Comendador Gomes MG publica concurso com 52 vagas

As inscrições serão recebidas entre os dias 19 de novembro e 20 de dezembro. Os salários iniciais chegam a R$ 2,7 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro
Publicado: 21/09/2018 - 14:52 | Atualizado: 21/09/2018 - 15:00

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Comendador Gomes publicou um novo edital de concurso público para provimento de 52 vagas do seu quadro de pessoal. Os salários iniciais oferecidos oscilam entre R$ 954 e R$ 2.728,49. 

Candidatos alfabetizados podem disputar as funções públicas de agente de serviços gerais - saúde (1 vaga), auxiliar de triagem e compostagem de lixo (1), motorista de ambulância (2), motorista de veículos pesados (4), motorista de veículos leves (1), operador de máquinas (2), operador de motoniveladora (1) e auxiliar de serviços gerais nas especialidades de agente de cemitério (1), área rural (2), gari (4), limpeza urbana (4), limpeza interna (1) e operador de retroescavadeira (1).  

Para ensino fundamental, as chances do edital são para os empregos de vigia (1), auxiliar administrativo (1), auxiliar de manutenção masculino (1), auxiliar em saúde bucal (1), recepcionista (1) e servente escolar (5).

Quem tem o ensino médio está apto às carreiras de assistente administrativo da educação (2), fiscal de vigilância sanitária (1), auxiliar pedagógico (4) e técnico em enfermagem (1). O último posto ainda exige curso técnico específico. 

Nível superior é requisito para agente de tributação (1), contador (1), enfermeiro (1), farmacêutico (1), professor de educação básica I (4) e professor de educação básica II matemática (1). 

Concurso Prefeitura de Comendador Gomes MG: inscrições e provas

As inscrições serão recebidas entre os dias 19 de novembro e 20 de dezembro, exclusivamente pela internet, através da página eletrônica www.aptarp.com.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 40 (níveis alfabetizado e fundamental), R$ 50 (ensino médio/técnico) e R$ 60 (superior). 

Os candidatos poderão se inscrever para mais de um cargo, desde que as prova objetiva seja aplicada em horários distintos, conforme quadro abaixo: 

O concurso será constituído das seguintes etapas: prova objetiva para todos os cargos; prova prática para motorista de ambulância, motorista de veículos leves, motorista de veículos pesados, operador de máquinas e operador de motoniveladora; e análise de títulos para professores. 

A prova objetiva será composta por questões do tipo múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos pedagógicos e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada na cidade de no dia 20 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 
 

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Atualizado: 21/09/2018 - 14:52

Comendador Gomes MG publica concurso com 52 vagas

As inscrições serão recebidas entre os dias 19 de novembro e 20 de dezembro. Os salários iniciais chegam a R$ 2,7 mil

Todos os níveis

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Comendador Gomes publicou um novo edital de concurso público para provimento de 52 vagas do seu quadro de pessoal. Os salários iniciais oferecidos oscilam entre R$ 954 e R$ 2.728,49. 

Candidatos alfabetizados podem disputar as funções públicas de agente de serviços gerais - saúde (1 vaga), auxiliar de triagem e compostagem de lixo (1), motorista de ambulância (2), motorista de veículos pesados (4), motorista de veículos leves (1), operador de máquinas (2), operador de motoniveladora (1) e auxiliar de serviços gerais nas especialidades de agente de cemitério (1), área rural (2), gari (4), limpeza urbana (4), limpeza interna (1) e operador de retroescavadeira (1).  

Para ensino fundamental, as chances do edital são para os empregos de vigia (1), auxiliar administrativo (1), auxiliar de manutenção masculino (1), auxiliar em saúde bucal (1), recepcionista (1) e servente escolar (5).

Quem tem o ensino médio está apto às carreiras de assistente administrativo da educação (2), fiscal de vigilância sanitária (1), auxiliar pedagógico (4) e técnico em enfermagem (1). O último posto ainda exige curso técnico específico. 

Nível superior é requisito para agente de tributação (1), contador (1), enfermeiro (1), farmacêutico (1), professor de educação básica I (4) e professor de educação básica II matemática (1). 

Concurso Prefeitura de Comendador Gomes MG: inscrições e provas

As inscrições serão recebidas entre os dias 19 de novembro e 20 de dezembro, exclusivamente pela internet, através da página eletrônica www.aptarp.com.br. Os valores da taxa de participação são de R$ 40 (níveis alfabetizado e fundamental), R$ 50 (ensino médio/técnico) e R$ 60 (superior). 

Os candidatos poderão se inscrever para mais de um cargo, desde que as prova objetiva seja aplicada em horários distintos, conforme quadro abaixo: 

O concurso será constituído das seguintes etapas: prova objetiva para todos os cargos; prova prática para motorista de ambulância, motorista de veículos leves, motorista de veículos pesados, operador de máquinas e operador de motoniveladora; e análise de títulos para professores. 

A prova objetiva será composta por questões do tipo múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos pedagógicos e/ou conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada na cidade de no dia 20 de janeiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 
 

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Atualizado: 21/09/2018 - 11:59

Concurso Iphan: saiu resultado da prova objetiva

Seleção preencherá, ao todo, 411 vagas distribuídas por todo o país. Avaliação para técnico - área 2 (arqueologia) está marcada para 21 de outubro

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O Cespe já divulgou os resultados final da prova objetiva e provisório da avaliação discursiva do concurso do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Os documentos podem ser consultados neste link.

 

A classificação não inclui as vagas de técnico - área 2 (arqueologia), cujos exames tiveram a data remarcada para 21 de outubro. As inscrições para a função foram reabertas entre 27 de agosto e 10 de setembro, em virtude da alteração dos requisitos de escolaridade (confira as mudanças aqui). 

 

No total, o processo seletivo preencherá 411 vagas distribuídas em todo o Brasil, além de formar cadastro reserva. São 131 postos para auxiliar institucional (R$ 3.877,97), 176 para técnico (R$ 5.493,29) e 104 para analista (R$ 5.493,29). A primeira posição requer ensino médio completo, enquanto as demais cobram formação superior. Os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$ 458.

• APOSTILAS CONCURSO IPHAN 2018 - CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR
• CURSO ONLINE CONCURSO IPHAN 2018 - TÉCNICO E ANALISTA

As oportunidades estão distribuídas entre a sede do órgão, em Brasília, e superintendências/escritórios técnicos em todos os Estados brasileiros. Para São Paulo, foram disponibilizados 18 postos.  

 

Concurso Iphan: distribuição das vagas por área de formação


Parte das chances para auxiliar institucional é destinada a candidatos que possuem, além de segundo grau, formação técnica em conservação e restauração de bens culturais móveis; edificações; e agronomia ou jardinagem.  

 

As oportunidades para técnico no concurso do Iphan atendem profissionais formados em ciências sociais ou antropologia; arqueologia; arquitetura e urbanismo; arquivologia; biblioteconomia; ciências biológicas; engenharia agronômica; engenharia civil; história; educação, pedagogia ou ciências humanas; e graduação em qualquer área, com experiência em arqueologia. 

 


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Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir de 18 de junho, o Curso Intensivo IPHAN. O conteúdo engloba desde português a história. São várias matérias de relevância com conteúdo de qualidade. Confira.


 

Já para analista, as opções são voltadas a participantes com curso superior em qualquer área; comunicação social, jornalismo ou relações públicas; engenharia cartográfica, geografia ou geociências; e relações internacionais.

Sobre as provas do concurso do Iphan 2018


O processo seletivo envolve provas objetiva e discursiva para todos os cargos. A primeira reúne 120 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda cobra a elaboração de um texto dissertativo com até 30 linhas abordando tema da atualidade. 

 

O conteúdo programático abrange conhecimentos básicos (língua portuguesa, fundamentos da preservação do patrimônio cultura, noções de gestão/administração pública e atualidades) e específicos.

 

Haverá também análise de títulos para funções de nível superior, em período a ser definido. Os candidatos convocados poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado, bem como documentos que comprovem experiência profissional nos setores público e privado. 


De acordo com o edital, o concurso do Iphan terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição. 

 

Atribuições do auxiliar institucional no concurso do Iphan

 

Desenvolver atividades de nível intermediário de suporte às áreas administrativa e finalística, que compreendam a execução de atividades rotineiras de cunho administrativo e logístico; dar suporte às atividades que compõem o ciclo de gestão documental; dar suporte à análise, diagnóstico e intervenção em bens culturais móveis; dar apoio às atividades técnicas relativas à elaboração e análise de projetos e orçamentos e fiscalização de obras; dar suporte às atividades de fiscalização; realizar atividades de conservação e manutenção dos jardins históricos sob a gestão do Iphan; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Concurso Iphan 2018: atribuições do técnico

 

Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas, que compreendam elaborar estudos, análises, pareceres, laudos, notas, relatórios e avaliações técnicas para instrução e acompanhamento de processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; avaliar o impacto ao patrimônio cultural em projetos e empreendimentos, inclusive no âmbito do licenciamento ambiental; realizar vistorias, levantamentos e avaliações de campo; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; integrar conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; acompanhar e fiscalizar intervenções e(ou) serviços; realizar intervenções conservativas e(ou) restaurativas de bens culturais e acervos sob a gestão do Iphan; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Atribuições do analista no concurso do Iphan


Desenvolver atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade elevadas que compreendam o assessoramento especializado voltado para a gestão dos processos relativos à salvaguarda e à preservação do patrimônio cultural; acompanhar e se manifestar em processos relacionados a políticas intersetoriais e temáticas transversais ao patrimônio cultural; desenvolver e participar das atividades de articulação e mobilização social necessárias às ações institucionais; participar em conselhos representativos, comissões, grupos e equipes de trabalho de interesse da administração; elaborar e analisar orçamentos; executar atividades de gestão administrativa, orçamentária e financeira; acompanhar e fiscalizar projetos e(ou) serviços; elaborar termos de referência, projetos e editais; fiscalizar contratos, convênios e instrumentos congêneres; e outras atividades compatíveis com as atribuições profissionais e competências institucionais.

