica: Significação das palavras – sinônimos e antônimos. Termos Essenciais da Oração - sujeito, predicado. Sinais de Pontuação – emprego da vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parênteses, travessão, aspas, colchetes, asterisco, parágrafo. Sintaxe de concordância – nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe de colocação. Modos e tempos verbais, infinitivo, gerúndio e particípio. Bibliografia referencial: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Nova Fronteira, 2015. CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional, 2007. HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss de Sinônimos e Antônimos. Publifolha, 2011. MICHAELIS Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa (http://michaelis.uol.com.br). ROCHA LIMA. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. José Olympio, 53ª ed. 2017. SENADO FEDERAL. Acordo ortográfico da Língua Portuguesa, 2013. Sites para estudo do conteúdo: http://portugues.uol.com.br/, http://www.soportugues.com.br, https://www.conjugacao.com.br/, http://brasilescola.uol.com.br.
Matemática - Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão, proporção e progressões. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Equação do 1.º grau. Média, mediana e moda. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Coleta, organização e apresentação de dados. Raciocínio lógico. Reconhecimento de sequências e padrões Compreensão de estruturas lógicas. Dedução. Conclusão. Verificação da verdade dos argumentos. Bibliografia referencial: IMENES, Luiz Márcio; MILANI, Estela; LELLIS, Marcelo. Matemática – Projeto Presente - 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Editora Moderna, 3ª ed. 2012. MORGADO. Augusto C.; CESAR, Benjamim. Raciocínio Lógico-Quantitativo, Campus/Elsevier, 2010. GYURICSA. Gyorgy Laszlo. Lógica de Argumentação, Yalis Editora, 2006. Sites para estudo do conteúdo: www.somatematica.com.br, www.matematiques.com.br, www.brasilescola.com.br/matematica.
Conhecimentos gerais e atualidades - Questões de conhecimentos gerais e atualidades relacionadas à Política, Economia, Sociedade, Saúde e Nutrição, Ciências e Tecnologia, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Esporte, Religião, História (Brasil e Mundo), Geografia (Brasil e Mundo). Bibliografia referencial e sites para estudo do conteúdo: Revistas de atualidades (Veja, Isto é, Época, etc.); sites de notícias (www.folhaonline.com.br, www.estadao.com.br, www.uol.com.br/noticias, www.g1.com.br, www.terra.com.br, etc.).
Conhecimentos específicos - Direitos e Proteção da criança. Deveres e obrigação do Agente de Desenvolvimento Infantil. Os fazeres e as atividades na educação infantil. Leitura, brincadeiras, música e jogos na educação infantil. Tópicos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: A criança; Educar; Cuidar; Brincar; Interação; Diversidade e individualidade; crianças com necessidades especiais. Organização do espaço. Organização do tempo. Utilização adequada de materiais em atividades. Recepção dos alunos. Atendimento de pais. Controle de acesso. Controle de frequência e evasão. Controle e movimentação do aluno. Orientação aos alunos quanto às normas da Escola. Controle e movimento dos alunos nas imediações da Escola. Disciplina e vigilância dos alunos. Direitos das crianças em ambiente de creche: brincadeira; atenção individual; ambiente aconchegante, seguro e estimulante; contato com a natureza; higiene e saúde; alimentação sadia; desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade de expressão; movimento em espaços amplos; proteção, afeto e amizade; expressão dos sentimentos; especial atenção durante seu período de adaptação à creche; desenvolvimento da identidade cultural, racial e religiosa. Cuidando de crianças. Cuidando da alimentação. Cuidando da Higiene. Protegendo e cuidando quando as crianças ficam doentes. Cuidados para não machucar. Cuidando dos direitos das crianças. Cuidando do direito da criança à participação. Cuidando do desenvolvimento da criança. Recomendações com relação aos cuidados para o desenvolvimento da criança: Recém-nascido, do nascimento à 1ª semana; Da 1ª semana 6 meses de idade; Dos 6 aos 9 meses de idade; Dos 9 aos 12 meses de idade; Dos 12 meses aos 2 anos de idade; Dos 2 anos de idade em diante. Higiene e segurança na escola. Prevenção de acidentes. Noções de Primeiros Socorros na Escola. Telefones de emergência: Pronto Socorro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Violência contra Crianças, Defesa Civil. Bibliografia referencial: BRITO. Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Ed. Peirópolis, 2003. FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti (org.). Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2011. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Volume 1 – Introdução. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Estatuto da Criança e do Adolescente: Das disposições preliminares - artigos 1º ao 6º. Do Direito à Vida e à Saúde – artigos 7º ao 14. Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade – artigos 15 a 18-B. Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária – artigos 19 a 24. Da Prevenção – artigos 70 a 73. Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer - artigos 53 a 59. Da Autorização para Viajar – artigos 83 a 84. Toda hora é hora de cuidar – Unicef, 2003. Cuidados para o desenvolvimento da criança: Manual de Orientação à Famílias, Programa Criança Feliz – Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, 2012. Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes Aplicados ao Ambiente Escolar – UEM, 2008. Telefones de emergência.
Prefeitura Cesário Lange
Vagas: 1
Taxa de inscrição:
De R$ 16,70
Cargos: Guarda
Áreas de Atuação: Segurança Pública
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
De R$ 1834,35
Organizadora: Publiconsult
Estados com Vagas: SP
Cidades: Cesário Lange - SP
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