Prefeitura de Gonzaga MG lança concurso com 19 vagas

Ofertas do edital estão distribuídas entre os cargos de agente comunitário de saúde e agente de saúde I endemias e epidemiologia. Inscrições serão recebidas entre 16 e 27 de janeiro

JC Concursos - Patricia Lavezzo - Informe o Erro
Publicado: 14/01/2019 - 15:35 | Atualizado: 14/01/2019 - 15:36

Serão abertas no dia 16 de janeiro de 2019 as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Gonzaga, localizada no Estado de Minas Gerais. A seleção visa o preenchimento de 19 vagas temporárias, sendo três reservadas a pessoas com deficiência. 

Candidatos que têm o ensino médio completo podem disputar as funções públicas de agente comunitário de saúde (16 vagas) e agente de saúde I endemias e epidemiologia (3). O primeiro cargo ainda exige que o participante resida na área em que irá atuar desde a data de publicação do edital. O salário inicial é de R$ 1.115,40 para jornada de trabalho semanal de 40 horas. 

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 27 de janeiro de 2019, através do site da banca organizadora do certame, que é a Máxima Auditores (www.maximaauditores.com.br). O valor da taxa de participação é de R$ 50. 

A seleção será constituída de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo dez de português (peso 2), dez de noções de informática (peso 2) e 20 de conhecimentos específicos (peso 3). 

O exame será aplicado no dia 10 de fevereiro de 2019, com início às 9h, na Escola Municipal Professora Esmeralda, situada na Rua José Cirilo Medeiros, nº 5, Centro de Gonzaga/MG. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Gonzaga MG

Agente comunitário de saúde - o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

Agente de saúde I endemias e epidemiologia - desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde; realização de ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, em interação com o Agente Comunitário de Saúde e a equipe de atenção básica; identificação de casos suspeitos de doenças e agravos à saúde e encaminhamento, quando indicado, para a unidade de saúde de referência, assim como comunicação do fato à autoridade sanitária responsável; divulgação de informações para a comunidade sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e sobre medidas de prevenção individuais e coletivas; realização de ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e coleta de reservatórios de doenças; entre outras tarefas. 
 

Sobre Prefeitura Gonzaga

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Vídeos Prefeitura Gonzaga

Notícias Prefeitura

Concursos Relacionados

Mais Lidas

Mais Recentes

Shopping