 

Conteúdo programático parcial para o concurso do Iphan

 

Língua portuguesa - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

 

Fundamentos da preservação do patrimônio cultura - Noções sobre história política, econômica e social do Brasil. 1.1 Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN. 2 Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais. 3.1 Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216). 3.2 Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações. 3.3 Lei nº 3.924/1961. 3.4 Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º). 3.5 Decreto nº 3.551/2000. 3.6 Decreto nº 9.238/2017. 4 Legislação aplicada ao patrimônio cultural. 4.1 Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

 

Noções de gestão e administração pública - 2.1 Princípios e normas referentes à administração direta e indireta. 2.2 Lei nº 8.666/1993, e suas alterações (Licitações e contratos administrativos). 3 Legislação administrativa. 3.1 Lei nº 8.112/1990, e suas alterações. 3.2 Lei nº 9.784/1999, e suas alterações (Processo Administrativo). 3.3 Lei nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação). 3.4 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 1.171/1994, e suas alterações. 4 Gestão de pessoas no setor público. 4 Gestão de processos. 4.1 Conceitos da abordagem por processos. 4.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

 

Atualidades - (somente para a prova discursiva): 1 Tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, cultura, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, relacionados ao patrimônio cultural.

 

Confira o conteúdo programático completo para o concurso do Iphan 2018

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Atualizado: 20/09/2018 - 15:24

José Gonçalves de Minas MG: concurso com 13 vagas

Ofertas do edital da prefeitura são destinadas aos cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias

Nível médio

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Serão recebidas até o dia 28 de setembro as inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de José Gonçalves de Minas, localizada no Estado de Minas Gerais. Oportunidade é de 13 vagas para o seu quadro de temporários. 

Candidatos que têm o ensino médio completo podem se inscrever para as funções de agente comunitário de saúde (12 vagas) e agente de combate a endemias (1), cujo salário inicial é de R$ 1.014 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

A ficha cadastral está disponível no endereço eletrônico www.cotec.fadenor.com.br. O valor da taxa de participação é de R$ 60 para todos os empregos. 

O concurso será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 20 questões do tipo múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa (peso 5) e dez de matemática (peso 5).

A avaliação será aplicada na cidade de José Gonçalves de Minas/MG no dia 21 de outubro, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 15 desse mesmo mês. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de José Gonçalves de Minas MG

Agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias - realizar diagnóstico demográfico, social, cultural, ambiental, epidemiológico e sanitário do território em que atuam, contribuindo para o processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe; desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos, em especial aqueles mais prevalentes no território, e de vigilância em saúde, por meio de visitas domiciliares regulares e de ações educativas individuais e coletivas, na UBS, no domicílio e outros espaços da comunidade, incluindo a investigação epidemiológica de casos suspeitos de doenças e agravos junto a outros profissionais da equipe quando necessário; realizar visitas domiciliares com periodicidade estabelecida no planejamento da equipe e conforme as necessidades de saúde da população, para o monitoramento da situação das famílias e indivíduos do território, com especial atenção às pessoas com agravos e condições que necessitem de maior número de visitas domiciliares; identificar e registrar situações que interfiram no curso das doenças ou que tenham importância epidemiológica relacionada aos fatores ambientais, realizando, quando necessário, bloqueio de transmissão de doenças infecciosas e agravos; orientar a comunidade sobre sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva; executar outras tarefas. 
 

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Atualizado: 20/09/2018 - 14:46

Santo Antônio do Amparo MG: concurso reúne nove vagas

Oportunidades são para cargos de níveis médio, técnico e superior. Inscrições serão aceitas até o dia 28 de setembro

Ganhos de até R$ 3,2 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Santo Antônio do Amparo abriu as inscrições do concurso público que preencherá nove vagas do seu quadro de pessoal. As inscrições serão recebidas até o dia 28 de setembro. 

Candidatos que têm o ensino médio podem disputar as funções públicas de auxiliar de consultório dentário (1 vaga) e técnico em enfermagem (1), cujos respetivos salários iniciais são de R$ 957,22 e R$ 1.227,40. O último posto ainda exige curso técnico na área. 

Quem tem o nível superior pode concorrer para os cargos de enfermeiro PSF (1), enfermeiro CAPS (1), fisioterapeuta (1), odontólogo (1), psicólogo CAPS (1), psicólogo CRAS II e terapeuta ocupacional (1). As remunerações oscilam entre R$ 1.616,21 e R$ 3.266,66. 

Interessados devem preencher a ficha cadastral no endereço eletrônico http://absolutorh.listaeditais.com.br e efetuar o pagamento da taxa de participação, nos valores de R$ 50 para nível médio/técnico e R$ 80 para formação superior. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Ela será composta por 20 questões do tipo múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa (peso 3) e dez de conhecimentos específicos (peso 4).  

A avaliação será aplicada na cidade de Santo Antônio do Amparo/MG no dia 21 de outubro. A confirmação da data e os locais e horários de realização do exame serão divulgados a partir do dia 16 desse mesmo mês. 

Descrição de alguns cargos da Prefeitura de Santo Antônio do Amparo MG

Auxiliar de consultório dentário - precepcionar e atender pacientes em unidades odontológicas, contribuindo com a saúde bucal para atendimento pelo dentista. Executar tarefas administrativas de média complexidade no controle e dispensação de medicamentos quanto couber; atuar na prevenção das doenças, na promoção da saúde bucal e na recuperação dos agravos. Preparar pacientes para consultas; preparar e esterilizar instrumentos cirúrgicos. Fazer o preenchimento de formulários de tratamento dos pacientes, para dar continuidade ao tratamento iniciado, quando o período estabelecido for considerado vencido; auxiliar na escovação e aplicação de flúor na população do município; zelar pela sua conservação e manutenção de equipamentos e materiais colocados à sua disposição; obedecer as normas administrativas concernentes as atividades do órgão de atuação; executar outras tarefas afins à sua responsabilidade.

Técnico em enfermagem – emitir pareceres sobre matérias afins às atividades que lhes forem atribuídas desde que obedecido sua especialidade; zelar pela conservação de bens e valores sob sua guarda e responsabilidade; obedecer as normas administrativas concernentes as atividades do órgão de atuação.
 

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Atualizado: 20/09/2018 - 14:33

Concurso Banco do Nordeste: retificação para 700 vagas

Edital do concurso do BNB tem oportunidades para os cargos de analista (ensino médio) e especialista (superior). Salários de até R$ 4,9 mil

Diversos Estados

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Foi publicada retificação do edital do concurso do Banco do Nordeste (BNB) que visa a preencher 700 vagas em várias unidades do país. Do total de oportunidades, oito são de caráter imediato e 692 para cadastro reserva (CR) de pessoal.

O documento altera as cidades contempladas nos Estados de lotação, conforme pode ser verificado em anexo.

Candidatos com certificado de ensino médio expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) podem se candidatar à carreira de analista bancário I (4 vagas + 496 CR). A remuneração inicial oferecida a quem exerce tal posição corresponde a R$ 2.854,68.

• APOSTILA CONCURSO BNB 2018 -  ANALISTA BANCÁRIO
• CURSO CONCURSO BNB 2018 - ANALISTAS

O cargo de especialista técnico I - analista de sistema (4 + 196 CR) aceita profissionais com formação superior completa em ciência da computação, engenharia da computação, engenharia da informação, informática, sistemas de informações, tecnologia da informação, processamento de dados, segurança da informação ou tecnologia em telemática. Também poderão participar os graduados em outros cursos, caso possuam pós-graduação em informática ou segurança da informação, com carga mínima de 360 horas. O salário é de R$ 4.941,17.

Consta no edital do concurso do Banco do Nordeste que os futuros servidores terão de cumprir jornadas de 30 horas semanais. Os selecionados para especialista também receberão um adicional, se tiverem resultado satisfatório, depois de cumprido o contrato de experiência.

Os benefícios concedidos pela instituição são auxílio-refeição, auxílio cesta alimentação, 13ª cesta alimentação, auxílio-creche, seguro de vida em grupo e todos os direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Haverá ainda possibilidade de participação em plano de previdência complementar, de forma contributiva, e oportunidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

Participação no concurso BNB

As inscrições serão aceitas a partir das 10h de 24 de setembro até as 18h de 15 de outubro. O formulário cadastral ficará disponível na página eletrônica da banca organizadora, o Cebraspe (www.cespe.unb.br/concursos).

Para efetivar a participação, será necessário realizar o pagamento do boleto da taxa. O valor é de R$ 59 (cargo de nível médio) ou R$ 67 (superior).

Sobre o processo de triagem

Todos os concorrentes passarão pela prova objetiva com questões no estilo certo ou errado na data de 25 de novembro, em horários e locais a serem divulgados com antecedência no site do Cebraspe.

A seleção dos candidatos no concurso do Banco do Nordeste ainda constará de teste discursivo para especialista, avaliação biopsicossocial aos que se declararam com deficiência  e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros.

Os exames acontecerão em Brasília/DF e nas seguintes cidades: São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Aracaju/SE, Maceió/AL, Vitória/ES, Recife/PE, Salvador/BA, João Pessoa/PB, Teresina/PI, Fortaleza/CE, São Luís/MA, Natal/RN, Barreiras/BA, Vitória da Conquista/BA, Montes Claros/MG, Petrolina/PE, Feira de Santana/BA, Juazeiro do Norte/CE, Teófilo Otoni/MG, Floriano/PI, Irecê/BA, Sobral/CE, Campina Grande/PB, Parnaíba/PI, Itabuna/BA, Linhares/ES, Patos/PB, Mossoró/RN, Juazeiro/BA, Caxias/MA, Caruaru/PE, Teixeira de Freitas/BA, Imperatriz/MA e Garanhuns/PE.

Lotação das oportunidades

As chances para especialista do concurso do Banco do Nordeste serão lotadas apenas na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.

Já as vagas de analista ficarão nos Estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Tais ofertas são para diversos municípios, conforme apresentado no edital.

Principais atribuições dos cargos

Especialista - Desenvolver e implementar programas de investimento, projetos, processos, sistemas, produtos e serviços para o BNB, cuja solução implica níveis elevados de complexidade, articulação conceitual e multidisciplinar e tecnicidade; contribuir para a sustentabilidade, expansão e lucro do BNB, como uma organização de desenvolvimento regional moderna; identificar e investigar situações relativas à Tecnologia da Informação (TI), propondo soluções conhecidas aplicáveis ou prospectando novas soluções no mercado externo; atuar como interface de sua área de trabalho junto às Unidades de Negócios e (ou) de Suporte, atendendo às demandas e necessidades específicas dessas unidades.

Analista - Atuar em projetos e processos típicos de uma organização de desenvolvimento regional, em termos de concepção, desenvolvimento, implementação, operacionalização e monitoração, nos níveis operacional tático e estratégico do BNB; realizar entrada de dados, operacionalização de aplicativos, elaborar relatórios e planilhas que expressem os resultados e conclusões de pesquisas para subsidiar as decisões das alçadas competentes; realizar atividades operacionais e rotinas de trabalho com a qualidade estabelecida pelo Banco, para atendimento dos clientes internos e externos; realizar atividades de serviços gerais e controle dos procedimentos internos, com o grau de segurança e confiabilidade requerido pelo Banco, objetivando minimizar os riscos operacionais; orientar os clientes internos e externos na interpretação e aplicação das normas e na utilização de produtos e serviços oferecidos pelo Banco; auxiliar o especialista técnico e o especialista bancário na execução de suas atribuições; realizar outras atividades de natureza correlata.

Mais detalhes

O concurso do Banco do Nordeste terá validade de dois anos, a contar da data da publicação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo, a exclusivo critério da instituição, ser prorrogado por igual período.


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Curso Grátis para Banco do Nordeste

Para ajudar na preparação dos que realmente desejam passar nesse concurso, transmitiremos ao vivo e gratuitamente a partir do dia 17 de setembro, o Curso Intensivo Gratuito BNB. Inscreva-se para ser notificado.    


 
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Atualizado: 20/09/2018 - 11:49

Belo Horizonte MG prepara concurso com 225 vagas

Todas as oportunidades do novo concurso da Prefeitura de Belo Horizonte se destinarão à área da educação. Edital deve sair logo após a escolha da banca organizadora

Em licitação

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em Minas Gerais, já iniciou um processo licitatório na modalidade pregão eletrônico com o intuito de escolher a banca organizadora do seu novo concurso público. O edital contemplará um total de 225 vagas na área da educação.

Do total de oportunidades, 194 serão para professor de educação infantil, 12 para professor municipal de inglês e 19 para professor municipal de geografia. A primeira carreira exigirá curso de nível médio completo na modalidade normal, enquantos as demais graduação com licenciatura plena.

Consta no documento de licitação do próximo concurso da Prefeitura de Belo Horizonte que os profissionais receberão salários de R$ 1.451,93 (educação infantil) e de R$ 2.252,42 (demais). A jornada de trabalho corresponderá a 22h30min por semana.

O cronograma da seleção aponta que, logo após a assinatura do contrato com a banca, o edital precisa ser elaborado em até oito dias úteis; a seguir, o mesmo passará por uma avaliação em, no máximo, dois dias úteis. Aprovado, o certame será publicado em cinco úteis.

Etapas do concurso

Está definido que os participantes terão de passar por uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de conhecimentos político-pedagógicos e 30 de conhecimentos específicos.

Ainda haverá uma avaliação discursiva contendo duas questões relacionadas a temáticas específicas da área.

Estimativa de inscritos

A Prefeitura de Belo Horizonte prevê cerca de 16.000 inscritos, com base no concurso anterior. A seleção teve 2.848 inscrições em geografia, 635 em inglês e 13.022 em educação infantil.

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Atualizado: 20/09/2018 - 10:50

Palmópolis MG recebe inscrições para 30 vagas

Oportunidades do processo seletivo da Prefeitura de Palmópolis estão distribuídas entre cargos nos níveis médio e superior

Prefeitura Municipal

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura Municipal de Palmópolis, no Estado de Minas Gerais, realiza processo seletivo que visa a preencher 30 oportunidades, sendo quatro para candidatos portadores de deficiência.

Ensino médio completo e residência na área de atuação são requisitos para pleitear os cargos de agente comunitário de saúde (23 vagas) e agente de endemias (5). Os vencimentos oferecidos correspondem a R$ 1.014 por mês.

Profissionais que concluíram o nível superior em área específica e com registro no conselho de classe podem concorrer aos postos de assistente social (1) e fisioterapeuta (1). Os salários são de R$ 2.250 e R$ 2.000, respectivamente.

As inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Palmópolis ficarão abertas até o dia 1º de outubro pelo site da JMS (www.jmsbhz.com.br/concurso), a banca organizadora. As taxas custam R$ 40 (nível médio) ou R$ 50 (superior).

Saiba como será a triagem dos participantes

A seleção consta de uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha sobre português (15 itens), matemática (5), conhecimentos gerais (5) e conhecimentos específicos (15).

Está marcada para 21 de outubro a realização do teste objetivo. A organizadora divulgará oportunamente os locais e endereços de aplicação do exame.

Principais atribuições do agente

Agente comunitário de saúde - Exercer atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS); estimular continuadamente a organização comunitária, participando de reuniões e discussões sobre temas relativos à melhoria e qualidade de vida da população, visando fortalecer os elos entre a comunidade e os serviços de saúde do município; entre outras atividades.

Agente de endemias - Exercer atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS); realizar ações de educação em saúde e de mibilização social; orientar o uso das medidas de proteção individual e coletiva; mobilizar a comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental para controle de vetores; entre outras atividades.

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Atualizado: 19/09/2018 - 13:56

Monte Sião MG divulga editais de concurso com 315 vagas

Oportunidades são para candidatos de todos os níveis escolares. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 11,5 mil

Vários cargos

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No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Monte Sião publicou dois editais de concurso público, que somam 315 vagas de todos os níveis escolares. Do total de ofertas, 219 são imediatas e 96 destinadas a formação de cadastro reserva (CR) de futuras oportunidades. 

Candidatos interessados em disputar uma das funções públicas deverão se inscrever no período de 30 de outubro a 30 de novembro. A ficha cadastral estará disponível no site da banca organizadora do certame, que é http://caetanno.com.br/editais. As taxas variam de R$ 50 a R$ 140. 

O concurso da Prefeitura de Monte Sião será constituído das seguintes etapas: prova objetiva e análise de títulos para todos os cargos; e prova prática somente para alguns empregos. 

A prova objetiva será aplicada na cidade de Monte Sião/MG nos dias 9 e 16 de dezembro, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

Vagas do concurso da Prefeitura de Monte Sião MG

Para ensino fundamental, as chances são para as funções de agente comunitário de saúde (7 vagas), agente de controle de epidemiologia e doenças (1 + 5 CR), padeiro (1 CR), agente administrativo I (1 + 2 CR), agente de saúde (4), auxiliar de serviço escolar (12 + 5 CR), auxiliar de serviço infantil (22 + 13 CR), auxiliar de serviços gerais (1 CR), auxiliar de serviço interno e externo (30 + 2 CR), auxiliar de serviço promoção e assistência social (1 CR), auxiliar administrativo I (3 CR), inspetor de alunos (1 + 1 CR), motorista (7 + 13 CR), oficial especializado (3 + 5 CR), operador de máquinas (6 CR) e operário (35 + 10 CR).

Quem tem o ensino médio e/ou curso técnico está apto às carreiras de agente administrativo IV (1 + 2 CR), agente social (2 CR), auxiliar de enfermagem (6 + 3 CR), auxiliar de laboratório (1 CR), auxiliar maternal (1), fiscal de obras (2 CR), fiscal tributário (2), monitor de creche (15), recepcionista (1), visitador domiciliar/cadastrador (1 CR) e professor municipal (15). 

Nível superior é requisito para psicólogo (3), advogado (1 + 1CR), assistente social (3 + 1 CR), contador (1 CR), dentista (1 CR), educador social (1), enfermeiro (4 + 1 CR), farmacêutico (2), fonoaudiólogo (1), médico (5 CR), médico II (3 + 1 CR), médico nas especialidades de cardiologista (1 CR), endoscopista (1 CR), plantonista (1 CR), psiquiatra (1) e radiologista (1 CR), nutricionista (2), professor em diversas áreas (34) e supervisor escolar (2 CR).

As remunerações iniciais oferecidas pela Prefeitura de Monte Sião partem de R$ 957,32 e chegam a R$ 11.583,55. 
 

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Atualizado: 19/09/2018 - 09:43

Concurso Emater MG: prova será aplicada neste domingo

Com ofertas na capital e em outras 11 regiões do Estado, seleção preencherá postos com salários de até R$ 5,6 mil, além de benefícios

97 vagas

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) aplica neste domingo (23) a prova objetiva do concurso destinado a preencher 97 vagas, além de formar cadastro reserva. A convocação para o exame pode ser consultada aqui

 

Haverá aplicação nos municípios de Belo Horizonte, Alfenas, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Viçosa.

 

As ofertas de ensino médio/técnico são para assistente administrativo (22 postos), produtor de VT e audiovisuais - cinegrafista e editor de imagens (1), auxiliar técnico - suporte em informática (1) e extensionista agropecuário I (21). Os salários ficam entre R$ 2.330,61 e R$ 2.907,23. 

 

Há cargos de nível superior para extensionista agropecuário - engenharia agronômica (20), extensionista agropecuário - zootecnia (2), extensionista bem-estar social (9), analista de sistemas (2), assessor jurídico (3), auditor (2) e assistente técnico nas áreas de administração de empresas (1), arquitetura e urbanismo (1), ciências contábeis (5), comunicação social (1), designer gráfico (1), engenharia de alimentos (1), engenharia de produção (1), ciência e tecnologia de laticínios (1), geografia (1) e psicologia (1). Os vencimentos variam de R$ 4.273,44 a R$ 5.671,67. 

 

Como benefícios, a Emater concede aos servidores: plano de saúde, plano odontológico, previdência privada, seguro de vida e vale alimentação e/ou vale refeição.

• APOSTILA CONCURSO EMATER/MG 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II

As oportunidades estão distribuídas entre a capital e as macrorregiões de Alfenas, Belo Horizonte, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Viçosa.

 

Como participar do concurso da Emater MG 2018

 

As inscrições foram recebidas até 10 de agosto, por meio do endereço eletrônico da banca Gestão Concurso (www.gestaoconcurso.com.br). As taxas custaram R$ 60 (ensino médio) e R$ 90 (superior).

• APOSTILA CONCURSO EMATER/MG 2018 - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II

Candidatos que se inscreveram entre março e abril de 2016, antes da suspensão do certame, permanecem com o registro de participação válido. Esses concorrentes precisaram apenas atualizar os dados cadastrais no site da empresa organizadora. 

 

Prova do concurso Emater MG 2018

 

A prova objetiva trará 50 questões de múltipla escolha para funções de nível médio e 60 para postos com exigência de curso superior. Os participantes terão quatro horas para concluir o exame.

 

O conteúdo programático inclui língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, informática e conhecimentos específicos, variando as disciplinas conforme o cargo em disputa.

 

De acordo com o edital, o concurso da Emater terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição.

 

Atribuições do assistente administrativo no concurso da Emater MG

 

Exercer atividade de suporte administrativo às unidades organizacionais, elaborando e controlando prestação de contas, balancetes e demais atividades administrativas da Unidade, promovendo a organização, funcionamento, manutenção e controle na área de material, patrimônio, transporte, finanças, pessoal e áreas afins.

 

Concurso Emater 2018: atribuições do extensionista agropecuário

 

Atuar como técnico de nível médio em agropecuária e de acordo com sua habilitação legal na prestação de serviços aos clientes da Empresa; participar da elaboração, execução e acompanhamento dos programas municipais de assistência técnica e extensão rural dos municípios atendidos pela Empresa; Auxiliar na elaboração de projetos, realizando levantamentos, orçamentos e avaliações necessárias a sua conclusão; prestar assistência técnica aos clientes, acompanhando-os e orientando-os nos projetos elaborados.

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Atualizado: 19/09/2018 - 09:11

Concurso PF: saiu gabarito da prova para 500 vagas

Avaliação foi aplicada em 16 de setembro para mais de 147 mil inscritos. Seleção preencherá postos de delegado, perito criminal, escrivão, papiloscopista e agente

Salário até R$ 23,1 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Os 147.744 inscritos para o concurso da Polícia Federal (PF) já podem consultar aqui o gabarito preliminar da prova objetiva, aplicada no último domingo (16). Na mesma data, os candidatos realizaram avaliação discursiva.  

O processo seletivo vai preencher 500 oportunidades, sendo 150 para delegado, 60 para perito criminal, 80 para escrivão, 30 para papiloscopista e 180 para agente.

Confira dicas para os dias que antecedem as provas da PF

A prova objetiva foi constituída de 120 itens para julgamento, cada um deles sendo certo ou errado. Já a discursiva cobrou a elaboração de texto dissertativo, de até 30 linhas, exceto para o cargo de delegado, cujo exame compreedeu uma peça profissional.

O concurso da PF ainda contará com as seguintes etapas sob responsabilidade do Cebraspe: exame de aptidão física para todos os cargos, de caráter eliminatório; prova oral para delegado, eliminatória e classificatória; prova prática de digitação para escrivão, eliminatória; avaliações médica e psicológica para todos os cargos, eliminatória; análise de títulos para delegado e perito, unicamente classificatória. 

O curso de formação profissional, de caráter eliminatório, será de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia, a ser realizado no Distrito Federal, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da administração, em qualquer unidade da Federação. A ordem de classificação obtida no curso será rigorosamente obedecida para efeitos de escolha de lotação para todos os candidatos.


APOSTILAS CONCURSO PF 2018 - AGENTE / ESCRIVÃO / PAPILOSCOPISTA / PERITO 
CURSO CONCURSO POLÍCIA FEDERAL 2018 - PERITO
CURSO CONCURSO POLÍCIA FEDERAL 2018 - ESCRIVÃO
CURSO CONCURSO POLÍCIA FEDERAL 2018 - AGENTE 
CURSO CONCURSO POLÍCIA FEDERAL 2018 - DELEGADO

 

Concurso PF: disciplinas que serão cobradas na prova

 

Agente de Polícia Federal: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística, Raciocínio Lógico, Informática e Contabilidade Geral.

Delegado: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Internacional Público e Cooperação Internacional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia, Direito Previdenciário e Direito Financeiro e Tributário.

Escrivão de Polícia: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística, Raciocínio Lógico, Informática, Contabilidade Geral e Arquivologia.

Papiloscopista: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Processual Penal, Legislação Especial, Estatística, Raciocínio Lógico, Informática, Arquivologia, Biologia, Física e Química.

Perito Criminal: Língua Portuguesa, Informática, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos de acordo com a área do cargo.
 

Concurso PF: cargos envolvidos

Para concorrer aos cargos de agente, papiloscopista e escrivão basta possuir curso de nível superior em qualquer área de formação. Para delegado, a exigência do concurso da PF é de diploma, devidamente registrado, de bacharel em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou policial comprovados na data da posse.Por fim, o posto de perito requer nível superior nas áreas de ciências contábeis, ciências econômicas, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia de telecomunicações, engenharia de redes de comunicação, análise de sistemas, ciências da computação, engenharia da computação, informática, engenharia agronômica, geologia, engenharia química, química industrial, química, engenharia civil, engenharia florestal, medicina ou farmácia.

Para todos os empregos, os aprovados também deverão possuir carteira de habilitação a partir da categoria “B”, quando da posse. 

Para os cargos de agente, papiloscopista e escrivão, a remuneração atual é de R$ 12.441, 26, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458. Além disso, as duas categorias contarão com reajuste em janeiro de 2019, subindo para R$ 12.980,50.

Para perito e delegado, o inicial atualmente é de R$ 23.130,48, mas contará com reajuste em janeiro de 2019, quando passará para R$ 24.150,74.

Para todos os cargos, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Normalmente, a lotação do concurso da PF é feita preferencialmente nos postos de fronteira e nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima, permitindo a remoção de pessoal nestas localidades. Obedecidas estas condições, o preenchimento pode ser feito em todos os estados, de acordo com as necessidades. 

 

Concurso PF: atribuições dos cargos

 

Agente de Polícia Federal: executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas. 

Delegado: instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação, orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais, participar do planejamento de operações de segurança e investigações, supervisionar e executar missões de caráter sigiloso, participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o Órgão na consecução dos seus fins. 

Escrivão de Polícia: dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação; acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais, dirigir veículos policiais; cumprir medidas de segurança orgânica; atuar nos procedimentos policiais de investigação; desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas. 

Papiloscopista: executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos papiloscópicos de coleta, análise, classificação, subclassificação, pesquisa, arquivamento e perícias, bem como assistir à autoridade policial e desenvolver estudos na área de papiloscopia, dirigir veículos policiais, cumprir medidas de segurança orgânica, desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas. 

Perito Criminal: realizar exames periciais em locais de infração penal, realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumivelmente utilizados, na prática de infrações penais, proceder pesquisas de interesse do serviço, coletar dados e informações necessários à complementação dos exames periciais, participar da execução das medidas de segurança orgânica e zelar pelo cumprimento das mesmas, desempenhar outras atividades que visem apoiar técnica e administrativamente as metas da Instituição Policial, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas. 

 

Concurso PF: progressão na carreira

Para os agentes, papiloscopistas e escrivães, na segunda classe, as remunerações, com o benefício, são de R$ 12.940,69 em 2018, indo para R$ 13.502,41 em janeiro de 2019. Para a primeira classe, R$ 15.067,83 em 2018, indo para R$ 15.725,27 em 2019. Na classe especial, R$ 18.306,60 em 2018, mudando para R$ 19.109,79 em 2019.

Para perito e delegado, na segunda categoria, R$ 23.710,07 em 2018, indo para R$ 24.756,42 em 2019. Na primeira, R$ 27.105,60 em 2018, indo para  R$ 28.304,74 em 2019. Finalmente, na classe especial, R$ 30.062,70 em 2018, indo para  R$ 31.394,91 em 2019.

APOSTILAS CONCURSO POLÍCIA FEDERAL 2018 - AGENTE

Concurso PF: mudanças na carreira

Além da possibilidade de reestruturação na carreira, já  tramita, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, a proposta de emenda à constituição 73/2013, que prevê a união das atividades dos cargos de perito, escrivão, papiloscopista e delegado dentro de uma nova carreira, chamada de servidor policial federal. De acordo com a proposta, caso aprovada, os candidatos passarão a prestar concurso público unificado e seriam lotados nas unidades da PF de acordo com suas habilidades e áreas de formação. 

O texto prevê a possibilidade de crescimento dentro da carreira unificada, por meio de promoção e progressão funcional, a serem estabelecidas por lei.

De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), relator da matéria, a carreira única é a forma em que estão estruturadas as instituições policiais de referência no mundo, como o Federal Bureau of Investigation (FBI) e a própria Polícia Rodoviária Federal (PRF). Caso aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, a proposta já poderá ser encaminhada para votação em plenário, em dois turnos.

 

Concurso PF: carência de servidores


Mesmo com a perspectiva de novos concursos, a carência de pessoal da PF é considerada muito grande que a perspectiva de vagas. De acordo com dados apontados pelo presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luis Antônio de Araújo Boudens, durante o Fórum Nacional dos Concursos Públicos, realizado em 2017, a corporação conta com uma necessidade de nada menos do que 13.300 servidores. Além disso, segundo ele, caso o concurso para delegados não seja realizado o quanto antes, a carência de pessoal para o cargo pode chegar a 800 servidores nos próximos anos em decorrência de 400 aposentadorias previstas.

O presidente do Fenapref reforça que a maior necessidade na PF é para o cargo de agente que, conta com nada menos do que 6.400 postos em aberto, seguido da área administrativa, com necessidade de 5.300 servidores. Além disso, para escrivães são necessárias 1.200 contratações, além de 400 para papiloscopistas.

De acordo com o sindicalista, o governo cobra a proteção das fronteiras, o que se torna impossível sem que haja um quantitativo de pessoal adequado, bem como investimentos em tecnologia, o que considera impossível com um orçamento decrescente. Além disso, ressalta que o órgão não tem como abrir outras unidades de policiamento pela falta de pessoal para ocupar os respectivos postos. Explica que a PF não abre novas unidades há cinco anos, período no qual apenas foram reformados prédios. “Nenhum gestor tem coragem de abrir novas unidades da Polícia Federal em nenhum local do país, pois não temos efetivos, policiais e servidores administrativos para trabalhar nestas unidades”, diz. "As consequências disso são a não proteção da fronteira e o impedimento do órgão de oferecer um serviço com qualidade".              

Além disso, diz que muitas vezes tem sido divulgado que a Polícia Federal tem feito mais do que fazia antes, o que considera uma mentira. “Nós fazemos menos operações do que fazíamos, mas começamos a chamar de operação aquilo que realmente não é”, diz. “Antes havia um conjunto de ações contra o crime organizado que costumávamos chamar de ações, sempre com uma média de 150 a 200. Hoje qualquer intimação já é chamada de operação. Qualquer ação ordinária é chamada de operação para mascarar a realidade e mostrar que fazemos mais operações do que antes”, diz.

Boudens aponta que, somente para o cargo de delegado existem, atualmente, 491 vagas em aberto, que a PF tem tentado suprir com a realização do novo concurso. “Isto representa 28% do nosso efetivo, ou seja, um terço do nosso efetivo vago e a consequência é evidente. Como cada delegado poderia fazer umas duas operações por ano, esta realidade representa, no mínimo, 800 operações a menos a cada ano”. Além disso, de acordo com ele, com a reforma da previdência e a possibilidade da extinção do abono de permanência, todo mundo que está com abono de permanência irá se aposentar, bem como aqueles que já possuem condições de pedir aposentadoria. Com isto, de acordo com ele, a perspectiva é de que, em um período de dois ou três anos, mais 400 delegados se aposentem.

A Polícia Federal, de acordo com ele, possui atualmente 180 mil investigações em andamento. “Nem todas as investigações viram ações. Precisamos delimitar as prioridades, mas dentro desta realidade de defasagem de pessoal, nem isto é possível. Por isto, a PF acaba mascarando números e de um total de duas mil por ano, acabamos fazendo aproximadamente 300”.

Dentro de um contexto histórico, diz que em 1978, a PF contava com 500 delegados. Já em 1995, os mesmos 500 delegados. Em 2000, eram 700 delegados no país. “Até então, as principais atividades eram o combate às drogas e garimpo. Mas era uma atividade bastante limitada e uma atuação muito aquém do que poderia ser feito. Em 2001 foi realizado um concurso para 500 delegados, quase dobrando o efetivo. Do concurso até aposse são quase três anos. Isso preocupa, pois como temos quase 400 que podem se aposentar nos próximos anos, se abrir um concurso hoje,ficaríamos com 800 vagas em aberto. Hoje temos 1.717 delegados em atividade. Tivemos concurso em 2001 e 2004 para mais 500 cada, dobrando o efetivo. Mas em 2009, o quadro foi congelado, quando estava com 1.852. Agora estamos em um processo de desmonte”, diz. “Em 2018 devemos voltar ater o efetivo que possuíamos em 2003”, reforça.

Já no quadro administrativo, diz que em 2004 o efetivo foi aumentado. “No FBI, por exemplo, para cada policial existem de seis a sete administrativos. No Brasil é o contrário. Em 2004 o efetivo cresceu, mas depois não foram feitos novos concursos e a PF passou a terceirizar as ações em aeroportos, o que não deu certo. Acabaram as terceirizações,mas não foram repostos os administrativos. Hoje, nosso quadro de administrativos é menor do que o de 2004, ao passo que as atribuições da PF aumentaram”. De acordo com ele, em 2014 aumentou um pouco pela substituição de alguns terceirizados.

Concurso PF: autonomia

O sindicalista ressalta, ainda, que a Polícia Federal conta com decreto de 2014 que permite a realização de concurso sem autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) sempre que a carência de pessoal chegar a 5% do quadro. Porém, diz que, na prática, o decreto não está funcionando, uma vez que para isto é preciso ter orçamento, atestado pelo MPOG. “Não adianta ter autorização para fazer o concurso se não há orçamento para isto”. A solução, segundo ele, seria conquistar a autonomia do órgão. Para isto, já existe, segundo ele, uma campanha neste sentido, desde dezembro de 2015. “Sem a autonomia, não conseguimos avançar. Nós sabemos que, muitas vezes, a Polícia Federal tem por ação investigar atos de desvios praticados por membros do governo. Por isto existe, sim, resistência por parte de grupos no poder, no sentido de controlar as atividades da Polícia Federal e não existe, em nenhum lugar no mundo, uma instituição que tenha por finalidade investigar os atos do governo que não possua autonomia".

Ressalta, ainda, que um avanço foi a lei 13.047, que determina que a direção da Polícia Federal compete aos delegados. “Com isto, conseguimos evitar que alguém de fora da instituição fosse nomeado para a direção geral e das atividades da PF. Até 2014, qualquer pessoa poderia ser nomeada como diretor da corporação. Mas ainda não conseguimos avançar com o fim dos cargos comissionados, que buscamos trocar por funções comissionadas, ou seja,exclusivas para preenchimentos por funcionários concursados de carreira”.

Últimos concursos da PF

Com relação aos novos concursos previstos, para agente o último concurso ocorreu em 2014, quando foram registrados 98.101 inscritos para a oferta de 600 vagas. Para escrivão, a última seleção ocorreu em 2012, com 83.619 inscritos para 350 vagas. Para perito e delegado, os últimos certames ocorreram em 2012, com 35.800 inscritos para a oferta de 100 vagas de perito e 46.633 participantes para 150 postos de delegado.Para todos os cargos, a organizadora foi o Cespe/UnB.

 

Para perito, o concurso da Polícia Federal contou com provas objetivas e discursiva, testes de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica e análise de títulos. A parte objetiva teve 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Os aprovados em todas as fases foram submetidos a um curso de formação profissional.


No caso de delegado, o Cespe/UnB formulou provas objetiva e discursiva, exames de aptidão física, exame médico,avaliação psicológica, análise de títulos e prova oral, além do curso deformação. A parte objetiva contou com 120 questões e a discursiva, com três questões dissertativas e elaboração de peça profissional.
Para perito, as opções foram para áreas de ciências contábeis ou econômicas, engenharia em diversas especialidades, ciências da computação, geologia, química, biomedicina, medicina, odontologia e farmácia.  

 


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PREPARE-SE PARA O CONCURSO DA POLICIA FEDERAL 2018

Atualizado: 18/09/2018 - 15:53

Concurso PM MG conta com 90 oportunidades

Vagas de soldado do edital de concurso da Polícia Militar de Minas Gerais é para a saúde e músicos. Confira o prazo de inscrições!

Nível superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O novo concurso da PM MG (Polícia Militar de Minas Gerais) contempla um total de 150 oportunidades de soldado distribuídas entre dois editais. 

No primeiro, há 60 chances para a área da saúde, sendo 26 na função de técnico de enfermagem, 15 de auxiliar de farmácia, nove de técnico em patologia clínica e dez de técnico de saúde bucal. A exigência é possuir formação superior e curso técnico específico.

As demais 90 vagas do concurso da PM MG destinam-se ao quadro de música. Para concorrer, os interessados precisam ter nível superior, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m.

O salário oferecido para soldado 2º classe corresponde ao valor de R$ 3.506,41 por mês.

Saiba como participar

O cadastro para o certame acontecerá no período de 19 de novembro a 20 de dezembro por meio do site www.policiamilitar.mg.gov.br/crs, no link inscrições online. 

Depois de preencher a ficha de inscrição, todos os participantes deverão realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 122,95.

Etapas do concurso da PM MG

Todos os concorrentes passarão por provas de conhecimentos (objetiva e dissertativa), avaliações psicológicas, avaliação física militar, exames de saúde (preliminares e complementares) e exame toxicológico. Para músico, ainda haverá prova prática.

Os candidatos ao posto de músico responderão questões sobre língua portuguesa, direito penal, direito constitucional, direito penal militar, estatística, direitos humanos, legislação extravagante e teria musical.

Já para os demais concurseiros, os exames de conhecimentos constarão de perguntas de língua portuguesa, matemática, direitos humanos e conhecimentos específicos de especialidade escolhida.

Primeira fase do concurso, as provas de conhecimentos estão marcadas para 24 de fevereiro de 2019, a partir das 8h30, em locais a serem divulgados com antecedência.

Atualizado: 18/09/2018 - 11:48

Concurso Seds/MG: continua expectativa para 2.300 vagas

Seleção deve suprir a necessidade de repor agentes penitenciários e socioeducativos em cargos contratados

Para agentes

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Mesmo com a confirmação de novo processo seletivo para contratação de agentes de segurança penitenciária em caráter temporário, continua a expectativa pela realização do novo concurso público da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds/MG), anunciado em 10 de outubro de 2017 pela subsecretária Estadual de Gestão de Pessoal de Minas Gerais, Warlene Salum Rezende, para os cargos de agentes penitenciários e agentes socioeducativos, para substituição de pessoal temporário. Embora ainda não exista previsão de quando o concurso possa ter início, a seleção continua em pauta, independente da  contratação de pessoal temporário.

Em 2017, a seleção foi anunciada durante audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas  (ALMG), que discutiu a política carcerária do estado e as demandas dos agentes, inclusive a manutenção do pessoal contratado. A expectativa é de que sejam oferecidas aproximadamente 2.300 vagas, para os cargos de agentes penitenciários e socioeducativos.

De acordo com o assessor de relações institucionais da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), Carlos Calazans, o estado não poderia mais prorrogar o prazo do contrato de 1.800 agente penitenciários, que venceram em dezembro, uma vez que atingirão o prazo limite permitido, que é de oito anos. Com isto, a expectativa é de que um novo concurso para a carreira, após a nova contratação de temporários.

Calazans disse que o impedimento decorre de decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG) quanto à inconstitucionalidade desses contratos estendidos, mas destacou que a Advocacia Geral do Estado tenta buscar um outro entendimento com o Judiciário.

CURSO ONLINE AGENTE PENITENCIÁRIO

Ressaltou, ainda, que poderiam ser mantidos apenas os contratos de outros 5 mil agentes penitenciários, que têm menos de oito anos de contrato.  Disse, ainda que os novos concursos que deverão ocorrer poderão contar com análise de títulos, para que os contratados tenham chances de ingressar efetivamente na carreira.

No caso dos agentes socioeducativos, todos os aprovados no último concurso já foram nomeados, tornando necessário realizar novo certame para suprir pessoal efetivo

Atualizado: 18/09/2018 - 11:40

SEAP MG: escolhida banca para agente de segurança

Número de vagas ainda será confirmado, com a publicação do edital, que deve ocorrer nos próximos dias. Exigência de ensino médio e inicial de R$ 4 mil

Em caráter temporário

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Secretaria Estadual de Administração Prisional de Minas Gerais (Seap/MG) realizará novo processo seletivo para a contratação de pessoal para o cargo de agente de segurança penitenciário. A oferta de vagas ainda não foi confirmada, o que deve ocorrer em breve, mas o primeiro passo para a seleção ocorreu no último dia 15, com a publicação, em diário oficial, do nome da banca organizadora do certame. A escolhida é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).  Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio completo, com remuneração inicial de R$ 4.098, para jornada de 40 horas semanais.  Com isto, a publicação do edital de abertura de inscrições deve ocorrer em breve.


Entre as atribuições da carreira estão garantir a ordem e a segurança no interior dos estabelecimentos prisionais, desempenhar ações de vigilância interna e externa dos estabelecimentos prisionais, incluindo muralhas e guaritas, bem como em órgãos e locais vinculados ou de interesse do sistema prisional, além de exercer atividades de escolta e custódia de presos.


A carreira também conta com previsão de novo concurso para o preenchimento de vagas efetivas, ainda sem data definida para início
Mais informações sobre o concurso para efetivos podem ser obtidas clicando aqui.

 

Último Concurso

O último concurso para efetivos ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 3.535 vagas. A organizadora também foi o IBFC e a seleção contou com provas objetivas, redação, exame de saúde, testes de aptidão física, exame psicológico, curso de formação técnico profissional e investigação social.  


A prova objetiva foi composta de 50 questões, sendo dez de língua portuguesa, dez de raciocínio lógico quantitativo e 30 de conhecimentos gerais.  

 

Atualizado: 18/09/2018 - 10:58

Lamim MG divulga edital de concurso com 109 vagas

Com salários acima de R$ 11,5 mil, seleção preencherá cargos de todas as escolaridades. Inscrições abrem em 22 de novembro

Prefeitura

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

A Prefeitura de Lamim, em Minas Gerais, divulgou edital de concurso público destinado a preencher 109 vagas, sendo seis reservadas a pessoas com deficiência. Os salários vão de R$ 954 a R$ 11.510,80.

Quem possui nível fundamental incompleto pode concorrer como atendente (4 postos), auxiliar de serviços de conservação de estradas I (1), motorista (8), oficineiro (4), pedreiro (4), servente escolar (6), servente hospitalar (1) e vigia (2), enquanto candidatos que concluíram esse ciclo escolar têm opções nas funções de auxiliar administrativo (1), auxiliar de serviços de conservação de estradas II (3), auxiliar de limpeza urbana (6), monitor de transporte (5) e operador de máquinas (3). 

As ofertas com exigência de ensino médio/técnico são para agente administrativo (4), agente comunitário de saúde (9), agente de combate a endemias (4), fiscal de vigilância sanitária (2), inspetor escolar (1), técnico de enfermagem (3), técnico em agropecuária (1) e técnico em química (1).   

Em nível superior há oportunidades para assistente social (2), cirurgião dentista (1), educador físico (1), enfermeiro plantonista (4), enfermeiro PSF (1), engenheiro (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (2), nutricionista (2), professor (8), psicólogo (2), supervisor pedagógico (1) e médico nas seguintes áreas: cardiologista (1), ginecologista (1), PSF (2), pediatra (1) e plantonista (5).  

Concurso Prefeitura Lamim: inscrição e etapas

Será possível se inscrever entre 9h de 22 de novembro e 23h59 de 22 de janeiro, mediante a realização de cadastro na página www.exameconsultores.com.br. As taxas variam de R$ 45,80 a R$ 552,50. 
 
O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos) e prática (operador de máquinas), ambas em 17 de março, e avaliação de títulos (cargos de nível superior), com entrega dos documentos até 2 de abril.

O concurso da Prefeitura de Lamim terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Concurso Prefeitura Lamim: atribuições de alguns cargos

Agente administrativo - Executar tarefas administrativas mais complexas; Efetuar trabalhos de digitação e arquivo; Lançar os tributos municipais, assim como pagamento dos contribuintes em livros próprios, controlando assim a arrecadação; Controlar a arrecadação; Efetuar cálculos complexos (tais como IPTU, ITBI etc.); Controlar o andamento das tarefas administrativas do seu setor; Controlar a aplicação dos recursos oriundos de convênios; Efetuar controles diversos; Colaborar na confecção da folha de pagamento do pessoal; Calcular encargos sociais, férias, horas extras, levantamento de tempo de serviço etc.; Emitir guias diversas; Auxiliar na confecção da prestação de contas; Classificar e emitir notas de empenho; Lançar minutas de receitas e despesas nos livros próprios efetuando balancetes; Efetuar a emissão de guias diversas; Emitir alvarás de licença; Observar e cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho; Executar outras tarefas correlatas a critério do superior imediato.

Auxiliar de limpeza urbana - Carregar e descarregar caminhão; Fazer a limpeza de ruas; Varrer, lavar e remover o lixo de detritos das ruas e prédios municipais; Proceder à limpeza de oficinas, baias, cocheiras e depósitos de lixo e detritos orgânicos, inclusive gabinete, sanitário públicos ou em prédios municipais; Cuidar dos sanitários públicos; Executar outras tarefas correlatas.

Servente escolar - Cuidar da faxina geral de todas as dependências de seu local de trabalho, confeccionar a merenda escolar para alunos e funcionários, observando os aspectos de organização, higiene, economia e controle, evitando quaisquer tipos de desperdícios ou desvios de materiais de consumo, zelar pela boa conservação dos utensílios disponíveis, seguir com rigor as determinações relativas às tarefas e cardápios, observar as condutas relativas à higiene pessoal e boa apresentação, participar das Reuniões Administrativas sempre que for convocado e atender a outras atribuições correlatas determinadas por seu superior imediato.
 

Atualizado: 18/09/2018 - 09:32

Concurso MPU: prova está marcada para outubro

Concurso MPU 2018 (Ministério Público da União) oferece 47 vagas distribuídas entre os cargos de técnico e analista. Inscrições foram recebidas até 10 de setembro

Salários até R$ 12,1 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Após encerrar, em 10 de setembro, as inscrições para o concurso destinado a preencher 47 vagas de técnico e analista, o Ministério Público da União (MPU) se prepara agora para a aplicação das provas, que ocorrem em 21 de outubro. 

Para ambos os cargos, o exame objetivo será composto por 120 itens, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. No caso de analista, a seleção também contará com uma avaliação dissertativa.

No total, o processo seletivo conta com 11 postos de técnico, cargo que pede apenas ensino médio, e 36 de analista, que pede nível superior na área de direito. Além das chances iniciais, o processo seletivo formará cadastro reserva de pessoal em todos os estados contemplados.

As oportunidades de técnico são na área de administração, com remuneração inicial de R$ 7.772.80, incluindo salário de 6.862,72 e auxílio-alimentação de R$ 910,08, enquanto de analista, na área de direito, o inicial é de R$ 12.169,89, incluindo o salário de 11.259,81 e os R$ 910,08, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

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Das 11 vagas de técnicos, a distribuição estadual do novo concurso MPU 2018 é a seguinte: Acre (1), Amapá (1), Distrito Federal (4), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (1) e Rio Grande do Sul (2).

E as 36 de analista do concurso MPU são: Amazonas (3), Amapá (1), Bahia (2), Distrito Federal (5), Espírito Santo (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (2), Mato Grosso (4), Pará (5), Rio de Janeiro (2), Rondônia (4),  Rio Grande do Sul (5) e Santa Catarina.

As inscrições no concurso MPU foram recebidas pela página eletrônica da organizadora, o Cebraspe, que é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_18.  As taxas custaram R$ 55 para técnico e R$ 60 para analista.

Concurso MPU 2018: Melhorias salariais

É importante ressaltar que as carreiras contarão com mais dois reajustes salariais nos próximos meses. No caso de técnico, os valores básicos passarão a ser de  R$ 7.080,21 em novembro e R$ 7.591,37 em janeiro de 2019. Para o analista, R$ 11.616,61 em novembro e R$ 12.455,30 em janeiro de 2019.

 

 

Concurso MPU: Possibilidades em outros Estados

 

Embora o concurso para técnicos e analistas do MPU contemplem apenas alguns estados, quem pretende ingressar  em regiões não contempladas no certame não deve desanimar, uma vez que existe, sim, a possiblidade de aproveitamento durante o prazo de validade do concurso.

De acordo com o item 4.3 do edital, além da listagem de aprovados de acordo com cargo e estado, o resultado final também contará com uma listagem de aprovados por cargo, independente da lotação da vaga.

4.3 Além da listagem de classificação por UF de vaga a que concorreram, os candidatos aprovados também serão listados, ao final do concurso, pela classificação geral no cargo (reunindo-se todos os aprovados, independentemente de UF).

Com isto, havendo necessidade, o aprovado poderá ser nomeado em estado diferente daquele para o qual se inscreveu.

4.3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso poderá ser nomeado, no âmbito do MPU, para UF de vaga diversa daquela para a qual foi aprovado, onde não haja candidato aprovado, ficando a nomeação condicionada a edital de convocação expedido pelo MPU e a manifestação de  interesse do candidato, sem quaisquer ônus para a Administração. 

De acordo com informações obtidas junto à comissão do concurso, em caso de candidato de um estado que não consta com oferta de vagas, como São Paulo, ficando o participante com uma boa colocação dentro desta listagem geral, poderá eventualmente, ser convocado para o estado, caso surja uma vaga para o cargo pretendido, durante o prazo de validade.

 

 

Concurso MPU: retificação do edital

 

 

Com a retificação do edital divulgada em 3 de setembro, o conteúdo programático agora inclui a disciplina de "promoção  da  igualdade  racial", abordando os seguintes temas: 1 Conceito de racismo institucional. 2 Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade  Racial). 3 Decreto nº  6.040/2007. 4 Decreto nº  4.887/2003. 5 Lei nº 10.639/2003. 6 Lei nº 12.990/2014. 7 Resolução CNMP nº 170/2017. 8 Recomendação CNMP nº 40/2016. 9 Resolução 2106 da Assembleia Geral das Nações Unidas (Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

 

Concurso MPU: Atribuições dos cargos

Técnico - Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno;  atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e(ou) anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documenta

Analista - Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais; planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes; elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas que visa subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos; auxiliar na instrução de processos, procedimentos e inquéritos civis e analisar inquéritos policiais; controlar prazos prescricionais; proceder à oitiva de vítimas, testemunhas e quaisquer outras pessoas que possam, direta ou indiretamente, colaborar com a instrução processual, reduzindo a termo suas declarações; realizar análise prévia e triagem de representações, denúncias, processos e procedimentos; realizar pesquisa, seleção, indexação e estudo de legislação, doutrina e jurisprudência; acompanhar a atualização legislativa; observar os prazos processuais e de conclusão de investigações; conferir atos e andamentos processuais; providenciar o cumprimento de decisões e despachos; atuar na manualização de processos e na elaboração de instrumentos normativos; e acompanhar a tramitação de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

MPU 2018: o que estudar para a prova

As provas do concurso MPU 2018 serão aplicadas no dia 21 de outubro, no período da manhã para técnico e da tarde para analista, em horários e locais que serão divulgados no ato da convocação.  

Candidatos a técnico terão que responder questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Administração, Arquivologia e Administração financeira e orçamentária.

Para analista serão cobradas questões de Português, Acessibilidade, Ética no serviço público, Legislação aplicada ao MPU e CNMP, Direito constitucional, Direito administrativo, Direito do trabalho, Direito processual do trabalho, Direito civil, Direito processual civil, Direito penal e processual penal e Direito penal militar e processual penal militar.

 

Dicas para o concurso do MPU 2018

 

Língua portuguesa: "Em relação ao concurso passado do MPU, o edital de Língua Portuguesa é centrado nas mesmas matérias, a diferença será na linguagem de cobrança do CESPE. A tendência é que essa prova seja mais difícil e deve seguir o padrão de metade das questões de análises de textos e a outra metade de gramática. Recomendo que o aluno treine, toda semana, uma prova recente do CESPE com as questões de análise de texto,  concordância verbal, de pontuação, emprego de crase e colocação pronominal"

(Elias Santana, Professor do Gran Cursos Online)

Direito administrativo: "Creio que vão cair de 10 a 12 questões de Direito Administrativo. Os temas mais importantes são: organização da Administração Pública; lei 8.666/93 modalidades e contratação direta; atos administrativos e lei 8.112/90"

(Gustavo Scatolino, Professor do Gran Cursos Online)
 


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Atualizado: 17/09/2018 - 16:02

Concurso Ibama: aguardada autorização para 1.888 vagas

O Ibama tem o intuito de abrir concurso com oportunidades nos cargos técnico e analista, com exigência de níveis médio e superior. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 7,7 mil

Três cargos

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Continua em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido do concurso do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que solicita a autorização de 1.888 vagas.

Do total de oportunidades requeridas, 759 destinam-se à carreira de  técnico administrativo, 832 para analista ambiental e 297 para analista administrativo.

As carreiras de analista ambiental e analista administrativo do concurso do Ibama exigem nível superior, enquanto a colocação de técnico administrativo aceita profissionais com ensino médio.

As remunerações iniciais correspondem a R$ 3.712,72 para técnico e a R$ 7.760,45 para analista. Nesses valores já está incluso o auxílio-alimentação de R$ 458. 

• CURSO CONCURSO IBAMA 2018 - ANALISTAS ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL

É grande a expectativa de que o ministro do Planejamento libere ainda este ano a autorização do edital do concurso do Ibama.

Concurso Ibama: últimos editais de analista

A seleção anterior para analista ambiental do Ibama foi aberta em 2012, anunciando uma oferta de 108 vagas, sendo 45 na área de licenciamento ambiental no Distrito Federal, 15 em licenciamento ambiental no Rio de Janeiro, 27 em monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental no Distrito Federal e 21 em gestão, proteção e controle da qualidade ambiental no Distrito Federal. Ao todo, 16.290 pessoas se inscreveram para o processo seletivo.

Já para analista administrativo, o último certame foi realizado em 2013, para preenchimento de 61 postos, distribuídos da seguinte forma: Acre (2 vagas), Amapá (2), Amazonas (3), Bahia (1), Distrito Federal (27), Espírito Santo (1), Maranhão (1), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (2), Pará (2), Paraná (2), Piauí (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2), Roraima (2), Santa Catarina (2), São Paulo (1), Sergipe (2) e Tocantins (2). O processo seletivo registrou 43.533 candidatos.

Os dois processos seletivos foram organizados pelo Cespe/UnB.

Atualizado: 17/09/2018 - 12:56

Concurso INSS: autorização já é considerada urgente

Pedido de concurso do INSS encaminhado recentemente ao Ministério do Planejamento é de 7.888 vagas entre os cargos de técnico, analista e perito

Níveis médio e superior

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

O concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisa ser realizado o mais rápido possível, senão o atendimento prestado à população será bastante prejudicado e poderá entrar em colapso. Acontece que o órgão está em uma crítica defasagem de pessoal, conforme vem sendo divulgado constantemente pelos sindicatos da categoria.

Um ofício encaminhado, recentemente, pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) à Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) relata os critérios para que seja liberada autorização do edital.

O documento aponta que, antes de conceder o aval, são avaliados alguns aspectos, como a necessidade atual e futuro (que está bastante preocupante, com o déficit de 16.000 servidores) e o orçamento disponível.

Enviado este ano ao Planejamento, o pedido do concurso do INSS solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.

Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.

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Concurso INSS: sobre os cargos 

A carreira de técnico do seguro social é uma das mais visadas pelos concurseiros, ainda mais que exige apenas ensino médio completo e apresenta salário inicial de R$ 5.344,87, já considerando o auxílio-alimentação de R$ 458.

O emprego de analista exige formação superior em diversas áreas de atuação (incluindo serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), sendo que a remuneração corresponde a R$ 7.954,09 por mês, contado com o benefício alimentação.

Já a posição de perito destina-se aos profissionais com graduação em medicina e registro no respectivo conselho regional. O inicial é de R$ 8.988,41, também com o auxílio.

Concurso INSS: defasagem de pessoal 

Atualmente, o órgão conta com uma defasagem de quase 16 mil servidores em todo o país, sendo que o maior déficit é para a função de técnico. Com esse quadro, o INSS não consegue atender com eficiência à população.

A situação ainda está calamitosa porque o governo federal diminuiu os recursos para o instituto. Consta no site da Fenasps que um técnico do seguro social, não identificado, comentou que o cenário está caótico: "Falta dinheiro para tudo. Estamos operando no limite da irresponsabilidade. Não por acaso, as pessoas têm reclamado demais do atendimento. O estresse é total".

Veja também:

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Justiça proíbe papanicolau em concurso do INSS

Concurso INSS: edital de 2015

No final de 2015, foi lançado o edital com o objetivo de preencher 950 vagas. Um total de 800 oportunidades era na função de técnico e as outras 150 para analista - serviço social.

A banca organizadora foi o Cespe/UnB e os participantes passaram por uma prova com questões no estilo certo ou errado.

O último certame (Instituto Nacional do Seguro Social), cujo resultado foi publicado no dia 4 de agosto, foi um dos mais concorridos da história. Ao todo, a seleção registrou nada menos que 1.087.789 inscrições, sendo 1.043.807 somente para técnico do seguro social - em número de inscritos, o concurso INSS 2016 perde apenas para duas outras seleções: a da Caixa Econômica Federal (CEF) realizada 2014, com 1.156.744 candidatos; e a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promovida em 2011, com 1.120.393 participantes.

Considerando que o concurso do INSS ofereceu 800 oportunidades para técnico, é possível concluir que a concorrência foi de aproximadamente 1.304 candidatos por vaga.

Confira o depoimento da 1ª colocada no último concurso do INSS

Concurso INSS: atribuições do técnico e analista 

Quanto às atribuições dos cargos, de acordo com o edital do último concurso INSS, o técnico do seguro social é responsável por proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Já o analista do seguro social é responsável por prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de serviço social e reabilitação profissional; realizar avaliação social quanto ao acesso aos direitos previdenciários e assistenciais; promover estudos socioeconômicos visando a emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários, bem como a decisão médico-pericial; e executar de conformidade com a sua área de formação as demais atividades de competência do INSS.

Concurso INSS: conhecimentos básicos de técnico

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007. REGIME JURÍDICO ÚNICO: 1 Lei 8.112/1990 e alterações, direitos e deveres do Servidor Público. 2 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 3 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração Pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988 e atualizações).

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado, governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 23 8.429/1992 (sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências). 9 Lei n°9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Concurso INSS: conhecimentos específicos de técnico

Seguridade Social : 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.3 Aplicação das normas previdenciárias. 2.3.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios. 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário-de-contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não-integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Proporcionalidade. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a Seguridade Social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Lei nº 8.212/1991 e alterações. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações. 13 Decreto nº 3.048, de 06/05/1999 e alterações. 14 Lei de Assistência Social (LOAS): conteúdo; fontes e autonomia (Lei nº 8.742/1993 e Decreto nº 6.214/2007 e alterações).

 



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Atualizado: 17/09/2018 - 07:51

AGU: assinado contrato com a banca do novo concurso

A autorização do Ministério do Planejamento determina que o edital do novo concurso público da AGU seja publicado até dia 14 de dezembro de 2018. Serão oferecidas 100 vagas, em diversos cargos

Edital nos próximos dias

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Advocacia-Geral da União (AGU)  divulgou, nesta segunda-feira, 17 de setembro, por meio de publicação em diário oficial, a assinatura do contrato com a banca organizadora do seu  novo concurso público 2018, autorizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPGD) em 14 de junho. Agora, com a oficialização do  Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Nacional (Idecan), a publicação do edital de abertura de inscrições pode ocorrer já nos próximos dias.

A seleção contará com uma oferta de 100 vagas. De acordo com a autorização do MPDG, a publicação do edital de abertura de inscrições da AGU deve ocorrer,no mais tardar, até 14 de dezembro. Porém, uma vez assinado o contrato com a banca, o documento já pode ser liberado pelo órgão.

O concurso da AGU contará com vagas para administrador (48 vagas), analista técnico administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (32), técnico em assuntos educacionais (2) e tecnico em comunicação social (5).

• CURSO CONCURSO AGU 2018 - CONTADOR / ANALISTA E TÉCNICO
• CURSO CONCURSO AGU 2018 - DIVERSOS CARGOS

Para todos estes cargos é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 6.200, considerando vencimentos básicos e gratificações.

“A realização deste concurso é um passo importante no processo de fortalecimento do quadro de servidores da AGU. Todos nós sabemos que as vitórias obtidas pela nossa instituição somente serão possíveis graças, também, à incansável dedicação diária de nossos servidores”, disse, quando do envio do pedido do concurso, a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça.

Concurso AGU - Novas vagas

  Vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 6788/17, que cria mais 3.000 vagas na AGU, sendo 2.000 de analista técnico de apoio à atividade jurídica e 1.000 de técnico de apoio à atividade jurídica.   No caso de técnico, para concorrer será exigido apenas ensino médio, com inicial de R$ 4.669,35, com gratificações; e para analistas, nível superior, com inicial de R$ 6.985,34.  

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas aqui

 

AGU - Concurso Anterior

O último concurso da AGU  na área de apoio operacional ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 oportunidades, para preenchimento para a sede, em Brasília, bem como para a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), pelo regime jurídico únicos dos servidores civis da união, autarquias e fundações públicas federais.

No quadro de nível superior da AGU foram oferecidas oportunidades para os cargos de analista de sistemas (10 postos), analista técnico administrativo (34), bibliotecário com registro profissional (3) e técnico em comunicação social (3). Em caso de formação técnica, a oferta foi de dez vagas para a carreira de técnico em contabilidade.

Já na Secretaria dos Portos, em nível médio, a AGU ofereceu dez vagas para agente administrativo e sete para técnico em contabilidade. Em nível superior, a oferta foi para os cargos de administrador (4), analista técnico administrativo (15), contador (2) e economista (2).

A banca organizadora do concurso da AGU, na ocasião, foi o Idecan.

Antes disso, a seleção anterior para a área técnica ocorreu em 2006, quando foram registrados 25 mil inscritos para a oferta de 336 vagas, somente para candidatos de nível superior, para os cargos de administrador, contador, economista e engenheiro. Neste caso, a banca organizadora foi o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

 

Sobre a AGU

Cabe à Advocacia Geral da União (AGU) representar a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. Em termos de representação judicial, sua atividade é exercida em defesa dos interesses dos referidos entes nas ações judiciais em que a União figura como autora, ré ou, ainda, terceira interessada. A representação extrajudicial é exercida perante entidades não vinculadas à justiça, como órgãos administrativos da própria união, estados ou municípios.


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Atualizado: 14/09/2018 - 15:14

UFU MG lança concurso com vagas de nível superior

Oferta do edital da Universidade Federal de Uberlândia é de cinco vagas e cadastro reserva. Inscrições serão recebidas entre 25 de setembro e 10 de outubro

Salário de R$ 4,1 mil

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

No Estado de Minas Gerais, saiu o edital de abertura das inscrições do concurso público da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). A seleção visa o provimento de cinco vagas para cargos técnico-administrativos em educação. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva de eventuais oportunidades. 

As chances estão distribuídas entre as funções públicas de arquivista (1 vaga), assistente social (2), biomédico (1) e engenheiro, agrimensor e/ou cartógrafo (1). Os cargos exigem nível superior completo. O salário inicial é de R$ 4.180,66 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Além do vencimento, a UFU/MG ainda oferece para os seus servidores o benefício mensal de auxílio-alimentação no valor de R$ 458. 

De acordo com o edital, a lotação ocorrerá nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo. 

Concurso UFU MG: inscrições e provas

Interessados em concorrer a uma das vagas deverão preencher o formulário de inscrição na página eletrônica www.ingresso.ufu.br no período de 25 de setembro a 10 de outubro. O valor da taxa de participação é de R$ 125 e o seu pagamento poderá ser efetuado até a data limite de 11 de outubro, observado o horário de funcionamento da rede bancária. 

O certame será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões do tipo múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa (peso 1), cinco de noções de informática (peso 1), cinco de legislação (peso 1) e 20 de conhecimentos específicos (peso 2). 

Com duração máxima de quatro horas, a avaliação será aplicada na cidade de Uberlândia/MG no dia 11 de novembro, em locais e horários a serem comunicados em momento oportuno.
 

Atualizado: 13/09/2018 - 15:32

Concurso Previc: pedido em análise é para 121 vagas

Solicitação para a abertura do concurso da Previc é para os cargos de especialista, analista, técnico, administrador e atuário. Oportunidades nos níveis médio e superior de ensino

Pedido no Planejamento

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro

Está em análise no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido do concurso público da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). No ano passado, o Ministério da Fazenda encaminhou solicitação para 121 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior.

O Serviço de Informações ao Cidadão do MPDG chegou a informar que o requerimento refere-se aos cargos de  especialista em previdência social (48 oportunidades), analista administrativo (23), técnico administrativo (39), administrador (11) e atuário (7).

A função de técnico se destina aos participantes que concluíram o ensino médio, enquanto as demais aceitam profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação.

O próximo passo para a realização do concurso da Previc é a autorização por parte do ministro do MPDG. Assim que sair o aval será possível iniciar os preparativos da seleção.

Concurso Previc: edital anterior

A Previc lançou, em 2010, um processo seletivo com 100 postos destinados a profissionais com níveis médio e superior. Na ocasião, o Cespe/UnB organizou o certame e as chances foram lotadas no Distrito Federal e em Minas Gerais.

Profissionais com certificado de ensino médio conseguiram se candidatar à colocação de técnico administrativo, que apresentou 20 oportunidades.

Aos candidatos com formação superior foram disponibilizadas vagas para os cargos de analista administrativo/administrativa (14), analista administrativo/contábil (1), analista administrativo/tecnologia da informação (5), especialista em previdência complementar/atuarial (27) e especialista em previdência/finanças e contábil (33).

Na época, as remunerações iniciais oferecidas pela superintendência oscilaram entre R$ 4.582,79 e R$ 10.019,20.

A triagem ocorreu por meio de provas objetivas e testes discursivos para todos os participantes. Depois houve contagem por ponto de títulos para especialista.

Sobre a Previc

Criada pela lei nº 12.154, de 23 de dezembro de 2009, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Previdência Social e com sede e foro no Distrito Federal.

A Previc atua em todo o território nacional como entidade de fiscalização e de supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar. Ela é responsável também pela execução das políticas para o regime de previdência complementar, operado pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), observadas as disposições constitucionais e legais aplicáveis.

Os escritórios regionais do órgão estão localizados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

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